Nódulo na Tireoide – Sintomas, Causas e Risco de Câncer

A maioria dos nódulos da tireoide é benigno e não provoca nenhum tipo de sintoma.

77

O que é um nódulo de tireoide?

A tireoide, ou tiroide, é uma glândula em forma de borboleta localizada na base do pescoço, logo abaixo da laringe. A principal função da tireoide é produzir hormônios que controlam o metabolismo do nosso organismo.

Dentre os diversos problemas que podem surgir na tireoide, o parecimento de nódulos é um dos mais comuns. Os nódulos da tireoide são lesões arrendondas que surgem no tecido da tireoide, podendo ser causadas por várias condições, a maioria delas benigna. Menos de 5% dos nódulos identificados são causados por uma doença maligna. Isso significa, portanto, que 95% dos nódulos tireoidianos não são câncer.

Estima-se que até 1/3 das mulheres adultas tenham nódulos que possam ser detectados pela ultrassonografia. O risco de se ter um nódulo de tireoide aumenta com o passar dos anos. Só para se ter uma ideia, a prevalência a partir dos 50 anos de idade é a seguinte:

  • 50% das pessoas com mais de 50 anos possuem pelo menos um nódulo de tireoide.
  • 60% das pessoas com mais de 60 anos possuem pelo menos um nódulo de tireoide.
  • 70% das pessoas com mais de 70 anos possuem pelo menos um nódulo de tireoide.

Na maioria dos casos, o nódulo tireoidiano passa despercebido até que seu médico o descubra durante um exame médico de rotina, através da palpação da glândula tireoide. Eventualmente, um ou mais nódulos podem tornar-se grandes o suficiente para ficarem visíveis, mas raramente eles crescem tanto a ponto de dificultar a deglutição ou a respiração.

Vídeo

Antes de seguirmos em frente assista a esse curto vídeo que explica de forma simples quais são os principais sintomas de uma tireoide doente.

Tipos de nódulos tiroidianos

A chamada doença nodular da tireoide pode se apresentar de diversos modos, por exemplo: o nódulo pode ser único ou podem haver múltiplos nódulos espalhados pela glândula, o que é chamado de bócio multinodular; os nódulos podem ser sólidos ou podem conter líquidos no seu interior (cisto da tireoide). Se o nódulo for grande, ele pode ser visível no pescoço e causar sintomas como dificuldade para engolir. Por outro lado, se o nódulo for pequeno, ele pode passar despercebido por anos.

Nódulo na tiroide

Alguns nódulos adquirem funcionamento independente do resto da glândula e podem produzem hormônios tireoidianos em grande quantidade, provocando os sinais e sintomas de hipertireoidismo.

A maioria dos nódulos tireoidianos são causados por adenomas, que são tumores benignos, ou seja, não são câncer.

Entre os tipos de nódulos mais comuns podemos citar:

  • Nódulo coloide: são tumores benignos formados por tecido idêntico ao da tireoide. Podem ser únicos ou múltiplos.
  • Adenoma folicular: também é um tipo de tumor benigno da tireoide. Normalmente solitário, o adenoma folicular pode produzir hormônios tireoidianos de forma independente, sendo chamado nesses casos de adenoma tóxico.
  • Cisto da tireoide: são os nódulos que contém líquido no seu interior. A imensa maioria dos cistos da tireoide é benigna, porém, alguns cistos que apresentam uma mistura de material sólido e líquido, chamados de cistos complexos, podem ser na verdade um câncer de tireoide com aparência cística.
  • Nódulo inflamatório: é um nódulo que se desenvolve devido a uma inflamação da glândula tireoide, geralmente por um episódio de tireoidite. Esse tipo de nódulo também não tem nada a ver com câncer.
  • Bócio multinodular: é uma tireoide com múltiplos nódulos, que podem variar de tamanho, desde alguns milímetros até vários centímetros. Quando estes múltiplos nódulos são funcionantes, ou seja, capazes de produzir hormônios tireoidianos, chamamos a doença de bócio multinodular tóxico (ou doença de Plummer), sendo esta, depois da doença de Graves, a principal causa de hipertireoidismo.
  • Câncer de tireoide: geralmente são nódulos únicos, sólidos, bem aderidos à tireoide, de rápido crescimento e não são produtores de hormônios. É comum haver a presença de linfonodos palpáveis no pescoço associados ao nódulo maligno.

Sintomas

A maioria dos nódulos da tireoide não causa sintomas. Quando o fazem, há dois motivos:

1. são nódulos funcionais, ou seja, que produzem hormônios tireoidianos em demasia, levando o paciente a desenvolver sinais e sintomas de hipertireoidismo.

2. são nódulos grandes, capazes de serem notados quando o paciente se olha no espelho ou de serem palpados quando examinamos a região anterior do pescoço. Nódulos tireoidianos grandes também podem obstruir estruturas próximas, como a traqueia ou o esôfago. Os sintomas mais comuns dos nódulos grandes são o incômodo para engolir e a sensação de um caroço na base do pescoço.

Eventualmente, os nódulos de tireoide podem ser dolorosos. Mas, como já referirmos, na maioria dos casos, eles são lesões assintomáticas.

O câncer de tireoide também costuma ser assintomático. Quando ele causa sintomas, geralmente é devido ao seu crescimento rápido. Um grande tumor de tireoide pode causar dificuldade para engolir ou para respirar e rouquidão. Outros sintomas comuns são o emagrecimento e a presença de linfonodos no pescoço.

Diagnóstico

Uma vez identificado o nódulo de tireoide, seja pelo exame físico ou por algum exame de imagem, o passo mais importante é determinar se a lesão é benigna ou maligna.

A ultrassonografia é um bom exame para avaliar a aparência do nódulo, porém ela é ruim para determinar se o mesmo é funcionante ou não. Uma imagem suspeita de ser câncer à ultrassonografia costuma ter bordos irregulares, ser hipoecoico (gera pouco eco), ter calcificações e apresentar fluxo sanguíneo. Porém, estes achados não são suficientes para se confirmar um câncer, sendo a biópsia sempre necessária em casos suspeitos.

Outros exames de imagem que podem ser usados na investigação de um nódulo da tireoide são a tomografia computadorizada, a cintigrafia da tireoide e o PET (tomografia por emissão de pósitrons).

A dosagem do TSH, T3 e T4 sanguíneos é importante para avaliar o funcionamento do nódulo. Dependendo deste resultado, a investigação toma um rumo diferente. De modo simplificado podem dizer que:

  • Quando o TSH está baixo, isto normalmente indica um nódulo produtor de hormônios, sendo o próximo passo a realização de uma cintigrafia de tireoide para confirmar que o nódulo é ativo. Nódulos funcionantes não costumam ser malignos.
  • Quando o TSH está alto é provável haver uma tireoidite, sendo indicada a dosagem dos anticorpos contra a tireoide (anti-TPO e anti-tireoglobulina). Esses casos podem se tratar de um Hashimoto em fase inicial.
  • Se o TSH for normal, indica-se a punção por agulha fina, procedimento que remove um pequeno pedaço de tecido do nódulo para avaliação microscópica. A aspiração por agulha fina é nada mais que uma biópsia que pode ser feita no próprio consultório com anestésico local.

A aspiração por agulha fina (PAF) pode não ser conclusiva em alguns casos de câncer, por isso, uma boa investigação do nódulo é necessária para não se deixar passar o diagnóstico. Há também raros casos em que a aspiração por agulha fina pode falsamente sugerir o diagnóstico de câncer, sendo necessária a retirada da tireoide e nova avaliação pelo patologista para se confirmar a ausência de malignidade. Um caso famoso ocorreu há alguns anos com a ex-presidenta argentina, Cristina Kirchner, que teve um diagnóstico provisório de câncer da tireoide ao fazer o PAF, mas que após a remoção da glândula constatou-se que não havia nenhum lesão maligna.

Tratamento

O tratamento do nódulo de tireoide depende do tipo que foi identificado na investigação. Se houver segurança de que se trata de um nódulo benigno, não é preciso fazer nada. Indica-se apenas a monitorização.

Se o nódulo for benigno, mas estiver produzindo hormônios de forma indesejada, a cirurgia para remoção do mesmo está indicada. Outra opção é a destruição do nódulo com irradiação.

A cirurgia também está indicada quando suspeitamos que a lesão possa ser um câncer. Atualmente, a maioria dos pacientes com câncer de tireoide tem boas chances de cura. Falaremos do câncer de tireoide em um texto a parte.

Referências


ARTIGOS SEMELHANTES
77 Comentários
  1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

    habitualmente não.

  2. Kelly

    boa noite DR. gostaria de saber se a tireoide pode causar tosse.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Pode.

  3. Joaquinaantunesdealmeida

    Posso morrer em uma cirugia para retirada de nódulos benignos na tireoide?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Você pode morrer em qualquer cirurgia, assim como você pode morrer indo de carro a caminho do médico. A pergunta melhor seria: qual o risco de morrer nesta cirurgia? reposta: muito pequeno.

  4. edna

    Dr. Pedro e Dr Renata, gostaria de agradecer sobre o artigo, vcs me tiraram da escuridao. Sucesso a vcs!

  5. Tati

    Remedios para emagrecer podem alterar a tireoide?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Dependendo do remédio, sim.

  6. Hericbreno

    tem tratamento da tireoide como cirurgia de nodulo pelo sus

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Sim.

  7. Sandrafreire

    nao tenho nenhum desses simtomas e a medica mandou fa us

  8. Eli Lima22

    Doença de graves se manifesta num olho só

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Pode ocorrer.

  9. Nadjane

    Possuo um nódulo no lobo esquerdo medindo 1,5 pr 0,8 por 0,9 cm. isso pode interferir na doação de um dos meus rins?
    Nadjane,
    Email: n_ade_g@hotmail.com

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      A princípio não.

  10. kassia

    boa tenho um pequeno nodulo de tireoide ok nao emgorda.ja tem 5 anos faço so acompanhamentos ,,mais nao sei tenho sentido muitas dores nos ossos sera que e porque tenho esa disfunçao da tireoide,,obrigado cassia  de brasilia

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Provavelmente não.

  11. Meiry Jesus

    Gostaria de saber se quando faço a punção e da inconclusivo , e os medicos falarm que tem 90% de ser benigno eu tenho que fazer cirurgia ?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Provavelmente não.

  12. Valdisia

    Tenho um nódulo de 3cm, estava produzindo normalmente hormonio, mas tomando puran para evitar que crescesse. Porém, de uns tempos pra cá o nodulo (que era unico), se dividiu internamente em tres nodulos. Vou realizar uma punção daqui a duas semanas. Tem perigo de ser maligno?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não costuma ser esse o comportamento de um nódulo maligno.

  13. Msolangessouza

    Fiz uma US da tireoide que diz assim: “presença de nódulo sólido hipoecóico regular mediano 0,9 x 0,7 x 0,8cm (LD) e 0,7 x 0,6 x 0,7cm (LE).
    Com isso meu endocrinologista pediu uma US com DOPLLER. Porque isso? devo me preocupar?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      O doppler serve para ver se o nódulo é vascularizado.

  14. Ana

    nódulo  de tireoide dói
    ?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Habitualmente não

  15. Rita mendes

    descobri que estou com  3 nodulos na tireoide,qual procedimento devo tomar.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Procurar um endocrinologista.

  16. Miroel Dias Franco

    Existe aluma co-relação entre o câncer da tiroide e a próstata? Um amigo foi indicado a remoção da próstata por causa do câncer da tiroide, achei bem estranho, atualmente eu estou investigando alguns nódulos em minha tiroide e gostaria de saber qual relação pode haver da tiroide e a próstata? Desde já agradeço!

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não conheço esta relação.

  17. Denise Conceicao

    Parabéns Dr Pedro.
    As suas explicações foram bem claras e me ajudaram muito!

  18. Jose Roberto

    Ola, dr eu jose roberto (policial militar) estou com um nodulo na tireoide e minha medica (ten Carina ) pediu um exame detalhado. As suas explicações me tranquilizaram um pouco. Obrigado

  19. Sonia Marques

    Obrigado pelas informações, foram muito úteis.

  20. vanessa Batista da silva

    Olá fui diagnósticada com nódulo na tireoíde fiz a cirurgia parcial fiquei um ano sem sentir nenhum sintoma, agora os sintomas voltaram, muito ataque cardia, dor de cabeça e pedendo muito peso, todas as minhas taxas hormonais como:T3,T4 e TSH dão normais, fiz pulsão após cirurgia e o resultado foi nódulo benigno, como as taxas dão normais o médico não passa nenhum remédio, mais esses sintomas, principalmente a perca de peso me ajude por favor.

    1. Pedro Pinheiro

      Se as taxas estão todas normais, não faz muito sentido pensar que os sintomas tenham a ver com tireoide. É possível que a causa seja outra.

  21. keli

    Dr, bom dia.

    Foi constatado que minha mãe esta com tireoide porem esta estavel, nao foi detectado nenhum nodulo ao realizar exame de apalpação,mas ela sente como se tivesse um nodulo interno que causa dificuldade para engolir o que pode ser isso? é normal?

    Obrigada pela atenção.

    1. Pedro Pinheiro

      Pode não ter nada a ver com a tireoide.

  22. Geciane Zanardi

    Minha amiga fez exame e deu que ta com um nódulo na tireoide, ela ainda não fez a biopsia, mas ela sente muita fraqueza e tosse direto. O que vc acha que ela tem?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Só a biópsia pode dizer. Se desse para saber sem ela, a gente não faria biópsia.

  23. aline

    Dr. Pedro,
    A Pulsão é utilizada para nódulos a partir de que tamanho?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Geralmente maiores que 1 cm.

  24. Mariana

    DR. Pedro, estou com um nódulo na tireoide de 1,2cm. Ultimamente minha pressão tem estado baixa e estou me sentido um pouco tonta. Gostaria de saber, por gentileza, se esses sintomas tem correlação com o nódulo tireoidiano? Muito Obrigada!

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não tenho como afirmar, mas provavelmente, não.

  25. Sandra

    Só é preocupante se foi detectado algum nódulo (caroço)
    em sua tiroide, pois lobos são os lados de sua glândula, só isso!!!!!!!!!!

  26. Sandra

    Vá a um endocrinologista,, mas não se preocupe antes da hora, pois a maioria dos nódulos na tireoide são benignos.

  27. Lucas Elias

    Gostaria de saber se cintilografia da tireoide pode provocar nodulos na tireoide quando se faz o exame

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não.

  28. Maria Angela Lemes

    A tireoide pode causar nódulos duro em varias partes do corpo e depois de um bom tempo desaparecer e a pele ficar escura e dura com aparecia de tecidos mortos

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não.

  29. Raphaela

    Os nódulos só saem no tecido da tireóide? Ou pode sair também na cartilagem da tireóide?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Do tecido.

  30. Jeane de Santos.

    DR. Me ajude, por favor.
    Fiz a tireoidectomia total eo resultado da biopsia deu Adenoma Folicular da tireoide NIC 2 e 3. É câncer maligno ou benigno? Agradeço

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Adenoma folicular é benigno.

  31. Jr

    Dr Vc é lindo! Parabens!

  32. Pâmela Tenório

    Muito bom o texto. Minha mãe está com um nódulo, e esse texto deu para esclarecer 90% das minhas dúvidas!

  33. tacio

    O nódulo na tireoide causa arritmia ou a afeta o coração?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se ele estiver produzindo hormônios em excesso, sim.

  34. Gilséa Cursino Silva

    Foi muito bom me informar sobre o assunto, ficou bem claro os sinais e sintomas. Infelizmente nos exames de sangue não apareceu nada, só depois que fiz ultrasom com doppler apareceu produção em excesso, com 2 nódulos, ainda não comecei o tratamento, estou a base de corticoide. Devo me consultar com especialista amanhã para ver como proceder. Sinto que o corticoide está perdendo a eficácia, pois o lado direto que não sentia nada começou a dar fisgadas assim como o esquerdo. Hoje notei que apareceu uma vermilhidão do pescoço que desce para o peito.

  35. Jaqueline

    Queria saber si tomando medicamento puran 0,25 MG pode engravidar

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não atrapalha.

  36. Rogério Vaz

    Todos os nódulos que aparecem calcificados seriam considerados cancêr ?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não.

  37. Murilo Jose

    Doutor? Descobri que tenho 4 nódulos na tireoide , isso é considerado câncer ? Precisarei fazer tratamento na máquina de câncer ? Ou não , só abaze de remédio ?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      O mais provável é que não seja câncer. Procure um endocrinologista.

  38. Maria

    Toda lesão de contornos irregulares e mal definidos são malignas?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não, mas é bastante sugestivo.

  39. MARIANA MESSIAS

    O que é exatamente um nódulo de contorno irregular? Um nódulo ovaladopoderia ser considerado irregular?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Contorno irregular significa que não tem uma forma definida ou previsível. Se fosse ovalado, não seria chamado de irregular.

  40. Celina

    A pessoa com um cisto coloide deve procurar que medico:Médico de cabeça e pescoço ou um endocrinologista?

    1. Dr. Pedro Pinheiro

      Neurocirurgião.

  41. Lígia Reis

    Nódulo contorno regular móvel ao exame clínico, tem chance de ser benigno?

    1. Dr. Pedro Pinheiro

      A imensa maioria dos nódulos são benignos.

  42. Elizangela

    Oi Dr meu Nome é Elizangela fiz ultrassom na Tireóide ,descobri que tenho cisto na Tireóides, queria saber se esse Cisto pode causar problem de saúde e também queria saber se pode cresce com o tempo porque os médicos aki fala pra me nao se preocupar cm isso e que dificilmente pode crescer é beligno.

    1. Dr. Pedro Pinheiro

      A maioria dos nódulos de tiroide é benigna, não cresce de forma relevante e não causa sintomas. Basta acompanhar.

  43. adroaldo aleir varela cardoso

    Doutor, como saber se um Nódulo está produzindo Hormônios?

    1. Dr. Pedro Pinheiro

      Pela dosagem sanguínea dos hormônio da tiroide, principalmente TSH e T4 livre.

  44. silvia

    oi os nodulos da minha tireóide desapareceram ,precisa ainda fazer biópsia?

    1. Dr. Pedro Pinheiro

      Se já não existem mais nódulos, o mais provável é que o médico desista da biópsia.

Qual é a sua dúvida?

Antes de comentar, leia as REGRAS PARA COMENTÁRIOS.

Seu email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. OkSaiba mais