Navegando pela Categoria

Endocrinologia

Arquivo com todos os textos sobre Endocrinologia publicados no site mdsaude.com

O que é Endocrinologia

A endocrinologia é um ramo da medicina que lida com o sistema endócrino, suas doenças e a fisiologia dos hormônios.

O sistema endócrino é composto por glândulas produtoras de hormônios, que são substâncias químicas que agem como mensageiros, regulando o funcionamento de órgãos à distância.

Nos seres humanos, as principais glândulas endócrinas são a glândula pineal, hipófise, pâncreas, ovários, testículos, glândula tireoide, glândula paratireoide, hipotálamo e as glândulas supra-renais.

O médico especializado em Endocrinologia é o endocrinologista.

O que faz o médico endocrinologista

O endocrinologista estuda a fisiologia e as doenças relacionadas às glândulas endócrinas.

Existem 4 grandes áreas da endocrinologia nas quais o médico endocrinologista pode se especializar: obesidade, diabetes mellitus, doenças da tireoide e endocrinologia infantil.

Principais doenças e problemas tratados pelo endocrinologista

Diabetes Mellitus

Dislipidemia

Doenças relacionadas aos hormônios sexuais

Endocrinologia pediátrica

  • Erros inatos do metabolismo.
  • Problemas de crescimento.
  • Puberdade precoce ou tardia.
  • Genitais ambíguos.
  • Raquitismo.

Glândula supra-renal

Obesidade

Metabolismo ósseo

Tireoide


Diabetes tipo 1: Causas, diagnóstico, sintomas e tratamento

A diabetes mellitus tipo 1 é o tipo que costuma acometer crianças e adolescentes.

O que é o diabetes tipo 1?A diabetes mellitus tipo 1 (DM1), também chamada de diabetes juvenil, é uma doença crônica que surge quando o pâncreas encontra-se doente e produz pouca ou nenhuma insulina.A insulina é um hormônio que age permitindo a entrada de glicose (açúcar) para dentro das células, onde elas são utilizadas como combustível

Testosterona – O Que é, Para Que Serve e Efeitos Colaterais

Entenda os efeitos da testosterona endógena (produzida naturalmente pleo organismo) e da testosterona exógena (forma artificial administrada como suplemento).

A testosterona é o hormônio sexual masculino. No homem, sua produção é feita majoritariamente pelos testículos, enquanto nas mulheres pequenas quantidades são produzidas pelos ovários e pela glândula supra-renal.A testosterona desemprenha um papel-chave na saúde e no desenvolvimento do homem por toda a sua vida, desde a fase fetal até a…

Síndrome metabólica – O que é, Causas e Tratamento

Ter síndrome metabólica significa ter um elevado risco de desenvolver doenças cardiovasculares, diabetes mellitus, esteatose hepática e AVC.

O que é a síndrome metabólicaA síndrome metabólica, também conhecida como síndrome X ou síndrome da resistência à insulina, não é propriamente uma doença, mas sim um grupo de alterações que, quando presentes em conjunto, aumentam o risco de doenças cardíacas, AVC, diabetes mellitus tipo 2 e várias outras doenças.Os critérios mais atuais

Hemoglobina glicada – O que é, valores normais e como baixar

A hemoglobina glicada é forma de avaliar os níveis médios de açúcar no sangue nos últimos 3 meses.

O que é a hemoglobina glicadaA dosagem da hemoglobina glicada, também chamada de hemoglobina glicosilada, hemoglobina A1c ou simplesmente HbA1c, é um exame de sangue muito utilizado para o acompanhamento dos pacientes diabéticos, por ser ele uma forma eficaz de avaliar os níveis médios da glicose sanguínea nos últimos 2 ou 3 meses.A

55 dicas para emagrecer de forma saudável

Se você ao longo dos dias ingere mais calorias do que queima, o resultado é ganho peso.

IntroduçãoO excesso de peso deve ser encarado não como um problema essencialmente estético, mas sim como uma questão de saúde pessoal. Além dos próprios malefícios causados pelo excesso de gordura corporal, o indivíduo com excesso de peso também se vê frequentemente exposto a outros problemas de saúde, pois o sobrepeso e a obesidade estão

Calcule o seu peso ideal e IMC

Descubra qual é o peso adequado para a sua idade e altura e saiba em que faixa de IMC você se encontra atualmente.

O que é o peso ideal?Em medicina, o conceito de peso ideal nada tem a ver com estética ou com padrões culturais. O que chamamos de peso ideal é o peso corporal que não está associado a um aumento do risco de desenvolver doenças.Existe ampla literatura científica demonstrando que o excesso de peso aumenta o risco de problemas de saúde e

Termogênicos – Riscos e Efeitos Colaterais

Complemento termogênico é uma substância que ajuda a acelerar o metabolismo e a aumentar a temperatura corporal, auxiliando na queima de gorduras e perda de peso.

O que é um termogênico?Os chamados suplementos termogênicos são produtos que têm se tornado muito populares nos últimos anos, pois prometem perda de peso e uma melhor performance física.Os termogênicos são substâncias que agem aumentando a temperatura corporal através da estimulação dos sistemas cardiovascular, respiratório e nervoso

Pré-diabetes – Diagnóstico, Riscos e Tratamento

O pré-diabetes é um estágio anterior, que antecede o desenvolvimento do diabetes mellitus em cerca de 5 anos.

Diabetes tipo 2 e pré-diabetesO diabetes mellitus tipo 2 é a forma de diabetes mais comum em todo mundo, sendo responsável por cerca de 90% de todos os casos. Somente no Brasil, estima-se que mais de 7 milhões de pessoas sejam diabéticas, sendo que boa parte delas não sabe que está doente.Ao contrário do diabetes tipo 1, que tem origem

Levotiroxina (Puran T4) – Indicações, Doses e Efeitos Colaterais

Informações simples e em linguagem clara sobre o medicamento levotiroxina, usado no tratamento do hipotireoidismo.

O que é levotiroxina?A levotiroxina sódica é a forma sintética do principal hormônio produzido pela glândula tireoide, chamado de tiroxina, também conhecido pela sigla T4. A levotiroxina é, portanto, um medicamento indicado para o tratamento do hipotireoidismo, que é a doença provocada pela deficiente produção de hormônios pela

Orlistat (Xenical) – Remédio para emagrecer

Conheça as vantagens e desvantagens do orlistat, o medicamento para tratar a obesidade mais vendido no mercado.

O Orlistat (Orlistate), mais conhecido pelo nome comercial Xenical®, é um remédio para emagrecer que age impedindo a absorção de gorduras no intestino.Ao contrário da maioria das outras drogas usadas no tratamento da obesidade, o orlistat não é um supressor da fome, ele age apenas sobre as enzimas pancreáticas que digerem a gordura, conseguindo…

Benefícios e Perigos da dieta Dukan

Adorada por parte dos usuários, detestada pelos nutricionistas. Entenda porque a Dieta Dukan não convence a comunidade científica.

A indústria das dietas é uma das áreas da saúde mais rentáveis da atualidade. Anualmente somos bombardeados com diversas novas "dietas milagrosas" que prometem relevante perda de peso com mínimo esforço. De tempos em tempos, algumas dessas dietas conquistam celebridades, geralmente modelos ou atrizes famosas, e passam a ter grande visibilidade nos…

Hipoglicemia – Baixa de açúcar no sangue

Hipoglicemia é o termo médico usado quando há uma redução dos níveis de glicose (açúcar) no sangue. Como a glicose é a principal fonte de energia do organismo, a ocorrência de hipoglicemia produz sinais e sintomas típicos, tais como fraqueza, suores, tremores e outros, que só desaparecem se o nível sanguíneo de glicose for corrigido.Embora a…

20 dicas para perder barriga de forma saudável

O acúmulo de gordura abdominal é um importante fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Saiba como amenizar esse problema.

Se você chegou a este artigo procurando dicas de como perder barriga pensando somente pelo lado estético da situação, perca alguns minutos conosco, pois iremos lhe dar ainda mais motivos (além de dicas) para você querer emagrecer e perder alguns centímetros da sua barriga.Ter uma barriga lisinha ou um abdômen definido pode ser muito bom para a…

Anticorpos contra tireoide: anti-TPO, TRAb e anti-tireoglobulina

Já é possível, através de exames de sangue, identificar a presença de anticorpos contra a glândula tireoide.

IntroduçãoAs principais doenças da glândula tireoide, como a tireoidite de Hashimoto e a doença de Graves, têm uma origem autoimune, ou seja, são provocadas pelo surgimento de anticorpos contra a própria tireoide.Atualmente, conseguimos identificar através de exames de sangue a presença de pelo menos três anticorpos antitireoidianos:

Hipotireoidismo subclínico – Sintomas e Tratamento

O hipotireoidismo subclínico é um estado "pré-hipotireoidismo". A tireoide já não funciona adequadamente, mas o paciente ainda não apresenta sintomas.

IntroduçãoHipotireoidismo é o nome da doença provocada pelo funcionamento deficiente da glândula tireoide, responsável pela produção de hormônios que controlam o nosso metabolismo.O hipotireoidismo subclínico, foco deste artigo, é uma forma branda de hipotireoidismo, geralmente sem sintomas, mas já detectável através de exames

TSH e T4 Livre – Entenda os resultados dos exames da tireoide

Entenda os resultados dos exames TSH e T4 livre utilizados para acompanhar o funcionamento da glândula tireoide.

O que são hipotireoidismo e hipertireoidismo?Hipotireoidismo é a doença provocada pela produção insuficiente de hormônios da tireoide. Já o hipertireoidismo é o oposto, é um quadro provocado pelo excesso de produção de hormônios tireoidianos.Apesar de serem doenças diferentes, com sintomas diferentes, o diagnóstico é feito da mesma

O que é pé diabético?

Pé diabético é um termo que engloba as doenças e alterações que frequentemente surgem nos pacientes portadores de diabetes mellitus. O pé diabético, se não reconhecido e tratado a tempo, pode evoluir para complicações graves, provocando desde a formação de úlceras profundas e extensas até a necessidade de amputação do pé.Este artigo será…

Quais são as causas do diabetes tipo 2?

Descubra o que você pode fazer para reduzi o seu risco de desenvolver diabetes.

O que é diabetes tipo 2 O diabetes mellitus tipo 2 (DM2) é a forma de diabetes mais comum, acometendo mais de 350 milhões de pessoas em todo o planeta. Esta forma de diabetes está em franca expansão, aumentando sua incidência em todo os países, devido, principalmente, à má alimentação e ao aumento de casos de obesidade. Nos últimos 30 anos o…

8 sintomas do hipotireoidismo (tiroide preguiçosa)

Hipotireoidismo é a doença que surge quando a glândula tireoide produz hormônios em quantidade insuficiente.

O que é hipotireoidismo?Hipotireoidismo (ou hipotiroidismo) é o nome da doença na qual a glândula tireoide produz quantidades insuficientes de hormônios. Como o objetivo principal dos hormônios tireoidianos é controlar o metabolismo do corpo, é compreensível que as pessoas com hipotireoidismo apresentem sintomas associados a um metabolismo

10 primeiros sintomas do diabetes – Sinais de aviso

Conheça 9 sinais e sintomas do diabetes mellitus que costumam estar presentes nas fases iniciais da doença.

O que é diabetes mellitus?O diabetes mellitus (DM) é a doença causada pelo excesso de glicose, um tipo de açúcar, na corrente sanguínea. Existem basicamente dois tipos de diabetes:Diabetes mellitus tipo 1 (DM1): uma doença crônica que ocorre quando o pâncreas produz pouca ou nenhuma insulina, hormônio que ajuda o corpo a absorver

Andropausa – Menopausa Masculina

Nos homens, após os 40 anos de idade, os níveis de testosterona caem cerca de 1% por ano.

O que é andropausa?À medida que os homens envelhecem, seus níveis de testosterona começam a diminuir. Esta queda costuma ser chamada de andropausa, em analogia à menopausa das mulheres.As consequência negativas da baixa de testosterona na andropausa, todavia, são menos evidentes que as da redução do estrogênio na menopausa.

Tipos de dieta que ajudam a emagrecer

Dietas milagrosas, que prometem resultados fáceis e rápidos, podem parecer soluções boas demais para serem verdade... e realmente não são. Emagrecer não é fácil e não há atalhos.

Para indivíduos obesos, perder peso não é só uma questão de estética, mas sim uma necessidade do ponto de vista de saúde. A redução da gordura corporal é importante para reduzir o risco de diabetes tipo 2, bem como controlar os níveis de colesterol e da pressão arterial.Não é necessária a normalização do peso para se atingir estes objetivos. É…

Calorias para emagrecer 1 kg por semana

Aprenda a calcular quantas calorias você deve comer por dia para conseguir emagrecer.

IntroduçãoO tratamento da obesidade ou do excesso de peso requer, no mínimo, uma combinação de três fatores: dieta apropriada, prática regular de exercícios físicos e mudanças nos hábitos de vida. Eventualmente, faz-se necessário o uso de remédios para emagrecer, e nos casos mais graves, a cirurgia bariátrica pode ser indicada.Neste texto

Remédios para emagrecer

Existe uma diferença grande entre a perda de peso ideal para melhorar a saúde e a perda de peso necessária para se atingir o atual padrão de beleza imposto pelos meios de comunicação.

O tratamento da obesidade com medicamentos pode ser um boa opção quando associado a modificações da dieta, do padrão de atividade física e de hábitos de vida.No entanto, o papel dos remédios para perda de peso tem sido questionado devido a preocupações com a eficácia, segurança e a observação de que a maioria dos pacientes acaba por recuperar o…

Saiba como emagrecer sem pôr sua saúde em risco

A satisfação do indivíduo com seu peso é importante para a autoestima, porém, devemos tentar evitar que a questão estética torne-se mais relevante do que a saúde física.

IntroduçãoA obesidade é uma das maiores epidemias do mundo, apresentando crescimento constante nas últimas décadas. O tratamento da obesidade requer uma combinação de três fatores: dieta, exercícios físicos e mudanças nos hábitos de vida. Eventualmente faz-se necessário o uso de remédios para perder peso. Nos casos mais graves, cirurgia

Metformina – Para que serve, dose e efeitos colaterais

Bula simplificada da metformina, medicamento habitualmente usado no tratamento do diabetes mellitus.

O que é a metformina?O cloridrato de metformina é hipoglicemiante oral, ou seja, um medicamento em comprimidos utilizado para o controle da glicemia (taxas de açúcar no sangue) nos pacientes com diabetes mellitus.A metformina está disponível no mercado desde a década de 1950 e é até hoje é um dos principais fármacos utilizado no tratamento

Nódulo na Tireoide – Sintomas, Causas e Risco de Câncer

A maioria dos nódulos da tireoide é benigno e não provoca nenhum tipo de sintoma.

O que é um nódulo de tireoide?A tireoide, ou tiroide, é uma glândula em forma de borboleta localizada na base do pescoço, logo abaixo da laringe. A principal função da tireoide é produzir hormônios que controlam o metabolismo do nosso organismo.Dentre os diversos problemas que podem surgir na tireoide, o parecimento de nódulos é um dos

Como é feito o diagnóstico do diabetes mellitus

Este texto abordará as análises de sangue realizadas para o diagnóstico do diabetes mellitus e para o acompanhamento dos níveis da glicose sanguínea. Falaremos, entre outros, sobre a glicemia em jejum, glicemia pós-prandial, hemoglobina glicada e a frutosamina.Não deixe de ler também nosso outros artigos sobre diabetes mellitus:O QUE É…

Sibutramina – Remédio para Emagrecer

O cloridrato de sibutramina, também conhecida pelo nome comercial Reductil®, pertence a uma classe de fármacos chamada moderadores do apetite, habitualmente usada no tratamento da obesidade.Proibida em vários vários desde 2011 por conta do aumento do risco de eventos cardiovasculares, a sibutramina ainda é comercializada no Brasil devido a um …

Hipertireoidismo e doença de Graves – Sintomas e Tratamento

A produção excessiva de hormônio pela glândula tireoide é chamada de hipertireoidismo.

O que é hipertireoidismo?O hipertireoidismo, cuja principal causa é a doença de Graves, é a condição na qual existe um funcionamento inapropriado da glândula tireoide (também chamada de tiroide), levando a uma produção excessiva de hormônios.Os hormônios tireoidianos são os responsáveis pelo metabolismo do corpo, ou seja, pelo modo como as

Corticoides – Tipos, Para que Serve e Efeitos Colaterais

Os glicocorticoides são fármacos poderosos, indicados no tratamento de várias doenças inflamatórias e de origem imunológica.

O que são os corticoides?Os glicocorticoides, também chamados de corticoides ou corticosteroides, são fármacos poderosos, derivadas do hormônio cortisol, produzido pela glândula suprarrenal.Os corticoides são frequentemente usados como parte do tratamento de doenças de origem inflamatória, alérgica, imunológica e até contra alguns tipos

Osteoporose – Causas sintomas e tratamento

A fratura do colo do fêmur é um dos problemas mais comuns nos indivíduos idosos que sofrem de osteoporose.

O que é osteoporose?A osteoporose é uma doença que leva à perda de massa óssea e à fragilização do osso, aumentando o risco de fraturas. A doença pode tornar os ossos tão frágeis, que uma queda, ou até mesmo leves impactos, como curvar-se ou tossir, podem causar uma fratura. Os ossos mais acometidos pelo processo de demineralização costumam

Sinais e sintomas de uma tireoide doente

Conheça os principais sinais e sintomas que sugerem a existência de algum defeito no funcionamento da glândula tireoide.

IntroduçãoOs hormônios produzidos pela glândula tireoide (ou tiroide) são essenciais para o desenvolvimento do sistema nervoso das crianças e para o controle metabólico nos adultos, afetando o funcionamento de praticamente todos os órgãos do nosso corpo.Quando a tireoide está doente, ela começa a funcionar de forma inapropriada, seja

O que são a obesidade e a síndrome metabólica

Entenda quais são os critérios para dizermos que alguém está obeso ou tem síndrome metabólica.

A obesidade já se tornou uma das mais importantes epidemias do mundo moderno. Engana-se quem a trata apenas como um problema estético ou de aceitação social. A obesidade é uma doença com mortalidade proporcional ao grau de sobrepeso. Quanto maior, mais grave.Vamos iniciar uma série de artigos sobre a obesidade, explicando suas consequências e…

Hipotireoidismo – Causas, Sintomas e Tratamento

Hipotireoidismo é o nome que se dá quando a glândula tiroide produz uma quantidade insuficiente de hormônios.

O que é hipotireodismo?Hipotireoidismo (ou hipotiroidismo) é o nome que se dá quando a glândula tireoide funciona deficientemente, produzindo menos hormônios do que o necessário para o controle do nosso metabolismo.O hipotiroidismo é a doença mais comum da tiroide e está presente em cerca de 5% da população.Como funciona a tireoide?

Ginecomastia – Surgimento de mamas nos homens

O termo ginecomastia, do grego “mama feminina”, refere-se ao aumento benigno, temporário ou permanente, da mama masculina em decorrência do desenvolvimento da glândula mamária.Tanto a mama feminina, quanto a mama masculina, são formadas pela glândula mamária e por tecido adiposo (gordura). Entretanto, nos homens não há o estímulo hormonal para…

O que é diabetes mellitus?

O diabetes mellitus surge quando organismo tem dificuldade de controlar os níveis sanguíneos de açúcar.

Diabetes mellitus é o nome dado a um grupo de distúrbios metabólicos que resultam em níveis elevados de glicose no sangue. Conhecido popularmente com açúcar alto no sangue, existem vários tipos e várias causas de diabetes. Todos os tipos, porém, costumam apresentar complicações semelhantes, como maior risco de lesão dos rins, dos olhos e dos vasos…

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. OkSaiba mais