ZOONOSES – Doenças transmitidas por animais

0

O que é uma zoonose?

Chamamos de zoonose as infecções transmitidas de um animal para os seres humanos. Estima-se que cerca de 6 em cada 10 doenças infecciosas que acometem homens e mulheres sejam transmitidas por animais.

Classicamente, consideramos zoonose apenas as doenças de transmissão entre vertebrados. Entretanto, há autores que também consideram como parte desse grupo as infecções transmitidas por artrópodes, tais como carrapatos, pulgas, piolhos e mosquitos. Neste artigo, vamos seguir o segundo grupo.

As doenças zoonóticas podem ser causadas por vírus, bactérias, parasitos ou fungos. Frequentemente, os animais que transmitem esses germes são domesticados e têm aparência saudável.

Ter animais é perigoso?

De forma alguma. Em geral, ter um animal de estimação traz mais benefícios que riscos.

Os animais de estimação podem ajudar a reduzir a pressão arterial, diminuem o risco de alergias nas crianças, melhoram sentimentos de solidão e aumentam a oportunidade de praticar atividades ao ar livre, socializar e se exercitar.

Em um estudo pequeno, randomizado e controlado com 28 idosos que viviam em um lar e apresentavam doenças crônicas relacionadas à idade, os indivíduos foram distribuídos aleatoriamente de forma que um grupo tivesse interação com animais e outro mantivesse suas atividades habituais de lazer (grupo controle). Os pacientes do grupo com os animais de estimação melhoraram os sintomas de depressão e tiveram uma diminuição significativa nos valores de pressão arterial em comparação com os pacientes do grupo controle.

Apesar desses benefícios, existe sim o risco do animal transmitir alguma doença para os seus donos, especialmente se este for um indivíduo com imunossupressão.

Também é importante lembrar que muitas zoonoses são transmitidas por animais domesticados, mas não caseiros, como porcos, gados, ovelhas, patos e galinhas.

São mais de 200 as doenças que podem ser transmitidas entre animais e homens.

Como as zoonoses são transmitidas?

As principais formas de transmissão das zoonoses são:

  • Contato direto: contato com a saliva, sangue, urina, muco, fezes ou outros fluidos corporais de um animal infectado. Mordidas e arranhões entram nesse grupo.
  • Contato indireto: contato com áreas onde os animais vivem, incluindo objetos, meios ou superfícies que possam ter sido contaminados.
  • Vetores: picadas de carrapato, mosquito, percevejo ou pulga.
  • Alimentos: ingestão de alimentos contaminados, como leite não pasteurizado, carne ou ovos mal cozidos ou frutas e vegetais crus contaminados com fezes de um animal infectado.

Quais são as principais doenças zoonóticas?

Os principais exemplos de zoonoses são:

Criptococose

Infecção causada pelos fungos Cryptococcus neoformans e Cryptococcus gattii. A doença é transmitida pela aspiração do fungo, que costuma estar presente nas fezes de aves, principalmente pombos.

Criptosporidíase

Doença provocada pelo protozoário Cryptosporidium spp. A transmissão costuma se dar através da ingestão do cisto do protozoário em águas contaminadas com fezes de gatos, gado, cães, ratos, porcos, cavalos, veados, ovelhas, cabras, coelhos, lagartixas ou aves.

Brucelose

Infecção provocada pela bactéria Brucella spp. A brucelose é transmitida ao homem pelo contato com fluidos de animais infectados, especialmente cavalos, gado e ovelhas, ou pelo consumo de produtos alimentícios derivados desses animais, tais como leite e queijo não pasteurizados.

Dengue

A dengue é uma doença causada pelo Vírus da dengue e transmitida através da picada dos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus.

Explicamos a dengue com mais detalhes no artigo: Dengue – Sintomas, Complicações e Tratamento.

Doença da arranhadura do gato

A doença da arranhadura do gato é provocada pela bactéria Bartonella henselae. A sua transmissão se dá através de arranhões ou mordidas de gatos infectados.

Doença de Chagas

A doença de Chagas é uma infecção provocada pelo protozoário Trypanosoma cruzi, que é adquirida por meio da picada do inseto barbeiro das espécies T. brasiliensisPanstrongylus megistusT. pseudomaculata e T. sordida.

Para mais detalhes sobre a doença de Chagas, leia: Doença de chagas – infecção pelo protozoário Trypanosoma cruzi.

Doença de Lyme

A doença de Lyme é causada pela bactéria Borrelia burgdorferi. A transmissão é feita através da picada de carrapatos. Veados, lobos, cães, pássaros, roedores, coelhos e lebres são alguns dos animais que podem ser a fonte de contaminação do carrapato.

Esporotricose

A esporotricose é a micose da pele provocada pelos fungos do gênero Sporothrix, sendo o Sporothrix schenckii e o Sporothrix brasiliensis os mais comuns. A maioria dos casos de transmissão zoonótica se dá através de mordidas e arranhões de gatos.

Para saber mais sobre a esporotricose, leia: Esporotricose – causas, sintomas e tratamento.

Febre amarela

A febre amarela é uma infecção provocada pelo vírus da febre amarela através da picada do Aedes aegypti na forma urbana e pelo mosquito do gênero Haemagogus na forma silvestre.

Para saber mais sobre a febre amarela, leia: Febre amarela – vacina, surtos e sintomas.

Febre Chikungunya

A febre Chikungunya é causada pelo Chikungunya vírus e transmitida através da picada dos mosquitos Aedes aegypti ou Aedes albopictus.

Explicamos a febre Chikungunya com mais detalhes no artigo: Febre Chikungunya – Sintomas, Transmissão e Tratamento.

Febre Zika

A febre Zika é uma infecção provocada pelo Zika vírus, transmitida através da picada dos mosquitos Aedes aegypti ou Aedes albopictus.

Explicamos a febre Zika com detalhes no artigo: Febre Zika – causas, sintomas, microcefalia e tratamento.

Hantavirose

A hantavirose é uma infecção provocada pelo vírus Hantavirus spp. A doença é adquirida através da inalação de aerossóis formados a partir de saliva, fezes ou urina de roedores, principalmente ratos.

Hidatidose

A hidatidose é provocada pelo parasito Echinococcus granulosus. A transmissão costuma ser feita através do contato com fezes de cães ou ovelhas.

Larva migrans cutânea (bicho geográfico)

A larva migrans cutânea, conhecida popularmente por bicho geográfico, é uma infecção causada pelo contato com as larvas dos parasitas helmintos Ancylostoma braziliense ou Ancylostoma caninum, que são eliminados nas fezes de cães e gatos contaminados.

Para mais informações sobre a larva migrans cutânea, leia: Larva migrans cutânea – transmissão, sintomas e tratamento.

Leishmaniose

A Leishmaniose é uma infecção provocada pelos por parasitos do gênero Leishmania, que costumam ser transmitidos pelo flebótomo (insetos semelhantes aos mosquitos, mas de família diferente) do gênero Lutzomyia.

As fontes de infecção são principalmente animais silvestres infectados, mas o cão doméstico pode servir também como hospedeiro.

Para mais detalhes sobre a Leishmaniose, leia: Leishmaniose – sintomas, transmissão e tratamento.

Leptospirose

A leptospirose é uma doença provocada pela bactéria Leptospira interrogans, provocada pelo contato com água contaminada pela urina de roedores, principalmente ratos de esgoto.

Para saber mais sobre a leptospirose, leia: Leptospirose – doença transmitida pela urina de roedores.

Listeriose

Infecção provocada pela bactéria Listeria monocytogenes. A contaminação se dá através da ingestão de alimentos contaminados, principalmente carne e leite de gado e ovelhas.

Malária

A malária é provocada pelos parasitos Plasmodium falciparumPlasmodium vivaxPlasmodium malariae e Plasmodium ovale, que são transmitidos através da picada do mosquito do gênero Anopheles.

Peste

A peste é uma infecção provocada pela bactéria Yersinia pestis, cuja principal via de transmissão é a picada de pulgas de roedores, principalmente de ratos.

Para saber mais sobre a peste, leia: Peste negra – História, sintomas e tratamento.

Psitacose

A psitacose é uma infecção provocada pela bactéria Chlamydophila psittaci. Sua transmissão é feita através da aspiração de poeira contaminada por dejetos de pássaros, tais como papagaios, araras, periquitos, pombos, perus, patos e gansos.

Raiva

A raiva é uma grave doença infecciosa causada pelo vírus do gênero Lyssavirus, da família Rhabdoviridae. O vírus é transmitido por mordidas e arranhaduras de mamíferos contaminados. Na maioria dos casos, a transmissão ocorre através de cães ou morcegos. 

Para mais informações sobre a raiva humana, leia: Raiva humana – transmissão, sintomas e vacina.

Salmonelose

A salmonelose é uma infecção provocada pela bactéria Salmonella spp. A bactéria é habitualmente adquirida através de alimentos contaminados ou contato direito com alimentos crus, como carnes.

Teníase e cisticercose

A teníase é uma verminose provocada pelos parasitos Taenia solium ou Taenia saginata. Os seres humanos se infectam através da ingestão de carne crua ou mal cozida de vacas ou porcos.

Explicamos a teníase e a cisticercose no artigo: Teníase e cisticercose – ciclo, sintomas e tratamento.

Tifo epidêmico

O tifo é um infecção provocada pela bactéria Rickettsia prowazekii. Sua transmissão se dá através dos piolhos.

Toxoplasmose

A toxoplasmose é uma doença causada pelo parasito Toxoplasma gondii. A doença é adquirida através da ingestão acidental de ovos presentes nas fezes de gatos.

Para mais informações sobre a toxoplasmose, leia: Toxoplasmose – transmissão, sintomas e tratamento.

Tularemia

A tularemia é uma infecção provocada pela bactéria Francisella tularensis. A forma mais comum de transmissão é através do contato com coelhos contaminados. Mosquitos, carrapatos e ingestão de água contaminada são outras formas de contaminação.

Referências


ARTIGOS SEMELHANTES

Qual é a sua dúvida?

Antes de comentar, leia as REGRAS PARA COMENTÁRIOS.

Seu email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. OkSaiba mais