Oxiuríase: infecção pelo verme Enterobius vermicularis

Atualizado em
Comentários: 100

Resumo do artigo: TL; DR

  • O Enterobius vermicularis é um verme branco e cilíndrico de cerca de 1 cm, causador da verminose intestinal chamada enterobíase ou oxiuríase.
  • O verme se reproduz ao implantar seus ovos na região do ânus, o que desencadeia o seu principal sintoma: a coceira anal, que pode ser intensa e prejudicar o sono.
  • Os seres humanos são o único hospedeiro natural deste verme, e a infecção é comum em crianças entre 5 a 10 anos de idade.
  • Pessoas infectadas podem não apresentar sintomas, mas em casos de infecção intensa, é comum surgir dor abdominal, nauseas e vulvovaginite nas mulheres.
  • O tratamento é simples e envolve medicamentos como Albendazol ou Mebendazol. Recomenda-se tratar todos os membros da família para evitar reinfecção.
  • Medidas preventivas incluem higiene rigorosa, lavagem regular das roupas de cama e toalhas, e cuidado com a limpeza dos brinquedos das crianças.

O que é o Oxiurus vermicularis?

O oxiúro (alguns chamam de oxiúrus ou oxiúros), conhecido cientificamente como Enterobius vermicularis ou Oxiurus vermicularis, é um helminto nematódeo (verme) de forma cilíndrica e cor branca, que mede cerca de 1 cm e provoca uma verminose intestinal denominada enterobíase, oxiuríase ou oxiurose. Na linguagem popular, o oxiúros é conhecido como tuxina.

A oxiuríase é uma parasitose cujo principal sintoma é a uma coceira anal, geralmente intensa e com predomínio noturno, o que costuma atrapalhar o sono dos indivíduos acometidos.

O ser humano é o único hospedeiro natural do oxiúro, e sua infecção ocorre em todos os países e grupos socioeconômicos. A enterobíase pode surgir em qualquer idade, mas é observada com maior frequência entre as crianças em idade escolar de 5 a 10 anos, sendo relativamente rara em crianças com menos de 2 anos de idade.

O Enterobius vermicularis é um verme que vive no intestino dos humanos, mais especificamente na região do ceco (início do intestino grosso) e do apêndice.

Após o acasalamento, o macho morre e é eliminado pelas fezes. As fêmeas grávidas permanecem no ceco e, à noite, se movem através do intestino em direção ao ânus, local onde costumam implantar seus ovos. Cada fêmea pode colocar até 10.000 ovos.

Após a deposição dos ovos, a fêmea tenta retornar para dentro do ânus, algumas conseguem, outras não, sendo eliminadas nas fezes.

Oxiúros
Oxiúros – aproximadamente 1,0 cm de comprimento

Transmissão do oxiúros

O Enterobius vermicularis tem um ciclo de vida relativamente simples, que se inicia com a deposição de ovos pelas fêmeas grávidas na mucosa da região perianal. A partir deste momento, a infecção costuma seguir três caminhos:

1. Autoinfecção

A presença dos ovos provoca intensa coceira anal. Se o paciente coçar a região do ânus, ele pode contaminar suas mãos e unhas com os ovos do verme. Se a mão contaminada for levada à boca em algum momento, o paciente volta a se contaminar. Os ovos ingeridos eclodem no intestino delgado, dando origem a uma nova geração de Enterobius vermicularis.

2. Retroinfecção

Após 3 semanas, os ovos implantados na região perianal eclodem e dão origem a novos vermes. Estes vermes podem entrar pelo ânus e seguir em direção ao ceco, onde irão se acasalar novamente.

3. Heteroinfecção

A transmissão do oxiúros para outras pessoas pode ocorrer através de mãos contaminadas com ovos.

O paciente coça o ânus, contamina suas mãos e pode transmitir os ovos ao preparar alimentos, manipular objetos ou cumprimentar outros indivíduos.

Pessoas que moram no mesmo ambiente de pacientes contaminados são as que têm mais riscos de serem contaminadas. Toalhas e roupas de cama estão frequentemente infectadas com ovos de Enterobius vermicularis, o que facilita o contágio dos cônjuges.

Os ovos começam a perder a capacidade de infectar após 1 ou 2 dias sob condições quentes e secas, mas podem sobreviver por mais de duas semanas em ambientes frescos ou úmidos.

Sintomas

A maioria dos pacientes infectados pelo oxiúros não apresenta sintomas. Em geral, os sintomas surgem quando o paciente já se reinfectou sucessivamente, a ponto de ter uma grande quantidade de vermes no seu trato intestinal, o que pode ocorrer somente meses depois da contaminação inicial.

Quando o verme provoca sintomas, o mais comum é a coceira anal. Em alguns casos, a coceira é intensa e deixa o paciente inquieto e com dificuldade de dormir. Os vermes adultos podem migrar para locais além do ânus, como a região vaginal. Nas mulheres pode haver vulvovaginite (inflamação da vulva e da vagina), coceira e corrimento vaginal.

Oxiúrus adultos na região perianal
Oxiúrus adultos na região perianal

Ocasionalmente, em paciente que se auto contaminam repetidamente, a carga de vermes nos intestinos pode ser tão alta, que o paciente passa a sentir os sintomas típicos das parasitoses intestinais, tais como dor abdominal, dor para evacuar, náuseas e vômitos. A obstrução do apêndice pelos vermes é possível, podendo provocar um quadro de apendicite aguda.

Os pacientes que coçam a área anal freneticamente podem provocar escoriações na mucosa, facilitando a infecção das feridas por bactérias.

Diagnóstico

Como a eliminação do Enterobius vermicularis pelas fezes pode ser errática, ou seja, não apresenta um calendário regular ou previsível, o exame parasitológico de fezes comum não costuma ser positivo para o verme ou seus ovos. Com este exame, somente 10% dos pacientes infectados conseguem ser diagnosticados.

A oxiuríase é mais facilmente diagnosticada através do método de Graham, no qual se usa uma fita adesiva na pele ao redor do ânus para que os ovos localizados nesta região adiram à fita. Estes ovos, então, são colocados sobre uma lâmina de vidro e visualizados sob um microscópio.

Material colhido da unha de crianças infectadas também pode ser útil para avaliação microscópica, pois frequentemente contém ovos de oxiúros.

Tratamento

O tratamento da oxiuríase é simples e deve ser feito preferencialmente em todas as pessoas que moram na mesma casa.

As opções mais usadas para tratar a oxiuríase são:

  • Albendazol, 10 mg/kg em dose única, até o máximo de 400 mg. Repete-se a dose em duas semanas.
  • Mebendazol, 100 mg, 2 vezes ao dia*, durante 3 dias consecutivos. Repete-se a dose em duas semanas.
  • Pamoato de pirantel, 10 mg/kg, dose única, até o máximo de 1000 mg.

* 100 mg em dose única é uma alternativa sugerida por alguns autores.

A taxa de cura com estes esquemas é elevadíssima, acima de 95%. Entretanto, se as pessoas que moram na mesma casa não forem também tratadas, o risco de reinfecção é alto.

Também de forma a prevenir reinfecções, roupas de cama, toalhas, cuecas, calcinhas e pijamas devem ser lavados e trocados diariamente por pelo menos 2 semanas. Brinquedos devem ser lavados a cada 3 dias por pelo menos 3 semanas. As unhas devem ser cortadas bem rente para dificultar a deposição de ovos entre as mesmas durante o ato de coçar o ânus.

Como o verme costuma colocar seus ovos durante a noite, tomar banho e lavar a região perianal de manhã, assim que acordar, ajuda a eliminar esses ovos, diminuindo o risco de surgimento de uma nova geração de vermes dentro de 3 semanas. Também é importante lavar bem as mãos antes de cada refeição e após qualquer evacuação.


Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Temas relacionados
Coceira anal Coceira no ânus: 12 causas, prevenção e tratamento
Ascaris lumbricoides Ascaridíase (lombriga): o que é, sintomas e tratamento
Giardia Lamblia Giardia Lamblia (giardíase): sintomas e tratamento
Albendazol Albendazol (bula): para que serve e como tomar
Verme do sushi Anisaquíase (verme do sushi): como se pega e tratamento
Ancilostomose Ancilostomose: transmissão, sintomas e tratamento
Parasitológico de fezes Parasitoses (e exame parasitológico de fezes)
Estrongiloidiase Estrongiloidíase: transmissão, sintomas e tratamento
Ameba Amebíase (infecção por Entamoeba histolytica)
Tricuríase Tricuríase: transmissão, sintomas e tratamento
Vaca - Teníase Teníase – Ciclo, Sintomas e Tratamento
Lavar as mãos Por que lavar as mãos é importante pra saúde?
annita-nitazoxanida Annita (Nitazoxanida): doses, indicações e efeitos
Vermífugo 12 tratamentos para parasitose (verminoses)
Vermes Sintomas de verminose (parasitose intestinal)
- Publicidade -
COMENTÁRIOS
Por favor, leia as regras do site antes de enviar a sua pergunta.

Deixe um comentário

100 comentários em “Oxiuríase: infecção pelo verme Enterobius vermicularis”

  1. Ola, bom dia Dr.
    Minha filha foi diagnosticada com oxiurius, eu vi no anus e na vagina dela, levei ao pediatra, fez o tratamento com mebendazol, porém esta reclamando muita coceira na vagina, apresentou corrimento amarelado, tem um dia que acabou de tomar o mebendazol, isso significa que ele não matou o verme?

    Responder
    • Não é propriamente o sexo que transmite, mas dependendo do tipo de sexo que é feito é possível imaginar situações em que os ovos do oxiúrus possam passar de uma pessoa para outra.

      Responder
    • Naiara, eu não posso prescrever nem autorizar tratamentos pela Internet. O ideal é entrar em contato com o médico que prescreveu o tratamento pela primeira vez.

      Responder
  2. Dr . Sua matéria foi ótima! Parabéns ! No caso estou chegando agora da emergência com meu filho de 11 anos , ele estava com diarreia e vômito daí vi nas fezes dele vestígios de sangue e um verme que parecia uma linha branca se mexendo com uns 2 cm a médica passsou albendazol 1 dose por dia durante 3 dias . Eu e meu esposo podemos tomar tbm ? Esqueci de perguntar isso a ela :) e no caso depois de 10 dias seria bom fazer um exame nele para acompanhar?

    Responder
  3. É dose única, com repetição após 15 dias. É incomum o medicamento não funcionar. Geralmente, o que ocorre é reinfecção por roupas ou lençóis contaminados.

    Responder
  4. Oi Dr. eu estou infectada pelo ouxiruo e tenho muito medo deles se transmitirem para minha parte íntima. Se isso acontecer tomar remédio vai matar eles mesmo na parte íntima?

    Responder
  5. Tenho vermes oxiuros e já faz 6 meses tomo remédio, coçava até a barriga. Eliminei muitos desses vermes pelas fezes e continuo eliminando só eles todos dias . Elimino bastante tipo um catarro branco junto com eles muito estranho. Coça o ânus daí eu forço e vem bastante vermes com catarro. E agora estou tomando remédio cada. Sete dias. Como mamão com semente além dos remédios citados. Estou cuidando com tudo e está difícil curar.

    Responder
  6. Olá dr.,eu acho que estou com isso,mas uma dúvida, é possível sentir eles saindo do ânus?

    Comecei a sentir essa sensação ontem(03/Jun)a noite,e desde então não consegui nem descontrair a bunda com medo.

    Responder
  7. Doutor…Bom dia eu tive um perda de 8 kilos….estou muito magra e estou com a presença desses vermes

    Tem alguma coisa ligada com a outra?

    Ou a perda de peso não tem nada a ver?

    Responder
  8. Doutor bom dia! Minha filha tem 4 anos de idade e acerca de 2 anos ela está com uma vermes brancas e que se mexem, especialmente à noite q elas aparecem e ha tomou alguns remédios para verme mas questão de 2 meses voltam d novo, ou seja não ficar boa completamente.

    Responder
    • Ela pode estar se reinfectando. Tem que ver bem as roupas de cama e se as pessoas que convivem com ela também não estão infectadas.

      Responder
  9. Dr. Minha filha estava reclamando de dor na barriga ,Percebi que ela coçava muito a vagina sempre a noite, uma vez olhei e não vi Nd de errado , outra vez fi olhar e vi um verme branco de 1 cm , fiquei horrorizada. Oque pode ser ? Agora são 02:00 hrs da manhã e eu não consegui dormir,.

    Responder
    • O que você quer dizer com origem? É como se pega? O oxiurus é transmitido de uma pessoa para outra. Só os humanos se infectam.

      Responder
    • Antes de tomar qualquer coisa você precisa fazer o diagnóstico. Até porque você está amamentando, não deve sair tomando remédio sem um diagnóstico correto.

      Responder
  10. Olá doutor novamente!
    Tomei esses dias Pantelmin de 20 Mg/ml tem uns 5 dias já é esses vermes voltaram e ainda mais forte as coçeiras
    o Oxiúrus é bem pequeno é iguasinho aos da foto mesmo ??????

    Responder
  11. Ola dotor minha filha tem 6 anos ela disse que tinha comichão no anus. Fui olhar no anus dela tinha um parasita muito pequenina e branca andando. E a noite dise que dois barriga. O que pode ser? Obrigado.

    Responder
  12. Dr é suficiente apenas lavar os lençóise as roupas de cama com sabão?E
    hÁ perigo de ficar na coberta , mesmo usando a pomada tiabendazol ,e no cochão os ovos do oxiuris, se sim como limpar o colchão?

    Responder
    • O ideal é lavar com sabão e água quente. Se a cama estiver sempre coberta, o colchão não costuma ter os ovos do parasito.

      Responder
  13. Tenho coceira no anus faz uns 4,5 anos, agora que li o comentario do cara aqui em baixo eu to pensando em ir a um médico logo. Este é o único sintoma da Oxiurose mesmo? Pode ser outra coisa? Pode se agravar? vlw

    Responder
    • É o sintoma mais comum, mas a oxiuríase não é a única causa possível de prurido anal. Acho que você realmente precisa ser visto por um médico.

      Responder
  14. Eu sempre tive coceira no anus e achei normal ate quando ontem eu enfiei a mao enquanto estava no banheiro e fui coçar e peguei um verme branco de 1cm oque devo fazer?

    Responder
  15. Olá Doutor, acabei de conhecer o site e ja o parabenizo pelo conteúdo e atenção aos comentários que vi aqui.
    Meu caso é o seguinte, tenho 17 anos e algum tempo atrás comecei a acordar enjoado durante a manhã, achei que era por ter pegado pesado na academia ou coisa assim, mas continuo enjoado até hoje, sempre pela manhã cedo, durante o resto do dia fico muito bem. Um dia desses acabei vomitando em um vaso de plantas vazio que tem na garagem, e no outro dia surgiu alguns bichinhos que se assemelham o da foto no artigo, porém pelo q pesquisei os sintomas se parecem muito mais com o do ameba, tomei secnidazol, surgiu umas dores na barriga, acredito eu que estava matando as vermes e dando resultados, mas 6 dias depois e continuo acordando enjoado, o tratamento é demorado mesmo? Logo farei um exame de fezes para ter certeza. Obrigado

    Responder
    • Não adianta sair tratando no escuro. Se você acha que pode estar com vermes, tem que fazer logo o exame parasitológico de fezes.

      Responder
  16. moço tenho uma tia ,que colocou algo pe boca que parece um verme ele e amarelo e tem mais ou menos ums 5 cm que erme o senho acha q é ?

    Responder
    • Assim é muito difícil dizer. Ela tem que ir a um médico fazer exames. É a forma mais indicada de identificar a verminose.

      Responder
  17. oi bom dia, tenho uma filha com 4anos de idade e sempre tem sofrido muito com tuchina, entra nas partes intimas dela e causa infecçao como dor de urina, eu qro saber o nome de um remedio para eliminar esse parasita e cmo a dosagem dele para eliminar os ovos

    Responder
  18. Olá Dr. Pedro Pinheiro eu tenho 17 anos e tenho oxiúros sempre todo remédio e me cuido para não voltar… So que dentro da minha vagina nasceu uma bolinha, será que é algo relacionado ao oxiúros ou roupa apertada? Tenho medo de ser câncer

    Responder
  19. Tenho algumas perguntas…no caso d re aparecimento depois d mais de 10 anos … a unica causa é a reinfestaçao? Nao seria possivel ele permanecer vivo no hospedeiro durante esse periodo? E no caso d uso de medicamentos naturais como a popular “garrafada”,teria alguma interferencia como uma maior manifestaçao clinina? E a ultima se metodos caseiros de lavagem intestinal podem auxiliar no tratamento?

    Responder
    • Depois de tanto tempo o mais provável é uma nova infecção.

      Não tenho como opinar sobre métodos de tratamento não científicos. Se eles nunca foram estudados a sério, não dá para saber qual é a sua real eficácia.

      Responder
    • 1- Não.
      2- Nem todos são permitidos. É preciso autorização do obstetra antes de fazer qualquer tratamento.

      Responder
  20. oi Dr Pedro pinheiro eu estou com uma coceira terrível nessa parte do anus, eu trabalho na produção de alimentos e é diretamente com carnes sem luvas, gostaria de saber se eu vou poder continuar trabalhando enquanto faço o tratamento ou se vou ficar afastado com a licença médica? chega a ser constrangedor a coceira no meu ambiente de trabalho, pois la tem muitas pessoas trabalhando comigo e elas notam quando eu fico inquieto com meus afazeres. Desde já agradeço.

    Responder
  21. Olá Dr.Pedro Pinheiro, é com imensa preocupação que venho através deste canal pedir ajuda…Meu esposo tomou albendazol de 400mg e após 15 dias evacuou inúmeras vermes pequeninas o que causou espanto, eu não vi pois ele estava no trabalho. Desconfiei de oxiúros por favor me ajude a esclarecer….ele trabalha muito e lá não liberam ele para que possa ir ao médico.
    De já agradeço!

    Responder
    • Sem fazer o exame de fezes é difícil saber qual é o verme que foi eliminado, De qualquer forma, a eliminação de vários vermes mortos nas fezes é sinal de que o tratamento está sendo efetivo.

      Responder
  22. Olá pedro, desculpe estar postando uma pergunta não relacionada ao tópico, mas o melhor tópico seria o “https://www.mdsaude.com/2010/09/colocar-camisinha.html#.UVaTJcQea3Z” onde já não se pode fazer comentários.

    Aconteceu de ontem a camisinha ficar dentro do reto de minha namorada, no dia de hoje ela já foi ao banheiro e não conseguiu saber se saiu ou não (apenas olhando as fezes não achou), mas diz que sente algumas pontadas no estômago, ela mesma disse que essas pontadas pode ser psicológico, porque ela está preocupada (mas morreria de vergonha de ir ao médico). Por isso estou procurando informações na internet e gostaria de saber de um médico, se ela corre algum risco de ficar por mais tempo esperando que saia naturalmente. Não consigo encontrar nada sobre isso, na vagina encontrei alguns textos e vi que se não conseguir tirar deve ir ao ginecologista no dia seguinte, mas e no reto?

    Obrigado desde já.

    Responder