Principais sintomas do HIV e da AIDS

Conheça os sintomas da infecção aguda pelo vírus HIV e da síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS)

325

Como o vírus HIV provoca imunossupressão?

Ao contrário do que muita gente pensa, ser portador do vírus HIV não é igual a ter AIDS. Para o diagnóstico de AIDS é preciso, além da contaminação pelo HIV, a existência de pelo menos uma doença causada pelo quadro de imunossupressão.

O vírus HIV provoca imunossupressão porque ele ataca o sistema imunológico. As células de defesa mais atingidas são os linfócitos T CD4+. O HIV invade esses linfócitos e altera o DNA das células de forma que elas deixem de funcionar normalmente e passem apenas produzir cópias do próprio vírus HIV. Depois de se multiplicar, o vírus destrói os linfócitos infectados e volta para o sangue em busca de outros para continuar sua multiplicação.

Com o passar do tempo, o número de vírus na corrente sanguínea torna-se cada vez maior enquanto o número de linfócitos CD4+ cada vez menor. Este processo de destruição é bem lento e gradual, permitindo que os pacientes permaneçam assintomáticos por muitos anos. Isto significa que as pessoas podem ser portadoras do HIV por muito tempo sem necessariamente desenvolver a doença AIDS.

Um paciente só é considerado como portador de AIDS quando o vírus HIV tiver atacado e destruído uma quantidade tão grande de linfócitos, que o sistema imunológico já encontra-se debilitado. Com poucos linfócitos viáveis, o organismo se torna mais vulnerável a infecções, ficando susceptível a diversos tipos de vírus, bactérias, fungos e até tumores.

Na verdade, o vírus HIV em si provoca poucos sintomas. A gravidade da doença está nas chamadas infecções oportunistas, que são aquelas que se aproveitam da fraqueza do sistema imunológico para se desenvolver.

Todavia, o HIV em alguns casos pode também causar sintomas. Logo após a contaminação pelo vírus podemos ter um quadro chamado de infecção aguda pelo HIV, que nada tem a ver com a AIDS. É um quadro semelhante a qualquer virose comum, que o ocorre por uma reação do corpo à presença de um vírus novo.

Nesse texto vamos falar sobre os sintomas da infecção aguda pelo HIV e sobre os sintomas da AIDS.

Informações em vídeo

Antes de seguirmos em frente com o texto, assista a esse curto vídeo sobre os primeiros sintomas da infecção pelo HIV.

Infecção aguda pelo HIV

Chamamos de infecção aguda pelo HIV o quadro de infecção viral que surge dias após o paciente ter sido contaminado pelo vírus.

Uma grande quantidade de sinais e sintomas podem estar associados à infecção aguda pelo HIV. Muitos destes sintomas são inespecíficos e ocorrem também em outros quadros infecciosos, principalmente infecções respiratórias por outros vírus, como gripes, resfriados, mononucleose, etc.

A maioria dos pacientes que se contamina com HIV desenvolve sintomas de infecção aguda. O problema é que o quadro é tão inespecífico, e em alguns casos tão leve, que a maioria dos pacientes não se recorda de tê-lo tido.

O sintoma mais comum da infecção aguda pelo HIV é a febre (38ºC a 40ºC), que ocorre em mais de 80% dos casos.

Também são muito comuns:

  • Faringite sem aumento da amígdalas e sem presença de pus.
  • Manchas vermelhas na pele (rash) que ocorrem 48 a 72h após o início da febre e costumam durar entre 5 e 8 dias. Este rash costuma se apresentar como lesões arredondadas, menores que 1 cm, avermelhadas, com discreto relevo e distribuídas pelo corpo, principalmente no tórax, pescoço e face. Também podem acometer solas dos pés e palmas das mãos.
  • Aumento de linfonodos (ínguas) principalmente em axilas e pescoço.
  • Dores articulares, musculares e cefaleia.

Em 10% dos casos pode haver também aumento do fígado e/ou baço, úlceras orais, anais ou genitais, diarreia e vômitos (podendo levar ao emagrecimento de até cinco quilos).

Sintomas da infecção aguda pelo HIV
Sintomas da infecção aguda pelo HIV

A úlceras parecem estar relacionadas ao ponto de entrada do vírus nas mucosas, semelhante ao que ocorre na sífilis. Úlceras orais indicam contaminação por sexo oral ativo e as úlceras anais por sexo anal passivo. Do mesmo modo, podem haver úlceras vaginais e penianas.

Existem também casos descritos de hepatite, pneumonia e pancreatite causados pela infecção aguda do HIV. Em raros casos também pode ocorrer candidíase oral ou vaginal.

Tipicamente, os sintomas de infecção aguda pelo HIV iniciam-se entre 2 e 4 semanas após a exposição ao vírus. Porém, já foram descritos casos com até dez meses de intervalo.

Como se pode notar, os sintomas da infecção aguda pelo HIV são inespecíficos, comuns a várias outras doenças. É muito difícil estabelecer um diagnóstico apenas pelo quadro clínico Por isso, mais importante que os sintomas em si é o tempo de intervalo entre o comportamento de risco (sexo sem preservativos ou compartilhamento de agulhas) e o aparecimento dos mesmos.

De qualquer modo, o diagnóstico nunca é fechado através do quadro clínico já que várias doenças podem ter os mesmos sintomas, sendo necessária a realização das sorologias ou a pesquisa do vírus para confirmação (leia: TESTE PARA HIV).

Os pacientes na fase aguda do HIV apresentam carga viral elevadíssima estando, portanto, altamente contagiosos neste momento.

O quadro de infecção aguda pode durar até duas semanas, depois desaparece e o HIV fica silenciosamente alojado no corpo por muito anos. Após a fase aguda, a carga viral (contagem de vírus circulante no sangue) cai e se estabiliza em níveis baixos.

Temos um artigo específico e mais completo sobre a infecção aguda do HIV: INFECÇÃO AGUDA PELO HIV.

Sintomas da AIDS

O término da infecção aguda costuma coincidir com a positivação da sorologia anti-HIV, ou seja, os exames de sangue para a pesquisa do HIV passam a ficar positivos.

O HIV ataca e destrói as células de defesa chamadas linfócitos CD4. A síndrome da imunodeficiência adquirida (SIDA ou AIDS) é um quadro de imunossupressão causado por níveis baixos de linfócitos CD4, o que favorece o surgimento de infecções oportunistas.

Chamamos de infecções oportunistas aquelas que se aproveitam da queda no nosso sistema imunológico para nos atacar. Infecções oportunistas existem não só na AIDS, mas também em pacientes transplantados, em quimioterapia, com câncer, ou qualquer outra condição que leve à imunossupressão.

Para se estabelecer o diagnóstico de AIDS é preciso estar infectado pelo HIV e:

1. ter uma contagem de linfócitos CD4 menor que 200 células/mm3; ou
2. apresentar uma das doenças definidoras de AIDS, que são:

  • Candidíase pulmonar ou traqueal.
  • Candidíase de esôfago.
  • Câncer de colo uterino invasivo.
  • Coccidioidomicose disseminada (infecção fúngica).
  • Criptococose extrapulmonar (infecção fúngica).
  • Criptosporíase intestinal (doença parasitária).
  • Citomegalovírus (doença viral).
  • Encefalopatia do HIV (lesão cerebral pelo HIV).
  • Herpes simples crônica (mais de um mês de duração) ou disseminada.
  • Histoplasmose disseminada (infecção fúngica).
  • Isosporíase intestinal crônica (doença parasitária).
  • Sarcoma de Kaposi (neoplasia típica da AIDS).
  • Linfoma de Burkitt.
  • Linfoma do sistema nervoso central.
  • Infecção disseminada por Mycobacterium avium complex (infecção bacteriana).
  • Tuberculose disseminada.
  • Pneumonia pelo fungo Pneumocystis carinii (também chamado Pneumocystis jirovecii).
  • Pneumonia recorrente.
  • Leucoencefalopatia multifocal recorrente (doença viral que ataca o cérebro).
  • Sepse pela bactéria salmonela.
  • Toxoplasmose cerebral.
  • Síndrome consumptiva do HIV (emagrecimento do HIV).

Qualquer paciente que apresente uma das doenças acima provavelmente possui alguma deficiência imunológica, pois são problemas de saúde que não costumam surgir em indivíduos com sistema imune perfeito. As doenças listadas acima são típicas de pacientes com imunossupressão, não necessariamente por AIDS. Sua presença, porém, indica obrigatoriamente a investigação do HIV, caso não haja uma causa óbvia para a imunossupressão, como por exemplo, uso de drogas imunossupressoras ou quimioterapia.

Não existe um quadro clínico único da AIDS. A apresentação clínica vai depender do tipo de doença que se desenvolver e os órgãos afetados. Se você me perguntar quais são os sintomas da AIDS, eu vou responder: – Depende, há vários.

As doenças mais típicas da AIDS são a candidíase de esôfago, a tuberculose (que na forma pulmonar pode ocorrer também em pessoas sem HIV), o sarcoma de Kaposi, a toxoplasmose cerebral, a pneumonia pelo fungo P.carinii e a citomegalovirose.

A imunossupressão além de facilitar o surgimento de infecções, também aumenta a frequência de neoplasias malignas. Cânceres como o de colo uterino tornam-se extremamente agressivos e linfomas são muito mais frequentes na AIDS do que em pessoas sadias. Outros tumores, como o Sarcoma de Kaposi, são típicos de imunossuprimidos, principalmente em homossexuais.

Aquela imagem do paciente com AIDS, caquético, cheio de lesões de pele e candidíase oral, já não é mais tão comum. O tratamento avançou muito nos últimos anos e boa parte dos pacientes HIV positivos mantém seus níveis de CD4 elevados, impedindo a ocorrência de infecções oportunistas. Os pacientes já são diagnosticados mais precocemente e o tratamento costuma ser iniciado antes de fases avançadas da doença.

Mas, atenção, o HIV ainda não tem cura e ainda mata. Na verdade, quem leva ao óbito não é o HIV, mas sim as infecções oportunistas e neoplasias secundárias à imunossupressão. Por isso é importante tomar o coquetel antirretroviral corretamente para impedir a multiplicação do vírus e a destruição dos linfócitos CD4.

Referências


ARTIGOS SEMELHANTES
325 Comentários
  1. Cristiane

    Bom dia Dr.,
    Meu nome é Cristiane Martins , tenho 27 anos e gostaria de saber se posso manifestar os sintomas de HIV ,três anos e oito meses após ter tido minha última relação sem preservativo com um ex ficante.
     Obrigada.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Se você tiver sido infectada, sim.

  2. Sofia

    Olá Doutor,
    Tive relação de risco há 3 anos, não apresentei nenhum dos sintomas aqui descritos na fase aguda da Infecção do HIV, apesar de ter tido infecção urinária algum tempo após o ocorrido. Fiz o exame anti hiv após uns 3 meses e meio deste episódio por decorrência do aparecimento de herpes zostes, o exame deu negativo. Nestes últimos anos venho apresentando herpes zostes recorrente, julgou-se ser por imunidade baixa devido à depressão e ao estresse crônico. Agora, de uns meses pra cá, tenho tido episódios de candidíase vaginal também recorrentes. Poderia o exame ter dado falso negativo, mesmo estando com herpes zostes quando ele foi feito? A minha médica garantiu que o exame estava válido e  disse que era normal a recorrência de herpes zostes devido ao stresse.
    Meu nome é Sofia e tenho 30 anos.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Herpes zoster não atrapalha o exame de HIV

  3. Pablo

    Dr. Queria saber sobre a questão do beijo. Não entendi direito sobre a quantidade na saliva não ser significativa. Venho apresententando alguns sintomas mesmo não mantendo nenhum tipo de relação de risco a não ser o beijo! Obrigado

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não se transmite HIV pelo beijo.

  4. Naelson Camargo

    Dr. Pedro, muito obrigado. Descobri que sou hipocondríaco! Continue com esse blog, que é muito importante e de acessível entendimento! Quero continuar beijando quem amo e continuar estudando pra ser um excelente médico como o senhor! Obrigado.

  5. Bahia-Brasil

    olha, doutor já fiz alguns comentários mas n tive respostas, gostaria de saber se o método quimiluminescência é confiável. pois tive uma relação com uma garota, e pratiquei o sexo oral passivo, e depois na vagina com camisinha. Depois de 2 dias fui a enfermeira do posto e ela disse q eu corria risco, fiquei muito ansioso, sentia as costa esquentando, depois apareceu umas pintinhas vermelhas abaixo do umbigo, depois de 3 a 4 meses ainda com muita ansiedade e medo apareceu uma abertura na minha língua, e depois placas brancas na lingua, fui ao medico e ele acha q é candidiase. tomei um remédio mas apenas melhorou e continuou um pouco branca. já faz mais de um mês que estou com minha garganta parecendo q tá fechando, sentido uma inquietação nela. fui a uma laringolista e ela acha q é pq sou prof. e falo muito em sala de aula possa ser uma inflamação. tenho tomado spray de romã e mel, mas não melhorou muito não.
    resumindo: fiz um exame nesse método mencionado com 5 dias da relação deu NÃO REAGENTE, DEPOIS COM 5 MESES  E NÃO REAGENTE, E DEPOIS COM 8 MESES E NÃO REAGENTE, POSSO FICAR TRANQUILO OU PRECISO FAZER MAIS.
    esse método é confiável?

    pode manda a resposta pra meu e-mail.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Sim é confiável.

  6. Marcelorobles

    entao quer dizer que a pessoa que recebe sexo oral sem preservativo a chance é menor de contrair doença?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Sim, o risco é baixo, a não ser que a boca do parceiro(a) esteja com feridas.

  7. Flavio

    Dr..parabéns pelos esclarecimentos.Descobri  traiçao de minha esposa.A um ano atras ela teve 1 relação sem proteção.Fez exame dias depois da relaçao ,e deu negativo.Ela escondeu este fato por durante 1 ano.A pessoa com quem ela saiu,veio a fazer escandalo em meu portão(agora um ano depois),afirmando que ele teria pego aids dela,pois ele estava desesperado,quando passou mau e o médico lhe pediu para fazer exames pois suspeitava de hiv.Depois desse dia não tive mais contato com ele,não sei se ele esta ou não infectado.
    Depois desse fato ser revelado,quer dizer ,um ano depois,minha esposa repetiu o exame e deu negativo.Eu também fiz e deu negativo.passou-se mais 1 mes e ela repetiu novamente,e novamente deu negativo.Então na verdade são tres exames negativos.
    O Sr acha que ha necessidade de eu repetir novamente o exame….é possível alguém transmitir aids nas condições dela?(isto é,sempre com exames negativos).
    Me separei dela,15 anos de casamento,4 filhos.
    Meu nome é Flavio.
    Obrigado Dr.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não, Flavio. Depois de um ano não há risco do exame estar errado. Nem ela nem você têm HIV.

  8. bruna

    Dr adorei seu site! faço curso de patologia clinica e estudo sobre a maioria das coisas q vc nos proporciona a ler! mt obg por ter feito isso!

  9. Marcelo Oliveira

    Alexandre, boa noite.
    Sempre navego pelo seu blog e aprendo muito e indico a outras pessoas.. Me identifico com sua linha de raciocínio e sei que você tem suas respostas baseadas na ciência, sem deixar de ser humano e franco.
    Preciso da sua opinião de leigo mais uma vez.
    Eu tive uma relação de risco com parceiro de sorologia desconhecida e fiz uso da profilaxia pós exposição por 30 dias. Todos do CTA disseram que o período de janela imunológica não é alterado por causa da profilaxia. Mas tenho que repetir exames com 1,3,6 e 12 meses. Sinceramente não entendi nada.Por favor, se puder me ajude com essa questão. Você já ouviu tantos relatos e já pesquisou muito mais do que eu sobre o assunto, que pode me dar uma opinião. Não vejo lógica nisso.
    Um grande abraço
    Marcelo Oliveira

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Com as novas sorologias não há mais necessidade de repetir o exame tantas vezes. Não sei te explicar o motivo.

  10. Marcelo Oliveira

    Dr. Pedro,

    Sou o Marcelo, que enviou um comentario ontem. Continuo com duvida, pois fiz a profilaxia por 30 dias, nao sei se a pessoa que me relacionei era soropositiva, inclusive essa pessoa fara exame comigo, pois precebeu o quanto estou aflito. Com quantos dias apos o ato sexual posso fazer o exame e confiar no resultado? Se a janela imunologica nao e alterada pela profilaxia, porque tenho que fazer tantos exames? Qual sua opiniao? Ajude-me, por favor.

    Abs,

    Marcelo Oliveira

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Se for o ELISA de última geração, a jenela é de 30 dias.

  11. Tiagosousa444

     Boa Noite! Fiz um teste para detecção de hiv com 3 meses e com 9 meses desde a situação de risco. Ambos negativos. O teste era de 4 geração. Posso ficar descansado? Pois ouvi falar de soroconversão tardia ..

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Sim, pode.

  12. debora

    a pessoa que tem aids ela fica mas escura?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não.

  13. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

    Não é a mesma coisa?

    1. C.C.

      pergunto se vai e volta, como dentro desse intervalo aparece um dia, e horas depois some..depois volta…

      1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

        Não, fica o tempo todo até desaparecer.

  14. jhon jhon

    olá queria saber se o rash pode demorar anos para aparecer???
    e se demoram para desaparecer?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não, o rash aparece logo e não demora a sumir.

  15. jhon jhon

    olá Dr vc nao me respondeu a outra pergunta …
    se uma pessoa infectava por hiv colocar um polco de sangue num copo com agua e uma pessoa estiver arrancado um dente e levou ponto corre risco de ser infectado???

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      É uma situação um bocado complicada de acontecer na vida real, não? Por que alguém poria sangue em um copo? Por que alguém beberia um copo com sangue? Por que alguém que acabou de arrancar um dente beberia água fora de casa?

  16. Matheus Barbosa

    Doutor, uma febrezinha de 37º pode ser sintoma da infecção aguda?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      37ºC não é febre. É temperatura normal.

  17. W G Silva

    Olá doutor, eu enviei uma duvida para o senhor e gostaria de saber se caso for escolhida vai aparecer nos comentários desta página ou vão enviar para o meu email. Agradeço.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não respondemos dúvidas por email. As perguntas selecionadas aparecem nesta área dentro de 48h em média.

  18. M. Silva

     Olá Doutor, os sintomas do HIV ou da Sífilis podem aparecer na mesma semana do contágio? Já foram diagnosticados casos nesse período?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não dá tempo.

  19. Hélio

    Obrigado pelas respostas Dr., Fiz o exame anti hiv 1 e 2 e deu Não reagente, como a minha relação foi em janeiro tenho que repetir o exame em março.

  20. Marcos89

    Doutor boa tarde. Sou marcos e tenho 22 anos. Me cortei em um caco de vidro em uma festa pois deu um tumulto e eu me joguei no chão para fugir da confusão. Não tive febre nem ínguas pelo corpo apenas uma mancha na perna que parecia uma picada de aranha bem dolorida e coçava bastante e uma no braço. isso já faz 2 meses posso ter pegado o vírus hiv ? estou desesperado, pois tenho namorada e isso me encuca muito. Eu senti muitas dores nos joelhos e cotovelos no decorrer desses dois meses. Por favor me dê uma luz, pois estou perdido .

    Muito Obrigado!!!

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Caco de vidro não transmite HIV

  21. Rafael_ribeiro

    pode-se desconfiar de uma infecção aguda somente pela diarréia?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      99% das diarreias não são causadas por infecção aguda do HIV.

  22. Laura

    dr. pedro..depois de 2 anos de uma relação de risco. Começar a surgir sangramento anal, garganta inflamada…é sinal de hiv?
    laura

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não vejo relação.

  23. Lucianamarinho6

    Doutor, é possível o aumento apenas do linfonodo direito do pescoço? e quando a o aumento dos linfonodos obrigatoriamente vou ter febre ou sao duas coisas totalmente distintas? pois nao tive febre…

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Um único linfonodo não é sinal de HIV.

  24. Laura

    dr. os sintomas da fase aguda podem aparecer depois de 2 anos?
    Laura

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não.

  25. Paulo

    Dr. é possível uma pessoa ter HIV por 8 anos e nunca manifestar nenhum sintoma?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Sim, é possível

  26. Tec_lar Braga

    Doutor 
    Seguinte… Fui a uma festa conheci uma menina, ok transamos com camisinha
    no entanto a camisinha rasgo 
    E  foi colocada com cuidado sou todo resabiado com isso
    Faz exatamente 7 dias hoje que isso ocorreu 14/03/12
    Bom … Nunca mais a vi… 
    Agora estou com coceiras nos pés
    e minha garganta esta me enchendo o saco, ela esta avermelhada, e  seca…
    Estou com medo de ser AIDS.
    Medo da morte e das consequencias.
    Usei camisinha usei tudo e mesmo assim deu merda
    Agora quanto tempo espero mais pra poder fazer algum exame?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      No mínimo um mês.

  27. Eduardo

    Drs,Qual a relação da Diarreia aguda com a fase aguda do HIV ?  

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Diarreia pode ser um dos sintomas da fase aguda

  28. joseph

    Olá Doutor, qual é o melhor tempo que posso esperar da janela imunológica que me dê uma resultado confiável para que eu não precise fazer mais exames? Obg.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      atualmente com 3 meses é definitivo. Porém, com 1 mês, o risco de falso negativo é quase inexistente.

  29. Rafael_varela089

    primeiro, quero lhe parabenizar pelo o ótimo site e pela atenção em responder as pessoas, pois ttava procurando um site como este q pudesse tirar minha dúvida… é o seguinte, Dr: o rahs pode aparece em uma pequena área de uns 7cm x 7cm? ou abrange uma área maior? segunda pergunta: o rash aparece junto com a febre? ou pode aparecer sem febre? muitíssimo obrigado e espero que sua resposta me ajude a esclarecer…

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Geralmento o rash é disseminado. Pode não haver febre.

  30. carlos

    doutor pegando o gancho da outra pergunta, o rash quer dizer uma resposta imunologica do corpo? por exemplo é o corpo ja lutando contra o virus e produzindo anti corpos?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Mais ou menos isso. É uma resposta imunológica, mas não pela produção de anticorpos.

  31. Gabizinhaarruda_2

    Ola,Primeiramente obrigada pela atenção.

    Quando o Dr, se refere a ausência de febre na fase aguda do HIV e presença de outros sintomas como Rash e Diarreia por exemplo. Essa ausência seria pelo fato dos sintomas serem inespecíficos? Ou ha algo que  direcione isso nas literaturas medicas e nas praticas clinicas,como frequente?   

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      A apresentação da infecção aguda é muito variável. Não há um quadro típico que ajude no diagnóstico.

  32. Lucas_pbz

    Doutor, quando vc fala “poder, pode.” a chance é muito pequena né? esse dia foi com 6 a 7 dias após a relação de risco…

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Sim.

  33. Ricardo

    Olá Doutor, Algum remédio pode influenciar no resultado do teste de HIV?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não.

  34. 1 Luis

    Dr,

    em quais outras DST podem apresentar rashs?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Sífilis e gonorreia podem causar lesões cutâneas em fases avançadas, mas são diferentes do rash do HIV.

  35. tenso

    fui ao medico recentemente pq recebi a ligação de uma menina que transei no final do ano passado, entre novembro e dezembro, dizendo que ela tava com sífilis. A médica solicitou exames de rotina além do ELISA e VDRL. Fiz os exames e um funcionário do laboratório me ligou dizendo que o exame nao ficaria pronto na data prevista e que entrariam em contato comigo. Assim ocorreu, o médico responsável me ligou dizendo que eu precisava fazer um novo exame e que deveria aparecer no laboratório e falar com ele. Só disse que era o WESTERN BLOT p HIV, mas nao informou mais nada. Fui ao laboratório e ninguem conversou comigo a respeito disso, fiz apenas a nova coleta do sangue e pronto. Dr, queria saber especificamente para que serve esse exame e se é um confirmativo para HIV.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Sim, é um exame confirmatório.

  36. José

    Dr, qual a diferença entre o ELISA e o WESTERN BLOT HIV?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      O primeiro é um exame de triagem. Se for positivo é preciso confirmar com WB.

  37. Cfbcjunior

    um exame feito com 71 dias de 4° geração descarta o HIV por completo?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Sim.

  38. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

    5 a 10 anos.

  39. Cfbcjunior

    sifilis e gonorreia tem cura?depois de curadas elas podem aparecer de novo?ou só reaparecem se eu tiver contato sexual com alguma pessoa infectada?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Sim, têm cura. Sim, podem surgir de novo, mas somente se houver contato com pessoas infectadas.

  40. Ricardo Magalhaes

    Gostaria de saber qual é relalmente o prazo de janela imunológica. Uns falam em 3 meses outros falam em 6 meses. Qual é o tempo que o virus aparece no exame?  Obrigado Doutor.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      O ELISA de 4ª geração é 3 a 4 semanas.

  41. Robertospfc15

    Doutor:
     
    foi compartilhado um canudo de nota para cheirar cocaína. No canudo não havia sangue aparente no “canudo”. Existe risco de contaminação pelo HIV???
     
    OBRIGADO!

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não.

  42. carol

    dr, estar gripado e com a imunidade baixa pode causar um falso positivo nos exames? é melhor esperar até a gripe passar para fazer o elisa?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não interfere.

  43. Convidado

    DR. a RASH da Fase aguda do HIV se aparenta coma RASH da Rubéola?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Pode parecer.

  44. fragoso

    Dr. também gostaria de saber sobre leves tremores nas panturrilhas e espasmos musculares por todo corpo tem alguma relação com HIV?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não.

  45. David

    Qual é o tipo de tratamento se você é soro positivo?

    david

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Se tiver critérios para aids, o tratamento é feito com um coquetel de antivirais.

  46. Antony

    Dr. Pedro,

    Fui infectado com o virus há cerca de 30 dias. Fiz o teste rápido e deu positivo. Na época estava com candidíase genital (bem leve). Isso seria um sintoma de imunossupressão?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não necessariamente.

  47. Giovannamachadocruz

    Dr. é verdade que o exame de HIV demora 1 mês para ficar pronto ?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não.

  48. David

    Dr. Rash do HIV coça muito e parece espinha?  

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não e não.

  49. Tais

    Dr. rash do hiv parecem com picadas de mosquito? 

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não.

  50. Joao26

    Boa Tarde!
    Dr. O rash do HIV aparece e desapare em questão de horas, e volta a a aparecer no dia seguinte, ou ele fica constante no corpo pelo período de 5 a 8? O Rash HIV coça? Obrigado!

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Ele não coça. Costuma aparecer e ficar por poucos dias.

  51. Vit

    Ola Dr. Pedro.

    Amigdalite, com pus na garganta, febre e indisposição, cerca de 2 a 3 semanas após um contato considerado de risco, está entre os sintomas do HIV?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Pode ser, mas não necessariamente é.

  52. Cfbcjunior

    Dr. qual a janela imunologica para quem recebeu sexo oral desprotegido ?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      A janela imunológica é a mesma para todos os modos de transmissão. Atualmente algo em torno de 3 semanas.

  53. Ronaldofreitas966

    Dr. boa noite, fiz sexo desportegido. Este foi da sexta para o sábado e no domingo amanhaci com febre e diarréria, posso ter sido contamindo? (o prazo é tão curto?). E com quanto tempo devo realizar o exame? Muito obrigado.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não, não é tão rápido assim.

  54. Mayarasousa_92

    Boa tarde Dr. E nas mulheres..há alguns sintomas que são apresentada apenas nas mulheres portadoras da doença.
    Obrigado.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não consigo me lembrar de nada que só apareça em mulheres.

  55. Deivide_brito

    Boa tarde, é possível não pegar aids mesmo transando com no mínimo 6 mulheres sem camisinha?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Se nenhuma delas tiver AIDS…

  56. solange

    dr. uma pergunta diferente, q não vi em nenhum lugar.
    qdo uma pessoa não apresenta inguas no caso de infecção aguda por hiv, isso significa pouca ação do virus frente a boa ação das defesas normais, ou fraqueza das defesas e muita força do vírus?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não significa nada. Significa apenas que a pessoa não desenvolveu linfonodos. Mais do que isso não é possível dizer.

  57. marina

    é considerado raro ter sido infectado pelo hiv e não apresentar febre?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não.

  58. Walktibia

    Nos sintomas de infecção aguda, são todos em sua maioria ou apenas um, ou dois já é suficiente para se ter que tomar relevância em fazer um teste sorológico??

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não existe regra, mas geralmente são mais do um sintoma. O teste sorológico deve ser feito baseado no seu comportamento sexual e não na presença de sintomas de fase aguda.

  59. Marcelo Ribeiro

    Então não podemos confiar numa janela de 30 dias?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Atualmente, o risco de falso negativo após 30 dias é muito baixo, mas ele pode ocorrer.

  60. Candida

    Dr Pedro, bom dia. Obrigada pelo site que presta serviço tão importante para as pessoas.
    Gostaria de Saber se é possível uma mulher manter relações sexuais desprotegida (oral e vaginal) com um homem HIV soropositivo e não ser contaminada.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Sim, é possível, mas quanto mais relações eles tiverem maior será o risco dela ser contaminada.

  61. Olympier

    Dr, Foram lançados medicamentos para profilaxia do HIV (TRUVADA), se o tratamento for utilizado antes da soroconversão, o vírus pode ser eliminado do organismo?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      O medicamento impede que o paciente se contamine.

  62. sueli

    vejo varios anucios de prostitutas que estao em portugal.oferecem oral natural e dizem nao ter sida entao doutor o oral nao pega aides…

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      O risco para quem recebe o sexo oral é muito baixo.

  63. Miqueiascam3

    DR. o senhor ja chegou a ver casos de cura do hiv?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Só existe um caso relatado no mundo.

  64. Danilage9

    posso ter transado com uma pessoa com o virus, sem me previnir e nao pegar?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Pode, mas o risco é grande.

  65. Duvida

    Dr,qual o melhor exame de hiv passados 100 dias?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Qualquer sorologia serve.

  66. PedroLessa

    Dr. Pedro, o remédio Fluconazol 150mg pode alterar o resultado do exame para hiv?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não.

  67. Daniel

    dr.se eu receber sexo oral de uma pessoa com hiv eu pego?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      O risco é baixo, pois não há vírus na saliva.

  68. Cleyton13dasilva

    fiqui com uma pessoa que tem HIV 4 vezes posso ter pegado???

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Se vocês tiveram relações sexuais, sim.

  69. Ricardo

    Doutor Gostaria de saber se dor no estomago sem diarreia é sintoma da fase aguda do HIV? Obrigado

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não.

  70. Marcos1824

    BOA NOITE ,Dr.Pedro

    Senhor respondeu uma pergunta da ( Carla ) que não entendi direito,

    “O fato é que nem toda relação sexual com alguém HIV positivo transmite o vírus. Quanto mais relações se tem, maior o risco”.poderia me explicar como seria isso? valeu ,Obrigado!!!!

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      É possível ter relações com alguém que tenha HIV e não se infectar. Só que se você voltar a ter relações com esta mesma pessoa mais uma, duas, três vezes… a chance de contrair o vírus torna-se cada vez maior.

  71. anderson

    Doutor sei que pelas regras de comentario, não sera respondidas as pessoas, enfim, mas apenas por curiosidade, o rash cutaneo aparece no corpo todo, ou ele pode aparecer epenas nas mãos ou dedos como uma alergia?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Esse tipo de pergunta vale, pois não está escrita como se fosse um caso pessoal.
      O rash do HIV geralmente é difuso pelo corpo.

  72. anderson

    Doutor fix sexo anal com uma pessoal com camisinha, em dias diferentes, todas as evzes que eu penetrei na pessoa, eu estava com camisinha e nenhuma delas rasgou. Ele tambem efz oral em mim, mas ate onde eu vi ele nao tinha feridas na boca. Minha preocupação maior e porque como li no site as camisinhas não são 100% seguras. Posso ter pego aids por algum poro das camisinhas que usei com a tal pessoa de sorologa desconhecida?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      É pouco provável, para o HIV a camisinha pode não ser 100%, mas não é longe disso.
      DÊ uma lida neste texto sobre camisinha: https://www.mdsaude.com/2010/09/colocar-camisinha.html

  73. abinha

    Bom dia Doutor… Tenho ouvido muitos relados de uma qualidade de vida muito melhor em pacientes que fazem uso a autohemoterapia… O que o senhor pode nos falar sobre esse tema?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Auto-hemoterapia não tem nenhuma comprovação científica e ainda pode trazer efeitos colaterais graves. Nenhuma sociedade médica recomenda esse tipo de tratamento.

  74. felipe

    Dr. Pedro os exames de 4 geração com 30 dias de situação de risco são resultados definitivo ou ainda a risco de cotaminado

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Só não são deficitivos se o parceiro(a) for sabidamente portador do HIV. Nestes casos aconselhamos repetir o exame de 3 a 6 meses para evitar os raros casos de falso negativo.

  75. ivan

    Doutor; fui a uma festa GLS e beijei várias garotas, não mantive relações sexuais com nenhuma, mas notei que uma das garotas que beijei tinha um pequeno piercing na boca. minha boca as vezes tem alguns cortes devido ao aparelho dentário que uso. Após 24 horas da festa tive: dor de cabeça, vômito, febre e dor de garganta. Eu posso ter contraído o vírus HIV ou é só uma paranoia minha?! se sim, existe algum exame de sangue que mostre com urgência a presença do vírus?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Acho que é paranoia.

  76. cam

    DR .porque os medicos falao que um teste de hiv só é definitivo com 6 meses e um ano e outros falao 2 meses !! porque ambos falao em tempo diferentes ?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Porque na medicina não existe receita de bolo. Há casos e casos. Não se pode dar uma única orientação para toda a população como se as situações clínicas fossem sempre iguais. Não somos máquinas produzidas em série.

  77. Fernando

    Boa noite Dr? Qual o tempo médio que o sistema imune começa a ser afetado pedo HIV? Sem medicação.

    Obrigada.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      5 a 10 anos

  78. Andressa

    Bom dia Dr. Pedro!
    Dr. Li no texto que 10% das pessoas tem diarréia logo após o contagio com o HIV.Gostaria de saber quanto tempo aproximadamente dura a diarréia da fase inicial ou seja da fase aguda.
    Muito Obrigada.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      É diarreia de curta duração, semelhante a qualquer outra diarreia viral.

  79. jeferson silva

    Doutor por favor me responte esto desesperado. Peguei uma mulher e desconfio que ela tem a doença. Um ano depois fiz 3 enxames consecutivos nos 3 anos depois da relação que eu tive com a garota. Mais não falei a medica que eu desconfiava.
    A pergunta é enxame de rotina pode saber que tem ou não?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Exame de rotina não serve. Tem que ser um exame específico chamado sorologia

  80. giu_90

    dr uma pessoa que esteja contaminada pelo vírus obrigatoriamente vai sentir os primeiros sinais da doença dentro de 2 a 4 semanas ou mais depois de ter pegado ?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não, pode até nunca sentir.

  81. yuli_56

    dr se uma pessoa tiver uma relação de risco, na fase de infecção aguda pelo hiv ela necessariamente vai sentir febre e ter rash ? caso não tenha febre, o rash pode aparecer mesmo assim ?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      1. Não.
      2. Sim.

  82. hg_12

    dr se os primeiros sintomas da aids na fase aguda aparecerem, isso significa que no decorrer dos 5 a 10 anos a pessoa vai sentir os demais sintomas da doença quando ela avança ?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      A doente avança independente do que houve na fase aguda.

  83. alberto_k

    dr é possível que os sintomas da fase aguda se restrinjam a apenas escorrimento do nariz, uma pequena inflamação da faringe sem dor para deglutir e dor de cabeça(tudo isso sem febre, sem rash, sem dor nas articulações, sem aumento do fígado, náuseas ou candidíase) ?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Pode, mas não é o mais habitual.

  84. Gleyy

    Drº, coceira em partes do corpo, inclusive anal… por mais de 2 meses pode ser sintomas de HIV???

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não costuma ser.

  85. Stuart Paladino

    Um exame de HIV pode dar falso negativo depois de 1 mês da situação de risco?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Qualquer exame pode dar falso negativo. Não existe exame laboratorial 100% confiável.

  86. lennyyy

    Dr.se eu fizer o teste de HIV 6meses após o contato sexual desprotegido ainda tem como dar errado o teste?ou nesse periodo já é mais seguro fazer??

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      O risco de dar errado é desprezível.

  87. Kako1

    Olá, recebi sexo oral de uma garota de programa a três meses atrás. Com 30 dias fiz um teste rápido de HIV no CTA e deu NÃO REAGENTE, com 74 dias fiz um Elisa anti HIV 1 e 2 e também NÃO REAGENTE. Como já tem 90 dias devo fazer outro exame? Com receio de ter contraído uma DST fiz também VDRL, mononucleose, Citomegalovírus, Hepatites B e C, HTLV e até exames para reumatismo e todos forma NEGATIVOS, porém após 20 dias da relação de risco comecei a sentir dores e coceira na sola dos pés e palma das mãos, dores crônicas pelo corpo todo,inclusive nas articulações e nos nervos dos músculos, dor no estomago, pontinhos parecendo picadas de insetos e aparecem e somem no dia seguinte, sensação de dormência na perna esquerda e na face.
    Como já me disseram, esses sintomas são inespecíficos, mas qual especialidade devo procurar para resolver esse problema?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Se você está com medo de ter pego algum doença infectocontagiosa, procure um infectologista.

  88. Gleyy

    Drº. Tive relaçao de risco e com 15 dias apos ler os sintomas da fase aguda me desesperei e começou a apresentar em mim… dos sintomas que tive na fase aguda, tive exceção de Febre, dor de cabeça e de Inguas.
    mas em contrapartida tive, Suores Noturno, Falta de Apetite, Nausea e coçeira no corpo.
    Isso aumenta as chances do Exame dá negativo???

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não muda nada em relação ao exame.

  89. Kako1

    Recebi uma cusparada com sangue de uma garota de programa. Uma pequena quantidade do cuspe entrou em um dos meus olhos. Corro algum risco de ter contraído alguma doença?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Sim, sangue em contato com os olhos pode transmitir doenças. É pouco provável, mas pode.

  90. Gleyy

    Drº, o rash cultaneo do HIV que aparece na fase aguda continua aparecendo na pele num periodo indefinido ou ele some depois da fase aguda (aprox…1 mês) ???

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Some.

  91. Renatoteigui

    Doutor, tudo bem? Duas perguntas, por enquanto, por favor… Estado emocional interfere no resultado do teste feito no prazo correto? O medicamento Hixizine, antialérgico e anti-histamínico, interfere no resultado do exame feito no prazo correto? Obrigado!

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não e não.

  92. Marco

    Doutor se eu beijar uma pessoa que esta com a garganta inflamada posso pegar o virus?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não.

  93. vanisvanis

    Bom dia doutor.
    Gostaria de saber se é possível apresentar rash cutâneo apenas 4 dias após a relação de risco e sem a existência de qualquer outro sintoma (sem febre, sem dor de garganta, sem gânglios inchados, sem cansaço ou dores de cabeça, etc…).
    Obrigado

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Possível é.

  94. midway007

    estou com ingua no pescoço e na virilha, porém não tenho febre e outros sintomas, será que posso ta com aids?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Íngua pode ser centenas de coisas. Só indo ao médico pra saber.

      1. midway007

        valeu dr. mais to meio grilado ainda com essa ingua, vou no medico ano que vem

  95. midway007

    tenho uma duvida, é possivel uma mulher me passar o virus hiv atraz de um sexo oral? Ela fez sexo oral sem camisinha em mim, é possivel?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      É pouco provável, a não ser que ela tenha feridas na boca.

  96. fernando ruivo

    fiz hemograma completo o médico falou que eu não tenho nenhuma infecção, que está tudo normal. posso dizer que não tenho aidshiv ?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não, não é possível descartar o HIV apenas com hemograma.

  97. Karin007

    É possivel apresentar os sintomas da fase aguda do hiv, mesmo depois de alguns anos de uma relaçao de risco? Ou os sintomas da fase aguda so se apresentam entre 2 e 4 semanas após a exposição ao vírus ou ate dez meses?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      A fase aguda não surge depois de anos, não.

  98. Luís fernando Biasoli

    Luis
    1) Doutor, fiz um pequeno corte fazendo a barba, bem superficial, depois cumprimentei uma pessoa, se essa pessoa tiver sangue na mão posso me contaminar pelo HIV.
    2) doutor, todos os sites que li dizem que o hiv em pequena quantidade (uma gota) se inativa em segundos no meio ambiente, isso está na literatura médica. Claro que se for um balde de sangue demorá uns minuto.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Assim não há risco.

  99. karicas

    Olá Drº. Eu, tive um relacionamento, durante 2 anos com uma pessoa que está infectada, com HIV, essa pessoa, já está numa fase muito critica. Eu gostaria de saber se posso estar contaminada também. Eu, já fiz o teste 2 vezes e no teste diz o seguinte.
    ( HIV 1 SORO REACTIVO )
    ( HIV 2 SORO NÃO REACTIVO )
    O que isto quer dizer?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      É possível que você esteja infectada, procure um infectologista e mostre os resultados.

  100. Pedro

    Dr. a pouco tempo tive uma relação de risco e 23 dias após esta relação fiz o teste de carga viral para ver se estava infectado pelo HIV. O resultado do teste foi “nao detectado”. Posso ficar tranquilo ou devo realizar outros testes para ter certeza?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      23 dias não dá para fechar 100% de certeza. O ideal é esperar uns 2 meses e repetir a sorologia.

Qual é a sua dúvida?

Antes de comentar, leia as REGRAS PARA COMENTÁRIOS.

Seu email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. OkSaiba mais