Navegando pela Categoria

Doenças infecciosas

Doenças infecciosas

O que é uma doença infecciosa

As doenças infecciosas são aquelas provocadas por algum microrganismo, como vírus, bactérias, fungos ou parasitos.

A simples presença de um micróbio em nosso corpo não é suficiente para classificá-lo como infecção. Diversos germes vivem harmoniosamente no nosso organismo fazendo parte da flora microbiana natural, como são os casos de bactérias e fungos que vivem na pele, órgãos genitais e trato digestivo, por exemplo.

Para ser infecção, o germe precisa estar causando algum dano à nossa saúde.

O que é uma doença infecto-contagiosa

As doenças infecto-contagiosas são aquelas que podem ser transmitidas de uma pessoa para outra.

As vias mais comuns de transmissão são:

  • Via respiratória (através de gotículas ou secreções na coriza, espirros e tosse).
  • Contato direto com a pele.
  • Via fecal-oral (contato com fezes contaminadas).
  • Via sexual.
  • Via vertical (da mãe para o feto).
  • Contato com sangue (transfusão, compartilhamento de seringas ou acidentes com agulhas).

Infecções transmitidas através de insetos ou animais não são consideradas doenças infecciosas. Para tal, a infecção precisa passar diretamente de uma pessoa para outra, sem a participação de outros vetores.

Lista de doenças infecto-contagiosas

Lista de doenças infecciosas não contagiosas

O que é zoonose

Chamamos de zoonose as infecções transmitidas entre humanos e outros animais. Estima-se que cerca de 6 em cada 10 doenças infecciosas nos humanos sejam transmitidas por animais.

Classicamente, consideramos zoonose apenas as doenças de transmissão entre vertebrados. Entretanto, há autores que também consideram parte desse grupo as infecções transmitidas por artrópodes, tais como carrapatos, pulgas e mosquitos.

As doenças zoonóticas podem ser causadas por vírus, bactérias, parasitas ou fungos. Frequentemente, os animais que transmitem esses germes têm aparência saudável.

As principais formas de transmissão das zoonoses são:

  • Contato direto: contato com a saliva, sangue, urina, muco, fezes ou outros fluidos corporais de um animal infectado. Mordidas e arranhões entram nesse grupo.
  • Contato indireto: contato com áreas onde os animais vivem, incluindo objetos, meios ou superfícies que possam ter sido contaminados.
  • Vetores: picadas de carrapato, mosquito, percevejo ou pulga.
  • Alimentos: ingestão de alimentos contaminados, como leite não pasteurizado, carne ou ovos mal cozidos ou frutas e vegetais crus contaminados com fezes de um animal infectado.

Exemplos de doenças zoonóticas:

  • Chikungunya
  • Criptococose
  • Criptosporidíase.
  • Bactérias: E.coli, Salmonela, Campylobacter, Streptococcus
  • Brucelose
  • Dengue
  • Doença da arranhadura do gato
  • Doença de Chagas
  • Doença de Lyme
  • Escabiose (sarna)
  • Esporotricose
  • Febre amarela
  • Febre Zika
  • Hantavirose.
  • Larva Migrans
  • Leishmaniose
  • Leptospirose
  • Listeriose
  • Peste
  • Psitacose
  • Raiva
  • Teníase/Cisticercose
  • Toxoplasmose
  • Tularemia

Subcategorias:

Sífilis Congênita – Causas, Sintomas e Tratamento

Introdução A sífilis é uma infecção causada pela bactéria Treponema pallidum. Quando não tratada adequadamente, a doença pode se espalhar por diversos tecidos do corpo, provocando graves lesões de órgãos, incluindo o coração e o sistema nervoso central.A sífilis congênita ocorre quando o Treponema pallidum é transmitido da mãe para o feto…

Como prevenir a infecção pelo HIV (PrEP e PEP)

Introdução Quando o vírus da imunodeficiência humana (HIV) foi descoberto na década de 1980, as únicas formas de prevenção da infecção eram a abstinência sexual ou o uso de preservativos à base de látex (camisinhas). Enquanto a abstinência era a única forma 100% eficaz, a camisinha ajudava a reduzir o risco, mas não era totalmente segura,…

Percevejos de Cama – Aparência, Sintomas e Tratamento

O percevejo de cama é um minúsculo inseto parasita, de formato oval e cor acastanhada, que se alimenta exclusivamente de sangue de seres humanos ou de animais domésticos.Por serem muito pequenos, terem hábitos noturnos e se esconderem nos colchões das camas, eles podem passar desperdícios por muito tempo, já que sua picada pode ser facilmente…

Cloridrato de terbinafina – Remédio Para Micoses

Antimicótico muito eficaz contra a micose de unha e outras infecções fúngicas.

O cloridrato de terbinafina é um medicamento com atividade antifúngica, que é atualmente o tratamento mais eficaz contra a micose das unhas (onicomicose).Apesar de ser habitualmente prescrito para pacientes com onicomicose, a terbinafina também é eficaz contra outras formas de micose da pele.Esse antifúngico pode ser encontrado nas…

6 causas de dor para urinar em homens

Nem toda dor para urinar significa infecção urinária, especialmente nos homens.

A dor para urinar, também conhecida como disúria, é um dos sintomas mais comuns nos pacientes que apresentam inflamação/infecção do trato urinário.Consideramos disúria qualquer desconforto que surja na hora da micção, seja ele dor, ardência, sensação de peso, queimação ou pontadas.Nas mulheres, a principal causa de disúria é a infecção…

Esporotricose – Causas, Sintomas e Tratamento

A esporotricose é uma micose pouco conhecida, mas que provoca surtos no Brasil desde a década de 1990.

A esporotricose é uma micose da pele provocada pelos fungos do gênero Sporothrix, sendo o Sporothrix schenckii e o Sporothrix brasiliensis os mais comuns.Na maioria dos casos, a esporotricose atinge apenas a pele, o tecido subcutâneo e a cadeia de linfonodos ao redor da lesão inicial, mas em pacientes com algum grau de imunossupressão, o fungo…

Peste negra – História, Sintomas e Tratamento

A bactéria Yersinia pestis, responsável por pelo menos 3 grandes pandemias, entre elas a famosa peste negra, ainda provoca centenas de infecções todos os anos, principalmente na África.

O que é a peste A peste, também chamada de peste negra ou peste bubônica, é uma grave infecção provocada pela bactéria Yersinia pestis, cuja principal via de transmissão é a picada de pulgas de roedores, principalmente de ratos.A peste é uma doença pouco comum nos dias de hoje, mas que tem grande relevância histórica por ter sido responsável…

Anisaquíase (verme do sushi) – Sintomas e Tratamento

O verme Anisakis costuma ser contraído através da ingestão de peixes crus ou mal cozinhados.

Anisaquíase é o nome de uma parasitose intestinal provocada por vermes da espécie Anisakis, que são habitualmente adquiridos após a ingestão de frutos do mar ou peixes crus.A anisaquíase ainda é uma doença rara, mas que, devido à crescente popularização dos pratos à base de peixes crus ou mal cozidos, tais como sushis, carpaccios de salmão,…

10 sintomas da gripe e suas complicações

Conheça os principais sintomas da gripe, também conhecida como influenza, e aprenda a reconhecer os sinais de complicação.

A gripe é uma infecção aguda do trato respiratório superior provocada pelo vírus influenza, que ocorre em surtos e epidemias em todo o mundo, principalmente durante o inverno.Embora seja temporariamente debilitante, a gripe costuma ser uma infecção auto-limitada nas pessoas saudáveis, curando-se espontaneamente após alguns dias na imensa…

Bula simplificada do albendazol

Informações em linguagem simples sobre o medicamento albendazol, utilizado no tratamento de diversas verminoses.

O que é o medicamento albendazol?O Albendazol é um medicamento anti-helmíntico e antiparasitário que pertence à classe dos benzimidazóis, a mesma dos também antiparasitários tiabendazol, mebendazol e cambendazol.Considerado um dos medicamentos essenciais pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o albendazol é um fármaco com amplo…

12 opções de remédios para vermes

Conheça os principais fármacos utilizados no tratamento das parasitoses intestinais.

O termo verme é uma forma não científica de descrever qualquer animal de corpo alongado e mole, que não possui membros nem esqueleto interno ou externo, como uma minhoca, por exemplo.Verme também é muito usado pela população leiga para descrever os vários tipos de protozoários e helmintos que podem parasitar o nosso trato intestinal, como…

Annita (Nitazoxanida) – Posologia e Efeitos Adversos

Informações sobre o antiparasitário Annita (nitazoxanida) em linguagem simples e acessível à toda população.

O que é nitazoxanidaA nitazoxanida, mais conhecida pelo nome comercial Annita, é um remédio contra parasitas intestinais que tem ganhado bastante popularidade nos últimos anos.Apesar de indicado inicialmente para o tratamento das infecções por protozoários, como a criptosporidíase e a giardíase, a nitazoxanida tem sido cada vez mais…

Cólera – Sintomas, Causas e Tratamento

A cólera é uma infecção adquirida através do consumo de água contaminada, que pode provocar quadros graves de diarreia.

Introdução A cólera é um quadro de diarreia aguda provocada por determinadas cepas da bactéria Vibrio cholerae produtoras de enterotoxinas virulentas.  Essas toxinas são capazes de alterar o funcionamento dos intestinos, provocando grande perda de água e de eletróticos, tais como bicarbonato, sódio, cloro e potássio.A cólera costuma ser…

Clotrimazol – Creme para Candidíase e Micoses

Informações simples e concisas sobre o Clotrimazol, medicamento habitualmente usado para tratar micoses.

O que é clotrimazolO clotrimazol, cujo nome comercial mais famoso é Canesten ou Gino Canesten, é um medicamento habitualmente utilizado para o tratamento da candidíase vaginal ou das micoses de pele (infecção da pele por fungos).O clotrimazol pode ser encontrado sob a formas de creme vaginal, creme dermatológico (creme para aplicação…

Virose – Sintomas, Causas e Tratamento

Será que é mesmo só uma virose?

Virose é um termo pouco específico, que significa doença viral ou infecção provocada por um vírus. Se formos interpretar a expressão virose ao pé da letra, estaremos diante de um gigantesco grupo de doenças que engloba centenas de infecções virais diferentes, desde as mais simples, como resfriados e verrugas de pele, até as mais graves, como AIDS,…

Faringite estreptocócica – Como diagnosticar e tratar

A faringite estreptocócica é a forma mais comum de faringite ou amigdalite bacteriana. Entre as suas complicações estão a febre reumática, a escarlatina e a glomerulonefrite pós-estreptocócica.

O que é faringite estreptocócica A dor de garganta é um sintoma muito incômodo, que costuma ocorrer tanto em adultos quanto em crianças. Em geral, a dor de garganta é provocada por uma inflamação das amígdalas ou da faringe, quadros que chamamos de amigdalite e faringite, respectivamente. Quando ambos estão inflamados, situação muito comum,…

Mordida de cachorro – Cuidados e tratamento

Saiba quais são os riscos e os cuidados necessários após uma mordida de cão.

O cão pode até ser o melhor amigo do homem, mas isso não impede que milhões de pessoas sejam mordidas por estes animais todos os anos. Não existem dados confiáveis no Brasil, mas nos EUA a estimativa é de cerca de 4.5 milhões de pessoas mordidas por cachorros, com variados graus de gravidade, todos os anos. As crianças, principalmente aquelas entre…

Por que lavar as mãos é importante para evitar doenças?

As mãos são uma das principais vias de transmissão de doenças, que vão desde gripes e resfriados até parasitoses intestinais.

Lavar as mãos é uma das medidas mais importantes para impedir a propagação de doenças. A higienização adequada das mãos pode impedir que você fique doente e também é capaz de interromper a transmissão de infecções virais, bacterianas e parasitárias para outras pessoas.Grande parte das infecções comuns, tais como resfriados, gripes, intoxicação…

Febre maculosa – Doença do carrapato estrela

Os seres humanos se contaminam quando são picados por um carrapato contaminado.

O que é a febre maculosa? A febre maculosa é uma doença que surge quando uma pessoa é picada por um carrapato contaminado pela bactéria Rickettsia rickettsii.Essa infecção ocorre em todo o continente americano, desde o Canadá até a Argentina. No Brasil, a maioria dos casos se na concentra na Região Sudeste, havendo também casos isolados em…

Sintomas da pneumonia em adultos, crianças e idosos

Conheça os principais sinais e sintomas da pneumonia em cada faixa etária.

Pneumonia é o termo utilizado pra descrever a ocorrência de infecção em um ou ambos os pulmões. Existem mais de 100 tipos de micróbios que podem provocar um quadro de pneumonia, incluindo bactérias, vírus, fungos e parasitos. A maioria dos casos, porém, é causada por apenas 4 ou 5 tipos de bactérias ou vírus.Não existe um quadro de sinais e…

Síndrome mão-pé-boca – Causas, Sintomas e Tratamento

A síndrome mão-pé-boca é uma das infecções virais mais comuns durante a infância, sendo benigna e de curta duração na maioria dos casos.

O que é a síndrome mão-pé-boca A síndrome mão-pé-boca (SMPB), também chamada de doença mão-pé-boca, é uma infecção viral contagiosa muito comum em crianças, que é caracterizada por pequenas feridas na cavidade oral e erupções nas mãos e nos pés.A síndrome mão-pé-boca é provocada habitualmente, mas não somente, pelo Coxsackievirus A16. Casos da…

Roséola (Exantema Súbito) – Causas, Sintomas e Tratamento

O sinal mais característico da roséola é o surgimento súbito de manchas vermelhas na pele logo após o desaparecimento da febre.

O que é roséola infantil A roséola infantil, também chamada de exantema súbito ou sexta doença, é uma virose extremamente comum durante a infância, que manifesta-se através de erupções cutâneas (manchas vermelhas na pele)  que surgem após alguns dias de febre alta.A roséola é uma uma virose benigna, de curta duração e com baixíssima taxa de…

12 Causas de Manchas Vermelhas na Pele com febre

Diversas são as doenças que podem cursar com febre e erupções na pele. Conheça as causas mais comuns.

O que é um exantema febril?Manchas avermelhadas na pele costumam ser chamadas de rash cutâneo, exantema ou erupções cutâneas. Quando o surgimento dessas manchas vem acompanhado de febre, dizemos que o paciente tem um rash febril ou um exantema febril.Episódios de rash febril podem surgir em qualquer idade, mas são bem mais comuns durante a…

Febre Zika – Causas, Sintomas, Microcefalia e Tratamento

A febre Zika é mais uma doença de origem viral transmitida pelo mosquitos Aedes aegypti.

O Zika vírus (ZIKAV ou ZIKV) é um vírus da família Flaviviridae, o mesmo da dengue e da febre amarela. Ele é responsável por uma doença chamada febre Zika, que apresenta sinais e sintomas similares aos da dengue, porém mais brandos. E as semelhanças não acabam por aqui, a febre Zika também é uma infecção típica de países de clima tropical,…

Eritema infeccioso – Transmissão, Sintomas e Tratamento

A forma de transmissão mais comum do parvovírus B19 é através do contato com secreções das vias aéreas, mesmo nos pacientes com doença assintomática.

O eritema infeccioso é uma infecção contagiosa de origem viral, que é capaz de provocar febre e erupções pelo corpo. Esta virose acomete preferencialmente as crianças em idade escolar, mas pode também atingir a população adulta.O eritema infeccioso é provocada por um vírus chamado Parvovírus B19, motivo pelo qual ele também pode ser chamado de…

O que é HPV? → Sintomas, Transmissão e Tratamento

A infecção pelo vírus HPV é a doença de transmissão sexual mais comum em todo mundo.

O que é o HPV O papilomavírus humano, mais conhecido pela sigla HPV, é um vírus que pode ser transmitido pela via sexual ou pelo contato direto com a pele.O HPV infecta exclusivamente os seres humanos e ataca as células do epitélio da pele e da mucosa. A ação do vírus sobre as células da pele favorece a formação de tumores, a maioria deles…

Quais são os riscos do citomegalovírus na gravidez – IgG e IgM

Ter uma sorologia com IgM positivo na gravidez é um importante fator de risco para malformações do bebê.

O que é citomegalovírus O citomegalovírus, conhecido também pela sigla CMV, é um vírus da família do Herpes, extremamente comum, capaz de provocar uma infecção chamada citomegalovirose. Em algumas populações, princialmente nos países em desenvolvimento, o número de adultos que já tiveram contato com esse vírus aproxima-se de 100%. Mesmo em países…

Vacina da gripe – Benefícios e Efeitos Colaterais

Qualquer pessoa com mais de 6 meses de idade pode receber a vacina contra a gripe.

A gripe é uma infecção das vias respiratórias provocada por um vírus chamado Influenza, que provoca surtos praticamente todos os anos na época do inverno. Quanto mais frio é o inverno, mais comum costumam ser os surtos de gripe.A gripe é uma doença benigna na imensa maioria dos casos, possuindo uma taxa de mortalidade abaixo de 1%. Porém, por…

Sintomas da dengue clássica e da dengue hemorrágica

A dengue é a doença de origem viral transmitida por mosquitos mais comum em todo o mundo. No Brasil, são registrados todos os anos, em média, mais de 1 milhão de casos.

A dengue é uma doença que não possui uma taxa de mortalidade muito elevada, com aproximadamente 40 óbitos para cada 100.000 casos registrados (0,04%).Os óbitos pela doença ocorrem quase que exclusivamente nos casos mais graves, também chamados de dengue hemorrágica, forma que cursa com complicações, tais como choque circulatório, hemorragia…

Febre Chikungunya – Sintomas, Transmissão e Tratamento

O paciente com febre Chikungunya pode ter dor em mais de 10 grupos articulares ao mesmo tempo, deixando-o incapacitado.

A febre chikungunya, chamada em português de febre chicungunha*,  é uma doença provocada por um vírus, que apresenta sintomas semelhantes aos da dengue, tais como febre alta, dores pelo corpo, dor de cabeça, cansaço e manchas avermelhadas pelo corpo. Felizmente, a febre chicungunha não provoca complicações hemorrágicas, sendo, portanto, uma…

Pitiríase versicolor – Causas, sintomas e tratamento

O pano branco é uma lesão de pele esbranquiçada provocada por fungos.

A pitiríase versicolor é uma micose de pele muito comum provocada pelo fungo do gênero Malassezia. A pitiríase versicolor também é conhecida pelos nomes pano baco, micose de praia ou tínea versicolor.O pano branco não é uma doença contagiosa, portanto não há transmissão do fungo de uma pessoa para outra. Esta micose também não tem relação com…

Legionelose – Sintomas, Transmissão e Tratamento

A Legionella pneumophila, bactéria causadora da legionelose, vive em ambientes aquáticos, incluindo lagos, córregos e chafarizes.

A legionelose, também conhecida como doença dos legionários, é uma infecção potencialmente grave, provocada por uma bactéria chamada Legionella pneumophila. A legionelose é uma infecção não contagiosa, que costuma ser adquirida através da inalação de partículas água contaminadas com a bactéria Legionella e pode provocar uma pneumonia atípica.…

Existe cura para o vírus HPV?

A infecção pelo vírus HPV tem cura, mas provavelmente não é da forma que você imagina.

Introdução A infecção pelo papilomavírus humano, mais conhecido pela sigla HPV, é a doença sexualmente transmissível mais comum no mundo.A forma de apresentação clínica do HPV depende do estado imunológico do paciente e do subtipo do HPV pelo qual o mesmo foi infectado. Algumas pessoas com HPV podem não desenvolver sinal ou sintoma algum;…

Como curar sífilis?

Entenda como é feito o tratamento da sífilis nas fases primária, secundária e terciária.

A sífilis é uma doença sexualmente transmissível causada por uma bactéria chamada Treponema pallidum. O seu principal sintoma é uma úlcera indolor, semelhante a uma afta, na região genital.Se não for tratada, a bactéria pode espalhar-se pelo organismo e, após anos de infecção, levar a complicações graves, como a neurosífilis (sífilis do…

Pneumonia é contagiosa?

Como se pega pneumonia?

Vamos começar respondendo logo a pergunta do título: pneumonia é contagiosa?Na verdade, não existe uma resposta simples. Em geral, não, a pneumonia não é uma doença contagiosa. Porém, existem exceções. Há alguns tipos especiais de pneumonia que podem ser transmitidas de uma pessoa para outra, como as pneumonias de origem viral e algumas formas…

Diagnóstico da Rubéola na Gravidez – IgG e IgM

Entenda o que significam os resultados IgG e IgM da sorologia para rubéola nas grávidas.

Introdução A rubéola é uma infecção de origem viral que costuma provocar quadros brandos, com poucos ou nenhum sintoma na maior parte dos pacientes. Ela é uma doença benigna na imensa maioria dos casos, sendo menos perigosa do que a gripe, por exemplo.A rubéola, porém, possui uma particularidade que a torna uma importante preocupação de saúde…

Ebola vírus – Transmissão, sintomas e tratamento

O Ebola é uma infecção viral que costuma ficar restrita a regiões remotas do continente africano.

A febre hemorrágica do Ebola, mais conhecido por Ebola, é uma grave doença de origem viral descoberta na década de 1970 na África central. A taxa de mortalidade do Ebola chega a ser de 90%, dependendo da virulência da cepa, do sistema imunológico do paciente e das condições de saúde dos locais afetados por surtos.O Ebola é uma infecção…

Colite pseudomembranosa – Diarreia por Clostridium difficile

Você já ouviu falar de uma infecção intestinal que pode ser tratada com transplante de fezes?

O sistema digestivo humano abriga mais de 1000 espécies de microrganismos. A nossa flora gastrointestinal natural é inofensiva e, muitas vezes, benéfica em condições normais, pois auxilia na digestão de alimentos e dificulta a proliferação de bactérias virulentas vindas do exterior.Entretanto, quando o equilíbrio entre esses milhares de…

Teníase e cisticercose – Ciclo, Sintomas e Tratamento

A tênia é parasito intestinal que afeta milhões de pessoas em todo o mundo e pode alcançar até 7 metros de comprimento dentro dos nossos intestinos.

A teníase, conhecida popularmente como solitária, é uma verminose provocada pelos parasitos Taenia solium ou Taenia saginata, que são vermes platelmintos da classe cestoda.A cisticercose também é uma doença provocada por esses parasitos, porém, ao contrário da teníase, que é causada pelos vermes adultos da Taenia solium ou Taenia saginata, a…

Gripe Comum – Sintomas, Tratamento e Vacina

A gripe é uma doença respiratória aguda causada pelo vírus influenza e que ocorre em surtos e epidemias em todo o mundo, principalmente durante o inverno.

O que é a gripe Conforme exposto na introdução deste artigo, a gripe é uma doença contagiosa de origem viral, provocada pelos vírus Influenza A, Influenza B e Influenza C. Seus sintomas mais comuns incluem febre, tosse e dores pelo corpo.A gripe é uma doença altamente contagiosa que provoca anualmente milhões de infecções por todo o mundo. De…

Quais são as doenças causadas por vírus?

Existem cerca de 21 famílias de vírus capazes de provocar doenças nos seres humanos.

Introdução Os vírus são agentes infecciosos microscópicos, sendo até 10.000 vezes menores que a maioria das bactérias. São a estrutura biológica mais comum em nosso planeta, sendo mais numerosos que animais, plantas, fungos, parasitos e bactérias juntos.Nem todos os vírus que existem são capazes de penetrar o organismo humano. Da mesma forma,…

Diferenças entre pneumonia e tuberculose

Tuberculose e pneumonia são duas formas distintas de infecção do pulmão que compartilham alguns sinais e sintomas em comum, motivo pelo qual podem ser confundidos.

Na maioria dos casos, não é difícil fazer a distinção entre a pneumonia e a tuberculose pulmonar. Entretanto, em pacientes idosos, diabéticos, insuficientes renais crônicos, doentes do fígado ou portadores do vírus HIV, o quadro clínico e radiológico, tanto da pneumonia quanto da tuberculose, podem ser atípicos, dificultando o estabelecimento de um…

Vacina contra HPV – Eficácia, Efeitos e Indicações

A vacina contra o HPV é uma forma segura e eficaz de prevenção dos casos de câncer do colo uterino.

Introdução O Papilomavírus humano, mais conhecido pela sigla HPV, é um vírus transmitido pela via sexual capaz de provocar verrugas genitais e os cânceres do colo do útero,  ânus, pênis e orofaringe.A cada ano, cerca de 270 mil mulheres em todo mundo morrem por conta de tumores no colo útero provocados pelo HPV. No Brasil, estima-se que,…

Ancilostomose – Formas de transmissão, sintomas e tratamento

Os sintomas típicos da ancilostomose são náuseas, vômitos, diarreia, cansaço, aumento do gases e dor abdominal.

A ancilostomose, também chamada de ancilostomíase, necatoríase, amarelão ou doença do Jeca Tatu, é uma parasitose intestinal muito comum, provocada por dois nematódeos: Ancylostoma duodenale ou Necator americanus.Apesar de ser pouco conhecida pelo público em geral, essa verminose é bastante comum, sendo responsável por mais de meio bilhão de…

Infecção aguda pelo HIV – Síndrome Retroviral Aguda

Cerca de 90% dos pacientes irão apresentar algum tipo de sintoma 2 a 4 semanas após terem sido contaminados com o vírus HIV.

Introdução A infecção aguda pelo vírus HIV, também chamada de síndrome retroviral aguda, é um quadro semelhante à gripe, que surge 2 a 4 semanas após o paciente ter sido contaminado com o HIV.Nem todos os pacientes recém-infectados pelo HIV apresentam uma fase aguda, e muitos dos que apresentam o fazem de forma  não específica, com sintomas…

Tricuríase – Verminose causada pelo Trichuris trichiura

Um indivíduo se contamina com o Trichuris trichiura quando ingere acidentalmente ovos do parasito contidos em alimentos, água ou no solo.

A tricuríase é uma verminose causada pelo parasito Trichuris trichiura, um nematódeo de aproximadamente 4 cm de comprimento, que habita o intestino grosso dos indivíduos infectados.A infecção pelo T. trichiura costuma ser assintomática na maioria dos indivíduos, mas ela pode provocar diarreia crônica nos pacientes contaminados com uma carga de…

Ascaridíase – doença parasitária pelo Ascaris lumbricoides

O parasito Ascaris lumbricoides pode provocar quadros de diarreia, cólicas e perda de peso.

A ascaridíase é uma parasitose intestinal causada pelo helminto Ascaris lumbricoides, um verme que pode chegar a medir até 40 cm de comprimento.Estimativas sugerem que, em todo o mundo, mais de 1 bilhão de pessoas estejam contaminadas pelo Ascaris lumbricoides, mas boa parte delas desconhece tal fato, pois não apresentam sintomas relevantes.…

Sintomas da meningite bacteriana e viral

As meningites de origem viral e bacteriana apresentam quadros clínicos e prognósticos bem distintos.

A meningite é um grave quadro que ocorre quando a meninge (membrana que recobre o cérebro a medula espinhal) e o líquido cefalorraquidiano (liquor) encontram-se inflamados. Esta inflamação ocorre, na maioria dos casos, por uma infecção, sendo bactérias ou vírus os agentes mais comuns.Neste artigo vamos abordar os sinais e sintomas da meningite,…

Candidíase no Homem – Causas, Sintomas e Tratamento

A infecção pelo fungo Candida albicans não é uma exclusividade das mulheres. Homens também podem ter candidíase na região genital.

O que é candidíase A Candida é um gênero de fungos que pode ser naturalmente encontrado na pele, boca, órgãos genitais ou trato gastrointestinal em até 80% da população. A espécie mais comum de Candida é a Candida albicans.Em situações normais, a simples presença da Candida no nosso organismo não representa nenhum perigo. O nosso sistema…

Sapinho na boca – Como tratar a candidíase oral

A candidíase oral é um problema que pode surgir em qualquer pessoa, mas é mais comum em bebês, idosos e pessoas imunossuprimidas.

O que é o sapinho A candidíase oral, chamada também de monilíase oral ou sapinho, é uma infecção da orofaringe provocada pelo fungo Candida albicans.O sapinho na boca é uma forma branda de candidíase, que acomete, principalmente, a mucosa da língua e a parte interna da bochecha. Para se ter candidíase oral não é necessário existir uma…

Amebíase – Infecção provocada pela ameba Entamoeba histolytica

A amebíase é uma forma de parasitose muito comum, que costuma ser assintomática na maioria dos pacientes.

Amebíase é o nome da doença causada pela ameba Entamoeba histolytica, um protozoário que pode causar graves sintomas gastrointestinais, como diarreia sanguinolenta e abscesso no fígado. A amebíase é uma infecção que ocorre no mundo inteiro, mas é mais comum em regiões pobres e com saneamento básico precário.Neste artigo vamos abordar os…

Como tratar os furúnculos

O furúnculo é um abscesso provocado por bactérias que conseguem penetrar no tecido subcutêneo.

O furúnculo, chamado popularmente de furunco, é um abscesso (coleção de pus) que se forma sob a pele quando uma bactéria infecta um folículo piloso, estrutura de onde crescem os pelos.Ao contrário da foliculite, que é uma infecção localizada e restrita ao folículo piloso, o furúnculo surge porque a infecção se alastra pelo tecido subcutâneo ao…

Estrongiloidíase – Infecção pelo Strongyloides stercoralis

A estrongiloidíase é uma verminose que pode provocar quadros de dor abdominal e costuma ser grave em pacientes imunodeprimidos.

A estrongiloidíase é uma verminose causada pelo nematoide (helminto) Strongyloides stercoralis, muito comum nas regiões tropicais e subtropicais, incluindo o Brasil.O Strongyloides stercoralis costuma habitar o intestino delgado dos indivíduos infectados e, na maioria dos pacientes com sistema imunológico sadio, não provoca sintomas relevantes.…

Pediculose pubiana (chato) – Infecção pelo piolho-da-púbis

Piolho não dá só na cabeça. A pediculose pubiana é uma infecção dos pelos pubianos provocada por um tipo de piolho chamado Pthirus pubis.

Pontos-chave do artigo → O que é: a pediculose pubiana, conhecida popularmente como chato, é uma doença contagiosa causada pelo inseto parasita Phthirus pubis, chamado também de piolho-da-púbis. A pediculose pubiana é uma infecção semelhante à que ocorre no couro cabeludo quando infestado por piolhos.→ Transmissão: a transmissão do Phthirus…

Sarampo – Sintomas, Transmissão e Vacina

O sarampo é provavelmente a infecção com mais capacidade de contágio entre os seres humanos.

Introdução O sarampo é uma doença infecciosa de origem viral capaz de provocar diversos sintomas, tais como manchas avermelhadas pelo corpo, febre, tosse, faringite, conjuntivite, etc.O sarampo é potencialmente fatal e extremamente contagioso. A taxa de transmissão para pessoas não vacinadas chega a ser de até 90%. Não ser vacinado e ter…

Oxiuríase (enterobíase) – Infecção pelo Enterobius vermicularis

O Enterobius vermicularis é um verme de cerca de 1 cm de comprimento que provoca uma parasitose cuja principal característica é a coceira anal.

O oxiúro (alguns chamam de oxiúrus), conhecido cientificamente como Enterobius vermicularis ou Oxiurus vermicularis, é um verme que provoca uma verminose intestinal denominada enterobíase, oxiuríase ou oxiurose. Na linguagem popular, o oxiúrus é conhecido como tuxina.A oxiuríase é uma parasitose cujo principal sintoma é a uma coceira anal,…

Larva migrans cutânea – Transmissão, Sintomas e Tratamento

O bicho geográfico é um parasito que invade a nossa pele quando entramos em contato com solo contaminado por larvas.

A larva migrans cutânea, conhecida popularmente por bicho geográfico, é uma infecção causada pelas larvas de parasitas que vivem nos intestinos de cães e gatos, como os helmintos Ancylostoma braziliense ou Ancylostoma caninum.Neste texto vamos explicar o que é a larva migrans cutânea, como é feita a sua transmissão, quais são os seus sintomas e…

Virose gastrointestinal – Vômitos e Diarreia

As viroses gastrointestinais podem provocar desde uma doença leve, com febre baixa e pouca diarreia, até um quadro bem grave com dezenas de episódios diários de vômitos e fezes líquidas.

A gastroenterite viral é uma das doenças mais comuns da humanidade, perdendo em incidência apenas para as infecções respiratórias. As viroses gastrointestinais pode ser provocada por vários vírus diferentes e acomete pessoas de todas idades, sexo, etnia e condição econômica. Seus principais sintomas são diarreia aquosa, cólicas e vômitos.…

Sarna humana (escabiose) – ácaro Sarcoptes scabiei

O ácaro Sarcoptes scabiei consegue sobreviver no ambiente por 24 a 48 horas, o que torna possível a transmissão através de roupas, lençóis ou toalhas.

A escabiose, conhecida popularmente por sarna humana ou pereba, é uma doença de pele causada por um ácaro chamado Sarcoptes scabiei. A sarna é uma infecção contagiosa, que pode se espalhar rapidamente através de contato físico próximo, como ocorre entre pessoas quem moram na mesma casa ou crianças em creches.Neste texto vamos abordar os…

Botulismo – Infecção pelo Clostridium botulinum

O botulismo é uma doença potencialmente fatal que pode ser adquirida através de alimentos contaminados.

O botulismo é uma doença pouco comum, potencialmente fatal, resultante da ação de uma neurotoxina (toxina que ataca os neurônios) elaborada pela bactéria Clostridium botulinum.A neurotoxina botulínica é um dos venenos mais letais que conhecemos.Neste artigo, vamos abordar os seguintes pontos:O que é o botulismo. Qual é a bactéria…

Micose na Virilha – Sintomas, Causas e Tratamento

Calor, uso de roupas apertadas, suor, roupas úmidas e má higiene pessoal são alguns dos fatores de risco para a micose da virilha.

O que é tinea cruris? A tinea cruris, mais conhecida como micose da virilha, é uma infeção por fungo extremamente comum. Essa micose pertence a um grupo de infecções fúngicas da pele chamado tinea ou dermatofitoses, que são provocadas pelos fungos dos gêneros Trichophyton, Microsporum ou Epidermophyton.As dermatofitoses podem acometer diversas…

Frieira (pé de atleta) – Micose nos pés

O pé de atleta é uma infecção que se pega ao andar descalço em locais úmidos contaminados pelo fungo Trichophyton.

→ O que é a frieira: a frieira é uma infecção provocada pelos fungosTrichophyton mentagrophytes ou Trichophyton rubrum, que ataca preferencialmente a sola dos pés e os espaços entre os dedos. Conhecida também como tinea pedis ou pé de atleta, a frieira é a micose de pele mais comum no mundo.→ Como se pega: o pé de atleta é uma infecção que se…

Otite média – Infecção do ouvido médio

A otite média aguda é a inflamação e acúmulo de líquido no ouvido médio, habitualmente causados por infecções virais.

As infecções do ouvido recebem o nome de otite. A otite média é a infecção do ouvido médio, espaço cheio de ar atrás do tímpano, que contém os pequenos ossos vibratórios do sistema auditivo. As otites médias são habitualmente causadas por bactérias ou vírus, atacando preferencialmente as crianças.Neste artigo vamos abordar os seguintes pontos:…

Onicomicose – Como acabar com a micose de unha

Os fungos que provocam a micose de unha são habitualmente adquiridos no ambiente, principalmente em áreas úmidas e quentes.

Onicomicose ou tinea unguium, conhecida popularmente como micose de unha, é o nome dado à infecção da unha causada por fungos.A onicomicose é uma infecção comum que acomete cerca de 10% da população adulta e 20% dos idosos. Seus sintomas costumam ser mais de origem estética do que clínica, sendo o escurecimento e o espessamento da unha os…

Doença de Chagas – Infecção pelo protozoário Trypanosoma cruzi

A doença de Chagas é transmitida pela picada do barbeiro, um tipo de percevejo que se alimenta de sangue.

A doença de Chagas é uma infecção provocada pelo protozoário Trypanosoma cruzi, adquirida por meio do contato com as fezes do inseto barbeiro. A doença de Chagas é também conhecida pelos nomes: mal de Chagas, chaguismo ou tripanossomíase americana.Neste texto vamos abordar os seguintes pontos sobre a doença de Chagas:Formas de…

Clamídia – DST pela bactéria Chlamydia trachomatis

Conheça os sintomas e o tratamento da clamídia, a DST mais comum em todo o mundo e a principal causa de doença inflamatória pélvica.

A clamídia é a doença sexualmente transmissível mais comum no mundo. A maioria dos pacientes infectados por essa bactéria não costuma desenvolver sintomas, mas quando isso ocorre, o quadro clínico é muito parecido com o da gonorreia, sendo impossível distingui-las apenas pelos sintomas.Como a clamídia é uma infecção transmitida através de…

10 sinais e sintomas da tuberculose

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa causada por uma bactéria conhecida como bacilo de Koch (BK). Apenas 10% dos indivíduos expostos ao bacilo de Koch desenvolverão sintomas de tuberculose. Nos 90% restantes, a bactéria é controlada pelo sistema imunológico, ficando inativada, incapaz de ser transmitida ou de provocar qualquer sinal de…

Principais doenças sexualmente transmissíveis (DST)

Muitos não sabem, mas a maioria das DST podem ser transmitidas por outras vias que não a sexual.

Introdução As doenças sexualmente transmissíveis (DST), também chamadas de doenças venéreas, são um importante problema de saúde pública em todos os países. Existem diversos tipos diferentes de DST, algumas mais graves, outras mais brandas.Algumas doenças sexualmente transmissíveis podem levar à morte, seja por comprometimento do sistema…

Como Reconhecer o Mosquito da Dengue – Aedes aegypti

Conheça as características do Aedes aegypti e do Aedes albopictus, conhecidos como mosquitos da dengue.

A dengue, febre Zika, a febre amarela e a febre de chikungunya são doenças infecciosas, de origem viral, transmitidas através da picada de mosquitos contaminados. Duas espécies de mosquito são responsáveis pela propagação dessas viroses: Aedes aegypti e Aedes albopictus.Estes dois mosquitos podem receber a alcunha de "mosquito da dengue",…

HERPES LABIAL – Fotos, transmissão e tratamento

O herpes labial é uma doença de origem viral que se manifesta através de surtos e provoca feridas nos lábios.

O que é herpes labial Herpes labial é uma doença contagiosa causada pelo vírus herpes simplex tipo 1 (HSV-1). O paciente contaminado pelo vírus herpes simplex tipo 1 costuma apresentar feridas dolorosas nos lábios, mas a infecção também pode acometer a gengiva, faringe, língua, céu da boca, interior das bochechas e, às vezes, até a face e o…

Herpes Genital – Contágio, Sintomas e Tratamento

O herpes genital é uma doença sexualmente transmissível que provoca pequenas bolhas dolorosas na região genital.

O que é herpes genital O herpes genital é uma doença sexualmente transmissível (DST) causada pelo vírus herpes simplex, que se caracteriza pelo surgimento de pequenas bolhas e úlceras dolorosas na região genital.Apesar de serem semelhantes, o vírus da herpes que provoca lesão labial é diferente do vírus que provoca lesão genital. Por isso eles…

Como funcionam as vacinas

O objetivo das imunizações é estimular o organismo a produzir anticorpos contra determinados germes, principalmente bactérias e vírus.

As vacinas agem estimulando o sistema imunológico a produzir anticorpos, que podem combater doenças infecciosas, tornando o indivíduo imune às mesmas.Neste texto vamos abordar as seguintes questões:Como funcionam as imunizações e vacinas. Quais são os tipos de vacinas. O que são vacinas com germes atenuados, germes vivos ou com…

Doenças mais comuns transmitidas pela água

A água contaminada por germes é uma das principais causas de doenças em todo o mundo.

Introdução A maioria das doenças transmitidas pela água são causadas por micro-organismos presentes em reservatórios de água doce, habitualmente após contaminação dos mesmos por fezes humanas ou de animais. A transmissão do agente infeccioso através da água pode ocorrer pelo contato com a pele durante o banho, pela ingestão ou pela aspiração de…

Sintomas da toxoplasmose – Infecção pelo Toxoplasma gondii

A manifestação clínica mais comum da toxoplasmose é o surgimento de linfonodos indolores na região do pescoço.

A toxoplasmose é uma infecção causada por um parasita, o protozoário Toxoplasma gondii.Pessoas com o sistema imune intacto geralmente não desenvolvem sintomas de toxoplasmose. No entanto, o parasita pode persistir durante toda a vida no seu hospedeiro, havendo um risco de reativação da infecção em um momento posterior se o indivíduo tornar-se…

Febre amarela – Vacina, Surtos e Sintomas

A febre amarela é uma virose transmitida pela picada de mosquitos contaminados.

A febre amarela é uma doença infecciosa de origem viral, transmitida através da picada de mosquito do gênero Haemagogus. É uma doença que atualmente só acomete países da África central e do norte da América do Sul, incluindo o Brasil, onde costuma ficar restrita a áreas silvestres. Febre amarela silvestre x febre amarela urbana A febre amarela é…

Otite externa (ouvido de nadador) – infecção do canal auditivo

Os sintomas mais comuns da otite externa são dor, coceira, sensação de entupimento e corrimento de líquido do ouvido.

Otite externa é nome que damos à inflamação da porção externa do ouvido, chamada também de orelha externa. Neste texto vamos explicar a anatomia da orelha externa, os sintomas da otite e o seu tratamento.Falamos sobre otite média em um texto à parte, que pode ser acessado neste link: OTITE MÉDIA AGUDAAnatomia do ouvido externoPara…

Esquistossomose – Sintomas, ciclo de vida e tratamento

A esquistossomose, também conhecida como barriga d'água ou doença do caramujo, é uma infecção causada por parasitas do gênero Schistosoma. Existem seis espécies de Schistosoma, a saber: S. mansoni, S. hematobium, S. intercalatum, S. japonicum, S. malayensis e S. mekongi. Neste texto vamos nos ater apenas ao Schistosoma mansoni (S. mansoni), já que…

Diarreia pela bactéria Escherichia coli (E.coli)

A Escherichia coli, também chamada de E.coli, é uma bactéria que vive habitualmente dentro dos intestinos dos mamíferos. Todos nós eliminamos diariamente nas fezes trilhões de bactérias do tipo Escherichia coli. Quem nunca ouviu falar na pesquisa de coliformes fecais para avaliar a qualidade da água e dos alimentos? Quando procuramos por coliformes…

Impetigo – Infecção de pele nas crianças

O impetigo é infecção da pele provocada pelas bactérias estreptococos e estafilococos

O impetigo é uma infecção bacteriana da pele que acomete preferencialmente as crianças entre 2 e 5 anos, apesar de também poder surgir em adultos. O impetigo é uma doença contagiosa que surge com mais frequência nos meses quentes de verão.Neste texto vamos explicar a transmissão, os sintomas e o tratamento do impetigo. O que causa o impetigo?…

Quais são as doenças causadas por bactérias?

Conheça as principais bactérias que podem provocar doenças nos seres humanos.

Bactérias são organismos microscópicos formados por uma única célula (unicelulares). Existem bactérias por todo o planeta, seja na água, no solo ou em habitats altamente hostis, como lixo radioativo, em áreas profundas da crosta terrestre ou no pH altamente ácido do nosso estômago. A maioria das bactérias não causa doenças, porém, um pequeno número…

Herpes Zoster (Cobreiro) – Sintomas e Tratamento

O herpes zoster é um infecção provocada pelo mesmo vírus da catapora (varicela).

O herpes zoster, conhecido popularmente pelos nome cobreiro ou zona, é uma doença infecciosa provocada pelo vírus Varicella-Zoster, o mesmo que provoca a catapora (varicela).Este texto abordará apenas o herpes zoster. Se você está à procura de informações sobre catapora (varicela), acesse o seguinte link: CATAPORA (VARICELA) | Sintomas e…

Coqueluche – Infecção pela bactéria Bordetella pertussis.

A coqueluche é uma doença altamente contagiosa, transmitida através de aerossóis e gotículas lançadas ao ambiente pela tosse.

A coqueluche, também conhecida como pertússis ou tosse convulsa, é uma infecção altamente contagiosa do trato respiratório causada pela bactéria Bordetella pertussis. A coqueluche, uma doença atualmente prevenível por vacina, cursa com violentas crises de tosse dolorosa. Neste texto vamos abordar a transmissão, sintomas, tratamento e prevenção…

Cancro mole – DST causada pela bactéria Haemophilus ducreyi

O cancroide é uma doença sexualmente transmissível caracterizada por múltiplas úlceras genitais bastante dolorosas.

O cancro mole é uma doença sexualmente transmissível (DST) causada pela bactéria Haemophilus ducreyi, que manifesta-se tipicamente como úlceras na região genital. O cancro mole também é conhecido pelos nomes de cancroide, úlcera mole venérea ou "cavalo".Estima-se que anualmente ocorram 6 milhões de novos casos de cancro mole no mundo, sendo…

Tricomoníase – DST causada pelo Trichomonas vaginalis

A tricomoníase é uma DST provocada por um protozoário, que é pouco conhecida, mas afeta milhões de pessoas ao redor do mundo.

Introdução Tricomoníase é uma doença sexualmente transmissível (DST) causada pelo protozoário Trichomonas vaginalis. Ela é a doença sexualmente transmissível não-viral mais comum em todo o mundo, acometendo cerca de 170 milhões de pessoas.Nas mulheres, a tricomoníase é uma das principais causas de vaginite (infecção da vagina), levando…

FOTOS DE DOENÇAS CAUSADAS PELA AIDS

A síndrome da imunodeficiência adquirida, conhecida pelos acrônimos AIDS ou SIDA, é uma doença causada pelo vírus HIV (vírus da imunodeficiência humana), que provoca uma progressiva e lenta queda das nossas defesas imunológicas, deixando o organismo susceptível a inúmeras infecções.Já abordamos alguns temas relacionados a AIDS/HIV em alguns dos…

Verrugas comuns e genitais

Verrugas são pequenos tumores benignos que aparecem na pele causados pela infecção pelo Papiloma vírus humano (HPV), o mesmo vírus que costuma causar o câncer do colo do útero, do ânus ou do pênis. Apesar de serem causadas pelo mesmo tipo de vírus, as verrugas e o cânceres nos órgãos sexuais geralmente tem origem em subtipos distintos do HPV.…

Sarcoma de Kaposi – Câncer do HIV

O sarcoma de Kaposi é um tipo de câncer típico de pacientes com AIDS.

O Sarcoma de Kaposi é um tipo incomum de câncer, muito raro há algumas décadas, mas que passou a ser visto na prática médica com alguma frequência após o surgimento da pandemia da AIDS (SIDA) e do aumento da incidência de  tratamentos que envolvem drogas imunossupressoras, como é o caso dos transplantes de órgãos.Neste texto vamos abordar as…

Caxumba – Vírus da parotidite infecciosa

A caxumba é uma virose que caracteriza pelo acometimento das glândulas parótidas.

A caxumba, também conhecida como parotidite infecciosa, parotidite epidêmica ou papeira, é uma infecção viral, muito comum na infância, que é transmitida pela via respiratória e que ataca preferencialmente a glândula parótida.A glândula parótida, ou simplesmente parótida, é a maior das três glândulas que compõem a glândula salivar, responsáveis…

Giardia Lamblia – Sintomas, Transmissão e Tratamento

A giardíase é uma parasitose intestinal que costuma causar diarreia e cólicas.

Introdução A Giardia lamblia, também chamada de Giardia intestinalis ou Giardia duodenale, é um protozoário que parasita os intestinos dos seres humanos, causando diarreia e dor abdominal.A doença causada pela Giardia lamblia recebe o nome de giardíase ou giardiose, e sua transmissão se dá pelo contato com fezes de pessoas contaminadas.…

Eficácia da camisinha masculina

O que é a camisinha?O preservativo masculino, popularmente conhecido como camisinha, é o método contraceptivo mais utilizado no mundo.A camisinha é um contraceptivo de barreira, ou seja, ela impede o contato direito com secreções penianas ou vaginais. Desse modo, há possibilidade de prevenção não só da gravidez, como também das de doenças…

PIOLHOS – Como acabar com a pediculose

Conheça as formas mais eficazes de acabar com as lêndeas e os piolhos.

Introdução O piolho é um inseto sem asas que mede aproximadamente 4 mm de comprimento, possui uma coloração transparente e acinzentada e pode causar infestação em regiões do corpo onde há pelos ou cabelos.Os piolhos são ectoparasitas, ou seja, parasitas que vivem no exterior do seu hospedeiro, que incluem aves e mamíferos. Cada animal costuma ser…

Toxoplasmose na gravidez – Quais são os riscos?

O que é toxoplasmose Toxoplasmose é a infecção causada pelo parasito Toxoplasma gondii. Apesar de ser muito comum, a toxoplasmose é uma doença relativamente desconhecida da população, pois na grande maioria dos casos, a infecção é assintomática e passa despercebida. É somente nos pacientes imunossuprimidos e nas grávidas que o Toxoplasma gondii…

Toxoplasmose – Infecção pelo protozoário Toxoplasma gondii

A toxoplasmose é uma doença provocada por um parasito, que costuma ser assintomática na maioria dos pacientes, mas pode provocar complicações graves na gravidez e nos indivíduos imunossuprimidos.

A toxoplasmose é uma doença causada pelo parasito Toxoplasma gondii, presente em todo o planeta e com elevada prevalência na população mundial. Para se ter ideia do quão comum é a infecção pela toxoplasmose, estima-se que cerca de 1/3 da população mundial já tenha entrado em contato com este parasito. E a toxoplasmose não é uma doença restrita…

Febre reumática – Doença inflamatória que afeta o coração

A febre reumática é uma doença pode atacar as válvulas do coração e surge como uma complicação de infecções comuns da garganta, como a faringite ou a escarlatina.

Introdução A febre reumática, conhecida popularmente como reumatismo no sangue, é uma complicação que pode surgir após um quadro de faringite causado pela bactéria Streptococcus.Nas regiões menos desenvolvidas do mundo, estima-se que cerca de 20 milhões de pessoas sofram de febre reumática, sendo esta a principal causa de morte de origem…

Leishmaniose em humanos

Mais de 90% dos casos de leishmaniose no mundo ocorrem na Arábia Saudita, Irã, Afeganistão, Peru e Brasil.

Usamos o termo leishmaniose para definir um conjunto de doenças causadas por parasitos do gênero Leishmania. Estes parasitos estão presentes em quase todos os continentes, com exceção da Austrália e Antártica, já tendo sido identificadas mais de 20 espécies.A leishmaniose é caracterizada pela OMS (organização mundial de saúde) como uma das seis…

Hepatite B – Sintomas, Transmissão e Vacina

70% dos casos de hepatite B são transmitidos pela via sexual.

A hepatite B é uma doença infecciosa causada por um vírus chamado HBV, sigla para vírus da hepatite B, em inglês.A hepatite B é uma pandemia que acomete cerca de 350 milhões de pessoas no mundo. Em algumas regiões da Ásia, cerca de 20% da população é portadora do vírus.Hepatite é um termo que significa inflamação do fígado. Ela pode ser…

Erisipela e celulite – Sintomas, Causas e Tratamento

Erisipela e celulite são duas infecções da pele caracterizadas por intensa vermelhidão e dor.

Erisipela e celulite são duas infecções com características semelhantes que se desenvolvem quando bactérias conseguem ultrapassar a barreira da pele, invadindo e infectando os tecidos subcutâneos.O termo celulite causa alguma confusão por designar duas doenças diferentes. Aquelas irregularidades na pele por acúmulo de líquido e gordura, que…

Hepatite A – Como se pega e quais são os sintomas

Apesar da hepatite A ser uma doença benigna e quase sempre autolimitada, ela é a hepatite viral com maior risco de provocar hepatite fulminante.

O termo hepatite significa inflamação do fígado. A hepatite pode ter várias causas, tais como drogas, álcool, doenças autoimunes ou agente infecciosos (leia: AS DIFERENÇAS ENTRE AS HEPATITES).A hepatite A, foco deste artigo, é causada por um vírus chamado HAV, que é a sigla em inglês para "vírus da hepatite A".O vírus da hepatite A só foi…

Leptospirose – Doença transmitida pela urina de roedores

A leptospirose é uma doença transmitida pela urina dos ratos.

A leptospirose é uma zoonose, ou seja, uma doença transmitida por animais, causada pela bactéria Leptospira interrogans. (leia também: DOENÇAS CAUSADAS POR BACTÉRIAS)A leptospirose é uma doença que ocorre no mundo inteiro - exceto nos pólos - mas possui maior incidência nos trópicos. Acomete pessoas de todas as idades e é mais comum nas…

Catapora (Varicela) – Sintomas, Transmissão e Tratamento

A catapora (varicela) é uma virose altamente contagiosa, transmitida através da via respiratória, por gotículas eliminadas pela boca ou nariz.

A catapora, também conhecida como varicela, é uma infecção altamente contagiosa causada por um vírus chamado Varicella-Zoster. A catapora é uma virose que tem como principais manifestações clínicas um quadro de febre e erupções na pele.A varicela sempre foi muito comum na população infantil, mas ela tem se tornado cada vez menos frequente,…

Hanseníase (lepra) – Sintomas, Causas e Tratamento

Há várias décadas, a lepra deixou de ser a doença grave e estigmatizante que está habitualmente descrita na História.

A hanseníase é uma doença infecciosa causada pelo bacilo Mycobacterium leprae, um tipo de bactéria transmissível de pessoa para pessoa. A hanseníase também conhecida como lepra, morfeia, mal de Hansen ou mal de Lázaro.O mal de Hansen é uma das doenças mais antigas da humanidade, havendo descrições suas com mais de 3000 anos. O nome lepra sido…

Parasitoses – O Que é, Sintomas e Parasitológico de Fezes

Não há forma mais simples de identificar a presença de vermes intestinais do que através do análise laboratorial das fezes do paciente.

E o que são os parasitos? Antes de falarmos do exame parasitológico de fezes, vamos explicar o que são parasitos e parasitoses.Chamamos de parasito ou parasita aquele ser vivo que se aproveita de outro para conseguir sobreviver. Para que haja uma relação de parasitismo, o parasito precisa "roubar" do hospedeiro os seus meios de subsistência,…

Hepatite C – Sintomas, transmissão e como tratar

A hepatite C é uma das principais causas de cirrose no mundo e até há pouco tempo não tinha tratamento satisfatório. Felizmente, nos últimos anos, novos e revolucionários medicamentos chegaram ao…

O que é hepatite C Hepatite é um termo que significa inflamação do fígado. Diversas situações podem causar hepatite, incluindo medicamentos, toxinas, abuso de álcool, doenças autoimunes e diversos tipos de infecções, incluindo as hepatites virais, que são as causas mais comuns.A hepatite C é um tipo específico de hepatite viral, provocada pelo…

Tétano – Causas, Sintomas e Vacina

O tétano é uma doença grave, com elevada taxa de mortalidade, mas que pode ser facilmente prevenida através da vacinação.

O tétano é uma doença infecciosa, causada pelas toxinas de uma bactéria chamada Clostridium tetani, que ataca o sistema nervoso central, provocando violentos espasmos musculares.O tétano é uma doença com elevada mortalidade, mas que pode ser facilmente prevenida através da vacinação. Pessoas com a vacinação em dia não correm risco de contraírem…

Escarlatina – Sintomas, Causas e Tratamento

A escarlatina se manifesta com erupções da pele que surgem 24 horas após o início de um quadro de faringite bacteriana.

Pontos-chave do artigo → O que é escarlatina: a escarlatina é uma quadro provocado pelas toxinas produzidas pela bactéria Streptococcus pyogenes durante um episódio de amigdalite ou faringite. Ela ocorre com mais frequência em crianças em idade escolar, mas pode infectar adultos também.→ Transmissão: a escarlatina é uma infecção contagiosa que…

HPV e câncer do colo do útero

70% dos casos de câncer do colo do útero são causados pelo subtipos HPV-16 e HPV-18.

Introdução O câncer do colo do útero, também chamado de câncer de colo uterino, câncer de cérvix uterino ou câncer cervical, é o segundo tipo de câncer mais comum no sexo feminino, perdendo apenas para o câncer de mama. Mais de 90% das neoplasias malignas do colo do útero são causados pelo vírus HPV, uma infecção transmitida pela via sexual e…

Endocardite bacteriana – Sintomas, Causas e Tratamento

A endocardite é uma infecção que surge nas válvulas cardíacas e pode ser fatal se não for tratada a tempo.

Endocardite é o nome que damos à inflamação das estruturas internas do coração, principalmente das válvulas cardíacas. Se for causada por um agente infeccioso, chamamos de endocardite infecciosa; se o agente infeccioso for uma bactéria, o nome mais correto é endocardite bacteriana.A endocardite surge habitualmente quando uma bactéria que está…

Raiva humana – Transmissão, sintomas e vacina

A raiva é uma grave infecção de origem viral, que, após o início dos sintomas, possui taxa de mortalidade de praticamente 100%.

A raiva é uma zoonose (doença transmitida de animais para o homem) causada por um vírus. É uma das doenças mais graves que se tem conhecimento, com taxa de mortalidade de quase 100%. Nenhuma outra doença infecciosa tem taxa de mortalidade tão elevada. Apesar da existência da vacina e da imunoglobulina, que ajudam a prevenir a raiva humana, ainda…

Principais sintomas do HIV e da AIDS

Conheça os sintomas da infecção aguda pelo vírus HIV e da síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS)

Como o vírus HIV provoca imunossupressão? Ao contrário do que muita gente pensa, ser portador do vírus HIV não é igual a ter AIDS. Para o diagnóstico de AIDS é preciso, além da contaminação pelo HIV, a existência de pelo menos uma doença causada pelo quadro de imunossupressão.O vírus HIV provoca imunossupressão porque ele ataca o sistema…

Vacinas – Calendário, efeitos colaterais e contra-Indicações

O calendário de vacinação atual contém 19 vacinas que atuam na prevenção de 20 doenças diferentes.

A imunização através da vacinação é uma das formas mais efetivas de se prevenir doenças infecciosas graves e interromper epidemias. Graças a campanhas de vacinação bem sucedidas nas últimas décadas, doenças como poliomielite, varíola e sarampo praticamente não existem mais em diversos países.As campanhas de vacinação existem há décadas em todos…

Meningite – Sintomas, Causas e Tratamento

Meningite é o nome que damos à inflamação da meninge, membrana que recobre o sistema nervoso central. A meningite é uma doença grave, potencialmente fatal, que costuma ser causada por agentes infecciosos, tais como bactérias, vírus e fungos.A meningite meningocócica, que é um tipo de meningite bacteriana causada pela bactéria Neisseria…

Gripe H1N1 (gripe A) – Sintomas e Tratamento

A gripe H1N1, antigamente chamada de gripe suína, ficou famosa após a epidemia de 2009. Conheça seus sintomas e saiba quais são as suas diferenças em relação à gripe comum.

Entre 2009 e 2010 o mundo viveu uma pandemia de gripe A (gripe H1N1), que ficou conhecida popularmente como gripe suína, uma variação da gripe comum provocada pelo vírus Influenza A.O vírus Influenza A (H1N1) circula no mundo desde, pelo menos, o início do século XX, tendo sido ele o responsável por grandes epidemias de gripe do passado, como a…

Tuberculose – Causas, Sintomas e Tratamento

A tuberculose é uma infecção muito conhecida pelo seu comprometimento pulmonar, porém, ela pode atacar também diversos outros órgãos, como rins, ossos, sistema nervoso, coração, intestinos e…

O que é tuberculose? A tuberculose é uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada de Mycobacterium tuberculosis, também conhecida como bacilo de Koch, em homenagem a Robert Koch, médico alemão que identificou a bactéria. A doença é muito famosa pelo seu acometimento pulmonar (tuberculose pulmonar), mas poucos sabem que vários outros…

Rubéola – Sintomas, Diagnóstico e Vacina

A rubéola é uma doença de origem viral, que costuma ser benigna na maioria dos pacientes, mas que se for adquirida na gravidez pode provocar graves alterações na formação do feto.

A rubéola é uma infecção viral, altamente contagiosa, que costuma surgir na infância.A rubéola é habitualmente uma infecção benigna, mas que pode causar sérias complicações se for adquirida durante a gravidez.Neste texto vamos abordar os seguintes pontos:O que é rubéola. Como se pega. Sintomas. Diagnóstico (rubéola IgG e…

O que é mononucleose (doença do beijo)?

Conhecida como a doença do beijo, a mononucleose é uma infecção viral que costuma provocar dor de garganta, aumento dos linfonodos e febre.

O que é mononucleose? A mononucleose infecciosa, também conhecida como doença do beijo, é uma doença contagiosa causada por um vírus da família do herpes chamado vírus Epstein-Barr (EBV), que é transmitido através da saliva.A imensa maioria das pessoas tem contanto com o vírus nos primeiros anos de vida e desenvolvem um quadro bem brando, que…

Quais são os riscos da bactéria Staphylococcus aureus?

O Staphylococus aureus (Estafilococos aureus) é uma das bactérias mais comuns na prática clínica, uma vez que costuma colonizar a pele de até 15% dos seres humanos.Chamamos de colonização quando uma bactéria se adere a uma tecido e começa a multiplicar-se, criando literalmente colônias. A colonização não significa que haja infecção e não é…

Dengue – Sintomas, Complicações e Tratamento

A dengue é um doença de origem viral transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti. Na maioria dos casos a dengue é um infecção autolimitada, mas a sua forma hemorrágica é potencialmente fatal.

A dengue é uma doença febril causado por uma infecção viral, que é transmitida por mosquitos. Existem 4 sorotipos do vírus: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. A infecção por um sorotipo só confere imunização contra o próprio, podendo o indivíduo ter dengue novamente se for exposto a outro subtipo.Estima-se em 100 milhões de pessoas infectadas…

Pneumonia – Sintomas, Causas e Tratamento

A pneumonia é um grave infecção do tecido pulmonar que pode ser provocada por bactérias, vírus, fungos ou parasitos.

Pneumonia é o nome que damos à infecção de um ou ambos os pulmões. Para sermos mais precisos, a pneumonia é a infecção dos tecidos pulmonares e seus alvéolos.A pneumonia é uma infecção não contagiosa causada habitualmente por bactérias, mas que também pode ser provocada por vírus ou fungos. O que são os alvéolos? Para entender o que é a…

Gonorreia – Sintomas, Transmissão e Tratamento

A gonorreia é uma das principais DST em todo mundo, com mais de 200 milhões de novos casos a cada ano. Sintomas, como corrimento uretral, são mais comuns nos homens que nas mulheres.

A gonorreia é uma DST (doença sexualmente transmissível) que acomete homens e mulheres e é causada por uma bactéria chamada Neisseria gonorrhoeae, também conhecida como gonococo.A gonorréia passa de uma pessoa para outra através de qualquer forma de sexo desprotegido. Indivíduos com vários parceiros sexuais ou pessoas que não usam preservativo…

Candidíase – Quais são as infecções que o fungo Candida causa?

O fungo Candida albicans pode provocar infecções em diversas partes do corpo, incluindo região genital, pele, boca, esôfago, vias urinárias e pulmões.

O que é candidíase? A maioria das pessoas associa o termo candidíase apenas à infecção vaginal pelo fungo Candida. Apesar da candidíase vaginal, também conhecida como monilíase vaginal ou vulvovaginite por Candida, ser a forma mais comum de candidíase, ela está longe de ser a única.Candidíase é o nome que damos a qualquer infecção fúngica…

Sepse – Causas, Sintomas e Tratamento

Quanto mais grave for a sepse, maior é o risco de morte. A sepse grave chega a ter uma mortalidade maior que 50%, mesmo com adequado tratamento médico.

A sepse, também chamada de septicemia ou sepsis, é um problema que ocorre nos pacientes com infecções graves, caracterizada por um intenso estado inflamatório em todo o organismo.A sepse é desencadeada pela invasão da corrente sanguínea por agentes infecciosos, principalmente bactérias ou vírus, por isso, é habitualmente chamada pelo público…

Formas de Transmissão do vírus HIV – Como se pega AIDS?

O HIV é transmitido toda vez que um fluído contaminado entra em contato com alguma área do corpo de outra pessoa que esteja vulnerável a invasões, como feridas ou mucosas.

A AIDS é uma doença infectocontagiosa transmitida por um vírus chamado HIV (vírus da imunodeficiência humana). Para se ter AIDS é preciso estar contaminado com o vírus HIV; não existe a possibilidade de alguém ter AIDS sem ser HIV positivo.Só é possível contrair o vírus HIV de uma pessoa infectada, ou seja, o vírus precisa ser transmitido de…

SÍFILIS – Sintomas, VDRL e Tratamento

A sífilis é uma das doenças sexualmente transmissíveis (DST) mais comuns do mundo e o seu principal sinal é uma úlcera genital indolor.

Transmissão | Sintomas | Sífilis primária | Sífilis secundária | Sífilis terciária | Diagnóstico | Tratamento | Critério de cura | ReferênciasO que é sífilisA sífilis é uma doença infecto-contagiosa transmitida principalmente pela via sexual. O agente…

O que é febre e quais são as suas causas

O corpo humano apresenta uma temperatura normal entre 36 e 37,5ºC. Valores acima destes são considerados febre.

A febre é um dos sinais clínicos mais comuns no ser humano e se caracteriza por uma elevação acima da média da temperatura corporal.A febre é tão comum que a maioria de nós nunca parou para pensar no seu real significado.Geralmente associada à infecção, a febre também pode ocorrer em diversas outras situações, como em caso de tumores,…

Teste de HIV – Como saber se você foi contaminado

Os testes mais modernos conseguem detectar a infecção pelo HIV até 15 a 20 dias após o contágio.

Introdução Cerca de um terço dos indivíduos contaminados pelo vírus HIV não sabem que são soropositivos, pois nunca realizaram o teste para o diagnóstico, chamado sorologia para o HIV. Isso corresponde a mais de 10 milhões de pessoas em todo o mundo. Anualmente, entre 2,5 e 3 milhões de novas pessoas se infectam com o vírus. Muitas delas, levam…

Pielonefrite – Infecção urinária que acomete os rins

A infecção dos rins, chamada pielonefrite, é a forma mais grave de infecção urinária.

Infecção urinária é qualquer quadro infeccioso que acometa uma ou mais partes do trato urinário, composto pelos rins, ureteres, bexiga e uretra.As infecções urinárias baixas são aquelas que acometem a bexiga e/ou a uretra. As infecções urinárias altas ocorrem quando há comprometimento de pelo menos um dos rins.A infecção da bexiga recebe…

O que é inflamação? O que é um abscesso?

O pus e o abscesso são resultados de uma resposta inflamatória produzida pelo nosso sistema imunológico contra germes invasores.

Entenda o que é uma inflamação, por que o corpo produz o pus e como isso é benéfico para nossa saúde.Todo mundo alguma vez já se perguntou o que seria exatamente o pus ou um abscesso. A ideia mais comum é a de que o pus é uma substância produzida por bactérias. Mas, não é exatamente isso. O pus é o resultado final de uma ação das nossas células…

Quais são as diferenças entre gripe e resfriado?

Gripe e resfriado são infecções do trato respiratório alto que apresentam sintomas semelhantes, mas são causadas por vírus diferentes.

Gripe e resfriado são doenças distintas, causadas por vírus diferentes, mas que partilham vários sintomas em comum, motivo pelo qual muitas pessoas acham que ambas são sinônimos. Não são. Apesar de serem parecidos, gripe é gripe e resfriado é resfriado.Vejamos as semelhanças:Gripe e resfriado são infecções extremamente comuns. Gripe e…

Cistite (infecção urinária) – Dor para urinar e micção frequente

A inflamação da bexiga provocada pela bactéria E.coli é a forma mais comum de infecção urinária.

O que é cistite? A infecção urinária é uma doença extremamente comum, principalmente no sexo feminino. Cerca de 60% das mulheres adultas terão pelo menos um episódio de infecção do trato urinário (ITU) durante a vida.Existem três tipos de infecção urinária:Cistite: infecção da bexiga. Pielonefrite: infecção dos rins. Uretrite:…

Fotos de Sífilis – Fases Precoce e Avançada

A sífilis é uma doença grave, que, se não for tratada, pode ser desfigurante nas fases mais avançadas.

O que é sífilis?A sífilis é uma doença sexualmente transmissível provocada pela bactéria Treponema pallidum.O sintoma mais comum da sífilis é uma úlcera indolor na região genital. Os pacientes que transmitem sífilis são aqueles que apresentam a doença nas fases primária ou secundária, principalmente quando há lesões ativas nos…

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. OkSaiba mais