Navegando pela Categoria

Doenças autoimunes

Arquivo com todos os textos sobre autoimunidade publicados no site mdsaude.com

O que é uma doença autoimune

Denominamos doença autoimune qualquer condição na qual o sistema imunológico encontra-se doente e passa a atacar equivocadamente tecidos ou células do nosso corpo.

Em condições normais, o sistema imunológico age de forma a proteger nosso organismo contra germes invasores, tais como bactérias, fungos, parasitos e vírus.

Normalmente, o sistema imunológico consegue facilmente distinguir as nossas próprias células dos invasores. Quando qualquer agente invasor estranho é detectado, o sistema imunológico envia um exército de células de defesa para atacá-los.

Na doença autoimune, o sistema imunológico age de forma inapropriada e confunde nossas células ou tecidos naturais com germes invasores, passando a equivocadamente atacá-los.

Quais são as doenças autoimunes mais comuns?

Para uma lista mais completa de doenças autoimunes e explicações mais aprofundadas sobre autoimunidade, acesse o seguinte artigo: Doenças autoimunes – Causas, sintomas e tratamento.

A

C

  • Crioglobulinemia mista essencial
  • Colangite esclerosante primária
  • Cirrose biliar primária
  • Coreia de Sydenham

D

E

F

G

H

  • Hepatite auto-imune

L

M

N

O

  • Ooforite autoimune
  • Orquite autoimune

P

  • PANDAS (transtornos neuropsiquiátricos associados ao estreptococo)
  • Polineuropatia desmielinizante inflamatória crônica
  • Penfigóide cicatricial
  • Penfigóide bolhoso
  • Púrpura trombocitopênica idiopática
  • Pênfigo vulgar
  • Poliarterite nodosa
  • Polimialgia reumática
  • Polimiosite
  • Psoríase
  • Policondrite recidivante
  • Pioderma gangrenoso
  • Purpura de Henoch-Schonlein
  • Poliangeíte microscópica

R

  • Retinopatia autoimune
  • Retocolite ulcerativa

S

T

U

  • Urticária autoimune
  • Uveíte autoimune

V


Doença de Kawasaki – Causas, Sintomas e Tratamento

Apesar auto-limitada, a doença de Kawasaki pode provocar graves complicações, como aneurismas, AVC ou infarto do miocárdio.

O que é a doença de KawasakiA doença de Kawasaki (DK), chamada inicialmente de síndrome dos nódulos linfáticos mucocutâneos, foi descrita no Japão, em 1967, pelo Dr. Tomisaku Kawasaki, que relatou 50 casos de crianças com quadro de febre, erupções a pele, conjuntivite, aumento dos linfonodos do pescoço, inflamação dos lábios e da língua e…

Prednisona – Para Que Serve, Doses e Cuidados

Este artigo é um bula simplificada da prednisona, que é um poderoso fármaco anti-inflamatório e imunossupressor da classe dos glicocorticoides.

A prednisona, também conhecida pelo seu nome comercial Meticorten, é um medicamento que pertence à classe dos glicocorticoides, um dos mais importante grupos farmacológicos da medicina, devido à sua utilidade em dezenas de enfermidades diferentes.Os corticoides costumam ser utilizados no tratamento de doenças de origem…

Esclerodermia – Causas, Sintomas e Tratamento

A esclerodermia é uma doença autoimune e inflamatória da pele.

A esclerodermia, cujo nome é derivado das palavras gregas skleros (endurecido) e derma (pele), é um doença de pele de origem autoimune, caracterizada, como o próprio nome sugere, por um progressivo enrijecimento da pele.Quando além das características lesões da pele, o paciente também envolvimento de vasos sanguíneos e órgãos internos, chamamos…

Miastenia gravis – Causas, Sintomas e Tratamento

A miastenia gravis é uma doença de origem autoimune provocada por um defeito na transmissão dos impulsos elétricos nervosos para os músculos.

A miastenia gravis (MG) é uma doença neuromuscular de origem autoimune, que na sua forma mais comum provoca graus variáveis de cansaço e fraqueza muscular, que atingem preferencialmente os músculos de contração voluntária, tais como os dos braços, pernas, face, olhos e os músculos torácicos responsáveis pela respiração.A fraqueza muscular…

Síndrome de Sjögren – Causas, Sintomas e Tratamento

A síndrome de Sjögren é uma doença que acomete preferencialmente mulheres acima de 40 anos.

O que é a síndrome de SjögrenA síndrome de Sjögren é uma doença de origem autoimune, ou seja, é uma doença na qual o sistema imunológico equivocadamente passa a atacar células e tecidos do nosso próprio corpo, como se estes fossem agentes invasores perigosos para a nossa saúde. O sistema imune produz autoanticorpos e estimula células de…

Sintomas do lúpus eritematoso sistêmico

A gravidade do lúpus depende de quais e quantos órgãos são afetados

O que é lúpusLúpus eritematoso sistêmico (LES) é uma doença autoimune de causa ainda desconhecida que pode afetar a pele, articulações, rins, pulmões, sistema nervoso e vários outros órgãos do corpo.Uma doença autoimune é aquela onde o sistema imunológico equivocadamente passa a produzir anticorpos contra estruturas do nosso próprio corpo.…

Vitiligo – Despigmentação focal ou difusa da pele

O vitiligo pode surgir em qualquer idade, mas a maioria dos casos surgem durante a adolescência e o início da vida adulta.

O que é vitiligoO vitiligo é uma doença que acomete cerca de 1% da população mundial e causa progressiva despigmentação da pele, atingindo todas as etnias, sendo, entretanto, clinicamente mais evidente quando ocorre em pessoas de pele mais escura.Como surge o vitiligoAs causas do vitiligo ainda não estão bem esclarecidas. Fatores…

Granulomatose de Wegener – Granulomatose com Poliangiite

A granulomatose de Wegener é uma vasculite pouco comum, que afeta apenas 1 em cada 30.000 pessoas.

O que é granulomatose de Wegener? A granulomatose de Wegener , também chamada de granulomatose com poliangiite, é uma vasculite de origem auto-imune, ou seja, uma doença que cursa com uma inflamação difusa dos vasos sanguíneos do corpo, provocada pela produção inapropriada de auto-anticorpos contra os próprios vasos sanguíneos. O motivo pelo qual…

Artrite reumatoide – Sintomas, Causas e Tratamento

A artrite reumatoide é uma doença de origem autoimune na qual as articulações são atacadas pelo nosso próprio sistema de defesa.

O que é artrite reumatoideA artrite reumatoide (AR) é uma doença inflamatória crônica, que acomete mais as mulheres adultas e pode atacar vários órgãos e tecidos do corpo, mas apresenta uma clara preferência pelas articulações, principalmente as dos membros superior e inferior.O que é artriteDamos o nome de artrite à inflamação…

Púrpura trombocitopênica idiopática (PTI)

Crianças com PTI apresentam uma menor taxa de sangramentos espontâneos que os adultos, muitas vezes tolerando plaquetas tão reduzidas quanto 10.000/ml.

A púrpura trombocitopênica idiopática (PTI) é uma doença caracterizada pela destruição das plaquetas, que são as células do sangue responsáveis pelas primeiras fases da coagulação sanguínea. Não é de se estranhar, portanto, a uma das manifestações clínicas mais comuns da PTI seja o sangramento. O que é a púrpura trombocitopênica idiopática Antes…

Esclerose múltipla – Causas, Sintomas e Tratamento

A esclerose múltipla (EM) é uma doença de provável origem autoimune, na qual o nosso organismo produz inapropriadamente anticorpos contra estruturas dos nossos nervos, levando à inflamação e destruição dos mesmos (leia: O QUE É UMA DOENÇA AUTOIMUNE).Neste artigo vamos abordar os seguintes pontos sobre a esclerose múltipla:O que é a…

Corticoides – Tipos, Para que Serve e Efeitos Colaterais

Os glicocorticoides são fármacos poderosos, indicados no tratamento de várias doenças inflamatórias e de origem imunológica.

Os glicocorticoides, também chamados de corticoides ou corticosteroides, são drogas poderosas, derivadas do hormônio cortisol, produzido pela glândula suprarrenal. Os corticoides são frequentemente usados como parte do tratamento de doenças de origem inflamatória, alérgica, imunológica e até contra alguns tipos de câncer.Apesar de ser um…

Plasmaferese – O que é, indicações e complicações

A plasmaferese é um tratamento no qual o plasma sanguíneo do paciente é removido e substituído por albumina ou plasma fresco de um doador.

O que é plasmaferese?A plasmaferese (ou plasmaférese) é um tratamento médico no qual usamos uma máquina para remover elementos do plasma sanguíneo que possam ser responsáveis por algumas doenças.Doenças como mieloma múltiplo, miastenia gravis e a síndrome de Guillain-Barré são provocadas por anticorpos nocivos que estão…

Doença De Crohn – Retocolite Ulcerativa

Tanto no Crohn quanto na retocolite, o risco de câncer de cólon é 2 a 5 vezes maior que a população geral.

A Doença de Crohn e a retocolite ulcerativa são duas doenças distintas, apesar de clinicamente semelhantes, classificadas sob o nome de doença inflamatória intestinal.As causas ainda não estão totalmente esclarecidas mas sabe-se que, tanto a doença de Crohn, quanto a retocolite ulcerativa, apresentam influencias de fatores genéticos e…

Vasculites – Inflamação dos vasos sanguíneos

Vasculite é uma condição que provoca destruição dos vasos sanguíneos por inflamação. Tanto as artérias quanto as veias podem ser afetadas.

O que é vasculite?Vasculite é o nome dado ao grupo de doenças que provocam inflamação dos vasos sanguíneos.A inflamação de uma artéria ou veia leva ao espessamento de sua parede, diminuindo o espaço para a circulação do sangue. Conforme esse espessamento progride, o vaso pode se fechar, cessando o fluxo sanguíneo por completo. Se…

Fator antinuclear – O Que Significa FAN Positivo?

O fator antinuclear, também conhecido como anticorpo antinuclear, é um dos principais marcadores de doença autoimune. Entenda para que ele serve.

O que é FAN?O exame chamado FAN (fator antinuclear) ou ANA (anticorpo antinuclear) é um teste habitualmente solicitado para os pacientes que estão com suspeita de uma doença de origem autoimune.Em condições normais, o sistema imunológico responde à invasão do nosso organismo por germes produzindo um grande número de anticorpos para…

Síndrome de Guillain-Barré – Sintomas e Tratamento

A síndrome de Guillain-Barré é doença que surge subitamente e provoca fraqueza muscular progressiva.

O que é síndrome de Guillain-BarréA síndrome de Guillain-Barré (SGB) é uma doença neurológica de origem autoimune capaz de provocar fraqueza muscular generalizada, que em casos mais graves pode até paralisar a musculatura respiratória, impedindo o paciente de respirar. A síndrome surge devido à produção inapropriada de anticorpos…

Lúpus eritematoso sistêmico – Sintomas e Tratamento

O lúpus é uma doença típica de mulheres na faixa etária entre 20 e 40 anos.

IntroduçãoO lúpus talvez seja a mais característica das doenças autoimunes. É uma doença riquíssima em achados clínicos e ainda pouco compreendida. O lúpus pode atacar pele, rins, articulações, pulmão, coração, vasos sanguíneos, células do sangue, sistema nervoso, trato gastrointestinal entre outros órgãos e tecidos.Para uma melhor…

Doenças autoimunes – Causas, Sintomas e Tratamento

As doenças de origem autoimunes são aquelas nas quais estruturas do nosso organismo passam a ser atacados pelo nosso próprio sistema imunológico.

IntroduçãoAs doenças autoimunes são um grupo de doenças distintas que têm como origem o fato do sistema imunológico passar a produzir anticorpos contra componentes do nosso próprio organismo. Por motivos variados e nem sempre esclarecidos, o nosso corpo começa a confundir suas próprias proteínas com agentes invasores, passando a atacá-las.…

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. OkSaiba mais