Onicocriptose – Como tratar a unha encravada?

18

O que é onicocriptose?

A unha encravada, chamada em medicina de onicocriptose, é uma inflamação causada pelo crescimento de parte da unha em direção à pele, provocando lesão da mesma.

A unha encravada pode surgir em qualquer unha, mas ela é bem mais frequente no primeiro dedo do pé, conhecido popularmente como dedão.

Como surge a unha encravada?

A onicocriptose surge toda vez que a unha não cresce de forma correta, permitindo que a extremidade lateral cresça em direção à pele, causando feridas, inflamação e, eventualmente, infecção do dedo.

A unha normal deve crescer de forma vertical em relação ao dedo. A unha com forma normal não deve roçar, ferir ou empurrar a pele ao seu redor.

Alguns fatores facilitam o surgimento da unha encravada, entre os mais comuns podemos citar:

  • Uso de sapatos apertados, fazendo com que os dedos dos pés fiquem se espremendo.
  • Cortar as unhas de forma errada. O erro mais comum é deixar as extremidades laterais arrendondadas.
  • Cortar a unha em excesso, mantendo-as muito pequenas, a ponto de ferir a pele.
  • Variações anatômicas da unha, como no caso de unhas curvadas.
  • Lesões traumáticas da unha.
  • Infecção fúngica da unha (onicomicose) – Leia: MICOSE DE UNHA.

Sintomas da unha encravada

Na maioria dos casos, a unha encravada ocorre no primeiro dedo do pé, o chamado dedão. Os sintomas iniciais da unha encravada são leve dor, vermelhidão e inchaço no canto do dedo.

Conforme a unha vai crescendo, a pele ao redor se expande e pode cobrir totalmente o canto da unha que está a feri-la. Com o tempo, a ferida provocada se torna mais intensa, havendo agravamento dos sintomas e drenagem de pus. A presença de secreção purulenta não indica necessariamente uma infecção em curso, ela pode ser apenas uma reação do organismo contra a agressão da unha sobre a pele. Todavia, se não for tratada adequadamente, quanto mais tempo a unha encravada permanece ferindo a pele, maior é o risco de uma infecção surgir no local.

Unha encravada
Unha encravada

A unha encravada não costuma causar maiores problemas além do desconforto e da dor. Porém, em alguns indivíduos, ela pode ser o gatilho para infecções mais graves, como nos casos dos pacientes com diabetes, problemas circulatórios ou imunossuprimidos. Estes paciente têm dificuldades de cicatrização e possuem o sistema imunológico mais fraco que o habitual. Neles, a unha encravada pode provocar úlceras, celulites ou erisipelas, gangrena ou osteomielite (infecção dos ossos).

Tratamento da unha encravada

O tratamento para unha encravada depende da gravidade da lesão. O ideal é tratar antes de uma grande inflamação surgir, pois sem dor é mais fácil manusear a unha. Nos casos leves, o tratamento pode ser feito em casa pelo próprio paciente, sendo fácil curar a unha encravada sem a necessidade de remédios, pomadas ou cirurgias.

Tratamento unha encravada
Tratamento caseiro unha encravada

Tratamento caseiro para unha encravada

Uma opção simples é usar um cotonete fino, pinça ou fio dental para tentar levantar cuidadosamente a parte lateral da unha de forma a retirá-la debaixo da pele, desencravando-a.

Para evitar que a unha volte a encravar, tente colocar uma pequena bolinha de algodão por baixo do canto da unha para ajudá-la a crescer na direção correta. Se esse tratamento for feito bem no início do quadro, como ainda não há inflamação importante ao redor, o processo é praticamente indolor.

Se a inflamação da unha estiver sendo muito incômoda, outra opção é mergulhar o pé em água morna por 10 minutos enquanto se tentar puxar suavemente com os dedos a pele úmida e amolecida no canto do dedão, de forma a libertar a unha.

Esse processo deve ser feito 3 vezes por dia por pelo menos 1 semana. Do mesmo modo, após secar o dedo, coloque um pedacinho de algodão por baixo da unha para ajudar a direcionar o seu crescimento. Troque o algodão a cada vez que ele ficar molhado.

Em ambos tratamentos, a unha costuma desencravar após 1 ou 2 semanas, conseguindo crescer sem causar lesão à pele.

Nesse meio tempo, se não houver grande inflamação, não corte a unha, permita que ela cresça o suficiente para ultrapassar a região da pele que estava sendo ferida.

Por outro lado, se já houver alguma inflamação e dor, após levantar a ponta da unha, você pode cortá-la, para interromper o processo de lesão da pele. Dias depois, quando a pele já não estiver mais inflamada, use as dicas acima para impedir que a unha cresça novamente em direção à pele, voltando a encravar.

Tratamento médico para unha encravada

Nos casos mais severos, com intensa inflamação e secreção purulenta, a dor costuma ser muito forte, dificultado a manipulação da pele e da unha. Se você não suportar a dor, esse processo pode ser feito no consultório médico com anestesia local.

Se houver suspeita de infecção ou se o paciente tiver fatores de risco para complicações, o ideal é remover cirurgicamente a parte lateral da unha que está encravada. A cirurgia para unha encravada é muito simples e pode ser feita em alguns minutos no próprio consultório.

No pós-operatório, aconselha-se o paciente a usar pomadas com antibióticos, geralmente à base de mupirocina.

Se a unha encrava com alguma frequência, o tratamento cirúrgico pode ser um pouco mais abrangente, removendo toda a parte lateral da unha, de forma a obrigá-la a crescer verticalmente, sem encostar na pele ao lado. Nos casos mais graves, indica-se a destruição química, por Laser ou cauterização de parte da unha e seu leito para evitar que a mesma volta a crescer.

ARTIGOS SEMELHANTES
18 Comentários
  1. Carlos

    Mais um excelente texto. Completo e simples ao mesmo tempo.

  2. Joleine

    Que site maravilhoso! Vocês são tudo de bom, excelentes dicas.

  3. luizabehlke

    ola sou Luiza Belhke
    Brasileira atualmente moro na Alemanha.
    estou doente ,fui ao medico, da mesma.
    ele dectico herpes loster
    como leiga na medicina, vim corendo para o computador,pesquizar a mesma
    para minha supresa ,deparei com esse , simpatico medico,
    Pedro Pinheiro,q ,relata tudo sobre essa doenca ,tenho 52 ano, tive sim na infancia catapora
    no momento estou mim tratando ,com os remedios
    novaminsulfon,zink,lyrica,passado pelos medico claro, estou bém melhor gracas a DEUS
    mas fiquei encantada com esse medico
    o objetivo de meu comentario e da os PARABÉNS á ésse grande proficional q DEUS abencoe
    cordialmente um abraco .

  4. elis moreira

    Olá estou com a unha encravada eo dedão do meu pé está inflamada sai secreção e saiu uma bolinha de carne vermelha no canto da unha onde está inflamado , queria saber o que faser pôs estou amamentando minha filha tem apenas 3 meses e eu só dou peito como posso me trata deste problema no dedão sem que afete a amamentação saudável de dou a minha filha .
    Muito obrigado e aguardo

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Comece a por o dedo em água quente 3x por dia (cuidado para não se queimar). mantenha o pé sempre bem limpo e seco. Se não melhorar, talvez tenha que ver um médico.

  5. Carla Pacheco

    Um Podologista com os instrumentais certos é extremamente capacitado p solucionar esse tipo d problema e proporcionar um conforto imediato ao paciente.

  6. Yasmin Bianca

    Ola Boa Noite, agorinha procurei sobre unha encravada, não to aguentando de dor meu dedão do pé esta inchado e eu não sabia o que fazer, cutuquei ele saiu puis e doeu bem mais. Foi aonde encontrei esse maravilhoso site. Pus o pé na água, mas amanha cedinho vou pro hospital pois não deixo ninguém por a mão nenhuma manicure nem podologa,
    Me ajudou muito esse site alem do mais me avisou sobre os riscos,
    Parabens maravilhosas as dicas

  7. Maria

    Boa tarde, minha mãe está com uma unha encravada, inflamada e muito dolorida. Não sei mais o que fazer para cura-la

    1. Dr. Pedro Pinheiro

      Se estiver mesmo mal, talvez a retirada da unha seja a única solução.

  8. Kedyma Fernanda

    Bom dia. Eu estou com uma bola de carne no lado da unha do dedão do pé direito. Eu coloquei na água morna saiu foi pus, quando coloquei rifocina também si pus e o mesmo acontece quando coloco pomada cetobeta. Fui no médico e ele apenas mandou tomar cefalexina mais não tirou a bola de carne que tem no lado da minha unha. O que faço para melhorar e sarar meu dedo do pé?

    1. Dr. Pedro Pinheiro

      Se tiver infeccionado, a cefalexina vai resolver.

  9. Ellen

    Olá, eu desencravei minha unha e saiu um pouquinho de sangue, após isso ela está inflamada com hiperplasia. Faço compressas quentes, higienizo a todo momento, passo pomada Nebacetim e estou tomando Nimesulida, mas não vejo melhoras. O que eu faço?

    1. Dr. Pedro Pinheiro

      Talvez ela não esteja realmente desencravada. Ou então, houve uma infecção bacteriana da ferida. De qualquer forma, procure um médico pra resolver o seu problema.

  10. Maria Helena

    Artrite reumatoide pode interferir com o tratamento de uma inflamação aguda na unha do dedão no pé? Existe tratamento ?

    1. Dr. Pedro Pinheiro

      Não costuma interferir.

  11. Renata

    Estou amamentando e minha unha está encravada já com pus e pequena qtdd de carne em volta.. Passei um pouco de alho machucado (isso me causará alguma piora?). Eu posso ir no podólogo e fzr a retirada da unha com a anestesia?

    1. Dr. Pedro Pinheiro

      Não passe nada na ferida e procure um cirurgião.

  12. Teresa Pacheco

    O profissional de Podologia…resolve isso tranquilamente…

Qual é a sua dúvida?

Antes de comentar, leia as REGRAS PARA COMENTÁRIOS.

Seu email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. OkSaiba mais