Diferenças entre afta e herpes labial

Aprenda a distinguir essas duas lesões.

78

É afta ou herpes?

Herpes labial e as aftas são lesões bem diferentes, com causas distintas, mas que, em alguns casos, podem ser confundidas.

A correta distinção entre as duas lesões é importante porque o herpes labial é uma doença infectocontagiosa, cujo risco de transmissão é mais elevado quando há feridas visíveis na boca. Por outro lado, a afta não tem origem infecciosa, não é transmissível e não requer tratamento, pois costuma resolver-se espontaneamente após poucos dias.

Neste texto vamos apontar as diferenças e as semelhanças entre as aftas e herpes labial, mostrando algumas fotos de lesões para facilitar o entendimento.

Se você quiser mais detalhes sobre essas duas lesões, acesse os seguintes links:

Semelhanças entre afta e herpes labial

Apesar de serem diferentes, tanto do ponto de vista da aparência como das causas, realmente existem algumas semelhanças que tornam compreensível a confusão entre as duas lesões pelo publico leigo.

Aftas e herpes labial são lesões que se assemelham nos seguintes pontos:

  • Surgem na boca.
  • Provocam dor.
  • São avermelhadas.
  • Surgem de forma aparentemente espontânea, duram alguns dias e depois desaparecem.
  • Costumam ser recorrentes.
  • Podem causar aumento dos linfonodos do pescoço.

Diferenças entre afta e herpes labial

Apesar de haver algumas semelhantes, as diferenças são marcantes e nos ajudam a distinguir as duas lesões.

A primeira grande diferença está no fato do herpes labial ser uma doença infecciosa e contagiosa, causada pelo vírus Herpes simplex.

A afta, por sua vez, pode ter várias origens, sendo traumas, refluxo gastroesofágico, contato com determinadas substâncias químicas, estresse e carências de vitaminas apenas algumas delas. Contudo, apesar de não conhecermos bem quais são todas as causas das aftas, sabemos que ela não é uma lesão infecciosa nem contagiosa.

Porém, conhecer a origem das aftas e do herpes labial não nos ajuda a distinguir as suas lesões. Para isso, precisamos conhecer melhor como é a aparência de cada uma delas.

Como é uma afta?

A afta é uma lesão arredondada, com bordas bem definidas, com um centro ulcerado de cor amarelada ou esbranquiçada, dolorosa e que surge sempre dentro da cavidade oral. Essa última é uma dica importante, pois a afta só surge dentro da boca, sendo a região interna dos lábios o ponto mais exterior que ela pode surgir.

Portanto, a afta é uma lesão que só consegue ser vista se o paciente abrir a boca ou usar os dedos para abaixar os lábios. Se o paciente mantiver a boca fechada, não será possível ver a lesão. Você até pode notar um certo inchaço labial, mas a lesão em si não poderá ser examinada enquanto a boca permanecer fechada.

A afta pode surgir no parte interna dos lábios, na gengiva, na língua, no palato mole (região mais posterior do céu da boca) e na região interna das bochechas.

A maioria das aftas dura de 5 a 7 dias e desaparece espontaneamente sem deixar cicatriz. A dor costuma melhorar 2 a 3 dias antes da lesão desaparecer completamente.

Imagens de aftas:

Imagens de aftas em diferentes locais da boca: língua, lábio, úvula e gengiva
Afta na gengiva, lábio inferior, língua e úvula.

Como é a lesão do herpes labial?

De forma oposta, a lesão do herpes ocorre quase sempre na parte exterior dos lábios, muitas vezes atingindo a pele ao redor da boca. Enquanto a afta fica escondida, o herpes pode ser visto por todo mundo, mesmo com a boca fechada.

Enquanto a afta não muda muito de aparência, sendo desde o inicio uma úlcera de bordas bem delimitas que apenas cresce de tamanho, o herpes labial inicia-se como pequenas bolhas agrupadas, sem uma forma muito definida, que após alguns dias estouram, drenam líquido e formam crostas, que podem ser avermelhadas ou amareladas. No herpes labial, o centro da lesão é mais alto que as bordas, enquanto na afta, as bordas são mais altas que o centro.

Raramente, podem surgir lesões do herpes dentro da boca, sendo o palato duro (parte mais anterior do céu da boca) o local mais comum. Nestes casos, apesar de ser mais fácil haver confusão com a afta, a lesão do herpes mantém suas características, tendo formato irregular e sendo composta por múltiplas pequenas bolhas que eventualmente se rompem.

Imagens de herpes labial:

imagens de herpes labial - bolhas e crostas
Herpes labial: bolhas e crostas avermelhadas e amareladas

No caso do herpes labial, 6 a 48 horas antes de surgirem as lesões, o paciente começa a sentir um incômodo ou um formigamento na região afetada. Como é uma doença que vai e volta, a maioria dos pacientes com herpes sabe identificar antecipadamente quando uma lesão irá surgir. Já no caso das aftas, se não for causada por um trauma, ela surge sem aviso.

O herpes pode vir acompanhado de febre, principalmente na sua primeira aparição após o paciente ter sido contaminado. A presença de linfonodos no pescoço é mais comum no herpes, mas pode surgir também nas aftas, principalmente as de maior tamanho.

Referências


ARTIGOS SEMELHANTES

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. OkSaiba mais