INDEX
O que é acne?
Acne vulgar ou acne juvenil, conhecida popularmente como cravos e espinhas, é um das doenças de pele mais comuns no mundo. Estima-se que até 85% dos adolescentes apresentem acne em algum grau. Apesar de ser mais comum na adolescência, até 10% das pessoas com mais de 50 anos queixam-se da presença de cravos e espinhas.
Apesar de causar poucas complicações, a acne grave, principalmente a facial, pode causar estragos na auto-estima e na vida social dos jovens. A falta de tratamento ou a instituição de tratamentos inadequados podem deixar manchas e cicatrizes inestéticas.
Como surgem os cravos e espinhas
A acne vulgar é uma doença dos folículos pilo-sebáceos.
As unidades pilo-sebáceas encontram-se logo abaixo da superfície da pele, sendo numerosas na face, nas costas e no peito. São compostas por um folículo piloso, que é da onde nascem os pêlos, e por uma glândula sebácea, responsável pela produção de sebo, um substância gordurosa responsável pela hidratação da pele.
O processo de formação da acne inicia-se quando há obstrução do canal do folículo, impedindo a drenagem do sebo para a pele. Normalmente essa obstrução se dá quando há uma grande produção de sebo associado a células mortas da pele. A junção desses dois forma uma espécie de rolha ou tampão chamado de comedão. Quando esprememos um cravo, aquela substância branca que sai com uma extremidade preta, nada mais é do que o comedão.
Durante a adolescência, o aumento dos hormônios sexuais estimula uma maior produção de sebo pelas glândulas sebáceas, favorecendo a formação de cravos.
Os comedões são excelentes meio de cultura para uma bactéria que costuma viver na superfície da nossa pele, chamada Propionibacterium acnes. A P.acne invade o folículo e se alimenta das gorduras do sebo, prolifera-se e causa infecção da unidade pilo-sebácea. A partir deste momento, não temos mais um cravo, e sim, uma espinha propriamente dita, composta pelo comedão e uma bolsa de pus ao redor.
Os pacientes com acne grave são aqueles que apresentam glândulas sebáceas hiper responsivas aos hormônios sexuais, principalmente à testosterona.
O que causa a acne?
Como já dito, alterações hormonais são responsáveis pela estimulação das glândulas sebáceas e pela formação do comedão. Fatores genéticos contribuem para definir aqueles que apresentam maior ou menor reação a esse estímulo hormonal.
Portanto, não é de se estranhar que adolescentes, grávidas, flutuações hormonais por alterações no anticoncepcional, mulheres com ovário policístico e usuários de testosterona ou derivados tenham um risco maior de desenvolver acne.
Algumas drogas como corticoides (cortisona) são semelhantes estruturalmente aos hormônios sexuais, e por isso, também facilitam o aparecimento de espinhas e cravos.
Substâncias e cosméticos a base de óleo podem favorecer o aparecimento da acne. Dê preferência à produtos à base de água, denominados produtos não comedogênicos.
Apesar de ser um fato bastante difundido na população leiga, não há provas de que exista relação da acne com a alimentação.
Outro famoso mito é de que a acne é causada por falta de higiene da pele. Na verdade, lavar a pele com água e sabão realmente diminui a oleosidade, porém, não impede que a glândula sebácea continue a sua produção de sebo. Após algumas horas da limpeza, a pele já encontra oleosa novamente e esfregá-la insistentemente pode até piorar as lesões.
Isso de modo algum significa que não se deva tomar banhos com sabonete diariamente, apenas não se deve esperar que somente isto solucione o problema das espinhas.
Períodos de estresse psicológico parece colaborar para um agravamento das lesões.
Em mulheres com sobrepeso, distúrbios do ciclo menstrual, distribuição anormal de pelos e acne, deve-se pensar em síndrome dos ovários policísticos.
Classificação
A acne é mais comuns nas áreas onde há maior presença de glândulas sebáceas, nomeadamente na face, pescoço, costas, peito, ombros e região superior dos braços.
A gravidade da acne é graduada da seguinte forma:
- Grau I – Presença majoritária de comedões e ocasionalmente algumas pústulas (espinhas).
- Grau II – Comedões e pústulas em maior quantidade, principalmente na face, com possibilidade de formação de cicatriz.
- Grau III – Numerosos comedões e pústulas difusos pela face, ombros e tronco. Pode haver formação de nódulos e cistos. A presença de cicatrizes é comum.
- Grau IV – Numerosos cistos e nódulos e presença de cicatrizes graves.
Existe ainda um forma mais grave e rara, chamada de acne fulminans que se apresenta com febre, lesões nos ossos, rins e sepse,
Tratamento
O tratamento da acne depende do grau da mesma.
Medidas gerais contra acne
- Evite espremer as espinhas e cravos.
- Lave o rosto diariamente, de preferência com produtos específicos para acne. Use sabonetes especiais para o rosto. Evite usar produtos que ajudam a esfregar.
- Evite exposição solar, principalmente se você estiver tratando a acne com medicamentos.
- Evite excesso de maquiagem e não durma sem antes retirá-la.
- Evite roupas apertadas ou muito quentes.
- Tome banho após exercícios físicos.
Acne Comedogênica – grau I
O objetivo é diminuir a formação dos comedões. O tratamento pode ser feito com retinoides tópicos como o Tazaroteno, Adapaleno ou Ácido retinoico. Também podem ser usados sabonetes a base de ácido salicílico e ácido azelaico.
Em casos mais resistentes pode ser necessária a extração manual dos comedões por profissionais habilitados (limpeza de pele)
Acne moderada – grau II
Neste caso já há infecção pelo P. Acnes, sendo necessário drogas com atividade antibacteriana. O esquema mais usado inclui o Peróxido de benzoíla e um antibiótico, ambos tópicos.
Acne moderada a grave – grau III e IV
Além do tratamento tópico, antibióticos orais e Isotretinoína (Roacutan®) são necessários.
Nas mulheres, o uso de alguns tipos de anticoncepcionais podem ajudar muito.
→ Para saber mais detalhes sobre os medicamentos usados no tratamento da acne, leia: Opções de tratamento da acne.
Efeitos do Roacutan® (Isotretinoína)
O Roacutan® é uma poderosa droga para o tratamento da acne moderada a grave, porém apresenta uma gama de efeitos colaterais.
A Isotretinoína diminui o tamanho e a secreção de sebo das glândulas sebáceas e diminui a acumulo de células da pele dentro do canal. Deste modo ela age nos fatores que contribuem para a formação dos comedões.
O Roacutan® é contra-indicado na gravidez por causar mal formações graves no feto. Por isso, deve ser usada com cautela em mulheres em idade fértil. O ideal é associar a pílula e realizar testes de gravidez mensalmente.
A Isotretinoína também pode causar lesões de pele, principalmente se houver exposição solar. Como diminui a produção de sebo, pode cursar com secura da pele.
Outras complicações incluem: Dores articulares, redução da visão noturna, hepatite medicamentosa, supressão da medula óssea e aumentos dos triglicerídeos.
A famosa relação entre o Roacutan® e depressão/suicídios estabelecida nas décadas de 80/90, tem sido contestada pelos últimos trabalhos. Atualmente admite-se essa hipótese, porém essa relação não é tão certa como se achava.
Para saber mais sobre o Roacutan®, leia: Informações sobre o Roacutan (isotretinoína).
Referências
- Pathogenesis, clinical manifestations, and diagnosis of acne vulgaris – UpToDate.
- Acne vulgaris: Overview of management – UpToDate.
- Management of acne: Canadian clinical practice guideline – Canadian Medical Association Journal.
- Acne clinical guideline – American Academy of Dermatology Association.
- Guideline for the Treatment of Acne – European Dermatology Forum.
Autor(es)
Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.
Dr é verdade que acne nas costas é sintomas do hiv?
Não, de jeito nenhum.
Dr tenho 34 anos e acne desde os 25 pele mto oleosa acne no queixo pescoço e bochecha comecei usar epiduo gel e sabonete da la roche a um mes nao vi melhoras gostaria de um remedio oral para tomar junto gostaria de saber qual posso tomar??obrigado
Você tem que ir a um dermatologista. Não é pela Internet que vai encontrar tratamento adequado para a sua acne.
Dr. Tive acne grau III usei Roacutan e agora q acabou meu medico me deu acido retinoico 0,1%. Gostaria de saber se não existe nada mais severo que ataque as manchas e as elimine por completo!
Obrigada!!
As manchas vão melhorar com o tempo e com o ácido retinoico.
Doutor minha filha tem dez anos, em fevereiro fará onze e está com várias acnes e cravinhos . Sua pele está ficando feia e ela esta nervosa, ela é bem branquinha, com que pomada devo iniciar tratamento?
Não faça tratamento caseiro. Você tem que levá-la a um dermatologista para fazer um acompanhamento sério da acne. Essa fase inicial é a melhor época, pois ainda não há acne grave nem lesões cicatriciais.
Olá!! Acho que o grau das minhas acnes é de nível 3
Devo procurar ajuda médica? Tenho uma pele muito oleosa. Acnes nas costas, peito, rosto, inclusive já apareceu algumas na região da barriga
Sim, procure um dermatologista, senão você pode ficar com manchas e cicatrizes no futuro.
Dr. Fiz 9 meses de tratamento com roacutan, era 40 mg por dia, finalizei, há um mês. Porém as espinhas estão voltando e não sei mais o que fazer…
Se após o roacutan as espinhas voltarem, às vezes é necessário um novo curso de tratamento.
Dr. Existem estudos sobre mulheres que engravidaram um ano após o final do tratamento com o Roacutan?
Vou tomar por 3 meses. E planejo uma gravidez daqui a um ano. (li um caso de uma mulher que engravidou após um ano e a criança naceu com má formação cerebral). Estou muito preocupada…
Na bula diz dois meses, mas não confio…Onde posso encontrar artigos científicos de pesquisas sobre casos de gravidez “PÓS” tratamento com Roacutan?
Obrigada!
Na verdade, após 1 mês já é seguro pelo simples fato de que nesta época já não há mais isotretinoína no seu organismo para poder chegar ao feto. 1 ano é um intervalo mais do que seguro.
Dr. Comecei o tratamento há dois meses. To usando atibioticos e os géis. Só que perto da minha menstruação costuma aparecer umas espinhas ainda. E ainda tem uns 3 carocinhos durinhos, só que já estão saindo. É normal isso?
Se você tem notado uma melhora progressiva, não se preocupe.
Doutor, tenho espinhas grau 2. To fazendo tratamento há 2 meses. Ainda ta nascendo espinhas. Tem umas grandes ainda só que tão diminuindo, são tipo um carocinho duro. Eles vão sair qnd o uso de antibiótico terminar?
Esse é o objetivo. Se não saírem, o dermatologista deve propor novo tratamento.
Dr. comecei um tratamento receitado pela minha dermatologista há pouco mais de um mês com ácido retinóico, um sabonete muito forte e uso intensivo de protetor solar, porém minha pele está muito seca e descascando demais. Há uma semana atrás o ácido queimou boa parte da pele do início do meu pescoço e o meu rosto ficou completamente roxo, fiquei uma semana sem passá-lo e o usei na segunda novamente. Isso é normal?
Parece estar muito forte. O ressecamento é comum, mas o objetivo não é queimar a pele.
Dr. usei Roacutan por 6 meses, sumiu todas as espinhas mais graves, aparecendo uma ou outra pequena, dois anos depois voltei a ter aquela espinhas grandes novamente nas costas e peito, não como antes mais havia muitas. o dermatologista de receitou um novo tratamento com Roacutan por 8 meses, tem um 45 dias que acabei o tratamento e ainda tem uma pequena região do peito que tem espinhas inflamada, as demais desapareceram. Será que devo recomeçar o tratamento novamente? ainda vou retornar no medico.
Se ficaram poucas, há outros tratamentos que não o roacutan. Tem que avaliara gravidade dessa acne residual para decidir a melhor estratégia.
Dr. Eu tive uma reação alérgica ao excesso do complexo B em um medicamento, o que trouxe no rosto e pescoço muitas erupções como acnes. Fui na dermatologista e ela me indicou tetraciclina. Depois do terceiro comprimido eu comecei a ter muita febre, vômitos, dores no corpo e dor de cabeça. Fui ao pronto atendimento, fiz exames de sangue e urina, ambos deram normais. Tomei 1 litro de soro e não tomei mais a tetraciclina. Parei de ter febre e estou bem, mas as erpcoes aumentaram e estam doloridas. O senhor acha que a febre e demais sintomas foram reações secundarias da tetraciclina? É melhor eu não tomar essa medicação?
Podem ser. Existem vários outros tratamentos possíveis para acne. Volte ao dermatologista e explique que você teve reações à tetraciclina.
Olá Dr.!
Meu marido está tomando roacutan, e eu estou gravida. Gostaria de tirar uma duvida: Manter relação sexual durante o tratamento dele é prejudicial ao nosso bebê? Obrigada.
Não encontrei nenhum estudo que indique que possa haver quantidades relevantes do Roacutan no semên, de forma a tornar perigosa a relação sexual.
É verdade que musculação dá acne?
Não que eu saiba. O que pode dar acne é o uso de esteroides anabolizantes.
Olá doutor , eu antes não tinha muitas espinhas, mais ao decorrer do tempo apareceu espinhas, cravos, manchas e tudo mais . Usei uma pomada com muita corticoide e isso influenciou na piora. Mais parei. Estou usando alguns produtos agora em que um farmaceutico especializado em dermatologia me passou. Melhorou um pouco, porem fui fazer a primeira sessao de limpeza de pele e ela disse que minhas espinhas estão inflamadas por dentro. Quero tomar azitromicina, ainda não fui no dermatologista e no momento não posso ir, aí estou procurando alumas dicas e tem muitos sites falando que azitromicina é bom . O que você me indica.
Que você pare de se auto-medicar ou se medicar com profissionais que não são dermatologistas e não têm experiência no tratamento da acne. Isso só vai levar à piora do seu quadro. Ou você trata de forma correta com o dermatologista ou não espere melhora da sua pele.
Fiz um tratamento com uma “dermatologista” e sai do tratamento frustrado, a “profissional” me prometeu uma pele de pessêgo e depois de 8 meses sai com mais espinhas e cravos do que quando iniciei o tratamento, o único benefício que constatei foi que a oleosidade da minha pele diminuiu durante um período pequeno neste espaço de 8 meses pela ação dos produtos mas, voltou tudo de novo, porém nada de acabar ou pelo menos minimizar as espinhas, cravos, manchas e furinhos!
Comprei todos os produtos que ela me receitou e usei na risca, resultado zero! Detalhe, imaginei que ela deveria ter investigado a causa das minhas acnes, nada, não pediu nem um exame e consultou uma tabelinha e foi mandado pomadas, cremes e etc, perguntei se alimentação poderia influenciar e ela disse que ela: não, pode comer de tudo; como não? se eu já fiz o teste e percebi que no meu caso quando como alguns tipos de alimentos no outro dia aparecem algumas espinhas novas; pergutei se receitaria remédio oral e ela: não, seu caso não preecisa; como não precisa? Se já tenho 35 anos e sofro com este problema deste a adolescência, se toda vez que faço a barba com todo cuidado e ótima gillete sempre esbarroa lâmina em uma espinha interna e lá vem mais uma cicatriz, se meu rosto esta cada vez mais marcado por furinhos de espinhas, manchas e cicatrizes de corte de lâmina ao barbear. Que decepção!
Desculpem o desabafo, vou procurar outro profissional mas, primeiro tenho que superar esta frustração com uma “profissional” que só me vez perder tempo, dinheiro e ficar ainda mais stressado!
Boa noite Doutor,
Minha dúvida é sobre a influência da alimentação no tratamento de acnes, dizem que a carne de peixe por possuir omega 3 é indicada como uma carne saudável para quem tem problemas com acne, porém a forma como ela é preparada tem importância no seu valor nutritivo, exemplo, se for peixe frito em óleo, continua sendo bom para quem tem acne, já que é aconselhável evitar alimentos fritos?
Não há provas de que a alimentação tenha real influência na acne.
Boa noite doutor,
estou a tomar isotretinoina á 1 mês por ordem do meu dermatologistas, mas notei uma melhora siginificativa nos primeiroso dias e depois piorou e muito, fiquei mesmo muito mau
O meu dermatologista indicou-me que a partir da 3ª semana iria melhorar, a verdade é que melhorei no lado direito do meu rosto. Mas do meu lado esquerdo ainda esta mau, tenho muitos cravos grandes, e tenho a cara inchada, que ate me dói esse lado do rosto, podia-me dizer se é normal deste medicamento, e ajudar-me por favor?
Sim, com a isotretinoína, é normal haver um agravamento da acne antes da melhora.
Obrigada pela resposta.
Doutor, tenho a pele muito oleosa e já usei alguns produtos pra tentar melhorar isso, mas, com exceção do acnase, todos os outros produtos que utilizei pra melhorar a oleosidade acabaram me dando espinhas. Resultado: Eu acabo parando de usar. Faz 3 dias que estou usando o sabonete e hidratante da La Roche para diminuir oleosidade, dizem que é maravilhoso, mas já apareceram espinhas também. Isso é normal? Sofro com esse problema, essa oleosidade excessiva me incomoda muito!
Olá Doutor, há seis anos atrás comecei a tomar anticoncepcional ( diane 35) por orientação do ginecologista justamente para tratar as espinhas, na época ela falou que em alguns meses de uso eu já veria a diferença. Minha testa era lotada de espinhas e alguns anos depois eu já não tinha mais nenhuma. Só que tive a infeliz ideia no mes passado de parar de tomar sem consulta-la, quando acabou a última pílula ao invés de tomar a próxima uma semana depois eu não tomei mais, aí passados trinta dias minha menstruação chegou e voltei a tomar o anticoncepicinal de novo. Como vc falou no seu artigo que a acne pode ser causada por alteração hormonal, acho que foi isso que aconteceu né? Agora vou ter que esperar mais algums anos pra ela sumirem de novo? O que recomenda?
Pode agravar com o tempo. Mas um dermatologista consegue controlar sua acne sem muita dificuldade.
Mas sem o roucotan que é o mais eficaz tem algum outro que pode tira definitivamente ?
Sim, tem. Este artigo explica bem: https://www.mdsaude.com/2013/09/tratamento-acne.html
Sim , obrigado Dr. Que Deus ó abençoe .
Pode agravar com o tempo. Mas um dermatologista consegue controlar sua acne sem muita dificuldade.
Entao , eu tenho acne nas costas , eu fiz tratamento com sabonete e creme ( epiduo e epidac ) , chegava a queima a pele as vezes mais saiu mt do rosto , o problema é nas costas não adianto mt e ainda tenho e ja tentei diversas vezes com sabonete asepsia mas não adianto . algo a sugerir ?
Tem que tratar com dermatologista. Caso contrário, os resultados vão ser sempre frustrantes.
No caso que eu tava lendo o meu aparenta ser o 3 , tenho bastante nos ombros , e na parte lateral das costas , em baixo são apenas bolinhas ja no rosto não tenho muitos . ja tentei varias formas pra tira essas dos ombros mas não consigo . queria saber tambem se poder agravar de grau facilmente ou é dificil ?
Ola Dr
enfim.. nunca tive estive espinhas na minha vida … minha pele era normal e saudável..mais depois de um tempo minha pele começou a ficar muito oleosa..dai começou a nascer diversas espinhas.. tentei praticamente de tudo como: pomadas ( principalmente a minancora) .. sabonetes especias para espinhas..pó de maquiagem .. receitas caseiras, mais nada disso funcionou (ainda continua nascendo muitas espinhas) eu queria saber se á algum outro método que talvez diminua o excesso de oleosidade ou algum método de acabe de vez com as espinhas.. muito obrigado..
Métodos caseiros não funcionam. Você precisa ir a um dermatologista. Há dezenas de tratamentos eficazes, você apenas ainda não testou nenhum deles.
Olá Dr,
Muito boa a matéria sobre cravos e espinhas. Parabéns!
Queria tirar umas dúvidas com você..
A pouco mais de 1 ano comecei a fazer academia e tomei alguns suplementos (Mas suplementos mesmo, nada de anabolizante) tomei de tudo e muitas vezes tudo junto (pré-treino, pós treino, whey, creatina, glutamina, albumina, termogênicos) não sei se coincidência ou não após tomar começou a aparecer espinhas no peito, costas e rosto. No peito minhas espinhas são grau 3 ou 4, e no rosto e costas grau 1.
Tentei o tratamento com o Tetralysal e mandei fazer a pomada (acido retinóico 0,025% + creme não ionico 30 gramas) mas em nada alterou o meu quadro.
Após finalizar o tratamento fiquei uns 10 meses sem tomar nenhum tipo de suplemento, como não fez efeito algum, a 3 semanas voltei a tomar o termogênico.
Vou começar o tratamento com a Roacutan, mas fico com receio pois vou muito a praia e como o verão está chegando estou com medo.
Posso tomar alguma coisa junto com a Roacutan para diminuir a sensibilidade da pele?
Tem problema tomar a Roacutan junto com o Termogênico (Oxylin PRO da Marca Arnold)?
Desde já, agradeço a atenção!
O Roacutan é um medicamento muito forte e com muitos efeitos colaterais possíveis. Sugiro que você não tome nada que não seja prescrito pelo médico junto com ele.
Eu fiz o tratamento com o roacutan por 10 meses ele diminuio cerca de 80% das espinha mias ainda tenho cravos e pouca espinha
porque toda vez que como carne de porco minha pele irrita
Não seria somente coincidência?
Controlei meu problema de acne com vitaminas também, mas é necessário tomar um cuidado especial com a vitamina A, nessa quantidade você corre risco de hepatite medicamentosa e hipervitaminose.
Tome também 400 UL de vitamina E, que ajuda na textura da pele e na cicatrização.
eu tenho 12 anos tenho um pouco de espinhas e isso me incomoda um pouco na escola e na minha cidade eu não consigo achar um remédio que me ajude uso um secante para espinha resolveu mais nem tanto
tenho uma duvida maquiagem pede alterar a quantidade cravos e espinha ?
Maquiagem pode piora as espinhas. Para fazer um tratamento efetivo, você precisa procurar um dermatologista. Não adianta ficar se automedicando com pomadas. Sem seguimento médico é quase impossível que você consiga controlar sua acne.
oi, tudo bem com vc???
eu pegunto vc, limpe espinhas????
qual nome do espinhas remédio ???
Olá Dr.gostaria de saber se o cisto no ovario causa espinhas???
Um cisto único não, mas ovário policístico sim.
doutor eu tomo o rocutan 01 mes ,e me expos a sol com filtro solar mesmo assim snto a pele mais seca posso usar hidatantes ?
Doutor tenho bastante cravos e espinhas(axilas, membros inferiores, rosto, costa e peito).Em qual grau eu estaria se fosse classificar?
Só vendo para saber. Procure um dermatologista.
Olá Dr. tenho cravos e espinhas desde 11 anos de idade hj tenho 25 anos e ainda sofro c isso. Ja usei e uso sabonetes de limpeza facial adstringentes gel secantes e nada resolve o problema. E quando sai espinhas algumas até grandes parecendo até caroços avermelhados demoram de 3 a 4 meses para sumirem não sei mais oque fazer!!!! Não são muitas as espinhas mais quando surgem ficam desse jeito… Vou me casar no final deste ano e não sei oque fazer para melhorar nem que seja um pouco pra não ficar tão feio na foto… Se puder me ajudar com alguma solução agradeço!!!!! Sem mais, Obrigada!!!
como curar cravo nas mãos?
Doutor eu estou usando o roacutan a 2 meses minhas espinhas diminuíram quais totalmente, mas apareceu umas manchas no meu corpo tipo de secura isto pode ser efeito do remedio? c0om o tempo isto vai sair?
boa noite eu tenho muitos cravos e sempre tive o costume de expremer, minha pele tem muitos furinhos o q faço para esses furinhos sumirem, e diminuir o surgimento de novos cravos?
Usei roacutan (dose alta) durante 1 ano e meio. Depois de 7 anos voltou e muito pior.
Doutor em tenho cravos e espinhas, mais nao é em muito excesso gostaria de saber se é melhor eu usar o roacutan ou tazaroteno?
Só um dermatologista, após te examinar, é que pode dizer qual o melhor tratamento para o seu caso.
Oi doutor, eu tenho bastante espinhas e eu usei o Tetrallyzan 1 mês e senti uma melhora entao uma medica me passou o Roacutan para tomar durante 10 meses, mas eu nao quero fazer o uso desse medicamento pois tenho medo dos efeitos colaterais. Gostaria de saber se posso fazer o uso do Tetrallyzan por algum tempo e se ele dará uma melhora no meu caso.
Obg!
Oiii doutor tenho a pele cheiia de cravos , e poucas espinhas
miinha pele está muito feia por causa dos cravos pretos
poderia me ajudar ?
pena a minha city nao tem dermatologista para receitar o rocutam quero mto melhorar a face!
ola Dr.tenho muitas espinhas e queria saber se existe outro medicamento sem ser o roacutan ele me da muitos efeitos colaterais .ja estou a 3 meses em tratamento sem ele e queria saber se existe outros medicamento disponiveis no mercado! desde ja eu o agradeço.
Sim, existem outros tratamentos, mas o roacutan é atualmente o mais eficaz.
procuro algo contra cravos. por favo auguem mim ajuda estou com o rosto cheio de cravos
Olá doutor, tenho 40 anos e há 11 anos tive câncer de mama. Tenho acne desde a adolescência e a minha dermatologista não aconselhou o uso do roacutan. Os tratamentos tradicionais são caros, não terminam nunca e as acnes acabam voltando. Gostaria de saber se realmente é contra indicado no meu caso o uso deste medicamento.
Não conheço esta relação do câncer de mama com o roacutan. Porém, não sou dermatologista e não tenho a experiência que a sua Dermatologista deve ter com esta droga.
olá doutor, tenho 30 anos e já não tinha mais espinhas e de repente apareceram várias na face depois que usei o prednisona e dexalgen injetavel pra tratar uma paralisia facial.. já tem 1 mês que estou com estes cravos e espinha e tou usando topico de peroxido de benzolina mas gostaria de saber se vou ficar muit tempo com essa acne ou vai sumir em pouco tempo? não uso mais os medicamentos pq ja fiquei curado desde janeiro e esses efeitos colateriais apareceram em fevereiro.. grato! Rafael
A tendência é melhorar com o tempo, agora que você já não usa mais corticoides.
Doutor, estou usando o anticoncepcional Yaz, pq já usei vários medicamentos, mas quando termino de usar a acne e os cravos voltam com tudo, realmente o Yaz diminui as espinhas, mas apareceu vários vasinhos nas pernas.
Dr., descobri seu site por acaso ao fazer pesquisas sobre a acne. Estou num tratamento contra essa doença tomando um antibiotico associado a produtos de limpeza e cuidados com a pele. Só que eu tenho uma duvida: esse tratamento com antibiotico vai acabar em alguns dias (o tratamento todo dura 10 dias) e gostaria de saber, por favor, se depois desse periodo a acne pode voltar e se eu posso continuar a usar produtos anti-acne.
Sim, pode voltar. Em geral os produtos tópicos anti-acne continuam, mas isso vai depender da sua dermatologista
Dr. Pedro adoro seu blog, sou estudante de medicina e essa é a especialidade que pretendo seguir (dermatologia) principalmente para tratar casos de acne, sofri muito na minha adolescência devido esse problema, tenho 23 anos e ainda tenho muitas espinhas, já tentei de tudo mas não mudou, não uso anticoncepcional, mas estou pensando seriamente em tentar resolver o problema dessa forma (indo ao médico antes, lógico) será que poderia ser uma solução para mim devido minha idade? ou não?
O anticoncepcional melhora a acne em muitos casos. Não necessariamente vai te livras das espinhas, mas costuma melhorar muito.
Tenho 25 anos e 3 filhos.Na adolecência não tive muita espinha,mas agora meu rosto está cheio. Qual as causas e qual tratamento o senhor me aconselha.
Algumas pessoas desenvolvem acne na fase adulta. Você precisa ser avaliada por um dermatologista para decidir qual o melhor tratamento para o seu caso.