Navegando pela Categoria

Cirurgia e anestesia

Seção com todos os artigos do site MD.Saúde sobre os assuntos Cirurgia e anestesia

Cefaleia pós-raquianestesia ou punção lombar

Introdução A cefaleia de baixa pressão é um quadro de intensa dor de cabeça que pode surgir após uma raquianestesia, anestesia peridural ou punção lombar. Esses quadros são chamados respectivamente de cefaleia pós-raquianestesia, cefaleia pós-punção dural ou cefaleia pós-punção lombar.Como a raquianestesia e anestesia peridural são habitualmente…

Criptorquidia – O Que é, Sintomas e Tratamento

Quando um ou ambos os testículos não estão localizados dentro da bolsa escrotal.

O que é criptorquidia?Criptorquidia ou criptorquia é um termo de origem grega que significa “testículo escondido” (cripto = escondido + orquis = testículo). A criptorquidia ocorre, portanto, quando um ou ambos os testículos não se encontram na bolsa escrotal no momento do nascimento do bebê.Na maioria dos casos, o problema surge porque um…

Hérnia inguinal – Causas, Sintomas e Tratamento

A hérnia inguinal é o tipo de hérnia abdominal mais comum. O único tratamento definitivo é a correção cirúrgica, chamada de herniorrafia ou hernioplastia.

O que é uma hérnia Herniação é um processo no qual uma parte de algum órgão é deslocada da sua posição habitual através de um orifício, geralmente devido a uma fraqueza no músculo ou no tecido circundante. A hérnia é, portanto, uma protusão de parte de um órgão através de uma abertura anormal na parede que habitualmente o contém.Existem vários…

Mordida de cachorro – Cuidados e tratamento

Saiba quais são os riscos e os cuidados necessários após uma mordida de cão.

O cão pode até ser o melhor amigo do homem, mas isso não impede que milhões de pessoas sejam mordidas por estes animais todos os anos. Não existem dados confiáveis no Brasil, mas nos EUA a estimativa é de cerca de 4.5 milhões de pessoas mordidas por cachorros, com variados graus de gravidade, todos os anos. As crianças, principalmente aquelas entre…

10 sintomas da apendicite em adultos e crianças

A apendicite nem sempre é um quadro fácil de ser diagnosticado, principalmente nas crianças e nos idosos.

O que é apendicite?Apendicite é o nome que damos à inflamação do apêndice, uma pequena extensão do intestino, em formato de dedo de luva, localizada na primeira porção do cólon.A apendicite é bastante comum, acometendo cerca de 7% da população, o que a torna uma das principais emergências médicas em todo o mundo. A inflamação do…

Lipoma – Causas, Sintomas e Tratamento

Lipomas são tumores benignos feitos de tecido gorduroso, que se manisfestam como uma pequena protuberância arredondada que surge por baixo da pele.

O que é o lipoma O lipoma é um tumor benigno constituído por células de gordura, também chamadas de células adiposas. Esse tipo de tumor se destaca do tecido gorduroso ao seu redor por ser revestido por uma cápsula fibrosa. O lipoma é, portanto, uma tumoração de gordura ao redor do tecido gorduroso.Os lipomas costumam crescer no tecido…

Fratura do colo do fêmur – Causas, Sintomas e Tratamento

Traumatismos da região do quadril provocados por queda são a principal causa de fratura do colo do fêmur.

Conforme a expectativa de vida se eleva, as doenças típicas da terceira idade vão se tornando cada vez mais frequentes. A fratura do colo do fêmur (fratura do quadril) é um dos muitos exemplos.A fraqueza natural dos ossos pelo envelhecimento, a perda de força muscular, a maior dificuldade para se manter equilibrado, a perda da acuidade visual e…

Tipos de anestesia – Geral, Local e Raquidiana e Peridural

Anestesia é um procedimento médico cujo objetivo é bloquear temporariamente a capacidade do paciente sentir dor, seja de forma geral ou apenas localizada.

A anestesia é um procedimento médico que visa bloquear temporariamente a capacidade do cérebro de reconhecer um estímulo doloroso. Graças à anestesia, os médicos são capazes de realizar cirurgias e outros procedimentos invasivos sem que o paciente sinta dor.Neste texto vamos explicar resumidamente quais são os tipos mais comuns de anestesia na…

Aneurisma da aorta abdominal – Causas, sintomas e tratamento

A existência de um aneurisma da aorta é uma situação potencialmente grave, devido ao risco de rompimento da artéria com consequente volumosa hemorragia.

O que é um aneurisma Aneurisma é uma dilatação anormal e localizada que habitualmente surge devido a uma fragilidade na parede de um vaso sanguíneo. Para que um aneurisma surja, o vaso sanguíneo precisa estar enfraquecido, seja por uma condição hereditária ou por uma doença adquirida ao longo da vida.Os aneurismas surgem com mais frequência…

Cirurgia plástica para retirada de pele após grande perda de peso

O que fazer com o excesso de pele que surge após grande perda de peso?

IntroduçãoA obesidade é uma pandemia que atinge milhões de pessoas em todo mundo. Para combatê-la, nas últimas décadas, uma grande quantidade de tratamentos foi proposta, variando desde medidas preventivas – como atividade física e dietas hipocalóricas – passando por medicações que interferem no metabolismo de açúcares e gorduras, até a…

Cirurgia de lipoaspiração – Indicações e Riscos.

A lipoaspiração, também chamada de liposucção, é um procedimento cirúrgico que consiste na remoção de tecido gorduroso de áreas específicas do corpo, como barriga, nádegas, quadris e coxas, através de uma técnica que usa sucção. A lipoaspiração não é um procedimento que visa o emagrecimento, mas sim a remoção de gordura localizada, principalmente…

Anestesia Geral – Como é feita, riscos e complicações

Tratada como vilã dos procedimentos cirúrgicos, a anestesia geral é muito mais segura do que você pensa.

O que é anestesia geral A anestesia geral é uma técnica anestésica que promove abolição da dor (daí o nome anestesia), paralisia muscular, abolição dos reflexos, amnésia e, principalmente, inconsciência. Essa forma de anestesia faz com que o paciente torne-se incapaz de sentir e/ou reagir a qualquer estímulo do ambiente, sendo a técnica mais…

Diverticulite e Diverticulose – Sintomas, Causas e Tratamento

Uma em cada três pessoas com mais de 60 anos apresenta divertículos no seu intestino grosso.

O que é um divertículo? Divertículo é uma pequena bolsa que se forma na parede do intestino grosso (cólon), semelhante a um dedo de luva, habitualmente em indivíduos com mais de 60 anos de idade. Muitas pessoas têm um ou mais divertículos no cólon sem apresentar nenhum tipo de queixa ou sintoma.Eventualmente, os divertículos podem se infectar,…

Varizes nas pernas – Causas, graus e tratamento

Cerca de 25% das mulheres e 15% dos homens apresentam varizes nas pernas.

Varizes são veias tortuosas e dilatadas que surgem pelo adoecimento dos vasos. Ao contrário do que se possa pensar, as varizes das pernas não são apenas um problema estético. A presença da variz indica uma veia doente, sendo muitas vezes o primeiro sinal de uma insuficiência venosa crônica.Este texto abordará as varizes nas pernas (varizes dos…

Pedra na Vesícula – Sintomas, Causas e Cirurgia

A colecistite é a inflamação da vesícula biliar que ocorre normalmente após obstrução da mesma por um cálculo.

A vesícula biliar é uma pequena bolsa em forma de pera, localizada no quadrante superior direito do abdômen, logo abaixo do fígado.Colelitíase é o nome que damos à presença de pedras dentro da vesícula, uma condição que pode ser assintomática em alguns casos, mas pode também provocar intensa dor abdominal se houver inflamação da vesícula.…

APENDICITE – Sintomas, Causas e Tratamento

A apendicite aguda é uma complicações que acomete até 7% da população, sendo os adultos jovens as principais vítimas.

O que é o apêndice?O apêndice é um prolongamento do ceco, região que delimita o fim do intestino delgado e o início do intestino grosso, também chamado de cólon.O apêndice possui aproximadamente 10 cm de comprimento e tem um fundo cego, como se fosse um dedo de luva. Seu formato lembra o de um verme, por isso, ele também é chamado de…

Diferenças entre lipoaspiração, hidrolipo, mini lipo e lipolight

Cirurgias de lipoaspiração realizadas em consultório são mais perigosas e apresentam resultados inferiores.

Hidrolipo, minilipo, lipolaser e lipo light são procedimentos vendidos como formas alternativas de lipoaspiração, porém, apresentam os mesmos riscos e as mesmas indicações.A lipoaspiração é a cirurgia plástica mais realizada no Brasil, com mais de 200.000 procedimentos anualmente.A técnica foi criada pelo Cirurgião Plástico francês, Yves…

Ginecomastia – Surgimento de mamas nos homens

O termo ginecomastia, do grego “mama feminina”, refere-se ao aumento benigno, temporário ou permanente, da mama masculina em decorrência do desenvolvimento da glândula mamária.Tanto a mama feminina, quanto a mama masculina, são formadas pela glândula mamária e por tecido adiposo (gordura). Entretanto, nos homens não há o estímulo hormonal para…

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. OkSaiba mais