Navegando pela Categoria

Cardiologia

Arquivo com todos os textos sobre Cardiologia publicados no site mdsaude.com

O que é Cardiologia

A Cardiologia é a especialidade médica responsável pelo estudo do sistema cardiovascular e tratamento das suas respectivas doenças.

As subespecialidades do campo da cardiologia incluem eletrofisiologia cardíaca, ecocardiografia, cardiologia intervencionista, cardiologia nuclear e cardiologia pediátrica.

O que faz o médico cardiologista

O médico cardiologista é responsável pelo diagnóstico, tratamento e prevenção das doenças cardiovasculares, que incluem aquelas que acometem o coração e os seus vasos.

Principais doenças e problemas tratados pelo cardiologista

Arritmias cardíacas

Dislipidemia (colesterol alto)

Doenças da aorta

Doenças das válvulas cardíacas

Doenças inflamatórias/infecciosas do coração

Doenças isquêmicas do coração (doenças coronarianas)

Hipertensão arterial

Insuficiência cardíaca

Procedimentos realizados pelo Cardiologista


Angina Estável e Instável – Causas, Sintomas e Tratamento

Índice: Definições | Gravidade | Tipos | Causas | Fatores de risco | Sintomas | Diagnóstico | TratamentoO que é anginaA angina, também chamada de angina de peito ou angina pectoris, é um tipo de dor no peito de origem isquêmica que surge quando o miocárdio (músculo do coração) recebe menos sangue que o necessário para o seu normal…

Doença de Kawasaki – Causas, Sintomas e Tratamento

Apesar auto-limitada, a doença de Kawasaki pode provocar graves complicações, como aneurismas, AVC ou infarto do miocárdio.

O que é a doença de KawasakiA doença de Kawasaki (DK), chamada inicialmente de síndrome dos nódulos linfáticos mucocutâneos, foi descrita no Japão, em 1967, pelo Dr. Tomisaku Kawasaki, que relatou 50 casos de crianças com quadro de febre, erupções a pele, conjuntivite, aumento dos linfonodos do pescoço, inflamação dos lábios e da língua e…

Anlodipino (amlodipina) – Para que serve e como tomar

Medicamento anti-hipertensivo bastante eficaz para a população negra ou idosa.

O que é anlodipino (amlodipina)O besilato de anlodipino, também chamado de amlodipina, é um fármaco anti-hipertensivo bastante popular devido à sua alta eficácia no controle da pressão arterial.O anlodipino faz parte de um grupo de medicamentos conhecidos como bloqueadores dos canais de cálcio da classe das dihidropiridinas. Também fazem…

Atenolol – Para Que Serve, Posologia e Efeitos Adversos

O atenolol é um medicamento muito utilizado no tratamento das doenças cardiovasculares, principalmente na hipertensão arterial e na doença coronariana.

O atenolol é um fármaco que pertence à classe dos beta-bloqueadores, que é habitualmente utilizada no tratamento da hipertensão arterial, da doença isquêmica coronariana e em alguns tipos de arritmias cardíacas.O atenolol, assim como outros betabloqueadores, são indicados no tratamento das doenças cardiovasculares por terem ação direta sobre a…

Síndrome do coração partido – Causas, Sintomas e Tratamento

A síndrome do coração partido é uma forma grave de lesão cardíaca que pode surgir após eventos que geram intenso estresse.

A síndrome do coração partido, também conhecida como miocardiopatia de takotsubo ou miocardiopatia de estresse, é uma doença do músculo cardíaco que pode surgir de forma súbita após uma situação de intenso estresse emocional ou físico.A miocardiopatia de takotsubo pode surgir mesmo em pessoas previamente saudáveis. Apesar de ser uma lesão…

Wolff-Parkinson-White – Sintomas, Causas e Tratamento

A síndrome de Wolff-Parkinson-White é provocada por alterações na condução de impulsos elétricos do coração, o que pode resultar em quadros de arritmia cardíaca.

Em 1930, os cardiologistas Louis Wolff (1898 - 1972), John Parkinson (1885 - 1976) e Paul White (1886 - 1973) descreveram 11 casos de pacientes que apresentavam um quadro de arritmia cardíaca relacionada à existência de uma via elétrica extra no coração, que ligava os átrios aos ventrículos e fazia com que os impulsos elétricos cardíacos se…

Preciso Tomar Remédios Para Baixar o Colesterol?

Nem todo muito com colesterol elevado precisa de remédios.

Colesterol e eventos cardiovascularesJá há muitos anos sabemos que existe uma relação direta entre os valores sanguíneos de colesterol, principalmente do colesterol LDL, e o risco de doenças cardiovasculares, tais como infarto agudo do miocárdio e AVC.Também não é nenhuma novidade que nos pacientes com dislipidemia (colesterol alto), o…

Pericardite aguda – Causas, Sintomas e Tratamento

Nem toda dor no peito significa infarto. A pericardite é uma das possíveis causas de dor no coração que não são provocadas por um infarto do miocárdio.

O pericárdio é uma fina membrana em forma de saco, que envolve o coração e o separa das outras estruturas anatômicas ao seu redor. Pericardite aguda é nome dado à inflamação do pericárdio, que pode ser provocada por diversas situações, incluindo drogas, traumas, infarto, câncer, insuficiência renal e infecções, principalmente as de origem viral.…

Benefícios para saúde do ômega 3

O ômega 3 é uma substância que tem despertado grande interesse da medicina devido aos seus efeitos benéficos no sistema cardiovascular.

O ômega 3 é uma família de ácidos graxos poli-insaturados (gorduras saudáveis), que parecem ter diversos efeitos benéficos no organismo, principalmente no sistema cardiovascular e no cérebro.O interesse da medicina no ômega 3 surgiu quando descobriu-se que os esquimós eram um grupo com baixa incidência de doença cardiovasculares, apesar de…

Dor muscular provocada por remédios para colesterol

Uma das principais causas de intolerância às estatinas é a dor muscular, que pode surgir mesmo com doses baixas do medicamento.

O que são as estatinasAs estatinas são um grupo de medicamentos muito utilizados no tratamento do colesterol alto. Entre as drogas mais conhecidas deste grupo, podemos citar a sinvastatina, rosuvastatina, pravastatina e atorvastatina.As estatinas, além de serem as drogas mais efetivas no controle do colesterol, são também aquelas com…

Quais são os valores normais da pressão arterial?

Você sabe por que dizemos que a pressão arterial está normal quando ela está por volta de 120/80 mmHg?

Hipertensão arterial A hipertensão arterial é uma doença crônica que acomete milhões de pessoas em todo o mundo. Estima-se que cerca de 20% de toda a população tenha níveis de pressão arterial acima do normal. Nos idosos, a hipertensão é ainda mais comum, estando presente em mais da metade das pessoas.A hipertensão é o mais comum fator de risco…

Como medir a pressão arterial corretamente

Muitos aparelhos digitais são feitos para medir a pressão arterial no punho, porém, essa aferição não é tão confiável quanto a do braço,

A hipertensão arterial é umas doenças mais comuns da humanidade, acometendo cerca de 20% da população adulta e mais de 50% dos idosos. Pelo fato de ser um importante fator de risco para doenças cardiovasculares, e por ser uma doença que não provoca sintomas na maioria dos casos, a hipertensão recebeu a alcunha de "assassino silencioso".Como…

Crise hipertensiva – Como Baixar a Pressão Arterial Alta

Apresentam urgência hipertensiva os pacientes com pico hipertensivo, pressão sistólica acima de 180 mmHg ou diastólica acima de 110 mmHg.

A hipertensão arterial é uma doença crônica e silenciosa, que provoca lesões em diversos órgãos do corpo de forma lenta e progressiva. Em geral, são necessários vários anos de pressão arterial mal controlada até que o paciente comece a apresentar danos irreversíveis, como lesões no coração, rins, cérebro e olhos.Entretanto, os pacientes…

Causas de morte súbita em adultos, atletas e bebês

Conheça as principais doenças que podem provocar óbito de forma tão rápida e inesperada, que não há tempo hábil para o paciente ser levado a um hospital.

Chamamos de morte súbita qualquer evento que leve um indivíduo ao óbito de forma inesperada e relativamente rápida. A morte súbita pode ocorrer em qualquer faixa etária, mas ela é mais comum em pessoas mais idosas, já portadoras de doenças cardíacas prévias. Porém, até jovens atletas ou bebês supostamente saudáveis podem morrer subitamente.…

10 dicas para aumentar o HDL (colesterol bom)

O colesterol HDL é o chamado colesterol bom, que está associado a um menor de doenças cardiovasculares.

IntroduçãoO colesterol é uma substância gordurosa, amplamente presente no nosso organismo e essencial para a formação das células, metabolização de vitaminas, produção de hormônios e diversas outras funções vitais.Apesar de ser uma substância extremamente útil, quando em excesso, o colesterol pode depositar-se nas paredes dos vasos…

Miocardite – Inflamação do músculo cardíaco

A miocardite é uma inflamação aguda do músculo do coração que é, habitualmente, provocada por uma infecção viral.

Miocardite é o nome dado à inflamação do músculo do coração, chamado de miocárdio. Existem dezenas de causas de miocardite, incluindo infecções por vírus, bactérias, protozoários ou fungos, medicamentos, doenças auto-imunes, consumo exagerado de álcool, consumo de cocaína, etc.As principais consequências da miocardite são a falência do bomba…

Estatinas – Remédios Para Baixar o Colesterol Alto

Entre os medicamentos disponíveis para baixar os níveis de colesterol, a classe das estatinas é a única que apresenta evidências de reduzir a mortalidade cardiovascular.

As estatinas, também conhecidas como inibidores da HMG-CoA redutase, são atualmente os medicamentos mais usados para tratar a dislipidemia (colesterol alto).As estatinas reduzem o risco de mortalidade em pessoas com alto risco de doença cardiovascular. As opções existentes no mercado são: Sinvastatina, Atorvastatina, Pravastatina,…

Fibrilação atrial – Sintomas e Tratamento

IntroduçãoA fibrilação atrial é uma arritmia cardíaca muito comum que costuma provoca batimentos cardíacos acelerados e irregulares. Essa arritmia ocorre com mais frequência em pessoas idosas e com problemas estruturais do coração, tais como doenças valvulares, insuficiência cardíaca ou com distúrbios da condução elétrica cardíaca.O…

Aneurisma da aorta abdominal – Causas, sintomas e tratamento

A existência de um aneurisma da aorta é uma situação potencialmente grave, devido ao risco de rompimento da artéria com consequente volumosa hemorragia.

O que é um aneurisma Aneurisma é uma dilatação anormal e localizada que habitualmente surge devido a uma fragilidade na parede de um vaso sanguíneo. Para que um aneurisma surja, o vaso sanguíneo precisa estar enfraquecido, seja por uma condição hereditária ou por uma doença adquirida ao longo da vida.Os aneurismas surgem com mais frequência…

Sintomas da Pressão Alta – Hipertensão Arterial

A hipertensão arterial é conhecida como o assassino silencioso por ser uma doença que, habitualmente, provoca poucos e discretos sintomas.

A hipertensão arterial, conhecida popularmente como pressão alta, é uma das doenças mais comuns em todo mundo, acometendo cerca de 1 a cada 5 pessoas. Em muitos países, mais da metade da população acima de 60 anos é hipertensa.Neste artigo vamos focar nos sintomas da hipertensão arterial. Se você está à procura de mais informações sobre…

Triglicerídeos: o que são e como tratar

Muito se fala sobre os perigos do colesterol elevado. Mas e os triglicerídeos, qual é a importância deles?

O que são os triglicerídeos?Os triglicerídeos, também chamados de triglicérides ou triglicéridos, são as principais gorduras do nosso organismo e compõem a maior parte das gorduras de origem vegetal e animal da nossa dieta.Os triglicerídeos estão presentes em vários alimentos, mas a maior parte que circula no sangue costuma ser produzida…

Doença de Chagas – Infecção pelo protozoário Trypanosoma cruzi

A doença de Chagas é transmitida pela picada do barbeiro, um tipo de percevejo que se alimenta de sangue.

A doença de Chagas é uma infecção provocada pelo protozoário Trypanosoma cruzi, adquirida por meio do contato com as fezes do inseto barbeiro. A doença de Chagas é também conhecida pelos nomes: mal de Chagas, chaguismo ou tripanossomíase americana.Neste texto vamos abordar os seguintes pontos sobre a doença de Chagas:Formas de…

Entenda os resultados do seu eletrocardiograma (ECG)

Apesar da continua renovação das tecnologias utilizadas para a realização de diagnósticos médicos, o eletrocardiograma (ECG), disponível desde o início do século passado, ainda mantém um papel central na investigação de várias doenças cardíacas.O ECG é um exame complementar importante para a interpretação do ritmo cardíaco e para a detecção de…

Edema pulmonar agudo – água nos pulmões

O edema agudo do pulmão surge quando os alvéolos pulmonares ficam repletos de líquidos, perdendo a sua capacidade de realizar as trocas de oxigênio e gás carbônico.

O edema pulmonar agudo, também chamado de edema agudo do pulmão (EAP), é uma emergência médica causada pelo extravasamento de água dos vasos sanguíneos para o tecido pulmonar, tornando a respiração difícil. Na prática, um paciente com EAP comporta-se como se estivesse se afogando.Neste texto vamos explicar as causas, os sintomas e tratamento…

11 causas de cansaço persistente e falta de forças

Vamos falar resumidamente sobre 10 causas comuns de cansaço de longa duração.

O cansaço é um sintoma extremamente comum na prática médica, sendo geralmente descrito pelos pacientes como uma falta de força ou desânimo para fazer tarefas que requeiram esforço, seja físico ou mental.Outros termos também são habitualmente empregados para descrever o cansaço, tais como fadiga, exaustão, letargia, sonolência, fraqueza,…

Dieta mais adequada para quem tem colesterol alto

Antes de pensar em medicamentos, o paciente com colesterol alto deve instituir mudanças de hábitos de vida, o que inclui exercícios físicos e uma dieta mais apropriada.

Introdução Mudanças no estilo de vida, incluindo a prática regular de exercícios físicos e uma dieta adequada, são importantes medidas para o controle dos níveis de colesterol. Em indivíduos com níveis de colesterol apenas um pouco elevado, simples alterações na dieta podem reduzir ou até mesmo evitar o uso de medicamentos…

Tratamento da Hipertensão: Bloqueadores dos Canais de Cálcio

Os bloqueadores dos canais de cálcio é uma família de fármacos muito efetiva no controle da hipertensão arterial.

Os bloqueadores dos canais de cálcio são um grupo de fármacos frequentemente prescritos no tratamento da hipertensão arterial. Entre os mais usados na prática clínica estão a Nifedipina, Anlodipino (Amlodipina), Nicardipina, Felodipina, Verapamil e Diltiazem.Neste texto, vamos falar um pouco das indicações e dos efeitos colaterais dos…

Principais causas de hipertensão arterial

A hipertensão arterial, chamada popularmente de pressão alta, é uma doença que atinge cerca de 1/3 da população adulta. Atualmente definimos a hipertensão arterial de dois modos, de acordo com suas causas: hipertensão essencial (ou primária) e hipertensão secundaria.Neste texto vamos abordar as causas e os fatores de risco para a hipertensão…

Hipertensão arterial de difícil controle

Hipertensão arterial resistente é aquela que não consegue ser controlada com menos 3 medicamentos anti-hipertensivos diferentes.

A hipertensão arterial de difícil controle, também chamada de hipertensão resistente, é aquela que não consegue ser controlada mesmo com múltiplos medicamentos anti-hipertensivos. Pacientes que permanecem com a pressão arterial descontrolada de forma crônica apresentam elevado risco de doenças cardiovasculares.Os portadores de hipertensão…

Cateterismo Cardíaco – Angioplastia com Stent

Entenda como é realizado o tratamento não cirúrgico das isquemias coronarianas.

O cateterismo cardíaco é um procedimento médico utilizado para diagnosticar e tratar, quando necessário, os casos de obstrução das artérias coronarianas, que são as artérias que nutrem o músculo cardíaco. A obstrução não tratada das artérias coronárianas resulta no infarto agudo do miocárdio.Neste texto vamos abordar as principais armas no…

Infarto agudo do miocárdio – Causas e Prevenção

O infarto agudo do miocárdio, chamado popularmente de ataque cardíaco ou simplesmente infarto, é uma situação potencialmente fatal, que ocorre por falta de oxigenação adequada do músculo cardíaco, levando o mesmo a sofrer necrose (morte tecidual). Você pode até ter ideia do que seja um infarto, mas provavelmente não sabe por que ele ocorre.Qual…

Dor no peito – Saiba quais são os sinais de gravidade

Descubra se aquela dor no peito que você sente pode ser sinal de um infarto do miocárdio.

Uma dor no peito não significa necessariamente um problema do coração. A maioria das pessoas que procura atendimento médico em serviços de emergência por conta de dor no peito não está tendo um ataque cardíaco, mas sim problemas menos graves, como dor muscular, refluxo ou crises de ansiedade. Entretanto, como a dor no peito pode significar um…

O que é um infarto fulminante?

Todo paciente com quadro súbito de intensa dor no peito deve ser logo avaliado por um médico, pois é impossível prever quando um infarto evoluirá de forma fulminante.

O infarto fulminante é uma das principais causas de morte súbita. Após um infarto, o coração pode parar funcionar por ter sofrido necrose em uma extensa área do seu músculo ou por ter surgido uma arritmia maligna. Em ambos os casos, o coração torna-se incapaz de bombear o sangue adequadamente, levando o paciente ao colapso circulatório, que é uma…

Febre reumática – Doença inflamatória que afeta o coração

A febre reumática é uma doença pode atacar as válvulas do coração e surge como uma complicação de infecções comuns da garganta, como a faringite ou a escarlatina.

Introdução A febre reumática, conhecida popularmente como reumatismo no sangue, é uma complicação que pode surgir após um quadro de faringite causado pela bactéria Streptococcus.Nas regiões menos desenvolvidas do mundo, estima-se que cerca de 20 milhões de pessoas sofram de febre reumática, sendo esta a principal causa de morte de origem…

Remédios Para Hipertensão – IECA e ARA II

Conheça as principais características de duas das classes mais vendidas de anti-hipertensivos.

O medicamentos anti-hipertensivos das classes dos inibidores da enzima de conversão da angiotensina (IECA) e os antagonistas do receptor da angiotensina II (ARA II) estão entre os mais utilizados para o tratamento da hipertensão arterial.Entre os medicamentos que fazem parte de ambas as classes podemos citar:1. Inibidores da enzima de…

O que significa ter um sopro cardíaco?

O que é um sopro no coração? Sopro cardíaco é algo grave? Todo sopro indica doença? Se você não sabe responder ás perguntas acima, então este texto foi feito para você.

O que é sopro cardíaco O sangue flui de modo contínuo, silencioso e em uma única direção dentro do coração. Aquele "tum-tum, tum-tum" que nós habitualmente ouvimos ao auscultar o coração não é o barulho do sangue, mas sim o som produzido pelo funcionamento das válvulas cardíacas.A presença de um sopro cardíaco - que é um som tipo um sopro…

Endocardite bacteriana – Sintomas, Causas e Tratamento

A endocardite é uma infecção que surge nas válvulas cardíacas e pode ser fatal se não for tratada a tempo.

O que é endocardite?Endocardite é o nome que damos à inflamação das estruturas internas do coração, principalmente das válvulas cardíacas. Se for causada por um agente infeccioso, chamamos de endocardite infecciosa; se o agente infeccioso for uma bactéria, o nome mais correto é endocardite bacteriana.A endocardite surge habitualmente…

Prolapso da Válvula Mitral – Sintomas, Causas e Tratamento

O prolapso mitral é um defeito congênito de uma das válvulas do coração, que costuma ser assintomático na maioria dos pacientes.

O prolapso da válvula mitral (PVM) é um defeito congênito do coração, ou seja, um defeito que surge quando a válvula mitral do coração está sendo formada ainda no útero. Entenda os riscos e saiba quais são os sintomas do prolapso mitral. Coração normal Leia esta parte inicial do texto com calma e acompanhe com a ilustração abaixo. Conhecer a…

Causas de pressão baixa (hipotensão)

Diversas são as causas de pressão arterial arterial baixo, incluindo dose excessiva dos medicamentos anti-hipertensivos, infecções e problema cardíacos.

A pressão arterial normal é, em média, 120/80 mmHg. Porém, valores como 80/50 mmHg ou até 149/89 mmHg também podem ser adequados, dependendo do contexto clínico do paciente.A pressão baixa, ou seja, uma pressão arterial abaixo da média da população não é necessariamente um problema, principalmente se essa pressão não atrapalhar as atividades…

Palpitações, taquicardia e arritmias cardíacas

As arritmias cardíacas podem também ser geradas por defeitos na condução elétrica do coração, por quadros de isquemia do músculo cardíaco ou por insuficiência cardíaca.

Palpitação é o nome que se dá a percepção dos batimentos cardíacos, normalmente com desconforto e sensação de que estes batimentos estão irregulares. O nosso coração, quando estamos em repouso, realiza entre 60 e 100 batimentos por minuto. São, portanto, em média, 4.800 batimentos por hora e 115.200 batimentos por dia.Exceto quando nos…

Desmaio, síncope e reflexo vagal

Muitos episódios de desmaios têm origem na ativação inadequada do nervo vago, o provoca queda da pressão arterial e desaceleração dos batimentos cardíacos.

O desmaio é um sintoma relativamente comum. Pode indicar problemas cardíacos, problemas neurológicos, uma queda súbita da pressão arterial, hipoglicemia (falta de açúcar no sangue)  ou apenas uma manifestação de excesso de ansiedade ou histeria, também conhecida como transtorno conversivo.O desmaio é cientificamente chamado de síncope e pode…

Hipertensão arterial sistêmica – Entenda a pressão alta

A hipertensão arterial sistêmica, conhecida popularmente como pressão alta, é uma das doenças mais prevalentes no mundo, acometendo cerca de um terço da população.

A hipertensão arterial pode surgir em qualquer época da vida, inclusive durante a gravidez, mas é muito mais comum na população adulta e nos idosos. Estima-se que até 80% da população com mais de 60 anos seja hipertensa.Nas últimas décadas, o número de hipertensos tem aumentado progressivamente, devido a fatores como maior…

Insuficiência cardíaca – Causas, Sintomas e Tratamento

Insuficiência cardíaca é nome que damos quando a musculatura do coração encontra-se fraca, com dificuldade de bombear o sangue adequadamente.

O que é insuficiência cardíaca?A insuficiência cardíaca é uma condição que surge quando os músculos do coração não são capazes de bombear o sangue de forma efetiva. De forma simples, podemos dizer que o paciente com insuficiência cardíaca é um paciente com o coração fraco.A insuficiência cardíaca pode surgir de forma rápida, como nos…

Sintomas do infarto agudo do miocárdio

A dor típica do infarto agudo do miocárdio localiza-se no meio ou à esquerda do peito; é uma dor tipo aperto, que muitas vezes irradia para o braço esquerdo, mandíbula ou costas.

O infarto agudo do miocárdio é um quadro potencialmente grave que surge quando o fluxo de sangue que irriga o coração através das artérias coronárias é insuficiente, levando à necrose de parte do músculo cardíaco.O principal e mais clássico sintoma do infarto é uma dor tipo aperto no lado esquerdo do peito, com irradiação para o braço. Porém, o…

Varfarina – Como Tomar e Interações com Remédios e Alimentos

Conheça os medicamentos e alimentos que podem interferir com a eficácia da varfarina.

O que é a varfarina? A varfarina é um anticoagulante, ou seja, é um fármaco que dificulta a coagulação natural do sangue, ação que pode ser útil para os pacientes com história de trombose venosa, fibrilação atrial ou que tenham sido submetidos à cirurgia de troca de válvula cardíaca.A varfarina tem sido um dos anticoagulantes mais utilizados…

Colesterol alto – O que são HDL, LDL e Triglicerídeos

Há colesterol bom e há colesterol ruim. Descubra por que é bom ter HDL alto, mas o LDL deve ser baixo.

O que é o colesterol?O colesterol é um assunto que muita gente já ouviu falar, mas poucos são aqueles realmente estão esclarecidos sobre o tema. Quem nunca ouviu falar sobre os termos: colesterol bom e ruim, HDL, LDL, VLDL e triglicerídeos e dislipidemia?Somos bombardeados diariamente com informações de todo o tipo sobre o…

O que é um aneurisma?

Aneurismas são dilatações anormais dos vasos sanguíneos, que só costumam provocar sintomas no momento do seu rompimento.

Aneurisma é uma dilatação de um vaso sanguíneo causada por uma fragilidade da sua parede. Essa fraqueza ocorre habitualmente por doença do vaso, que perde sua elasticidade e torna-se mais frágil.O grande problema do aneurisma é o risco de ruptura e perda maciça de sangue. Obviamente quanto maior for o tamanho do aneurisma, maior é o seu risco…

Sal Faz Mal Para Saúde? Existe Sal Saudável?

Todos os tipos de sal fazem mal quando consumidos em excesso, mesmo aqueles vendidos sob o título de "sal saudável".

O que é o sal O sal de cozinha ou sal comum é um condimento milenar composto basicamente por sódio e cloro (cloreto de sódio - NaCl). O sal é uma substância essencial à saúde, mas que pode ser prejudicial ser for consumido tanto em excesso quanto de forma escassa. O que torna o sal ao mesmo tempo essencial e perigoso é a presença do íon…

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. OkSaiba mais