Ultrassom na gravidez: quando fazer e para que serve

Dr. Pedro Pinheiro

Atualizado em

comment 109 Comentários

Tempo de leitura estimado do artigo: 5 minutos

Introdução

Nas gestantes, exames que utilizam radiação, como radiografias e a tomografia computadorizada, devem ser evitados devido aos óbvios riscos que os mesmos trazem ao bebê.

Por isso, a ultrassonografia é o exame de imagem de escolha para o acompanhamento pré-natal. O ultrassom é um exame barato, sem riscos para o feto, que não provoca efeitos colaterais e não tem contraindicações.

Neste artigo faremos uma breve revisão do papel da ultrassonografia obstétrica. Vamos abordar temas como translucência nucal, ultrassom morfológico, estimativa da idade gestacional e ultrassom 3D e 4D.

Se você procura informações sobre outros exames realizados rotineiramente no pré-natal, acesse o seguinte link: Exames do pré-natal.

Quando o ultrassom obstétrico deve ser feito?

A ultrassonografia pode ser realizada repetidamente durante a gestação, mas ela não é necessária em toda consulta. Na verdade, muitas sociedades internacionais de Ginecologia e Obstetrícia concordam que, se a paciente for saudável, não tiver queixas ou fatores de risco, apenas uma ou duas avaliações ultrassonográficas, realizadas entre a 10ª e 13ª semanas e entre a 16ª e 20ª semanas de gestação, são realmente necessárias durante toda a gravidez.

Porém, como muitos obstetras têm um aparelho de ultrassom no seu consultório, é muito comum que o exame acabe fazendo parte de muitas, senão de todas, as consultas do pré-natal.

É bom deixar claro que, estando a grávida bem, não há estudos que indiquem vantagens em termos de saúde da mãe e do feto quando comparamos gestantes que fizeram ultrassonografias seriadas durante toda a gravidez com gestantes que fizeram apenas um único ultrassom entre a 16ª e 20ª semana de gestação.

Portanto, em locais com pouca estrutura e acesso limitado a recursos médicos, não há nada de errado em solicitar apenas uma única ultrassonografia durante a gravidez.

Nos locais com mais recursos, o obstetra costuma realizar, pelo menos, 3 ou 4 exames de ultrassom no pré-natal, divididos ao longo dos 3 trimestres de gestação:

1.  Na primeira ou segunda consulta pré-natal, com os objetivos de confirmar a existência de um embrião dentro do saco gestacional e de gravidez intra-uterina, visualizar os batimentos cardíacos do feto, identificar precocemente uma gravidez gemelar, estimar a idade gestacional e avaliar possíveis alterações anatômicas do trato ginecológico feminino, como cistos de ovário, miomas, malformações do útero, etc.

2. No segundo trimestre de gestação, a ultrassonografia deve ser realizada, de preferência entre a 18ª e 24ª semana de gestação, para avaliação da formação anatômica do feto. Este exame é chamado de ultrassom morfológico (ou ultrassonografia morfológica) e é o ultrassom mais importante da gravidez, pois é capaz de detectar malformações do feto.

Logo no início do 2º trimestre, ao redor da 12ª semana de gestação, também é muito comum a realização de uma ultrassonografia para medir a translucência nucal, que é um exame que avalia a quantidade de líquidos na região da nuca do feto. Uma translucência nucal aumentada sugere a possibilidade de uma alteração cromossomial, como a síndrome de Down.

3. No terceiro trimestre, a ultrassonografia serve para acompanhar a taxa de crescimento do feto, a localização da placenta do útero, a quantidade líquido amniótico, a vitalidade do feto, a sua posição dentro do útero e a posição do cordão umbilical.

Primeiro ultrassom do bebê

As ultrassonografias obstétricas realizadas nas primeiras 12 semanas de gravidez são habitualmente feitas pela via transvaginal. A partir da 12ª semana, a via abdominal é a mais indicada.

O primeiro ultrassom da gestação pode ser realizado já a partir da 5ª semana de gravidez, época em que já possível visualizar o saco gestacional, primeira estrutura identificável de uma gravidez. O saco gestacional costuma estar visível a partir de 4 a 5 semanas de gestação. Antes da 4ª semana não adianta fazer ultrassom, pois ele não é capaz de identificar nenhum sinal de gestação.

Ultrassom na gravidez: feto e vesícula vitelina
Ultrassonografia fetal

Alguns dias após o início da 5ª semana de gestação já é possível identificar, dentro do saco gestacional, a vesícula vitelina, estrutura que fornece nutrientes para o embrião. A presença do saco gestacional e da vesícula vitelina dentro do útero confirma a existência de uma gravidez intra-uterina, descartando a possibilidade de uma gravidez ectópica, mesmo que o embrião ainda não consiga ser visualizado.

O embrião em si costuma estar visível a partir da 6ª semana e os seus batimentos cardíacos podem ser identificados entre a 6ª e a 7ª semana.

Em geral, indicamos a realização do primeiro ultrassom durante a 7ª semana de gravidez, quando todos os dados referidos acima já estarão disponíveis para o obstetra.

Estimativa da idade gestacional

No primeiro trimestre da gestação, o embrião humano apresenta uma taxa de crescimento e desenvolvimento mais ou menos estável e previsível, sendo, assim, possível estimar a idade gestacional consoante as suas características ultrassonográficas.

A partir do 2º trimestre, os bebês começam a crescer em velocidades diferentes, conforme as suas características genéticas e condições da gestação, sendo mais difícil estimar a idade gestacional ao ultrassom.

A estimativa da idade gestacional e da data provável do parto (DPP) são feitas de forma mais acurada pelo ultrassom obstétrico no primeiro trimestre do que pela data da última menstruação (DUM), principalmente nas mulheres que têm um ciclo menstrual irregular ou que não se lembram com certeza do dia de início da última menstruação (leia: Como calcular a idade gestacional).

Se a DPP calculada pela DUM for diferente da DPP calculada pelo ultrassom, esta última deve ser a utilizada pelo obstetra para avaliar a idade gestacional mais precisa.

O tamanho do saco gestacional e, principalmente, uma medida chamada comprimento cabeça-nádega (CCN) são as medições mais usadas para estimar a idade gestacional. Dados, como a presença de batimento cardíaco, da vesícula vitelina e de um embrião visível dentro do útero, também auxiliam na estimativa da idade gestacional nas gravidezes ainda muito iniciais.

A partir da 12ª semana de gravidez, outras medições podem ser usadas para estimar a idade gestacional, tais como o diâmetro biparietal (DBP), circunferência cefálica (CC) e comprimento do fêmur (CF).

Translucência nucal

A avaliação da translucência nucal (TN), que algumas pessoas chamam de ultrassom morfológico do primeiro trimestre, é um exame realizado habitualmente entre a 11ª e 13ª semana de gestação, que visa identificar a quantidade de líquido presente na nuca do feto.

Estudos mostram que fetos com anomalias cromossômicas, malformações fetais ou síndromes genéticas costumam ter maior quantidade de líquido nesta região, fazendo a nuca parecer mais larga.

Como os líquidos criam menos eco que as estruturas sólidas, ao ultrassom, eles aparecem mais escurecidos, ou seja, com maior translucidez ou com translucência nucal aumentada. O exame da translucência nucal só tem valor se for realizado em fetos com comprimento cabeça-nádega entre 45 e 84 mm e com menos de 14 semanas de gestação.

Os valores normais da translucência nucal são menores que 2,5 mm. Esses valores, porém, devem ser avaliados segundo a idade da gestante. Uma translucência nucal maior que 2,5 mm em uma gestante de 22 anos é menos preocupante que o mesmo valor em uma gestante de 40 anos. Quanto maior for o valor da translucência nucal, maior será a chance do feto ter alguma alteração genética.

A translucência nucal aumentada pode ser um indicador de várias doenças genéticas ou malformações, sendo a síndrome de Down a mais importante. Cerca de 75% dos bebês com síndrome de Down têm translucência nucal aumentada.

É necessário reforçar que o exame da translucência nucal é apenas um exame de rastreio, não servindo como diagnóstico definitivo para nada. A taxa de falso-positivo é relativamente alta, ao redor de 5%. Da mesma forma, uma TN normal, abaixo de 2,5 mm, não descarta a possibilidade de uma doença cromossomial, pois cerca de 20 a 25% dos fetos com Down apresentam TN normal.

Transluscência nucal
Translucência nucal

Quando encontramos uma translucência nucal aumentada, outras avaliações ultrassonográficas devem ser realizadas para obtermos mais dados. Geralmente, a ausência de osso nasal e um fluxo sanguíneo alterado no ducto venoso (comunicação entre a veia umbilical e a veia cava inferior do feto) são alterações que reforçam a possibilidade de problemas genéticos.

Quando o rastreio pela translucência nucal, osso nasal ou ducto venoso estão alterados, torna-se necessária uma investigação com análises de sangue da mãe, dosando o beta hCG e Proteína Plasmática A (PAPP-A).

Com os dados da TN e os resultados das análises sanguíneas, o obstetra pode calcular o risco de doenças cromossomiais do feto. Se o valor estiver muito acima do esperado para a idade, a amniocentese (coleta de líquido amniótico) costuma estar indicada para o diagnóstico definitivo.

Sexo do bebê

O sexo do bebê já pode ser identificado pela ultrassonografia a partir da 11ª semana de gestação. Nesta fase, porém, a taxa de acerto é de apenas 70%. O sexo do feto pode ser descoberto com mais segurança a partir da 13ª semana de gestação.

Para saber mais sobre o diagnóstico do sexo do bebê, leia: Menino ou menina? Como saber o sexo do bebê.

Ultrassom morfológico

O ultrassom morfológico fetal é o exame ultrassonográfico mais importante da gravidez. Ele deve ser realizado pela via abdominal entre a 18ª e a 24ª semana de gestação. Nesta fase, o feto já se encontra todo formado, sendo possível identificar com relativa facilidade malformações presentes.

O ultrassom morfológico é o mais demorado e detalhado da gravidez, podendo levar mais de meia hora, pois o médico precisa avaliar individualmente diversas estruturas diferentes. Em muitos casos, não é o seu obstetra que realiza esse exame, mas sim um radiologista ou outro obstetra especializado em ultrassonografia morfológica fetal.

Na ultrassonografia morfológica é possível confirmar o sexo do bebê, verificar o seu coração e suas câmaras, avaliar a formação do cérebro, os órgãos digestivos, os membros, a face e outros sistemas do feto. O uso do doppler serve para ver como está o fluxo de sangue na placenta e no útero.

Neste ultrassom também é possível determinar a localização da placenta, para saber se ela pode estar obstruindo a saída do útero, uma condição chamada de placenta prévia.

O ultrassom morfológico também serve para medir a cabeça do bebê, o fêmur e a circunferência abdominal para saber se o seu crescimento está adequado.

Ultrassom 3D

A ultrassonografia em 3D tem ganhado popularidade nos últimos anos devido à maior nitidez e beleza das suas imagens. Para os pais, o ultrassom 3D é bem mais interessante, pois mostra a aparência do feto com muito mais detalhes. Para o médico, porém, na maioria dos casos, não há indicação para a sua realização, pois o ultrassom 3D pouco acrescenta em relação ao ultrassom 2D comum.

Em alguns casos de suspeita de anormalidade facial ou do tubo neural observados ao ultrassom comum, a ultrassonografia 3D parece mostrar os defeitos com um pouco maior de nitidez. Exceto situações como essa, há poucos casos em que o ultrassom 3D é realmente útil.

O ultrassom 4D é apenas um ultrassom 3D visto em tempo real, capaz de mostrar movimentos do feto e de suas estruturas internas, como o coração. Ele pode ser gravado como um vídeo, o que o torna ainda mais atrativo para os pais.


Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


109 respostas para “Ultrassom na gravidez: quando fazer e para que serve”

  1. Marizete Sales

    Boa noite!Dr Pedro

    Eu acompanhei o meu filho durante um RX ,não sabia que estava grávida. Será se pode causar algum problema na minha gravidez?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      A radiografia simples é pouca radiação. O ideal é evitar, mas o provável é que não haja maiores problemas.

  2. Denise

    Boa noite Dr. Pedro
    Fiz um Beta HCG hoje 04/04 e o resultado deu 10413.3 pesquisei é e muito alto para o pouco tempo de gestação ao qual me encontro. Será que estou grávida de gêmeos?
    DUM foi 26/03.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Imagino que você queria dizer que a DUM foi 26/02, não é? Sendo assim, você tem quase 6 semanas. Não é impossível o Beta hCG dar esse valor numa gravidez de bebê único. De qualquer forma, só a ultrassonografia é que vai dizer se há mesmo 1 ou 2 bebês.

  3. Alexsandra Martins

    Olá,estou de 35 semanas e fiz somente uma ultrasonografia morfologica com 22 semanas, posso fazer 1 ultra obstetrica só para ver se o bebe está bem? fazer sem o medico pedir oferece algum risco?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      O médico não precisa do ultrassom pra saber se o bebê está bem. Se o exame da 22ª semana estava normal, em princípio não é preciso repeti-lo.

  4. Vânia

    Tive um parto prematuro há 1 ano e meio, sem nunca se descobrir porquê, estou grávida outra vez, tenho mais probabilidade de ter outro parto prematuro?

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      Sim, essa sua gravidez deve ser acompanhada mais de perto.

  5. Marcelle Carvalho

    gostaria de saber o dia exato que engravidei. é possivel?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      É difícil. A não ser que você tenha tido relações sexuais apenas 1 vez durante o ciclo. E mesmo assim, você pode não ter engravidado naquele exato dia, já que o espermatozoide pode ficar viável no seu sistema reprodutor por até 5 dias.

      1. cristiana

        minha utima menstruaçao foi dia 09 de feveriro de 2017 fiz o exame de sangue deu positivo e dia 23 de março fiz um utra vaginal e nao viu nada sera por que me ajuda por favor estou desesperada

        1. Avatar de Pedro Pinheiro
          Pedro Pinheiro

          Com 6 semanas de gravidez já era para o ultrassom mostrar alguma coisa. Tem que ver o que o obstetra vai dizer.

  6. Jessy Correia

    Ola dr. Pedro. Fiz 3 testes, e todos eles deram positivos. Dois deles foram da clearblue. Onde informava “pregnant +3”. A algum risco de eates testes nao serem fiaveis e eu nao estar gravida?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      É pouco provável.

  7. Fernanda Fer

    Dr. Pedro, estou de 22 semanas de um menino, meu primeiro filho.Tenho muita vontade de tentar o parto normal, porém tenho 2 miomas na parede do útero e tenho hemorróidas desde criança, nunca sangraram. Minha dúvida é se esses dois problemas podem inteferir na minha tentativa?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Em princípio, não há problema.

  8. Janiceh

    Fiz uma ultra com 5 meses e o medico disse que era uma menina mas ele não foi muito preciso,e eu já tenho três meninas e dessa vez eu acho que um menino .ele pode ter errado dr mais mim ajude a tirar essa dúvida.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pode acontecer, mas com 5 meses é difícil errar.

  9. Ivanilde

    Estou com 18 semanas e meu obstetra viu q no coração tem um achado parecido com uma bolinha que mexe de acordo com seu movimento. Isto É normal?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Lamento, mas não tenho como opinar sem ver a imagem. Uma bolinha que mexe dentro do coração? Eu não faço a menor ideia do tipo de imagem que ele pode ter visto no ultrassom.

  10. tatiane

    fiz uma trans e o medico disse que estou com 7 semanas feto com 36mm mas ele não viu a vesicula,pediu para repetir será que tá tudo bem? sendo que quando eu fiz com 5 semanas só deu para ver o saco gestacional e estava vazio.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Ainda não dá para dizer nada. Tem mesmo que esperar e repetir o ultrassom.

  11. karina

    olá
    estou com 11 semanas e na ultra deu que está com 144 batimentos, 24 mm e 5 de visicula vitelina, será se está tudo bem ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim, o médico disse algo em contrário?

  12. Erica

    Fiz um utra hoje e não viu minha vesícula vitelínica

  13. Fabiana luciani

    Bom dia Dr. Estou com uma grande preocupação…Fiz o morfológico com 22 semanas e deu tudo normal… Porém fui fazer uma ultrason agora com 28 semanas em outro lugar e me disseram que meu bebê parece ter cistos nos dois rins….pode isso? Na morfológica o médico não ter visto? Nas fotinhos que me deram ele analisou os rins….

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim, é possível que os cistos só tenham se tornado detectáveis depois da 22ª semana.

  14. Katia Daniele

    Tem como saber se meu bb tem síndrome de down no
    ultra-som morfológico ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      O ultra-som pode mostrar algumas alterações típicas do Down, que levam o obstetra a indicar exames mais específicos para o diagnóstico definitivo.

  15. Ana

    Boa noite minha menstruação não vem a 12 semanas fiz ultrassom e não foi visualizado feto apenas um sisto unicular no ovário esquerdo e possível que eu esteja grávida e não foi visto no ultra ssom ainda?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Com 12 semanas de atraso, o feto já seria grande o suficiente para ser visto no ultrassom.

  16. Alecsandra Sabrina F

    Bom noite dr. Estou grávida de 18 semanas e o médico marcou um exame de ultrassonografia simples e não a morfológica. Será que devo pedir que me dê a guia para o exame de ultrassom morfológico ou o procedimento é este?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Você deveria questioná-lo sobre isso. De repente, ele, por algum motivo, quer um ultrassom simples agora e só vai fazer o morfológico mais à frente, mais próximo das 24 semanas.

  17. daniela

    Boa tarde dr. Estou com 12 semanas de gravidez, fiz uma ultra e o médico não quis arriscar o sexo, como posso saber se é menina ou menino?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Ou faz o exame de sangue (que é caro) ou espera mais umas 2 ou 3 semanas para que fique mais fácil identificar o sexo pelo ultrassom.

  18. Daiane

    nunca mais coloco mais nada nessa pagina,fiz uma pergunta tava desesperada pork não sabia o que fazer ,e ate hoje nada .muito obrigada pela atenção de vcs.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Daiane, por favor leia as regras do site para entender os critérios de seleção das perguntas. Sei que você está desesperada, mas igual a você existem, literalmente, milhares de outros leitores. Infelizmente eu sou só um. Lamento, mas por mais que eu queira, não consigo ajudar a todos.

  19. Debora

    Dr. estou com 24 semanas de gestação. Com acompanhamento de minha médica tudo ok, so que na ultima visita que fiz ouvimos tipo dois batimentos cardiacos, e ela me pediu uma ultra, sera que com 24 semanas pode ser gemeos?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Será que o outro batimento não era seu? As outras ultrassonografias foram feitas com que idade gestacional?

  20. amanda

    doutor, fiz minha primeira ultrassom e apareceu somente o saco gestacional e a vesicula vitelinica
    o medico falou q estaria de 4 semanas normal nao aparecer o embrião ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim.

  21. Joyce Caroline

    Dr Pedro Pinheiro ..
    meu médico me preocupou na ultima ultrassom que fiz..
    me disse que o bebe não esta de acordo com as semanas de gestação que eu estou ..
    isso pode ter algum problema ??
    estou de 27 semanas e o bebe de 24

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Ele tem que lhe explicar melhor a situação. Pergunte-lhe se ele acha que é uma restrição do crescimento intrauterino ou uma má-formação.

  22. glayce

    estou com 12 semanas ais não deu pra ver o sexo a doutora disse que talvez seja um menino …..quando falam assim é por que tem certeza mais não quer arriscar

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Quando falam assim é porque não têm certeza.

  23. gislaine silva

    Estou mt confusa pois pela minha menstruação a dpp deu pro dia 16/04 o utra morfológica deu pro dia 11/04 e a ultima q fiz agora com doppler deu pro dia 18/04 qual eu devo confiar??

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      O ultrassom no início da gravidez é o método mais confiável.

  24. renata santos

    Boa tarde Dr. Pedro.
    Estou com nove semanas de gestação, porém minha barriga se encontra muito grande. Aparenta estar com 4 meses já rs. Fiz duas transvaginal no período de 6 e 7 semanas porque eu estava com um pequeno sangramento. Existe alguma possibilidade de ser gêmeos e a transvaginal não acusar?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pouco provável. Mas mesmo que fosse, nessa fase, o feto tem apenas 3 cm de comprimento. Mesmo que fossem 2, a barriga não estaria muito diferente.

  25. Karoline Candido

    dr. fiz uma ultrasom com 13 semanas e o medico disse q nao dava p indentificar o sexo, repeti agora com 16 semanas e ele falou q era menina . posso confiar?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      A princípio, sim. Se o médico afirmou que era menina é porque ele conseguiu ver a genitália.

      1. Karoline Candido

        Bom dia…
        Obrigada.
        Dr. Ainda não sinto mexer, mas quando fiz a ultra Tava td bem com meu bb.. E normal ainda não sentir?

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
          Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

          Em geral, só se sente mexer a partir da 17ª ou 18ª semana.

  26. Débora

    Olá Dr.por favor me ajude.
    Estou grávida de 9 semana, e ja sinto de leve algumas mechidas do bebê e normal?
    Pode ser gémeo?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Será que é mesmo o bebê? Ele ainda é muito pequeninho para você sentir qualquer coisa.

  27. Odilon Fernanda

    Dr.Pedro gostaria de pedir sua ajuda, fiz uma TN. com 14 sem e 3 dias porem a medica me mostrou no meio das peninhas que nao tinha nenehum sexo por esse motiva nao dava pra opinar e nem dar um chute … to preocupada, isso pode ser algum problema, to muito triste pois queria pelo menos um chute…me ajude pf

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não acho que haja motivo para preocupação. Se o resto da avaliação estiver tudo bem, daqui a 1 ou 2 semanas você saberá o sexo.

  28. rita

    Doutor …não consegui fazer a TN.porque não foi possível visualizar.tem algum problema? Estou com 14semanas

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Mas não viu por quê? O médico explicou?

  29. Matheus Esquivel

    Dr. Pedro, minha namorada está grávida de 7 semanas e 1 dia ela fez a ultrassonografia obstétrica de 1° semestre , via transvaginal…
    nos dados deu:
    útero : em A.V.F., globoso, apresentado em seu interior imagem de saco gestacional de contornos regulares e aspecto integro.
    dimensão do saco gestacional : 1,4 cm.

    canal cervical: sem conteúdo líquido, orifício interno fechado.
    Reação decidual homogênea. Decídua basal indefinida.
    embrião não visualizado.

    saco vitelínico: não visualizada.

    Líquido amniótico de volume normal para a idade gestacional.
    Topografia anexial materna sem alterações.
    Ausência de líquido livre em fundo de saco posterior.

    É possível que ele nasça ?
    Qual a probabilidade?
    O que fazer nessa situação?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Esse ultrassom foi feito com quantas semanas? Até a 5 ou 6ª semana é possível não ver nem o embrião nem a vesícula vitelina. O que o obstetra disse?

      1. Matheus Esquivel

        Bom , a barriga dela vem aumentando e diminuindo com frequência, ela estava com sangramentos mas parou e a ultrassonografia foi feita 5 dias antes de me comunicar com o senhor.

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
          Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

          E agora, como está? O que o obstetra disse?

  30. Verônica Máximo

    Boa noite!
    Estou com uma ultrassonografia obstétrico transvaginal agendado para amanhã, e estou com medo de fazer o exame, a minha ultima menstruação foi no dia 05.09.2014, o bebe corre algum risco com esse exame?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Nenhum risco. O ultrassom é completamente seguro na gravidez.

  31. gabriela

    Oi, estou sintindo todos possiveis sintomas de gravdez, fiz cinco beta hcg entre quatro deu positivo e um negativo, duas ultra- som aquela que se ver pela vagina, e nao foi encontrado nenhum saco gestacional.
    Mas minha mestruacao nao veio faz tres meses, minha barriga esta crescendo, e tenho leite no peito, e sinto mexer, fui varias vezes ao medico e os medicos disseram que eu nao estou gravida.
    Entao como explicar todos esses sintomas e algo que mexe dentro de mim. O eu faco pra descobrir.
    Obrigada!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      O que chama a atenção é que o feto ainda está com apresentação pélvica, ou seja, ele não girou para ficar na posição cefálica. Tem que conversar com o seu obstetra para ver o que ele pretende fazer.

  32. Renata Ribeiro de Abreu Costa

    Boa tarde! Estou com 12 semanas e 4 dias, me informaram que é impossível saber o sexo do bebê nesse período, gostaria de tirar essa dúvida se possível, é minha segunda gestação

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Ainda é cedo para saber pelo ultrassom. A opção que você tem nesta idade gestacional é fazer a sexagem fetal. Leia aqui: https://www.mdsaude.com/2014/07/menino-ou-menina.html

  33. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
    Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

    Se a gravidez tiver menos de 6 semanas, pode não ser possível ver o embrião ainda. Se o beta hCG está crescendo, a principio, está tudo bem.

  34. Lucimara

    Ola, estou sentido muita dor do lado direito, dores nas costas e abdomem, fiz a ultra e a medica descartou a possibilidade de ser gravidez ectópica, pois ja da pra ver o saco gestacional e a visicula vitelina, mas ela falou que tenho um cisto na trompa direita mas provavelmente não é isso a causa da dor. Gostaria de saber se ha possibilidade de um embrião ter entrado no utero e outro ter ficado na trompa?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se fosse gravidez ectópica, ela teria visto uma saco gestacional e vesícula vitelina na trompa, e não um cisto simples apenas.

  35. bruna

    Dr. énormal sentir colicas no inicio da gravidez? to sentindo muito

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não é normal, mas também não é necessariamente algo de errado.

  36. Juliana

    Dr, fiz meu segundo ultrassom ontem estou de 14 semanas mais a medica não conseguiu medir a translucência Nucal, porem o resto do ultrassom estava tudo normal, estou com medo e com duvidas o Morfológico pode acusar alguma ma formação mesmo assim ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      O ultrassom morfológico é o melhor exame para detectar malformações. Mesmo com a translucência normal, nada impede que o morfológico encontre alguma alteração. Na maioria das vezes, porém, se o feto está bem na 14ª semana, o morfológico acaba sendo normal.

  37. bruna

    Dr. é possivel nao sentir enjoos durante a gravidez?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim, muitas mulheres não sentem.

  38. raquel

    depois de 12 dias fiz a utrasom foi visto o saco gestacional medindo 06mm o aembiao nao visto sera q ta tudo bem tive uma evolucao tardia

  39. Beatriz

    Bom dia, Dr. Eu gostaria de saber com quanto tempo é possível ver o saco gestacional. Sendo mais específica: é possível ver o saco gestacional apenas 6 dias após ter engravidado? Obrigada desde já.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      O saco gestacional só é visível a partir da 5ª semana de gravidez.

      1. Beatriz

        Oi Dr. Pedro.
        Obrigada. Mas como os médicos contam as semanas da gravidez a partir do dia da última menstruação, eu gostaria de saber se essas 5 semanas são contadas a partir da data da última menstruação ou 5 semanas a partir da data de concepção. Por favor, isso é muito importante pra mim. Obrigada mesmo.

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
          Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

          Todas as datas da gravidez são contadas pela DUM.

        2. Beatriz

          Dr. Pedro. Minha DUM foi 19/11. Eu tive relações no dia 03/12 e depois no dia 21/12. Fiz meu primeiro ultrassom no dia 27/12 e já aparecia o saco gestacional. Em qual dessas duas relações eu engravidei? Se foi no dia 21/10 eu já conseguiria ver o saco gestacional no dia 27/10 (6 dias após a relação?)
          Aguardo.
          Obrigada!

        3. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
          Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

          Se já tem saco gestacional, com certeza não foi no dia 21

  40. raquel

    fiz o beta deu positivo mas na utrasom nao viu nada minha mestruacao veio 5 de novembro e dezembro nao veio mas nas premeiras semana de dezembro fiz logo a utrasson

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Com menos de 5 semanas pode não ser possível ver o embrião.

  41. daiane mathias

    fiz um beta e deu positivo,fiz a us e não apareceu nada,fiz o beta de novo e deu positivo,acho que estou de 5 semanas,por q na us não apareceu??

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Quando a gravidez é ainda muito recente, o ultrassom pode não conseguir ver o embrião.

  42. Karina Nasr

    Bom dia doutor estou de 12 semanas e 3 dias e vou fazer um ultrassom morfológico para saber se esta tudo bem com o bebe sera q vou poder saber o sexo já? E outra pergunta quando eu não sabia da gestação eu tomei dor flex e dipirona fora o cha de canela q gosto muito isso poderá dar alguma alteracao para o bebe o cha só tomei um dia seria no dia 29 de setembro os remédios tomei eu acho no primeiro mês de gestação só descobri com 8 semanas. Obrigada

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      1- É possível que já dê para ver o sexo. Depende da posição do bebê.
      2- Se foi só uma vez, é pouco provável que cause algum problema.

  43. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
    Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

    Não é através de uma simples medida que se estima a idade. É necessário um conjunto de medidas, que varia de acordo com o idade gestacional. Em fases iniciais, é mais fácil calcular a idade a partir do primeiro dia da última menstruação (DUM)

  44. Marliene Fernando

    doutor um embriao de 0,68 cm vai ter quanto tempo mais ou menos de gravidez? eh possivel saber com 15 dias depois de uma relaçao que esta gravida?

  45. Vanessa

    Bom dia Dr.
    Estou gestante de 11 semanas, iniciadas onte.Durante uma consulta no PS fiz um tranvaginal, no atendimento o medico informou um edema cervical posterior, o mesmo falou que pode significar algum problema, porem nao realizou a medida , o feto está com 41mm. Já tenho morfológico agendado para daqui 12 dias. Li no seu texto que o tamanho do feto precisa ser maior, 45 mm para validade da medina TN. Devo me preocupar? Eu e meu esposo estamos destruídos apos está informacao . nos ajude por favor !

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Difícil saber. Se o médico achou que poderia ter algum problema ele deveria ter investigado mais. De qualquer forma, o exame morfológico pode ajudar.

    2. Ju

      OI…não se desespere…fiz esse exame deu alterada tambem…eu e meu marido ficamos desesperados…não dormiamos a noite e tal…o meu bebe estava menor tambem que 45mm…Meu bebe hoje tem 2 meses de idade…nasceu perfeito e lindo!! Fica tranquila…entregue na mão de Deus que tudo dará certo!!

  46. jhennyfer

    Doutor estou com 14 semanas a minha ultra é pra daqui a 3 dias sera q jah vou poder ver o sexo do meu bebe se ele estiver com as perninhas abertas???

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      É bem possível.

  47. Beatriz

    E se a transvaginal for feito com 5 semanas após essa relação desprotegida? e não for visualizado nenhum feto, já se pode descartar uma hipótese de gravidez?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      5 semanas após a relação, pode significar um bebê com com 4 ou 5 semanas de gestação. Neste caso, pode não se ver o feto ainda.

  48. Anônima

    Boa tarde doutor!
    Fiz uma transvaginal 46 dias após a relação de risco. Não foi visto nada. Se existisse gravidez, já daria para ver nessa ultrassom?
    Muito obrigada!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim, daria.

      1. Anônima

        É a mesma pessoa que fez a pergunta. Hoje estou no 6° dia de pausa do ACO e até agora só desceu uma gosma com um pouco de sangue misturado. Depois dessa relação de risco não tive nenhuma outra. Dia 24/9 (59 dias após essa relação de risco) realizei uma 2ª transvaginal e só verificou-se miomas, nada de saco gestacional e embrião. Eu estou na segunda cartela desse novo ACO, pois o anterior estava dando escape. O que pode estar levando a essa falta de menstruação já que posso descartar a gravidez? Muito obrigada!

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
          Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

          Você já fez um Beta-hCG? Nas fases iniciais é um exame melhor que o ultrassom.

          Em relação às possíveis causas da falta de menstruação, não teno como opinar à distância, sem examiná-la. Leia esse artigo e veja se ajuda: https://www.mdsaude.com/2013/05/menstruacao-atrasada.html

        2. Anônima

          Fiz 4 betas. O último foi um quantitativo com 37 dias após o risco. E tds deram negativo. Posso descartar a gravidez?

        3. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
          Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

          Quanto tempo de atraso menstrual você tem?

        4. Anônima

          Na sexta (que era o 6º dia de pausa da pílula) desceu uma gosminha com sangue o dia todo, parou. Sábado ao meio dia desceu um pouco de sangue com poucos coágulos. Parou. Ontem (segunda) desceu um pouco de gosminha com sangue. O médico trocou o aco, que comecei a tomar sábado, dizendo que eu não me adaptei. Não sei mais o que fazer. Estou desesperada, pois nesse período precisei fazer raio x. A médica que fez a transvaginal disse que não estou grávida. Era a segunda cartela desse aco que eu não me adaptei. Na primeira (que já estava com medo de estar grávida) também veio mais ou menos assim. Veio mais um pouco de sangue e pedações de coágulo, mas só durou um dia. Muito obrigada!

  49. Darlan

    Bom dia!

    Dr. Pedro,

    Quero, apenas, chamar atenção para um equívoco no texto para que outros leitores não se confundam: “Na verdade, muitas sociedades internacionais de Ginecologia e Obstetrícia concordam que, (se a doente for saudável), não tiver queixas…”

    Ótimo texto. Parabéns!

    Abraço, Darlan

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Tem toda a razão. Lapso meu, obrigado. Já troquei a palavra doente por paciente.