Orlistat (Xenical): como tomar e como funciona

Atualizado em
Comentários: 114

O que é o Orlistat?

O Orlistat (Orlistate), mais conhecido pelo nome comercial Xenical®, é um remédio para emagrecer que age impedindo a absorção de gorduras no intestino.

Ao contrário da maioria dos outros fármacos utilizados no tratamento da obesidade, o orlistat não é um supressor da fome, ele age apenas sobre as enzimas pancreáticas que digerem a gordura, conseguindo reduzir a absorção de até 1/3 das gorduras consumidas na alimentação.

O orlistat é um medicamento indicado para pessoas que precisam perder peso e não conseguem fazê-lo somente com dieta e exercícios físicos.

Como age

O fármaco exerce seu efeito anti-obesidade através da inibição de uma enzima pancreática chamada lipase.

A lipase é a enzima responsável por quebrar as gorduras ingeridas em moléculas menores, facilitando a absorção das mesmas pelo intestino. Sem a ação da lipase, a gordura que chega aos intestinos não pode ser absorvida, sendo eliminada de forma praticamente intacta pelas fezes. O orlistat, portanto, impede a digestão da gordura e, consequentemente, sua absorção pelo organismo.

Como a sua ação restringe-se ao trato gastrointestinal, sendo o medicamento pouco absorvido pelo organismo, o orlistat possui um perfil de efeitos adversos bastante aceitável. Os principais efeitos colaterais são provocados exatamente pela grande eliminação de gordura nas fezes.

É importante esclarecer que o medicamento não é capaz de impedir em 100% a absorção de gorduras, um efeito que, na verdade, não seria desejado, pois nosso organismo precisa de desta substância para funcionar.

Em geral, o Xenical impede a absorção de 25% a 30% da gordura ingerida. Isso significa que, sem uma dieta apropriada que restrinja o consumo de alimentos gordurosos, o orlistat acaba não tendo um efeito relevante, pois, se o paciente consome muito mais gorduras do que precisa, mesmo com a redução de 30% na sua absorção, uma quantidade grande ainda será assimilada.

Além de auxiliar na perda de peso, o Xenical também reduz os níveis sanguíneos de glicose, ácido úrico e colesterol LDL, além de ajudar no tratamento da esteatose hepática e no controle da pressão arterial.

Indicações

O orlistat deve ser usado como terapia complementar para a perda de peso de pacientes com índice de massa corporal maior que 30 kg/m².

O medicamento aumenta a eficácia da dieta, ajudando o paciente a perder, em média, entre 5 a 10 kg no período de 12 meses.

O orlistat também está indicado para pacientes com IMC acima de 27 kg/m² que apresentem outras doenças relacionadas ao sobrepeso, tais como diabetes mellitus tipo 2 (ou intolerância à glicose), hipertensão arterial, dislipidemia (colesterol elevado) ou esteatose hepática.

Posologia – como tomar

O Xenical é vendido em comprimidos de 120 mg. A dose indicada é de 1 comprimido 3 vezes por dia, durante ou logo após cada refeição (café da manhã, almoço e jantar). Doses maiores que 360 mg por dia (mais de 3 comprimidos por dia) não apresentam eficácia superior, por isso, não estão indicadas.

O Xenical é considerado o orlistat de referência, mas já há no Brasil medicamentos similares, contendo orlistat em comprimidos de 120 mg. São eles: Orlistate, Lystate e Lipiblock.

O Alli (não disponível no Brasil, somente em Portugal) é vendido em cápsulas de 60 mg ou comprimidos mastigáveis de 27 mg. A dose indicada é de 1 comprimido 3 vezes por dia a cada refeição (café da manhã, almoço e jantar).

Como o orlistat atrapalha na absorção de vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K), sugere-se que o paciente tome um suplemento vitamínico à noite todos os dias antes de se deitar.

O uso do orlistat sem uma dieta adequada, com restrição de gorduras, compromete o resultado final do tratamento. Por isso, sugere-se a orientação de um nutricionista quanto à melhor dieta a ser feita durante o tratamento.

Orlistat / Xenical - dieta recomendada
Xenical – dieta recomendada

Preço

O Xenical é vendido em caixas com 84 comprimidos, com preços que variam de 180 a 340 reais. Também há a caixa de 42 comprimidos, com preços entre 100 e 200 reais. Em Portugal, a caixa de 84 comprimidos do Xenical custa cerca de 76 euros.

Os medicamentos similares custam um pouco mais barato.

Efeitos colaterais

O efeito colateral mais comum do tratamento com orlistat é a presença de gotas de gordura nas fezes. Outros sintomas relacionados a não digestão das gorduras são: cólicas abdominais, aumento dos gases, aumento do número de evacuações diárias e incontinência fecal. Em geral, os efeitos adversos são mais facilmente controlados se o paciente for disciplinado na sua dieta. Quanto mais gorduras forem ingeridas, mais comuns serão os efeitos indesejáveis.

Dor de cabeça ocorre em até 30% dos pacientes, dor nas costas em 14%, sintomas de gripe em 40%, cansaço em 7%, ansiedade em 5%, insônia em 4%, dor para urinar 8% e irregularidade menstrual em até 10% das mulheres.

Nos últimos 10 anos foram descritos 13 casos de lesão hepática grave, supostamente associada ao uso da droga. Até o momento, porém, não se conseguiu provar que a complicação tenha sido provocada diretamente pelo orlistat. É bom salientar que este medicamento já foi utilizado por mais de 40 milhões de pessoas em todo mundo sem que houvesse outros relatos de lesão grave do fígado.

Como qualquer droga, há casos de reação alérgica, inclusive anafilaxia, como o uso de Orlistat. Essas reações, todavia, são raras, ocorrendo em menos de 1% dos casos.

Interações medicamentosas

As seguintes drogas podem ter sua absorção alterada pelo uso do orlistat:

  • Ciclosporina: é preciso um intervalo de pelo menos 3 horas entre a administração do orlistat e da ciclosporina.
  • Levotiroxina: é preciso um intervalo de pelo menos 4 horas entre a administração do orlistat e da levotiroxina.
  • Multivitamínicos: é preciso um intervalo de pelo menos 2 horas entre a administração do orlistat e de multivitamínicos.
  • Análogos da vitamina D: é preciso um intervalo de pelo menos 2 horas entre a administração do orlistat e dos análogos da vitamina D (ex: calcitriol, paricalcitol ou colecalciferol).

Pacientes que fazem uso do anticoagulante Varfarina devem usar o orlistat com bastante cautela, pois o redução da absorção da vitamina K nos intestinos pode provocar um aumento do efeito anticoagulante, elevando o risco de hemorragias (leia: Varfarina – Marevan).

Como o orlistat favorece o controle dos níveis de glicose, nos pacientes diabéticos pode ser necessário um ajuste na dose dos antidiabéticos orais para que não ocorram episódios de hipoglicemia.

O orlistat não interfere na eficácia da pílula anticoncepcional (leia: Interações medicamentosas dos anticoncepcionais).

Contraindicações

O orlistat é contra-indicado na gravidez e em pacientes com doenças graves do fígado ou das vias biliares. O seu uso durante a amamentação também não está indicado.

Em pessoas com síndrome de má-absorção intestinal, o uso do orlistat pode agravar o quadro, por isso ele é contraindicado.


Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Temas relacionados
Barriga inchada 11 Causas de Barriga Inchada (abdômen distendido)
Intolerância à lactose Intolerância à lactose: o que é, sintomas e tratamento
Calorias para emagrecer Calorias Para Emagrecer [até 1 kg por semana]
Dor abdominal Dor na barriga: 40 causas e 13 sinais de gravidade
Acantose nigricans Acantose nigricans: o que é, causas e tratamento
Remédios para emagrecer Remédios para emagrecer: quais são os melhores?
Tirzepatida (Mounjaro): o que é, para que serve e como tomar Tirzepatida (Mounjaro): o que é, para que serve e como tomar
antidiabéticos Antidiabéticos (remédios para diabetes tipo 2)
Nefropatia diabética Lesão renal pelo diabetes (nefropatia diabética)
Flatulência Excesso de Gases Intestinais – Causas e Tratamento
obesidade infantil Obesidade infantil: causas, riscos e como evitar
Ozempic - Semaglutida Semaglutida para emagrecer (Ozempic, Wegovy e Rybelsus)
abdominoplastia Cirurgia plástica após grande perda de peso
Perder peso 55 dicas para emagrecer de forma saudável
Perder barriga 19 dicas para perder barriga de forma saudável
Emagrecer de forma saudável Saiba como emagrecer (sem pôr a saúde em risco)
- Publicidade -
COMENTÁRIOS
Por favor, leia as regras do site antes de enviar a sua pergunta.

Deixe um comentário

114 comentários em “Orlistat (Xenical): como tomar e como funciona”

  1. Li que não posso tomar o olistarte por mais de 2 anos e já fazem 3 anos que to tomando passado pela endocrinologista que mal pode fazer? Por favor obrigada

    Responder
    • Onde você leu que é contraindicado tomar o Orlistat por mais de 2 anos? Há vários estudos do Orlistat com mais de 2 anos de uso.

      Responder
  2. orlistat..O autor do blogs falar o seguinte: O ORLITATE ABSORVE APENAS 30% DA GORDURA INGERIDA. Está certo essa afirmação? Ou será assim: ORLITATE ELIMINA APENAS 30 % dá gordura? O que é totalmente diferente.. Pessoal é diferente uma informação da outra.qual o certo? Pois não estou entendendo nada.

    Responder
    • Nenhuma das 2 afirmações está correta. Conforme o nosso texto explica, o orlistat impede a absorção de cerca de 30% da gordura ingerida. Ou seja, de toda gordura ingerida, você absorve 70% e os outros 30% saem nas fezes.

      Responder
    • Porque o medicamento impede a absorção de parte das gorduras dos alimentos ingeridos. Se você para o medicamento sem ter feito uma reeducação alimentar, vai voltar a absorver toda a gordura da dieta.

      Responder
    • Gengivite e dor nos dentes. O fabricante não disponibilizou mais detalhes sobre esse efeito adverso, e eu não consegui achar nenhum estudo descrevendo com mais detalhes esses distúrbios dentários e gengivais.

      Responder
  3. Olá tem uma semana q tomo olistate E minha menstruação esta atrasada E meu marido vez vasectomia tem dois meses e os exames deu tudo ok zerado será q remédio pode fazer ela atrasar?

    Responder
  4. Eu queria comprar ORLISTAT manipulado, mas vi relatos q os efeitos do medicamento são inferiores, será q é uma regra ou depende mesmo do laboratório

    Responder
    • Nos manipulados você não tem a mesma garantia de qualidade que o orlistat tradiconal. Tem que confiar na farmácia que manipula.

      Responder
    • Se com a dieta e os exercícios você conseguir manter o consumo de calorias igual ou menor que o seu gasto diário, você não irá engordar.

      Responder
  5. Bom dia dr., estou tomando orlistat a 5 dias e não senti nada inclusive estou com intestino preso é normal?

    Responder
  6. Não costumo beber muito, mas eventualmente tomo uma cervejinha socialmente. Já tomo orlistate há dois meses. Minha dúvida é: O álcool pode interferir no efeito do remédio ou pode me causar algum outro transtorno?

    Responder
    • Se for com moderação, não tem problema. Mas lembre-se que bebidas alcoólicas contêm calorias e podem atrapalhar no seu processo de emagrecimento.

      Responder
  7. Bom dia, qual a melhor alimentação para maior aproveitamento do orlistat?tenho muita dificuldade em eliminar peso e tenho hipotireoidismo. Obrigada Dr. Pedro.

    Responder
  8. Uso o orlistat da Neo Química a 1 mês e não sinto nenhum dos efeitos colaterais, será que o medicamento não faz efeito em mim? O produto manipulado pode ser melhor que o de farmácia?

    Responder
  9. Olá Dr., boa tarde! Gostaria de saber se o Olistart pode causar manchas no corpo. Já tomei ele, juntamente com Bupropiona e Lanzoprazol, e estou tentando descobrir qual foi o remédio que me causou isto. Ah, também gostaria de saber se ele corta o efeito de algum anticoncepcional, como por exemplo o Diminut. Muito obrigada.

    Responder
  10. Ola doutor, gostaria de saber se o orlistat elimina gordura localizada ( abdomen)pois e a única região que me incomoda. Ha eu tomo chá de hibisco com gengibres tem algum problema.

    Responder
  11. Boa noite Pedeo

    Tenho alergia a diclofenaco, dipirona, ass e paracetamol, para dor só tomo arcoxia tem alguma dessas substâncias no orlistate !?
    Obrigada

    Responder
    • Nenhum dos dois fabricantes relata interação medicamentosa entre o Xarelto e o orlistat, porém, não tome nada sem antes ter autorização do seu médico.

      Responder
    • Geralmente as vitaminas A, D, E e K são menos absorvidas quando o paciente usa orlistat. Converse com o seu médico para que ele avalie a necrssidade de você fazer reposição dessas vitaminas.

      Responder
    • O Cetilistate age de forma semelhante ao orlistate. Em princípio, a associação com a bupropiona não é contraindicada.

      Responder
    • Desconheço a existências de estudos científicos que tenham testado a interação entre o Belly e o Xenical para poder lhe dizer se é seguro ou não.

      Responder
  12. ola doutor, estou tomando o orlistate a sete meses, e estou satisfeita com o resultado, já consegui eliminar 22kg, tomo com orientação medica e sigo dieta e uma rotina de exercícios, porém estou preocupada pois pesquisei na internet e encontrei alguns textos dizendo que o uso continuado do orlistate pode causar câncer, isso é verdade? por quanto tempo devemos usar esse medicamento com segurança? e também gostaria de saber se ele compromete ou sobrecarrega os rins? obrigada.

    Responder
    • Desconheço essa relação do orlistat com o câncer. Tem que ver qual foi a fonte utilizada pelo site para fazer esse tipo de afirmação.

      Em geral, o Orlisat pode ser usado por até 1 ano sem problemas. Depois desse tempo, o médico precisa reavaliar, para ver se há algum sinal de depleção de nutrientes ou vitaminas. Se ele achar que está tudo bem e que você ainda precisa do tratamento, o medicamento pode continuar a ser usado.

      Responder
  13. Oi tomei o orlistat por cinco dias mais parei pois quase fui para no hospital tive sintomas horriveis .tive dores de cabeça tonturas fraquezas e dores na nuca fiquei mto mal .vc pode me dizer pq tive essas reações.obrigado

    Responder
    • Difícil dizer à distância. Tem que conversar com o médico que prescreveu a droga para tentar descobrir o que houve de errado. Não é comum isso acontecer.

      Responder
    • Boa pergunta. Nem os fabricantes do ômega 3 nem do orlistat referem que haja alguma interação. Porém, faz todo o sentido que haja alguma interferência na absorção. O ideal é você tomar o ômega 3 com um intervalo de pelo menos 2 horas antes do Xenical.

      Responder
    • São completamente diferentes. O orlistat é uma droga amplamente estudada e com comprovação científica de eficácia. A Noz da Índia é um produto que não faz parte da medicina tradicional, pois não possui estudos científicos que atestem a sua eficácia ou segurança.

      Responder
    • Vai, mas sozinho o orlistat não vai fazer você perder os 30 quilos. Dieta e exercícios são necessários também.

      Responder
  14. Boa noite.
    Faço uso das cápsulas de Orlistate manipuladas há 6 meses. Li em um artigo que o tratamento é aconselhado para até 6 meses. Minha dúvida é se posso prosseguir tomando ou se há alguma restrição ao uso após esse período.?

    Responder
  15. Eu estou tomando o Orlistat a uma semana e não notei diferença em relação ao meu intestino. Meu intestino continua preguiçoso..a indicação do meu medico foi de uma capsula no almoço e outra no jantar! Esse resultado é gradativo ou deveria ter notado a diferença na evacuação logo nos primeiros dias?!

    Responder