VÍDEO: Primeiros sintomas do HIV

Atualizado em
Comentários: 18

Visite nosso canal no Youtube para ver todos os vídeos já publicados: https://www.youtube.com/mdsaude


Transcrição do vídeo

Todo mundo já ouviu falar que os sintomas da AIDS só costumam surgir vários anos depois do paciente ter sido contaminado pelo vírus HIV.

Mas o que muita gente não sabe é que a grande maioria das pessoas apresenta um quadro chamado síndrome retroviral aguda já nas primeiras quatro semanas após a contaminação pelo vírus.

E é exatamente sobre esses sintomas precoces da infecção pelo HIV que nós vamos falar nesse vídeo.

Fique ligado!

Apesar de ser uma informação pouco divulgada, desde a década de 80 já sabemos que os pacientes recém infectados com o vírus HIV podem desenvolver um quadro semelhante a uma gripe dias após a sua contaminação.

É importante ressaltar que essa infecção aguda não significa que o paciente tenha AIDS.

Apesar de ambas serem causadas pelo vírus HIV, a síndrome retroviral aguda e AIDS são doenças bem diferentes.

A síndrome retroviral aguda surge geralmente entre duas a quatro semanas após a contaminação pelo HIV e é causada pela rápida multiplicação do vírus no organismo.

Até 90% dos pacientes recém contaminados com o HIV podem apresentar algum tipo de sintoma da infecção aguda, mas na maioria dos casos eles são tão brandos e tão específicos que podem até passar despercebidos.

Em muitos casos é até difícil saber se o que o paciente teve foi realmente uma infecção aguda pelo HIV ou apenas uma virose comum qualquer.

Os sinais e sintomas mais comuns da síndrome retroviral aguda são:

Febre alta, que costuma ficar entre 38 e 40 graus e acomete cerca de 80% dos pacientes;

Fraqueza, que acomete 75% dos pacientes e é muito parecida com a falta de forças que surge nos quadros gripe ou mononucleose;

Rash de pele, que ocorre em 50% dos casos e costuma surgir na parte superior do tronco, na face, nas palmas das mãos ou nas plantas dos pés. Essas lesões de pele da infecção aguda pelo HIV costumam ser múltiplas, avermelhadas, pequenas e ovais. Elas surgem no segundo ou terceiro dia do quadro e duram uns cinco dias;

Dor de garganta está presente em 45% dos pacientes e costuma ser exatamente igual a uma faringite viral, com intensa dor e vermelhidão da orofaringe;

Linfonodos palpáveis e indolores surgem em até 40% dos casos e costumam estar localizados  no pescoço, na nuca e nas axilas.

Esses cinco sinais e sintomas que eu acabei de citar são os principais, mas existem vários outros como, perda de peso, diarreia, úlceras na boca ou na região genital, suores noturnos, dor muscular e dor nas articulações.

Na maioria dos casos, os sintomas da infecção aguda pelo HIV duram de 7 a 10 dias e desaparecem espontaneamente conforme nosso sistema imunológico controla a multiplicação do vírus.

Quando a fase aguda termina, o paciente entra na fase latente da infecção pelo HIV, um período sem sintomas que pode durar vários anos.

Pacientes que apresentam sintomas da fase aguda muito intensos e que duram mais de 14 dias costumam ter maior risco de terem uma fase latente e curta e evoluírem em poucos anos para AIDS.

Portanto, se você teve comportamento de risco e dias depois apresentou um quadro semelhante ao de uma virose, faça a sorologia para HIV para saber se você foi contaminado.

Quando o paciente tem a síndrome retroviral aguda, já existe uma quantidade suficiente de vírus na corrente sanguínea para ser detectada pelos exames de sangue.

Se você quiser saber mais sobre esse assunto, acesse os links para o site do MD. Saúde que estão aqui embaixo na descrição desse vídeo.

Até a próxima!


Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


18 respostas para “VÍDEO: Primeiros sintomas do HIV”

  1. Big jhol

    Olá. Não fiz sexo, e não sou usuário de drogas e nem bebidas alcoólicas, porém ultimamente estou sentindo uma fraqueza, como se sempre estivesse com fome. Estou com muito medo que seja HIV, estou pensando em compra um teste, mais o medo é demais!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Se você não teve nenhum comportamento de risco, não tem como estar infectado.
  2. Adriana Gonçalves
    Um homem pode passar para mulher e não ter sintoma nenhum?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Sim, pode.
  3. José Joaquim

    Gostaria saber se esta doença já tem cura? está passar um vídeo que há cura.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Não, há tratamento muito efetivo, mas cura mesmo não existe de forma estabelecida. Há casos isolados de cura com tratamento experimentais e complexos.
  4. Fanicio

    Eu fiz uma relações sexuais com uma mulher com HIV mas está a medicar

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Se ela estiver com a carga viral zerada, o risco de transmissão é muito baixo. De qualquer forma, o ideal é você fazer um teste com pelo menos 30 dias depois da última relação só para ter certeza.
  5. Robson

    Boa noite Dr. Pedro. Fiz sexo oral e engoli o esperma do parceiro. Somente dias depois soube que ele é soro positivo. Fazem 60 dias o ocorrido. 1 – O risco nesse caso é alto? 2 – Se eu fizer o exame elisa agora posso considerar o resultado definitivo?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      1- Não, o risco é baixo.
      2- Sim, o resultado será confiável.
  6. Eduard

    Doutor estou com muito medo, fiz sexo oral e recebi em um rapaz que aparentou um comportamento estranho, dessa forma não terminei, fiz e parei por 10 minutos, depois de duas semanas senti uma dor de cabeça forte, diarréia, vômito, tem umas manchas que surgiu no corpo, estou cm muito medo, mais não posso muda isso, o que devo fazer ? Fiz o teste deu negativo ? Porem não tem 30 dias , o que devo fazer?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      O risco do sexo oral é baixo. De qualquer forma, para você ficar com a cabeça tranquila, repita o teste depois de 30 dias.
  7. Ana Maria da Conceição

    A 15 anos tive um acidente biológico e não foi possível fazer profilaxia ,depois de 2 anos começou os sintomas diarréia, formigamento,sudorese,muitas dores,muscular, diarréia, queimação, língua branca,todos exame negam ,blot,pcr quantitativo,Elisa,cd4 770/cd550 eu não saiu de casa mais não sei oque fazer

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Se após 15 anos todos os exames dão negativos, é porque você não se contaminou nesse acidente.
  8. Fernando

    Boa noite, Dr.

    Sou homem e nos últimos anos tive algumas relações desprotegidas, isto é, sem preservativo, com parceiras diferentes, as quais não sei se estavam infectadas.

    Tenho a pele bem clara e há um tempo vêm aparecendo muitas manchas na minha pele, especificamente costas, peito e barriga, de cor avermelhada, não coçam.

    Fui ao dermatologista e tive a informação de que se trata de fungos causados pela transpiração etc.

    Mas nos últimos dias vi na Internet que um dos sintomas do HIV é exatamente manchas na pele.

    Não tenho nenhum outro sintoma, tão-somente as manchas.

    Acha que devo fazer exames de HIV? É necessário?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Pode fazer, não perde nada, mas se a lesão já foi avaliada por um dermatologista, é pouco provável que seja algum rash do HIV.
  9. Dourado

    Tive uma exposição em em 30/07 e nas primeiras semanas comecei a sentir muita coceira, e manchas avermelhadas q surgiam e sumiam em poucas horas ou em minutos tipo uma alergia. Sentia muita sonolência e muita fome. Sentia uns formigamento pelo corpo e umas leves sensações de arrepios. Teve um dia q tive o sono interrompido por emergência urinária. Agora desde ontem 12/08 estou com uma diarréia q me deixa na dúvida se pode ser uma costela muito oleosa q minha mãe fez e eu comi antes de ontem ou uma refeição com muita carne moida c/ queijo q comi ontem. Sei q apesar de parecer estranho eu sentia alguns desconfortos no abdômen desde uma semana após a exposição. Sei q agora as manchas pararam de aparecer e fiquei na duvida, somente essa diarréia de ontem pra hoje mesmo. Não apresentei febre nem inchaço de gânglios. OBS meu pai é diabético… Com os sintomas citados pode haver chance de ser da fase retroviral,? Ah tive uma afta indolor na língua q permaneceu por dois dias e sumiu.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Quando você diz que teve exposição, é exatamente o quê? Uma relação desprotegida com alguém sabidamente HIV positivo?