Imagens da doença gota

Fotos da artrite gotosa e da gota tofácea

3

A gota é uma doença que se caracteriza pelo acúmulo de ácido úrico (cristais de urato) nas articulações, situação que provoca uma intensa reação inflamatória conhecida como artrite gotosa aguda ou ataques de gota.

As crises de gota vão e voltam espontaneamente e costumam atingir apenas uma articulação por vez. O intervalo entre as crises pode durar até dois anos. Nas recidivas, a artrite pode acometer a mesma articulação da crise anterior ou uma articulação nova.

As articulações mais acometidas são as dos pés, principalmente o primeiro dedo do pé (hálux). A crise de gota que acomete o primeiro dedo do pé é chamada de podagra.

A artrite gotosa é um evento que além de uma excruciante dor, também provoca inchaço, calor e vermelhidão na área acometida. Alguns pacientes também desenvolvem febre e calafrios devido ao intenso processo inflamatório.

Se não for tratada adequadamente, as crises começam a ficar mais frequentes e intensas, podendo acometer mais de uma articulação por vez.

Ao longo dos anos, o contínuo depósito de cristais de urato nas articulações leva à formação de tofos, tumorações endurecidas que podem causar deformidade articular. Essa fase da doença é chamada de gota tofácea.

Para saber mais sobre a gota e a hiperuricemia (ácido úrico elevado no sangue), leia os seguintes artigos:

GOTA – Causas, Sintomas e Tratamento.
TER ÁCIDO ÚRICO ALTO É PERIGOSO?
ALOPURINOL – Tratamento da Gota.

VEJA OUTROS ARTIGOS SEMELHANTES

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. OkSaiba mais