VÍDEO: SINTOMAS DE GRAVIDEZ – Perguntas & Respostas

1

Olá, no vídeo de hoje eu vou responder a algumas das perguntas enviadas para o MD.Saúde sobre sintomas de gravidez.

Se você quiser ver sua pergunta respondida em vídeo, envie a sua dúvida pelo Twitter ou pela nossa página do Facebook com a hashtag #mdsauderesponde

1) A Aline Soares perguntou: 

A minha menstruação já está há duas semanas atrasada e eu tenho sentido vários sintomas de gravidez, como cólicas, corrimento vaginal e barriga inchada. O problema é que ontem fiz um teste de gravidez de farmácia e ele veio negativo. Posso confiar nesse resultado?

Aline, a maioria dos testes de gravidez hoje em dia, que são vendidos nas farmácias, eles têm uma alta sensibilidade e conseguem detectar a presença do beta hCG, que é o hormônio da gravidez, com apenas um dia de atraso.

Então, assim, você diz que a sua menstruação deveria ter vindo há duas semanas… é muito pouco provável que o teste de gravidez, mesmo da farmácia, dê um estado errado com 14 dias de atraso menstrual.

A princípio, esse seu atraso menstrual deve ter a ver com alguma outra causa, você diz que tem dor abdominal, corrimento vaginal… talvez seja importante que o seu ginecologista faça uma avaliação para descartar uma infecção ginecológica que poderia até justificar os seus sintomas.

Agora, de qualquer forma, se você não estiver totalmente convencida de que não está grávida, pode sempre fazer um exame de sangue, porque, aí, se vier negativo, você tem certeza realmente que não está grávida.

2) A Francine Costa perguntou:

Tive relação sem camisinha cerca de dez dias depois da menstruação, minha nova menstruação deveria ter vindo ontem, mas não veio, eu não tenho nenhum sintoma de gravidez, posso estar grávida?

Francine, pelo o que você diz, você tem só um dia de atraso menstrual, então, assim, se tiver grávida, é bem provável que sua gravidez tenha mais ou menos só
quatro semanas.

É muito cedo para já começar a ter sintomas, mas é importante aqui nossa história que você tem um atraso menstrual, que costuma ser o primeiro sinal de gravidez na maioria das mulheres, e teve relações desprotegidas, né?, numa época do ciclo que
provavelmente estava ovulando e agora tem esse atraso menstrual, ou seja, é uma possibilidade real que você esteja grávida, então é importante fazer um
teste de gravidez para confirmar essa possibilidade.

3) A Marcela Pires perguntou:

Estou com cinco semanas de gravidez e ainda não tenho sintoma algum, isso é sinal de que há algo errado com a gravidez?

Olha, Marcela, não é obrigatório ter sintomas em uma fase então precoce da
gravidez, os enjoos, a sensação de barriga distendida, a vontade frequente de
urinar, cansaço, alterações de humor… Isso tudo só costuma surgir a partir da quinta ou sexta semana de gestação.

E também não é obrigatório ter sintomas, algumas grávidas têm gestações maravilhosas, quase sem sintoma nenhum no primeiro trimestre, então, você não precisa ficar estressada só porque neste momento, a sua gravidez não está causando nenhum desconforto e você não tem sintoma nenhum.

4) A Carla Francisco perguntou:

Doutor, tive relações desprotegidas esse mês e estou com alguns sintomas de gravidez, como seio dolorido, tonturas e cólicas. O problema é que minha menstruação veio normalmente na data esperada. Posso estar grávida mesmo assim?

Carla, se o que você teve mesmo foi uma menstruação, então você não está grávida, porque não dá pra uma mulher estar grávida e menstruar ao mesmo tempo.

Quem está grávida não menstrua e quem menstrua não está grávida.

O que pode acontecer, na verdade, é você estar grávida e ter um sangramento vaginal por algum outro motivo que você pensa que é uma menstruação.

Existem várias causas do sangramento vaginal no primeiro trimestre, você pode até ter sangramento quando o embrião se implanta no útero.

Mas se a sua menstruação veio na data certa, com o mesmo aspecto, com volume e com a duração de sempre, é muito provável que tenha sido mesmo uma menstruação, e, aí, como eu já disse, se você menstruou, está descartada a hipótese de gravidez.

Mas se você não tiver certeza se o sangramento era exatamente igual a menstruação habitual, se você tiver qualquer tipo de dúvida, faz um teste de gravidez para ter certeza de que você não está grávida.

Se você quiser saber mais sobre sintomas de gravidez, causas de menstruação atrasada e métodos anticoncepcionais, acesse os links do MD.Saúde estão aqui em baixo na descrição desse vídeo.

Não esqueça de ver o nosso vídeo sobre os sintomas de gravidez no primeiro trimestre.

Até a próxima!

Este artigo foi útil?  
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (6 votos, Total: 4,50 de 5)
Loading...
VEJA OUTROS ARTIGOS SEMELHANTES
1 comentário
  1. Janaina

    Tive relação desprotegida quando eu tava fértil me saiu sangue rosa me saiu uma bora cor de caramelo depois saiu um sangue aguadinho parei de toma enjesao meus peitos tao bem inchados

Deixe um Comentário

Antes de comentar, leia as REGRAS PARA COMENTÁRIOS.

Seu email não será publicado.