25 primeiros sintomas de gravidez em ordem cronológica


Quais são os principais sintomas de gravidez?

Discutiremos ao longo deste artigo cada dos 25 sinais e sintomas listados abaixo: quando surgem, com que frequência surgem e como cada um deles se manifesta clinicamente. Se você quiser saltar diretamente para algum sintoma específico, clique no link do sintoma que te interessa.

Em ordem cronológica, os primeiros sinais e sintomas de gravidez costumam ser:

  1. Pequeno sangramento vaginal.
  2. Atraso menstrual.
  3. Cólicas uterinas.
  4. Dor mamária.
  5. Aumento do volume dos seios.
  6. Alterações na aparência dos mamilos.
  7. Enjoos.
  8. Salivação.
  9. Prisão de ventre.
  10. Barriga inchada.
  11. Fadiga e sono.
  12. Vontade frequente de urinar.
  13. Desejos alimentares.
  14. Alterações do paladar e do olfato.
  15. Intolerância a odores fortes.
  16. Aumento dos gases intestinais.
  17. Tontura.
  18. Alterações do humor.
  19. Dor de cabeça.
  20. Corrimento vaginal.
  21. Cravos e espinhas.
  22. Rinite gestacional.
  23. Câimbras nas pernas.
  24. Hemorroidas.
  25. Hipotensão postural.

Ao final do artigo disponibilizamos duas calculadoras para você estimar a probabilidade de estar grávida e quanto tempo de gravidez você pode ter, caso realmente esteja grávida.

Vídeo sobre os sintomas de gravidez

O vídeo abaixo resume as informações contidas neste artigo.

YouTube video

Antes dos primeiros sintomas de gravidez surgirem

Antes de seguirmos com as explicações sobre os 25 principais sintomas de gravidez, é preciso falar sobre o que a gestante pode sentir antes dos primeiros sintomas de gravidez aparecerem.

Com frequência, os primeiros sinais de gravidez podem passar despercebidos, geralmente por serem confundidos com sintomas de alguma doença ou do período pré-menstrual. Saber reconhecer os sintomas de gravidez pode ser fundamental para uma gestação saudável e para o planejamento adequado do pré-natal.

Existem sintomas de gravidez nos primeiros dias de fecundação?

Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, não existem sintomas de gravidez nos primeiros dias após a fecundação. Os primeiros sinais surgem somente quando o embrião se implanta no útero, evento que ocorre uma a duas semanas após a relação sexual.

Portanto, nos primeiros dias de gravidez, a gestante tem o que podemos chamar de “gravidez silenciosa”, momento curto da gestação em que não há sintoma algum.

Para entender por que os primeiros sintomas só surgem semanas depois da fecundação, leia Quando surge o primeiro sintoma de gravidez?

Quando aparecem os sintomas de gravidez?

Do momento em que o embrião se implanta no útero até mais ou menos a 13ª semana de gestação, o organismo da grávida passa por diversas alterações e há um substancial aumento na produção de hormônios. São essas alterações hormonais que provocam os primeiros sintomas.

Na maioria das mulheres, os primeiros sinais e sintomas de gravidez surgem a partir da 5ª ou 6ª semana de gestação, o que equivale a 2 a 3 semanas após a relação sexual que gerou a gravidez (o tempo de gravidez é contado a partir da data da última menstruação).

Qual é o primeiro sintoma de gravidez?

O primeiro sinal de gravidez costuma ser um discreto sangramento vaginal que ocorre quando o embrião chega ao útero. No entanto, esse sangramento pode ser muito discreto e, na prática, o primeiro sintoma que a maioria das mulheres reconhece é o atraso menstrual.

Sintomas de gravidez e em que semana surgem

1. Sangramento vaginal

  • Frequência: pouco comum.
  • Quando surge: entre a 3ª e 4ª semana de gestação.

O primeiro sinal de gravidez costuma ser um discreto sangramento vaginal. Nem todas as mulheres apresentam esse sinal e algumas das que apresentam não o reconhecem como um sintoma de gravidez.

Quando o óvulo é fecundado, ele transforma-se em zigoto (primeira fase do embrião) e começa a viajar pela trompa uterina em direção ao útero. Após 6 a 12 dias de viagem, o embrião chega ao útero e implanta-se na sua parede, processo chamado de nidação. Esta implantação pode causar um pequeno sangramento uterino, que se manifesta como um discreto sangramento vaginal.

Como é o sangramento de implantação do embrião?

Como o sangramento da implantação pode durar até três dias, causar uma leve cólica abdominal e ocorrer próximo à época em que a menstruação é esperada, algumas mulheres o interpretam como uma menstruação que veio fraca e não desconfiam que esse é o seu primeiro sinal de gravidez. Muitas vezes, o sangramento da nidação é chamado de “falsa menstruação”.

Na maioria dos casos, porém, o sangramento de nidação é bem discreto, podendo ser desde um vermelho-escuro até um corrimento levemente rosado e pouco espesso.

Portanto, se você está tentando engravidar e apresenta uma menstruação ou um corrimento diferente do usual, fique atenta, pois isso pode ser um sinal de gravidez inicial.

É normal ter sangramento no início da gravidez?

O único sangramento vaginal considerado normal no início da gravidez é aquele que ocorre durante a implantação do embrião no útero. Esse sangramento, porém, costuma aparecer antes de a mulher saber que está grávida.

É importante destacar que a implantação do embrião no útero é apenas uma das várias causas de sangramento vaginal na gravidez. Mais de 20% das grávidas apresentam algum sangramento no primeiro trimestre de gestação.

Qualquer sangramento que surja depois que a gestante já sabe que está grávida deve ser comunicado ao obstetra.

Para conhecer as causas de sangramento vaginal no início da gravidez, acesse o link: Sangramento no início da gravidez.

2. Atraso menstrual

  • Frequência: ocorre em 100% dos casos.
  • Quando surge: por volta da 4ª semana.

Como o sangramento da implantação não é algo assim tão comum, na prática, o primeiro sintoma de gravidez para a maioria das mulheres acaba sendo o atraso da menstruação. Esse é o sinal que habitualmente leva as mulheres a fazerem o teste de gravidez.

Toda grávida tem atraso menstrual?

Sim, esse sinal é universal para todas as gestantes. Quem está grávida não menstrua e quem menstrua não pode estar grávida. Explicamos o porquê disso com detalhes no artigo: Menstruação na gravidez é possível?

É importante destacar, entretanto, que nem todo mundo têm facilidade em reconhecer uma menstruação atrasada. Algumas mulheres têm ciclos menstruais muito irregulares e apresentam períodos de anovulação (não ovulam durante um determinado mês), o que faz com que o intervalo habitual entre as suas menstruações seja frequentemente maior que um ou até dois meses.

Além disso, como explicado acima, episódios de sangramento vaginal no início da gravidez podem mimetizar uma menstruação, fazendo com que a mulher demore a notar que não está mais menstruando.

A menstruação pode atrasar e não ser gravidez?

Sim, a menstruação pode atrasar por vários outros motivos que não uma gravidez, entre eles: estresse, infecções, troca de anticoncepcional, alterações do peso, cansaço, etc.

A própria expectativa de menstruação, quando a mulher não quer de jeito nenhum engravidar, mas se descuidou tendo relações sexuais desprotegidas, pode causar um atraso menstrual.

Se sua menstruação atrasou e você não tem certeza da causa, leia: 15 causas de atraso menstrual.

Com quantos dias de atraso menstrual posso fazer o teste de gravidez?

Os atuais testes de gravidez de farmácia ou de sangue já conseguem detectar uma gestação em curso após o primeiro dia de atraso menstrual.
Se a sua menstruação atrasou e você suspeita que possa estar grávida, leia: Quando fazer o teste de gravidez?

Minha menstruação não está atrasada, mas tenho sintomas de gravidez. O que pode ser?

Se sua menstruação não está atrasada, mas você está tendo sintomas que acredita serem de gravidez, há algumas possibilidades a considerar:
1. Sintomas da menstruação: muitos dos sintomas precoces de gravidez são semelhantes aos sintomas pré-menstruais, como inchaço, alterações de humor, fadiga e sensibilidade nos seios. Isso pode dificultar a distinção entre uma gravidez inicial e o período que antecede a menstruação.
2. Gravidez: você estar grávida e ter tido algum sangramento vaginal que, na realidade, não era menstruação.
3. Alterações hormonais ou outras condições médicas: algumas condições médicas ou alterações hormonais podem causar sintomas semelhantes aos da gravidez. Exemplos incluem síndrome do ovário policístico (SOP), problemas de tireoide, ou até mesmo o estresse.
4. Expectativa ou ansiedade relacionada à gravidez: às vezes, se você está muito focada ou ansiosa sobre a possibilidade de estar grávida, pode começar a notar ou interpretar sintomas que são, na verdade, bastante comuns ou relacionados a outras causas. Pode haver também gravidez psicológica (pseudociese).

3. Cólicas uterinas ou dor abdominal

  • Frequência: comum.
  • Quando surge: entre a 4ª e 5ª semana.

Além de um sangramento leve, a gravidez inicial também pode causar algum desconforto na parte inferior do abdômen (dor no pé da barriga) ou uma sensação de inchaço abdominal, parecendo-se muito com os sintomas pré-menstruais.

Estes incômodos e cólicas, quando associados a um sangramento vaginal, podem muito bem enganar as grávidas, fazendo-as pensar que menstruaram.

É normal ter cólicas na gravidez?

Sim, é perfeitamente normal e até esperado haver cólicas durante a gravidez. No primeiro trimestre, a dor costuma ter origem no início do crescimento do útero e nas alterações hormonais.

A dor abdominal é um sintoma que pode surgir no primeiro, segundo ou terceiro trimestre de gravidez. Nas primeiras semanas de gestação ela pode ser mais uma sensação de peso ou um desconforto do que propriamente uma cólica.

Falamos especificamente sobre as causas de dor abdominal na gravidez no seguinte artigo: Principais causas de dor abdominal na grávida.

Tenho cólica no início da gravidez como se fosse menstruar, há risco de aborto?

Cólicas no início da gravidez são comuns e, na maioria dos casos, não são motivo para preocupação. Durante as primeiras semanas de gravidez, é normal sentir cólicas leves ou desconforto semelhante às dores menstruais.

No entanto, é importante estar atenta à intensidade e à natureza dessas cólicas:
1. Cólicas leves e esporádicas: geralmente são normais e podem ser causadas pela expansão do útero e outros ajustes naturais do corpo durante a gravidez.
2. Cólicas fortes ou persistentes: se as cólicas são particularmente fortes, persistentes ou acompanhadas de outros sintomas, como sangramento, é importante procurar avaliação médica. Embora nem sempre indiquem um problema, esses sintomas podem, em alguns casos, ser um sinal de condições como gravidez ectópica ou risco de aborto espontâneo.

Em geral, cólicas na gravidez associadas a sangramento, corrimento anormal, febre, calafrios ou dor intensa são motivos para buscar orientação médica.

Como distinguir as cólicas do início da gravidez das cólicas da pré-menstruação?

Distinguir cólicas na gravidez de cólicas menstruais pode ser desafiador, especialmente nos estágios iniciais da gravidez, pois elas podem ser bastante semelhantes. No entanto, há algumas nuances que podem ajudar a diferenciá-las:
1. Intensidade e natureza da dor: cólicas de gravidez tendem a ser mais leves do que as cólicas menstruais. Embora algumas mulheres experimentem cólicas moderadas no início da gravidez, as cólicas menstruais são geralmente mais intensas e muitas vezes acompanhadas de outros sintomas, como inchaço e mal-estar.
2. Localização da dor: cólicas de gravidez frequentemente ocorrem na região inferior do abdômen e às vezes na parte inferior das costas. Cólicas menstruais também ocorrem na região inferior do abdômen, mas são mais propensas a serem acompanhadas por uma sensação de pressão ou peso.
3. Duração: cólicas no início da gravidez podem ocorrer de forma intermitente e geralmente não são tão prolongadas quanto as cólicas menstruais, que normalmente persistem durante os primeiros dias do ciclo menstrual.

Explicamos as diferenças com mais detalhes no artigo: Diferenças entre os sintomas de gravidez e menstruação.

4. Dor nas mamas

  • Frequência: muito comum.
  • Quando surge: ao redor da 5ª semana.

Outro sinal típico de gravidez, o aumento da sensibilidade das mamas pode surgir precocemente, apenas duas ou três semanas após a fecundação. Muitas vezes, o simples ato de tocar nos seios ou vestir um sutiã pode ser bastante incômodo.

Nas mulheres que não apresentam sangramento de implantação e não identificaram um atraso na menstruação, a dor nas mamas pode ser o primeiro sintoma de gravidez a ser notado.

Dor no bico da mama é sinal de gravidez?

Dor no bico do seio pode ser um sintoma de gravidez, mas não é necessariamente um sintoma muito específico. Muitas mulheres experimentam sensibilidade ou dor nos seios durante diferentes fases do ciclo menstrual, devido às variações hormonais. Se o único sintoma for a dor no bico do peito, há outros diagnósticos mais prováveis.

Por outro lado, se a dor no bico do seio vier acompanhada por outros sintomas de gravidez, como atraso menstrual, náuseas, aumento da frequência urinária e sensibilidade aumentada aos odores, aí, sim, ele pode ser indicativo de uma possível gravidez.

Para conhecer as principais causas de dor nas mamas, leia: Causas de dor nos seios.

Como é a dor na mama no início da gravidez?

A dor ou sensibilidade nas mamas é um sintoma comum que surge devido às alterações hormonais que ocorrem na gestação. Cada mulher pode experimentar essa sensação de maneira diferente, mas, geralmente, as características incluem:
1. Sensibilidade aumentada: as mamas podem ficar mais sensíveis ao toque, o que pode variar de um leve desconforto a uma sensação bastante dolorosa.
2. Sensação de peso ou plenitude: a gestante pode sentir as mamas mais pesadas ou “mais cheias” do que o normal.
3. Dor ou latejamento: algumas grávidas descrevem a dor como um latejamento ou uma sensação de dor constante.
4. Sensibilidade dos mamilos: os mamilos podem ficar particularmente sensíveis ou doloridos.

Esses sintomas são causados pelo aumento dos níveis de hormônios, como estrogênio e progesterona, que preparam o corpo para a gravidez e, eventualmente, para a amamentação. Geralmente, essas sensações de desconforto nas mamas tendem a diminuir após o primeiro trimestre, conforme o corpo se ajusta às mudanças hormonais.

5. Aumento do tamanho dos seios

  • Frequência: muito comum.
  • Quando surge: ao redor da 5ª a 6ª semana.

Além da sensibilidade, as mamas das gestantes também costumam ficar maiores, causando uma sensação de inchaço.

Esse aumento dos seios ocorre por alterações hormonais que estimulam o desenvolvimento das glândulas mamárias, preparando-as para o período de amamentação que virá nos próximos meses.

Quando a mama começa a inchar na gravidez

O inchaço das mamas pode começar cedo na gravidez, frequentemente sendo um dos primeiros sintomas percebidos pelas mulheres. Este inchaço pode começar já nas primeiras semanas após a concepção, por volta de 4 a 6 semanas de gravidez. No entanto, a experiência varia de mulher para mulher, e algumas podem notar as mudanças mais tarde.

Em geral, o aumento no volume das mamas costuma surgir 1 semana depois da gestante notar que elas estão mais sensíveis.

6. Alterações na aparência dos seios

  • Frequência: muito comum.
  • Quando surge: por volta da 5ª a 6ª semana.

Além do aumento de volume e da dor mamária, os hormônios produzidos na gravidez também fazem as mamas das grávidas mudar de aparência. É comum haver escurecimento dos mamilos e aparecimento de veias ao redor dos seios. Estas alterações duram até o fim da amamentação.

Outra alteração nítida na aparência das mamas é o surgimento dos tubérculos de Montgomery, pequenos nódulos localizados nas aréolas. Esses nódulos são glândulas que produzem secreções que mantêm a aréola e o mamilo lubrificados. Conforme a mama cresce ao longo da gestação, os tubérculos ficam cada vez mais visíveis.

Foto da auréola na gravidez: Tubérculos de Montgomery
Auréola na gravidez: tubérculos de Montgomery e veias visíveis ao redor do mamilo

Os tubérculos de Montgomery são bastante comuns na gravidez, mas podem estar presentes mesmo em mulheres não grávidas, especialmente na puberdade e em épocas próximas da menstruação.

7. Náusea e vômitos

  • Frequência: muito comum.
  • Quando surge: ao redor da 5ª a 6ª semana.

As náuseas e os vômitos são sintomas clássicos da gravidez. Até 70% das gestantes sentem enjoos no primeiro trimestre.

Em alguns casos, os enjoos são tão intensos, que a mulher não consegue nem sequer alimentar-se. Enjoos graves, que requerem apoio médico, fazem parte de um quadro chamado hiperêmese gravídica.

Quando aparecem os enjoos da gravidez?

As náuseas costumam surgir a partir da 6ª semana de gestação. Entretanto, há mulheres que apresentam esses sintomas já na 4ª ou 5ª semana.

Quanto tempo demora para passar o enjoo da gravidez?

Náusea e vômitos são sintomas típicos do primeiro trimestre de gravidez e tendem a desaparecer no segundo trimestre. Geralmente, os enjoos melhoram a partir da 12ª semana e 90% das grávidas já não apresentam mais qualquer grau de náuseas na 18ª semana.

Por que as grávidas ficam enjoadas?

As causas da náusea durante a gravidez não são completamente compreendidas. No entanto, esse sintoma parece estar ligado à produção do hormônio hCG, comumente referido como o hormônio da gravidez, que começa a ser produzido em abundantemente quando o embrião se implanta no útero.

Para saber mais sobre enjoos na gravidez, acesse o link: Enjoos e vômitos na gravidez – tratamento e causas.

Queimação no estômago é sinal de gravidez?

A queimação no estômago ou azia não é um sintoma específico de gravidez, mas algumas mulheres grávidas podem ter essa queixa devido às alterações hormonais que ocorrem durante a gestação. A progesterona, um hormônio que aumenta durante a gravidez, pode relaxar os músculos que controlam o fluxo de alimentos do estômago para o esôfago, o que pode levar à azia.

8. Salivação excessiva (sialorreia)

  • Frequência: comum.
  • Quando surge: ao redor da 5ª a 6ª semana.

Com as náuseas, a gestante também pode notar um aumento na produção saliva, chamada de ptialismo ou sialorreia.

A aumento da salivação pode ocorrer por influência hormonal ou por diminuição da deglutição da saliva devido aos enjoos.

Em muitas grávidas, esse sintoma se mantém mesmo depois do fim dos enjoos, podendo persistir até o final da gravidez.

9. Constipação intestinal

  • Frequência: comum.
  • Quando surge: geralmente na 5ª a 6ª semana.

O aumento da produção do hormônio progesterona na gravidez faz com que alguns órgãos e tecidos do corpo fiquem mais “frouxos” ou “relaxados”. Isso ocorre de forma a facilitar a grande expansão de volume do útero que está por vir.

Entre esses órgãos estão os intestinos, que, por sofrerem redução de sua capacidade de contrair, têm mais dificuldade de manter o trânsito intestinal normal, resultando em prisão de ventre.

Para saber mais sobre a prisão de ventre, leia: Constipação intestinal.

10. Barriga inchada

  • Frequência: comum.
  • Quando surge: por volta da 5ª a 6ª semana.

Você jurava até a semana passada que cabia naquela calça jeans super justa, e agora, de repente, a calça já não fecha mais em volta da barriga.

Isso pode ocorrer porque, mesmo quando o feto ainda é muito pequeno para expandir o útero, algumas mulheres apresentam um certo inchaço na região abdominal que ocorre como preparação do corpo para suportar o crescimento uterino.

Esse inchaço é outro sintoma que pode ser confundido com os sintomas pré-menstruais.

Para conhecer as principais causas de inchaço na barriga, acesse o link: Causas de barriga inchada.

11. Cansaço e sono excessivo

  • Frequência: muito comum.
  • Quando surge: 5ª a 6ª semana.

Uma sensação de cansaço desproporcional às suas atividades diárias é um sintoma de gravidez muito comum. Se você já tem uma rotina cansativa durante o dia, ela pode tornar-se exaustiva no início da gestação.

Aumento do sono também é muito comum. O seu corpo dá sinais de que precisa descansar com mais frequência. Você pode começar a querer ir para a cama mais cedo e ter mais dificuldade do que o habitual para acordar pela manhã. Durante o dia, uma boa soneca parece ser tudo o que você mais deseja.

Por que as grávidas sentem tanto sono e cansaço?

O cansaço e o sono na gravidez ocorrem por alterações hormonais, principalmente da progesterona, que age diretamente no sistema nervoso central e nos sistemas respiratórios e cardiovascular.

O cansaço é um sintoma do início da gravidez que habitualmente desaparece no segundo trimestre. No entanto, ele retorna no final da gravidez, quando o bebê já se encontra grande e pesado.

Para saber mais sobre o cansaço e o excesso de sono na gravidez, leia: Cansaço e sono na gravidez.

12. Micção frequente

  • Frequência: muito comum.
  • Quando surge: a partir da 5ª ou 6ª semana.

Após cerca de seis semanas de gravidez, a grávida começa a sentir vontade de urinar com maior frequência. Estas viagens ao banheiro podem ocorrer, inclusive, durante a madrugada, atrapalhando o sono da gestante.

Por que a grávida urina com frequência?

Nas primeiras semanas, o aumento da urina ocorre por redução da capacidade da bexiga se esvaziar completamente, devido ao relaxamento provocado pelos hormônios da gravidez. No final da gravidez, o feto muito grande comprime a bexiga, reduzindo sua capacidade de armazenamento e fazendo com que pequenos volumes já desencadeiem vontade de urinar.

O aumento da frequência urinária é um sintoma de gravidez que surge precocemente, ocorre em praticamente 100% das grávidas e que, infelizmente, dura até o final da gestação.

É importante notar que se o aumento na frequência urinária vier acompanhada de urina mais escura e/ou ardência para urinar, uma infecção urinária pode ser a causa.

Para ler sobre a infecção urinária na gravidez, acesse: Infecção urinária na gravidez.

13. Desejos alimentares

  • Frequência: comum.
  • Quando surge: a partir da 6ª semana.

O desejo por certas comidas nas primeiras semanas de gestação é um dos sintomas mais clichês da gravidez. Esses desejos estranhos podem até fazer mulheres vegetarianas sentirem vontade de comer hambúrguer.

Do mesmo modo que adquirem esses desejos, as grávidas também podem apresentar aversões a certas comidas e/ou cheiros. Aquele restaurante japonês que você adora pode, durante a gestação, causar-lhe náuseas só de passar pela porta.

Por que as grávidas sentem desejos?

Não sabemos exatamente o porquê dos desejos alimentares da gravidez. Provavelmente eles surgem devidos às alterações emocionais e aos aumentos dos hormônios, principalmente da progesterona e do hCG.

Por que algumas grávidas têm vontade de comer coisas estranhas, como tijolo, gelo ou terra?

O desejo de comer substâncias que não são considerados alimentos é chamado de picamalácia ou pica. Quando esses desejos estranhos surgem na gravidez, isso pode ser um sinal de deficiência de micronutrientes, como ferro, zinco ou selênio.

14. Alterações do paladar e do olfato

  • Frequência: comum.
  • Quando surge: ao redor da 6ª semana.

Além de ter desejos e aversões alimentares, a mudança de paladar é outro sintoma muito comum de gravidez.

Doces podem ser tornar demasiadamente doces, o café que você adora passa a ter um sabor esquisito e durante o dia você pode sentir um gosto de metal na boca sem motivo aparente.

15. Aversão a odores fortes

  • Frequência: comum.
  • Quando surge: por volta da 6ª semana.

Assim como alguns alimentos causam enjoos nas primeiras semanas de gravidez, odores intensos, mesmo que agradáveis, como os de perfumes ou comidas, podem fazer você se sentir enjoada. Odores ruins ou muito fortes, como fumaça de cigarro, gasolina, álcool, produtos de limpeza, etc., causam o mesmo efeito.

Um sintoma comum de gravidez é uma maior sensibilidade do olfato. A gestante refere a sensação de ter desenvolvido um super olfato. Odores que passavam despercebidos ou não incomodavam, agora se tornam insuportáveis.

16. Eliminação frequente de gases

  • Frequência: comum.
  • Quando surge: ao redor da 6ª semana.

Algumas mulheres experimentam um aumento dos gases intestinais nas primeiras semanas de gravidez. Esse pode ser um sintoma embaraçoso nos casos em que a gestante precisa ficar horas presa em um escritório ou sala com outras pessoas.

Quais são os sintomas de gases na gravidez?

O excesso de gases na gestação se manifesta habitualmente como um aumento da necessidade de arrotar e de soltar flatos (pum), sensação de abdômen distendido, sensação de gases movendo-se nos intestinos e cólicas abdominais.

Para saber mais sobre gases intestinais, leia: Gases intestinais.

17. Tontura

  • Frequência: comum.
  • Quando surge: a partir da 6ª semana.

Tonturas é um dos daqueles clássicos sintomas de gravidez que aparecem em todos os filmes quando a personagem fica grávida.

Os hormônios da gravidez causam diversas alterações no organismo da mulher que realmente podem provocar tonturas, entre as quais estão a queda da pressão arterial, redução dos níveis de açúcar no sangue, anemia, aumento da frequência respiratória (que pode levar à hiperventilação durante um esforço físico), alimentação insuficiente devido aos enjoos, etc.

Para conhecer as principais causas de tontura, acesse o artigo: Vertigem e tontura.

18. Variações do humor

  • Frequência: comum.
  • Quando surge: ao redor da 6ª semana.

Outro sintoma de gravidez que todo mundo já viu em filmes. A grávida pode chorar até quando vê comercial de televisão. Coisas pequenas podem ganhar uma relevância desproporcional.

Variações súbitas de humor também são comuns. A grávida pode ir da alergia à tristeza ou da simpatia a explosões de mau-humor com pessoas próximas de uma hora para outra. Há casos de grávidas que até demissão do emprego pedem, em rompantes de irritação.

19. Dor de cabeça

  • Frequência: pouco comum.
  • Quando surge: ao redor da 8ª semana.

Alterações hormonais, relaxamento dos vasos sanguíneos e alterações do fluxo sanguíneo cerebral explicam por que algumas grávidas têm dor de cabeça durante a gestação. O estresse e o cansaço também contribuem. A dor de cabeça é um sintoma que costuma surgir já nas primeiras semanas de gravidez.

Enxaqueca pode ser sintoma de gravidez?

Enxaqueca é um tipo específico de dor de cabeça, geralmente unilateral, pulsátil e bastante intensa.

A enxaqueca por si só não é um sintoma típico de gravidez. No entanto, alterações hormonais durante a gravidez podem influenciar a frequência e a intensidade das enxaquecas em mulheres que já sofrem com essa condição. Algumas mulheres relatam melhora das enxaquecas durante a gravidez, enquanto outras experimentam um aumento na frequência ou intensidade dos episódios.

Para ler sobre enxaqueca: Enxaqueca – Sintomas, Causas e Tratamento.

20. Corrimento vaginal

  • Frequência: comum.
  • Quando surge: por volta da 8ª semana.

O surgimento de corrimento vaginal ou intensificação do seu corrimento habitual são sintomas normais na gravidez. Habitualmente, o corrimento torna-se mais intenso no segundo trimestre de gravidez, mas algumas gestantes notam o corrimento desde o começo.

Como é o corrimento normal da gravidez?

O corrimento vaginal natural é estimulado pelo estrogênio e pode ter seu volume aumentado em períodos nos quais há maior estimulação hormonal, como nos casos de gravidez.

Em geral, esse corrimento é igual ao corrimento fisiológico que algumas mulheres têm, sendo espesso, leitoso ou transparente e sem odor.

Para mais informações sobre o corrimento na gravidez, leia: Corrimento vaginal na grávida.

Corrimento branco pastoso pode ser gravidez?

O corrimento branco e pastoso por si só não é um indicador específico de gravidez. Esse tipo de corrimento, conhecido como leucorreia, é comum e pode ocorrer tanto em mulheres grávidas quanto em mulheres que não estão grávidas. Se junto ao corrimento houver outros sintomas, como dor, ardência ou coceira vaginal, é importante descartar uma infecção vaginal.

Para informações gerais sobre corrimento vaginal: Tipos de Corrimento Vaginal: Branco, Amarelo, Marrom, etc.

Tem como saber se estou grávida pelo corrimento?

Não, não há como saber se você está grávida somente pelas características do corrimento vaginal. Não há nada no corrimento da gravidez que seja específico ou diferente do corrimento normal a ponto de poder estabelecer esse diagnóstico.

21. Acne

  • Frequência: pouco comum.
  • Quando surge: a partir da 10ª semana.

Alterações hormonais podem fazer com que algumas grávidas desenvolvam acne ou apresentem agravamento da acne que já possuíam antes.

No sexo feminino, acne está muito relacionada a desbalanços dos hormônios sexuais que provocam aumento da oleosidade da pele. A acne na gravidez pode ser leve ou grave e surgir em qualquer momento da gestação.

Para saber mais sobre cravos e espinhas acesse o link: Acne – Cravos e espinhas.

22. Nariz entupido (rinite gestacional)

  • Frequência: bastante comum.
  • Quando surge: em qualquer momento da gravidez, porém é mais comum a partir da 13ª semana.

A rinite na gravidez é uma congestão nasal que começa durante a gestação, dura pelo menos seis semanas, não é causada por infecção ou alergia e desaparece em até 2 semanas após o parto.

Embora possa parecer semelhante ao entupimento nasal que você sente quando está resfriada, a rinite da gravidez ocorre simplesmente porque você está grávida. Não sabemos exatamente por que ela surge. No passado, a rinite da gravidez era atribuída às mudanças nos níveis de estrogênio e/ou progesterona, mas até o momento há poucas evidências para apoiar essa hipótese.

Entre 20 e 30% das grávidas desenvolvem congestão nasal sintomática durante a gravidez. As pacientes geralmente queixam-se de congestão persistente, acompanhada de secreções nasais aquosas ou viscosas. Espirros, lacrimejamento e coceira nos olhos também podem estar presentes. A congestão nasal pode levar à respiração bucal durante a noite, reduzindo a qualidade e a eficácia do sono, o que pode agravar o cansaço e a sonolência da gravidez.

23. Câimbras nas pernas

  • Frequência: bastante comum.
  • Quando surge: a partir da 13ª semana.

Cãibras nas pernas são bastante comuns na gravidez, principalmente a partir da metade da gestação.

As cãibras são contrações musculares dolorosas, geralmente sentidas nas panturrilhas ou pés durante a noite.

Não sabemos exatamente as causas, mas vários fatores devem estar envolvidos, como alterações na circulação materna, esforço nas pernas pelo aumento de peso, desidratação e alterações eletrolíticas.

Para mais informações sobre as câimbras: Câimbras: causas, prevenção e tratamento.

24. Hemorroidas

  • Frequência: bastante comum.
  • Quando surge: a partir da 13ª semana, porém é mais comum somente a partir da 28ª semana.

Hemorroidas são veias dilatadas e inflamadas no ânus e reto, que podem causar dor, coceira e sangramento anal. 

Durante a gravidez, as hemorroidas costumam surgir pela elevação da pressão sobre as veias retais, causadas pelo aumento do volume de sangue circulando nas veias maternas, aumento do peso do útero, que comprime as veias hemorroidárias e pelo esforço em defecar provocado pela constipação intestinal.

Até 50% das grávidas desenvolvem hemorroidas durante a gravidez, que podem se manifestar clinicamente por coceira anal, dor ao evacuar ou sangramento retal.

Para saber mais sobre as hemorroidas, acesse o link: Hemorroidas: sintomas, causas e tratamento.

25. Hipotensão postural

  • Frequência: comum.
  • Quando surge: a partir da 20ª semana.

A gravidez pode causar hipotensão postural, que é uma queda súbita da pressão arterial que surge logo após se levantar de uma posição sentada ou deitada (hipotensão ortostática), ou após a gestante ficar muito tempo deitada de barriga para cima (síndrome da hipotensão supina).

A hipotensão postural surge porque o útero de tamanho aumentado comprime a veia cava, reduzindo o fluxo de sangue que retorna dos membros inferiores ao coração.

Com a hipotensão ortostática, levantar-se muito rapidamente pode causar tonturas, vista escurecida, fraqueza, coração acelerado e até desmaio.

No caso da síndrome da hipotensão supina, após 3 a 10 minutos deitada de barriga para cima, a gestante pode começar a sentir palidez, tontura, pressão arterial baixa, suor, náuseas e aumento do ritmo cardíaco; são sintomas transitórios que melhoram com mudança de posição da barriga, como virar de lado para esquerda, posição que reduz o peso do útero sobre a veia cava.

Outras dúvidas comuns sobre os sintomas de gravidez

É possível saber se estou grávida através dos sintomas iniciais?

É muito difícil ter certeza só pelos sintomas no início da gravidez.

O diagnóstico de gravidez através dos sintomas era feito antigamente, quando não existiam os testes de gravidez nem a ultrassonografia obstétrica.

Como os sintomas iniciais são muito inespecíficos e só se tornam óbvios após meses de gestação, não é fácil nem faz mais sentido diagnosticar uma gravidez desta forma. Isso não significa, porém, que reconhecer os primeiros sintomas não seja importante.

Quanto mais cedo a paciente souber que está grávida, mais cedo ela poderá iniciar seu pré-natal. Dessa forma, ela poderá tomar logo medidas benéficas ao feto, tais como controlar a glicose no sangue, aprimorar a dieta, usar suplementos — como ácido fólico e ferro —, vigiar a pressão arterial, tratar prontamente infecções e evitar o consumo de álcool ou medicamentos potencialmente nocivos ao bebê no primeiro trimestre de gestação.

Suspeito que estou grávida, o que devo fazer?

Se você suspeita que possa estar grávida, o primeiro passo é fazer o teste de gravidez de farmácia. Porém, para diminuir o risco de um resultado falso-negativo, o ideal é só fazer o teste quando houver pelo menos 1 dia de atraso menstrual. Quanto mais dias de atraso menstrual você tiver, mais confiável é o resultado do teste de gravidez.

Se o teste de gravidez de farmácia for positivo, o mais indicado é confirmar o resultado com um exame de sangue, fazendo a dosagem do Beta-hCG.

Explicamos os testes de gravidez em detalhes nos artigos:
Teste de gravidez: saiba como e quando fazer.
Exame Beta hCG (teste de gravidez quantitativo).
Fotos de teste de gravidez positivo.
Como posso saber se estou grávida?
Testes de gravidez caseiros – mito ou verdade?

Diarreia é sintoma de gravidez?

A diarreia não é tipicamente um sintoma comum de gravidez, especialmente nos estágios iniciais.

No entanto, algumas mulheres podem desenvolver alterações no sistema digestivo durante a gravidez, incluindo diarreia, devido às mudanças hormonais e ao estresse físico e emocional que acompanham a gravidez. Estas mudanças podem afetar o funcionamento do trato gastrointestinal.

É importante notar que a diarreia pode ser causada por muitos outros fatores, que não têm relação com a gravidez, como infecções alimentares, intolerâncias alimentares, estresse ou condições gastrointestinais. Se a diarreia for severa, persistente ou acompanhada de outros sintomas preocupantes, é essencial procurar aconselhamento médico.

Para mais informações: Diarreia: sintomas, causas, tipos e tratamento.

Quando a grávida começa a sentir o bebê mexer?

A sensação de um bebê se mexendo na gravidez geralmente começa a ser percebida entre 18 e 25 semanas para as mães de primeira viagem. No entanto, em mulheres que já tiveram uma gravidez anterior, essa percepção pode ocorrer um pouco mais cedo, por volta das 16 semanas, já que elas são mais aptas a reconhecer a sensação.

Explicamos os movimentos do bebê com mais detalhes no artigo: Movimentos fetais: quando sentirei o bebê chutando?

Calcule a probabilidade de estar grávida

Responda às perguntas abaixo e some os pontos para saber quais são as chances de você estar grávida.

1. Você teve relações sexuais desprotegidas (sem uso de camisinha ou outro método contraceptivo) nas últimas 4 semanas?

  • Sim (7 pontos).
  • Não (-5 pontos).

2. Sua menstruação está atrasada?

  • Não, falta ainda 1 semana ou mais (- 1 ponto).
  • Não, mas ela deve vir nos próximos 3 dias (0 pontos).
  • Sim, menos de 3 dias (1 ponto).
  • Sim, 3 a 6 dias (2 pontos).
  • Sim, mais de 7 dias (5 pontos).

3. Quantos dos seguintes sintomas você tem: enjoos, dor mamária, aumento dos seios, cansaço, sono frequente, micção frequente, barriga inchada, desejos alimentares, alterações de humor ou dor abdominal.

  • Nenhum (0 pontos).
  • 1 a 3 sintomas (2 pontos).
  • 4 ou mais sintomas (4 pontos).

Resultados:

  • 10 ou mais pontos: chance muito alta de estar grávida. Faça o teste de gravidez.
  • Entre 6 e 9 pontos: chance alta de estar grávida. Faça o teste de gravidez.
  • Entre 3 e 5 pontos: há chance de você estar grávida, mas não é o mais provável.
  • Menos de 3 pontos: pouco provável que esteja grávida.

Calcule quanto tempo de gravidez você tem

Caso você acredite que está grávida, utilize nossa calculadora do tempo de gravidez para estimar a sua idade gestacional (atenção: é sempre preciso fazer o teste para confirmar gravidez).


Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

A Dra. Fernanda Campos é formada em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e se especializou em Ginecologia e Obstetrícia no Instituto Fernandes Figueira. Especialista em gestação de alto risco.

Possui mestrado e doutorado pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Atualmente trabalha como chefe da maternidade do Hospital Universitário Gaffreé e Guinle, professora da UNIRIO e médica obstetra do Grupo Perinatal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


134 respostas para “25 primeiros sintomas de gravidez em ordem cronológica”

  1. Clementina

    Boa tarde doutor
    Meu período desceu no dia 15 de janeiro
    E tive relação no dia 17_22_25 e 30 de janeiro, e no dia 11 de fevereiro tive um pequeno sangramento no 1° dia saiu um pouco aguafinho e no 2° dia saiu amaronsado e isso durou 3 dias mas o fluxo não era intenso como a da menstruação então fiquei confusa se o sangramento era da menstruação ou não. E tenho tido dores abdominais, cansaço, sensibilidades nos seio e fiz teste no dia 13 , 24 e 1 de março e todos testes deram negativo. Dr o que pode ser?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Com todos esses testes de gravidez negativos, é pouco provável que seja gravidez. Se continuar assim, tem que ver se não há medicamentos ou alguma doença que esteja interferindo com o seu ciclo.

  2. Judy

    Não tenho sintomas de gravidez, mas a menstruação está atrasada. Posso estar grávida?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Se você teve relações sexuais desprotegidas, sim. Faça o teste, mesmo sem ter sintomas.

  3. Amarilys Cintra ignez

    Olá parei de tomar anticoncepcional e estou tentando engravidar minha menstruação e irregular
    Só que minha última menstruação foi dia 27/12/23 e acabou dia 29/12/23
    Faz 21 dias que não desceu e estou com enjôo noturno dor de cabeça dor no pé da barriga minha dor de cabeça não passa estou com dor nas costas e já tenho uma filha de 3 anos mas to tentando engravidar novamente sera que estou grávida??

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Se você teve relações desprotegidas e agora a menstruação está atrasada, o correto é fazer um teste de gravidez. Pode ser um teste simples de farmácia.

  4. Mariana Silva

    Eu tive relação desprotegida no período fértil porém ouve o coito interrompido. Estou atrasada a 28 dias com 2 teste de gravidez negativos. Minha menstruação sempre foi muito irregular. No mês de outubro antes de ter a primeira relação minha menstruação veio de forma diferente do que costuma vim. Veio bem pouco, e ela literalmente ficava parando e voltando. Essa foi minha ultima menstruação. No mês de novembro tive a tão relação desprotegida com o coito interrompido. Sinto umas cólicas abdominais leves, vontade de arrotar frequentemente, e sinto um desconforto na barriga, mais do lado esquerdo do que do direito. Por favor me respondam eu estou desesperada!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Com 28 dias de atraso, se fosse gravidez, o teste já estaria positivo.

  5. Michelle

    Ola! estou com dor lombar, colicas leves e acredito que infeccão urinaria, minha ultima menstruação acabou dia 05/11, tive relação desprotegida, tentando engravidar desde setembro, com esses sintomas é valido fazer um teste de gravidez?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Só tem 12 dias que sua última menstruação acabou. Ainda é cedo para fazer o teste.

  6. Hana

    Faço o uso de anticoncepcional e emendei 2 meses. Tive relações sem camisinha com meu namorado no dia 29/10/2023 (nesse mesmo dia foi o último dia para tomar a última pílula da cartela). Deixei a “menstruação” descer na minha pausa de 7 dias. Minha menstruação desceu no dia 02/11/2023 e foi embora no dia 05/11/2023. Continuei sentindo cólicas, mas sem sangramento (segunda), mas na terça desceu uma quantidade de sangue, ou seja, um dia depois da menstruação ir embora e continuo sentindo cólicas. É possível que seja a nidação da gravidez?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Se a última relação ocorreu alguns dias antes da menstruação ter descido, os sintomas que você sente agora não podem ser explicados por uma gravidez. Primeiro porque você não teria ovulado apenas 4 dias antes da menstruação e segundo porque logo após a menstruação, o útero está todo “pelado”, ele não está pronto para receber o embrião. O endométrio precisa de vários dias de proliferação para ficar apto a receber o embrião.

  7. Micaela Fernandes

    Olá!

    Não estou a entender bem os tempos que referem neste artigo.
    Por exemplo, quando dizem:
    1. Sangramento vaginal
    Frequência: pouco comum.
    Quando surge: entre a 3ª e 4ª semana de gestação.
    Essa 3ª ou 4ª semana é medida a partir de que data? Pelo que sei, isso bate certo se for medido desde o início da última menstruação, mas a gestão, a ocorrer, terá sido 2 semanas depois.
    Ora, isso dá momentos muito diferentes e cria confusão.
    Por exemplo, se houve um sangramento fugaz, 30 dias depois do Início da última menstruação, isso é compatível com o que descrevem? Pode ser indicador de gravidez?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Todas as datas da idade gestacional são referentes a DUM (data da última menstruação). Então, quando digo que tal sintoma surge habitualmente na 4ª semana, isso significa 4 semanas desde a DUM.

  8. Patricia

    Estou com três dias de atraso.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Já pode fazer o teste de gravidez.

  9. Monalisa teles

    Incrível que desses 25 sinais de gravidez eu tive 18 deles… 😅

  10. Amanda

    Estava tomando anticoncepcional Qlaira e parei tive relação desprotegida e tomei a pílula do dia seguinte e fiz teste de farmácia com duas semanas de atraso deu negativo, mas a menstruação está atrasada ainda

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Provavelmente o atraso é por desregulação hormonal causada pela toma dos anticoncepcionais.

  11. Nicole

    Estou com seis dias em atraso menstrual , ontem no quinto dia veio uma menstruação rosada que durou um dia e aparecia somente no papel higiênico quando me limpava . Pode ser gravidez ? Estou com um desconforto no pé a barriga e as vze umas cólicas leves do lado direito

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Se a menstruação estava atrasada e veio muito leve, com características totalmente diferentes do habitual, pode não ter sido realmente menstruação. Se você teve relações desprotegidas no último ciclo e acha que pode estar grávida, vale a pena fazer o teste.

  12. Dolores Patricia Fernandes câmara calado

    Última menstruação foi a 11/03/2023. Ando cansada,enjoos, dores de cabeça e tonturas. Tive relações 22/3 e 25/3 …

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Você teve relações em uma fase do ciclo que provavelmente coincidiu com a ovulação. Sugiro que faça o teste de gravidez se a menstruação não vier na data esperada.

  13. Gabrielly

    Minha menstruação veio dia 20 durou 4 dias , mais tive relação sem proteção e estou tendo dores de cabeça, vomito , estou muito cansada posso estar grávida

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Se a relação foi antes da menstruação, é pouco provável que você esteja grávida.

  14. Pâmela Yaegashi Maschio

    Dia 24/112/2022 confirmou gravidez de 2 semanas com ultra-som vaginal, dia 12/01/2023 desceu menstruação começou bem devagar e até o início da tarde qse nada de sangramento, na madrugada p dia 13 desceu mini coágulos c bastante viscosidade, antes meio dia cessou o sangramento vou cólicas tb como em todo menstruação!

    fiz teste farmácia negativo mas não fui ao médico após exame. Entrou mês fevereiro e a dor nos seios foi muito intensa, nunca foi tão forte a sensibilidade e o aumento do volume, que perdurou por qse 1 semana! A menstruação está atrasada por 3 dias! Posso ter engravidado novamente?

    não sinto nenhum sintoma assim como em dezembro! Que descobri por acaso a gravidez.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Pode, mas pode também ainda ser consequência do provável abortamento que você teve.

  15. Lúcia Imede

    Fiquei menstruada por algumas horas pode ser gravidez?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Se foi realmente menstruação, não.

  16. Joao

    Minha esposa fez 3 exames de farmácia3 deu positivo… hoje ela fez o de sangue deu negativo …e fez mais 1 de farmácia deu positivo de novo…ela está grávida ou não?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      O exame mais confiável é o de sangue. Será que ela está sabendo ler corretamente o teste de gravidez de farmácia?

  17. Domingas

    bom dia Dr.,

    tenho um bebe de 1 ano e 4meses, até agora não comecei a menstruar. A 2 semanas que sinto dor no baixo ventre. Gostava de saber o que esta acontecer, será que é uma gravidez?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Se você teve relações desprotegidas nas últimas semanas, sim, pode ser uma nova gravidez.

  18. Arcelina

    É possível ocorrer uma gravidez após ter relações sexuais 2 dias depois do período menstrual?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim, é possível.

  19. Luanna

    Ola, parei o anticoncepcional Qlaria em novembro, minha última menstruação foi 03/12. Estou com 9 dia de atraso, teste farmácia negativo feito com 4 dias de atraso , posso estar grávida?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Pode, mas como você parou o anticoncepcional há pouco tempo, pode ser que seu ciclo esteja diferente e o atraso não seja realmente de 9 dias.

  20. Miguel

    Olá!

    A partir de quanto tempo pode começar a ter sintomas de gravidez após uma relação desprotegida?

    Quais os principais sintomas?

    É possível o homem ter reações adversas do organismo nos momentos iniciais de gravidez da sua parceira?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      1- Geralmente 2 a 4 semanas depois da relação.
      2- Atraso menstrual é o principal sintoma.
      3- Pode, chama-se síndrome de Couvade. Temos um artigo sobre isso: Síndrome de Couvade: sintomas de gravidez no homem.

  21. Aline

    Estou enjoada demais e muita dor na barriga e barriga enchada posso fazer o teste de gravidez??

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim, pode.

  22. Larissa

    Ola tive relação sem preservativo, minha menstruação ta atrasada duas Semanas ja, fiz teste de gravidez com 3 dias de atraso mais deu negativo e possível estar gravida mesmo que o teste deu negativo e estou sentindo alguns sintomas

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Possível é, mas com 3 dias de atraso, o teste já era para ter dado positivo.

  23. Adriana Santos da Silva Bispo

    É possível está grávida sem sentir os seios doloridos?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim, não é obrigatório ter todos os sintomas.

  24. Rosa salimo

    Minha dúvida é, eu estava de menstruação durante 5dias como de sempre e quando terminei fiquei dois dias sem fazer relação sexual e depois quando fiz relação sexual depois de 3dias comecei a sentir dores de baixo ventre e dores de coluna essa e a dúvida será que e uma gravidez?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      É muito pouco tempo. Com 3 dias só após a relação sexual, mesmo que você tenha engravidado, ainda não dá para sentir sintoma nenhum.

  25. LUZANIRA Ferreira dos santos

    oi bom dia minha última menstruação foi no 14/9/2022 hoje é 14 /10/2022 e não mesntrei.será que estou grávida.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Só fazendo o teste de gravidez para saber.

  26. Erica

    Estou com seios sensíveis dor no abdômen variação de humor e cólicas tive relação sem preservativos

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Então, quando a menstruação atrasar, faça o teste de gravidez.

  27. Graça

    E possível essa gravidez no estómago ou é mito?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Que história é essa de gravidez no estômago? Estou por fora.

  28. Suziane Ferreira dos Santos Camargo

    Eu tive relação só dia 24 sem proteção minha menstruação está atrasada 2 dias posso estar grávida

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim, pode.

  29. Margarida Dionisia Falso

    Amei a resposta,

  30. Sergio Salomão Siqueira

    Tremida por baixo do umbigo é gravidez?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não é um sintoma de gravidez habitual.

  31. Adriana

    Pesquisei muitos artigos. Estou com 7 semanas e sentindo um milhão de coisas… já fui ao obstetra e tudo, ela me explicou muita coisa e eu há alguns dias procurava um artigo q me ajudasse e esse foi simplesmente maravilhoso. Parabéns! Vcs são uma benção.

  32. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
    Dr. Pedro Pinheiro

    Sim, há possibilidade de você estar grávida. Qualquer relação sexual desprotegida pode dar origem a uma gravidez.

  33. Patrícia

    Posso engravidar mesmo tomando anticoncepcional com percentual menor para controle menstrual? Tomo remédio contínuo e não menstruo, mas estou com corrimento e com sensação de seios enchendo.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Poder até pode, mas é pouco provável. Não menstruar é sinal de que não está ovulando.

  34. Teresa Santos

    Dr. Pedro, qual é o sintoma de gravidez mais importante, aquele que a gente deve pensar seriamente que está grávida?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Atraso da menstruação.

  35. pedro

    ola dr,eu e minha namorada tivemos relaçoes dps do ciclo menstrual…4 dias depois ela reclamou de enjoo muito sono e vomitos a qualquer instante.ela pode estar gravida?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Toda relação sexual desprotegida pode gerar um gravidez, não importa o momento do ciclo. Obviamente, há épocas em que o risco é maior e outras em que ele é menor, mas sempre há o risco. Dito isso, não é esperado que apenas 4 dias depois da relação ela já sinta sintomas de gravidez. Isso provavelmente é uma gastroenterite. Resumindo: ela pode ter engravidado nessa relação, mas esses sintomas são muito precoces e não estão relacionados a uma possível gravidez.

  36. Rafaella

    Estou de 10 semanas tive um pequeno sangramento com 8 semanas o médico falou que meu útero ta fechado então quer dizer que meu bebe ta bem?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Quer dizer que não há sinais de ameaça de abortamento.

  37. Laura

    Ola. Sempre tenho relações protegidas, mas minha menstruação está atrasada 4 dias e notei corrimento amarelo, sem odor. Estou grávida?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      É muito pouca informação para eu poder opinar. Se você acha que há risco de ter engravidado, precisa fazer o teste para confirmar (ou descartar).

  38. Bruna França

    Boa tarde .. eu tenho ovário policístico e estou sem amenstroar deste de fevereiro .. fiz o teste agora deu positivo será que é confiável? Aí não sei com quantos mês estou

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim, é confiável.

  39. Julia

    Ola dr estou tentando engravidar, minha ultima menstruação foi dia 02/01/2019, esto tendo nauseas, colica leve no pe da barriga, inchaço na barriga, sensação de estomago cheio, vontade de ir ao banheiro toda hora, e com muito sono, ja posso fazer um teste?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Faça o teste após a menstruação ter atrasado (se ela atrasar).

  40. Gabii

    Não me lembro a data da relação mas deve estar fazendo um mês e meio por aí,e eu mudei muito,vontade de urinar mais vezes,muito sono,dor de cabeça,tonturas,e minha barriga teve um aumento de tamanho,pode ser gravidez?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Você teve relações desprotegidas, a menstruação está atrasada e tem sintomas compatíveis com gravidez. Tá na hora de fazer o teste.

  41. Harlison

    Dr. Tive relação com minha namorada dia 10 de Outubro, estava no periodo fertil e até agora não menstruou. Atualmente anda sentindo muito sono, desejos alimentares, dores abdominais, fisgada nos seios, ja teve enjoo e tontura…Há possibilidade dela está grávida?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Se você teve relações desprotegidas no período fértil, claramente há risco dela ter engravidado.

  42. Raquel

    Dr, tive relação sexual dia 1, ultimo dia do período fértil, e ontem, dia 4 fui urinar e saiu sangue( consistência igual a do xixi) , e estou sentindo vontade de urinar frequentemente e dor ao urinar, seria gravidez?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Esses sintomas são mais sugestivos de infecção urinária.

  43. Adrieli

    Dr passei mau e o povo sismo que eu estava grávida,fiz o teste de farmácia e de sangue,porém fiz o teste 1semana antes da minha mestruacao decer normal,porém no dia da minha mestruacao decer ela atraso mas como fiz o teste uma semana antes do dia certo dela vim n fiz o teste mas,sinto todos os sinto

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Você fez o teste muito cedo. O ideal é esperar a menstruação atrasar para fazer o teste de gravidez.

  44. Vanessa

    Dr me chamo Vanessa eu e meu namorado transamos a camisinha rasgou lá dentro da vagina já tem 1 mês que não menstrou eu sinto muito sono cansaço e cólicas será que é por causa da Gravidez eu toda HR tô no banheiro

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Se houve falha no uso da camisinha, esses sintomas podem ser mesmo de gravidez.

  45. carla da silva mello gomes

    Dr minha ultima menstruaçao veio dia 27 de setembro foi o teste ontem, ainda nao estou com atraso.fiz o teste e deu negativo, estou com sintomas de gravidez e tentando engravidar, tem alguma chance de por feito o teste precocemente ter dado errado

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Repita o teste quando tiver pelo menos 5 dias de atraso menstrual.

  46. Marta

    Olá o meu período fértil era de 7 outubro a 11 de outubro tive relações com o meu marido dia sim dia não queríamos tentar a menina . Hoje é 21 de outubro a minha menstruação devia vir dia 20 está atrasada 1 dia . Quando e k posso fazer um teste de gravidez ? Obrigada

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      A partir de 1 dia de atraso já pode fazer o teste. Mas para ter mais segurança, o ideal é esperar 5 a 7 dias de atraso.

  47. Dandara

    Ola,Dr. Tive relação desprotegida 1de outubro no dia seguinte veio minha menstruação q durou ate dia 7, e dia 16 ouve um corrimento de sangue, devo fazer o teste

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Se a sua menstruação veio normalmente depois da relação, não há risco de você ter engravidado naquele momento.

  48. Ana Caroline

    boa noite
    Minha menstruação está atrasada era pra ter descido dia 1 porque teve uns 3 meses ela veio certinho mais até hoje não desceu a minha menstruação ? Fiz o teste caseiro com xixi com sal deu uma espuma igual o video falou que se Desce a espuminha era positivo se não der certo negativo oque f

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Esses testes caseiros de gravidez não servem pra nada. Nenhum deles funciona. Pra saber se está mesmo grávida você precisa fazer um teste de gravidez de verdade, como aqueles que se compra nas farmácias.

  49. Larissa

    A indicação para fazer o teste de farmácia é cerca de 14 dias, devo contar os dias de atraso ou a data da relação?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      O teste de farmácia pode ser feito a partir do primeiro dia atraso menstrual. Você pode fazê-lo 14 dias depois da relação, mas esperar pelo atraso menstrual é mais confiável.

  50. Diamária

    Olá Dr. Estou com a menstruação atrasada há 39 dias estou sentindo uma leve dor de cólica, abdome inchado, tontura, corrimento vaginal e cansaço. Fiz um teste de farmácia e deu negativo, tem alguma chance de ser gravidez?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Com tantos sintomas assim, se fosse realmente gravidez, já era para o teste dar positivo.

  51. samanda souza santos

    ola estou com todos os sintomas de gravides , minha mestruacao esta 4 dias atrasada , mas fiz um beta hcg e deu negativo

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Com apenas 4 dias de atraso menstrual, mesmo que você estivesse grávida, estaria tão no princípio da gestação, que não teria tido tempo ainda pra ter a maior parte dos sintomas de gravidez. E o beta hCG negativo é mais um dado que fala contra a gravidez.

  52. Jéssica

    Olá, Dr Pedro
    Para o mês que vem fará um ano que estou a tentar engravidar. Tomei a pílula durante 6 anos é normal levar tanto tempo a consegui-lo? No entanto, a minha menstruação está prevista para dia 11 de julho. Tenho sentido umas dores muito leves nos lados da barriga poderá ser alg sintoma?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Se você já está há um ano tentando e não conseguiu engravidar, o melhor agora é procurar uma consulta de fertilidade.

  53. Jaiani Sotero

    Olá doutor sinto vários sintomas da gravidez,e no dia de vir a mestruçao veio diferente faz 2 dias e ja está parando veio uma cor diferente bem pouco acompanhada de cólica que nunca tive cólica.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Se você suspeita que está grávida e sua menstruação veio esquisita, faça o teste de gravidez.

  54. Livia

    Olá , posso engravidar ele tendo ejaculaculado antes da penetração ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim, pode. Após a ejaculação ainda há uma pequena liberação de líquido contendo espermatozoides.

  55. isabel cristina machado doring

    Uma duvida, estou com um corrimento sendo espesso, leitoso e sem cheiro, no mês passado tive apenas um dia de menstruação ou sei la o que era, fáz exatamente 3 meses que retirei o diu mirena e comecei a tomar injeção messigina …. posso estar gravida ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      É muito pouco provável engravidar com injeção anticoncepcional.

  56. Monica

    Posso engravidar com penetração sem ter ejaculação?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      O líquido pré-ejaculatório costuma conter espermatozoides. É menos provável, mas não é impossível.

  57. Kelly

    Ola eu estou desde do mês de outubro sem menstruar e não sinto nada. Ontem comecei a sentir meu seios doendo e grande posso esta grávida ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Pouco provável, até porque você estaria agora com cerca de 6 meses de gravidez, se imaginarmos que tudo começou em Outubro. Até existem casos de mulheres que passam a gravidez inteira sem saber, mas isso é pouco comum. De qualquer forma, se você andou tendo relações desprotegidas, vale a pena fazer o teste só pra ter certeza.

  58. Marcelly

    Estou atrasada 9 dias fiz o teste deu negativo hoje já são 11 dias e a menstruação n veio devo fazer o de sangue ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Pode até fazer, mas provavelmente virá negativo, pois os atuais testes de urina são bastante confiáveis.

  59. Cintia

    Estou atrasada a 7 dias, no 4 dia de atraso o. Teste de farmácia deu negativo, estou sem sintomas de gravidez, apenas dores na costa e cólica bem leve. Posso está grávida?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Com teste negativo, o mais provável é que você não esteja grávida.

  60. Luanna Mascarenhas

    Dr. Estou com 10 dias de atraso. Tenho endometriose…
    Sinto muito sono, dores de cabeça, dor abdominal, mudo de humor constantemente e tontura…
    Posso está grávida?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Se você teve relações desprotegidas, sim.

  61. Marcelly

    Doutor minha menstruação está uns 4 dias atrasada sinto uma cólica fraca muito sono fome mais enjoou tbm nojo da comida nem consigo come humor muda dores de cabeça fraca urinando mais do que antes frequente posso estar gravida? n fiz texte obg desde já.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sempre que houver atraso menstrual e sintomas compatíveis, a gravidez é uma possibilidade. Tem que fazer o teste para tirar a dúvida.

  62. Rosa

    E possível uma menina engravidar antes da primeira menstruação.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Só se ela engravidar logo na primeira vez que ovular.

  63. Francine

    Olá quem têm micropolicísticos tem possibilidade de engravida ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim. Muitas mulheres com ovários micropolicísticos engravidam.

  64. Juliana

    Boa tarde, Dr. gostaria de saber, uma pessoa que tem hernia de disco na coluna, quando engravida corre algum risco?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Existe uma grande chance do quadro se agravar.

  65. aline

    ola Dr tenho 30 anos e estou com minha menstruação atrasada a 2 meses,tenho tido corrimento leitoso e pontadas,mais sem sintomas de gravides.Fiz o teste de farmácia e deu negativo. sera q eu estou gravida

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sem sintomas e com teste negativo após 2 meses, é muito pouco provável que você esteja grávida. Você pode é estar com uma infecção vaginal, o seu ginecologista já deu uma olhada nesse corrimento?

  66. Thamirys

    Olá dr.gostaria q mim tirase uma duvida,minha menstruação veio dia 2 de março,tive relação dia 16 de março sem proteção e não tomo anticoncepicional não sei por certo meu ciclo mestrual mas era provavel q eu fosse mestrua agora dia 29 e até hj não mestruei.não tenho nenhum sintomas de gravidez.mas posso está grávida mesmo sem sentir eses sintomas? Espero por sua resposta obg.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim, é bastante comum não ter sintomas de gravidez nas primeiras semanas.

  67. Carol

    É possivel confirmar se esta gravida com quantas semanas depois de atraso menstrual?

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      No dia seguinte ao atraso menstrual você já pode fazer o exame de sangue.

  68. fragamoreira

    Boa Noite,
    gostaria de saber se é possível uma mulher ter seu ciclo duas vezes no mes em menos de uma semana, e por que isso acontece?
    Estou tentando engravidar a aproximadamente 2 anos.

  69. Naiane Konradt

    Quanto tempo dura esse sangramento vaginal que acontece durante o deslocamento do embrião?

  70. Michele Lisboa

    Olá Dr: por favor me tire essa dúvida cruel. faz mais faz mais de 5 meses que estou tentando engravidar.. não to tendo cuidado nenhum, tenho relações diretas com meu marido… so que ate agora nada… vem minha menstruação normal todos os meses.. e é regular.. correta…..Por favor pode me ajudar a tirar essa duvida… o pq ainda não engravidei? pois ja fiz exames e esta td ok… obrigada. bj

  71. marihmodel

    Ola, minha duvida é quanto tempo depois que o óvulo esta la dentro que ocorre esse sangramento ?