Ejaculação precoce: causas e tratamento

Dr. Pedro Pinheiro

comment 30 Comentários


Introdução

A ejaculação precoce é um distúrbio típico de homens jovens, em início de atividade sexual. Não existe ejaculação precoce feminina. Este é um distúrbio exclusivamente masculino.

Quando ocorre ocasionalmente, principalmente com parceiras novas, após longo período de abstinência ou nas primeiras relações sexuais da vida, não é considerado nenhum problema médico.

Neste artigo explicaremos o que é a ejaculação precoce, quais são as suas causas e as opções de tratamento.

O que é ejaculação precoce?

Não há uma definição muito objetiva do que é ejaculação precoce. Não existe um tempo limite. Alguns casos são óbvios com a ejaculação acontecendo antes mesmo de haver penetração.

Em geral, define-se como uma incapacidade de controlar a ejaculação de modo que a relação seja satisfatória para o casal.

A ejaculação precoce é considerada um problema quando afeta mais de 50% das relações sexuais de adultos.

Hoje em dia se considera a ejaculação precoce um distúrbio psicológico e não uma doença orgânica propriamente dita. Não existe nenhum tipo de problema no sistema reprodutivo masculino. Pênis, testículos, próstata e vesículas seminais estão em perfeita ordem.

A ejaculação precoce pode ser dividia em primária, quando ocorre desde início da vida sexual, ou secundária, quando surge depois de alguns anos de vida sexual normal.

Normalmente nos casos primários existe algum distúrbio psicológico como ansiedade, sentimento de culpa em relação ao sexo, ou antecedentes de situações traumáticas, como abusos sexuais ou simplesmente ter sido surpreendido por alguém enquanto se masturbava.

Nos casos secundários, a ejaculação precoce pode ocorrer por um sentimento de inferioridade do homem em relação a mulher. Algo como: ela é “muita areia para o meu caminhão”. Novas parceiras depois de um relacionamento longo podem levar a um sentimento de obrigação de ser efetivo.

A ejaculação precoce pode também surgir após um episódio isolado de impotência sexual, provocando um quadro de ansiedade nas próximas relações. Cobranças da mulher em relação ao desempenho sexual masculino ou simplesmente o fato da nova parceira demorar mais tempo do que a anterior para atingir o orgasmo também podem ser a causa.

Como se pode ver, são todos problemas de fundo psicológico. O fato é que um episódio isolado de ejaculação precoce pode causar um estresse e uma frustração tão grande que este passa a ser o próprio fator desencadeante.

Na verdade, existem relatos de que a ejaculação precoce pode ser causada por alterações hormonais ou dos nervos que transportam os sinais dos órgãos sexuais ao cérebro. Porém, nenhuma causa objetiva foi identificada até o momento.

Causas da ejaculação precoce – vídeo

Antes de seguirmos em frente, assista a um vídeo produzido pela equipe do MD.Saúde sobre 10 motivos que podem levar o homem a ejacular mais rapidamente do que o desejado.

YouTube video

Tratamento da ejaculação precoce

O tratamento da ejaculação precoce pode ser feito em quatro linhas:

1. Controle da ejaculação

Algumas técnicas auxiliam no prolongamento do ato sexual, como pausas quando o estímulo começar a ficar muito intenso; pode-se retirar o pênis da vagina e fazer compressão da glande (cabeça do pênis) por alguns segundos. Outra opção é pensar em fatos pouco estimulantes durante o ato sexual, como contas a pagar ou problemas no trabalho, voltando a se concentrar no mesmo após diminuição do estímulo.

Outra opção é treinar o controle através da masturbação, realizando pausas para se prolongar ereção e o período sem orgasmo.

Quando é possível prever uma relação sexual para as próximas horas, algumas pessoas sem problemas para iniciar uma ereção podem se masturbar algum tempo antes de modo que no momento do ato, a excitação não seja tão intensa.

Em alguns homens a simples presença da camisinha é suficiente para diminuir a sensibilidade peniana e evitar a ejaculação precoce. Há camisinhas mais grossas, que diminuem a sensibilidade do pênis, ajudando em alguns casos (leia: CAMISINHA | Tudo o que você precisa saber).

2. Apoio psicológico

Alguns casos de ansiedade intensa ou problemas psicológicos podem precisar de ajuda profissional. Muitos homens conseguem controle da sua ereção após iniciar tratamento psicológico.

3. Medicamentos para ejaculação precoce

Existem algumas opções, como cremes anestésicos ou camisinhas com produtos que diminuem a sensibilidade do pênis.

Em alguns caso antidepressivos como Sertralina, Dapoxetina, Fluoxetina ou Paroxetina ajudam no tratamento da ejaculação precoce (leia: ANTIDEPRESSIVOS: Escitalopram, Citalopram, Fluoxetina, Sertralina e Paroxetina)

Nunca se automedique, pois o uso inapropriado de um medicamento pode trazer efeitos colaterais e piorar o quadro.

4. Amadurecimento

A ejaculação precoce é muito comum em adolescentes e pessoas no início da vida sexual. A ajuda e compreensão da parceira é essencial para não se criar um peso excessivo sobre o fato. Conforme o homem vai ficando mais à vontade com a vida sexual, ele começa a ter maior controle sobre a sua ejaculação.

O melhor tratamento para a ejaculação precoce em jovens é o treino, ou seja, praticar sexo sem culpa.


Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


30 respostas para “Ejaculação precoce: causas e tratamento”

  1. Marcos

    Ótimo conteúdo parabéns.

  2. Ivan Silva sousa is

    Que tipo de remédio tenho que tomar para endurecer o penis?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
  3. João Martins

    Que tipo de remédio tenho de tomar para evitar a ejaculação precoce? E como posso treina-la.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      João, há mais de um tipo de medicamento e mais de um tipo de exercício. O ideal é você procurar um urologista para ele te orientar.

  4. Igor

    Dr, perdi a virgindade recentemente com minha namorada, eu ejaculo muito rapido e isso me incomoda muito! Queria durar mais, aproveitar mais, mas talvez pelo fato dela ja ter namorado antes eu me sinta pressionado a ser melhor… Já tentei usar camisinha retardande mas acabei broxando, e sem esta fica dificil segurar por ela ser muito apertada. Há algo para me aconselhar?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Apoio psicológico. O problema da ejaculação precoce costuma ser ansiedade.

  5. Victor

    Dr Não faço sexo regularmente com a minha namorada mas nos dias que temos sexo antes me masturbo mas mesmo assim não deixo de ejacular cedo, será ejaculação precoce? E mais só de à ver ou mesmo ouvir a voz dela me excito. me ajuda Dr

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim, isso parece ser ejaculação precoce.

  6. Bruno Cola

    Muito boa a matéria acima. Todo esse conteúdo nos ajuda a identificar o que temos um pequeno distúrbio. Mas que com certeza podemos resolver. Mas algumas vezes tantas informações em diversos sites nos confunde muito. Por isso resolvi ter apenas um site para ter informações concretas sobre o assunto. Por isso eu utilizei o esse site.

  7. Lucivanio

    Dr. Eu demorou muito pouco .praciso de ajuda o que qui eu Faso

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Tem que ir a uma consulta com um urologista para avaliar o seu caso.

  8. ismael pimenta

    Dr. não sei se tenho ou não ejaculação precoce, o que acontece muito comigo é que quando vou colocar a camisinha eu ejaculo, é uma coisa quase que inevitável, o que pode ser?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Isso é ejaculação precoce.

  9. paulo constant

    doutor a vida sexual ativa diminui ou evita ejaculação precoce ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      ajuda.

  10. Ricardo Peixoto

    me casei virgem, e sempre me masturbei, sou casado a dez anos e sempre sofri de ejaculaçao precose, principalmente por minha esposa jogar a culpa sempre em mim. ela afirma que o problema é devido a eu me martubar sempre , mesmo depois de casado, isso tem algum fundamento?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Masturbação não provoca ejaculação precoce.

  11. Jho1988

    Dr. tenho 24 anos, e sofro com a bendita. As vezes tenho vergonha de ter relação, pois sempre ejaculo rapido, não sei como fazer para tratar, pode me dar um esparecer?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Tem que procurar um urologista para receber tratamento adequado.

  12. Vera Lucia

    Olá..desculpe, mas preciso de ajuda..meu namorado tem ejaculação precoce, mas ele ñ gosta de falar no assunto, qualquer estímulo q iniciemos, ele ñ consegue esperar, e fico a ver navios.Gostaria q nos ensinasse algo. Obrigada fico no aguardo.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Vera, ele tem que procurar auxílio médico. Dicas pela internet não vão ajudá-lo.

  13. Modesto-felipe-luis

    Vou tentar seguir as recomendações, mais n sei se vai dar certo!!!!!!!!!!!!

  14. dingo

    exercito os músculos pélvicos, mas enquanto transo ou masturbo tento ficar com esse musculo relaxado(anus descontraido).Assim consigo ficar mais e 20 minutos sem gozar .
    Comigo funciona porque antes disso era mais rapido que o Flash kkkkk

  15. Juan

    Me sinto mais aliviado, espero que realmente seja esseo meu problema, apenas o inicio da vida sexual.

  16. VALE-sc

    Amigos, à alguns meses tenho tido perda de ereção repentina durante a relação com a sensação de orgasmo sem ejaculação, já tenho 60 anos mas continuo tendo muita atração por minha companheira, temos tido relações gostosas entre uma e outra, isso é normal para a minha idade ou é psicológico uma vez que me preocupo muito em satisfazer plenamente minha parceira?, existe algum tratamento que possa pelo menos minimizar meu problema?. No aguaurdo da Vossa atenção desde já agradeço.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Se você tomam medicamentos, isso pode ser efeito colateral. Sugiro que você procure um urologista.

  17. Nilmarricardo

    tenho 3o anos esse ploblema da ejaculacoa e porque sou ancioso para fazer com minha esposa fico nervoso
    ai nao comtrolo

  18. andrenute

    Olá médico, tenho 13 anos e tenho ejaculaçao precoce, eu demoro mais ou menos 1 MINUTO E MEIO para gozar, me ajude,  oq eu posso fazer, e mais uma coisa, tem dias q eu me masturbo quase 10 vezes seguidas, isso pode causar algum problema futuramente? , me ajudeeeee!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Estas duas situações são normais para a sua idade. Masturbar-se mais de uma vez por dia é normal na adolescência. 10 vezes é meio exagerado, você deve estar com muito tempo livre.