Inscreva-se no nosso canal do Youtube para receber vídeos novos assim que eles forem publicados.

Transcrição do vídeo

A infecção urinária é uma infecção extremamente comum, principalmente no sexo feminino. Mas apesar de ser muito frequente, a maioria das pessoas que tem uma infecção urinária tem dificuldade
para reconhecer os seus sintomas.

E é exatamente por isso que nós vamos falar nesse vídeo sobre os 5 sintomas mais típicos de uma infecção urinária.

Na imensa maioria das vezes que o paciente tem uma infecção urinária, o que ele tem, na verdade, é uma cistite, que é a infecção da bexiga.

A cistite tem sintomas tão típicos e tão fáceis de serem reconhecidos, que, na imensa maioria das vezes, os médicos não precisam nem pedir exames pra conseguir fazer o diagnóstico.

Vamos então falar quais são os 5 sintomas mais típicos da infecção urinária.

1- DISÚRIA

O sintoma mais comum de cistite é a disúria, que é o nome que nós damos quando o paciente queixa-se de dor para urinar.

Mas nem sempre o paciente queixa-se exatamente de dor, muitas vezes o que ele tem é uma queimação, uma pontada, uma ardência, uma sensação de peso na parte baixa da barriga ou simplesmente
um incômodo, que ele não sabe descrever bem, mas que só surge na hora que ele vai urinar.

2- POLACIÚRIA

Outro sintoma muito comum de infecção urinária é a polaciúria, que é a vontade de urinar a toda hora.

O paciente com cistite precisa ir ao banheiro a todo momento, ele sente vontade de urinar a toda hora, mas ele chega lá e só consegue fazer uma pequena quantidade de urina.

Isso porque a vontade de urinar não é desencadeada por uma bexiga cheia, mas sim pela parede da bexiga, que está muito inflamada.

3- URGÊNCIA URINÁRIA

O sintoma número 3 de cistite também está relacionado à inflamação da parede da bexiga.

É a urgência urinária, que é a dificuldade que o paciente tem pra segurar a urina, uma vez que ele tenha a vontade de urinar.

Às vezes, a vontade de urinar surge de forma tão súbita e tão intensa, que se o paciente não correr para o banheiro, ele acaba perdendo um pouco de urina na própria roupa.

4- HEMATÚRIA

O sintoma número 4 de infecção urinária é a hematúria, que é o nome que nós damos quando há sangue na urina.

Basta uma única gota de sangue para que a sua urina fique já com uma cor meio rosada meio avermelhada.

Mas nem sempre a hematúria, ou seja, o sangue na urina, é visível ao olho nu.

A hematúria pode ser macroscópica, quando a urina fica avermelhada ou alaranjada ou ela pode ser microscópica, quando há sangue na urina, mas ele está em tão pouca quantidade que somente com exames de urina é que a gente consegue detectá-lo.

5- FEBRE

O sintoma número 5 de infecção urinária é a febre.

Ao contrário dos 4 sintomas anteriores, a febre é o único que não é um sintoma típico da cistite. Ela é um sintoma de infecção dos rins, chamado pielonefrite.

A pielonefrite se caracteriza por dor lombar, febre alta, calafrios, mal-estar generalizado, náuseas e vômitos.

Enquanto a infecção da bexiga é um quadro relativamente benigno, a pielonefrite é uma infecção grave e potencialmente fatal se não for tratada a tempo.

Portanto, se você tem algum sintoma de infecção urinária, procure um médico.

A única forma realmente eficaz de tratar a infecção urinária, seja ela cistite ou pielonefrite, é através do uso de antibióticos.

Se você não fizer nada, os sintomas podem até desaparecer após alguns dias ou semanas, mas a bactéria que causou a infecção vai continuar na sua bexiga, e o risco dela subir em direção aos rins e causar uma infecção mais grave é muito alto.

Compartilhe
Médico formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (U.F.R.J) em 2002. Especialista em Medicina Interna e Nefrologia. Títulos reconhecidos pela Faculdade do Porto, Ordem dos Médicos de Portugal e Colégio de Nefrologia Português.