Pitiríase rósea: sintomas, causas e tratamento

Dr. Pedro Pinheiro

comment 63 Comentários


Introdução

A pitiríase rósea é uma erupção de pele relativamente comum, que provoca um rash cutâneo caracterizado por manchas avermelhadas ou rosadas, que provocam intensa comichão. As suas causas ainda não estão totalmente esclarecidas, mas acredita-se que a doença tenha uma origem viral.

A pitiríase rósea é uma doença benigna e autolimitada. O seu maior problema é o fato de coçar muito e demorar para várias semanas para desaparecer.

Neste artigo explicaremos o que é a pitiríase rósea, quais são as suas prováveis causas, os seus sintomas e as opções de tratamento.

Se você procura informações sobre a pitiríase versicolor, também conhecida como pano branco, acesse o seguinte link: Pitiríase versicolor (pano branco).

O que é pitiríase rósea?

A pitiríase rósea é uma erupção de pele provavelmente provocada por alguns vírus da família do herpesvírus humano, tais como o herpesvírus humano 6 (HHV-6) e o herpesvírus humano 7 (HHV-7), os mesmos que causam nas crianças uma doença chamada exantema súbito, também conhecida como roséola infantil.

O exantema súbito e a pitiríase rósea são doenças diferentes causadas pelo mesmos vírus. O exantema súbito caracteriza-se por ser um rash cutâneo com febre alta e sem comichão, enquanto a pitiríase é um rash de pele sem febre, mas com intensa coceira.

Apesar de ser provocada por alguns membros do vírus da família do herpesvírus humano, a pitiríase rósea nada tem a ver com o herpes labial ou o herpes genital, que são doenças provocados por outros tipos de vírus desta família, nomeadamente os herpesvírus humano 1 (HHV-1) e o herpesvírus humano 2 (HHV-2).

A despeito de ser uma doença de provável origem viral, a pitiríase rósea não é contagiosa.

Esse rash pode surgir em qualquer época da vida, mas é mais comum entre os 10 e 35 anos de idade, sendo rara nos bebês e nos idosos. Ela mais comum nas mulheres que nos homens, e os meses de outono e na primavera são as épocas em que a doença surge com maior frequência.

Sintomas

Em até 90% dos casos, a pitiríase rósea inicia-se com uma lesão única, chamada placa-mãe ou medalhão, que apresenta forma arrendondada ou ovalada, com 2 a 5 cm de diâmetro, bordas bem delimitadas e coloração rosada. Nos indivíduos de pele mais escura, a lesão pode ser arroxeada ou cinzenta.

Lesão inicial da pitiríase rósea
Lesão inicial da pitiríase rósea

Com o passar dos dias, a placa-mãe cresce, começa a apresentar uma fina descamação e o seu centro torna-se mais claro. Abdômen, tórax e costas são as localizações mais comuns desta lesão inicial.

Alguns pacientes referem o aparecimento de alguns sintomas inespecíficos de virose dias antes do surgimento da placa-mãe. Os mais comuns são dor de garganta, mal-estar, dor de cabeça, diarreia ou dores pelo corpo.

Com o passar dos dias, inicia-se o chamado período eruptivo, também conhecido como rash secundário. Essa fase consiste no aparecimento de múltiplas lesões semelhantes à placa-mãe, porém menores. Em geral, essas lesões filhas se restringem ao tronco e à raiz das pernas, sendo muito comum o acometimento da região das virilhas. O acometimento do pescoço, face, pés e mãos pode ocorrer, mas é incomum, pois as lesões tendem a ficar centralizadas no centro do corpo, poupando as extremidades.

Pitiríase rósea - rash
Surgimento do rash secundário após alguns dias

O número de lesões filhas pode variar de dezenas a centenas, dependendo da intensidade do rash. Essas múltiplas lesões também são avermelhadas, apresentam fina descamação e podem ser muito pruriginosas.

Em alguns casos, a lesão mãe é muito maior que as lesões filhas, mas em outros, ela pode ser apenas levemente maior. Após o início do período eruptivo, o paciente pode ficar tendo novas lesões do rash ainda por vários dias, às vezes semanas.

Conforme as lesões vão ficando antigas, elas passam a ter um centro mais claro e um halo ao redor com descamação. Após 4 a 6 semanas, as primeiras lesões começam a sumir, mas podem deixar uma área despigmentada (mais branca que a pele), que pode durar meses para voltar à cor normal. Quanto mais escura é a pele, mais evidente é essa despigmentação.

Para além das lesões de pele, a coceira é o único sintoma que a pitiríase rósea costuma provocar. A intensidade da comichão varia de pessoa para pessoa. Na maioria dos casos, a coceira é leve a moderada, mas pelo 1 em cada 4 pacientes classifica o seu prurido como intenso.

Pitiríase rósea após 1 mês
Pitiríase rósea após 1 mês

A pitiríase rósea cura-se espontaneamente, mas pode demorar. Contando desde o surgimento da placa-mãe até o desaparecimento das últimas lesões do rash secundário, a doença pode ter de 4 a 12 semanas de duração.

Caso o rash dure mais de 3 meses para desaparecer, a hipótese diagnóstica de pitiríase rósea deve ser repensada. Em geral, indica-se uma biópsia da pele para confirmar o diagnóstico.

Diagnóstico

Uma vez que o período eruptivo tenha surgido, o diagnóstico da pitiríase rósea costuma ser relativamente simples. Uma história de uma lesão mãe, com fina descamação e centro pálido, precedendo em alguns dias o surgimento de um rash pruriginoso e sem outros sintomas é uma apresentação muito típica da pitiríase rósea.

O diagnóstico pode ser mais complexo nos casos atípicos ou quando a lesão mãe ainda está numa fase muito inicial. Em cerca de 10% dos casos, não há a placa-mãe antecedendo o período eruptivo, o que torna o diagnóstico um pouco mais difícil.

Algumas doenças podem ser confundidas como a pitiríase rósea, sendo a dermatofitoses (lesões fúngicas da pele), a sífilis secundária e psoríase gutata as mais parecidas. Algumas alergias medicamentosas também podem causar lesões semelhantes às da pitiríase rósea. HIV é outro diagnóstico diferencial a ser pensado em casos atípicos.

Geralmente, não é necessária a realização de exames complementares.

Se o médico, porém, julgar que o quadro clínico não está muito típico, alguns exames para descartar os diagnósticos diferenciais podem ser solicitados, tais como pesquisa de VDRL ou FTA-ABS para sífilis, sorologia para HIV e exame micológico da pele para descartar fungos.

Tratamento

Não há um tratamento específico para a pitiríase rósea. A doença cura-se espontaneamente e sem deixar sequelas após 2 ou 3 meses, independentemente do que se faça.

O tratamento é geralmente indicado para aqueles pacientes que se queixam de muita coceira.

Pomadas ou cremes à base de corticoides de média potência, tais como hidrocortisona, mometasona ou triancinolona ajudam a aliviar a comichão. Essas pomadas podem ser aplicadas 2 a 3 vezes por dia por no máximo 3 semanas, para minimizar os riscos de efeitos adversos.

Loções tópicas com mentol ou calamina também ajudam e têm menos risco de provocar efeitos colaterais que os corticoides.

Anti-histamínicos por via oral também ajudam. Se o paciente tem dificuldade para dormir devido ao prurido, anti-histamínicos de primeira geração, que provocam sono, como a hidroxizina podem ser utilizados.

Uma vez que o rash e a coceira tenham desaparecidos, é rara a recorrência da doença.


Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


63 respostas para “Pitiríase rósea: sintomas, causas e tratamento”

  1. PAULO Veiga

    Bom dia doutor.. fui diagnósticado com a pitiríase rósea, estou com isso a uns 20 dias e algumas manchas estão secando ficando mais claras , enquanto outras surgem e coçam muito , é normal ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim.

  2. Aldeice

    Eu fui diagnosticada com pitiríase rósea em junho deste ano e até hoje não consegui me livrar desta doença.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Quando as lesões duram mais de 3 meses para desaparecer, a hipótese diagnóstica de pitiríase rósea deve ser repensada. Em geral, indica-se uma biópsia da pele para tentar definir a causa.

  3. Ana Paula Evangelista dos Santos

    Tive pitiríase rósea a 3 anos após tratamento de uma crise de ansiedade.

    Agora novamente se manifestou,tenho percebido que quando passo por algum tipo de stress muito grande isso acontece.

    Isso é provável?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      É possível. Mas tem que ver se não é urticária o que você tem.

  4. Jennyffer

    Eu tive um surto de pitiríase em outubro do ano passado, e agora esse ano de novo está começando tudo de novo, e estamos quase em outubro, é comum isso? Todo ano nessa mesa época eu vou ter essas manchas? Acabam com minha auto estima..sem falar que demorou mais de 3 meses para sair da última vez e ainda sim não saiu tudooooo..ficou meio manchado a pele. Pegar sol tem a ver ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Tem certeza que é pitiríase rósea. A doença não costuma se manifestar assim.

  5. Fabiana fidelis

    Qtas vezes ao ano é normal elas voltarem.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      O mais comum é não voltar nunca.

      1. Rafaela de França

        Eu tenho essas lesões desde 2015 e nunca foram embora, enquanto umas saram as outras já começam a aparecer em outros lugares, recentemente fiz uma biópsia onde dizia q poderia ser esta doença, mas tenho ela de Janeiro a Dezembro, todos os anos, e quando estou estressada aumenta o quadro, e tenho no rosto, nas pernas, nos seios, nos braços, onde maior se manifesta é nas minhas pernas e tronco, mas também tenho no rosto e na cabeça :( e não acho que seja o que a biópsia identificou.

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
          Dr. Pedro Pinheiro

          É um comportamento bem atípico para pitiríase rósea.

  6. Neia

    Boa noite estou desesperada, descobri q meu filho,tem isso,em uma faze crítica.

    Não tenho uma definição isso tem cura?

    Ele também está com siflis.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      A pitiríase rósea melhora sozinha depois de algumas semanas. Já a sífilis precisa ser tratada com antibiótico.

  7. Daniela Alves

    Tenho 23 anos e fui diagnosticada com pitiriase rósea em agosto de 2017, em janeiro tive de novo, depois apareceu uma só na coxa e que está sumindo, e hoje percebi uma mancha pequena próximo do umbigo, é normal aparecer com tanta frequência? Seria necessário fazer uma biópsia? E elas não coçam!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não é habitual retornar e a coceira é um sintoma bastante comum. Talvez o que você tenha não seja pitiríase rósea.

  8. Jéssica

    Essa doença pode ser de fundo emocional ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não, é de origem viral.

  9. Anne

    Olá doutor, estou com ptiríse rósea há mais ou menos um mês. A dermatologista passou um tratamento com pomada e medicação(corticóides), antialérgico( loratadina) e hidratante(hydraporin). Já terminei de usar os corticóides,as lesões já estão desaparecendo, porém a coceira não acaba. O que devo fazer?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Se as lesões estão melhorando, já já a coceira vai sumir também.

  10. adriana

    Uns meses atras fiz exame pra ver se eu continha alguma dst, deu não reagente para sifilis e agora estou com esse tipo de feridas, pode ser que seja sifilis ou é só pitiríase rosea mesmo?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      São lesões de pele completamente diferentes. Um dermatologista saberia diferenciá-las com facilidade.

  11. Marcos

    Boa Tarde, é comum a Pitiríase Rosea aparecer em varia partes do corpo como Tronco, Braços e Pernas ao mesmo temo?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não é comum essa forma de apresentação.

  12. Luciene

    Bom dia! Dr. Eu tive pitiriase a 2 anos atrás e hj estou apresentando simtomas iguais aos da vez que tive… Ela pode se repetir ou pode ser outra coisa???

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      A recorrência da pitiríase rósea não é comum, mas não é impossível.

  13. Amanda

    Ola dr. Fui diagnosticada com pitiriase rosea gibert e já estou tratando com medicação via oral e pomada.
    Entretanto, além de manchas pelo tronco, costas e virilha, estou com outras na pão dá mão e pé, tanto na sola como na parte externa do membro.
    A dermatologista chegou a cogitar siflis, pois, as manchas das mãos e dos pés são um pouco diferentes das outras do tronco,costas e virilha, elas estão descansando…
    Entretanto, lendo essa página, vi que pode ocorrer de manchas tbm na mão e pé.
    E outra curiosidade (ou não) , nenhuma coça… Não sinto exatamente nada!

    O sr acha possível que ocorra os dois ao mesmo tempo pelo fato de umas manchas descascarem e outras não?

    Atenciosamente,

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim é possível, pois é estranho não coçarem e acometerem mãos e pés, principalmente nas palmas e solas. Pode até ser só pitiríase rósea, mas tem que fazer um VDRL para ter certeza que não é sífilis.

  14. Gabriele

    Só pra tirar uma dúvida.. No meu caso a minha pele é negra mas um pouco clara, ai aparece umas manchas meio que vermelho rosa e umas roxas e em volta delas uma borda descascadas. Eu queria saber se é mesmo Pitiríase Rósea???

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Pela descrição pode ser, mas sem examinar é difícil opinar.

  15. Cristiane

    Ola bom diaa,estou c essa petiriase rosea,e deu nos seios e nas costa,coçam pouco mas o q desencadeia essa doença,devido a que elas aparecem?eu fui fazer uma prova,fiquei muito nervosa,ae no outro dia apareceu uma mancha no meu seios,ae foi so aumentando,,e sempre q fico nervosa,as manchas aumentam..

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      Geralmente, a causa tem origem viral.

  16. Hanna Rebello

    Dr tive pitiriase a uns 02 anos atras e a Dermato me disse que ela nao voltaria, mas todas vez que minha imunidade esta baixa ou estresse, as manchinhas voltam :/ e minha pele nunca mais voltou a mesma, muito ressecada. Agora mesmo estou com uma manchinha… O que eu faço? Ja que eu ja sei que nao tem tratamento… estou passando dexametasona, sera que serve??

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Tem que ver se isso é mesmo pitiríase. Pode ser alguma outra causa de eczema.

  17. Tailson

    Eu estou com sintomas muito parecidos, eu preciso ir a um demartologista fazer uma biópsia ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Na maioria das vezes, a biópsia não é necessária. O dermatologista consegue fazer esse diagnóstico apenas observando as lesões.

  18. Danielly Cristina de Oliveira

    Olá bom dia!
    Fui diagnosticada com a pitiríase à uns meses atras através da biopsia, mas já faz mais de 1 ano que tenho umas machas. Tem duas que não saem de forma alguma, outras já até saíram. Como devo proceder Dr. Pedro?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Tem que voltar ao dermatologista para ele ver as lesões. Em geral, a pitiríase não deixa manchas.

  19. Sol Oliveira

    Dr. Pedro Pinheiro, fiz a biópsia e apontou que tenho pitiriase rosea. Já tomei medicamentos, passei locoes … Melhoram por umas dias semanas e voltam. É assim mesmo? Há seis meses convivo com esse problema.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se depois de 6 meses não houve melhora, o caso tem que ser melhor investigado.

  20. Simone Nascimento

    Fui diagnosticada com Pitiríase Rosea às umas 3 semanas.Estou desesperada!Pois as manchas não estão sumindo.Estão aparecendo agora nas pernas e no tronco.Só na frente do corpo, atrás não deu.Estavam somente nos braços e na barriga. A dermatologista me passou Eritromicina de 500mg, Desonida e creme Saniskin. Acho que por causa da Desonida a coceira diminuiu bastante,mas estou ficando estressada com essas manchas que não somem por nada.E estão aparecendo mais e outros lugares do corpo.Tem algum remédio que agilizem o desaparecimento dessas manchinhas?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Simone, é assim mesmo, é preciso ter paciência. Eu mesmo já tive pitiríase rósea e demorou 8 semanas pra melhorar.

  21. Natassia

    Gostaria de parabenizar a iniciativa do site! Muito esclarecedor e, principalmente, de grande valor social! Para as pessoas que estão passando por esse problema, paciência! Minha dúvida: não há tratamento especifico? As pomadas a base de corticoides são para amenizar as coceiras em si? No meu caso a dermatologista recomendou o uso de desonida. Gostaria de saber se ela vai ajudar a acelerar o processo ou se é só para alívio dos comichões mesmo…Evito fazer uso de medicamentos e gostaria de saber se posso esperar que passe naturalmente ou se isso tará outras implicações. Agradeço desde já… e mais uma vez, parabéns pela dedicação a profissão!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não há um tratamento específico. O corticoide ameniza, mas não acelera a cura de forma relevante. Eu já tive pitiríase rósea, foram 6 semanas de coceira intensa. Eu não usei praticamente nada, só corticoide tópico nos momentos mais intensos. Tem mesmo é que ter paciência.

  22. Maísa Borges

    Tenho um sintoma parecido,porém recorrente e com mancha única na parte posterior da coxa e as vezes aparece na veirilha,coça bastante,uso creme com corticóide,somente isso alivia,já fiz sorologia para herpes com a lesão evidente e o IgM deu negativo,pode ser pitiríase rósea,mesmo só jeito que descrevi?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não me parece provável. Você já foi vista por um dermatologista?

  23. Marcos

    As manchas da pitiríase se assemelham com as do rash inicial do HIV?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não muito.

  24. Adriane Costa

    ha um pouco mais de um mes surgiu uma coceira no meu pe proximo ao tornozelo, coçou por um dia, depois nao coçou mais, ficou vermelha, mas cresceu bastante e comecou a descamar. Isso durante quase duas semanas, depois disso surgiu uma coceira na barriga e apareceu uma um pouco menor q a do pe, na barriga (essa quando apertava ficava clara e voltava a ficar vermelha de novo) e outras duas pequenas, comecaram vermelhas e depois foi descamando. Depois foi surgindo coceira na regiao interna da cocha, costas, no peito do pé e na virilha tbem, comprei uma pomada a base de corticoide usei por duas semanas consegui sarar as da barriga e parcialmente a do pé. So q mesmo usando a pomada nao parou de surgir a coceira, e ainda continua aparecendo so q pequenas nos bracos, barriga e costas, e sempre descamam depois de um dia. Deixei de usar a pomada por q a bula recomenda o uso continuo por duas semanas. Pode ser essa Pitiriase Rósea?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pode ser sim, mas o ideal é que você procure um dermatologista. Se não for pitiríase rósea, mas sim uma micose, por exemplo, o corticoide pode agravar a situação.

  25. Renata Silva

    Eu também tive pitiriase rósea, a minha demorou umas 5 semanas pra parar de coçar.

  26. Bruna

    Falando em pele, pode me esclarecer uma dúvida por favor? Tenho um caroço nas costas na altura da lombar do lado esquedo.Ele surgiu apos eu bater com as costas na quina do guarda roupa, o local ficou roxo depois formou uma bolinha que foi crescendo.Depois de um tempo estourou saindo um liquido alaranjado, limpei e fechei com gase.Porém agora cresceu novamente, é bem duro, incomoda, as vezes doi, e sinto esquentar.O que pode ser isso?Quero tirar esse caroço, qual médico devo procurar?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Dermatologista.

  27. Bruna

    Eu tenho manchas iguais a essas porém não aparecem várias, apenas algumas isoladamente de tempos em tempos e são maiores que essas da foto, tem por volta de uns 3cm, são bem rosadas e com descamação branca por cima, porém não coçam e nao tenho nenhum outro sintoma co-relacionado.O que pode ser?Uma vez ao fazer um papanicolau, a médica viu uma dessas na minha perna e disse para eu ir ao dermatologista pois poderia ser algo mais grave, grave tipo o que?Nao sinto nada quando aparecem.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pode ser psoríase. Procure um dermatologista.

  28. Juv Costa

    Dr. Porquê da relação com Hiv? Já houve casos em Hiv positivos?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim, em alguns pacientes o HIV pode causar um quadro semelhante.

  29. Marc

    Eu tive isso. Coça demais! fiquei com as costas cheias de manchas vermelhas durante quase 2 meses.

  30. Marcia

    Obrigada pelo esclarecimento, estou com pitiriase e meu diagnóstico foi complicado, Pq tive contato com um gato muito doente e inicialmente fui diagnosticada com tinha. Tomei muitos remédios, passei muitas pomadas e nada minha pele estava em erupção. Tive dor de garganta, só antibiótico q melhorou, muita dor de cabeça e sensação de mal estar. Estava de férias na Itália e fui a uma dermatologista q acertou na segunda vez q retornei pois a primeira não estava claro os sintomas e principalmente Pq sou negra. Hoje já estou de volta ao Brasil e ainda em tratamento. A coceira está mais moderada, tomo banho quase frio, não passo nenhum creme na pele e uso um sabonete líquido natural .
    Pela quantidade que ainda tenho na pele percebo que já está indo embora e preciso ter calma e paciência, realmente ficamos com a pele muito feia, evitar roupas apertadas e exposição ao sol e calor. A doença tem realmente esse período longo e é inútil querer q ela desapareça de um dia para o outro .

    A minha pergunta é fica manchada? Os meus sinais são acinzentados pois sou negra?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não costuma ficar manchada, mas as manchas mais claras podem demorar meses pra sumir, principalmente nas pessoas de pele negra.

  31. Jessica

    Ja tive 3vezes a pitiriase rosea de gilbert diagnosticada por alergologista.com a placa mae no abdomen e as tres vezes com tempo espacado de 1ano entre uma crise e outra e ttenho urticaria tbm sem causa definida,nao sei pq tenho iisso..mas percebo que sucede sempre por uma crise emocional.um milagrezinho das crise das duas eh o oleo de copaiba,a urticaria some em 1dia e nao volta tao cedo…obrigada dr pelas informacoes…

  32. Renata Silva

    Muito bom texto. fiquei com uma dúvida, por que as pomadas corticoides não podem ser usadas por mais de 3 semanas na pitiríase rósea?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não é só na pitiríase rósea, não. Em qualquer paciente, o uso prolongado de corticoides por via tópica pode causar atrofia da pele.