FEBRE ZIKA – Causas, Sintomas, Microcefalia e Tratamento

A febre Zika é mais uma doença de origem viral transmitida pelo mosquitos Aedes aegypti.

162

O Zika vírus (ZIKAV ou ZIKV) é um vírus da família Flaviviridae, o mesmo da dengue e da febre amarela. Ele é responsável por uma doença chamada febre Zika, que apresenta sinais e sintomas similares aos da dengue, porém mais brandos. E as semelhanças não acabam por aqui, a febre Zika também é uma infecção típica de países de clima tropical, transmitida através de mosquitos, como o Aedes aegypti.

A febre Zika é uma doença nova no Brasil. Como esse vírus é transmitido por um mosquito presente em boa parte do território nacional e nunca havia circulado na população brasileira, o que significa dizer que as pessoas não têm imunidade contra essa virose, a doença rapidamente se espalhou por vários estados do país.

Neste artigo vamos explicar o que é a febre Zika, quais são os seus sintomas, formas de transmissão, métodos diagnósticos e opções de tratamento. Vamos falar também sobre os casos de microcefalia associados ao vírus Zika.

Se você procura informações sobre outras viroses transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, acesse os seguintes links abaixo:

Advertisements

DENGUE – Sintomas e tratamento.
FEBRE AMARELA – Vacina, transmissão e sintomas.
FEBRE CHIKUNGUNYA – Sintomas, transmissão e tratamento.

O que é o Vírus Zika / Febre Zika

O vírus Zika é responsável pelo desenvolvimento de uma doença febril, que costuma apresentar um quadro clínico semelhante ao da febre Chikungunya, que é uma espécie de dengue mais branda.

O vírus Zika foi identificado pela primeira vez em 1947, em Uganda, em um macaco rhesus que estava sendo utilizado em uma pesquisa sobre febre amarela. Até aquele momento, o vírus era desconhecido e não havia casos relatados de infecção nos seres humanos. A primeira descrição de febre Zika em humanos ocorreu em 1954, na Nigéria. Desde de então, casos esporádicos de febre Zika têm sido descritos em países da África tropical e sudeste da Ásia.

Em 2007, porém, o primeiro grande surto de febre Zika foi descrito na Micronésia, no Pacífico sul. De lá pra cá, várias ilhas do Pacífico sul têm apresentado casos frequentes de febre Zika, o que tem chamado a atenção das autoridades de saúde sobre uma possível disseminação do vírus por vários países da Oceania e da Ásia.

Inesperadamente, o vírus Zika foi descoberto no Brasil em Maio de 2015, na Bahia, trazido provavelmente por algum turista. Alguns especialistas acham que a introdução do vírus no Brasil se deu durante a maciça vinda de turistas na Copa do Mundo de 2014.

Transmissão da febre Zika

Assim como o vírus da febre amarela, o vírus Zika pode causar doença em seres humanos e macacos, sendo ambos um reservatório para a contaminação de mosquitos da família Aedes, tais como Aedes aegypti, Aedes africanus, Aedes apicoargenteus, Aedes furcifer, Aedes luteocephalus e Aedes vitattus. Destes, apenas o primeiro existe no Brasil. O Aedes albopictus, outro membro da família Aedes existente no Brasil, é também um provável vetor da febre Zika, apesar do isolamento do vírus neste mosquito ainda não ter sido demonstrado.

O Aedes aegypti infecta-se com o Zika vírus toda vez que ele pica uma pessoa ou macaco previamente infectado. Assim como ocorre na dengue e na febre amarela, o mosquito não torna-se imediatamente um transmissor do vírus. Após ser ingerido pelo mosquito, o Zika vírus ainda precisa de cerca de 10 dias para multiplicar-se e migrar do sistema digestivo para as glândulas salivares do Aedes. Só a partir deste momento é que o mosquito passa a ser capaz de transmitir o vírus durante a picada.

A febre Zika não é uma doença contagiosa, portanto, não é preciso impedir que o paciente infectado tenha contato com outras pessoas.

Se você quiser aprender a identificar o mosquito Aedes aegypti, acesse o seguinte link: RECONHEÇA O MOSQUITO AEDES.

Advertisements

Outras formas de transmissão do vírus Zika

O vírus Zika pode ser encontrada em fluidos biológicos, como leite materno, urina, sêmen e saliva. Isso NÃO significa, porém, que esses fluidos sejam necessariamente fontes de contaminação.

Até o momento, nenhum estudo conseguiu demonstrar que o vírus é capaz de se replicar no leite materno, o que sugere que há partículas do vírus no leite, mas não vírus viável para contaminação. Portanto, até o momento, não há dados clínicos que indiquem o vírus Zika seja transmitido pelo aleitamento materno. Deste modo, não motivos que justifiquem a suspensão da amamentação por parte de mães que vivem em áreas de epidemia.

A transmissão sexual do vírus Zika também é possível, apesar de ser menos comum que a transmissão por mosquitos. O vírus Zika pode ser encontrado no sêmen mesmo após a cura clínica do paciente, quando já não há mais vírus detectável no sangue. Há relatos de pacientes que ainda apresentavam o vírus nas secreções penianas 30 a 40 dias depois de terem tido o quadro de Zika. Já nas mulheres o vírus costuma permanecer nas secreções vaginais por menos tempo, ao redor de 11 dias após o desaparecimento dos sintomas.

Portanto, o mais prudente é que pessoas que tiveram Zika recentemente utilizem métodos contraceptivos de barreira, tais como a camisinha, durante cerca de 2 meses, que é o tempo máximo que o vírus costuma estar presente nas secreções genitais. Em casos de homens contaminados com esposas grávidas, a orientação é para o uso da camisinha durante toda a gestação.

Apesar do vírus poder ser encontrado na saliva, não existe nenhum caso relatado de transmissão da febre Zika através do contato com esse fluido, seja através de beijos, tosse ou espirro.

Sintomas da febre Zika

Após ser picado por um mosquito Aedes contaminado, o paciente leva de 3 a 12 dias (período de incubação) para começar a apresentar manifestações clínicas. Estima-se que apenas 1 em cada 5 pessoas contaminadas (20%) irá desenvolver sintomas da febre Zika.

Dentre aqueles que desenvolvem sintomas, o quadro costuma ser de febre baixa (por volta de 38-38,5ºC), dor de cabeça, dor muscular, dor nas articulações, principalmente as pequenas, como dedos das mãos e dos pés, conjuntivite, dor nos olhos, fotofobia, coceira na pele e rash (erupções avermelhadas na pele).

São sintomas menos comuns, mas também possíveis: dor abdominal, diarreia, prisão de ventre, aftas, tontura ou perda do apetite.

As manchas vermelhas que surgem na pele na febre Zika são chamadas de rash maculopapular, o que significa que são pequenas e múltiplas manchas avermelhadas com discreto relevo. Essas pequenas manchas pode se confluir, formando grandes manchas avermelhadas.

Advertisements

O rash da febre Zika costuma ser bem difuso, iniciando-se na face e depois disseminando-se pelo pescoço, tronco e membros. Algumas pessoas queixam-se de coceira intensa. Com 2 a 3 dias, o rash começa a melhorar e desaparece dentro de 1 semana.

Rash febre zikaA febre Zika é uma infecção benigna, que costuma durar de 2 a 7 dias e não provoca complicações hemorrágicas como a dengue. O quadro de dor nas articulações pode demorar até 1 mês para desaparecer.

A distinção entre a febre Zika, a febre Chikungunya e casos mais brandos de dengue apenas pelos sinais e sintomas é muito difícil de ser feita. Para tal, são necessários exames laboratoriais.

Complicações da febre Zika

Assim como ocorre em outras viroses, uma das complicações possíveis da febre Zika é o desenvolvimento da síndrome de Guillain-Barré (SGB), uma complicação de origem neurológica que causa progressiva e temporária perda de força muscular. Explicamos a SGB em detalhes neste artigo: SÍNDROME DE GUILLAIN-BARRÉ – Sintomas e tratamento.

Febre Zika na gravidez – Microcefalia

No dia 28 de Novembro de 2015, o Ministério da Saúde confirmou ser muito provável haver relação causal entre a febre Zika e casos de fetos com a microcefalia, uma malformação neurológica na qual o tamanho da cabeça do feto ou da criança é menor do que o esperado para a idade.

Essa achado é surpreendente, pois é a primeira vez no mundo que essa complicação é descrita. A febre Zika é comum em vários países da Ásia e da África, e esse tipo de malformação nunca havia sido relatada. Os casos no Nordeste brasileiro foram os primeiros a serem notificados.

Aparentemente, o risco de microcefalia é maior se a gestante contrair a febre Zika nos primeiros três meses de gravidez (primeiro trimestre), que é o momento em que o feto está sendo formado. O risco parece existir também, porém em menor grau, quando a virose é adquirida no 2º trimestre de gestação. A partir do 3º trimestre, o risco de microcefalia é baixo, pois o feto já está completamente formado.

O fato de uma gestante ter febre Zika durante a gestação não é garantia de que o feto terá malformações. Por ser uma complicação recentemente identificada, ainda não sabemos exatamente qual é o percentual de gestantes infectadas que acabam por ter filhos com microcefalia. Alguns estudos mais recentes sugerem um risco de 14% caso o vírus seja contraído ainda no primeiro trimestre nas mulheres brasileiras. Isso significa que 1 em cada 7 grávidas contaminadas terá um filho com microcefalia.

É importante destacar, porém, que estudos realizados com grávidas contaminadas pelo vírus Zika no primeiro trimestre na Polinésia Francesa detectaram uma risco muito mais baixo, de apenas de 1%. Nesta população, apenas 1 em cada 100 mulheres contaminadas pelo Zika no início da gravidez tiveram filhos com microcefalia. O porquê do risco de microcefalia ser muito maior no Brasil ainda é um mistério.

Advertisements

Pelo o que sabemos até o momento, as mulheres que tiveram a doença e ficaram curadas antes de engravidar não apresentam risco de terem fetos com microcefalia pelo vírus Zika. Porém, o intervalo de dias entre a infecção e a gravidez que pode ser considerado seguro ainda não é muito certo. Atualmente, baseado em estudos preliminares, sugere-se 8 semanas de intervalo após o desaparecimento dos sintomas para que a mulher volte a tentar engravidar, mas essa orientação ainda precisa ser confirmada por mais estudos.

Se você quiser saber mais sobre a microcefalia, leia: MICROCEFALIA – Causas, Sintomas e Tratamento.

Mulheres em áreas com surto de Zika devem evitar a gravidez?

Isso é um assunto polêmico. Apesar de alguns especialistas terem ido à televisão e aos jornais sugerir que as mulheres em áreas de surto não engravidem, o Ministério da Saúde não compartilha dessa mesma opinião. O fato é que se formos olhar com atenção aos números, vamos constatar que nos últimos 3 meses de 2015, época que em que os casos de microcefalia começaram a aumentar de forma alarmante, menos de 0,5% de todas as gestantes em áreas de surto tiveram comprovadamente bebês com microcefalia associada ao vírus Zika. Ou seja, mais de 99,5% das gestantes tiveram filhos nessas regiões sem problemas.

Portanto, apesar de ser uma situação que merece muita atenção, sugerir que a toda a população de várias regiões do Brasil deixe de engravidar parece ser uma solução radical demais no momento.

Diferenças entre febre Zika, Dengue e Chikungunya

Diferenças entre zika-dengue-chikungunya
Diferenças entre os sinais e sintomas da febre Zika, dengue e febre Chikungunya

Diagnóstico da febre Zika

O diagnóstico de certeza da febre Zika é feito através de um exame de sangue chamado sorologia para o Zika vírus. A sorologia consiste na pesquisa de anticorpos específicos contra o vírus Zika. A lógica por trás desse exame é a seguinte: só terá anticorpos contra o vírus Zika, as pessoas que já foram contaminadas pelo mesmo.

Os primeiros anticorpos contra o vírus Zika costumam surgir com 5 dias de doença. Em geral, sugere-se que o paciente faça o exame de sangue no 5º dia de doença e depois repita-o após 2 a 3 semanas para que os níveis de anticorpos possam ser comparados.

A sorologia é o método mais simples, mas segundo o ministério da Saúde, esse método ainda não está disponível comercialmente no Brasil.

O diagnóstico dos casos de Zika no Brasil têm sido feito com uma técnica chamada de PCR, que pesquisa diretamente no sangue do paciente a presença de material genético do vírus. Esse exame é mais confiável, porém é mais caro e não está disponível em todos os locais, apenas nos laboratórios de referência do Ministério da Saúde.

Como a febre Zika é benigna e de curta duração, o diagnóstico acaba servindo muito mais para controle epidemiológico do que para auxílio no tratamento. Na verdade, quando o resultado do exame de sangue fica pronto, a grande maioria dos pacientes já não apresenta mais sintomas da doença.

Tratamento da febre Zika

A febre Zika é uma doença autolimitada, que cura-se espontaneamente em poucos dias. A doença não costuma provocar as complicações hemorrágicas comuns na dengue.

Não há nenhum tratamento específico para essa virose. O recomendado é repouso e ingestão de líquidos. Para o tratamento da dor e da febre, o mais recomendado é o paracetamol. Como é difícil a distinção da febre Zika com formas mais brandas ou iniciais de dengue, o  uso de ácido acetilsalicílico (aspirina) ou anti-inflamatórios é desencorajado.

Não há vacina para febre Zika, e o controle da doença na população passa pelo controle dos focos de Aedes aegypti.

Reinfecção pelo vírus Zika

Pessoas que já foram infectadas pelo vírus Zika desenvolvem imunidade contra a doença. Porém, ainda não sabemos se essa imunidade é para vida toda e se ela é suficiente para impedir que uma pessoa tenha mais de um episódio de febre Zika ao longo da vida.

Este artigo foi útil?  
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (6 votos, Total: 5,00 de 5)
Loading...
Advertisements
Advertisements
VEJA OUTROS ARTIGOS SEMELHANTES
162 Comentários
  1. canillucasbrina@hotmail.com

    Bom dia
    Estou com 24 semanas de gestação e tive dor de garganta e em seguida uma forte coceira com erupções no corpo. Já fiz o morfológico com 20 semanas. GOSTARIA de saber se tem algum exame onde eu possa saber se estava com zica ( pois os médicos sem exames disseram que não) e se meu bebê corre algum risco.obrigada

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim, existe exame para Zika.

  2. Talitha Fonseca

    O vírus da Zika é um mistério para os cientistas, mesmo estudando sobre o vírus ainda tem algumas coisas que ficam encobertas. Exige muito analise de nós profissionais da saúde.
    Existe um investimento e emprenho dos laboratórios para fabricar a vacina.

  3. Cristiane Fernandes

    Olá Doutor. Tive zika virus na 1 semana de janeiro. Corro risco de eu engravidar agora? Uma ginecologista me disse que o virus fica no organismo até 6 meses. Posso engravidar ou ainda corro riscos? Obrigada.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      A orientação atual é de que a paciente precisa esperar 8 semanas após o fim dos sintomas para tentar engravidar.

  4. Albert

    Doutor estou com zika a três dias gostaria de saber quanto tempo leva para que a pessoa esteja totalmente fora de risco em relação a desenvolver guillain barre.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não há um limite muito certo. Geralmente o Guillain-Barré surge semanas depois da infecção.

  5. Camila Fabiana

    Estou com zika, e minha menstruação era pra ter descido dia 31 e ainda não desceu, será que é por causa da zika ?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      É provável.

  6. Michelle Eckert

    Olá. Estive no Brasil em Dezembro e não tive nenhum sintoma. Um mês depois, engravidei. Estou na Noruega e o resultado do exame de sangue foi “inconclusivo ” (17.7) para o Zika, visto que os meus valores ficaram na área ” cinza” entre negativo menor q 16 e positivo maior que 22.
    E agora?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se você não tinha sintomas, por que você fez o exame?

  7. Fernanda Alcântara

    Bom dia, Dr. é possível contrair zica ou chikungunya mais de uma vez?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Ao contrário da dengue, não é comum ter Zika ou chikungunya mais de uma vez.

  8. Luciely

    Dr. tive diagnóstico clinico de Zika dia 5/03/16(nao consegui fazer exames pelo convenio)os sintomas durou 7 dias, dai agora quero engravidar, será q ainda tenho o virus??

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      O ideal é esperar 2 meses.

  9. Gustavo

    Dr. Pedro, quantos dias depois de sarar da zika eu posso voltar a me exercitar na academia?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se você já estiver bem, sem sintomas, pode voltar às suas atividades normais de forma parcimoniosa.

  10. bobmel

    Estou gravida de 16 semanas e minha colega de trabalho está com zica e ontem nos compartilhamos o mesmo canudo… posso ter pego zica pela saliva, pelo que vi já foi encontrado o virus na saliva e urina. Eu corri algum risco?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não tem risco.

  11. julio caboi

    bom dia Dr.pedro pinheiro estava om zika agora na data de 14/03/2016 com muita dor nas articulações essa que ainda estou mas o problema e que hoje quando acordei estou sem força nenhuma em minhas mãos isso e normal e quanto tempo demora pra voltar ao noral obrigado confesso que estou com medo

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      O força nenhuma é literal ou apenas uma forma de dizer que a mão está mais fraca?

  12. Fernanda Pereira

    Boa tarde,
    Estive no Rio de Janeiro com meu marido durante 15 dias em fevereiro. A princípio não tivemos sintomas de Zika. Agora estou querendo engravidar, porém me informaram que podemos ser portadores assintomáticos e devemos evitar por um ano. Procede?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Desconheço essa orientação.

  13. Geovanna Mariz

    Minha mãe está grávida de 5 meses e está com suspeita.
    Ela esta com algumas manchas vermelhas, leve coceira e dor atrás da cabeça!
    Dr. Gostaria de saber se toda mulher grávida que for picada pelo mosquito transmissor o bebê nascerá com microcefalia?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não, o risco no Brasil parece ser e 15%, caso a infecção seja adquirida no primeiro trimestre.

  14. Danúbia

    Bom dia Dr… Gostaria de saber….por quanto tempo o vírus da zica permanece no organismo…e depois da pessoa melhorar ela corre risco de transmitir a doença?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Depois que os sintomas somem, a pessoa está curada.

  15. Ericka Tawani

    Dr estou com 6 meses de gestação fiz a minha morfológica com 5 meses e meio a médica falou que estava tudo certo com o bebê e que o tamanho da cabeça estava correta com a idade gestacional, mas esses dias eu fiquei doente com suspeita de zika, se realmente for zika meu bebê corre o risco de nascer com microcefalia? Mesmo com 6 meses de gestação??

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Como você já se encaminha para o terceiro trimestre, o risco é mais baixo.

  16. Tatiane

    Dr., tive Zika na primeira semana de janeiro 2016. Meu marido ainda não teve, se eu engravidar e meu marido tiver Zika, corre o risco do bebê ser infectado? Mesmo eu já tendo o vírus antes da gravidez e estou curada e imune?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      A transmissão sexual do Zika ainda é um evento questionável. Só há um caso descrito no mundo. Em princípio, o seu bebê não correria risco.

  17. Eduarda Monteiro

    Doutor, boa tarde.
    Se uma pessoa for contaminada pelo Zika através da relação sexual, depois de um tempo tem cura ou não há cura através da relação sexual?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sempre há cura.

  18. Ronaldo

    Boa Tarde Dr!!
    Após uma pessoa se recuperar da febre zika, ela continua com o vírus de forma que se for picada poderá contaminar outras pessoas ?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não. Quem tá curado não transmite mais.

  19. Linda Patrícia

    Bom dia! Estou grávida de 25 semanas e na morfológica está tudo bem com o bebê. Como em 80% dos casos a Zika não apresenta sintomas, como saberei que não estou com a doença?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Muitas vezes não dá pra saber mesmo. Mas se o bebê tá se desenvolvendo bem, isso é um bom sinal.

  20. Maria Luisa

    Dr. fui ao médico ontem e estou com zika vírus, minha menstruação era pra ter chegado ontem também, mas está atrasada. Há alguma relação?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Infecções podem causar atraso menstrual.

  21. neusa braganhol

    Bom dia Dr a minha Nora está com 20 semanas de gestaçao e apareceram manchas vermelhas por todo o corpo foi solicitado hemograma e exame para Dengue que deu resultado nao reagente.aqui onde moramos nao faz o exame de zica faz 3 semanas ela fez uma ultra estava tudo bem com o bebe, se ela fizer a morfologica hoje dois dias após o aparecimento dos sintomas ja vai detectar se há algo errado ou o ideal é esperar um tempo? Agradeço desde ja uma resposta pois estamos muito aflitos.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      2 dias é pouco tempo.

  22. Jessica

    Dr, tive zika 1 mês antes de engravidar, é perigoso? Meu bebe pode ter algo? Estou com 24 semanas, fiz a morfologica e ate agora estar tudo certo graças a Deus! Mas continuo bastante aflita

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pelo que se sabe até o momento, não há risco.

  23. Cristiane

    Dr estou com dois meses de gestação
    Desdo começo gravidez sinto enjôo,normal gravidez so que semana passada notei diferença nos sintoma senti muita dor corpo dor de cabeça mancha vermelha no dois braços
    Tontura aumento vômito ,só não tive febre
    Desapareceu em 3 dias
    Pode ser zika vírus , ou processo d início de gravidez

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Muitas viroses podem dar um quadro como esse. Sem fazer exames, não dá pra saber.

  24. Aline

    Ficou apenas uma dúvida: estes casos de microcefalia descartados à sorologia do zika, também cresceram de maneira exponencial. Entao como explicar esse grande número de casos de microcefalia em que o Zika não é o fator causal? Não é estranho que quase a metade dos casos analisados tenham sorologia negativa? Será que nao pode estar havendo um surto de outro microorganismo paralelamente ao zika (tipo rubéola, chikungunya, citomegalovírus…. Ou até infecção com agente etiologico desconhecido).
    Desde já obrigada pela atenção.
    O que você acha de um afastamento compulsorio do trabalho de todas as gestantes principlmente no primeiro tri?

    Abaixo link de peticao publica para afastamento das gestantes.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Eu não sei se, retirados os casos de Zika, o número de casos de microcefalia realmente subiu muito. Não tenho essa informação. Mas mesmo que isso seja verdade, pode ser simplesmente porque os casos de microcefalia estão sendo mais notificados agora do que antes. Ainda há um segundo problema: no Brasil, o diagnóstico não tem sido feito com a sorologia, mas sim com o PCR, que é capaz de detectar a presença do vírus, mas não diz quem esteve doente e agora está curado. Alguns desses bebês que deram negativo pra Zika, podem ter tido a infecção, mas agora já não têm mais o vírus para ser identificado nos exames.
      Eu ainda não tenho opinião formada sobre o afastamento das gestantes do trabalho. A impressão que eu tenho é que a maioria das pessoas se contamina é em casa, e não no emprego. Mas isso é um achismo meu, não tenho dados concretos para poder formar uma opinião embasada.

  25. Aline

    Em recente levantamento publicado pelo MS, aproximadamente 2400 casos de microcefalia estão sendo investigados. Dentre os submetidos ao exame, 134 foram confirmados (zika) e 102 foram descartados, ou seja, quase metade dos casos submetidos a exame foram descartados. Se mantivermos tal proporção, dos 2400 casos, aproximadamente 1000 não terão relação com o zika. Minha pergunta é: será que não podem ter outros vírus circulantes além do zika q podem causar microcefalia? Como explicar esses casos descartados?
    Outra pergunta: como foi feito o levantamento de que 80% dos casos são assintomáticos. Como chegaram neste número?
    Desde já obrigada

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Aline, existem várias outras causas de microcefalia, inclusive outras infecções virais. O que chamou a atenção nessa situação foi um aumento inesperado no número de casos de microcefalia em algumas regiões do Brasil associado ao número de casos de febre Zika nessas regiões. Ainda não está 100% provado que o Zika é o causador dessas microcefalias, mas ao que tudo indica, é pouco provável que ele não seja.

      Casos assintomáticos são aqueles nos quais o paciente tem sorologia positiva para Zika, mas nunca teve sintomas. Estudos mostram que 80% dos pacientes com sorologia positiva não tiveram sintomas da febre Zika em momento algum da vida.

  26. Gláucia Pereira de Souza

    Se eu contrair zika, quanto tempo depois eu posso engravidar com segurança sem ter o risco de transmitir para o feto? Quero saber qual o prazo seguro para poder engravidar depois de ter tido zika.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      A gente ainda não sabe isso com certeza, mas tudo indica que depois que você estiver totalmente curada, já sem sintomas, não há mais risco.

  27. lari

    dr. tive zika em novembro, a partir de quando posso engravidar sem que o bebe tenha riscos?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Em princípio, se você já está curada, não há mais risco.

  28. Poliana Martinelli

    Existe algum exame que confirme se a pessoa ja teve zika virus ou não?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim, existe exame de sangue que diz isso.

      1. Josie

        Dr. Pedro, ainda não existe sorologia para o vírus Zika no Brasil. É o que diz o site do ministério da saúde. A doença só pode ser detectada quando ainda está ativa, com o teste de isolamento viral. Por favor, verifique esta informação.

        http ://portalsaude .saude.gov.br/index.php/tratamento- dengue-2

        1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

          Tem razão. Já atualizei o texto com essa informação. Obrigado.

  29. Isadora

    Dr. minha cunhada teve zica no começo deste ano. Agora ela está grávida de 6 semanas, tem algum risco de o bebê ter microcefalia?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não.

  30. Selma

    Tive um provável caso de zika durante uma gestação, onde acabei por perder meu bebê.(7 meses atrás)
    Existe algum exame para confirmar se foi mesmo zika e saber se estou imune?
    Obrigada!

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Há um exame de sangue que diz se você já teve Zika. Porém, ele não diz quando foi a infecção.

  31. Icaro Goes Rozetti

    Boa noite Dr. Pedro Pinheiro, estou fazendo um trabalho acadêmico e gostaria de citar o seu artigo como referência, mas para isso precisaria das referências usadas pelo senhor, pode me passar por e-mail? icaro.groze@hotmail.com

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Já não me lembro todas as referências, mas a maior parte das informações eu obtive no site do Ministério da Saúde. Eu também utilizei alguns artigos do CDC, da OMS e de algumas revistas científicas. Mas eu não anotei os dados para poder te passar detalhadamente cada referência..

  32. Naty

    Ah duas semanas atrás amanheci com uma mancha Vermelha no braço, que ficava bem inchado e local ficava quente também, com dois dias passou. É possível ser Zika???

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não costuma ser assim.

    2. Liliana Costa

      Eu estive um mês de férias no Brasil e fui muito picada por insetos. A alergia que eu fiz foi exatamente assim e a informação que me deram na altura foi que as picadas eram de borrachudos.

  33. rodrigo

    doutor, tive zika ah uns 4meses atrás, e minha esposa está grávida de 6 semanas, corro o risco de ter passado algo ao bêbê?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não.

  34. daniel

    Doutor, minha esposa está com 6 meses de gestação. Se ela contrair zika, o meu filho ainda pode nascer com microcefalia?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      É menos provável porque nesta fase o feto já está formado.

  35. Sandra dos santos vitoriano

    Bom dia doutor. Estamos com uma viagem marcada para Aracajú, no período do Natal, tenho um filho de três anos e, como Aracajú é uma das áreas mais afetadas pelo zika vírus, estamos com medo de viajar, o que acha que devemos fazer?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      A febre Zika na imensa maioria dos casos é uma infecção benigna, mas há raros casos com complicações. Se você vai viajar para um região com alto índice de casos, isso tem que ser levado em conta.

  36. Marcos

    Doutor pode haver interação entre o vírus zika e a nova vacina de rubéola que está sendo distribuída.
    Têm algum estudo nesse sentido?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não que eu saiba.

  37. Roberto Carvalho

    Dr. Eu tive zika e minha esposa está no segundo mês de gestação. Gostaria de saber se posso ter relação com ela ou corro o risco de contaminar ela ou o bebê.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se você já está curado, não tem risco.

  38. Paulo Scarello

    Gostaria de saber os estudos (se é que existem) sobre os efeitos de microcefalia e que poste os artigos relacionados aos estudos realizados e confirmados relacionando-os pelo ministério da saúde.
    Obrigado.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Paulo, na página do Ministério da Saúde você encontra essas informações. Procure lá.

  39. Jéssica

    Boa tarde Dr.
    Se eu tiver contraído o zica virus com 4 semanas de gestação e meu bebê tiver sido afetado, com 18 semanas é possível ver alguma alteração no ultrasson?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim, é possível. Mas a alteração torna-se mais evidente a partir da 20ª semana.

  40. Suelen

    Boa Tarde,
    Tenho DRC por IGa. Quais os risco caso eu seja infectada pelo Zika vírus?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se você faz medicamentos imunossupressores, a infecção tende a ser mais grave.

  41. Fernanda Marques Abatepaulo

    Depois que adquirimos o Zika a pessoa fica imune, sendo assim se eu levar uma nova picada durante a gravidez não corro o risco de desenvolver a virose novamente e o bebe não terá consequencias?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Tudo indica que não há risco. Mas como essa situação ainda é muito recente, não dá para ter certeza.

  42. jose paulo brandao

    Doutor, minha esposa esta com 3 meses de gravidez (acabando o periodo mais critico de risco de microcefalia em caso de contaminacao ). Que exames posso fazer para me certificar de que ela nao teve zika e que o bebe esta normal?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Ultrassom obstétrico.

  43. Wellington Adriano

    Dr. Sou vacinado contra rubeola. Meu exame deu IGm para rubeola e não tive a doença. Há o risco deste IGm de rubeola ser devido ao vírus Zika? Há a possibilidade dos IGm serem semelhantes?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Esse IgG é da vacinação. É o resultado esperado para quem se vacinou.

  44. Adriana Deiss

    Eu tive o zika, foi horrivel, e gostaria de saber se agora estou imune contra ele ou posso te novamente.
    Obrigada!

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Em princípio, é só uma vez.

  45. Cristina Pereira

    tive o zika antes de engravidar, gostaria de saber se ainda
    tem alguma chance de meu bebê ter microcefalia?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não, os casos de microcefalia ocorreram nas mulheres que pegaram o vírus Zika nos primeiros meses de gravidez.

      1. Lu

        Dr. Pedro, Boa Noite! Sou advogada e estou atuando em processo que corre em segredo de justiça e por esse motivo gostaria de saber se há algum modo de serem esclarecidas algumas dúvidas imprescindíveis para a solução da ação, entretanto, não poderia deixar meus questionamentos ao acesso de todos. Por isso, lhe peço, encarecidamente para informar se há outra forma ou meio de comunicação que não seja exposto. Desde já agradeço.

        1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

          Olá, Lu, eu não sou especialista em Febre Zika. Para uma questão de processo judicial, sugiro que você entre em contato com algum médico infectologista.

  46. Priscila Camara

    Bom dia Dr estou entrando no 7 mes de gestação , e em setembro tive uma alergia na perna , que coçava bastante , ela era vermelha e quando tinha contato com agua ficava roxa isso pode ser um sintoma de Zica estou muito preocupada!!!

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se é algo muito localizado, é pouco provável que seja febre Zika.

  47. GABRIELE

    Dr tive zica 2 semanas antes de engravidar, meu bebe tem algum risco, ou so quem tve durante a gestação deve se preocupar

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      A sua gravidez foi muito próxima. Não dá pra ter certeza.

  48. Priscila Cabral

    Tive Zika em junho e engravidei no início de agosto. Posso ter complicações por causa da zika ou já estava imunizada?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Em princípio, não risco pois o intervalo entre a doença e a gravidez foi de várias semanas.

  49. ivan

    Minha esposa teve zica virus e depois de dois meses engravidou. O vírus ainda pode afetar o bebe?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pelo o que se sabe até agora, 2 meses parece ser um intervalo seguro.

  50. Lika Say

    Uma pessoa que já teve zica no início do ano, e foi curado, pode transmitir a virose ao ser picada por esse mosquito? Obrigada.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se está curado, não.

  51. Aya

    Há uns 6 meses tive zika virus.Sei que vírus não morre, então tenho o vírus no corpo, isso pode causar risco de microcefalia caso engravide?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não. Além disso, a associação de microcefalia e Zika ainda não está provada, apesar de toda gritaria da mídia. O vírus existe há muitos anos em vários países do mundo e essa complicação nunca havia sido descrita. É estranho que agora que o vírus chegou ao Brasil ele comece a se comportar de forma diferente, provocando complicações que não parecem ocorrer em outros países.
      São necessários mais estudos antes da gente poder afirmar com certeza que o vírus causa microcefalia.

      1. Hiza

        Olá! Agora que já foi confirmado que a microcefalia tem relação com o zika vírus, tem como saber se uma pessoa que foi infectada e depois de um tempo engravidar vai correr o risco?

        1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

          Os casos confirmados até agora são apenas de mulheres que tiveram a febre Zika durante a gravidez.

  52. michel florindo Florindo

    minha esposa teve zika 2 meses antes de engravidar, com as novas descobertas sobre a doença estamos preocupados com a saude do nosso bebê. quem ja pegou zika pode pegar novamente? e sobre o bebê ele tem algum risco?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      O vírus Zika existe há muitos anos em vários países do mundo,principalmente na Ásia, e essa complicação nunca havia sido descrita. É estranho que agora que o vírus chegou ao Brasil ele comece a se comportar de forma diferente, provocando complicações que não parecem ocorrer em outros países.
      Esses casos são um alerta, mas ainda não dá para se afirmar com 100% de certeza que os casos de microcefalia foram causados pelo vírus. São necessários mais estudos.

  53. Renata Rocha M. De Sá Pereira

    Dr. tive zika vírus em abril do ano passado. Poderei ter novamente? Caso negativo. Será que tem alguma consequência que possa afetar uma futura gravidez? Obrigada

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se está curada não há risco.

  54. Elaine Patrícia

    Estou com a ZIKA e normal ter queda de pressão e dar agonia querendo desmaiar?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não. Tem que falar com o seu médico para ver se está tudo bem.

  55. Gabriela

    Eu tive zicka em pouco menos de um mês e minha menstruação tá atrasada. Pode ser consequência ?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pode.

    2. Renata Rocha

      Fique tkla…Tive zika 1 mês antes de engravidar…Estou com 26 semanas e está tdo ótimo com meu bebê…Graças a Deus

  56. Palmela Sonya

    Com quantos dias a pessoa tem que ficar de repouso ?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Até sentir-se bem.

  57. Katya

    Tive a febre zika e já tem quase um mês que melhoriei só que as dores nas mãos, pés e pescoço continuam com fortes dores, isso é normal?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      É comum ficar com dor durante algum tempo depois da cura.

  58. Cleilson Calvet

    Cleilson Calvet
    Bom Dia estou com uma coceira brava se saio ao sol a coisa fica feia.Tem alguma medicação para a coceira da zika?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Qualquer anti-histamínico serve.

  59. Adelainr

    Bom dia… eu tive todos os sintomas da Zika. Ontem comecei a inchar, dores na articulações, garganta irritada, isso é normal acontecer, já que tinha melhorado???? ‘

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pode ser outra virosa que não a Zika.

  60. Maria Miranda

    Olá …Os sintomas podem não apresentar febre? As articulações incham sem muita dor?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não é comum não ter febre e as articulações não costumam inchar, elas apenas doem.

  61. Vitor

    Quem teve Zika pode apresentar sequelas como mialgia nas pernas e fadiga?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pode.

  62. Carla

    Posso usar química no cabelo com esse vírus?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Em princípio, sim.

  63. Cibele Nunes

    Depois que a febre zika passou, fiquei com manchas em alguns lugares do corpo e elas não coçam mais. Será que sai com o tempo? Ou tenho que procurar um dermatologista? Tem pouco mais de um mês que a virose passou.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Costuma sair com o tempo, mas se após 1 mês não houve melhora, sugiro que você peça a opinião de um dermatologista.

    2. GUSTAVO R.

      Ola Cibele, eu gostaria de saber se suas manchas já sumiu? Eu tive isso tem uns 6 meses e até hoje as manchas nas costas não sumiu, estou começando a ficar preocupado.

  64. Mylena rodrigues de Almeida

    Estou com a zika, já faz três dias e coincidiu com o meu periodo menstrual, só que eu estou sangrando além do normal. É por causa da zika?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pode ter relação.

  65. neilabahia

    Olá, doctor, parabéns pelo artigo. Cheguei até aqui pq tive todos os sintomas da zika, houve um intervalo e depois voltei a sentir tudo novamente, o que totaliza já uns 30 dias. Agora, estou apenas com dor no corpo (muscular e articulações), cansaço intenso, diarreia e resfriado. Estive em consulta e foi diagnosticada zika por exclusão (da dengue e chikungunya), moro em Salvador/BA, onde estamos enfrentando um surto dessas doenças. É possível levar tanto tempo com os sintomas? Obrigada!

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não costuma. Por que você não faz a sorologia para ter certeza de que foi Zika?

  66. Marcone da Costa Carvalho

    Dr:Quem teve chicungunha,pode contrair a zika?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pode. E dengue também.

  67. Luciana

    Eu tive zika e estou no oitavo dia de coceira. Minhas mãos e pés incharam muito, mas já estão bem melhor. Não consigo dormir de tanta coceira. Em quanto tempo o sintoma da coceira desaparece, vez que as manchas já sumiram?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Geralmente a coceira desaparece junto com as lesões de pele.

      1. Delziane Machado

        acho que estou cm zika, o que faço pra aliviar as coceiras? estão insuportáveis!

        1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

          Peça para o seu médico lhe prescrever algum anti-histamínico.

  68. Sam

    Eu tive o zika a 2 semanas, desde entao me sinto debilitada (tosse, gripe, dor de garganta), como se minha imunidade estivesse baixa. Moro em Aracaju-SE. Queria saber se uma vez pegando a zika, estarei imunizada?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim.

      1. Jakeline Brito

        Como assim? Eu estou no sétimo dia de sintomas de zika. Tbm tive esses sintomas de garganta irritada algumas irritações do lábio inferior. Fosses secas tonturas enjoos dores de barriga além das manchas e febre com dor de cabeça e no corpo. Fiz a sorologia hoje é gostaria de saber se é possível eu ter mais de uma vez.

        1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

          Que teve Zika uma vez fica imunizado, por isso não costuma ter a infecção de novo ao longo da vida.

  69. Fabiana Catolico

    Eu estou com essa doença! Pelo menos foi o que o médico me disse ontem. Meus leucócitos estão 2.400. Volto amanhã para outro exame. Felizmente, só tenho as manchas pelo corpo. E uma leve dor de cabeça. Não apresentei outros sintomas, mas fui logo ao médico assim que as manchas começaram a aparecer, primeiro na área do peito e da barriga e no rosto, depois nos braços e agora nas pernas também.
    Por que o tratamento é com antialérgicos?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Só tem utilidade se você tiver coceiras.

      1. Alex Leandro

        Tive infecção de garganta e dor,agora estou com a coceira ,qndo começa a coceira e pq já to ficando bom, o vírus ta no final ou não tem nada a ver

        1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

          Deve demorar ainda 1 semana pra você ficar completamente bom.

        2. Taci

          Bom dia
          Estou gestante de 4 meses, tive Zika a com 1 mês de gestação, estou preocupada com o alerta do Ministério da Saúde, mesmo com a morfológica normal, tem sentido?

        3. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

          Isso é só um alerta. Ainda não está provada a relação do Zika com a microcefalia. E se o seu morfológico é normal, o risco de microcefalia é baixo.

        4. Taci

          Vi relatos de casos onde a 1 morfológica 13 semanas deu normal , depois apareceu a microcefalia, por isso minha preocupação.

        5. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

          O ultrassom morfológico é habilmente feito ao redor da 20ª semana. Na 13ª semana é muito cedo.

        6. cassia

          Dr Pedro gostaria de sabe ,eu já tive o zica vírus, tive no ano de 2015 lá pro meio do ano descobri agora q eu estou gravida qria saber se o virus fica dentro do nosso corpo? se eu tenho algum risco de pega de novo q Deus ai de livra

        7. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

          Não, tudo indica que o risco só existe quando a mulher se infecta durante a gravidez.

        8. Taci

          Estou grávida e tive Zika com 6 semanas…

      2. Alex Leandro

        Amoxilina,clavulanato,azitromicina,pode ser usado no tratamento do vírus zina

        1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

          Não, antibióticos não servem para Zika, que é uma virose.

        2. Alex Leandro

          E q eu tava com a garganta inflamada,a i o medico receitou, só qui quando eu fiquei bom da garganta começou a coceira

Deixe um Comentário

Antes de comentar, leia as REGRAS PARA COMENTÁRIOS.

Seu email não será publicado.