Manchas vermelhas na pele

Bem-vindos ao nosso diretório especializado em rashes cutâneos, um recurso dedicado a juntar todos os artigos do nosso website sobre erupções cutâneas, abordando suas causas, características e tratamento. Os rashes cutâneos, também chamados de exantemas ou erupções cutâneas, são alterações da pele que podem manifestar-se de diversas formas, como manchas vermelhas, purpúricas, lesões elevadas ou vesículas.

Em destaque

8 Causas de manchas vermelhas na pele que coçam

Neste artigo falamos sobre as 8 causas mais comuns de rash pruriginoso, ou seja, manchas vermelhas na pele que provocam coceira.

Ler o artigo

Rash de origem viral

As erupções cutâneas de origem viral, comumente conhecidas como “rashes”, são manifestações dermatológicas associadas a diversas infecções virais. Estas erupções podem variar em aparência, gravidade e duração, dependendo do vírus específico envolvido e das características individuais do paciente.

Rash da dengue

Dengue

O rash da dengue se caracteriza por manchas avermelhadas predominantes no tórax e membros superiores, que desaparecem momentaneamente a digito pressão. A erupção cutânea normalmente surge a partir do 3º dia de febre.

Chikungunya

Chikungunya

Nos primeiros 2 ou 3 dias de doença, até 75% dos pacientes apresentam um rash maculopapular na pele, que são pequenos pontos avermelhados e agrupados, que podem ou não ter algum relevo. O rash surge com predomínio no tronco, mãos e pés.

Febre Zika

As manchas vermelhas que surgem na pele na febre Zika são chamadas de rash maculopapular, o que significa pequenas e múltiplas manchas avermelhadas com discreto relevo. Essas pequenas manchas podem se confluir, formando grandes manchas.

herpes zoster no tronco
Herpes zoster
Rubéola
Rubéola
Pitiríase rósea
Pitiríase rósea
Mão-pé-boca lesão na mão
Síndrome mão-pé-boca
Fotos de molusco contagioso
Molusco contagioso
Roséola
Roséola (exantema súbito)
Rash do eritema infeccioso
Eritema infeccioso
Rash do Sarampo
Sarampo
Catapora
Catapora
Síndrome retroviral aguda
Síndrome retroviral aguda (HIV)

14 causas de febre e manchas vermelhas na pele

Rashes acompanhados de febre podem ser causados por uma variedade de condições, incluindo infecções virais, como sarampo, varicela ou mononucleose infecciosa, doenças bacterianas, como a escarlatina e meningite, ou ainda condições inflamatórias como a doença de Kawasaki.

Eczemas ou dermatites

Eczema

6 tipos de eczema: causas, sintomas e tratamento

O eczema não é uma doença contagiosa. Você não vai “pegar” o eczema só porque tocou na ferida ou teve contato próximo de alguém com algum quadro de dermatite.

Sarna (escabiose)

A escabiose, também conhecida como sarna humana ou pereba, é uma doença de pele provocada por um ácaro chamado Sarcoptes scabiei. Esta condição é altamente contagiosa e pode se disseminar rapidamente por meio de contato físico próximo.

Causas bacterianas de rash cutâneo

Rashes cutâneos de origem bacteriana podem surgir devido a uma variedade de fatores. Frequentemente, ocorrem quando a barreira da pele é comprometida, permitindo a entrada de bactérias nos tecidos mais profundos da pele. Isso pode acontecer por meio de cortes, arranhões ou outras lesões na pele.

Celulite
Celulite
Escarlatina
Escarlatina
Sífilis secundária - erupções nas mãos
Sífilis
Erisipela
Erisipela
Impetigo
Impetigo
Rash da meningite
Meningite meningocócica

Micose de pele

As micoses de pele, infecções causadas por fungos, apresentam uma variedade de manifestações de erupções cutâneas. Estas podem variar em aparência, desde manchas vermelhas até bolhas ou descamação, e são frequentemente acompanhadas de coceira e desconforto.

Micose de virilha (Tinea cruris)

A tinea cruris, também conhecida como micose da virilha ou coceira de jóquei, é uma infeção por fungo extremamente comum. 

Tinea pedis (frieira)

Pé de atleta (Frieira)

Frieira é uma infecção provocada pelos fungos T. mentagrophytes ou T. rubrum, que ataca preferencialmente a sola dos pés e os espaços entre os dedos.

Candidíase em homens

Candidíase

A candidíase pode acometer diversos órgãos diferentes, sendo a pele, os órgãos genitais e a boca os sítios mais comuns.

Erupções de origem alérgica

6 causas comuns de alergia na pele

A pele é um dos órgãos mais frequentemente acometidos por processos alérgicos. Existem diversas causas para alergia na pele, mas todas elas costumam se apresentar com duas características: rash cutâneo (manchas ou placas avermelhadas na pele) e intensa coceira.

Urticária

A urticária é uma extensa reação da pele, que pode ocorrer em adultos e crianças, sendo habitualmente desencadeada por infecções, medicamentos, alimentos, calor ou outros estímulos.

Síndrome de Stevens-Johnson

Síndrome de Stevens-Johnson

A síndrome de Stevens-Johnson e a necrólise epidérmica tóxica são duas doenças semelhantes, que ocorrem por uma grave reação imunológica, habitualmente após o uso de certos medicamentos

Dermografismo

Dermografismo

O dermografismo, também chamado de urticária dermográfica, é um quadro caracterizado por exagerada reação da pele quando a mesma é arranhada, mesmo que de forma leve.

Picada de mosquito

Picada de mosquito

Os sintomas da picada costumam surgir dentro de 20 minutos e podem ficar causando coceira por até dois dias. Quanto mais sensível a pessoa é à saliva do mosquito, mais intensa costuma ser a reação à picada.