21 Sintomas da Dengue (Clássica e Hemorrágica)

Dr. Pedro Pinheiro

comment 49 Comentários


Por que a dengue é perigosa?

A dengue é uma doença que não possui uma taxa de mortalidade muito elevada, com aproximadamente 40 óbitos para cada 100.000 casos registrados (0,04%). Os óbitos pela doença ocorrem quase que exclusivamente nos casos mais graves, também chamados de dengue hemorrágica, forma que cursa com complicações, tais como choque circulatório, hemorragia digestiva e comprometimento de órgãos vitais, como fígado, coração e sistema nervoso central.

Ao contrário do que ocorre na dengue simples, que tem baixa taxa de mortalidade, na forma hemorrágica, o número de óbitos é superior a 10% dos casos.

A identificação precoce de casos potencialmente graves é essencial para o tratamento ser iniciado o mais rapidamente possível, o que é capaz de reduzir a taxa de mortalidade da dengue grave para menos de 1%.

Neste artigo focaremos apenas nos sintomas da dengue e nos seus achados laboratoriais, dando ênfase às diferenças entre os casos simples e os casos graves de dengue (dengue clássico versus dengue hemorrágica).

Se você quiser saber mais detalhes sobre esse assunto, incluindo diagnóstico, tratamento, transmissão, vacinas e questões sobre mosquito Aedes aegypti, acesse os seguintes artigos:

Nota: em português, “dengue” é um substantivo feminino. Portanto, deve ser precedido pelo artigo feminino “a” e os adjetivos devem concordar em gênero. Exemplos: a dengue, a dengue clássica e a dengue hemorrágica.

Sinais e sintomas da dengue clássica

  • Febra alta.
  • Dor cabeça.
  • Dor retro-orbital (dor atrás dos olhos).
  • Dor muscular.
  • Dor nas articulações e ossos.
  • Perda do apetite.
  • Fraqueza e cansaço.
  • Náuseas e vômitos.
  • Rash de pele (manchas vermelhas).
infográfico: Sinais e sintomas da dengue clássica
Sinais e sintomas da dengue clássica

Sinais e sintomas da dengue hemorrágica

  • Dor abdominal fortes e persistente.
  • Vômitos persistentes.
  • Pele úmida, pálida, fria — sinais clínicos de má perfusão dos tecidos.
  • Sangramento pelo nariz, boca ou gengivas.
  • Pontos vermelhos na pele.
  • Sonolência.
  • Agitação psicomotora e confusão mental.
  • Sede excessiva — sinais de desidratação.
  • Frequência cardíaca elevada.
  • Hipotensão arterial.
  • Dificuldade respiratória.
  • Coma.

Quadro clínico

O quadro clínico da dengue pode variar desde casos praticamente assintomáticos até situações catastróficas, com hemorragias e falência de múltiplos órgãos. A dengue hemorrágica pode ocorrer com qualquer um dos 4 sorotipos existentes do vírus: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4.

Na verdade, a forma hemorrágica habitualmente surge quando um paciente previamente infectado por algum sorotipo contrai novamente a doença, desta vez com um novo sorotipo. Acredita-se que a formas graves da dengue ocorram por uma resposta exacerbada do nosso sistema imunológico a esta segunda infecção (explicaremos mais adiante).

Portanto, pacientes que já tiveram dengue em algum momento de suas vidas e apresentam a sua segunda infecção são aqueles que devem ser observados com maior cuidado.

Dengue sem sintomas

Cerca de 15% das pessoas infectadas pelo vírus da dengue não desenvolvem sintomas, ou o fazem de forma tão branda que nem sequer suspeitam que têm a doença. A forma assintomática da dengue é mais comum em adolescentes e crianças em idade escolar. Um estudo realizado em mais de 2000 escolas na Tailândia em 2002 demonstrou que cerca de 53% das crianças que se contaminam com o vírus da dengue não desenvolvem doença febril de forma relevante.

Ainda não está claro se esse grupo que desenvolve a primeira infecção de forma assintomática apresenta menos riscos de evoluir para formas graves, caso venha a se contaminar futuramente com um novo sorotipo do vírus. O fato é que o quadro de dengue hemorrágica também é mais comum nos pacientes mais jovens, o que nos mostra que este grupo é o mais propenso a desenvolver tanto as formas mais brandas quanto as mais graves da doença.

Nos pacientes que desenvolvem sintomas clínicos, a infecção costuma ter duas formas de apresentação: dengue clássica e dengue grave (também chamada de dengue hemorrágica).

Dengue clássica

A chamada dengue clássica ou sem gravidade é a forma de apresentação mais comum desta virose.

O período de incubação da dengue, ou seja, o tempo de intervalo entre a picada do mosquito Aedes aegypti infectado pelo vírus e o aparecimento dos primeiros sintomas, pode variar de 3 a 15 dias. Na maioria dos casos, porém, os primeiros sinais surgem entre 4 a 7 dias após a picada.

Sintomas iniciais da dengue

A primeira manifestação da dengue costuma ser febre alta, ao redor de 39ºC-40ºC, que surge de forma súbita. Dor cabeça, dor retro-orbital (dor atrás dos olhos), dor muscular, dor nas articulações, perda do apetite, fraqueza, cansaço, manchas vermelhas na pele, náuseas e vômitos são sintomas que costumam vir logo a seguir. A dor pelo corpo costuma ser tão forte que a dengue também é conhecida como a “febre quebra-ossos”.

O paciente com dengue não terá necessariamente todos os sintomas listados acima, mas boa parte deles costuma estar presente. A febre alta associada a mal-estar, dor de cabeça e dores pelo corpo é a forma de apresentação mais comum, ocorrendo em cerca de 80% dos casos.

A dengue também pode provocar sintomas comuns a outras viroses respiratórias, incluindo dor de garganta, tosse ou nariz entupido. Um terço dos pacientes pode ter um quadro clínico muito parecido com uma gripe mais forte, o que pode dificultar o diagnóstico. Diarreia não é muito comum, mas pode também ocorrer. Fezes pastosas, por outro lado, são frequentes e surgem em quase metade dos pacientes.

Sintomas finais da dengue

A febre alta dura de 3 a 7 dias, e no momento que ela começa a baixar, os outros sintomas também costumam desaparecer. Um quadro de cansaço pode ainda persistir por algumas semanas após a resolução dos sintomas. Alguns pacientes apresentam um padrão bimodal da febre, ou seja, depois que a febre desaparece, ela volta subitamente por mais 2 dias, para só então desaparecer de vez.

Rash da dengue

O rash ou erupção cutânea é um sinal que ocorre em mais da metade dos pacientes, geralmente após o 3º dia de febre. As manchas na pele são tipicamente avermelhadas, planas e distribuídas por tronco e membros. As manchas podem se coalescer, formando imagens parecidas com mapas geográficos, como pode ser visto na foto abaixo.

Manchas na pele da dengue
Erupção de pele da dengue

Uma das características dessa erupção é que ela evanesce momentaneamente quando pressionamos a pele com os dedos. As manchas da dengue não costumam causar coceira, mas alguns pacientes podem referir esse sintoma.

O rash dura por volta de três dias e desaparece sem descamar ou deixar manchas na pele.

Manifestações hemorrágicas da dengue clássica

Alguns autores preferem a distinção entre dengue grave ou não grave, em vez de dengue clássica ou hemorrágica. Essa preferência faz sentido porque nem toda dengue que apresenta eventos hemorrágicos é necessariamente dengue hemorrágica. Sangramentos nasais, da gengiva, na pele e até nas fezes podem ocorrer na dengue clássica.

Conforme veremos a seguir, o que caracteriza a dengue hemorrágica (forma grave) não é necessariamente a presença de hemorragia. Nem todos os pacientes com sangramento têm a forma mais grave da infecção.

Quadro clínico da dengue hemorrágica

A dengue grave (forma hemorrágica) é uma evolução desfavorável de um quadro de dengue clássica.

Inicialmente, o quadro clínico é exatamente igual, não sendo possível distinguir quem evoluirá de forma favorável ou desfavorável.

As complicações da dengue hemorrágica costumam surgir entre o 3º e 7º dia de doença, geralmente no mesmo momento que a febre costuma melhorar. Na forma clássica, o desaparecimento da febre indica que a doença está acabando. Já na forma hemorrágica, o final da febre costuma marcar o início das complicações.

fases da dengue

É por esse motivo que evolução da dengue pode ser dividida em fase febril (comum às formas graves e não graves), fase crítica (momento em que as complicações da dengue surgem) e fase de recuperação, que é quando a doença cura-se.

Como já referido, apesar do nome dengue hemorrágica, o que define a existência de gravidade não é a presença de eventos hemorrágicos, mas sim a ocorrência do que chamamos de síndrome do extravasamento plasmático.

Síndrome do extravasamento plasmático

Acredita-se que a dengue hemorrágica ocorra não por atuação direta do vírus da dengue, mas sim por uma resposta exacerbada do nosso sistema imunológico, que acaba por criar uma resposta inflamatória por todo o organismo de forma mais intensa do que a necessária para combater o vírus invasor.

Uma das consequências mais graves é a disfunção endotelial, que é uma alteração das células que revestem os vasos sanguíneos, fazendo com que os mesmos fiquem mais permeáveis à água. O aumento de permeabilidade, que o ocorre principalmente nos capilares (vasos de pequeníssimo calibre), faz com que haja extravasamento de plasma do sangue para os tecidos ao seu redor (o plasma é a parte do sangue que não contém células. Ele é basicamente água, proteínas e sais minerais).

Quando o extravasamento plasmático é relevante, uma grande quantidade de água sai dos vasos sanguíneos e se deposita nos órgãos e tecidos.

Esse fato gera duas consequências graves: a primeira é uma grande redução do volume efetivo de sangue circulante, que pode levar o paciente ao que chamamos de choque circulatório. A segunda consequência é a mobilização de grandes volumes de água para o pulmão, ocupando o espaço que deveria ser reservado para a absorção de oxigênio. O resultado é a falência respiratória, tal como se o paciente estivesse se afogando.

Outro local onde a água costuma acumular-se é a cavidade abdominal, provocando um quadro chamado de ascite.

O grau de extravasamento plasmático é quem define a gravidade da dengue. Se o quadro for brando, o paciente costuma passar bem por essa fase. Por outro lado, se disfunção endotelial for severa, o paciente pode evoluir para o óbito em apenas 24 horas.

O extravasamento plasmático é o evento definidor da dengue grave. Porém, eventos hemorrágicos são muito mais comuns na dengue grave do que na clássica, motivo pelo qual esta forma mais severa de doença também é chamada de dengue hemorrágica.

Como já referido, até o fim da fase febril, os pacientes com dengue grave e clássica apresentam mais ou menos o mesmo espectro de sinais e sintomas. É somente na fase crítica que conseguimos identificar quem evoluirá bem e quem corre risco de ter complicações.

Enquanto o paciente com dengue clássica melhora com o fim da febre, o paciente com as formas mais graves começa a apresentar os primeiros sinais de que algo não está correndo bem. Dor abdominal intensa, vômitos persistentes, queda da pressão arterial, sonolência, desorientação, dificuldade respiratória, pele pálida e fria, diminuição do volume urinário e hemorragias espontâneas, principalmente do trato gastrointestinal, são sinais de alarme.

Durante a fase mais grave, vários órgãos podem ser diretamente acometidos, como coração, fígado e sistema nervoso central.

Uma vez que o extravasamento plasmático tenha começado a ocorrer de forma intensa, o quadro evolui muito rapidamente. A dengue grave tem que ser imediatamente reconhecida, pois a reposição de líquidos por via intravenosa precisa ser iniciada o mais rapidamente possível para evitar que o paciente evolua para o choque circulatório.

A fase crítica dura apenas 24 a 48 horas. Depois deste período, o plasma extravasado começa a ser lentamente reabsorvido para a corrente sanguínea, fazendo com que o paciente melhore progressivamente ao longo das próximas 72 horas.

Alterações laboratoriais da dengue

Além do quadro clínico, composto pelos sinais e sintomas, as alterações laboratoriais também são muito importantes na investigação da dengue, seja ela clássica ou hemorrágica.

O hemograma é o exame laboratorial mais útil. Na fase febril, o achado mais comum é a leucopenia, que é uma queda no número de leucócitos, uma das principais células de defesa do nosso sangue. Outra alteração laboratorial típica é a trombocitopenia, que é a queda no número de plaquetas, as células responsáveis pelo início do processo de coagulação do sangue.

Em geral, na dengue clássica o número de plaquetas reduz-se, mas não cai abaixo das 100.000 células por m³. Já na forma hemorrágica, a trombocitopenia costuma ser mais intensa, frequentemente abaixo das 50.000 células por m³. É importante destacar que somente o valor das plaquetas não é suficiente para distinguir uma dengue clássica da forma hemorrágica.

Como na dengue grave há grande extravasamento de líquidos para fora do sangue, o resultado é um aumento da concentração das células que lá permanecem. Como as hemácias são as células mais abundantes no sangue, um aumento súbito na sua concentração sanguínea é um sinal muito forte de que o sangue está perdendo água rapidamente. Portanto, um aumento de pelo menos 20% no valor do hematócrito costuma ocorrer horas antes do paciente começar a apresentar sinais de choque circulatório.

Se você não entende bem o que significam os resultados do hemograma, sugerimos a leitura do seguinte artigo: Hemograma – Entenda os seus resultados.

Além do hemograma, outras análises sanguíneas podem ser úteis na investigação dessa infecção. Alterações nas enzimas do fígado (TGO e TGP) são comuns e indicam hepatite pelo vírus da dengue.

Nos pacientes com manifestações hemorrágicas, as análises que avaliam a coagulação, como o INR e a PTT, costumam estar alteradas.


Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


49 respostas para “21 Sintomas da Dengue (Clássica e Hemorrágica)”

  1. MAURO

    MUITO BOM

    PARABENS

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Obrigado, Mauro. Se puder, divulga o artigo nas suas redes sociais para gente ter acesso a essa informação.

  2. Ana Vera Lima Cunha

    Tive dengue Hemorrágica e quase morri, minhas plaquetas chegaram a 23, muitas dores no corpo, febre, dor de cabeça, falta de ar, abdomem inchado, fiquei 7 dias internada. Gostaria de saber qual o risco de contrair dengue novamente? Tenho muito medo.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim, há risco. Porém, não necessariamente será uma doença grave de novo.

  3. Teresa

    Dr. Pedro, muito esclarecedor! Dores apenas nos ossos dos pés e mãos, vários carocinhos muito vermelhos nas pernas, olhos quentes, leve dor de garganta e muito cansaço podem ser sintomas de dengue?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sem febre? Não me parece muito com quadro de dengue.

  4. Mayra

    Parabéns 👏🏼

  5. Wilma Rodrigues

    Dr.Parabens pela matéria bem explicativa minha dúvida é a dengue pode incluir entre os sintomas clássico o gosto amargo na boca?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Gosto amargo na boca é um sintoma muito inespecífico. Pode ocorrer em várias doenças e pode ocorrer mesmo sem doença nenhuma.

  6. André Lima

    Olá, Dr. Pedro.

    Primeiramente parabéns pelo artigo, foi o mais completo e esclarecedor que já li.

    Por favor poderia tirar uma dúvida?

    Peguei dengue pela segunda vez, os sintomas começaram há 3 dias atrás (no sábado 25/06/2022 no final da tarde).

    Devo voltar ao médico para tentar antecipar a uma possível versão grave da doença?

    Se sim, qual o melhor dia para eu voltar, contando que hoje (28/06/2022) é o terceiro dia desde que os sintomas começaram?

    Obrigado e abraço.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Se você já foi ao médico uma vez, não precisa voltar lá tão rápido caso nada tenha mudado. O que pode ser feito é colher análises no início do quadro para depois poder comparar, caso você precise ser reavaliado.

  7. marli rosa mussarelli chiapini

    plaquetas 144 medica nao medicou o que como ou tomo para ajudar ate novo exame

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Com 144 mil não precisa tomar nada. É muita plaqueta ainda. Vai voltar a subir sozinho com o tempo.

  8. Marco

    Materia sensacional, muito bem escrita, de fácil compreensão e entendimento, minha dúvida fica por conta da ALIMENTAÇÃO, li diversos artigos na Internet, que deve evitar algumas frutas, como eu tive um desconforto abdominal procurei um médico e ele refutou essa tese, dizendo que “… quem tem dengue come o que conseguir…” fiquei nessa dúvida, obrigado e parabéns pela matéria.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não há nenhuma dieta especial para dengue.

  9. Liliana

    Boa noite , meu marido está com dengue , apareceu umas manchas só na parte inferior de uma perna , como distinguir se é realmente dengue ou erisipela?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Erisipela é uma infecção da pele. A perna fica bem inchada, toda vermelha, quente e muito dolorosa. Neste texto eu falo sobre a erisipela: https://www.mdsaude.com/dermatologia/erisipela-celulite/

  10. Inês Azevedo

    Estou com 11 dias de dengue

    hemograma hoje normal ureia e creatinina também normais

    notei minhas fezes clara e hoje veio sangue coagulado

    devo procurar hospital?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Se estão saindo coágulos de sangue nas fezes, acho que seria prudente ser avaliada por um médico.

  11. Celina

    Minha filha tá com dengue, começou sábado, passou a febre e agora ela tá com dor no peito e dificuldade pra andar. Tem alguma relação com a doença?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      É provável.

  12. Marcelo Tavares da Silva

    Porque teve uma vacina tão rápida pra covid,e não se consegue pra dengue?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      O investimento feito para vacina da Covid-19 foi o maior da história. Já a dengue faz parte do grupo que a ONU chama de “doenças neglicenciadas”, ou seja, são doenças que acometem majoritariamente países pobres e por isso não recebem o investimento necessário no seu combate. Mas já há uma vacina para dengue, a Dengvaxia, porém ela ainda não é a ideal, pois só serve para quem já teve dengue pelo menos 1 vez.

      1. Maicon

        Boa Noite Dr., minha esposa estava mais de 15 dias com Dengue comprovada.
        No início ele teve manchas por várias partes sensíveis do corpo.
        Já faz uns 7 dias que não apresentou mais nenhum sintoma,hoje novamente apresentou aumento da temperatura corporal e algumas manchas voltaram a aparecer,pode ser uma reação ainda final ou será que novamente ela teve o azar de contrair novamente a doença?
        E obrigado pelo empenho e dedicação em passar seu conhecimento neste artigo.

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
          Dr. Pedro Pinheiro

          Maicon, a dengue é uma doença que pode ter um curso variado, e a recorrência de sintomas após um período de melhora pode ocorrer em alguns casos.

          Após a fase aguda da dengue, que geralmente dura de 7 a 10 dias, é possível que ocorram períodos de melhora seguidos de uma recidiva de alguns sintomas, como febre e exantema (manchas na pele). Isso pode ser parte do curso natural da doença em sua fase de convalescença, quando o corpo ainda está se recuperando.

          No entanto, é importante considerar outras possibilidades também. Por exemplo, a infecção por um segundo sorotipo de dengue em um intervalo curto é rara, mas não impossível. Além disso, outras doenças infecciosas podem apresentar sintomas semelhantes, como febre e manchas na pele.

          Dado o contexto e a recorrência dos sintomas, recomendo que sua esposa seja avaliada por um médico para vocês terem segurança de que está tudo bem.

  13. Pamela

    Oi boa tarde, a minha dúvida é se a dengue mexe com o psicológico,?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Qualquer infecção pode afetar o psicológico na fase aguda, mas não de forma permanente. Ou seja, não é esperado que alguém desenvolva um quadro de doença psiquiátrica só porque teve dengue.

  14. Gisele Andrade

    Estou com dengue e menstruei. Existe alguma relação entre a menstruação e dengue hemorrágica? Devo ficar preocupada?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não, não há nenhuma relação.

  15. Lucca

    Dr. Tive dengue em 2019 e tive dores nas costas, olhos e nas panturrilhas. Agora tive dores de cabeça por dois dias mas não constantes, falta de apetite, desconforto nas costas e alguns desconfortos pelo corpo. Tomei dipirona e paracetamol mas não fiz exames. Isso pode ser dengue?

    Obrigado desde já.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Pode ser dengue, mas qualquer infecção pode causar dor de cabeça, perda de apetite e dor muscular. Sem uma avaliação mais rigorosa, é impossível ter certeza.

  16. Glaucia Karime Braga

    Dr. Pedro, boa noite. Enzimas do fígado TGO, TGP, GGT alteradas na dengue (de 2 a 3 x o valor normal). O que deve ser feito? Elas se normalizam na fase de recuperação e posterior? Ou é necessário algum tratamento. Bilirrubina normal.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não há nenhum tratamento específico. Basta manter seguimento de perto. Os valores vão normalizar espontaneamente quando você se recuperar.

  17. Gio

    Doutor com todo respeito tem pessoas que contrai os três tipo de dengue hemorrágica,Zika e chicunghuia

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não são exatamente três tipos de dengue, são três infecções virais distintas que têm em comum serem transmitidas pelo mosquito Aedes. Mas a pessoa tem que ser muito azarada pra pegar os três.

  18. Bruna Pires

    Dr. o rash da dengue pode se manifestar dessa forma: placas vermelhas rosadas com relevo nas duas pernas que se juntam quando coça e vai (some) e volta, e se formam de maneira abstrata, se juntam, parecendo picada de inseto.

    Tive 1 rash que foi exatamente assim e durou 1 dia e meio, depois nunca mais na vida. A coceira era aliviada na água fria.

    O que me deixa com dúvidas é que o Sr. diz que não apresenta coceira mas alguns pacientes sentem comichão. A que eu tive deu uma sensação de prurido insuportável.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      O mais comum é não causar comichão, mas todo rash de origem viral pode causar algum grau de coceira em determinados pacientes.

  19. Renata

    Se uma pessoa tiver zika e depois dengue, há um maior risco dessa dengue ser dengue hemorrágica?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não, não tem relação.

  20. Paulo José

    Dr, é possível ter dengue hemorrágica e o único sintoma ser sangramento do nariz?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se o único sintoma que o indivíduo tem é um sangramento de nariz, não há porque pensar em dengue.

  21. Eduardo Martins Sant'Ana Filho

    Estou com dengue a 10 dias….estou me recuperando…..já passei por todas as fazes, agora a última que foi a que doía meu corpo todo inclusive a garganta.
    Ontem acordei outra pessoa, praticamente que fiz minhas coisas quase que normais, mas qdo chegou próximo do fim do dia o quadro tinha voltado, estou com dores nas juntas e dor de garganta….e nos exames a taxa de plaquetas estava se elevando….
    Devo me preocupar? Continuo tomando muita água, repouso ou tem outro caminho?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Tem que manter o repouso por mais algum tempo. Você ainda está em fase de recuperação.

  22. Renata Silva

    Quem já teve febre Zika e depois pega dengue tem maior risco de desenvolver dengue hemorrágica?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não, zika e dengue são doenças distintas.

  23. Adriana Alves

    Minha filha apresenta os sintomas desde 2@ feira dia 01.06, mas a sorologia foi solicitada no 2@ retorno ao hospital, e confirmado a Dengue, hj retornamos pela 4@ vez para acompanhamento do hemograma, e o médico receitou além da Dipirona, intercalar está com paracetamol e também o Ibuprofeno, tenho receio quanto a este último, pois as opiniões divergem, enfim é recomendado?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Os anti-inflamatórios agem sobre as plaquetas inibindo a sua agregação. O efeito não é tão intenso quanto o da aspirina, mas se puder evitar é melhor.

  24. karen cristina

    Tem por acaso, alguma chance de não ser diagnosticada a dengue pelo exame de sangue? Porque meu marido estava com tais sintomas, mas fez exame para malaria e exame de sangue e nada foi encontrado…

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Chance sempre tem, mas se o exame for feito corretamente é pouco provável.