Febre Chikungunya: sintomas e tratamento

Dr. Pedro Pinheiro

comment 118 Comentários


O que é a febre Chikungunya?

A febre chikungunya, chamada em português de febre chicungunha*,  é uma doença provocada por um vírus, que apresenta sintomas semelhantes aos da dengue, tais como febre alta, dores pelo corpo, dor de cabeça, cansaço e manchas avermelhadas pelo corpo.

* em Angola, a febre chikungunya é popularmente chamada de catolotolo.

Felizmente, a febre chicungunha não provoca complicações hemorrágicas, sendo, portanto, uma infecção menos fatal que a dengue.

A febre chicungunha pode ser transmitida pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus, os mesmos que transmitem o vírus da dengue e da febre amarela, motivo pelo qual essa virose conseguiu recentemente chegar ao Brasil.

Neste artigo vamos fazer uma revisão sobre a febre chikungunya, incluindo sintomas, formas de transmissão, diagnóstico e tratamento. Vamos explicar também como o vírus Chikungunya chegou ao Brasil.

Se você procura informações sobre a outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, acesse os seguintes artigos:

Transmissão

A febre chicungunha é uma infecção transmitida pelo vírus Chikungunya (CHIKV), que é um arbovírus, ou seja, um vírus transmitido por artrópodes. No caso específico da febre chicungunha, o artrópode que transmite o vírus são os mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus.

Portanto, a febre chicungunha, assim como tantas outras, é uma doença transmitida pela picada de determinados mosquitos. Exceto situações específicas que serão explicadas mais abaixo, não há transmissão do CHIKV diretamente de uma pessoa para outra. Você pode conviver, abraçar, apertar as mãos e até beijar uma pessoa contaminada que não há risco de contágio.

Assim como o ocorre na dengue, o Aedes aegypti e o Aedes albopictus não conseguem transmitir o vírus Chikungunya imediatamente após a sua contaminação. Quando o mosquito pica alguém infectado pela febre chicungunha, o sangue contaminado entra pelo seu sistema digestivo e é absorvido. A partir daí, o vírus passa a se replicar dentro do organismo do inseto, só indo aparecer nas glândulas salivares após alguns dias. Esse intervalo de tempo necessário para o mosquito contaminado tornar-se um mosquito contaminante é chamado de período de incubação extrínseco.

O período de incubação extrínseco do vírus Chikungunya é de cerca de 10 dias. Todavia, este período pode variar. Em geral, quanto mais quente for a temperatura do ambiente, mais curto é o período de incubação extrínseco. Em locais onde a temperatura ambiente é baixa, o mosquito pode morrer antes que o período de incubação extrínseco esteja completo, o que justifica a maior incidência da doença em áreas tropicais.

A transmissão através da picada de mosquito é responsável por praticamente todos os casos de febre chicungunha. Porém, há outras formas possíveis de se contaminar com o CHIKV. Uma delas é a chamada transmissão vertical, que ocorre da mãe para o bebê durante o parto. Até onde sabemos, o vírus Chikungunya não causa má-formações no feto, pois, aparentemente, a transmissão não ocorre dentro útero, mas sim no momento do parto, seja ele natural ou por cesariana.

Os recém-nascidos contaminados costumam desenvolver a doença entre 3 a 7 dias, e o quadro clínico costuma ser bem mais grave que nos adultos. Não há evidências de que o CHIKV possa ser transmitido pelo aleitamento materno.

Outra forma possível de contaminação é através do contato com sangue de pacientes infectados. Acidentes com agulhas contaminadas ou transfusão de sangue são vias potenciais. O transplante de órgãos também é forma possível de transmissão do vírus.

Febre Chikungunya no Brasil

O vírus Chikungunya foi reconhecido pela primeira vez na década de 1950 após um surto da doença na Tanzânia, na África oriental. Desde então, a doença foi reconhecida em vários países da África e do sudeste asiático, ficando restrita a estas regiões por décadas.

Febre de chikungunya

Porém, em 2006 estudos identificaram uma mutação no CHIKV, que tornou mais fácil a sua transmissão através do Aedes albopictus. Desta forma, vários países do mundo, incluindo os EUA e o sul da Europa, passaram a ter 2 espécies de Aedes com grande capacidade de transmissão do vírus Chikungunya.

Como tanto o Aedes aegypti quanto o Aedes albopictus encontram-se presente por praticamente todo o continente americano, sabia-se que era uma questão de tempo para que a doença chegasse e se espalhasse por essas bandas.

Casos importados da doença já haviam sido registrados em vários países do continente americano nos últimos 10 anos, mas em 2013 surgiram, no Caribe, os primeiros casos de transmissão local do vírus Chikungunya dentro das Américas. Desde então, a doença tem se espalhado rapidamente, atingindo pelo menos 41 países no continente em apenas 1 ano.

No Brasil, os primeiros casos de transmissão do vírus Chikungunya foram identificados em Setembro de 2014. Até então, todos os casos conhecidos eram importados, adquiridos por brasileiros que haviam viajado para áreas endêmicas. Como era esperado, a combinação entre a elevada prevalência dos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus no território brasileiro e a ausência de anticorpos contra o novo vírus entre a população fez com que rapidamente surgissem surtos da febre chicungunha em diferentes regiões do país. Em pouco mais de 1 mês, mais de 1000 casos foram notificados em todo o Brasil.

Sintomas

O termo chikungunya vem de um dialeto da Tanzânia e significa algo como “aquele que se dobra”. O termo surgiu pelo fato dos pacientes acometidos pela doença terem intensas dores articulares, que fazem com que o mesmo fique com o tronco sempre arqueado.

O período de incubação da febre chicungunha no ser humano pode ser de até 2 semanas, mas, na maioria dos casos, a doença surge entre 3 a 7 dias após o indivíduo ter sido picado pelo mosquito. Cerca de 80% dos pacientes contaminados irão desenvolver sintomas.

A chamada fase aguda da febre chicungunha começa com uma febre alta de início súbito, geralmente ao redor do 40ºC, associada à mal-estar e intensa poliartralgia (dor em várias articulações).

As dores articulares costumam surgir nas primeiras 48 horas e acometem cerca de 90% dos pacientes com febre chicungunha. As dores surgem no corpo inteiro, mas os locais mais afetados costumam ser as mãos, punhos, pés e tornozelos. Intensa dor lombar também é comum. O paciente pode ter dor em mais de 10 grupos articulares ao mesmo tempo, o que o deixa bastante incapacitado.

Nos primeiros 2 ou 3 dias de doença, até 75% dos pacientes apresentam um rash maculopapular na pele, que são pequenos pontos avermelhados e agrupados, que podem ou não ter algum relevo. O rash surge com predomínio no tronco, mãos e pés. Cerca de 1/4 dos pacientes queixam-se de prurido nas lesões.

Dor de cabeça, dor muscular, cansaço, diarreia, vômitos, conjuntivite, dor de garganta e dor abdominal também são sintomas comuns na fase inicial da doença.

A fase aguda dura de 3 a 7 dias, período no qual os sintomas começam a desaparecer. Em cerca de 80% dos casos, porém, o paciente entra em uma fase chamada subaguda, que se caracteriza pela continuidade ou mesmo exacerbação das dores articulares. Apesar de não ter mais febre, o paciente pode permanecer semanas com poliartralgia. Se as dores articulares durarem mais de 3 meses, dizemos que o paciente entrou na fase crônica da doença, que pode durar por até 3 anos.

Complicações

Como não possui uma fase hemorrágica, a febre chicungunha costuma ser uma virose mais benigna que a dengue. O seu problema não costuma ser o risco de morte, mas sim o risco de incapacitação pelas intensas e prolongadas dores articulares.

Porém, quando adquirida por bebês, pacientes com mais de 65 anos ou por pessoas já previamente com múltiplas doenças, principalmente de origem cardíaca, pulmonar ou neurológica, a febre chicungunha costuma ter uma evolução mais agressiva, podendo, inclusive, levar esses pacientes ao óbito. A taxa de mortalidade da febre chicungunha é 50 vezes maior nos idosos quando comparados a adultos com menos de 45 anos.

Entre as complicações possíveis do CHIKV nesta população mais debilitada podemos citar: meningoencefalite, síndrome de Guillain-Barré, hepatite aguda, insuficiência renal aguda, surdez, lesão ocular, miocardite, pericardite e insuficiência respiratória.

Diferenças entre a dengue e a febre Chikungunya

A dengue e a febre chicungunha partilham de várias semelhanças. Em alguns casos, pode ser bastante difícil fazer o diagnostico diferencial somente através dos sinais e sintomas. Todavia, uma avaliação clínica mais cuidadosa pode nos ajudar.

A principal diferença é o acometimento das articulações. A dengue até pode causar dor articular, mas ela não costuma ser tão importante quanto a dor muscular ou a dor nos olhos. Na febre chicungunha, a poliartralgia é um dos sintomas mais exuberantes e é tipicamente dor das articulações das extremidades (mãos e pés). Outra diferença é o rash cutâneo. Já as manchas vermelhas surgem nas primeiras 48 horas, enquanto na dengue o rash só surge a partir do 3º ou 4º dia.

Na dengue, a queda das plaquetas costuma ser mais grave e eventos hemorrágicos, como machas roxas na pele, sangramento nasal ou de gengiva são bem mais comuns. A evolução para um forma hemorrágica é quase exclusiva da dengue.

Após o fim da fase aguda, o paciente com dengue costuma sentir-se cansado por vários dias, enquanto que o paciente com febre chicungunha queixa-se de dor articular.

A tabela abaixo faz um resumo sobre as principais diferenças entre a dengue, a chicungunha e a febre Zika:

zika-dengue-chikungunya

Diagnóstico

Assim como na dengue, a febre chicungunha pode ser diagnosticada pela sorologia, que é um exame de sangue que consiste na pesquisa de anticorpos contra o CHIKV. Os anticorpos do tipo IgM já podem ser identificados no sangue do paciente a partir do 5º ao 7º dia de sintomas.

Uma forma mais rápida de diagnosticar a doença é através de uma exame chamado RT-PCR, que pesquisa a presença do material genético do vírus Chikungunya no sangue. Esse exame é mais caro, mas costuma ser capaz de diagnosticar a febre chicungunha já nos primeiros dias de doença.

Nas análises de sangue comum, é habitual encontrarmos linfopenia (valores baixos de linfócitos), trombocitopenia (valores baixos de plaquetas) e alterações nas enzimas hepáticas (TGO e TGP).

Tratamento

Tal como na dengue, não existe tratamento específico contra a febre chicungunha. Não há um medicamento que aja diretamente contra o vírus de modo a eliminá-lo do organismo mais rapidamente. A imensa maioria dos pacientes irá se curar de forma espontânea após cerca de 7 a 10 dias. O tratamento que se propõe, portanto, é apenas sintomático e de suporte.

Para evitar a desidratação, que é muito comum, indica-se o consumo de 1,5 a 2,0 litros de água por dia. Para o controle da febre e das dores articulares, as drogas mais indicadas são o paracetamol e a dipirona. O uso de anti-inflamatórios ou aspirina deve ser evitados na fase aguda, pois se o paciente tiver dengue em vez de febre chicungunha, esses medicamentos aumentam o risco de eventos hemorrágicos.

Na fase aguda também são contra-indicados os corticoides, pois estes são fármacos que inibem o sistema imunológico. Na fase crônica da doença, porém, se as dores articulares ainda estiverem presentes e não houver boa resposta aos analgésicos e anti-inflamatórios comuns, os corticoides podem ser uma opção válida para o controle da dor.


Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


118 respostas para “Febre Chikungunya: sintomas e tratamento”

  1. Josirene Fernandes

    Parabéns Dr. Pedro, muito esclarecedor seus artigos de saúde. Obrigada, pela sua colaboração, que sempre são repassadas com muita responsabilidade além de contarmos continuamente com textos éticos indispensáveis nas orientações de saúde publica em geral. Deus abençoe!

  2. Raquel Agostini

    É possível ocorrer TVP após um quadro clínico (testes negativados) c/tds sintomas exceto febre em paciente imunossupremido?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim, é possível.

  3. Beth Hajjar

    Excelentes explicações Dr. Pedro. Você está de Parabéns. Continue trabalhando com perfeição nessa linda profissão que você escolheu!

  4. Débora Crespo

    Doutor, boa noite…. Estou com chikungunya e notei a minha menstruação diferente, ela não está sujando o absorvente e só desce quando eu urino. Sempre tive o fluxo bem intenso e confesso que estou preocupada. Isso pode ter alguma relação? Estou ha 2 dias com a doença e tendo febre muito alta.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim, pode ter relação. Quadros infecciosos podem interferir na menstruação. Agora, precisa é ver se esse sangramento é mesmo menstruação.

  5. Maria Almeida

    Bom dia, dr Pedro! Eu tive a febre chikungunya em maio/17, posso tomar a vacina H1N1? Obrigada!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim, ter tido chikungunya não é contra-indicação à vacina da gripe.

  6. VitorPinto

    Muito proveitoso seu artigo Parabéns! Sucesso Dr. Pedro!

  7. Antonio santos

    Dr. Pedro estou com a chicungunha e visto essa doeça atingir o figado será que eu posso tomar o liquido do medicamento eparex?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não vai mudar nada.

  8. Leticia

    Médico excelente para docência e assistência, explicações maravilhosas. Deus abençoe sua vida!

  9. Gustavo

    Dr Pedro, e normal a doença deixar uma parte do corpo ou articulações de fora por exemplo eu to com quase todas as articulações doendo, menos a minha perna direita.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Pode acontecer. Não é obrigatório acometer todas as articulações do corpo.

  10. Milla Cristie

    Posso comer carne de porco, e ovos?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não existem restrições em relação à dieta.

  11. Adriana Porfirio

    Bom dia. Praticar pilates e digitar teclado de computador pode piorar os sintomas de dores articulares causadas pela chicungunya?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Isso é muito individual. Você é quem vai definir que tipos de atividades pioram a sua dor.

  12. luiz henriques

    Doutor Pedro – Uma vez, a pessoa tendo tido chikungunya, ela pode ser fonte de transmissão do virus para o mosquito? Se sim, por quanto tempo?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim, mas apenas durante a fase aguda da doença.

  13. Débora Twilight_SUD

    to gravida e mesmo assim a chikungunya me pegou qual o tratamento para me livrar

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      A febre Chicungunya não tem tratamento curativo. Ela se cura espontaneamente com o tempo.

  14. Lia Felício

    estive na emergencia e o médico fez apenas um hemograma e exame de seangue e dise-me que era suspeita de chikungunya, não aguento mais de dor, porém não tive febre nem dor de cabeça, somente muita dor articular é normal?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      É muito comum dor articular na febre Chikungunya.

  15. Tamires Silva Barbosa

    Olá, estou há 4 dias com a chikungunya, a febre já diminuiu e a dor no corpo continua, mas o que mais me incomoda no momento é a coceira. Não aguento mais a coceira. Tem alguma maneira de aliviar ou parar?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Anti-histamínicos.

  16. Evando

    Já tem 25 dias que estou com dores nas juntas. tenho que retornar ao médico?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se as dores estão te atrapalhando, não custa voltar ao médico para ele te ajudar a aliviar a dor.

  17. Renan

    Amigo tive chicugunya, e ja ta c 11 dias e to sentindo mto cansado e fadiga…ainda é da doenca?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pode ser consequência da doença.

  18. Roniere Castro

    Doutor Boa tarde! E viável tomar beta 30 para amenizar as dores nas articulações? Quais podem ser os riscos? Obrigado!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Beta 30 é corticoide, não tem indicação nesses casos.

      1. Eita Vida

        Doutor, tomei uma injeção de Diprospan (corticóide), indicada pelo meu ortopedista, que melhorou em 90% as dores provocadas pela chikungunha.

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
          Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

          Os corticoides são potentes anti-inflamatórios. Eles até melhoram a dor, mas também agem inibindo o sistema imunológico, o que pode agravar a infecção. O seu uso é contra-indicado na fase aguda da febre Chikungunya. Se for na fase crônica, porém, quando o único sintoma presente são as dores articulares, aí sim o corticoide pode ser uma opção.

  19. Jessica

    Minha filha esta tres dias com chikungunya, agora a menstruação dela começo, é necessario voltar ao hospital?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se ela estiver bem, só pela menstruação, não.

  20. Camila

    Fazer academia ajuda a diminuir as dores causadas pela chicungunha ou é pior? Já estou com as dores há 1 mês e pouco

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se você tem intensa dor e sinais de inflamação nas articulações, pode piorar. Mas se a dor é leve e não sinais de artrite, atividade física orientada por um profissional pode ajudar na recuperação.

  21. Lucas Santos

    Doutor fui diagnosticado com Chikungunya, estou sentindo muita dor na lombar, dores muito fortes mas do que em outras partes do corpo, é normal? Qual medicamento devo tomar?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      É comum haver dor lombar, mas à distância é difícil afirmar se o que você tem é só da Chikungunya ou se algo além disso. Na maioria das pessoas, os analgésicos comuns podem ser usados, mas a prescrição médica tem que ser feita por um médico presente, não posso indicar remédios de forma individualizada pela Internet.

  22. Rodrigo Scholz

    Fui diagnosticado com Chikungunya, e já faz 15 dias. Após 7 dias me senti melhor, mas ao iniciar uma séria de exercícios tive uma recaída com dores intensas nos músculos. Se eu comer camarão, pode piorar?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Comer camarão não influencia em nada.

  23. Vanezuca Nicacio

    Após um mês de chikungunya a pessoa pode pegar novamente??

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não é esperado.

  24. Walter Reis

    Excelente artigo. Obrigado por ajudar com informações nós leigos! Abs

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Obrigado.

  25. Keyla Falcão

    Faz 1 mês que tive a chikungunya ,ainda tô com dores, e agora com tosse e falta de ar, sinto que tô cansando.ê normal?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      É possível que a tosse e a falta de ar já sejam de outra causa que não a chikungunya.

  26. carminhaonline

    Boa noite… é possível que a febre chicungunha se inicie sem que o paciente perceba? Por exemplo: intensa coceira nas palmas de ambas as mãos… Se isto ocorrer, pode o paciente tomar um antialérgico?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não costuma ser assim. É mais provável mesmo que seja alguma alergia.

  27. Fernanda de Luca

    Ha tres anos, tive “dengue”, mas o que mais me chamava a atençao eram as dores articulares (pescoço, punhos, pelvis e tornozelos), que me incomodaram ate setembro do ano passado. Quando adoeci, nao se falava em sobre esse assunto, mas hj lendo a respeito, chego a crer que tive Chikungunya.

    1. Bruno e Verônica Reis

      Vc ficou 3 anos sentindo dores nas articulações? Estou a 60 dias e não aguento mais. O que vc fez dura te esse tempo, qual medicamento tomou?
      Grata pela atenção desde já!

      1. Paulo Cenas

        Poxa! Eu também estou algum tempo com dores nas articulações e não sei o que fazer.

  28. Leonildes

    Olá eu fui diagnosticado que estou com a chikungunya , e sinto muita dores no corpo na articulação, um tremor , e dores de cabeça , isso pode virar crônicas, e um sofrimento , só quem sabe e eu deus , e agora passar por isso tem que ser forte, pois ainda eu estou com uma anemia , também , e horrível …

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Na maioria dos casos a dor passa.

  29. aline

    Eu tive todos os sintomas a um mês , só que até hoje as dores continuam e são muito fortes do joelho pra baixo doi bastante e os pés incham que tem dias que nem consigo caminhar. Não sei o que fazer mais , estava tomado Beserol , agora Nimesulida .

    1. Marcelo Araujo

      Melhorou?

  30. rafael

    acho que estou com a zica,olhos avermelhados e com dor,manchas avermelhadas no corpo,febre baixa e pequena moleza às vezes. posso comer carne do porco sem problemas,gosto muito,se não posso preciso de uma explicação científica que justifique pois sempre comi de tudo e nunca tive problemas com comida? obrigado

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não tem problema comer carne de porco.

  31. Maia Cecilia

    Dr minha filha tava vomitando e com febre alta e TB tava com um pouco de diarrea levei ela no pediatra e com exame de sangue foi diagonesticado um virus ela tomou os remédios e melhorou mas agora em td corpo dela ta cheiade mmanchinhas sem febre acho q pd ser a chikunya

  32. Diana

    Eu tive chicungunha,mas não tive febre.isso é possivél?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim, não é o mais comum, mas é possível.

  33. Ismar

    É sexualmente transmissível?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não, chikungunya não se transmite através do sexo.

  34. Viviam

    Minha sobrinha esteve com os sintomas da tal chicungunha por dois meses, nesse meio tempo ficou gripada.
    Foi umas quatro vezes ao médico clínico e todos diziam que era só uma gripe.
    Um deles passou exames de sangue e deu anemia profunda. Orientou tratar em casa sem medicação, apenas com alimentação específica rica em ferro.
    Ela teve uma crise durante a madrugada que ficou com os olhos parados e totalmente paralisada com respiração forçada. Perdeu os sentidos e a SAMU teve que vir pegar em casa.
    No hospital, fizeram exames onde o primeiro resultado foi suspeita de Meningite medicamentosa, depois foi descartada e agora no novo exame estão suspeitando de LLA Leucemia Linfoblastica aguda.
    Estamos loucos providenciando que o hospital faça a biopsia da medula óssea.
    Ela ainda está internada.
    Dr. Conhece algum caso parecido que descarte a possibilidade de ser LLA?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se há suspeita de LLA, só a biópsia da medula óssea é que pode descartar ou confirmar o diagnóstico.

  35. washington

    as dores causada pela chikungunya podem virar uma doença cronica?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim, ela pode durar anos.

  36. Tayanne Brasil

    Minha mãe está com todos os sintomas, porém, ela não tem as manchas no corpo, pode ser chikungunya??

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      A ausência das manchas não descarta o diagnóstico.

  37. Cibele Lima

    Estou com muita dor de cabeça, nos olhos, falta de apetite e cansaço, um pouco de tontura e náuseas, isso a mais de um mês, será que pode ser essa febre?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não costuma durar tento tempo assim. Deve ser outra coisa.

  38. Eduardo

    Dr. Pedro
    Tem como diminuir a dor no corpo, que remédios tomar?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      O mais indicado são analgésicos comuns.

  39. Erivalda

    Minha mãe está há dois meses com a chikungunya e tem ficado cada dia que passa mais debilitada as pernas estão muito enxadas e muito vermelhas deixando a impossibilitada para andar ,ela tem 65 anos ,já a levei várias vezes ao médico e só prescrevem dipirona,profenide,tylenol e anti-histaminicos.O que pode se fazer para que ela melhore?

  40. Rogério

    Pode aparecer ingua na virilha em pessoas que estejam com chicugunha?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Poder pode, mas não é o habitual. Também, nada impede que você tenha 2 problemas diferentes ao mesmo tempo.

  41. italo

    tenho denge i nao sei como pegei?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Picada de mosquito.

  42. flavia

    Não fui ao medico mais estou com o corpo cheio de manchas vermelhas e coça muito mesmo.e além de coçar meu corpo e todo tempo muito quente.como faço para parar a coceira.
    Ajuda Dr. Pedro . Até minha garganta eu sinto muito

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Flavia, lamento, mas não tenho ajudar à distância, você precisa ser vista por um médico.

  43. luana

    é obrigado ir ao medico, ou pode se tratar em casa ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Tem que ir ao médico pra fazer o diagnóstico correto.

  44. Sádina Mayara

    Meu pai está com esses sintomas, mas ainda n foi ao médico, tomou paracetamol, mas aumentou a vermelhidão nos olhos e ele parou de tomar. No momento ele não está mais tomando nenhum remédio e só lavando os olhos com soro fisiológico. Ele não sente mais febre, mas continua com dor nas pernas e conjuntivite. Está se alimentando adequadamente e sempre se hidratando. Ele deve ir ao médico mesmo assim? Por que como é uma virose, remédios receitados pelo médico não irão acabar com a doença. Adorei o artigo, desde já agradeço.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se ele já temo diagnóstico estabelecido e encontra-se bem, não precisa voltar no médico.

  45. Tupyara Teixeira

    como aliviar a coceira?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Geralmente com anti-histamínicos.

  46. Renato César

    Dr. Pedro minha esposa estar amamentando e pode estar com chikungunya, o bebê corre algum risco?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      A doença não é transmitida pelo leite materno.

  47. Ju Santos

    Dr.tive Chikungunya mais meus sintomas não veio com dores de cabeça mançhas nem nos olhos e sim nas pernas e braços e muita fraqueza.porque Dr.Pedro?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Cada organismo reage de uma forma diferente ao vírus.

  48. Aldemir Demy

    Dr. Pedro esse vírus da Chikungunya pode ser transmitido no ato sexual, ou seja, uma pessoa infectada com o vírus pode transmiti-la durante uma relação à outra pessoa?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não, a transmissão do vírus Chikungunya pela via sexual nunca foi descrita.

  49. Tamilys

    Há algum alimento proíbido quando estamos contaminada pela febre chicugunha??? Ou melhor, pode comer carne de porco?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não há restrições dietéticas.

  50. almeriza

    Meu nome é almeriza há dois meses atrás tive dengue comprovada por exames,com três dias da doença começou as manchas no meio dos dois seios e se alastrou pelo copo inteiro aos poucos até os joelhos e com ínguas no pescoço,porem há uma semana atrás começou doer e inchar as minhas articulações de cotovelos,pulsos,joelhos e tornozelos,e até hoje estou com as manchas estou horrível,embora o exame comprovou dengue fico na dúvida se estou com Chikungunya ou Rubéula porque os sintomas são os mesmos!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se os sintomas são compatíveis com dengue e o exame de sangue confirmou dengue, não há motivos para não acreditar que seja dengue.

      1. marlucia

        obrigado!!

  51. marlucia

    Dr. Pedro á chikungunya é contagiosa ??

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não.

      1. poliana

        Dr. eu tou com os simtomas mais tambem tou tendo perda de peso é normal?

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
          Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

          Depende do quanto você perdeu. Todo mundo que fica doente pode perder de 1 a 3 quilos,principalmente se estiver comendo menos. Porém, se a perda de peso for maior que isso, é preciso avaliar a situação com mais cuidado.

  52. sonia

    as dores nas articulações e ou artrite é reversivel??

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim.

  53. Brena A .

    Se a pessoa já tiver sido contaminada , ela pode ser contaminada outra vez?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Ao contrário da dengue, que possui mais de uma variante do vírus, quem já teve Chikungunya uma vez consegue desenvolver imunidade à doença.

      1. Maria Eduarda Araújo

        Doutor, Eu já tive a Chikungunya uma vez, Mas agora estou com ela de novo. Isso é realmente possível? E gostaria de saber também como aliviar a coceira.

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
          Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

          Você tem comprovação sorológica de que está com Chicungunha novamente? Não é habitual isso acontecer. Geralmente, quem tem a virose uma vez fica protegido pelo reso da vida.

  54. Dani W.

    Aedes aegypti já pode nascer com o virus caso o “pai” que botou a larva do mosquito já foi contaminado ou ele sempre precisa crescer e picar alguem doente para transmitir a doença?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Tem que picar alguém infectado.

  55. Helder Roque

    esta doença causa emagrecimento progressivo grave e paralisia nos membros inferiores acompanhado com dores nos músculos?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não.

  56. humorjean

    A incubação deste vírus no vetor Aedes é mais fácil ou mais difícil do que a dengue?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Parece ser mais fácil.

      1. bira

        minha espesa ta com a chicungunha ela ta com febre alta e muito frio o que eu faço pra controlar a febre ? to dando banho frio toda hora

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
          Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

          Antitérmicos comuns.

      2. MARIA

        Existe alguma contra indicação em relação ao uso de bebida alcoólica?

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
          Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

          Não existe contraindicação absoluta, mas não é bom beber durante quadros infecciosos, ainda mais numa infecção que pode causar hepatite.