Antibióticos Cortam o Efeito do Anticoncepcional?

Dr. Pedro Pinheiro

Atualizado em

comment 145 Comentários

Tempo de leitura estimado do artigo: 2 minutos

Antibióticos e anticoncepcionais

Durante muito tempo os antibióticos foram considerados os grandes vilões das mulheres que tomavam a pílula anticoncepcional. A falta de estudos científicos desenvolvidos exclusivamente para pesquisar a interação entre antibióticos e a pílula, associado a relatos pontuais de falha dos anticoncepcionais orais após o uso de determinados antibióticos, ajudaram a criar, mesmo dentro da própria classe médica, o mito de que não se podia misturar antibióticos e anticoncepcionais hormonais.

Muitos médicos até hoje sentem-se desconfortáveis em prescrever alguns antibióticos, tais como amoxicilina, metronidazol ou tetraciclina, para mulheres em idade fértil e em uso de contraceptivos hormonais.

Esse suposto risco, porém, nunca foi baseado em evidências científicas robustas, mas sim em estudos não controlados e teorias não comprovadas.

Por exemplo, antibióticos como a ampicilina e a amoxicilina eram considerados perigosos para quem tomava a pílula simplesmente porque havia um risco teórico de uma alteração na flora bacteriana intestinal que provocasse uma redução na absorção dos hormônios estrogênio e progesterona pelos intestinos.

Apesar do risco teórico, nenhum estudo havia pesquisado o que realmente acontecia com as mulheres que tomavam pílula e amoxicilina juntos. Por mais que uma teoria faça sentido, é preciso provar na prática que ela está correta.

Nas últimas décadas isso mudou, pois a medicina baseada em evidências ganhou espaço em relação ao que podemos chamar de “medicina baseada em teorias”. Desde a década de 1990, o número de trabalhos publicados sobre mulheres que usavam antibióticos junto com a pílula aumentou exponencialmente, e, atualmente, temos muito mais segurança para emitir opiniões sobre os riscos da associação de antibióticos com os anticoncepcionais hormonais, sejam eles sob a forma de pílulas, implantes, adesivos ou injeções.

Quais são os antibióticos que eu posso tomar junto com a pílula?

Baseado em ampla literatura científica, somente um tipo de antibiótico pode ser realmente considerado responsável pela redução da eficácia dos anticoncepcionais hormonais: a Rifampicina (e o seu derivado rifabutina). Fora a Rifampicina, nenhum – sim, nenhum – outro antibiótico apresentou, aos diversos estudos, qualquer sinal de que possa cortar os efeitos da pílula anticoncepcional.

Portanto, do ponto de vista estritamente científico, não há provas de que a imensa maioria dos antibióticos cortem o efeito contraceptivo dos anticoncepcionais hormonais, incluindo a pílula do dia seguinte.

Isso significa que atualmente não há base científica para indicar nenhum tipo de cuidado adicional para as pacientes em uso de contraceptivos hormonais que precisam ser tratadas com os seguintes antibióticos:

* A lista acima não está completa, ela mostra apenas os antibióticos mais comumente prescritos.

É importante salientar que mulheres com alguma infecção e em uso de antibióticos podem apresentar atraso menstrual. Isso, porém, não significa que o antibiótico esteja influenciando diretamente no sistema hormonal de forma a diminuir a eficácia da pílula anticoncepcional.

Algumas mulheres podem apresentar sangramento vaginal de escape durante o uso de antibióticos. Isso não é um indício de falha da pílula ou redução relevante dos níveis de hormônios circulantes. Os estudos mostram que essas mulheres que apresentam sangramento de escape não têm maior risco de engravidarem de forma não intencional.

Outros medicamentos anti-infecciosos

Outras drogas com ação antimicrobiana, como antivirais ou antifúngicos, também não apresentam evidências de cortarem os efeitos dos anticoncepcionais, incluindo o aciclovir, valaciclovir, cetoconazol, fluconazol, miconazol, nistatina, etc.

A única exceção a esta regra são os antirretrovirais usados no tratamento da AIDS. Drogas como Nelfinavir, Nevirapine, Ritonavir, entre outras, estão relacionadas a uma diminuição da eficácia da pílula. Por razões óbvias, as pacientes portadoras do vírus HIV não devem ter relações sem o uso de preservativos, portanto, esta questão acaba ficando minimizada.

Se você quiser ler um texto mais completo sobre as interações de vários medicamentos com a pílula anticoncepcional, acesse o seguinte link: Pílula anticoncepcional | Interações medicamentosas

Atualmente, nenhuma das principais associações de ginecologia e obstetrícia do mundo, nem a própria Organização Mundial de Saúde, indicam o uso de qualquer proteção contraceptiva complementar para as mulheres que fazem uso de anticoncepção hormonal e precisam tomar algum antibiótico que não seja a rifampicina ou a rifambutina.

Já as mulheres que precisam tomar rifampicina ou rifambutina devem utilizar um método contraceptivo alternativo e não hormonal durante todo o período de tratamento com esses antibióticos (leia: 20 Métodos anticoncepcionais mais comuns). O anticoncepcional hormonal pode ser retornado no primeiro dia do primeiro ciclo menstrual já sem o uso dos antibióticos.


Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


145 respostas para “Antibióticos Cortam o Efeito do Anticoncepcional?”

  1. Julia Clara

    Anticoncepcional Belara + Cloridrato de Tetraciclina em caso de tratamento dermatológico. Diminui a eficácia do Belara? Tetraciclina já esteve na bula do belara como antibiótico que conflitua com a eficácia da pílula, mas desde 2016 não é mencionado mais após alteração (verificado pela Anvisa)

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não há evidências de que interfira. As bulas antigas ainda continham essa indicação porque os fabricantes tinham medo de ser responsabilizados, mas atualmente já há estudos suficientes para garantir que a maioria dos antibióticos não afeta a eficácia da pílula.

  2. Sandra

    Amoxicilina +acido clavulanico betamox plus 875mg+125mb corta o efeito da pílula?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não.

  3. Rayme martins

    Tomei a pilula do dia seguinte e 2 dias depois tomei amoxilina, vai cortar o efeito da pílula?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não há evidências de que a amoxicilina corte o efeito dos anticoncepcionais hormonais.

  4. joyce

    Dr, boa noite!

    Gostaria de saber, se cefalexina corta o efeito do anticoncepcional mamades (desogestrel)?

    Obgda.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não.

  5. Yasmim

    O antibiótico axetilcefuroxima corta o efeito da injeção anticoncepcional noretisterona enantato de + estradiol valerato de?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não.

  6. Jhenneffer

    Amoxilina por 7 dias tratamento para infecção no dente….corta o efeito?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não.

  7. Cláudio Cobra.

    Diltiazen corta o efeito do anticoncepcional.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não.

  8. Lari

    Olá, eu tomo o anticoncepcional adoless, e estou tomando amoxilina. Acontece que estou no 7 dia da cartela do anticoncepcional e estou tendo sangramento de escape. Pode haver alguma alteração na eficácia do anticoncepcional? Há risco de engravidar?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Amoxicilina não interfere com o efeito do anticoncepcional.

  9. Jailma mauricio Lima Da Silva

    Estou tomando cloritromicina!

    Mas tomo desogetrel

    Tem risco de gravidez?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Claritromicina não interfere no efeito do anticoncepcional.

  10. DENIZI DE OLIVEIRA

    Olá, estou tomando nitrofurantoína por 10 dias e tomo o anticoncepcional oral desogestrel 0,075mg , preciso usar outro método anticoncepcional? Corro risco de gravidez?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não, não interfere.

  11. Lili

    Tomei pílula do dia seguinte em um dia. No próximo dia precisei tomar cloridrato de ciprofloxacimo, cortou o efeito da pílula??

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não, não corta.

  12. Mayara vieira

    Olá ! Tomei norfloxacino no inicio da cartela anticoncepcional. Corro o risco de engravidar ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não interfere.

  13. Marisa

    Fosfomicina monuril corta o efeito da pílula?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não.

  14. Estela

    Cefalexina corta o efeito do anticoncepcional selene?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não.

  15. Nana

    Pomada oftalmológica cinatrex tetraciclina corta o efeito do anticoncepcional? Tomo pilula de uso continuo regularmente sem atrasos tamisa 30,usei a pomada e não tive relações no período de uso e nem sete dias depois de terminar o tratamento nos olhos tive relação desprotegida no oitavo, tem risco?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não.

  16. Silvana

    Antialérgicos cortam o efeito do anticoncepcional injetável?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não.

  17. Maria

    Parei de tomar meu remédio para infecção de urina , na segunda e tive relação na sexta , porém não deixei de tomar meu anticoncepcional , tem algum problema?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não.

  18. teresinha de jesus de sousa paz araujo

    a rifampicina corta o efeito do anticoncepcional?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Rifampicina é um dos poucos antibióticos que realmente pode interferir com a eficácia dos anticoncepcionais hormonais.

  19. s

    Bactrim corta efeito do anticoncepcional?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não.

  20. marcely

    minha duvida e tomei azitromicina di-hidratada tando mestruada no 1 dia so tomei 2 comprimido e no dia seguinte tivr relacao sem camisinha corre risco de engravidar?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Conforme o texto explica, não há evidências de que a azitromicina interfira no funcionamento da pílula.

  21. Elca

    Bom dia Dr! Tomei Amoxicilina+Ácido Clavulanico,Metronidazol durante 7dias e usei óvulos vaginais Nistantina por 14 dias e durante este tempo todo me relacionei sem proteção! Há probabilidade de engravidar? Não uso nenhum anticoncepcional!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Se você não usa anticoncepcional e teve relações desprotegidas, sim.

  22. Joselma

    Doutor estou no intervalo do anticoncepcional reinicio sabado dia 7 posso tomar tetraciclina? E depois de quanto tempo ter tomado antibiotico tou protejida

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      A tetraciclina não interfere na ação do anticoncepcional.

  23. Catia

    Boa noite. Por engano tomei um comprimido de antibiotico ciprofloxacina (mandei o namorado buscar um paracetamol para eu tomar e trouxe aquilo). Tomo a pilula certinha. Interfere com a pilula?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não se preocupe, não interfere.

      1. Catia

        Fui a farmacia e disseram para tomar a pilula do dia seguinte e assim fiz. Mas se calhar nem era necessario!

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
          Dr. Pedro Pinheiro

          Não precisava.

  24. Júlia

    Olá, bom dia! Tomei antibiótico por 7 dias e o tratamento terminou na terceira semana da cartela da pílula. O dia em que completa uma semana após o fim do tratamento cairá na pausa. Eu devo emendar a cartela ou faço a pausa normalmente? Em qualquer um dos dois casos, eu ficaria protegida a partir de que dia? Muito obrigada!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Você deve manter a toma da pílula conforme sempre fez. Estar tomando antibiótico não muda nada. Você não deixa de estar protegida na pausa do anticoncepcional.

  25. Danielle

    Oi. Boa noite eu tomei amoxicilina por 2 dias e tomo injeção mesigina isso interfere no anticoncepcional pois minha mestruaçao não veio só vem umas borras .

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      O antibiótico não interfere.

  26. carina

    Dr. Tomei rifampicina durante 3 dias, 2 capsulas a cada 12 horas totalizando 8 comprimidos.
    Mo meio do tratamento tive relação sem proteção (ontem). Estou nos dias ferteis e minha ovulação é amanhã, ou seja 2 dias após o coito. O fato de estar nos dias ferteis aumenta a chance de engravidar.? obrigada

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim.

  27. clara

    Olá, eu li vários artigos sobre os antibióticos realmente interferirem na eficácia da pílula anticoncepcional, porém ainda estou insegura. Tomo anticoncepcional a um bom tempo e fiz sexo desprotegida (porém com coito interrompido) faltando 7 pílulas pra eu terminar a cartela (ou seja, não estando no período fértil). Mas a 10 dias atrás eu tomei antibiótico por uma semana, terminei de tomar três dias antes deu transar desprotegida. obs: o antibiótico possui amoxicilina. tem alguma chance deu engravidar? obrigada

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não há evidências científicas de que antibióticos afetem o efeito da pílula anticoncepcional de forma relevante. Se você está tomando a pílula de forma correta, o risco de gravidez indesejada é baixíssimo.

  28. Vitoria

    Doutor, há uma possivel diminuição do efeito contraceptivo do tamisa 30 sem parar com o antibiotico monuril (fosfomicina trometamol)? Obrigada

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não há nenhuma evidência disso.

  29. Patricia couto

    Doutor, gostaria de saber se os efeitos que a gastrite e o intestino irritado provocam no organismo podem cortar o efeito do anticoncepcional oral. Obrigada!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não.

  30. João Onofre

    Doutor, seu site é ótimo, muito bem esclarecido… minha namorada toma ciclo 21, nisso ela tomou Omeprazol durante 1 semana, se cortou o efeito quanto tempo depois podemos ter relações sem correr riscos de uma gravidez não desejada ??

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Omeprazol não corta o efeito da pílula.

  31. Agatha Bueno

    Doutor, seu site é muito interessante. Parabéns pelo trabalho ! Sei que você preza por publicar artigos com evidências científicas.
    Mas porque na bula dos medicamentos em questão ainda constam informações técnicas desatualizadas, ou seja sem o rigor científico ?
    Na bula da Amoxicilina alerta que o uso concomitante com anticoncepcionais pode diminuir a eficácia. E na bula do anticoncepcional Siblima também traz esta interação.
    É só um exemplo…

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Eles estão desatualizados. Provavelmente eles mantém esse informação por excesso de precaução, com medo de serem responsabilizados por falhas de outra natureza dos métodos contraceptivos. Do ponto de vista de evidências científicas, não dá para afirmar que a amoxicilina corta o efeito da pílula.

  32. Thiago

    Dr, mandei uma pergunta e ainda não obtive resposta. Estou bem preocupado!

    Gostaria de saber se cefadroxila corta o efeito do anticoncepcional Minian?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Conforme o texto explica, não corta.

      1. Thiago

        Obrigado pela resposta e parabéns pelo site, bem explicado e completo.

  33. Caterine Krolow

    Não vi o cloranfenicol na lista. Outras matérias dizem que ele corta o efeito. Estou usando a pomada Kollagenase com cloranfenicol, interfere em alguma coisa?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não há interação comprovada do cloranfenicol com os anticoncepcionais hormonais, ainda mais por via tópica.

  34. Ana Brito

    Tomo a pílula todos os dias a noite , tive relacoes com o meu namorado sem preservativo , e ao outro dia fiquei doente com uma otite e a minha médica deu-me um antibiótico e o antibiótico corta o efeito da pílula , será que existem possibilidades de ficar gravida ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Os antibióticos habitualmente prescritos pra tratar otite não cortam o efeito dos anticoncepcionais.

  35. Ana Brito

    Boa tarde , eu tomo a pílula mas no entanto fiquei doente o que levou a minha médica a receitar-me um antibiótico , só que eu no dia anterior tive relações com o meu namorado sem preservativo tomei a pílula nesse mesmo dia a noite e na manhã seguinte Tomei o respetivo antibiótico cefixima Neocef. Será que existem probabilidades de engravidar ? Gostaria que respondesse o mais depressa possível obrigado

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Esse antibiótico não interfere no efeito da pílula.

  36. juliana

    tomei antibiótico na pausa do anticoncepcional qdo iniciar a nova cartela vou estar protegida?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não importa se você está na pausa ou no meio do ciclo. Os antibióticos não interferem.

  37. Emanuele Corso

    Tomei antibiótico na pausa do ciclo menstrual, ele pode ter cortado o efeito do anticoncepcional? Obrigado!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não, o único antibiótico que pode cortar o efeito da pílula é a rifampicina.

  38. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
    Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

    Essas alterações não são suficientes para atrapalhar o efeito da pílula. Há dezenas de estudos que mostram que as mulheres não engravidam se tomarem a pílula junto com o antibiótico.

  39. Tais

    Troquei o anticoncepcional iumi para lydian, e tomei a dose única de azitromicina di-hidratada. Tenho risco de engravidar?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não interfere.

  40. Gabriela G.

    O antibiótico sinot clav + rupafin tira o efeito do anticoncepcional Qlaira? PFVR ME RESPONDA, ESTOU DESESPERADA. (Ja mandei toda a história)

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não interfere.

  41. Flávia Monteiro

    Tomirato. Meu neuro e psiquiatra afirmam que nao corta efeito. Porem tudo que leio tem esse remedio. E ai!??vou usura continuadamente por uns 3 meses. Tenho tremor essesncial.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      A literatura científica diz que o topiramato pode interferir na eficácia da pílula. Acho que o seu ginecologista deveria dar a palavra final.

  42. Caterine Krolow

    Bom….vou abusar da sua boa vontade… uso o Rifocina spray até segunda.Até quantos dias devo ter essa proteção extra?Somente quando estou no tratamento ou continuo dias depois? Obrigada. :)

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pelo menos 7 dias após o fim do tratamento.

  43. Caterine Krolow

    Olá.Não li nada relacionado a minha pergunta.Vou usar Rifocina spray, sei que é uso tópico mas gostaria de saber se existe alguma alteração no anticoncepcional Gynera.Estou no 5º dia de pausa da cartela e sábado começo outra, provavelmente ainda estarei usando o spray.Algum problema?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      A rifocina é a rifamicina, que é uma droga semelhante à rifampicina. Quando tomada por via oral ela pode sim interagir com os anticoncepcionais.

      Em relação ao uso tópico, eu não encontrei nenhuma informação sobre essa interação. A princípio, a absorção não parece suficiente para haver comprometimento da eficácia da pílula, porém, na dúvida, eu acho melhor você utilizar a camisinha durante o período de tratamento.

  44. fabiana

    Doutor estou tomando este três antibióticos metronidazol, ibuprofeno, fluconazol e tomo injeção noregina de trinta dias, gostaria de saber se corta o efeito. Por que eu tomei no dia 19 de janeiro e o meu ciclo mestrual era pra iniciar dia 12 de fevereiro e não veio, tomei novamente a injeção e normal atrasar?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Nenhum dos três corta efeito da pílula. O atraso menstrual é comum quando se está infectada e usando antibióticos.

  45. Barbara

    Bom dia Dr. Estou com infecção de garganta, estou tomando azitromicina, a médica disse que não iria cortar o efeito, mais fiquei na dúvida ainda. Eu tomo o anticoncepcional minima de 28.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      A médica tem razão, não corta.

  46. Tayane Ramos

    Tive que tomar por cinco dias amoxilina , e eu eu estava ao mesmo tempo tomano anticoncepcional tâmisa 30 (sem para) neste meio tempo tive relaçao sem proteçao, e logo depois dos cinco dias ouve sangramento, eu posso estar gravida ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pouco provável.

  47. Danielly Kosminsky

    Tomar antibiótico na pausa da cartela, corta o ciclo?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não.

  48. Ana

    Tomo anticoncepcional Microvlar a 7 anos, vou começar um tratamento de 2 meses com tetraciclina. Porem na bula diz que pode diminuir o efeito do anticoncepcional. Está correto?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Eu procurei aqui no meu bulário, e a bula de tetraciclina que tenho não faz essa referência. De qualquer forma, há vários estudos, como esse: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed?term=12063491, que mostram que a grande maioria dos antibióticos, incluindo a tetracicilina, não corta o efeito dos anticoncepcionais hormonais.

      1. Janaina Camilotti

        Era esse link que eu precisava.. muito obrigada!

  49. isabela

    Benzetacil e ibuprofeno corta o efeito do anticoncepcional?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não.

  50. Barbara

    Bactrim corta o efeito do anticoncepcional Adolless? Obrigada.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Os estudos dizem que não.

  51. Meire

    Dr. o uso da cefalexina reduz o efeito do anticoncepcional selene?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não.

  52. carla

    Comecei hoje a tomar amoxicilina estou na pausa dos 7 dias da pílula e amanhã ou depois devo estar com o período. No proximo sábado começo nova carteira. Quantos dias depois deverei ter precauções. Obrigada.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se você continuar a tomara pílula normalmente, como faz todos os meses, não precisa ter precauções.

  53. Simone T.

    Dr. Tenho 45 anos. Tomo anticoncepcional regularmente. Estou fazendo tratamento para h. Pylori com omepramix. Mantive relações sexuais sem camisinha no quinto dia da cartela de anticoncepcional. Tem alguma
    chance de eu engravidar?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não há estudos que comprovem que o tratamento usado para o H. pylori corte o efeito da pílula.

  54. Larissa

    Dr°. faço uso de anticoncepcional, e há algum tempo venho tendo cólicas extremamente fortes. Disseram-me que poderia ser o meu anticoncepcional que não estaria mais fazendo efeito. Há alguns dias também precisei fazer o uso de amoxicilina e tive relação sexual sem uso de preservativo. Preciso me preocupar com uma possível gravidez?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Em relação à amoxicilina cortar o efeito do anticoncepcional, não há base científica para preocupação.

  55. Aline

    Dr, durante minha pausa de 7 dias do anticoncepcional fiz o uso do antibiótico amoxicilina por 6 dias, gostaria de saber se quando volto com anticoncepcional já estou 100% protegida ou se o antibiotico ainda tem efeito no organismo?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não há evidências científicas de que os antibióticos atrapalhem os anticoncepcionais, incluindo o período de pausa.

  56. Fernanda Mello

    Dr, usar antibiótico durante o período da pausa do anticoncepcional pode causar a perda da eficácia?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não.

  57. Thi

    Dr, tetracilina corta o efeito do anticoncepcional?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não.

  58. Nat

    Boa noite! Há risco de interferência do colírio ofloxacina 3mg/ml no efeito do anticoncepcional elani 28?
    Obrigada!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não.

  59. Soares

    Boa noite Dr., fiz uso da pomada nistatina para tratar uma infecção, por 7 dias, e faço uso de um anticoncepcional. Durante o tratamento com a pomada, entrei no período de pausa do remédio. Não tive relações por 7 noites, mas tive um dia depois que o tratamento com a pomada acabou e algumas horas antes de iniciá-lo também. Gostaria de saber se isso pode influenciar em algo, alterando meus hormônios e me tornando suscetível a engravidar? Obrigada.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não há nenhum problema.

  60. oliveira

    doutor a minha esposa tomou o bactrim 7 dias e pilula triginera posso ter relaçoes?Obrigado

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      O bactrim não corta o efeito da pílula.

  61. Gabriela

    bom dia Dr. estou tomando anticoncepcional YAZ e fiz um tratamento de infecção urinaria só que neste anti a pausa é de 4 dias e nesses 4 dias eu não tive uma menstruação com fluxo intenso e tive relações sem proteção, isso tem alguma chance de estar grávida?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não.

  62. josi

    Boa Noite…faço o tratamento com tetraciclina, e tomo meus anitconcepcionais todos certinho..nao tem perigo mesmo de cortar o efeito e eu acabar engravidando??..pois muitas pessoas me falam que esse antibiotico corta o efeito do anti…no aguardo

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não há estudos que comprovem a interferência da tetraciclina. Pelo contrário, os que existem mostram que ela não interfere.

  63. josi

    Doutor e porque muitas pessoas falam que o antibiotico corta o efeito entao?…posso ficar tranquila entao fazendo o tratamento com tetraciclina e tomando os anticoncepcionais, nao vai cortar o efeito mesmo?..no aguardo

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não importa o que as pessoas falam ou quantas pessoas falam. O importante é conhecer as evidências científicas sobre o fato. Existem vários estudos sobre o assunto e nenhum deles mostrou haver risco. É isso que importa.

  64. josi

    boa noite..esstou fazendo tratamento com tetraciclina e gostaria de ssaber se corta o efeito do meu anticoncepcional..eu tomo o diane35 certinho…estou com muita duvida…no aguardo obrigada

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não corta.

      1. josi

        posso ficar bem tranquila entao que nao vou engravidar tomando esse antibiotico e meus anticoncepcionais certinho??porq todos me dizem q esse antibiotico corta…cheguei a tomar ate a pilula do dia seguinte por medo..

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
          Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

          Pode. Na verdade, se o antibiótico cortasse o efeito da pílula comum, ele também cortaria da pílula do dia seguinte, pois ambas são feitas com os mesmos hormônios, apenas em doses diferentes.

  65. Carol

    Olá Dr. Pedro, No dia 2/9 começei a tomar ciprofloxacino por conta de uma infecção urinária, nesse tempo continuei tomando meu anticoncepcional e no dia 9/9 terminou o antibiótico, nesse tempo não tive relações. Minha pílula acabou dia 18/9 e a menstruação veio normal, no dia 25/9 iniciei nova cartela e no domingo tive relações sem proteção com meu noivo. Nesse tempo o efeito do anticoncepcional já voltou ao normal ou corro algum risco? Obrigado

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se a pausa que você era apenas a pausa habitual de 7 dias uma cartela para outra, não há risco.

  66. AVN

    Dr. Sugiro ler mais sobre reabsorção intestinal causado por bactérias da flora intestinal, sendo assim a maioria dos anticoncepcionais passam por esse mecanismo. Se déstroi as bacterias o anticoncepcional não é absorvido e com isso nao tem efeito. *)

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      A medicina hoje em dia é baseada em evidências, e os estudos mostram que as mulheres que tomam antibióticos (exceto rifampicina) junto com os anticoncepcionais não apresentam uma taxa de gravidez maior que as mulheres que não fazem essa associação.

  67. adriana

    Ola Doutor. Tomo o tamisa 20, e fiz uso da amoxilina, e estava na semana que seria meu periodo fértil, corro algum risco de engravidar?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não há evidências de que a amoxicilina reduza o efeito do Tâmisa.

  68. thai

    Ola DR tomo anticoncepcional microvlar e no último dia p acabar a cartela tomei pílula do dia seguinte (sábado ). Era p minha menstruação vim quarta e nada. Isso pode ter interferido no meu ciclo ? Obh

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim, pode.

  69. thai

    Oi dr tomo o anticoncepcional microvlar e tomei amoxilina , o amoxilina corta o feito ? Tomei pílula do dia seguinte tbm e minha menstruação ta atrasada 1 dia, to grávida ou meu ciclo esta des regularizado ? Obg

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não corta.

  70. Guest

    Olá doutor! Confesso que estou aliviada ao ler seu estudo e lhe parabenizo por suas informações claras, objetivas e de fácil entendimento. Extraí 2 dentes cisos e meu dentista me receitou amoxicilina por isso a preocupação, gostaria de saber se a anestesia usada nesse procedimento pode afetar a eficácia do meu anticoncepcional (tomo o Ciclo 21)? Obrigado!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Também não interfere.