Muco nas Fezes (e outras alterações na aparência)

Dr. Pedro Pinheiro

comment 43 Comentários


Aparência das fezes

Alterações nas características normais das fezes podem ser o primeiro sinal de uma doença do trato gastrointestinal. Infelizmente, muitas pessoas não têm o hábito de verificar a aparência das suas fezes após cada evacuação, deixando passar sinais claros de problemas digestivos.

Apesar de ser tratada com nojo e com desdém, a produção do cocô é um mecanismo fisiológico igual a muitos outros do nosso organismo. As fezes não são nada mais do que as sobras não absorvidas dos alimentos que consumimos ao longo do dia misturadas com secreções do trato intestinal, como a bile.

A aparência do cocô, portanto, pode ser um importante sinal sobre a saúde do trato gastrointestinal e não deve ser negligenciada.

Neste texto não vamos abordar a prisão de ventre, que já foi explicada em um artigo à parte, que pode ser acessado através do seguinte link: Prisão de ventre – Constipação intestinal.

Como são as fezes normais?

Antes de falarmos das alterações, faz-se necessário explicar como é a aparência normal e desejada das fezes.

Em 1997 foi proposta uma classificação das formas mais habituais do cocô, chamada de Escala de fezes de Bristol.

Aparência das fezes - Escala de fezes de Bristol
Escala de fezes de Bristol

Esta escala é dividida em 7 tipos de fezes, consoante a aparência e velocidade do trânsito intestinal:

  • Os tipos 1 e 2 ocorrem em pessoas com trânsito intestinal lento, com pouca fibra na alimentação e tendência à constipação intestinal.
  • Os tipos 3, 4 e 5 são considerados as formas normais, sendo o tipo 4 a forma mais saudável e desejável das fezes.
  • Os tipos 6 e 7 indicam um trânsito intestinal acelerado, com menos tempo para absorção de água e nutrientes, sendo considerados diarreia.

Nota: as fezes do tipo 5, se não tiverem bordas bem definidas e boiarem, podem indicar um trânsito intestinal acelerado, com evacuação rica em gases, carboidratos e/ou gordura. Nesse caso, ela é um tipo de diarreia, não sendo uma forma desejável de evacuação.

Portanto, as fezes normais são sólidas, moldadas em forma de salsicha, úmidas, têm coloração acastanhada, não causam dor para sair e não apresentam nenhuma outra alteração, como presença de muco, pus ou sangue.

Muco nas fezes

Uma das maiores dúvidas quanto à aparência das fezes é em relação ao significado da presença de muco, uma substância gelatinosa e de cor amarelada ou esbranquiçada, semelhante ao catarro.

A ocorrência de muco no cocô em um paciente assintomático, saudável e com as fezes aparentemente normais não costuma ser sinal de nenhum problema relevante. Este muco é apenas um resquício do muco presente na parede dos intestinos, cuja função é lubrificá-la para facilitar a passagem do trânsito intestinal. Portanto, pequenas quantidades de muco podem surgir de forma intermitente nas fezes sem isso significar qualquer problema de saúde.

Entretanto, se a eliminação de muco for muito frequente e em grande quantidade, isso pode sinal de algum problema intestinal. O mais comum deles é a síndrome do intestino irritável, uma alteração benigna do funcionamento do intestino. Neste caso, o aparecimento de muco costuma vir acompanhado de diarreia ou constipação intestinal (ou ambos de forma alternada). Cólicas também são um sintoma muito comum.

A presença de muco nas fezes torna-se um sinal relevante caso o paciente também tenha outras alterações, principalmente cólicas abdominais ou diarreia com pus e/ou sangue nas fezes. Neste caso, as possibilidades de diagnósticos incluem gastroenterites infecciosas, especialmente se o paciente tiver febre, doença celíaca ou doenças inflamatórias intestinais, como Doença de Crohn ou retocolite ulcerativa.

Se o paciente tiver muco nas fezes associado a dor ao defecar, dois diagnósticos possíveis são hemorroidas ou fissura anal.

A presença de muco e sangue no cocô em pacientes com mais de 50 anos pode ser um sinal de tumor intestinal.

Alterações na cor das fezes

As fezes são formadas por uma mistura que contém restos alimentares não absorvidos, alimentos não digeridos, bactérias, água, enzimas digestivas e bile. A presença da bile é que dá a coloração habitual do cocô, que varia de castanho-claro a castanho escuro.

A alteração da cor das fezes pode ser uma importante dica sobre o estado de saúde do trato gastrointestinal:

Fezes verdes

A bile é uma substância produzida no fígado, excretada no intestino e eliminada junto às fezes. A bile é um pigmento esverdeado que se torna marrom após sofrer ação de bactérias e das enzimas digestivas do trato intestinal.

Fezes com tons esverdeados podem ocorrer sempre que algo impede que a bile se torne marrom. A causa mais comum é diarreia, que torna o trânsito intestinal muito rápido, diminuindo o tempo de exposição da bile a bactérias e a enzimas digestivas.

Um grande consumo de vegetais verdes, como espinafre, brócolis e alface, por exemplo, também pode tornar o cocô esverdeado.

Outras causas de fezes verdes nos adultos são:

  • Consumo recente de antibióticos, que podem reduzir a flora bacteriana normal dos intestinos.
  • Ingestão de alimentos ou bebidas com corantes verdes.
  • Ingestão de ferro (geralmente provoca fezes negras, mas em alguns casos ela pode tornar-se verde-escuro).

Fezes verdes nos bebês também é um achado comum, principalmente naqueles ainda sob aleitamento materno exclusivo. Esses bebês podem ainda não ter uma flora bacteriana intestinal totalmente desenvolvida, por isso, a bile não adquire sua coloração castanha característica. Em geral, neste grupo, as fezes são esverdeadas ou meio amareladas.

Nos bebês recém-nascidos, as primeiras evacuações, chamadas de mecônio, são fezes viscosas e de coloração verde bem escuro. Essas fezes são formadas ainda dentro do útero e vão se tornando mais claras com o passar dos dias, conforme novas fezes são produzidas a partir da digestão do leite materno.

Fezes pretas

Fezes negras costumam ter duas origens:

  • Sangramentos do trato gastrointestinal alto, ou seja, esôfago, estômago ou duodeno.
  • Consumo de suplemento de ferro ou outros medicamentos, como salicilato de bismuto.

Quando as fezes negras são causadas por sangramento do esôfago, estômago ou duodeno, elas ocorrem devido à digestão do sangue, que precisa percorrer todo o trato intestinal antes de ser eliminado junto ao cocô. Além de negras, as fezes com sangue digerido costumam ser pastosas, grudentas e com odor muito forte e desagradável. Este tipo de fezes recebe o nome de melena.

Já as fezes escuras provocadas pelo consumo de ferro se distinguem da melena por não terem o forte odor desagradável e pela sua consistência, que não costuma ser pastosa nem grudenta.

Fezes amarelas ou com gordura

Fezes amareladas costumam ser causadas por deficiência na absorção de gorduras digeridas ou por redução da concentração de bile nas fezes.

Pacientes que frequentemente evacuam fezes amareladas, principalmente se elas boiarem ou tiverem gotas de gordura (tipo gotas de óleo) ao redor, devem procurar orientação médica, pois estes são sinais de problemas na digestão da gordura ingerida.

Algumas doenças que podem causar má-absorção de gorduras são:

Fezes amareladas que ocorrem de forma esporádica, associadas a quadro de diarreia de curta duração, não têm grande importância, pois são problemas de absorção transitórios causados, geralmente, por alguma intoxicação alimentar ou gastroenterite viral.

Problemas do fígado que provoquem redução do volume de bile excretado nas fezes também podem levar ao aparecimento de fezes de cor amarelo-claro, conforme explicamos a seguir.

Fezes brancas ou claras

A ausência de bilirrubina faz com que as fezes tenham uma coloração bem clara, algumas vezes, elas chegam a ficar brancas. Doenças como cirrose e hepatite podem provocar fezes claras, que habitualmente estão associadas à presença de icterícia (pele amarelada).

Fezes vermelhas (sangue visível)

Na imensa maioria dos casos, fezes avermelhadas são um sinal de sangramento no sistema digestivo.

A presença de sangue envolto no cocô é habitualmente provocada por lesões do reto, principalmente hemorroidas ou fissura anal.

Apesar da maioria dos casos de evacuação com sangue ser provocada por lesões benignas do ânus e do reto, isso também pode ser um sinal de doença dentro do cólon, como tumores, diverticulite ou doença inflamatória intestinal.

Disenterias causadas por gastroenterites bacterianas também podem provocar fezes sanguinolentas.

O tema fezes com sangue é bem extenso, por isso, temos um artigo exclusivamente sobre o assunto, que pode ser acessado através deste link: Sangue nas fezes.

É importante não confundir a presença de sangue nas fezes com fezes apenas de coloração avermelhada. Esta última pode ocorrer por consumo de alimentos ou bebidas com corantes de cor vermelha, consumo grande de beterraba, tomate ou cranberry.

Outras alterações comuns na aparência das fezes

Além das alterações da aparência das fezes já descritas, há várias outras que podem estar presentes. Resumiremos algumas delas:

Cocô em fita

Fezes em fita (de aparência fina e comprida) costumam ocorrer na síndrome do intestino irritável, mas pode ser um sinal de câncer de cólon, principalmente se ela vier acompanhada de sangramento.

Alimentos nas fezes

Nem tudo que consumos é facilmente digerido. Alimentos como feijão, milho e vários outros vegetais são ricos em fibras ou celulose e podem ser identificados nas fezes sem que isso tenha qualquer relevância clínica.

Alimentos não digeridos nas fezes só são um sinal de problema caso eles venham acompanhados de diarreia persistente, perda de peso ou outras alterações nos seus hábitos intestinais.

Vermes nas fezes

Pessoas infectadas por parasitos podem notar a presença de pequenos vermes nas fezes. Caso seja o seu problema, procure orientação médica para iniciar o tratamento.

Perguntas e respostas

A presença de muco nas fezes é normal?

Pequena quantidade de muco nas fezes, que ocorre só ocasionalmente e sem outros sintomas associados, não costuma ser preocupante.

Quando o muco nas fezes é preocupante?

Muco nas fezes em grande quantidade, persistente e associado a sintomas como febre, diarreia, sangue nas fezes, intensa dor de barriga ou dor ao evacuar costuma ser um sinal de doença intestinal ou no reto. Nestes casos, uma avaliação médica está indicada.

Quais são as causas de muco com sangue nas fezes?

Infecção bacteriana, doença de Crohn, retocolite ulcerativa e tumores do trato gastrointestinal são as causas mais comuns de muco e sangue nas fezes. Se o paciente tiver dor ao evacuar, hemorroidas e fissura anal também devem ser consideradas.

Muco nas fezes é pus?

Não. Muco é uma substância gelatinosa e amarelada natural de vários órgãos. Nos intestinos, o muco serve para proteger a parede, impedir a perda de água e facilitar a passagem das fezes. Já o pus nas fezes é um sinal de inflamação grave dos intestinos. Muco pode ocorrer de forma normal. O pus é sempre sinal de doença.

Quais são as características das fezes saudáveis?

Um cocô saudável costuma apresentar as seguintes características: é de cor castanha, tem cheiro típico, não dói e exige pouco esforço para sair, tem textura macia, sai em pedaços longos ou em uma única peça, tem formato de salsicha e não apresenta sangue, muco ou pus.

Quais são as causas de fezes esverdeadas?

As principais causas de fezes verdes são presença de bile não digerida, grande consumo de vegetais verdes, ingestão de alimentos com corantes ou uso recente de antibióticos. Nos bebês, fezes verdes são comuns, pois eles ainda não têm flora bacteriana desenvolvida (são as bactérias que dão o tom marrom às fezes ao metabolizar a bile).

Quais são as causas de fezes escuras?

Fezes escuras são habitualmente provocadas por consumo de ferro por via oral ou pela presença de sangue digerido nas fezes. Fezes bem escuras, pegajosas e com odor muito forte costuma ser sinal de sangramento digestivo, geralmente do estômago.

O que significam as fezes em bolinhas?

Fezes em formatos de bolinhas costuma ser sinal de constipação intestinal. Geralmente ocorre por falta de fibras na alimentação.


Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


43 respostas para “Muco nas Fezes (e outras alterações na aparência)”

  1. marco paulo

    Fezes marrom, cor e aparencia normal, mas com uma gosma verde separada das fezes ao defecar… o que pode ser? pesquisei e somente acha falando sobre fezes verde… mas no meu caso as fezes estão de cor e formato normais… somente essa gosma verde escuro… sem dores, nem nada mais… não comi nem bebi nada de diferente do costume

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      É provável que seja apenas muco.

  2. Isa

    Fezes em formato de bolas, mta dificuldade ao evacuar, as vezes presença de muco, amamentação e as vezes descuida da ingestão de água diária.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Isso é sugestivo de prisão de ventre. Tente aumentar a ingestão de fibras e líquidos.

  3. Joice

    Existe uma idade especifica para maior chance de ter cancer no intestino?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      A partir dos 40-50 anos, o risco vai se elevando conforme a idade avança.

  4. Heber

    Olá doutor, a ingestão de ácido mefenâmico pode causar fezes verdes em uma adolescente de quase 13 anos?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não é habitual. Ela tem diarreia também?

  5. Allan

    Minhas fezes saíram com umas coisas brancas grudadas, parecendo mofo (visivelmente). O que seria isso?

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      Provavelmente muco.

  6. Xeroque Rolmis

    Minhas fezes estão verdes, mas aparentemente estão saudáveis (tipo 3). O que eu faço?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Primeira coisa é ver se a sua dieta não está rica em clorofila. Vários vegetais de cor verde escura podem deixar as fezes esverdeadas se forem consumidos com frequência. Se for não for da dieta e a cor não voltar ao normal, sugiro que você procure um gastroenterologista.

  7. Pablo Adalberto

    Dr Pedro só uma pergunta as fezes verdes tem alguma relação com bebida alcoólica ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não costuma.

  8. Juliana Gutierrez

    Olá Dr. Pedro! Obrigada pela matéria. Estou muito preocupada nesse momento com sintomas que tenho sentido em 3 dias. Cólicas, dor abdominal, muco nas fezes, constipação e tenho notado uma pequena quantidade de sangue vivo no papel higiênico. O que me preocupa são esses sintomas piorarem até finalmente conseguir minha consulta que está marcada daqui a um mês.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se piorarem, você deve procurar um serviço de urgência.

  9. denise

    Dr. Pedro meus Parabens, este site de tirar duvidas e muito bom.. espero que continue seu trabalho, pois tem certas coisas que nao lembramos de falar com nossos medicos, por esquecimento, por vergonha, por nervosismo e ai vai…

  10. Jhonatan Stadler

    Boa tarde! Estou no meio do tratamento com isotretinoína…e minhas fezes estão saindo verdes com pequenas manchas de sangue…O que pode ser?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Tem falar com o seu médico e ver se não é efeito colateral da droga.

      1. Jhonatan Stadler

        Obg :D

  11. Keiti Gomes

    Não. Nem antibiótico, nem ingestão de ferro, nem alimentos verdes.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se você não tem nenhuma outra queixa ou problema de saúde, o mais provável é que isso seja algo transitório. Porém, se a aparência das fezes não normalizar nos próximos dias, procure um clínico ou um gastroenterologista.

  12. Keiti Gomes

    Dr. Pedro, tenho um intestino bem regular. Hoje notei que as 2 vezes em que fui ao banheiro as minhas fezes estavam bastante esverdeadas. Isso nunca aconteceu antes. O que devo fazer?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não aconteceu com você nenhum dos problemas relatados no texto na parte de fezes esverdeadas?

  13. Uanderson Brito

    Dr. Pedro,minhas fezes variam entre amarela e marrom. Certo dia,fui evacuar e por conta das fezes estarem duras no inicio,doeu.Passei 3 dias sentindo dor no ânus e ao evacuar,isso é normal ? Acredito que tive uma fissura.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      É comum.

  14. Débora França

    Sempre tive prisão de ventre, desde muito novinha, hoje tenho 24 anos e de vez em quando essa prisao de ventre se alterna com uma leve diarréia q logo cede, as vezes presença de muco nas fezes também, tenho caso de cancer na família, isso pode ser sinal de cancer?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Você é muito nova para ter câncer de intestino. Na sua idade é algo muito, muito raro. Mas você pode ter síndrome do intestino irritável.

  15. AlineBer

    Minhas fezes começou vim escuras e com presença de sangue vivo e logo depois de uns dias começo com um odor forte , um pouco mais clara as fezes, cheio de muco, muita dor e urgencia de ir al banheiro n consegui marca um medico ainda o q podera ser?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Tem que ir ao médico. Você parece estar com alguma infecção ou sangramento do trato gastrointestinal. Se ainda não melhorou, procure um serviço de urgências.

  16. Tiago Vieira

    Dr. Pedro,

    Tenho encontrado alimentos não digeridos em minhas fezes e tenho tido diarréia recorrente nos últimos 3 meses, fiz colonoscopia, endoscopia e nada foi diagnosticado fora, esofagite, hérnia de hiato e gastrite.
    Tem alguma sugestão de diagnóstico? Tenho tentado me alimentar da forma mais saudável possível, mas o problema persiste.

    Grato pela atenção.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Você já foi visto por um gastroenterologista?

  17. Jair

    Minhas fezes são de diversos tipos mole marrom, as vezes duras com cor escuras as vezes marrons e também bolinhas, ficam alternando sempre de dia a dia ou horas diferentes da ida ao banheiro, isso pode ser algum problema?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Isso é um tipo de constipação. O ideal é você melhorar a sua dieta, comendo mais fibras, para ver se o trânsito intestinal melhora.

  18. Renato viana

    Oi, as vezes minhas fezes vem com uma meleca amarela fiz exames de fezes constou muco e nao constatou vermes etc mas um mes passado tomei remedio de verme e saiu uma lombriga do tamanho de uma mao morta .. Porem sinto dores leves abdominais do lado direito perto do umbigo e nas quatro parde da barriga as vezes uma pressao principalmente na bok do estomago e no pe da barriga qse na virilha constataram q tenho hernia inginal pelo ultrasson entao nao ha necessidade d cirurgia apesar q as vezes doe de leve …. fiz exame de urina tbem deu presenca de espermatozoide imoveis e no sangue constatou nivel de sangueirei t falar so das alteraçoes , trigliceredes 130 mg/dl … colesterol total 226mg/dl colesterol ldl 163 mg/dl e o colesterol nao hdl 189 mg/dl … acido urico 7.5 mg/dl .. tsh ultra sensivel 3.63 mg/dl e calçio ionico 130 , entao o q sera qual medico devo ir o q tenho me ajuda ..

  19. jose bernardo

    Minhas fezes tenho percebido, vários potinhos, por todas ela como se fosse micros grãos e geralmente pastosa, e certo momento, sinto ardor no anus, e n ultimo exames apresentou fungos (levedos) oque pode ser?.

    1. Rikrdo Marinheiro

      Presença de leveduras nas fezes, na maioria das vezes pelo gênero cândida, é uma infeção causada por fungo.

      1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
        Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

        A cândida faz parte da flora microbiana do trato gastrointestinal. Sua presença nas fezes não indica infecção.

  20. Taciane Muller

    minha filha fez fezes bem verde estou cm muito medo ,ela tem três anos sempre notei que as fezes dela sempre amareladas e bolinhas ,isso e algo grave ?

  21. Maria Lima

    Fezes amarelas podem ser causadas pela Doença Celíaca?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pode.

  22. Gabriel Viana

    Dr. Pedro, após certo tempo de utilização de Amoxilina e anti-inflamatorio devido ao um problema dentário, tem saído juntos as fezes (entre constipação e diarreia), a mucosa (aparecia gelatinosa) e
    com sangue. Os exames de sangue se encontram e na tomografia realizada o intestino por fora também. Pode ser uma consequência do antibiótico ou algo mais grave? Será agendado uma colonoscopia e o paciente, mulher, 52 anos.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Às vezes, o uso de antibióticos pode causar uma infecção intestinal chamada colite pseudomembranosa. O quadro é de diarreia e cólicas, que em alguns casos, pode vir acompanhada de sangue e muco. De qualquer forma, independentemente da real causa, é provável que a colonoscopia vá esclarecer a situação.