10 dicas para aumentar o HDL (colesterol bom)

Dr. Pedro Pinheiro

Atualizado em

comment 56 Comentários

Tempo de leitura estimado do artigo: 4 minutos

Introdução

O colesterol é uma substância gordurosa, amplamente presente no nosso organismo e essencial para a formação das células, metabolização de vitaminas, produção de hormônios e diversas outras funções vitais.

Apesar de ser uma substância extremamente útil, quando em excesso, o colesterol pode depositar-se nas paredes dos vasos sanguíneos. Este processo chama-se aterosclerose e é um grande fator de risco para doenças cardiovasculares, tais como AVC e infarto agudo do miocárdio.

Em geral, pacientes com colesterol LDL elevado (conhecido popularmente como colesterol ruim) e colesterol HDL baixo (conhecido popularmente como colesterol bom) são aqueles com o maior risco de doenças cardiovasculares.

Por isso, além da redução do colesterol ruim, o aumento do colesterol bom costuma ser um dos objetivos do tratamento dos pacientes com problemas de colesterol. Infelizmente, ao contrário do LDL alto, que possui diversas opções de tratamento, o HDL baixo é mais difícil de ser corrigido.

Neste artigo falaremos exclusivamente das formas possíveis de elevar o HDL. Se você procura por outras informações sobre colesterol e triglicerídeos, acesse o nosso arquivo de textos sobre colesterol alto: TEXTOS SOBRE COLESTEROL.

Para que serve o colesterol HDL?

Assim como gotas de óleo não se dissolvem na água, o colesterol não consegue se misturar ao sangue se não estiver ligado a uma proteína especial chamada lipoproteína.

As duas principais lipoproteínas do nosso organismo são o LDL, sigla para low-density lipoprotein, que em português significa lipoproteína de baixa densidade, e o HDL, sigla para high-density lipoprotein, que em português significa lipoproteína de alta densidade.

Papel do LDL

O LDL é uma lipoproteína que leva o colesterol produzido pelo fígado para o restante das células e tecidos do corpo. Se o seu organismo tem mais colesterol do que o necessário, o excesso continua circulando no sangue a procura de algum órgão que precise de mais colesterol para funcionar adequadamente. Com o tempo, o colesterol LDL circulante em excesso acaba se depositando sob as paredes dos vasos sanguíneos, acumulando-se em forma de placas de colesterol.

Conforme o depósito aumenta, a parede cresce e passa a estreitar a luz do vaso (parte oca de dentro, por onde o sangue circula) até ao ponto de bloquear o fluxo de sangue, causando isquemia dos órgãos nutridos por esse vaso tomado por placas de colesterol. É por isso que o colesterol LDL é muitas vezes referido como o colesterol mau ou colesterol ruim. Também é por isso que o excesso de colesterol LDL aumenta o risco de AVC e infartos.

Importância do HDL

Já o HDL é uma lipoproteína que faz uma função oposta ao LDL. Ele atua como um “catador” de colesterol, pegando o excesso circulante no sangue ou que está depositado nos vasos sanguíneos para levá-lo de volta ao fígado, onde ele será “desmontado”, adicionado à bile e eliminado pelas fezes.

Portanto, quanto maior for o nível de colesterol HDL, menor será o risco de formação de placas de colesterol nos vasos sanguíneos. Por isso, essa forma é chamada colesterol bom ou colesterol saudável.

Valores desejados

Em geral, quanto maior for o HDL, melhor. A classificação do colesterol HDL conforme o seu nível sanguíneo é feita da seguinte forma:

1) HDL nos homens:

  • Menor que 40 mg/dL: valores abaixo do desejado.
  • Entre 41 e 60 mg/dL: valores normais.
  • Maior que 60 mg/dL: valores ideais.

2) HDL nas mulheres:

  • Menor que 50 mg/dL: valores abaixo do desejado.
  • Entre 51 e 60 mg/dL: valores normais.
  • Maior que 60 mg/dL: valores ideais.

Por que é tão difícil elevar o HDL?

Na grande maioria dos casos, o HDL baixo tem uma origem genética. O paciente tem HDL baixo porque o seu organismo produz pouco HDL naturalmente. Além disso, os valores podem ser ainda mais reduzidos por maus hábitos de vida, como má-alimentação, sedentarismo e tabagismo.

Portanto, o HDL baixo é um problema difícil de ser corrigido por três fatores:

  • Ter uma origem genética o torna incorrigível de forma definitiva, pelo menos até o momento com o nosso atual conhecimento científico.
  • O fato de não haver medicamentos desenvolvidos especificamente para aumentar os valores de HDL impede que o paciente possa aumentar os níveis desta lipoproteína apenas tomando um comprimido por dia, como acontece com aqueles que desejam reduzir o LDL. As drogas usadas para controlar o LDL até costumam aumentar o HDL, mas elas não estão indicadas naqueles pacientes com LDL normal e HDL baixo.
  • As únicas medidas eficazes são aquelas relacionadas a mudanças de hábitos de vida, o que boa parte das pessoas mostra-se muito resistente a fazer.

Como aumentar o HDL?

O que fornecemos a seguir são 10 dicas de como elevar o colesterol HDL. Em geral, nenhuma das atitudes que serão explicadas provoca uma elevação grande do HDL isoladamente. Para haver uma resposta relevante é preciso associar pelo menos 2 ou 3 das seguintes dicas.

Exercícios aeróbicos

Exercícios aeróbicos frequentes, isto é, pelo menos 20 a 30 minutos por 4 a 5 vezes por semana, podem aumentar o colesterol HDL em cerca de 5 a 10% em adultos sedentários. Quanto mais intensa e mais frequente for a atividade, melhor a resposta.

Exemplos de exercícios aeróbicos incluem caminhada, corrida, ciclismo, natação, jogar basquete, futebol ou qualquer outra atividade que aumente a sua frequência cardíaca de forma constante por no mínimo 30 minutos. Para ser efetivo, o coração precisa estar o tempo todo acelerado, dentro da faixa de queima calórica recomendada para a sua idade. Se você anda e para a toda hora, permitindo que o coração desacelere e volte ao nível de batimentos normais, isso não tem efeito algum.

Para aquelas pessoas com falta de tempo, 20 minutos de exercícios, pelo menos 3 vezes por semana, é o mínimo aceitável.

Se você já é uma pessoa fisicamente ativa (30 minutos, 5 vezes por semana) e mesmo assim tem o HDL baixo, aumentar a carga de exercícios não irá trazer maiores benefícios. É melhor focar em outras mudanças de hábito de vida.

Perder peso

Essa dica, obviamente, só serve para pessoas obesas ou com sobrepeso. Se você já é magro, ou seja, se tem um índice de massa corporal abaixo dos 25, perder peso irá ter pouca influência no seu HDL.

Porém, naquelas pessoas com IMC maior que 25 e, principalmente, naquelas com IMC maior que 35, cada quilo de peso perdido conta. Em média, para cada 2,5 kg emagrecidos, o HDL sobe 1 mg/dl. Portanto, uma pessoa com colesterol HDL de 35 mg/dl que consegue emagrecer de 100 kg para 75 kg, terá o seu colesterol HDL aumentado para cerca de 45 mg/dl.

Parar de fumar

Nas pessoas que têm HDL baixo e fumam, a interrupção do cigarro pode elevar os níveis em até 10%.

Evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas

Se por um lado o consumo moderado de álcool parece melhorar de forma relevante os níveis de HDL, se o paciente exagerar e tomar mais de 2 ou 3 doses de álcool por dia, o efeito da elevação do HDL é perdido e o risco cardiovascular torna-se maior.

Quem não bebe não deve começar a fazê-lo somente para aumentar o HDL, pois os riscos do consumo de álcool podem superar os benefícios de pequenas elevações do colesterol bom.

Consuma gorduras mais saudáveis

As gorduras mono e poliinsaturadas, presentes no azeite, azeitonas, óleo de canola, nozes, avelã, castanhas, amendoim, peixes ricos em ômega 3, como o salmão, atum e sardinha, sementes de girassol, sementes de gergelim e abacate, são consideradas gorduras saudáveis, que ajudam a reduzir o LDL e a aumentar o HDL.

Por outro lado, gorduras saturadas ou gordura trans, presentes em fast-foods, doces, chocolate, manteiga, carne vermelha e vários produtos industrializados, são péssimas para a saúde, pois, entre outros efeitos, elevam o LDL e reduzem o HDL.

Consuma mais fibras

O consumo diário de alimentos ricos em fibras, como farelo de aveia, legumes, frutas e verduras ajudam a reduzir o colesterol LDL e a elevar o colesterol HDL.

Evite consumir carboidratos em excesso

O consumo excessivo de carboidratos eleva os níveis de triglicerídeos e reduzem os de HDL. Doces, refrigerantes, massas, pão etc., se consumidos com elevada frequência podem agravar os valores do seu HDL. Dê preferência para pão, cereais e massas integrais, sucos naturais e chocolate negro, com mais de 70% de cacau.

Frutas têm carga glicêmica baixa e não são problemas. As frutas de cor avermelhada ou arroxeada parecem ter os melhores efeitos sobre o HDL. Exemplos são amora, uvas, cereja, cranberry, etc.

Evite medicamentos que reduzam o HDL

Alguns medicamentos amplamente usados pela população podem provocar reduções dos níveis de HDL. Anti-hipertensivos da classe dos beta-bloqueadores, como atenolol, propranolol e bisoprolol são um exemplo. Outro exemplo são os ansiolíticos do grupo benzodiazepinas, como diazepam, midazolam, bromazepam e alprazolam.

Esteroides anabolizantes ou qualquer outra droga que contenha androgênios ou seus precursores também colaboram para redução do HDL.

Margarinas ricas em fitosteróis

Existem no mercado margarinas especiais com esteróis vegetais (fitosteróis) que ajudam a baixar os níveis de colesterol LDL e elevar os níveis de HDL. As duas marcas mais famosas são Becel pro-activ® e Benecol®.

Atenção, não é qualquer margarina que serve. Se elas não forem enriquecidas com fitosteróis, o resultado é o oposto do desejado.

Medicamentos que aumentam o HDL

A maioria das drogas usadas no tratamento do LDL e dos triglicerídeos também atuam elevando o HDL. Os mais efetivos são a niacina e o genfibrozil. Estatinas mais potentes, como a rosuvastatina, conseguem elevar o HDL em até 10%.

É importante destacar que nenhum estudo até o momento conseguiu comprovar benefícios do uso de drogas exclusivamente para elevar o HDL. Se o paciente não tem LDL ou triglicerídeos elevados, não há indicação de prescrever medicamentos somente com o intuito de elevar o HDL.

A reposição de estrogênio após a menopausa ajuda a elevar o HDL. A reposição de cálcio e vitamina D também parecem ajudar, mas os estudos têm mostrado resultados conflitantes, não havendo, no momento, um consenso sobre o assunto.


Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


56 respostas para “10 dicas para aumentar o HDL (colesterol bom)”

  1. cedric

    Sugiro estudar HOMOCISTEÍNA como fator causal dos eventos graves crdiovasculares.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não entendi o motivo da sugestão. O que tem a ver o fato de níveis elevados de homocisteína no sangue ser um fator de risco independente para doenças cardiovasculares com um artigo sobre como aumentar os valores de HDL? Poderia elaborar um pouco mais?
      PS: o seu outro comentário é tão inacreditavelmente cheio de informações erradas e pseudo-científicas, que eu não vou nem me dar o trabalho de publicar ou responder cada afirmação lunática nele. Nem adianta tentar emplacar esse tipo de comentário recheado de teorias da conspiração por aqui. Não perca seu tempo, porque eu com certeza não perderei o meu.

  2. Edivaldo da Silva

    Muito esclarecedor o artigo.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Obrigado. Espero que tenha ajudado.

    2. Miguel Madeira

      Muito bom para orientar melhor a dieta

  3. Solange Albertina Silva dos Santos

    Minha mãe está com o LDL 38 e o não HDL 57, ela continua tomando sinvastatina

  4. Leili

    Excelente texto, muito esclarecedor!

  5. Michelle

    Dr. Meu exame deu colesterol ldl 258
    HDL deu 31
    Triglicerídeos deu 285
    Tenho 27 anos
    O que deve fazer ?
    É perigoso?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Seu colesterol já está bem alto. Você precisa o quanto antes mudar hábitos de vida, incluindo dieta e atividade física. Uma consulta com cardiologista também seria interessante para que ele possa avaliar o seu risco cardiovascular para os próximos anos.

  6. roger rodrigues

    ótimo comentário, depois desse esclarecimento sei o motivo do HDL dar baixo foi o atelanol

  7. Sidney

    Dr Pedro !! Tudo bem?, ,Sou atleta amador!!.. Corridas de rua e musculação.. Tenho 46 anos..
    Colesterol total= 100
    triglicerídeos = 55
    LDL = 79
    hdl = 21

    Fiquei um pouco preocupado!!..Números muito baixos!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      O Seu HDL realmente é baixo. Mas como seu LDL está abaixo de 100 e você tem aparentemente tem hábitos de vida saudáveis, isso não é muito preocupante.

  8. erionaldo alves

    Dr. Pedro gostaria de saber sua opinião sobre as ESTATINAS fazem mal mesmo?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Estatinas têm efeitos adversos como qualquer outro fármaco. Quando corretamente indicadas, as estatinas são extremamente benéficas e seguras.

  9. celso caramori

    Primeira vez que acesso este site, e recentemente com exames de colesterol com resultados próximos a de outros comentaristas. Quero agradecer ao Dr Pedro pelas respostas e pelas dicas diretas e objetivas.

  10. Claudia

    Óla Dr. Pedro! Tenho 43 anos e estou um pouco acima do peso, fiz alguns exames e sou diabética insulino-dependente há 10 anos. Estou preocupada com algumas alterações no meu sangue.
    Colesterol (HDL): 37 mg/dl
    Hemoglobina Glicosilada (HB1C): 11,20% Hbtotal
    Creatinina: 0,66 mg/dl
    E parabéns pelo seu site. Amei.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      A hemoglobina glicada tá muito alta. Esse seu diabetes está muito mal controlado.

  11. DoSa

    Boa Noite
    TGP:43
    HDL:40

    é grave?

    Obrigado e parabens pelo site

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não tem nada de grave nesses resultados.

  12. Alessandra Santos

    Dr. Tenho 46 anos, 1,55m e peso 62,3 e meu exame deu
    Colesterol total 154
    HDL 36
    LDL 71
    VLDL 47
    triglicérides 237

    por favor, o que isso significa? como os valores estão fora da média eu fiquei preocupada

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      OS triglicerídeos estão elevados. Dê uma lida nesse artigo: https://www.mdsaude.com/2012/08/triglicerideos-alto.html

  13. eduardo

    ola Dr Pedro. gostaria que vc me indicasse um bom omega 3. atualmente estou tomando um da FDC, mas o meu HDL está em 30. agradeço desde ja.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      O ômega 3 sozinho pode não ser suficiente. Talvez uma dieta mais rica em peixes e mais atividade cardiovascular ajudem.

  14. ALEXANDRE LIMA

    Ola Dr. Pedro ! Tenho 43 anos e estou acima do peso mas estou preocupado com meu resultado que recebi , que está muito abaixo do recomendado, é muito sério Doutor?
    TGP: 65 U/L
    HDL: 26 mg?dl
    LDL 111
    Gama GT: 85
    E parabéns pelo site ajudo bastante em minha condição.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      O problema não é o colesterol, mas sim o seu fígado. Pode ser esteatose pelo excesso de peso. Esses resultados precisam ser vistos por um médico.

  15. Oséias Durães

    Dr. Pedro, peguei um o resultado do meu exame hoje é dou os seguistes resultados:
    HDL: 32
    NÃO HDL: 137
    LDL: 119
    VLDL: 18
    Colesterol total: 169
    Glicose: 94

    Estou um preocupado com HDL, que está muito abaixo do recomendado, é muito sério Doutor?
    Ah parabéns pela matéria, excelente.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não se atenha apenas ao resultado de um exame. O HDL precisa ser interpretado com o seu contexto clínico.

  16. Monica Montero Lomeli

    Dr Pedro, o meu HDL vem baixando constitutivamente desde um anto atras. Os valores HDL/LDL foram 70/160; 50/120; 43/120 em medidas feitas em 2012, nov 2015 e marzo 2016. Estou com 55 anos meço 1.55 e peso 53 kg. Faço natação e corrida em dias alternados, uma hora por dia. Isto é devido a menopausa?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      A menopausa pode causar alterações do colesterol. Mas pela sua foto você parece muito jovem pra já estar chegando na menopausa.

  17. Diogo

    Dr Pedro, Algum tipo de Magnésio, Vit E e Niacina podem ajudar a subir o HDL ?? Digo de pessoal que ja fazem todas as 10 dicas a cima ???

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Niacina ajuda a elevar o HDL, mas há muitos efeitos colaterais, motivo pelo qual ela não costuma ser utilizada com frequência. Magnésio e Vit E têm pouca influência.

  18. nanda

    um HDL 20, é preocupante?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      É baixo, precisa ser elevado.

  19. patricia

    Ola doutor meu HDL deu 36 estou muito preocupada! E o LDL 123.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não é nada de grave.Tente seguir os conselhos do texto.

  20. Adriana Amorim

    boa tarde dr. pedro. eu ando muito nervosa e com medo pois em 1 mês fiz o exame de trigliceridios e tava 251, o colesterol total 223 e o hdl 39. por esse motivo fiz uma dieta radical e passei um mês inteiro sem comer massas , arroz e tuberculos . tornei a fazer os exames e os trigliceridios baixaram para 80, o colesterol total para 168 e o hdl de 39 para 33. corro algum risco? o que devo fazer? eu já estou no ginásio a fazer exercícios só isso aumenta meu hdl? tenho 42 anos. obrigada

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Muitas vezes o valor do HDL depende mais da genética do paciente do que dos seus hábitos de vida. OS exercícios amenizam, mas sozinho podem não ser suficientes para controlar o colesterol. A questão é saber se você tem algum indicação para iniciar outro tipo de tratamento.

  21. Tania Mara Augusto

    ola Dr. Pedro meu pai esta com HDL de 35, LDL de 137,VLDL de 12, colesterol total de 184, triglicérides de 60, só com uma alimentação ele consegue resolver ou devo me preocupar? ele tem se queixado de cansaço e dor de cabeça t em alguma coisa a ver?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      1- Sim, o tratamento inicial deve ser com dieta e exercício físico.
      2- Não tem nada a ver.

  22. jeice ferreira

    Dr.Pedro acabei de fazer um exame sinto muito falta de energia resultado colesterol total:157,8//colesterol Hdl 34 ///colesterol ldl 104,2 //colesterol vldl 19,62//triglicérides 98,1 //lipídios totais 535 o medico orientou usar mais azeite? devo me preocupar?? e comecei o tomar um remédio que chama orlistate devo continuar a tomar ou não ???

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não há nada de muito grave nesses resultados. A falta de energia com certeza não vem daí.

  23. Débora

    Olá Doutor! Que ótima máteria, parabéns!
    Se possível me diga se tenho razões para estar tão preocupada…
    Triglicerides= 96.4
    LDL= 171.8
    HDL= 36.1
    VLDL= 19.3
    CT= 227.2
    Obs: TGO e TGP alterados com pouca diferença (83)

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      O seu LDL está alto. E se o TGO e TGP também estão elevados, você pode ter esteatose hepática. Tem que levar os resultados para um médico avaliar.

  24. Mayte Fraile

    Dr. Pedro, bom dia. Meu filho tem 4 anos e o exame dele deu HDL 23 mg/dL, Colesterol total 160 mg/dL, triglicerideos 62 mg/dL e LDL 110 mg/dL. Estou muito preocupada principalmente com o HDL. Uma semana antes ele estava tomando Novamox e toma continuamente Singulair. Esses remédios podem influenciar no HDL? Obrigada

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não, não interferem.

  25. Rodrigo Mascarenhas

    Dr Pedro, meu LDL que SEMPRE foi alto (genetica), agora, com o uso da Sinvastatina, esta 89 mg/dl (Total 156 | HDL 41 | VLDL 26 | Trigl. 129). Tenho sentido falta de energia. Devo me preocupar?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Falta de energia não tem nada a ver com colesterol.

  26. Erick Santos

    E aí doutor? tenho 27anos faço musculação há 2anos e meio fiz check up em junho e o meu colesterol total 103mg/dl .colesterol LDL60mg/dl Triglicérides 35mg/dl e VLDL 7 porém o HDL esta 36 MG/dl.o que faço p aumenta-lo? fiz holter 24hs em julho e não constatou nenhum problema. oque faço e devo me preocupar com o HDL?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sua situação não é preocupante porque o seu LDL é bem baixo, isso compensa o fato do HDL também ser baixo. Sugiro apenas que siga as dicas do texto, mas não precisa se estressar muito com isso agora.

      1. Erick Santos

        obrigado doutor,valeu mesmo pela orientação.que Deus o abençoe.

  27. Cinthia Brito

    Dr. Pedro, adorei o artigo foi bastante esclarecedor. Uso espirolactona 100mg, em razão do tratamento de alopesia androgenetica. Gostaria de saber se o uso desse medicamento pode ajudar a reduzir o nível de HDL. Desde já agradeço.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Que eu me lembre, não há nenhuma interferência com o colesterol HDL.

  28. Cindy

    Dr. Pedro, estou som sobrepeso e resistência insulínica , meu nível de diabetes é 102… Posso tomar 500 mg de metformina 500 mg após o café da manhã e 500mg após o jantar, 2 cápsula de alcachofra (fitoterápico ) e l carnitina 30 min antes do exercício ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não há indicação de começar medicamentos. Você tem é que perder peso. Isso será suficiente.

  29. RenataCMS

    Dr, reposição de cálcio ajuda a aumentar o HDL?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      É um tema controverso. Há estudos que dizem que sim, porém há outros que afirmam o contrário. Por isso, ainda não é possível tirar qualquer conclusão sobre o assunto.