Candidíase em homens: sintomas, fotos e tratamento

Dr. Pedro Pinheiro

comment 136 Comentários


O que é candidíase?

A Candida é um gênero de fungos que pode ser naturalmente encontrado na pele, boca, órgãos genitais ou trato gastrointestinal em até 80% da população. A espécie mais comum de Candida é a Candida albicans.

Em situações normais, a simples presença da Candida no nosso organismo não representa nenhum perigo. O nosso sistema imunológico é bastante eficaz em controlar a população desse fungo, fazendo com que ele exista apenas em pequena quantidade.

O problema com o fungo Candida surge quando o nosso sistema imunológico se encontra enfraquecido ou quando há uma súbita alteração na flora natural de bactérias da nossa pele, como nos casos de uso prolongado de antibióticos.

Essas alterações tornam o nosso organismo um ambiente mais propício para a proliferação da Candida, que passa a se reproduzir sem limitações, podendo infestar a pele e invadir tecidos mais profundos, provocando intensa reação inflamatória.

Candidíase é o termo que usamos para designar a infecção provocada pela invasão do fungo Candida. Ter Candida na pele de forma assintomática é, portanto, diferente de ter a doença candidíase. Colonização não é sinônimo de infecção.

A candidíase pode acometer diversos órgãos diferentes, sendo a pele, os órgãos genitais e a boca os sítios mais comuns. Em casos mais graves, que ocorre habitualmente em pacientes com imunossupressão severa, a Candida pode acometer órgãos internos, como esôfago, laringe, rins, coração e até o sistema nervoso central.

Nesse artigo falaremos somente sobre candidíase peniana ou candidíase masculina, que se manifesta como uma infecção da glande ou do prepúcio, chamadas, respectivamente, de balanite ou balanopostite por cândida.

Se você quiser mais informações sobre outras formas de candidíase, leia: Candidíase: o que é, sintomas e tipos.

O que é a balanite ou balanopostite por Candida?

Balanite e balanopostite são termos frequentemente tratados como sinônimos. No entanto, há uma pequena diferença.

Balanite é o nome dado a qualquer tipo de inflamação da glande, conhecida popularmente como cabeça do pênis. Quando o prepúcio, pele que recobre a glande, também se encontra inflamado, o quadro é conhecido como balanopostite.

Em homens incircuncidados (que nunca fizeram circuncisão), a inflamação da glande é quase sempre acompanhada de inflamação do prepúcio. Já em homens circuncidados, a não existência do prepúcio faz com que só seja possível haver balanite.

A partir deste ponto, para facilitar a explicação, utilizarei apenas o termo balanite, pois ele engloba homens circuncidados e incircuncidados.

A balanite por Candida é a infecção mais comum do pênis, sendo responsável por 25 a 50% dos casos de balanite. Ainda assim, mesmo sendo a causa mais comum de infecção peniana, a balanite pro cândida é cerca de 10 vezes menos comum que a infecção vaginal por Candida.

A condição primordial para surgir a balanite por Candida é a colonização do pênis por esse fungo. Cerca de 20 a 25% dos homens apresentam o pênis colonizado por Candida. Obviamente, nem todos irão desenvolver infecção, cerca de 2/3 permanecem a vida toda como colonizados assintomáticos.

Como se pega a candidíase peniana?

Nos homens adultos, a principal origem da colonização pelo fungo Candida é atividade sexual desprotegida. Se a vagina da mulher estiver colonizada com grandes populações de Candida, durante o ato sexual, uma quantidade relevante do fungo pode ser transferida para o pênis, aumentando o risco de balanite.

No entanto, nem todos os casos de candidíase urogenital masculina tem origem sexual. Bebês e crianças também podem ter balanite fúngica. No paciente pediátrico, a aquisição de Candida albicans está relacionada com as condições de limpeza da pele e é frequentemente associada à dermatite das fraldas. Além disso, a infecção por Candida também está muitas vezes relacionada com o uso de antibióticos (antibióticos reduzem a população de bactérias da pele, que são germes que competem por alimentos com os fungos).

Fatores de risco para balanite por Candida

O desenvolvimento ou não da candidíase peniana no paciente colonizado dependerá da capacidade do sistema imunológico em lidar com essa grande população de fungo vivendo na pele. Portanto, não basta ter a Candida na genitália, é preciso que o fungo se sinta livre para se multiplicar.

A balanite tem uma grande variedade de causas, mas a maioria dos casos está relacionada com uma higiene inadequada em homens incircuncidados. Quando o prepúcio não é rotineiramente retraído e a glande não é limpa de maneira apropriada, pode ocorrer acúmulo de suor, detritos e restos de pele morta, criando um ambiente extremamente propício para proliferação de fungos e desenvolvimento de inflamação.

Não surpreende, portanto, o fato do risco de balanite por Candida ser menor em homens circuncidados (leia: Circuncisão: riscos e benefícios).

Além da má higiene do pênis, alguns outros fatores aumentam o risco do surgimento da candidíase peniana, são eles:

Sintomas

Como já referido, a infecção peniana pela Candida se manifesta habitualmente como uma balanite ou balanopostite.

Os sintomas mais comuns da candidíase no homem são a vermelhidão, inchaço, coceira e dor na glande.

Placas brancas, semelhantes às que ocorrem na língua na candidíase oral, também são comuns no pênis. As lesões podem causar coceira e frequentemente há ardência após o ato sexual. Também é comum o surgimento de pequenas bolhas, úlceras, feridas, descamação da pele ou corrimento purulento pela uretra.

Fotos de candidíase em homem
Balanite por cândida.

Nos pacientes incircuncidados, pode haver também uma secreção espessa e com odor desagradável sob o prepúcio.

Em resumo, os sintomas da candidíase masculina são:

  • Queimação e coceira ao redor da cabeça do pênis, que pioram após o ato sexual.
  • Vermelhidão e inchaço na glande.
  • Pequenas pápulas avermelhadas na glande.
  • Dor durante a micção.
  • Placas brancas ao redor da glande.
  • Secreção espessa e irregular sob o prepúcio.
  • Odor desagradável no prepúcio.
  • Dificuldade em retrair o prepúcio.

A fimose ou a parafimose são complicações possíveis, pois a balanite por Candida não tratada pode levar à formação de cicatrizes no pênis, tornando o prepúcio mais apertado e menos retrátil.

O diagnóstico da candidíase pode ser confirmado através da raspagem de uma pequena amostra da lesão, que levada ao microscópio permite a identificação das leveduras da Candida.

Tratamento

O tratamento da candidíase em homens pode ser feito com antifúngicos em creme ou pomada.

As melhores opções de tratamento da candidíase peniana são:

  • Clotrimazol creme 1%, duas vezes ao dia, por 1 a 3 semanas.
  • Miconazol creme 2%, duas vezes ao dia, por 1 a 3 semanas.
  • Miconazol e hidrocortisona creme 1%, duas vezes ao dia, por 2 a 5 semanas.
  • Nistatina creme 100.000 UI/g, uma ou duas vezes ao dia por 1 a 3 semanas.

Uma opção mais simples consiste no fluconazol, comprimido de 150 mg, tomado em dose única.

Nos casos mais graves, as melhores opções são o miconazol + hidrocortisona em creme 1% ou o fluconazol em comprimido.

Em alguns casos, a candidíase peniana pode ser o primeiro sintoma de um diabetes mellitus se instalando. Se o paciente não apresenta nenhum fator de risco óbvio para a candidíase, uma avaliação da sua glicose sanguínea deve ser solicitada.

As parceiras sexuais femininas de homens com balanite por cândida devem fazer testes para candidíase, ou podem optar por tratamento empírico para reduzir a probabilidade de reinfecção.

Se o paciente apresenta balanite recorrente, uma opção para reduzir os episódios é a realização da circuncisão.

Os pacientes podem tomar iogurte contendo lactobacillus como uma tentativa de diminuir a colonização por Candida. Embora não existam estudos com lactobacillus especificamente para tratamento ou prevenção da balanite por Candida, dado que existem estudos mostrando diminuição da colonização por Candida no reto e na vagina, existe uma base teórica para sua utilidade. Pode não funcionar, mas mal não faz.

Terapias alternativas com agentes fitogênicos, incluindo alho, calêndula, banho de assento com vinagre de maça ou camomila, chá de poejo, óleo de orégano ou goldenseal (Hydrastis canadensis), não apresentam dados confiáveis mostrando eficácia.

Perguntas e respostas

Quanto tempo demora a passar candidíase masculina?

Em geral, com tratamento adequado, o paciente apresenta melhora significativa dos sintomas com cerca de 7 dias.

A candidíase peniana pode melhorar sozinha, mesmo sem tratamento?

Nos casos mais leves, sim. Mas a recorrência é bastante comum.

Depois do tratamento, é possível a candidíase voltar?

Sim, cerca de10% dos pacientes apresentam candidíase peniana recorrente, mesmo com tratamento adequado.

Qual remédio caseiro é bom para candidíase no homem?

Não há nenhum tratamento caseiro cuja eficácia tenha sido comprovada em estudos clínicos controlados.

A balanite por Candida pode ser transmitia para as mulheres?

A Candida pode ser transmitida sexualmente. Se a mulher depois irá desenvolver vaginite por Candida depende de fatores específicos de cada paciente, explicados no artigo: Candidíase vaginal: como se pega, sintomas e tratamento.

Quando o homem desenvolve balanite por Candida, sua parceira sexual deve ser tratada também?

Não é obrigatório, mas o tratamento da parceira costuma ajudar a prevenir infecção na mulher e recorrências no homem.

Iogurte natural trata candidíase no homem?

Iogurte com lactobacillus pode ajudar a reduzir a colonização de Candida, mas sozinho é pouco provável que seja suficiente para curar uma infecção.

Qual é a melhor pomada para candidíase peniana?

Clotrimazol a 1% ou miconazol 2% são as pomadas mais indicadas. Outra opção é Nistatina 100.000 UI/g.

O que fazer se a pomada não resolver?

Casos que não respondem ao tratamento com pomadas devem ser tratados com fluconazol, comprimido de 150 mg, tomado em dose única.


Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


136 respostas para “Candidíase em homens: sintomas, fotos e tratamento”

  1. Alcione Rodrigues Souza

    As respostas são excelentes

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Obrigado.

  2. Diego

    Bom dia !!! Estou com uma ardência no saco escrotal e corceira intensa na verilha e no corpo do pênis o que pode ser ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Micose é uma das possibilidades. O ideal é procurar um médico, de preferência dermatologista, para fazer o diagnóstico correto.

  3. Joao

    Tive cistite a pouco tempo e agora apareceu um inchaço tipo queimadora a baixo da glande o que pode ser?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Cistite em homem não é muito comum. É importante ser avaliado por um Urologista para ver se não há outro tipo de infecção.

  4. Diego

    A pomada miconazol para usar na cabeça do pênis e a normal? Dermatológica? ou a vaginal?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Qualquer uma que seja Miconazol 2% em creme serve.

  5. GILSON Silva

    Tenho uma alteração peniana, provavelmente candidíase pelo acompanhando da matéria. Vou usar uma pomada antifúngica na glande, clotrimazol confere e tomar um fluconazol dose única.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Gilson, sugiro que você não se automedique. Procure um urologista para que ele possa fazer o diagnóstico correto. Nem todas as infecções penianas são causadas por candidíase.

  6. João

    Dr. Coceira intensa no saco pode ser fungos? Uma pomada antifúngica resolveria?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      1- Pode.
      2- Se a causa for fungo, sim.

  7. Paulo Vitor

    Boa noite Dr. Pedro! No meu saco escrotal começou a aparecer manchas brancas e coça também o que fazer pra trata-lo..

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Primeiro é preciso fazer o diagnóstico correto. Para definir o tratamento, é preciso saber o que se vai tratar. Sugiro que você procure um urologista.

  8. Erivaldo

    Estou com corrimento de um líquido branco no pênis

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Isso provavelmente é uma uretrite. Dê uma lida neste artigo para ver se ajuda: Uretrite: o que é, causas, sintomas e tratamento.

  9. Katiane Ferreira da Silva

    Posso tomar comprimido é usar nistantina ao mesmo tempo

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Pode, mas não é necessário.

  10. Miguel chiquinato guardachoni

    Doutor,pomada nistatina vaginal também resolver o problema?, Obrigado e se sim frequência de uso.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Pode ajudar, mas precisa ser 100.000 UI por grama. Muitas pomadas vaginais são 25.000 UI/grama. É preciso estar atento à dosagem.

  11. Aleteia

    maravilhosa matéria, foi muito útil.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Obrigado.

  12. Junio Gomes

    Estava com uma dúvida sobre a candidíase masculina mas consegui saná-las graças aos relatos dados pelo dr.perdro pinheiro

    Gostaria de parabeniza-lo pela

    Atitude e dizer muito obrigado pela disponibilidade de seu tempo são pessoas como você que fazem a diferença parabéns

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Obrigado.

  13. Souza Lucas

    Tomando o fluconazol, como irei saber se o medicamento fez efeito e matou o fungo?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Os sintomas vão desaparecer se o tratamento for eficaz.

  14. Noe gonzaga carvalho

    Candidise anal?

    Como curar

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Com fluconazol também.

  15. Wanderson

    Boa tarde Dr. eu estou com candidiase e tomei probióticos indicado por um amigo

    meus sintomas são de candidiase ai tomei essa formula para melhorar e piorou !

    – Lactobacillus Rhamnosus 1 Bilhão

    – Lactobacillus Acidophillus 1,5 Bilhões

    – Lactobacillus Reuteri 1 Bilhão

    – Bifidobacterium breve 500 Milhões

    e piorou muito mais o que devo fazer me ajuda por favor !

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Lactobacilos não curam candidíase em homens. Podem até ajudar na prevenção, mas não há evidências claras disso ainda. Você precisa tratar a infecção com um antifúngico. Depois de curado, se quiser tomar lactobacillus, não tem problema.

  16. Alisson

    Estou com essa danada. A esposa precisará fazer o mesmo tratamento?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      O ideal é a parceira ser avaliada pelo ginecologista para saber se ela tem algum sinal de infecção por cândida também. Se tiver, deve ser tratada.

  17. Antônio dacio

    Tenho uma cobertura branca na cabeça do pênis oq pode ser

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Candidíase é uma boa hipótese.

  18. Samantha limas da Silva

    Meu marido em quatro dias apareceu com isso em casa ,,obs ele trabalhou esses 4 dias a noite e do nada apareceu assim e possível que ele esteja saindo com outra mulher

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Candidíase peniana não é necessariamente uma doença sexualmente transmissível.

  19. Aparecido do nascimento

    Tenho dor ao ter relação com a minha esposa sempre no nozinho da cabeça do pênis .preciso de ajuda.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      O ideal é procurar a ajuda de um urologista para ver que lesão é essa que provoca dor.

  20. Diego

    Boa noite doutor
    Qual o tratamento eficaz da cândida em mulheres urgente

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Eu falo sobre as opções de tratamento da candidíase vaginal nesse texto: https://www.mdsaude.com/ginecologia/infeccao-ginecologica/tratamento-candidiase/

  21. Tiago

    Boa doutor. Estou com um ardo dentro do canal do pênis. Constante, e vi umas bolinhas dento onde sai a urina. Pode ser oque doutor. Candidiase???

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Podem ser muitas coisas. Candidíase é uma hipótese, mas outras infecções, como herpes, gonorreia e clamídia também não podem ser descartadas. Você precisa ir a um urologista.

  22. Marcos

    Olá doutor. É possível que uma candidíase que não foi tratada adequadamente cause o estreitamento e a perda de elasticidade do prepúcio, esses como uma complicação da mesma? Fazendo com que um homem que não possuía fimose passe a ter?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim, qualquer processo inflamatório prolongado do prepúcio pode causar complicações.

  23. Iago

    Dr. Pedro, é possível que se tenha apenas a inflamação apresentada pela balanite/balanopostite no prepúcio com estes sintomas sem ter candidíase? Meu Urologista disse que só tenho balanite e que só poderia passar pomada (Quadriderm). Há algo mais que eu possa solicitar a ele?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim, nem toda balanite é provocada por Candida.

  24. joao

    borbulhas no penis em forma de bolhas de água o que podera ser?aparece arrebenta e depois seca..não doi depois de seco o que podera ser?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Herpes genital é uma possibilidade. O ideal é que você vá a um urologista ou infectologista para ele ver as lesões.

  25. Leonardo

    Estou com esse sintomas após tomar 10 dias de antibiótico, começou há 3 dias, mas hoje tá coçando MUITO já por 4 horas sem parar. O que devo usar?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Antes de pensar no tratamento, você precisa de um diagnóstico. Pode ser que seja candidíase mesmo, mas sem ir a um médico, não dá pra ter certeza.

  26. Noelma

    Olá, Dr. Gostaria de saber o seguinte: Toda vez que for necessário que eu me trate da candidíase, meu marido também tem que tratar?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não necessariamente. Porém, se houver falhas frequentes do tratamento, alguns médicos sugerem o tratamento do marido para ver se ajuda.

  27. Jonatas Fonseca

    Oi, meu pênis está produzindo um sebo excessivo, e as vezes ao tomar banho sinto arder um pouco e a glânde e a pele que envolve a glande fica meio vermelha. Pode ser Candidiase?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Até pode, mas antes é preciso que você tenha certeza que isso não é só o esmegma.

  28. Alex

    Olá dr estou com manchas vermelhas e com vermelho na glande e arde muito ja tomei fulconazol150 e ainda voltou que faço qual remedio terei que tomar??

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Para se pensar no tratamento é preciso antes ter um diagnóstico. Sem saber a causa, você vai ficar tomando vários fármacos diferentes e não vai resolver o seu problema.

  29. Cristiano

    Bom dia dr,qual especialista devo procurar,urologista?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim, urologista. Um dermatologista ou um bom clínico geral também poderiam ajudar.

  30. Thiago

    Dr. Pedro, sinto uma leve ardencia ao iniciar o ato sexual, como se tivesse acabado de urinar e sentisse que ainda ficou urina para trás, isso pode ser candidíase ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Se não houver lesão nítida na glande, o mais provável é que seja uma uretrite.

  31. Jefferson Tenorio

    Excelene!

  32. Luiz Henrique

    Dr. Pedro me ajuda pelo amor de Deus meu penis esta cheio de bolinhas vermelhas isso esta me incomodando muito ja tem mais de umas semana e ums tres dias socorro esta na glande e na cabeca eu tenho medo de hospital por isso nao fiz nenhum tipo de diagnostico

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Luiz, você tem que procurar um médico, não tem outra maneira de resolver o seu problema. Você não tem que ter medo de hospital, até porque o mais provável é que o seu caso não precise de internação.

  33. Gustavo Ceolin

    Olá Dr. acho que estou com essa doença, eu deveria ir ao um médico ou posso me tratar com as recomendações do post?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Tem que ir ao médico. Sempre. Os textos são para esclarecimento, nunca para auto-diagnóstico.

  34. LORD JEFF

    Parabéns Dr. eu sou extremamente curioso em relação as doenças, acho incrível a medicina que as combatem adorei o post.

  35. Karlos Scoot

    Dr. Pedro se depois de tratada a candidíase, é possível que ela volte ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim, é possível.

  36. Gab

    Boa tarde ;dr. Pedro, ótima matéria.. mas tenho uma dúvida.
    Crosta purulenta e amarelada na glande é um característico da candidíase? Em pessoas com fimose os riscos aumentam?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não costuma causar crosta e pus.
      Sim, a fimose aumenta o risco de infecções.

  37. Lan

    Boa tarde!
    Dr. Pedro parabéns pela matéria e site, as informações aqui postadas ñ dispensam a consulta ao médico, mas são de grande valia, obridado!
    Tenho as seguintes dúvidas:
    Candidíase peniana é contagiosa? Quais as consequencias dessa infecção?
    Desde já obrigado!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pode ser contagiosa, sim. Pode causar feridas no pênis e facilitar a ocorrência de infecções bacterianas.

  38. Fernando M.

    Meu urologista receitou fluconazol, as manchas que tinha no saco amenizaram e a coceira sumiu. Mas agora estou com pequenas manchas que parece irritação no prepúcio. É relacionado com a candidíase que tive?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      É possível.

  39. Juliana Fernandes de Souza

    Parabéns pelo post Dr. ??

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Obrigado.

  40. Junior Esn

    Dr., o médico falou que é balanopostite e passou uma pomada (Trok-N) mas não resolveu.
    E agora?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Tem que voltar nele ou procurar uma segunda opinião.

  41. Luiz

    Eu passei 3 meses com a candidíase, e depois fui curado, mas meu pênis ficou com algumas marcas escuras isso é normal??

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      É comum. Demora, mas as manchas vão ficando mais fracas com o tempo.

  42. Gêra Lobo

    Doutor, tenho Diabetes tipo 1. Tipo, eu tive, passei a pomada e melhorou, mas depois de um tempo ela voltou a aparecer e a agora aparece de três/quatro em três/quatro dias. É normal?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      A candidíase é muito comum em pacientes com diabetes.

  43. Daniel

    Recentemente tive todos os sintomas de uma candidíase, porém desapareceram sem nenhum medicamento isso é normal ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Sim, o corpo pode controlar a infecção.

  44. Laerte Silva

    Dr. a candidíase peniana pose ser tratada também com Itraconazol? ou somente com Fluconazol?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pode, mas acredito que não exista itraconazol em pomada.

  45. eduardo romao

    Dr. a candidíase está associada ao nível de glicose alto ou baixo? Tenho Diabetes tipo 1.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Alto.

  46. Thiago

    Dr. Pedro,

    Depois da relação sexual fico com a glande vermelha, pode ser alergia a camisinha?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pode.

  47. Max

    Dr. a fimose pode está associada a candidíase ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pode aumentar o risco.

  48. fabricio

    Dr qual exame devo fazer para saber se estou com candidíase?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Tem que fazer uma coleta do material na região acometida para procurar pelo fungo no microscópio.

  49. Ricardo

    Prezado, candidíase pode fazer com que os linfonodos da virilha se inchem?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pode.

  50. gerciane

    doutor no penes do meu marido apareceu uma bolinha vermelha e dois dias suniu novamente pode ser candidíase, não arde ,não cosa

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Candidíase não costuma ser assim.

  51. joao

    Doutor, estive no urologista recentemente (28/08) e ele examinou o meu problema e detectou Candidiase, me passou um creme chamado TROK e pediu para que eu passasse na região peniana (abaixo da glande) duas vezes ao dia por 10 dias, porém a vermelhidão não diminuiu. Queria saber se esse creme que passou resolveria ? O que devo fazer?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não é de todo mau, mas há outras opções melhores para candidíase. Com 10 dias, já era para ter melhorado.

  52. marcelo

    Bom dia. Dr. mais uma pergunta. Minha namorada esta com os seguintes sintomas: coceira na vagina e quando vai urinar queima um pouco, mas ela não sabe se é por causa da coceira que deve ter machucado ou por outra causa. No caso dela pode ser candidíase? e se for eu pego automaticamente por ter tido relação sexual com ela…..naquela situação que descrevi que meu pênis estava com manchas vermelhas, mas que já desapareceu. Aguardo o retorno.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim, pode ser candidíase o que ela tem.

  53. marcelo

    dr. tive relação sexual com minha namorada e apareceu pintinhas vermelhas na ponta do meu pênis…mas já desapareceu no dia seguinte, pode ser candidíase? minha namorada, esta com coceira e ardume na vagina….no meu caso como já desapareceu as pintinha, pode ser que a candidiase sumiu sozinha, se for o caso? Isto é, o meu sistema imunológico irradicou automáticamente? Aguardo o retorno….obrigado

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      É mais fácil ter sido alguma alergia ou irritação. Candidíase não é assim tão rápido.

  54. nick

    doutor aparecerao manchas avermelhadas em meu penis e na pele por dentro do mesmo aparecerão feridas pequenas e ele fica com ardencia. oq pode ser?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Pode ser candidíase. Procure um urologista.

    2. pedro

      Dr no prepúcio apareceu tipo umas verruguinhas e o prepúcio esta bem avermelhado e eu nunca tive relaçao sexual…oque isso pode ser ?

      1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
        Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

        Pode ser uma infecção. Pode ter a ver com umidade e secreções no prepúcio. Tem que ir a um urologista.

  55. nick

    doutor aparecerao manchas avermelhadas em meu penis e na pele por dentro do mesmo aparecerão feridas pequenas e ele fica com ardencia. oq pode ser?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Pode ser candidíase. Procure um urologista.

      1. Moyses

        Por que é quase impossível achar um bom urologista?

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
          Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

          Por que você diz isso?

  56. Antonia

    Foi de grande importância as informações contidas nos comentários, para tomada de decisões sobre os problemas solicitados.

  57. mionopelo

    Dr, iniciadas o tratamento, quanto tempo leva para sumir as manchas vermelhas do penis?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Tem que começar a apresentar melhora nas primeiras 72 horas.

  58. Monike Cremonez

    ola dr,estou com uma coceira e ardecia na entrada da vagina,e alguns corrimento verde claro e meio pastoso,e meu marido ta com manchinhas vermelhas no penis isso pode ser candidiase?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Pode. Mas também pode ser alguma DST. Tem que investigar.

  59. Juliane

    Doutor, apareceram 2 bolinhas brancas no colo do penis do meu namorado… É algo normal ou pode ser alguma dst ou candidíase? Não tem inflamação, ardor ou coçeira

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Manchas brancas não são normais. Ele deveria procurar um urologista.

  60. mionopelo

    Dr, apareceu uma pequena mancha vermelha no glande, mas em dois dias sumiu, pode ser candidiase?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Poder, pode, mas durando só dois dias e sem outros sintomas não parece muito.

  61. Antonia

    Dr. Meu marido apresentou uma lesão na parte lateral do pênis abaixo do glande foi ao medico ela passou um creme o qual sarou, mas voltou novamente ele perguntou se era dst ela disse que não, mais também não passou nenhum exame para detectar a causa. Será que pode ser Candidíase ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Sem examinar fica dificil saber. Mas se a médica disse que não era DST, candidíase é uma das hipóteses.

  62. Lucas Oliveira

    Tenho diabetes tipo 1, e de alguns dias minha glande está ardendo muito bem como a região em que chamamos “pescoço”, todas as vezes que vou mijar, percebo que a pele que envolve a glande está apertando-a e envolvendo-a. Também está aparecendo algo branco geralmente no “pescoço” como se fosse lãs. Será que estou com candidíase ou outro problema?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Pode ser candidíase. Procure um urologista.

  63. jorge

    Candidiase peniana pode causar inguas na virilha?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Pode

      1. Diogo

        Pode também causar secreção (branca)? fica aparecendo no buraco da uretra, mas não sinto dor ao urinar e nem coceira, apenas as vezes sinto que algo esta saindo do penis

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
          Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

          Não é a forma mais comum, mas pode.

  64. Cristian Silva

    Doutor, estou com umas bolinhas vermelha na “cabeça” e nas laterais do meu pênis, começaram a aparecer à uma semana e suspeito de ser candidiase… Vou experimentar tomar flucomazol, mas gostaria de saber se pra comprar um remédio desses na farmácia, precisa de uma receita médica ou pode comprar sem precisar da receita? E qual seria a frequência pra tomar o remédio?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Precisa de receita e você não deve se automedicar. A lesão tem que ser vista por um urologista. Se não for candidíase, o tratamento errado pode agravar o quadro.

  65. Wenderfley Silva

    Tem algum antibiotico para o tratamento da candidisea

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Candidíase é provocada por um fungo, portanto o tratamento é com antifúngicos, e não com antibióticos, que são usados para tratar infecções por bactérias.

  66. Washington

    Doutor, eu estou com manchas vermelhas nas laterais do pênis. Além da ardência, aparece umas bolinhas pequenas e avermelhadas. E isso tem me incomodado. Na época eu tomei fluconazol e melhorou mais. Porém voltou novamente. Devo tomar fluconazol corretamente durante quantos dias? Acho que na época não tomei direito e por isso voltou. Acredito eu!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Pode realmente ser candidíase, mas acho que o melhor seria você procurar um urologista antes de se automedicar.

      1. Washington

        Obrigado, doutor!