Ciprofloxacino: indicações, posologia e efeitos

Dr. Pedro Pinheiro

comment 64 Comentários


O que é o medicamento ciprofloxacino?

O cloridrato de ciprofloxacino (ciprofloxacina) é um antibiótico da família das quinolonas, que é também é composta pelos antibióticos: norfloxacino, ofloxacino, levofloxacino, moxifloxacino, gatifloxacino e gemifloxacino.

O ciprofloxacino é muito usado para o tratamento das infecções urinárias, diarreias bacterianas e infecções da próstata nos adultos.

Já nas crianças esse medicamento é contra-indicado na grande maioria dos casos, porque estudos em animais jovens demonstraram que o medicamento favorece o surgimento de lesões nas articulações e cartilagens. As exceções serão explicadas ao longo do texto.

Atenção: este texto não pretende ser uma bula completa do ciprofloxacino. Nosso objetivo é ser menos técnico que uma bula e mais útil aos pacientes que procuram informações sobre esse medicamento. O que faremos aqui é um resumo das informações mais relevantes da literatura médica e das diferentes bulas de ciprofloxacino disponibilizadas pelos principais fabricantes.

Para que serve

O ciprofloxacino é uma quinolona de 2ª geração, com ações contra diversas bactérias, principalmente as gram-negativas. Entre as infecções que podem ser tratadas com a ciprofloxacino, podemos citar:

*Não costumam  ser a primeira opção de tratamento, pois existem antibióticos mais efetivos para esses casos.

Estudos in vitro mostram que o ciprofloxacino é eficaz contra as seguintes bactérias:

Bactérias gram-positivas aeróbicas: Bacillus anthracis, Enterococcus faecalis (sensibilidade parcial apenas), Staphylococcus aureus (sensíveis à meticilina), Staphylococcus saprophyticus e Streptococcus pneumoniae (sensibilidade parcial apenas).

Bactérias gram-negativas aeróbicos: Burkholderia cepacia, Klebsiella pneumoniae, Providencia spp., Campylobacter spp., Klebsiella oxytoca, Pseudomonas aeruginosa, Citrobacter freudii, Moraxella catarrhalis, Pseudomonas fluorescens, Enterobacter aerogenes, Morganella morganii, Serratia marcescens, Enterobacter cloacae, Neisseria gonorrhoeae, Shigella spp., Escherichia coli, Proteus mirabilis, Haemophillus influenzae e Proteus vulgaris.

Nomes comerciais

O ciprofloxacino é um antibiótico já existente no mercado há muitos anos. Você pode adquiri-lo sob a forma genérica ou pelos vários nomes comerciais disponíveis, incluindo:

  • Bactoflox.
  • Ciflox.
  • Cinoflax.
  • Cipro.
  • Ciprobiot.
  • Ciprocin.
  • Ciproxil.
  • Cirok.
  • Cypro.
  • Procin.
  • Proflox.
  • Quinoflox.

Apresentações

O cloridrato de ciprofloxacino é habitualmente comercializado em comprimidos de 250 mg, 500 mg, 750 mg ou 1000 mg.

Posologia – Como tomar

Assim como acontece com a maioria dos antibióticos, a dosagem e tempo do tratamento dependem de qual infecção estamos lidando. A dose máxima indicada para adultos é de 1500 mg por dia.

As indicações mais comuns para o uso da ciprofloxacino são as infecções urinárias ou da próstata. As posologias mais recomendadas são:

  • Cistite: 250 mg a 500 mg de 12/12 horas. O tratamento dura 3 dias nas mulheres e 7 dias nos homens.
  • Pielonefrite: 500 mg de 12/12 horas por 7 a 14 dias. Nas formas graves, a via intravenosa é a mais indicada.
  • Prostatite aguda: 500 mg de 12/12 horas por 4 a 6 semanas.
  • Prostatite crônica: 500 mg de 12/12 horas por no mínimo 6 semanas.

Para mais informações sobre o tratamento das infecções das vias urinárias, leia: TRATAMENTO PARA INFECÇÃO URINÁRIA.

Outras posologias:

  • Infecção por mordida de animais: 500 a 750 mg de 12/12 horas por 3 a 5 dias.
  • Diarreias infecciosas: 500 mg de 12/12 horas por 3 a 7 dias.
  • Artrite séptica: 500 a 750 mg de 12/12 horas por 14 a 21 dias (início após 7 dias de tratamento por via IV).
  • Peste: 500 a 750 mg de 12/12 horas por 10 a 14 dias.
  • Meningite meningocócica (profilaxia): 500 mg dose única.
  • Donovanose: 750 mg de 12/12 horas por 3 semanas.
  • Cólera: 1000 mg dose única.

O ciprofloxacino pode ser tomado com estômago cheio ou vazio.

Ajuste da dose para insuficientes renais

Nos pacientes com insuficiência renal crônica, a dose deve ser ajustada conforme a taxa de filtração glomerular para evitar intoxicação pela droga.

  • Taxa de filtração glomerular acima de 50 ml/min: não é necessário ajuste da dose.
  • Taxa de filtração glomerular entre 10 e 50 ml/min: administrar 75% da dose a cada 12 horas.
  • Taxa de filtração glomerular abaixo de 10 ml/min: administrar 50% da dose a cada 12 horas.
  • Pacientes em hemodiálise ou diálise peritonial: 250 a 500 mg a cada 24 horas.

Para entender como é feito o cálculo da taxa de filtração glomerular, leia: INSUFICIÊNCIA RENAL CRÔNICA – Sintomas, Causas e Tratamento.

Taxa de eficácia

Habitualmente, as bulas do cloridrato de ciprofloxacino também indicam o antibiótico para o tratamento da gonorreia ou de infecções do trato respiratório. Porém, há no mercado várias opções mais efetivas para essas infecções, fazendo com que, na prática, o ciprofloxacino acabe sendo somente a 3.ª ou 4.ª opção nesses casos.

Os índices de cura ou melhora significativa para diferentes tipos de infecção costumam ser os seguintes:

Tipo de infecçãoTaxa de cura
Trato respiratório inferior e superior 85%
Infecção não complicada do trato urinário 90%
Infecção complicada do trato urinário 97 – 100%
Pele e tecidos moles 90%
Ossos e articulações 75%
Infecções gastrointestinais 100%
Infecções ginecológicas 92%
Otite maligna externa 90%
Prostatite crônica 84 – 91%

Efeitos colaterais

Apesar de ser um antibiótico com boa tolerabilidade, o ciprofloxacino e as quinolonas em geral apresentam alguns efeitos colaterais relevantes.

A categoria mais frequente de efeitos adversos envolve o trato gastrointestinal, ocorrendo em 3 a 17% dos pacientes relatados em ensaios clínicos. Na maioria dos pacientes, perda do apetite, náusea, diarreia, vômito e desconforto abdominal leve são os efeitos adversos mais frequentes. Do ponto de vista neurológico, o sintoma mais comum é a tontura, que surge em cerca de 11% dos pacientes.

Recentemente, novos tipos de efeitos adversos mais graves têm sido relatados. Os mais relevantes são alterações neurológicas, aumento do risco de hipoglicemia e de lesão dos tendões.

As quinolonas podem provocar delirium, comprometimento da memória, desorientação, agitação e distúrbios na atenção. Tais efeitos adversos são pouco comuns, mas podem surgir após a primeira dose e indicam a suspensão do tratamento quando surgem. Também há relatos de risco de neuropatia periférica, que pode ocorrer logo após o início do tratamento e pode ser irreversível.

Nos últimos anos têm sido descrito com alguma frequência, casos de lesão do tendão aquiles secundários ao uso do ciprofloxacino. O risco de lesão dos tendões é maior nos pacientes idosos ou que fazem uso crônico de glicocorticoides. Doses excessivas do ciprofloxacino aumentam o risco.

As quinolonas também têm sido associadas a episódios de hipoglicemia, particularmente em pacientes idosos e com diabetes mellitus.

Devido ao reconhecimento recente de novos e relevantes efeitos adversos, desde 2016, órgão controlador americano Food and Drug Administration (FDA) sugere que as quinolas sejam evitadas nos pacientes com quadros de infecção simples, que podem ser tratados com outras classes de antibióticos, pois os riscos superam os benefícios. As quinolonas devem ficar reservadas às infecções mais graves, principalmente quando não há alternativas tão eficazes.

Contraindicações

O ciprofloxacino, assim como qualquer quinolona, deve ser evitado nas crianças, devido ao risco de lesões osteoarticulares. Atualmente, as únicas situações em que o ciprofloxacino pode ser utilizado na população pediátrica são os casos de infecção respiratória na fibrose cística e antraz.

O ciprofloxacino também deve ser evitado nos pacientes com as seguintes caraterísticas:

  • Grávidas.
  • Durante o aleitamento materno.
  • Pacientes com miastenia gravis.
  • História de epilepsia, pois o ciprofloxacino pode facilitar a ocorrência de crises convulsivas.
  • História de neuropatia periférica.
  • Pacientes com alto risco de arritmias cardíacas.

Interações medicamentosas

Antiácidos, sucralfato, multivitamínicos, sevelamer, sulfato ferroso ou carbonato de cálcio diminuem a absorção do ciprofloxacino.

Nos pacientes que usam anticoagulantes, o ciprofloxacino pode aumentar o efeito da varfarina, causando elevação do INR e maior risco de hemorragias. Cafeína e teofilina também têm seus efeitos exacerbados pelo antibiótico.

Devido ao risco de arritmia, o ciprofloxacino deve ser usado com cautela nos pacientes medicados com antiarrítmicos, como sotalol, amiodarona, procainamida ou quinina.

Assim como ocorre com a maioria dos antibióticos, o ciprofloxacino não interfere com a eficácia da pílula anticoncepcional (leia: Antibióticos Cortam o Efeito dos Anticoncepcionais?).

O ciprofloxacino pode interagir com uma série de outros medicamentos. Se você usa várias medicações, sugerimos uma consulta à bula do medicamento para obter uma lista mais extensa.


Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


64 respostas para “Ciprofloxacino: indicações, posologia e efeitos”

  1. Anderson

    Esse antibiótico Ciprofloxacino é eficaz no tratamento de osteomielite? Qual a porcentagem de cura?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      O Ciprofloxacino pode ser uma opção nos casos de osteomielite causada por bactérias gram-negativas.

      Quanto à porcentagem de cura, é difícil fornecer um número exato, pois isso depende de muitos fatores, incluindo a resposta individual do paciente ao tratamento, a presença de outras condições médicas, a rapidez com que o tratamento é iniciado e a aderência ao regime de tratamento prescrito.

  2. Moisés

    Boa noite Dr.!
    Foi me passado o Ciprofloxacino por causa da dificuldade de urinar, creio que foi devido a próstata aumentada, e eu estou com os mesmos problemas e com fortes dores de cabeça, posso voltar a tomar esse medicamento?
    Eu ainda tenho uma cartelinha com 14 comprimidos!
    Obrigado!!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Ciprofloxacino ajuda se você tiver uma prostatite. Mas se o seu caso for apenas hiperplasia benigna da próstata, o tratamento indicado é outro. O correto é ser avaliado pelo Urologista antes de iniciar qualquer medicamento.

  3. vitoria barreto

    quais as vias de administracao

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Fora de ambiente hospitalar, apenas por via oral.

  4. Ana Vitória

    Quem recebeu o diagnóstico de erisipela pode fazer o tratamento com ciprofloxacina?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não é a melhor opção de antibiótico nesse caso.

  5. Solange

    Esse medicamento serve tbm para candidíase? Ou corrimento amarelo sem cheiro?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não, o ciprofloxacino é um antibiótico, não tem ação contra fungos.

  6. Flávio Leonardo Berto

    Esse medicamento deve ser tomado com estômago cheio ou vazio? Estou tomando logo após o almoço e com alimento a noite.

    Está certo?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Tanto faz, a comida não reduz a absorção do ciprofloxacino.

  7. Alex castro

    Olá Dr Pedro

    meu exame de urina deu Klebsiella pneumoniae

    com resistente para amoxilina/Aclav

    e sensível para ciprofloxacina!

    Então médico me receitou ciprofloxacina para 8dias.

    esta coreto?

    tomei amoxilina/aclav a 20 dias para uma abcesso perianal. Uma coisa não afeta a outra?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim, está correta a conduta. O fato de você ter tomado Amoxicilina com ácido clavulânico por 3 semanas é provavelmente o motivo da bactéria ser resistente a esse antibiótico. Mas ela é sensível a cipro. Não tem problema.

  8. Andrea

    Esse remédio pode baixar a pressão e dar tonteira?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Pode, mas não é comum.

  9. Mônica Abrahão

    Boa noite! Uso Cipro e foi-me indicado Cetoprofeno por outro motivo, pou um outro profissional. Posso usar os dois ao mesmo tempo?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não há contraindicação na associação de ciprofloxacino com anti-inflamatórios.

  10. Maria

    Posso usar cloridrato de ciprofloxacino, usando levotiroxina?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim, mas o ciprofloxacino pode reduzir a eficácia da levotiroxina. Se o tratamento for de curta duração, não tem problema.

  11. Aloisio Antonio

    Esse medicamento é recomendado para tratamento de sinusite aguda?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não é a melhor opção.

  12. Cidinha

    Para infecção urinária com leucócitos 21.000 está correto tomar ciprofloxacino de 12 em 12h?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Ciprofloxacino é uma das opções para tratar infecção urinária.

  13. Maria cicera da conceiçao silva( minha mae)

    Quem esta com anemia pode toma ciproflaxino para infecçao urinaria

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim, não muda nada. Mas a gente tem tentado usar menos quinolonas, grupo de antibióticos do qual a cipro faz parte, por conta dos efeitos adversos. Se for uma infecção leve e se houver outros antibióticos eficazes, o ideal é não usar as quinolonas.

  14. Maria Avelino da Silva Santos

    Esse medicamento interfere na pressão arterial?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não.

  15. Roberta

    Eu tomei a primeira dose vomitei muito estou sentindo calar frios é normal

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não, não é normal.

  16. Nilza Maria

    Oi Boa tarde
    Tomei cloridrato de Ciprofloxacina para infecção bacteriana intestinalquanto tempo depois de ter ingerido ainda age no organismo?…Quais cuidados ainda tenho que ter?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      O antibiótico começa a fazer dentro de 24 a 48 horas.

  17. Nilza Maria

    Oi Boa tarde
    Tomei cloridrato de Ciprofloxacina para infecção bacteriana intestinalquanto tempo depois de ter ingerido ainda age no organismo?…Quais cuidados ainda tenho que ter?

  18. Maria Solange Teixeira Vinci

    eu estou com uma bacteria Klebsiella ja tomei o cipro em dezembro 14 dias fiz o exame agora e continuo com a bacteria agora vou tomar 7 dias,sera que vai dar certo dessa vez?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Tem que saber qual é perfil de sensibilidade da bactéria.

  19. Maria Solange Teixeira Vinci

    eu estou com uma bacteria Klebsiella ja tomei o cipro em dezembro 14 dias fiz o exame agora e continuo com a bacteria agora vou tomar 7 dias,sera que vai dar certo dessa vez?

  20. luana

    Dr bom dia gostaria de saber to com uma dor na bexiga mas não arde a urina posso tomar ciprofloxacino?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não. Primeiro porque você não deve se auto-medicar; segundo porque sem fazer o diagnóstico antes não dá pra indicar um tratamento, pode não ser infecção urinária; terceiro porque cipro não é a primeira opção atualmente pra tratar cistite.

  21. Rodrigo Manzini

    Fazendo o tratamento em quantos dias para a infecção não aparecer no hemograma?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Com 24 a 48h os leucócitos começam a diminuir.

  22. Camila

    Oi boa noite quanto tempo o Cipro demora para fazer efeito

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Antibióticos costumam apresentar efeitos dentro de 48 a 72 horas.

  23. Vanessa

    O Ciprofloxacino pode ser usado em bebê de 8meses

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Poder, pode, mas o ideal é não usar ciprofloxacino nas crianças. Quase sempre há outras opções melhores e com menos riscos de efeitos adversos.

  24. Vanessa

    O Ciprofloxacino pode ser usado em bebê de 8meses

  25. Valdemir

    Ola gostaria de saber se é comum depois de 24 h tomando esse remédio começar umas diarréias?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Diarreia é um efeito colateral comum de vários antibióticos.

  26. Valdemir

    Ola gostaria de saber se é comum depois de 24 h tomando esse remédio começar umas diarréias?

  27. Ana

    Boa noite,gostaria de saber se posso tomar esse medicamento amamentando?
    Fui na emergência e estou com infecção urinária.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      A gente ainda não sabe exatamente quais são as consequências da cipro para o bebê amamentando. Por isso, a ciprofloxacina deve ser evitada durante o aleitamento sempre que houver outras opções viáveis. Como existem vários outros antibióticos que tratam infecção urinária, o ideal é evitar a cipro.

  28. Maria do carmo presotto de oliveira

    Dr estou tratando uma infecção urinaria com esse medicamento e estou tendo febres constante será que está sendo eficaz tratamento de 14 dias

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Se estiver sendo eficaz, você deve notar melhora dentro de 96 horas.

  29. Gabriela

    Quero Saber se Ciprofloxacino Faz A Pessoa urinar demais

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não é um efeito colateral comum.

  30. Gabriela

    Quero Saber se Ciprofloxacino Faz A Pessoa urinar demais

  31. Patrícia

    Oi gostaria de saber se ele é realmente eficaz para tratamento de infecção, pois no meu exame acusou bacilos gram negativo e tenho hemácias e leucócitos na urina, faz duas semanas q terminei tratamento pra sinusite com amoxicilina clav, será que esse cipro não é muito fraco? Sinto fortes dores abdominais e uma pressão no estômago muita náusea pode ser do remédio?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      1- Sim, ele é eficaz pra infecção urinária.
      2- Sim, pode ser efeito colateral do medicamento.

  32. Maione

    Aparentemente eu estou com infecção urinária, e foi passado pra mim esse medicamento junto com o cetoprofeno. Eu posso tomar só o cetoprofeno? Ou tenho que tomar os dois?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Se for pra escolher um, que seja o ciprofloxacino, que é o antibiótico. O cetoprofeno não vai tratar a infecção, ele serve apenas pra aliviar a dor temporariamente.

  33. João Melo

    É comum o uso de ciprofloxacino por periodo superior a 42 dias no tratamento de prostatite? Aumentam-se problemas /riscos com o uso contínuo deste antibiótico?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Se for prostatite crônica, o tratamento é realmente longo.

  34. FRANCICO PAULO PONCIANO DE FREITAS

    Tai gostei muito das informaçoes contidas neste site, e para mim foi muito importante porque neste momento estou me tratando de uma infecçao urinaria. Para mim foi muito esclarecedor, meu muito obrigado valeeeeu

  35. Gorete Assumpção

    Eu uso cipro pq tenho itu por repetição

  36. Fernando Gonçalves Simao

    Eu uso o cipro por causa da infecção na uretra!