Rosácea (acne rosácea): tipos, causas e tratamento

Dr. Pedro Pinheiro

comment 25 Comentários


O que é a rosácea?

A rosácea é uma doença inflamatória da pele, crônica, sem cura, que afeta predominantemente os adultos. A doença relativamente é comum e está presente em cerca de 16 milhões de pessoas só nos EUA. No Brasil, a incidência estimada é de 2 milhões de casos por ano.

A rosácea é menos comum nos países tropicais que nos países de clima temperado, visto que ela acomete preferencialmente pessoas de pele bem clara, daquelas que não costumam ficar bronzeadas, mesmo quando são frequentemente expostas ao sol. Neste grupo, a prevalência chega a ser de até 10%. A rosácea é mais comum em pessoas com descendência inglesa, irlandesa ou escocesa.

O fato dessa inflamação ser mais frequente em pessoas muito brancas não significa, porém, que ela não possa surgir em indivíduos de pele mais morena.

Entre as pessoas famosas com rosácea, podemos citar o ex-presidente dos EUA, Bill Clinton, a atriz Renée Zellweger e a falecida princesa Diana.

As mulheres são mais acometidas, porém, é nos homens que a doença costuma ser mais grave. A inflamação da pele geralmente surge após os 30 anos e raramente ataca as crianças.

A rosácea provoca vermelhidão no rosto e pode produzir pequenas pústulas, semelhantes à acne, daí também ser chamada por alguns de acne rosácea.

A rosácea é considerada uma doença crônica da pele, incurável e se caracteriza por alternância entre períodos de melhora e agravamento. Ao contrário do que ocorre na acne comum, a maioria dos pacientes não melhora com o passar dos anos, pelo contrário, se não houver tratamento, a doença tende a torna-se mais evidente. A inflamação caracteristicamente acomete a região central da face, causando vermelhidão persistente ou transitória nas áreas da testa, bochechas e nariz.

A inflamação não é contagiosa. Não há evidências de que ela possa ser transmitida através do contacto com a pele ou com objetos usados pelo paciente, como toalhas ou roupa de cama.

Causas

Os mecanismos fisiopatológicos que levam ao desenvolvimento da rosácea ainda não estão totalmente esclarecidos. Sabe-se que a doença surge por uma combinação de vários fatores, entre eles, anormalidades no sistema imunológico, reações inflamatórias a microrganismos da pele, lesões por raios ultravioleta e disfunção dos vasos sanguíneos.

A teoria mais aceita no momento é a de que o sistema imunológico inato, que é a primeira linha de defesa do nosso complexo sistema imunológico, age de forma aberrante quando exposto a determinados estímulos externos, como raios solares, traumas físicos ou químicos, ou germes presentes na pele.

Esta resposta anômala do sistema imunológico inato provoca inflamação da pele e dilatação dos seus pequenos vasos sanguíneos mais superficiais, levando à vermelhidão, sensação de calor e ao aparecimento de pequenos vasos na face (explicarei melhor mais adiante).

Entre os germes que podem estar relacionados à rosácea, dois se destacam: o ácaro Demodex folliculorum e bactéria Bacillus olenorius, ambos normalmente presentes na nossa pele.

Rosácea eritêmato-telangiectásica
Rosácea eritêmato-telangiectásica

Sintomas

Existem quatro subtipos principais de rosácea:

  • Eritêmato-telangiectásica.
  • Pápulo-pustulosa.
  • Fimatosa.
  • Ocular.

Rosácea eritêmato-telangiectásica

A rosácea eritêmato-telangiectásica se apresenta habitualmente como um rubor persistente no nariz e nas bochechas e episódios recorrentes de “flushing”, que são ondas de calor, com vermelhidão intensa na face, que podem ou não vir acompanhadas de suor. A presença de pequenos vasos sanguíneos visíveis na face, geralmente na bochecha, chamados aranhas vasculares ou teleangiectasias, também são comuns. A pele ressecada é outra característica desta forma de rosácea.

Rosácea eritêmato-telangiectásica

Rosácea pápulo-pustulosa

A rosácea pápulo-pustulosa é caracterizada pela presença de pápulas e pústulas localizadas preferencialmente na face central. As lesões podem ser confundidas com acne comum, mas diferem por serem mais nodulares e não conterem os característicos pontos negros ou brancos dos cravos e espinhas.

Rosácea pápulo-pustulosa

Rosácea fimatosa

A rosácea fimatosa se caracteriza por hipertrofia e espessamento da pele, tornando-a irregular. Essa é a forma esteticamente mais incômoda. O envolvimento mais comum é do nariz, que recebe o nome de rinofima, mas também pode ser visto em outros pontos da face, como o queixo (gnatofima), testa (glabelofima) ou bochechas.

A grande maioria dos pacientes com rosácea fimatosa são homens adultos.

Rosácea ocular

O envolvimento ocular ocorre em mais de 50 por cento dos pacientes. Manifestações comuns incluem vermelhidão dos olhos, terçol, sensação de queimação ou corpo estranho, olho seco, visão embaçada, coceira nos olhos ou alterações no lacrimejamento.

O acometimento ocular pode preceder, suceder ou ocorrer simultaneamente com as lesões da pele. Crianças e adultos podem ser afetados.

Fatores desencadeantes

Vários fatores têm sido associados a exacerbações dos sintomas da rosácea, incluindo:

  • Exposição a temperaturas muito altas ou muito baixas.
  • Exposição ao sol.
  • Bebidas quentes.
  • Alimentos picantes.
  • Álcool.
  • Atividade física intensa.
  • Irritação da pele por maquiagem, cremes ou outros produtos de uso tópico.
  • Estresse, ansiedade ou nervosismo.

Tratamento

Embora não haja cura para a rosácea, o tratamento pode aliviar bastante os sinais e sintomas. Na maioria das vezes, uma combinação de tratamentos com remédios e mudanças de estilo de vida são necessários para o controle da doença. Os sintomas da rosácea podem variar substancialmente de um paciente para outro, e, consequentemente, o tratamento deve ser ajustado para cada caso individual.

O reconhecimento dos fatores desencadeantes e agravantes é importante para o tratamento. O uso diário de protetor solar é necessário para evitar que os raios UV estimulem a inflamação da pele. Nos pacientes com rosácea pápulo-pustulosa, a distinção correta com a acne vulgar é essencial, pois muitas drogas usadas no tratamento das espinhas podem agravar as lesões da rosácea.

Medicamentos tópicos próprios que se aplicam à pele uma ou duas vezes por dia podem ajudar a reduzir a inflamação e a vermelhidão. Entre os mais comuns estão a tretinoína, peróxido de benzoíla, ácido azeláico, ivermectina, brimonidina ou antibióticos, como o metronidazol ou doxiciclina. Nos pacientes com a forma eritêmato-telangiectásica, o tratamento com Laser é uma opção.

Alguns antibióticos em comprimidos possuem propriedades anti-inflamatórias e ajudam no controle da inflamação, podendo ser usados nos casos de rosácea pápulo-pustulosa. Os mais comuns são tetraciclina, minociclina, azitromicina, claritromicina e eritromicina.

A isotretinoína é uma medicação habitualmente usada nos casos de acne severa, mas que também é útil nos casos graves de rosácea, que não respondem ao tratamento inicial.


Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


25 respostas para “Rosácea (acne rosácea): tipos, causas e tratamento”

  1. waldir Tenório

    Fiquei curado com AZITROMICINA,por acaso, em tratamento por suspeita de COVID.

    Ingeri três comprimidos e os sintomas de rosácea desapareceram.

    Consultei um médico da família e me aconselhou sete dias sem tomar a medicação e mais duas séries de três dias com o remédio e sete dias de intervalo.

    A ROSÁCEA DESAPARECEU!

    Acho que vale a pena estudar o assunto.

    A auto estima volta rápido.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim, o texto cita alguns antibióticos que podem ser eficazes em alguns pacientes. A Azitromicina é um deles. Mas nem todos os pacientes apresentam resposta tão exuberante. Você deu sorte, um tratamento errado (não se usa azitromicina para covid-19) acabou sendo benéfico para sua rosácea.

  2. Jozy

    Não tenho dúvida. Eu só quero ajuda eu não aguento mais. é constrangedor.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Jozy, você já está sendo tratada por um deramatologista?

    2. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Jozy, você já está sendo tratada por um dermatologista?

  3. Priscila mariano

    Ciclo menstrual tem haver com o avanço da rosácea?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Variações hormonais podem causar agravamento temporário da rosácea.

  4. dg superrey

    legal estas informações

  5. luana

    acredito que tenho rosacea, uma vez fui ao dermatologista pelo sus e ele me recomendou uma pomada chamada tarfic a uso ja faz quase um ano, porem minha pele nao melhorou muito, que tipo de tratamento devo procurar.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      O artigo fala sobre algumas das opções de tratamento mais utilizadas. Procure um dermatologista e questione sobre esses tratamentos.

  6. Petrus Paiva

    olá DR. eu usava acídos retinoico , porém fiquei no sol por muito tempo sem protetor , isso ja faz uns 2 anos e minha pele fico extremamente sensível ao sol e vermelhinha ,tem tratamento pra isso? desde já agradeço

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Petrus, a princípio, há tratamento sim. Mas você tem que procurar um bom dermatologista para fazer um acompanhamento.

      1. Petrus Paiva

        HA BOM SABER DR!, MUITO OBRIGADO!

  7. Samantha

    Olá,
    O texto me ajudou muito, tenho 15 anos e a princípio pensei que minha pele estava queimada pesquisei bastante e acho que tenho o primeiro tipo descrito, já marquei o dermatologista. Mas gostaria de saber se posso usar maquiagem ou se só prejudicaria… Obrigada, mesmo!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Pode, mas existem tipos de maquiagem mais apropriados para quem tem rosácea. Não pode usar qualquer uma.

  8. Gabriel Torres

    Oi, Dr ! Eu sempre tive a pele branca e normal, porém bem oleosa e com espinhas e fui diagnosticado com acne vulgar. Assim, começei um tratamento com Roacutan 40mg por dia com peso inicial de 67kgs e 1m67 alt. Porém com o decorrer dos meses a minha pele começou a apresentar uma vermelhidão, inicialmente no nariz com grande descamação e a perca do viço da pele nos braços, descamando bastante. Eu abandonei o tratamento com menos de 5 meses, sendo prescrito até 8, e com menos de 1 mês após o fim, a minha pele piorou na vermelhidão, estão aparecendo várias miniacnes pelo nariz e estou sentindo dores no canto esquerdo da barriga, coisa que não sentia durante a terapeutica. Estou apavorado na hipótese de ter desencadeado uma rosácea e penso na chance dos efeitos sumirem quando a droga for excretada totalmente do meu organismo. Dizem que pode demorar um prazo de até 6 meses, doutor? Meus exames sempre deram ok. E estou bebendo 2 lts de água por dia.Não posso comer “nada” que a a pele irrita na hora. Me dê uma orientação.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Acho que você não deveria ter abandonado o tratamento sem orientação médica. Até porque o roacutan é um medicamento que pode ser usado no tratamento da rosácea. Não tem outro jeito, você tem que voltar ao dermatologista para ele fazer o diagnóstico e tratar sua pele.

      1. Gabriel Torres

        Mas Dr, eu cheguei a avisar a minha médica do ocorrido, ela me disse que pode ser uma rosacea mesmo, e que não foi o roacutan que a causou pois ele, como o senhor me informou e já li, até ajuda no tratamento, porém, eu segui à risca todas as recomendações dela, e ela me disse que a rosacea poderia estar escondida nas acnes. Eu sinceramente não concordo com essa opinião, pois eu nunca tive nada na pele. O senhor não imagina o quanto eu me arrependo de ter tomado essa droga. Agora é como o senhor me disse, correr médicos para encontrar mais uma solução. Estou usando por conta própria até ir ao médico o Rosaliac da La Roche. Te agradeço muito pela atenção. Ah, o senhor atende aqui no RJ?

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
          Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

          Não moro no Brasil. Também não sou dermatologista, não poderia te ajudar muito de qualquer maneira.

        2. Gabriel Torres

          Dr.Pedro, o senhor sabe me informar se há algum problema, ou até mesmo pode ser benéfico a inclusão de cápsulas de Zinco 15mg diárias junto à Limeciclina e dermocosméticos tópicos no controle da Rosácea?

        3. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
          Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

          Nas referências que utilizei não há nenhuma citação sobre o zinco. Há muita informação na Internet, mas nenhum das que eu vi vem de sites sérios de medicina. Como não sou dermatologista, posso estar enganado, mas não me parece que haja provas de que a reposição de zinco seja benéfica na rosácea.

      2. Gabriel Torres

        Oi, Dr! Hoje fui na consulta com uma dermatologista de uma plano bem ‘baratinho’ que tenho, e fiquei surpreso pela assistência que ela deu ao meu caso. 1º eu relatei toda a saga e depois ela analisou com um aparelho a minha pele, fazendo testes com as próprias mãos. Aí ela me confirmou a má notícia que é uma Rosácea de fato, porém, nada está perdido. Pois ela me disse que a doença ainda não se instalou por completa. Aí vou entrar amanhã nos pulsos de Azitromicina 500mg, tomando 1 cp por 5 dias, aí paro por 10, e retorno novamente até completar 3 ciclos e dar tempo de passar essas festas. Ela me indicou também para lavar o rosto o sabonete Suavié da Darrow 2x por dia somente. Eu comentei com ela sobre o Selimax, Azelan,Tetralysal… E ela me explicou que ainda não pode entrar com outros ácidos, e nem mesmo nada derivado a Tetraciclina porque eu ainda estou sob o efeito do Roacutan. Aí ela vai esperar passar mais 2 meses para eu começar a tratar a fundo a Rosácea. Estou me sentindo muito confiante, e por enquanto, vou respeitar as orientações dela. O que achou?

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
          Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

          Acho que o mais importante é o médico lhe passar confiança. Ela é a especialista e vai saber conduzir corretamente o seu caso. Boa sorte.

  9. Alessandra

    Quem tem rosácea pode fazer peeling?

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      Depende de quais substâncias são usadas no peeling. Algumas podem até ser benéficas. O importante é nunca fazer o peeling sem a orientação do dermatologista que está cuidando da rosácea.