Laringite: o que é, sintomas e tratamento

Dr. Pedro Pinheiro

comment 32 Comentários


O que é laringite?

Laringite é o nome que damos à inflamação da laringe, região das vias aéreas onde ficam localizadas as cordas vocais.

A laringite tem várias causas, sendo as principais a alergia, infecções, o fumo, refluxo gastroesofágico ou uso excessivo da voz. A inflamação da laringe e das cordas vocais pode ser manifestar sob a forma de laringite aguda ou laringite crônica.

Neste artigo explicaremos o que é a laringite, quais são as suas causas, os seus sintomas e as principais opções de tratamento. Falaremos um pouco também sobre a crupe, também conhecida como laringite estridulosa.

O que é a laringe?

A laringe é uma curta estrutura cilíndrica, localizada abaixo da faringe e logo acima da traqueia, responsável por abrigar as cordas vocais. A laringe fica atrás de uma saliência cartilaginosa do pescoço conhecida como pomo-de-adão.

Laringite
Anatomia das vias aéreas e laringe

Durante o ato de engolir, o acesso à laringe se fecha, impedindo que alimentos cheguem às cordas vocais e à traqueia. O fechamento da laringe garante que os alimentos sigam o caminho correto em direção ao esôfago. Pela laringe não passam alimentos, somente o ar inspirado e expirado.

As cordas vocais ficam na laringe e, além de permitirem a passagem de ar em direção à traqueia, podem vibrar com a passagem de ar vindo dos pulmões na direção contrária, permitindo-nos emitir sons e falar.

A laringe, portanto, tem três funções principais:

  • Canalizar o ar respirado em direção às cordas vocais e à traqueia.
  • Agir como válvula, fechando a traqueia quando você engole, impedindo que alimentos ou líquidos entrem nas suas vias respiratórias.
  • Permitir a emissão de sons através da vibração das cordas vocais com a passagem de ar vindo dos pulmões.

Quando a laringe inflama, dizemos que o paciente tem laringite, um quadro caracterizado predominantemente pela inflamação das cordas vocais, que provoca uma redução na sua capacidade de vibrar, levando à rouquidão ou perda da voz.

Causas

A maioria das laringites é aguda e autolimitada, com duração menor que 3 semanas. As laringites agudas são habitualmente provocadas por infecções virais que acometem as vias áreas superiores.

É muito comum um quadro de laringite vir acompanhado de outras infecções, como gripe, resfriado, faringite ou sinusite. Crises de alergia que acometem as vias áreas também podem provocar laringite aguda.

Outra causa comum para laringite aguda é o uso excessivo das cordas vocais, provocando irritação das mesmas. As cordas vocais podem sofrer lesões quando gritamos repetidamente, cantamos em voz alta por muito tempo ou quando usamos a voz prolongadamente sem descanso. Crises de tosse também podem causar lesão nas cordas vocais.

A laringite crônica é aquela que dura mais de 3 semanas. Cigarro e uso abusivo de bebidas alcoólicas são causas comuns de laringite persistente.

A irritação crônica da laringe também pode ser causada por refluxo gastroesofágico, sinusite crônica, uso excessivo e constante da voz, como nos casos de cantores ou locutores, ou por uso constante de bombas inalatórias para asma.

Rouquidão crônica também pode ser provocada pela presença de nódulos, pólipos ou tumores nas cordas vocais. Nesses casos, não há exatamente uma laringite, já que os sintomas são provocados pela presença da massa nas cordas vocais e não por inflamação das mesmas.

Sintomas

Os sintomas mais típicos da laringite são a rouquidão e a perda da voz. Dor na garganta também é comum. O pigarro e a sensação de ter que limpar a garganta frequentemente também podem ser sinais de laringite.

Quando a inflamação da laringe é causada por uma infecção viral das vias aéreas, sintomas como coriza, espirros, prostração ou tosse costumam estar presentes (leia: Virose – Sintomas, Causas e Tratamento).

Crupe ou laringite estridulosa

A laringite estridulosa, também chamada de crupe, é o termo usado para uma inflamação, habitualmente de origem viral, que acomete concomitantemente a laringe, a epiglote e a traqueia. O crupe afeta preferencialmente as crianças entre 6 meses e 3 anos de idade. Seu principal sinal é uma tosse rouca, chamada popularmente como “tosse de cachorro”.

A laringite estridulosa é, geralmente, autolimitada, mas em algumas crianças a inflamação das vias aéreas torna-se intensa, provocando dificuldade respiratória. Febre alta, sonolência, chiado ao respirar, dificuldade para mamar e incapacidade de chorar são sinais de gravidade que devem ser avaliados urgentemente por um médico.

Tratamento

Laringite aguda

A laringite aguda é um quadro que melhora espontaneamente, na maioria dos casos com menos de 1 semana.

Para ajudar na cura das cordas vocais, é importante não fumar, não beber e evitar ambientes com fumaça ou poluentes. Manter uma boa hidratação garante que as cordas vocais não irão ressecar, o que poderia agravar o quadro. Inalação com soro pode ser usada, pois ajuda a manter as vias aéreas úmidas.

Gargarejos com água morna e pastilhas ajudam caso haja dor de garganta associada. Se for somente rouquidão, eles não têm efeito, pois nenhum líquido chega à laringe. Lembre-se, o que você deglute vai para o esôfago e não para as vias respiratórias, onde se encontram as cordas vocais.

Evite falar, se possível. Sussurrar não poupa as cordas vocais, muito pelo contrário. Se precisar falar, use um tom suave e baixo, que é mais benéfico para a laringe que o sussurro.

Na maioria dos casos não há indicação para o uso de antibióticos, uma vez que a maioria dos casos infecciosos são provocados por vírus.

Os glicocorticoides sistêmicos têm um papel limitado no tratamento de laringite aguda e devem ser reservados aos pacientes com uma necessidade premente de usar sua voz (por exemplo, cantores, locutores, palestrantes, etc.). Embora a experiência clínica sugira que a administração de corticoides pode levar a uma rápida resolução da inflamação das cordas vocais, não há ensaios clínicos controlados avaliado o uso de glicocorticoides para laringite em adultos.

Anti-inflamatórios podem ser usados se houver dor associada à rouquidão, mas não há evidências de que eles acelerem a resolução do quadro. Parecem ser apenas sintomáticos. Da mesma forma, anti-histamínicos também não parecem ter efeito benéfico.

Laringite crônica

As laringites crônicas precisam ser investigadas pelo otorrinolaringologista. O tratamento passa pela identificação e remoção da causa.

Se você tem refluxo, inibidores da bomba de prótons, como omeprazol ou pantoprazol, são úteis.


Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


32 respostas para “Laringite: o que é, sintomas e tratamento”

  1. Márcia Sahdo

    Muito boa a explicação! Parabéns! Em um atendimento de urgência é fácil para um medico plantonista identificar se é faringite ou laringite, ou se é virose ou não? É possível ser faringite e laringite ao mesmo tempo? Se sim, qual a sugestão para tratar a dor e os incômodos até conseguir a consulta com o especialista?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim, é possível ter faringite e laringite ao mesmo tempo, especialmente se a causa for viral.
      Em um atendimento de urgência, os médicos podem utilizar exames de detecção rápida de antígeno estreptocócico ou material da garganta para diferenciar entre causas virais e bacterianas.
      Nos quadros virais, analgésicos ou anti-inflamatórios costumam ser suficientes.

  2. Ângelo Fonseca

    No tratamento não vem indicado o uso de anti-inflamatórios em geral e antialérgicos no caso de origem alérgica, ficando a dúvida se podem/devem ser usados.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Em geral, anti-inflamatórios ou antialérgicos não têm grande efeito. O anti-inflamatório pode ajudar se houver dor de garganta associada. Atualizei o texto para deixar isso mais claro.

  3. Julieta da C.freitas

    Lendo as explicações, nem tenho, mas tive crupe com 2 anos e 1/2, fiz cirurgia de amígdalas na época, e quando me dá dor na garganta e fico bem rouca, dificuldade de falar, tosse, inclusive estou assim, li que o que tenho é laringite.

  4. Martinho Zotto

    Estou tomando chá de gengibre com limão, quanto tempo leva pra voltar a voz?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Alguns dias para recuperar completamente (com ou sem chá).

  5. Fábio

    Trabalho com pintura de carro, to com crises frequentes de rouquidão e tosse. Sera que tem algo a ver? não fumo.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim, pode ter relação.

  6. Sara Brito

    Meu filho já tá a uma semana com crise de laringite e completou as medicações, ele possui 2 anos. Ele tá comendo normalmente, só que mal está dormindo pelo incômodo que a tosse seca causa. Devo retorna ainda hoje ao médico?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Se o estado geral dele é bom, se não tem febre, não tem dificuldade respiratória, está brincando e comendo bem, não há urgência.

  7. cassio

    ola sofri uma pancada no pescoco onde ficou alguns dias doendo pra engolir como dor de garganta de depois me deixou com voz rouca que pode ser feito

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Você pode ter feito uma lesão da laringe. O ideal é ser visto por um otorrinolaringologista.

  8. Bruno

    Obrigado por compartilhar o texto, melhor conteudo que encontrei sobre…

    Parabens

  9. Adriana

    Boa noite!
    Tenho laringite frequentemente, ja fiz tratamento para sinusite, renite ambos cronico.Essa laringite esta me deixando preocupada.Qual especilaista procurar?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Otorrinolaringologista.

  10. Luiz Carlos Cardoso

    Boa tarde , tenho uma tosse cronica que persiste desde criança, sempre procurei medicos, fiz exames e alergistas que me receitou a tal vacina pra alergiaque fiquei tomando aquela porcaria por mais de ano sem sucesso ,qdo criança era casual, com o tempo passou a ser mensal agora permanente e agora esta prejudicando minha voz, com 03 anos de idade fui vitima da tal crupe

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Você já foi visto por um otorrinolaringologista?

  11. Rosana Rulin Cunha

    Calor excessivo, uso de ventilador e muita bebida gelada pode desencadear uma laringite?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Em pessoas mais sensíveis, sim.

  12. Marta Marques

    olá, minha pergunta é meu filho não tem mais as amídalas e esta com essa tosse rouca, pode ser laringite? E qual seria o melhor tratamento?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pode, mas tem que descobrir se a causa é alérgica ou viral antes de tratar.

  13. francisca das chagas dos santo

    descobri que tenho laringite causada por refluxo e minha médica disse que eu não posso comer frutas cítricas, mas vi em alguns sites que suco de limão com água morna cura laringite, estou confusa. por favor me explique isso.
    Att Franthesca

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Suco de limão com água não cura laringite, principalmente se a causa for refluxo.

  14. Romulo Costa

    beijei uma professora que geralmente fica sem voz, possivelmente ela tem laringite. Depois do beijo fiquei rapidamente com os mesmos sintomas garganta inflamada e tosse de cachorro. Tá ai a dúvida isso seria causas devido monucleose ou Laringite

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Quando você diz rapidamente, quanto tempo exatamente é isso?

      1. Romulo Costa

        Dia para o outro. Será que foi virús que peguei de um terceiro.

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
          Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

          Menos de 24 horas de intervalo é muito pouco tempo. É mais provável que a fonte de infecção tenha sido outra.

  15. Francine Alves

    Dr a laringite pode fazer sangrar o nariz e ter dor de cabeça?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Sangrar o nariz não é habitual. Dor de cabeça pode ocorrer em qualquer quadro infeccioso.

  16. andrea

    e muito bom esse saiter tem tirador as minha duvidas por que eu estou sofredo com problema de tiroiedismo e tem mim ajudado muito obrigado doutores

  17. Maria José

    Muito bom. Melhor texto sobre laringite que eu encontrei. Parabéns aos doutores.