Cisto sinovial – Causas, Sintomas e Tratamento

O cisto sinovial é uma tumoração benigna, assintomática na maioria dos casos, e sem nenhuma possibilidade de se tornar câncer.

O cisto sinovial é um tumor benigno que habitualmente apresenta-se como um pequeno nódulo arrendondado acima das articulações ou tendões, principalmente nas mãos e punhos. Em português bem claro, o cisto sinovial é uma bolinha de consistência mole, que surge geralmente acima do punho ou em um do dedos da mão.

Neste texto vamos abordar os seguintes pontos sobre o cisto sinovial:

  • O que é o cisto sinovial.
  • Causas do cisto sinovial.
  • Sintomas do cisto sinovial.
  • Tratamento do cisto sinovial.

O que é o cisto sinovial?

Para entender o que é o cisto sinovial, precisamos antes falar um pouquinho sobre a sinóvia e as articulações.

Todo mundo entende que nosso esqueleto é amplamente articulado. Conseguimos dobrar e girar braços, pernas, mãos, dedos, pescoço, etc. Toda essa gama de movimentos que nosso esqueleto é capaz de fazer se deve ao fato de termos articulações, que são as estruturas que unem dois ossos diferentes e permitem o movimento entre eles. Como exemplo de articulações, podemos citar os joelhos, cotovelos, tornozelos e punhos.

Cisto sinovial

Para que essa movimentação de um osso contra o outro não provoque atrito e desgaste, dentro das articulações existem duas importantes estruturas, o líquido sinovial e as cartilagens.

A cartilagem é um tecido escorregadio localizado nas extremidades dos ossos articulados. O líquido sinovial é uma espécie de lubrificante que fica dentro das articulações, circundado por uma bolsa chamada sinóvia. Estas duas estruturas permitem que os ossos das articulações possam deslizar um sobre o outro durante anos e anos com mínimo atrito, impedindo que haja desgaste dos mesmos.

A perda destas duas estruturas provoca lesão dos ossos, levando a uma doença chamada artrose (leia: O QUE É ARTROSE?). Além das articulações, os tendões também são circundados por uma bolsa contendo líquido sinovial.

Cisto é nome que damos a qualquer bolsa que tenha material líquido ou semilíquido em seu interior. O cisto sinovial é, portanto, é uma bolsa que contém líquido sinovial.

O cisto sinovial surge nas articulações ou tendões, sendo uma herniação de parte da sinóvia e da cápsula das articulações. Este “vazamento” de líquido sinovial para fora das articulações forma uma bolsa que pode ser facilmente vista e palpada.

Apesar de ter origem no líquido sinovial, o conteúdo da cisto sinovial não é puramente líquido. O material dentro do cisto fica isolado do resto da articulação e acaba por formar um espécie de geleia.

Causas o cisto sinovial

Não se sabe muito bem por que os cistos sinoviais surgem. A teoria mais aceita é de que pequenas lesões da cápsula articular, causadas por traumas ou esforço repetitivo, permitem o extravasamento de líquido sinovial para fora da articulação, formando o cisto.

Além do trauma e do uso excessivo da articulação, um defeito na formação da articulação também parece ser importante, já que o cisto sinovial pode surgir em pessoas sem história de traumas ou uso repetitivo da articulação.

Sintomas do cisto sinovial

O cisto sinovial é uma massa arrendondada, que costuma ter um diâmetro de 1 a 3 centímetros, compressível e de consistência borrachosa. O cisto costuma ser visível e palpável, estando a pele acima íntegra e sem sinais inflamatórios. A lesão é transluzente, ficando avermelhada quando jogamos um foco de luz sobre a mesma, demonstrando seu conteúdo fluído.

O cisto pode surgir subitamente ou ir crescendo ao longo do tempo. Seu tamanho pode variar, estando mais ou menos volumosos em determinados momentos. Ele também pode desaparecer espontaneamente e reaparecer tempos depois.

O cisto sinovial pode surgir em qualquer articulação, mas sua localização mais habitual é na região do punho ou em um dos dedos da mão. Ele não costuma provocar dor, mas pode fazê-lo caso a massa comprima algum nervo. Nesta situação, além da dor, também é possível haver perda de força e de sensibilidade na região da articulação ou tendão.

Existem casos de cistos sinoviais pequenos e ocultos, que não são visíveis através da pele, mas que são descobertos por causaram dor. Cistos ocultos podem ser diagnosticados pela ultrassonografia ou ressonância magnética.

Tratamento do cisto sinovial

O cisto sinovial é uma tumoração benigna, sem nenhuma possibilidade de se transformar em câncer. Na maioria dos casos ele é assintomático e, como pode desaparecer espontaneamente, nenhum tratamento é necessário.

Por outro lado, se o cisto estiver provocando dor ou atrapalhando na movimentação da articulação, o tratamento médico está indicado.

Um tratamento simples é a imobilização da articulação com talas, de forma a comprimir o cisto e impedir a movimentação da articulação. Desta maneira, tenta-se criar um mecanismo contrário, empurrando o material do cisto de volta para a articulação.

A aspiração do cisto com uma agulha é outra opção e pode ser feita com anestésicos locais no próprio consultório (leia: TIPOS DE ANESTESIA). Após a aspiração, o médico costuma infundir uma solução com corticoides para colar as paredes do cisto e atrapalhar o seu reenchimento. A taxa de sucesso desta técnica é de 75%.

A aspiração apresenta resultado superiores à imobilização por tala, mas, mesmo assim, há risco de reincidência do cisto. Em cerca de 15 a 20% dos casos, o cisto retorna com frequência e se o paciente continua tendo queixas de dor ou incômodo, o ortopedista pode indicar a remoção cirúrgica do mesmo.

A cirurgia pode ser feita pela via clássica ou através de artroscopia. O problema da cirurgia é que ela é um procedimento muito mais invasivo e não garante 100% de cura. Mesmo após remoção cirúrgica, o cisto sinovial pode retornar.

VEJA OUTROS ARTIGOS SEMELHANTES

65
Deixe um comentário

avatar
300
Bruna
Visitante
Bruna

Explicação bem claro e objetiva !! Gostei .

Cristiane
Visitante
Cristiane

Eu já tive, fiz duas cirurgias e ele voltou. Somente na terceira que minha amiga havia me indicado um outro ortopedista que havia feito nela e não voltou, que retomei a coragem e fiz a uma terceira cirurgia, a desde 12/2013 estou sem ele voltar.

Allison
Visitante
Allison

Qual o especialista que devo procurar para o tratamento? (será o ortopedista?)

Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
Visitante
Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

Pode ser ortopedista.

Paulo Cenas
Visitante
Paulo Cenas

Boa Noite Dr. Pedro!
Estou com um cisto exatamente como mostrado no desenho, mas só que no cotovelo.
Não parece ter líquido dentro pois é uma cartilagem dura, solta e parece estar preso em um nervo.
Apareceu apenas no cotovelo do braço direito e acredito ter sido de ficar apoiado no balcão de loja.
Existe alguma pomada ou medicamento para este tipo de contusão?

Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
Visitante
Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

Não, não existe tratamento tópico para esses casos.

Sabrina Fendenburg
Visitante
Sabrina Fendenburg

Dr. Pedro, agradeço sua atenção, mas não disse que cisto tem algo a ver com artrose.

Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
Visitante
Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

Eu não entendi sua pergunta então. Que bolinha você se refere?

Sabrina Fendenburg
Visitante
Sabrina Fendenburg

Essa bolinha pode ser artrose? A minha é como a descrita no ,artigo e não dói,

Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
Visitante
Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

Cisto sinovial nada tem a ver com artrose.

William
Visitante
William

estou com um caroço no tornozelo direito do lado direito do pe rsrsrsr, do tamanho de uma bolinha de gude, sinto que doi nessa parte algum tempo, ate pensei que podia ser algum osso mais tem tem osso dessse jeito ali… e assim vim parar aqui Dr.

JOSIETE SANTOS
Visitante
JOSIETE SANTOS

o cisto de punho pode voltar com 3 vezes o tamanho anterior depois de 3 meses da cirurgia

Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
Visitante
Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

Pode.

Patrícia
Visitante
Patrícia

Olá Dr.
Até quantas vezes posso drenar o cisto? Quando é feito esse procedimento, o liquido retirado não fará falta nas articulações?

Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
Visitante
Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

Não tem limite. O líquido no cisto já não está mais na articulação, por isso, não fará falta.

josiane
Visitante
josiane

Oi Dr no meu dedo indicador. da mão. esquerda saiu um caroço na parte interna, só percebo ele se eu passar a unha, ele é duro, não. doi e é em cima da ultima articulação e por esses dias notei que naa mesma articulação. e no mesmo dedo porem na parte de cima saiu um caroço maior, mole parece ter liquido dentro e a pele envolta dele está. ressecada. isso pode. ser cisto sinovial?

Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
Visitante
Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

Sem examinar a lesão não consigo emitir opinião.

Heloisa P
Visitante
Heloisa P

Parabéns pelo Texto Dr Pedro.
Meu caso é complicado, pois meu cisto é persistente rsr
Já fiz aspiração, e duas cirurgias (em 2005 e 2010) e ele sempre volta.
Não sei mais o que fazer, seria o caso de nova intervenção cirúrgica??
O pior que dessa vez esta dolorido…

Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
Visitante
Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

Se dói, sim.

Ederson Siqueira
Visitante
Ederson Siqueira

Ola dr Pedro primeiro obrigado pela disposição. Em meus dois pulso apareceram o cisto sao pequenos fui ao ortopedista e confesso que ele mal olhou nao me tratou como paciente. E me passou uma injeção de duoflan e disse que vai sumir o senhor concorda com o procedimento?

Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
Visitante
Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

O cisto realmente some sozinho com o tempo.

Rosilene
Visitante
Rosilene

Olá doutor. Estou com um nódulo mole no dedo mindinho de aproximadamente 1cm. Ele não doi e nem coça. Será que pode ser cisto sinovial?

Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
Visitante
Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

Depende do local. Para ser cisto sinovial, esse nódulo tem que estar localizado em cima de uma articulação.

Regiane
Visitante
Regiane

Boa noite doutor, foi diagnosticada com cisto sinovial e o médico recomendou apenas gelo e um anti-inflamatório gel no local, porém estou sentindo dor , às vezes doi o braço inteiro até o cotovelo, devo procurar outro profissinal?

Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
Visitante
Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

Se você não sentiu firmeza no primeiro, sim.

Laura Pyon
Visitante
Laura Pyon

Qual tipo de médico eu devo procurar para extrair o cisto sinovial do dedo?

Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
Visitante
Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

Ortopedista ou reumatologista.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. OkSaiba mais