Adenoide: sintomas, hipertrofia e tratamento

Dr. Pedro Pinheiro

comment 87 Comentários


O que é a adenoide?

As adenoides são duas pequenas glândulas compostas por tecido linfoide, semelhantes às amígdalas e aos linfonodos.

Nascemos com duas adenoides, que ficam localizadas no ponto mais posterior da garganta, especificamente na região da nasofaringe, que é o local onde se encontram o fim da cavidade nasal e o início da faringe. Ao contrário das amígdalas, não é possível ver as adenoides ao abrirmos a boca, pois estas ficam acima do palato (céu da boca).

As adenoides crescem durante a infância e começam a regredir ao redor dos 8 anos. Quando elas crescem muito, podem causar obstrução da passagem do ar respirado pelo nariz.

Assim como as amígdalas e outros linfonodos, as adenoides têm como função a produção de linfócitos e anticorpos, ajudando o organismo a se defender de micro-organismos que invadem as cavidades nasal e oral. Todavia, elas não são essenciais e a sua retirada cirúrgica não parece causar nenhum problema ao sistema imunológico do paciente.

Habitualmente, as adenoides são formadas no sétimo mês de vida do feto, continuando seu crescimento até aproximadamente 5 ou 6 anos de idade. A partir dos 8 a 10 anos, elas começam a regredir, desaparecendo totalmente até a vida adulta.

Adenoide
Adenoide

Hipertrofia da adenoide (carne esponjosa)

Toda criança tem adenoide. Como acabamos de explicar, adenoide não é o nome de uma doença, mas sim uma glândula que todo ser humano possui durante a infância.

Os problemas com as adenoides surgem quando estas crescem demais e passam a obstruir a passagem de ar pela cavidade nasal. As adenoides grandes são conhecidas popularmente como “carne esponjosa”. O termo médico correto é hipertrofia das adenoides.

As adenoides se tornam hipertrofiadas geralmente em crianças com repetidas infecções de garganta. É comum a inflamação da glândula, chamada adenoidite, vir acompanhada de amigdalite e faringite.

Crianças com hipertrofia das adenoides e/ou adenoidite de repetição costumam apresentar, além dos sintomas de dificuldade respiratória que serão explicados mais adiante, quadros de otite média de repetição, sinusite crônica e rinite persistente.

Adenoide hipertrofiada detectada em exame de ressonância magnética
Adenoide hipertrofiada detectada em exame de ressonância magnética

Depois de alguns episódios de amigdalite/adenoidite, a própria adenoide pode passar a albergar algumas bactérias, servindo como fonte para futuras infecções respiratórias.

Sintomas

As adenoides de tamanho normal não provocam nenhum sintoma e desaparecem na adolescência sem provocar problema algum. Porém, em algumas crianças com infecção respiratória de repetição, elas podem crescer, tornando-se permanentemente hipertrofiadas durante toda a infância.

As adenoides hipertrofiadas podem obstruir a passagem de ar pela cavidade nasal, provocando alterações como respiração ruidosa, respiração permanentemente pela boca, apneia do sono, roncos noturnos, voz anasalada e coriza persistente.

As dificuldades respiratórias são mais comuns à noite, pois quando dormimos nossa musculatura relaxa, aumentando, assim, a obstrução das vias aéreas pela adenoide hipertrofiada.

Crianças com adenoides grandes podem ter pesadelos frequentes, sono irregular, sono turbulento e episódios curtos de parada respiratória, chamado de apneia noturna. A criança dorme mal e passa o dia irritada, cansada e sonolenta.

O aumento de tamanho das adenoides também pode causar obstrução da tuba de Eustáquio (tuba auditiva), que é um canal que liga a cavidade nasal ao ouvido médio e ajuda a manter a pressão do ar igual dos dois lados do tímpano.

A obstrução da tuba de Eustáquio pode provocar audição abafada, dor de ouvido, sensação de estalidos no ouvido ou infecções recorrentes no ouvido médio (otite média).

A hipertrofia das adenoides faz com que as crianças respirem persistentemente pela boca, o que leva a alterações na anatomia da face e dos dentes, provocando uma aparência chamada fácies adenoideana.

Crianças com fácies adenoideana caracteristicamente possuem um rosto alongado, dentes incisivos proeminentes, dentes agrupados, maxila pouco desenvolvida, lábio superior curto, narinas elevadas e um palato arqueado.

Fácies adenoideana
Fácies adenoideana

Tratamento

As adenoides hipertrofiadas só começam a regredir a partir dos 7 anos de idade. Como muitas crianças apresentam complicações desde os 2 ou 3 anos, isso muitas vezes pode significar pelo menos 4 anos de infecções de repetição, dificuldade respiratória, sono ineficaz e alterações na anatomia da face.

O único tratamento para as adenoides grandes é a cirurgia, chamada adenoidectomia. Como as adenoides regridem espontaneamente com o tempo, a indicação da cirurgia tem que ser bem feita, pesando os riscos cirúrgicos com as complicações causadas pela obstrução das vias aéreas.

A cirurgia para remoção das adenoides é geralmente indicada nas crianças com obstrução grave das vias respiratórias, principalmente naquelas de 3 ou 4 anos com dificuldades para dormir, com otite média e/ou sinusite de repetição. Nos quadros mais leves, o tratamento é feito com antibióticos e corticoides durante as crises (amigdalites/adenoidites), não havendo indicação para cirurgia.

Durante o ato cirúrgico para retirada das adenoides, frequentemente as amígdalas também são removidas.

A adenoidectomia é uma cirurgia relativamente simples e curta, mas é feita sob anestesia geral. O procedimento é feito pelo medico otorrinolaringologista.

Habitualmente o paciente fica internado apenas por 1 dia. Se tudo correr bem, a criança pode voltar a frequentar as aulas após 1 ou 2 semanas (deve-se evitar contato com crianças com infecção respiratória nas primeiras 2 semanas de pós-operatório).


Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


87 respostas para “Adenoide: sintomas, hipertrofia e tratamento”

  1. Bruno

    Obrigado por esse relatório tão rico e bem explicado. Fez muito sentido pros problemas que meu filho está tendo e vai me ajudar a lidar com a situação. Parabéns pelo seu trabalho!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Obrigado, Bruno. Que bom que o artigo foi útil.

  2. Kamila

    No relatório médico do meu filho de 3 anos deu ” Obstrução total da coluna aérea do nasofaringe ” nesse caso é necessário fazer cirurgia? Oque significa?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      É bem provável, pois a adenoide está causando uma obstrução total da passagem de ar pelo nariz.

  3. Érica

    Meu filho tem 2anos com 90% da adenóide tenho que fazer cirurgia ou só tratamento com corticoide e antibiótico ele tem apneia do sono e crise respiratória

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Da forma que você descreve, a cirurgia me parece ser a melhor opção.

  4. Dayane

    Criança de 3 anos, 80% de hipertrofia, praticamente assintomática, tosse crônica em contaminações virais, configura um quadro leve? Poderia esclarecer o que seria um quadro leve?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Se ela é assintomática e só tem infecções virais esporádicas, o quadro é considerado leve. Por outro lado, se ela tiver dificuldade para dormir, dificuldade respiratória aos esforços, infecções frequentes e alterações na anatomia da face, aí, sim, é um caso em que se deve considerar a cirurgia.

  5. Deyvid Didie

    Boa tarde doutor , meu filho vai fazer 5 anos mês que vem, hoje ele fez um exame e consta que o tecido adenoideano ocupa 70% da rinofaringe.

    Seu artigo me esclareceu muito, tudo o que o meu filho apresenta de sintomas está explicado, parabéns e muito obrigado!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Obrigado, Deyvid. Que tudo corra bem com o seu filhinho.

  6. Joelma tavares de araujo

    Criancas com adenoide elevada atrapalha no desenvolvimento ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Se for grave, pode atrapalhar.

  7. Grasiele

    O que significa “Coluna aérea pérvia com mínima redução em seu calibre”?
    Obrigada

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Significa que a passagem de ar pelas vias aéreas altas não tem obstrução relevante.

  8. Joao

    Meu filho esta com Adenoide, agora está tomando predisim por 10 dias. Cheguei até encontrar um livro sobre bronquite, foi bom conhecer mais, porque pensei que era bronquite. Esse artigo me ajudou mais ainda. Obrigado.

  9. RUBENS MELO

    Bom dia filho tem 9 anos e hoje quando acordou o nariz estava sangrando pode ser problema de adenoide?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Na imensa maioria dos casos, sangramento nasal não tem relação com adenoide.

  10. Mariluh

    Dr, quais os riscos de uma criança de 5 anos fazer raio x do cavum? Aos 10 meses, ela fez TC do crânio.

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      Não há riscos. No que você estava pensando?

  11. Bianca Testoni

    Olá Dr. Pedro… tenho uma cirurgia de septo marcada e o otorrino informou que tenho um pouco de adenoide e como já vai operar vai cauterizar, esse procedimento é seguro?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim.

  12. Vanessa nunes

    Dr. Boa tarde o senhor pode me dizer o q significa os dizeres Acentuada reducao da amplitude da coluna aerea do rinofaringe,por hipertrofia das adenoides … .Obrigado

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Significa que as adenóides estão grandes e diminuem o espaço para a passagem do ar respirado.

  13. Paulo Eduardo

    Dr.Pedro,tenho 43 anos e pelos meus estudos á internet,notei que sempre
    tive essa carne esponjosa,minha tia falava e eu não acredita nessa
    cirurgia,nesse momento estou me sentindo muito mal,tenho muita falta de
    respiração ao fazer qualquer esforço físico.Será que minha cirurgia
    corre risco,e qual a alimentação necessária ante da cirurgia?

  14. Cheila

    Olá, poderia me explicar o que significa os dizeres “parcial redução da coluna aérea da rinofaringe, secundário ao aumento volumétrico das adenóides”? Obrigada.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Significa que as adenóides estão aumentadas e, com isso, diminuem o espaço para a passagem do ar nas vias respiratórias.

  15. Marco Gomes

    Excelente blog. Parabéns e obrigado, Dr Pedro. Passamos por um grande estresse, só que foram 2 cirurgias em nossa filhinha. Adenoidectomia com 2,5 anos e apenas 5 meses depois teve que se submeter à amigdalotomia, devido a tantas apneias que apresentava conforme mostro em videos em meu blog

    Obrigado por ajudar, pois há diversos pais aflitos neste momento com os mesmos problemas. Um abraço e fique com Deus.

  16. patricia

    Dr. Pedro ,por gentileza ,poderia me explicar o que significa coluna aérea com calibre conservado na rinofaringe?Grata .

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Significa que não há sinais de obstrução da passagem do ar.

  17. thiago

    Olá alguém ja morreu de adenóide cronica hipertrófica?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não sei, não conheço todas as pessoas que já viveram no mundo. :)
      Falando sério agora, a princípio, hipertrofia da adenoide não é um problema que cause relevante risco de morte, apesar que, em caso mais graves, podem haver complicações, como atraso no crescimento, problemas de no desenvolvimento neurológico e graves restrições respiratórias.

  18. eulania santos

    olá meu filho tem 2 anos e adenoide dele é 80 % ele respira muito pela boca e a noite ronca muito é necessário fazer cirurgia?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      É possível que sim, pois ele ainda é muito novinho. Ainda faltam alguns anos até as adenoides começarem a regredir espontaneamente.

  19. Simone Adriano Schuenck

    Dr. Pedro, meu filho tem 4 anos, já fez raio x de cavum e o nasofibroscopia, sendo que foi constatando uma adenoide pequena não atrapalhando totalmente o canal da narina. Mais o meu filho tem todos os sintomas acima descritos (sinusites, faringite, amidalites mais não constante) e então foi feito um tratamento que já dura dois anos, que até o momento não obteve resultado, possui o otorrino dele indicou a cirurgia, por causa das infecções constantes, e recomendou a retirada das amídalas. Ele quase não tem amidalites e sim sinusites e faringites constantes, mesmo assim é necessário a retirada delas também?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Muito difícil opinar à distância em uma situação complexa com a do seu filho. O que eu posso sugerir é que, caso vocês estejam inseguros, procurem a opinião de um segundo otorrinolaringologista.

  20. rafaela lemos

    Ola meu filho vai fazer a cirurgia no dia 25de agosto nas essa semana ele ta com renite to medicando ele mas se ele não melhora ate la sera q ele poderá fazer as cirurgia normalmente

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      A princípio, sim.

  21. Lília Mendes

    É possível um adulto ter hipertrofia das adenoides? Se for o caso de ser possível, é sinal de que esta não regrediu/ atrofiou?
    Obrigada

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não é comum, mas é possível. Sim, é sinal que ela não regrediu.

      1. Lília Mendes

        Se for submetido à adenoidectomia, há alguma possibilidade, por mais remota que seja de hipertrofiar outra vez, tipo nascer de novo? Se sim, quais podem ser as possíveis causas?

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
          Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

          Uma vez retiradas, as adenóides não voltam a crescer, principalmente em adultos.

  22. David Fim

    Boa noite Dr.
    fiz uma sirurgia a 1 ano e meio atras, das amígdalas mas ainda tenho muita falta de ar acha que devo fazer a sirurgia das adenoides
    obrigado..

  23. karlos padilha

    fiz uma radiografia cavun e o relatório foi: redução mínima da coluna aérea do rinofaringe devido aumento de adenoides.
    o q significa exatamente isso?????????

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Que as suas adenoides estão grandes, obstruindo a passagem do ar.

  24. Andrea Benevenuto

    meu filho operou adenoides tem 4 meses e desde entao ainda nao respira bem, sera que o medico nao tirou toda a adenoide…

  25. alessandra

    Doutor tenho 14 anos e sofro muito com adenóide eu preciso operar?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Se até agora elas não regrediram, e você sente-se muito incomodada, a cirurgia é uma opção a ser levantada.

  26. Sandra

    Dr. Meu filho tem 6 anos e foi constatado que tem adenoide de 80%, se eu operar agora corre o risco de voltar?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não costuma voltar, até porque elas começam a regredir espontaneamente a partir dos 7 anos.

  27. Luciana Couto

    Olá dr. Minha filha tem repeidas infecções de garganta desde dois anos de idade, já levei á vários médicos, e cada um me fala um diagnóstico diferente. Lendo sobre Adenoide vi que minha filha tem alguns sintomas da doença. Gostaria de saber em qual consultório o sr atende, para que eu possa leva-la. Desde já agradeço.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Luciana, não sou otorrinolaringologista.

  28. thais

    Na entrada do meu nariz tem uma coisa crescendo isso pode ser adenoide?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não, adenoide é muito profundo, não dá para ver.

  29. Sandra Regina

    A adenoide pode atrapalhar nos estudos da criança.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Pode indiretamente, caso ela tenha dificuldade para dormir ou infecções de repetição.

  30. Michele Santana Silva

    meu filho tem 9 anos vai ter que operar o mais rápdo possivel, ele esta dando dor de cabeça 4 vezes no dia e ele é alergico a vários remédios e a lactose será que a operação será de risco pra ele. estou muito preocupada.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      A princípio, não. Basta alertar o anestesiologista sobre as alergias.

  31. Allê Rocha

    Minha filha tem 10 anos e ela esta com adenoides será que ela vai precisa operar a cirurgia é de risco.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      A cirurgia é simples.

  32. Diego Andrey

    dr. tenho 20 anos e tenho adenoide fiz, uma cirurgia quando criança mais n adiantou, queria saber se eu encarando uma cirurgia novamente se è capaz da minha voz voltar ao normal sem aquele som fanhoso?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Se a causa do som anasalado for a adenoide, sim.

  33. Guilherme Samuel C. Ivanovski

    Na cirurgia de desvio de septo é necessário retirar as adenoides?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não. Só se houver indicação para tal.

    2. thiago

      eu tenho adenóide to tomando remédio e será que vai adiantar

      1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
        Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

        Que remédio?

  34. sandra

    minha filha tem 3 anos tem q operar de adenoide e as amigdalas so que nunca teve inflamaçaõ devo operar so ronca bastante e ficar com a boca aberta

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Se ela tem dificuldade respiratória, ela pode ficar com alterações cranianas caso não opere. Se o pediatra indicou a cirurgia, você deve confiar nele.

  35. Eduardo

    Doutor ; tenho 28 anos e minha adenóide do lado direito da garganta sempre foi bem grande . Como faço para resolver isto ? Obs: nao sinto dor alguma.

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      Tem que pedir a opinião de um otorrinolaringologista.

  36. Alzinete

    Bom dia!acabei de descobrir que as adenóides da minha “filha”estão bem inchadas.levei ela ao médico com muita tosse,achei que fosse alergia a tinta da casa e estava certa.o médico falou que além da tiniste alérgica as adenóides estavam bem inchadas passou alguns remédios estou administrando e pingando gotas no nariz e ela esta bem melhor. Adorei ler um pouco mais sobre esse assunto gosto de saber de tudo que meus filhos tem pra poder fazer tudo correto e passar para outras pessoas.muito obrigado.

  37. raiane

    tenho um filho de um ano de idade que tem adenoide, vai prejudicar ogora na saude dele

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      Não entendi.

  38. raquel oliveira

    Dr queria saber o que faz ,pois tenho amiga ki tem as adenoides crecidas tabm tem a apineia do sono o ki devemos faz a cirugia ou o tratamento .. ela tem 9 anos … ja foi no medico i ele disse ki ela esta com 90% da respiraçao comprometida

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      Se está dificultando tanto a respiração, a cirurgia é uma opção válida. Converse com o pediatra.

  39. micilania

    bom dia.li a postagem , e so falam sobre crianças ,mas tenho 27 anos e sofro desse problema,ainda ñ conssequi operar..custos alto.

  40. JAMILLY CRISTINE

    quais os sintomas de adenoide para quem tem carne crescida no nariz, que é recomendavel ou casos graves que exigem e é aconselhavel a cirurgia

  41. rogerio

    boa tarde Dr. minha filha tem 9 anos esta idade é comum ter problema com adenoide ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Nesta idade os problemas começam a diminuir, pois a adenoide começa a regredir.

  42. Eva Cortes

    Boa Noite, gostei muito das informações acima. Meu filho vai fazer seis anos em Março e a adenoide dele já está enorme no exame deu que ele tem 90% do nariz fechado e o médico indicou cirurgia ano passado, mas fizemos um tratamento com uma alergista e ele dormiu bem durante esses meses mas agora voltou a ter dificuldade de dormir. No caso dele devo fazer mesmo a cirurgia ou aguardar ele completar 07 anos?? o q faço tenho muito medo de cirurgias… me ajude. Eva.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Eva, seria muita irresponsabilidade minha opinar à distância. Quem tem que decidir são vocês em conjunto com o pediatra.

  43. atendimento_marcia

    boa noite, parabéns pela materia, minha filha teve otite desde os 8 meses e na época foi indicado colocar um dreno, tem crises de sinusite considerada cronica e muita dor de cabeça que se tornaram constante, acompanhadas de falta de ar, consegui fazer uma ressonancia e foi detectado volume aumentado do tecido linfoide da rinofaringe determinando redução da coluna aérea local. o que me preocupa são as frequentes dores de cabeça mesmo medicada e descobri recente que o coração dela é bicuspide. a cirurgia é indicada? por favor preciso de informações mais precisas.

  44. Helder Amorim

    Olá. Dr, pode um adulto ter adenoide? Falo isso por que já ouvi uma passoa adulta comentar que fez cirurgia de carne esponjosa aos 30 anos de idade.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Poder, pode, mas é incomum.

  45. Caline1000

    Parabens, tudo muito bem explicado facilitando o entendimento da doença e o tratamento necessário.

  46. Lucilene

    ola ,meu nome e lucilene ,tenho uma filha com esse problema ,e devido a isso ela que so tem 1 ano ja teve pneumonia 4 vezes.isso ajuda a entender bem o pq de td isso.

  47. Amanda

    Òtimo artigo. Minha filha faz tratamento contra a rinite alérgica e tenho um raio X para levar logo ao médico. As informações ajudam a clarear nossas dúvidas e conversar melhor com o médico. Assim, a gente não chega ao consultório tão ignorante sobre o assunto. Valeu doutor Pedro.

  48. Rangel

    Mais uma vez parabéns pela publicação, são informações e dicas importantíssimas, um grande abraço, fica com Deus…