Como é feita a Endoscopia digestiva alta (EDA)?

Dr. Pedro Pinheiro

comment 72 Comentários


O que é endoscopia digestiva alta?

A endoscopia digestiva alta (EDA) é um exame cujo objetivo é visualizar diretamente a parte superior do trato gastrointestinal, composta pelo esôfago, estômago e o duodeno (primeira porção do intestino delgado).

A endoscopia também pode ser chamada de esofagogastroduodenoscopia, pois é um exame endoscópico que permite a visualização direta do interior do esôfago, estômago e duodeno.

A EDA é um procedimento habitualmente feito pelo médico gastroenterologista e pode ser usada tanto como meio diagnóstico quanto para tratamento de diversos problemas do sistema digestivo alto.

Como é o aparelho de endoscopia digestiva?

O exame é feito através um aparelho chamado endoscópio, um longo e fino tubo flexível que possui um câmera na sua extremidade, permitindo que o interior dos órgãos digestivos sejam filmados. Os endoscópios atuais têm alta definição de imagem e podem filmar em HDTV.

Os endoscópios modernos têm cerca de 1 metro de comprimento e 8 a 11 milímetros (0,8 a 1,1 cm) de diâmetro. Já existem endoscópios ultrafinos que possuem apenas 0,5 cm de diâmetro.

Endoscopia

O endoscópio possui uma câmera de alta resolução e uma fonte de luz própria, que serve para iluminar o interior dos órgãos. O aparelho também é capaz de aspirar e injetar água para limpar secreções que possam estar atrapalhando a visualização direta da mucosa do esôfago, estômago ou duodeno.

A endoscopia digestiva não serve apenas para ver e filmar o interior do esôfago, estômago e duodeno, ela também pode ser usada para realização de biópsias e tratamento de alguns problemas, como úlceras ou varizes sangrantes.

Através do endoscópio é possível introduzir uma série de ferramentas, como pinças de biópsia, laços, agulhas, sondas para escleroterapia ou eletrocautério, balão para dilatação, redes e cestos. Deste modo, uma variedade de procedimentos podem ser realizados durante a endoscopia digestiva alta.

Indicações

A endoscopia digestiva alta é um procedimento habitualmente indicado nas seguintes situações:

  • Investigação de quadros de dor ou desconforto inexplicável no abdome superior.
  • Avaliação da gravidade da doença do refluxo gastroesofágico, que não responde ao tratamento clínico inicial.
  • Exame de rastreio de câncer em pacientes com diagnóstico prévio de esôfago de Barrett.
  • Investigação de quadro de náuseas e vômitos persistentes.
  • Avaliação e possível tratamento para quadros de sangramentos do trato gastrointestinal superior (como vômitos com sangue ou sinais de sangue digerido nas fezes, sugerindo o estômago como causa).
  • Investigação de varizes de esôfago em pacientes com cirrose e/ou hipertensão portal.
  • Investigação de quadros de anemia por carência de ferro sem causa definida.
  • Investigação de quadros de dificuldade de engolir alimentos ou sensação de comida entalada no esôfago.
  • Remoção de corpo estranho acidentalmente engolido.
  • Avaliar gravidade da lesão do esôfago em pacientes que ingeriram soda cáustica, água sanitária (lixívia) ou qualquer outra substância corrosiva.
  • Avaliar cura ou evolução de pólipos, tumores ou úlceras encontradas em endoscopias anteriores.

A endoscopia digestiva alta também pode ser usada para diagnosticar infecções pela bactéria H.pylori, apesar de já existirem outros métodos diagnósticos menos invasivos que podem ser usados em substituição à endoscopia.

Preparação

Para maximizar os resultados e diminuir os riscos de complicações, todo paciente que será submetido a uma endoscopia digestiva deve realizar uma preparação para o exame.

O paciente que tem uma endoscopia digestiva alta programada não deve se alimentar nas 4 a 8 horas que antecedem o exame. O tempo certo será decidido pelo gastroenterologista, de acordo com a situação clínica do paciente.

Água pode ser ingerida até 2 horas antes do procedimento. É importante que o estômago esteja vazio para que não haja risco do paciente vomitar durante o exame e para que o médico possa visualizar todo interior sem ser atrapalhado por restos de alimentos.

A maioria dos medicamentos pode ser mantida até o momento da endoscopia, devendo apenas se ter o cuidado de tomá-los com pequenos goles de água para não chegar na hora do exame com o estômago cheio.

Alguns remédios podem necessitar de ajustes na dose, tais como medicamentos para a diabetes, devido ao jejum que deve ser feito por até 8 horas antes da endoscopia.

A decisão de suspender medicamentos antiplaquetários (ex: clopidogrel ou ticlopidina) ou anticoagulantes (ex: heparina ou varfarina) deve ser individualizada, tendo em conta o risco de hemorragia durante a endoscopia. Os pacientes que usam aspirina em dose baixa geralmente não precisam suspendê-la antes do procedimento.

Não é preciso tomar antibióticos antes de se fazer uma endoscopia digestiva, mesmo nos pacientes com risco de endocardite infecciosa.

Obviamente, se a endoscopia for indicada de urgência, como nos pacientes com sangramento digestivo ativo, o exame acaba sendo realizado sem preparo algum.

Sedação e anestesia

A endoscopia digestiva alta pode ser feita com ou sem sedação. Na maioria dos casos, o exame é feito com o paciente acordado, apenas com uma leve sedação e um analgésico opioide (da família da morfina). Um spray anestésico também costuma ser usado na garganta para o paciente tolerar melhor a passagem do endoscópio.

Muitos pacientes acabam dormindo durante o exame e outros encontram-se tão relaxados que quase não se incomodam com o procedimento.

Os endoscópios ultrafinos podem ser introduzidos através do nariz e não necessitam de sedação, pois causam mínimo desconforto.

Ao final da endoscopia, o paciente permanece sendo observado por um curto período de tempo, geralmente inferior a uma hora, enquanto o efeito da medicação sedativa desaparece.

Alguns dos medicamentos usados podem causar alguma sensação temporária de cansado ou dificuldade de concentração. O paciente costuma ser instruído a não dirigir e não voltar a trabalhar até o dia seguinte.

O desconforto mais comum após o exame é uma sensação de distensão abdominal, que ocorre como resultado do ar introduzido durante o exame. Este incomodo geralmente se resolve rapidamente.

Algumas pessoas podem se queixar de uma leve dor de garganta após o exame. A maioria dos pacientes são capazes de comer logo após chegarem em casa.

Como é feita a endoscopia digestiva alta?

A endoscopia é um exame relativamente rápido, com duração total de 15 a 30 minutos. Não é preciso internação hospitalar, e o paciente pode voltar para casa logo após o final do exame.

Para realizar a endoscopia digestiva, o paciente é colocado de lado e uma veia do braço é puncionada para administração de medicamentos sedativos e analgésicos. Um protetor bucal de plástico costuma ser colocado entre a boca e o endoscópio para impedir o paciente de mordê-lo.

O exame inicia-se com a introdução do endoscópio pela boca, sendo empurrado lentamente através da orofaringe, esôfago, estômago e duodeno. Enquanto avança ao longo do sistema digestivo, o gastroenterologista vai avaliando o estado da mucosa e procurando por lesões. O endoscópio é introduzido apenas no trato digestivo, não havendo nenhuma interferência no trato respiratório; o paciente não sente dificuldade alguma em respirar.

Caso encontre lesões suspeitas, o médico pode realizar biópsias, retirando pequenos pedaços da mucosa para posterior avaliação por um médico patologista. A biópsia é procedimento indolor. Se o médico encontrar pólipos, os mesmos podem ser retirados. No caso de lesões sangrantes, o gastroenterologista pode cauterizar a lesão, estancando a perda de sangue. O endoscópio também serve para dilatar constrições do esôfago ou para retirar objetos estranhos que tenham sido engolidos.

Complicações

A endoscopia digestiva é um procedimento bastante seguro, com baixo risco de complicações na maioria dos pacientes. A atual taxa de complicações de 0,0002% nas endoscopias apenas diagnósticas e 0,15% nas endoscopias em que uma intervenção é realizada. O risco de perfuração do esôfago ou estômago é menor que 0,03%.

Se os aparelhos forem devidamente esterilizados, seguindo protocolos internacionais, não há risco de contrair infecções, como hepatite ou HIV após uma endoscopia digestiva.

Dúvidas comuns

Qual é a diferença entre endoscopia e colonoscopia?

Ambos são procedimentos endoscópicos do trato gastrointestinal. O que muda é a via de entrada e os órgãos investigados. Na endoscopia digestiva alta, o aparelho é introduzido pela boca, passa pelo esôfago, estômago e chega, no máximo, até o duodeno (porção inicial do intestino delgado). Na colonoscopia, o equipamento é introduzido pelo ânus, passando pelo reto e cólon, chegando, no máximo, até o íleo terminal (porção final do intestino delgado).

É possível fazer endoscopia e colonoscopia no mesmo dia?

Sim, não há nenhum problema em se fazer a endoscopia e a colonoscopia no mesmo dia. Em geral, ambos são feitos seguidamente, sendo necessário sedar o paciente apenas um vez.

Quanto demora para sair o resultado da biópsia feita durante a endoscopia?

O resultado depende do serviço de patologia clínica. Em geral, 2 a 5 dias são suficientes.

Quanto tempo depois de fazer endoscopia posso dirigir?

O ideal é vir acompanhado de algum familiar ou amigo para que ele possa levá-lo de volta pra casa, pois os sedativos causam redução da atenção e da coordenação motora. O ideal é esperar, pelo menos, 5 a 6 horas após o fim do procedimento para conduzir algum veículo.

Quanto tempo dura uma endoscopia digestiva alta?

Endoscopia digestiva leva entre 10 e 30 minutos, embora possa demorar mais dependendo dos achados encontrados.

A endoscopia digestiva é dolorosa?

A endoscopia geralmente não é dolorosa, mas pode ser desconfortável se a sedação não for adequada.

Qual é a probabilidade de morrer em uma endoscopia?

O risco de morte durante a endoscopia é inferior a 0,004%.

Como se administra a sedação na endoscopia?

A sedação endoscópica é administrada por via intravenosa através de uma veia do braço.


Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


72 respostas para “Como é feita a Endoscopia digestiva alta (EDA)?”

  1. Martha Cristhina Schnoor

    Solicitação de EDA+ Bx. Cura do H.Pylori.
    O que significa.
    Obrigada.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Eu não entendi. Isso é o que estava escrito no pedido do exame? Ou no laudo?

  2. Neide

    Boa noite Doutor, fiz o exame de endoscopia e quando acordei vi que tinha vomitado e estava no soro. O que pode ter acontecido, pois não vi nenhum relato sobre o soro.
    Obrigada.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      O soro provavelmente era para hidratar e administrar alguma medicação anti-enjoos.

  3. JESSICA SILVA DE SOUZA

    Boa tarde!
    Dr. Como saber se o hospital segue o protocolo internacional de esterilização?
    Obrigada!!!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Você tem que procurar a comissão de controle de infecção hospitalar e perguntar como é o protocolo deles.

  4. Sebastião Madeira Martins

    Parabéns. Caso eu tenha que fazer um desses exames, me sinto mais preparado. As informações passa pra gente uma credibilidade em tudo que é dito. Achei a leitura bem acessível e sem rodeios desnecessários.

  5. Fernanda

    Boa Tarde, Dr.

    Fiz endoscopia no sábado e ontem ingeri bebida alcoólica, hoje estou com muita dor de estômago tem a ver com a endoscopia ainda? A medica só pediu para não ingerir álcool no próprio sábado.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      O álcool é uma substância que causa irritação gástrica. Pode ter relação, mas como eu não sei o motivo pelo qual você fez a endoscopia nem que tipo de procedimentos foram feitos durante o exame, fica difícil afirmar.

  6. Ludmilla

    Eu mesma ontem realizei um EDA e não consegui falar no celular no medico. Pq estou com uma dor de garganta da realização do mesmo. Doendo bastante até com água. E como já havia feito outras anteriormente e não senti isso. Eu já ia lhe fazer a pergunta.
    Mas bastou ler nas perguntas anteriores que obtive a resposta.
    Mais uma vez; parabéns Dr pelo trabalho, paciencia e pelo site esclarecedor.

  7. Ludmilla

    Parabéns DR pelo site.
    Muitas informações proveitosas e esclarecedoras.
    Até as perguntas e respostas são com coerência e clareza.
    O senhor com esse amor pela profissão e paciência está ajudando muitas pessoas. Saiba disso
    Super indico

  8. Luciano

    Em pacientes diagnosticado com úlcera gástrica é obrigatório fazer biopsia?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim.

  9. Regiane Sansalone

    Muito bom esse site. Foi o melhor que eu já li até hoje. Muito bem explicado. Otimo. O melhor. Obrigado Doutor. Excelente suas matérias sobre doenças do estômago e exame de endoscopia. Eu estou com sintomas de queimaçao e dor na boca do estômago e vou fazer endoscopia e seu site ajudou muito. Obrigado Doutor

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Obrigado, fico feliz de ter ajudado.

  10. Ketlli Vieira

    Obrigada por as informações do site, são ótimas
    Uma dúvida: fiz uma endoscopia a 4 dias e hoje estou com tontura, ânsia de vômito, dor na garganta e gosto de sangue na boca. Será que tem algo a ver?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se os sintomas começaram dentro de 24 horas é possível. Se tudo apareceu somente 4 dias depois, o mais provável é que a endoscopia não seja a culpada.

  11. Kamila Ribeiro

    Dr. Pedro fiz uma endoscopia e no terceiro dia apos 3 dias estou sentindo dor no braço acima da dobra com vermelhidão, dor forte e sinto também náuseas, isso é normal?Tenho que procurar um médico?Estou preocupada.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Por que você acha que uma dor no braço tem relação com uma endoscopia feita 3 dias antes?

  12. Eliane Machado

    Dr. Pedro, por gentileza, qual o remédio utilizado para sedação durante a endoscopia?
    Muito obrigada!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Geralmente é um ansiolítico da família das benzodiazepinas.

  13. jeane

    Boa noite Sou muito alérgica a remédio a ovo e estou com receio da anestesia será q pode ser feito só com spray a endoscopia. Desde já agradeço

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Endoscopia geralmente não é feita com anestesia, só uma sedação leve.

  14. Lucas Silva

    Doutor, boa noite!
    Gostaria de agradecer pelo site e pelas informações pois tem sido muito útil em minha vida.

    Tenho uma endoscopia agendada mas estou com muito medo de fazer pois como ás vezes sinto uma dificuldade de respirar e também costumo respirar mais pela boca do que pelo nariz, tenho medo que possa dar alguma complicação e não me sinto seguro.

    O que o senhor me recomenda?

    Obrigado.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      O exame é seguro e é geralmente é feito com sedação, principalmente se você estiver muito ansioso. Ninguém morre com falta de ar fazendo endoscopia. O tubo entra pelo esôfago, as vias respiratórias ficam livres.

  15. Gustavo Costa

    Dr. Fiz hoje pela manhã uma EDA, e minha garganta está muito dolorida, agora já é 20:30 e ainda sinto muita dor para comer, e até engolir a saliva.

    Como proceder a isso?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Tome um analgésico e espere. A tendência é melhorar em 1 ou 2 dias.

  16. Carol Styles

    Dr. Vou fazer uma endoscopia na quarta e tenho tomado anticoncepcional, devo parar? Se sim, depois da endoscopia posso continuar normal? Não há problema no meu organismo dele se desregularizar?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não precisa parar o anticoncepcional pra fazer endoscopia.

  17. viviane oliveira

    Dr Pedro Pinheiro, acabei de fazer uma endoscopia acho que alta , uma que é feita para o pré operatório bariatrica, agora ja em casa estou com uma dor de cabeça, e com sangue nos olhos….e meu rosto ta manchado com bolinhas vermelhas… isso é normal? Tentei falar com os médicos da clinica nas não atendem na parte da tarde… Desde ja agradeço.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não, não é normal.

      1. viviane oliveira

        Obrigada! Hoje depois de alguns dias o sangue nos olhos, ja saiu , acho que isso aconteceu devido a força que fiz, com ancias .

  18. Paulo Jorge

    Vcs fazem dilatação esofágica?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      A gente não faz nada. Somos apenas um site com informações.

  19. Aparecida Quaresma Maciel

    DR tenho gastrite ,mas to com medo pois nao to me alimentado bem muito falta de apetite e to com alergia a leite frutas …..quando como dar muita dor no estomago

    1. Cleiton Farias

      DR, Fiz uma endoscopia ontem pela manhã e depois do exame fiquei sentindo muito dor em um lado e garganta, tem dois dias que eu tou com a garganta assim, se comer tbm dói… é normal?

      1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
        Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

        Pode ter havido alguma lesão pelo endoscópico. A tendência é melhorar com o passar dos dias, caso contrário, procure o seu médico.

  20. Francisco

    Dr. o meu médico pediu uma endoscopia mas tenho insuficiencia renal. Qual o anestésico mais indicado para o meu caso?
    Obrigado
    Francisco

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não tem diferença. A endoscopia é feita apenas com sedação, não tem anestesia propriamente dita.

  21. Tatiane Melo

    Dr. preciso fazer uma endoscopia com biopsia de duodeno para investigar a existência ou não de doença celiaca, porem já estou há 3 meses sem comer gluten. Gostaria de saber quanto tempo ingerindo gluten antes de fazer o exame para não dar falso-negativo. obrigada

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Geralmente 2 a 6 semanas, mas isso tem que ser combinado com o gastroenterologista. Ele pode até querer fazer a endoscopia com a dieta em curso.

  22. regiane

    Dr estou gestante de 3 meses e vomitei sangue vivo por duas vezes, além da salivação. Vou fazer uma endoscopia amanha e me disseram que sera sem sedativo devido a gestação. Sera que vou suportar? Tenho medo de vomitar no procedimento.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sem sedação é bem mais incomodo, mas a princípio deve correr tudo bem.

  23. Mary

    DR.ultimamente tenho evacuado sangue ,tipo vivo,qual o exame que devo fazer?Tenho dores na barriga e muita dor de estomago

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      Se a suspeita é sagramento no estômago, o exame indicado é a endoscopia digestiva alta. Se a suspeita é sagramento no intestino, o exame é a colonoscopia.

  24. amanda

    fiz uma endoscopia e logo que cheguei em casa passei mau e ate vomitei, é normal?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Pode ainda ser efeito colateral dos medicamentos.

  25. Maria

    Olá, Dr Pedro qual o tratamento mais adequado para estenose no esôfago? refluxo gástrico é a principal causa?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Em alguns casos tem que dilatar o esôfago. O refluxo grave é uma das causas.

  26. tiago

    fiz uma endoscopia, 2 dias depois fui fazer exame de hiv, deu inconclusivo, fui repetir o exame de hiv ai deu negativo, pq isso ocorreu?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não teve nada a ver com a endoscopia. Isso que ocorreu é algo relativamente comum.

  27. rafael borges moreira

    ola dotor tenho dores abdominais continuas e arotos agases e emegreci
    fui no medico ele marcou para fazer uma endoscopia oque pode ser ele falou que era gastrite

  28. Schirlene Castro

    fiz um exame de endoscopia e o veio escrito”esofagoscopia: pinçamento diafragmatico apresenta-se na transição esofago-gastrica” É normal?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Normal.

  29. Mayara

    Doutor, boa tarde!
    Minha mãe fez uma endoscopia alta hoje e foi diagnosticada com gastrite sendo que o medico falou que estava muito inflamado e úlcera. Porém, a minha mãe não possui nenhum sintoma. É possivel esse diagnóstico mesmo sem nenhum sintoma apresentado?
    Grata, pelo esclarecimento.

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      Sim, é possível.

  30. Aline Rodrigues

    Dr. Meu pai tem problemas com engasgamento e precisa fazer uma endoscopia para fazer dilatação, quais são riscos que podem acontecer com essa endoscopia???

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      Os riscos são de lesão do esôfago na hora da dilatação. Mas o benefício é muito maior que os riscos.

  31. Paulo Lopes

    Sr. Dr.
    Fiz hoje uma endoscopia e o resultado que me foi dado foi de gastropatia a definir por histologia. O que isto quer dizer?
    Só tenho consulta de gastro para daqui a 2 semanas e estou a tomar esomaprazol 40 mg, supostamente para um possível refluxo gastrico que não esta a funcionar.
    Muito Obrigado

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      Significa que o tipo de lesão na mucosa do estômago é inespecífico visto com os olhos. É preciso avaliação microscópica das amostras retiradas por biópsia para se determinar a causa da gastropatia.

  32. Néia

    Doutor faz dois anos que fiz uma endoscopia,que apresentou hérnia de hiato deslizante,esofagite e h.pilory.Fiz o tratamento ,tomo omeprazol diariamente,uso um travesseiro anti-refluxo.Estou me sentindo bem melhor.Tenho que repetir a endoscopia?

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      Se não há mais sintomas, não. Mas se existiam outras lesões na endoscopia anterior, tipo esofagite grave ou esôfago de Barrett, um seguimento para avaliar a progressão das lesões pode ser importante.

  33. jorlanda

    Dr a conclusão do meu exame de endoscopia digestiva alta sem achados patológicos: o que quer dizer?

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      Exame normal. Não foram encontradas doenças.

      1. Anna

        Dr.,

        Fiz uma EDA há mais ou menos 2 semanas e de lá pra cá quando como um pouco a mais eu vomito. O que pode ser? Algo associado ap exame?

        Grata.

        1. Avatar de Pedro Pinheiro
          Pedro Pinheiro

          Não é normal isso acontecer após a endoscopia.

  34. Michelle

    Dr fiz uma endoscopia hoje pela manha, mas a tarde comecei a sentir uma queimação muito forte no esôfago e uma dor de cabeca muito forte. Gostaria de saber se é normal esses efeitos após o exame. Agradeço desde ja.

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      Não é normal.

  35. Gisele

    Dr. Meu vizinho tem 13 anos , vai fazer um mês que ele esta com diarreia e vomito, já esta muito desidratado, ele está internado, todo dia faz exame de sangue, não seria conveniente fazer uma endoscopia?

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      Não sei quais são as hipóteses diagnósticas dos médicos. Também não sei o que já foi descartado e o que os exames preliminares apontam. Impossível opinar à distância..

  36. Jucyhtalima

    dr.fiz o esame da endoscopia e no estomago deu forma anatomica e distensibilidade pariental habituais. motilidade preservada. a retrovisao observase lago mucoso de fundo, corpo e antro sem alteracoes.piloto centrado e previo. o que isso quer diser tenho algum problema no estomago?

  37. Guga nunes

    jeff,doutor sinto muita dor abaixo do umbigo que vai até o meio das costas no mesmo sentido,levando pouco tempo,mas é uma dor muito intensa.o que devo fazer.