Próstata: o que é e para que serve?

Dr. Pedro Pinheiro

comment 16 Comentários


O que é a próstata?

A próstata é uma glândula (por isso ela é também pode ser chamada de glândula prostática), que apresenta uma forma arredondada e possui, em média, 3 cm de altura, 4 cm de comprimento e 2 cm de largura, totalizando um volume de aproximadamente 15 a 20 centímetro cúbicos (ou 15 a 20 gramas).

A glândula prostática fica localizada logo abaixo da bexiga e à frente do reto (porção final do intestino grosso). Coladas à próstata também ficam as vesículas seminais, órgãos responsáveis pela produção de parte do líquido presente no esperma (veja  figura abaixo para entender melhor onde fica a próstata).

Por dentro da próstata passa a uretra, canal que drena a urina da bexiga em direção ao pênis. Também por dentro passam os vasos deferentes, que são os canais que trazem os espermatozoides produzidos pelos testículos. Os vasos deferentes desembocam na uretra no interior da próstata.

Apesar de ser um órgão importante, cuja principal função é a proteção dos espermatozoides no líquido ejaculado, ela não é essencial para a vida.

Pacientes com doenças graves, como o câncer da próstata, podem ter a glândula retirada cirurgicamente sem que isso necessariamente acarrete maiores transtornos.

sistema-reprodutor-masculino
Anatomia geniturinária masculina

Qual é a função da próstata?

A principal função da próstata é produzir uma secreção que sirva de proteção para os espermatozoides. O líquido prostático corresponde a cerca de 30% do volume do esperma ejaculado; é ele quem dá ao esperma a sua aparência leitosa.

Os espermatozoides são produzidos nos testículos e transportados pelo vaso deferente, que se junta à vesícula seminal. Ao passarem pela vesícula seminal, os espermatozoides são misturados ao fluido seminal, uma substância alcalina que corresponde a 50-70% do volume total do esperma. Após a vesícula seminal, os espermatozoides chegam à glândula prostática.

Durante a ejaculação, a próstata se contrai e libera o líquido prostático, misturando-se ao líquido seminal já rico em espermatozoides. A primeira fração do esperma ejaculado é rica em fluido prostático e possui os espermatozoides mais ativos, saudáveis e capazes de fecundar um óvulo. O líquido da próstata protege os espermatozoides do ambiente ácido da vagina, mantendo o seu DNA intacto. O fluido prostático também prolonga a vida dos espermatozoides e faz com que eles se tornem mais móveis, aumentando as chances de chegarem até o óvulo.

Como o vaso deferente desemboca na uretra dentro da próstata, é preciso haver algum controle para que a urina da bexiga não se encontre com os espermatozoides vindos dos testículos. Quando o homem ejacula, a próstata se contrai, empurrando o esperma em direção ao pênis e fechando a porção da uretra que se conecta à bexiga. Deste modo, há a garantia de que não haverá passagem de urina durante a ejaculação.

Quais são as doenças mais comuns da próstata?

Hiperplasia benigna da próstata (HBP)

Um dos grandes problemas da glândula prostática é a sua tendência a crescer com o passar do anos, principalmente após os 40 anos. O aumento da próstata recebe o nome de hiperplasia benigna da próstata.

Hiperplasia da próstata
Hiperplasia da próstata

A hiperplasia benigna da próstata é tão comum que acomete metade dos homens com mais de 50 anos e mais de 80% dos homens com mais de 80 anos de idade.

A HBP tem como principal complicação a obstrução à passagem de urina. Repare na figura acima como uma próstata grande pode obstruir a uretra, dificultando a drenagem da urina.

Para saber detalhes sobre a hiperplasia benigna da próstata, leia: HIPERPLASIA PROSTÁTICA BENIGNA | Sintomas e tratamento.

Câncer de próstata

Outra doença comum da glândula prostática é o câncer de próstata. O adenocarcinoma da próstata é o câncer mais comum no sexo masculino, presente em até 80% dos homens que chegam aos 80 anos de idade.

O câncer da próstata é um tumor que costuma ser indolente, crescendo lentamente, podendo permanecer assintomático por vários anos.

Para saber mais sobre o adenocarcinoma da próstata, leia: CÂNCER DE PRÓSTATA | Sintomas e tratamento.

Prostatite

A prostatite é uma doença causada pela inflamação da próstata.

A prostatite aguda, que é a forma mais comum de prostatite, é um quadro inflamatório normalmente causado por uma infecção bacteriana, em geral por E. coli, Klebsiella ou Proteus.

A prostatite pode ocorrer tanto em homens jovens quanto em idosos e os seus principais sintomas são a febre, dor para urinar e dor na região pélvica.

Para saber mais sobre a prostatite, leia: PROSTATITE – Sintomas e Tratamento.

Exames da próstata

Existem quatro importantes exames para avaliar a próstata. O mais simples é o toque retal. Como a glândula prostática fica colada ao reto, através do toque retal é possível palpá-la, podendo-se obter informações sobre o seu tamanho e formato.

Outro exame simples é a dosagem sanguínea do PSA, uma enzima produzida pela próstata, que costuma estar aumentada nas doenças, principalmente no câncer e na prostatite.

A ultrassonografia da próstata é um exame de imagem útil para se avaliar o tamanho da mesma e a presença de nódulos suspeitos. Quando o ultrassom é feito pela via retal, a eficácia do exame é muito maior, sendo esta a forma ideal de se realizar uma ultrassonografia prostática.

Por fim, há a biópsia da próstata, que é o procedimento realizado quando há suspeitas de tumores. Explicamos a biópsia prostática com detalhes neste texto: BIÓPSIA DA PRÓSTATA – Indicações e Complicações.

Podemos viver sem a próstata?

Sim, a próstata não é um órgão essencial à vida. Na verdade, nas pessoas idosas, que já não pretendem mais ter filhos, a próstata não tem função, servindo apenas como fonte de problemas.

A grande questão é que a remoção da próstata não é um procedimento livre de complicações. Entre as mais comuns estão a impotência sexual e a incontinência urinária.


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


16 respostas para “Próstata: o que é e para que serve?”

  1. Antônio Carlos

    Qual o melhor tratamento para tratar o câncer de próstata?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Depende da fase da doença e da agressividade do tumor. Não existe um tratamento único para todos os casos.

  2. Antônio Carlos

    A braquiterapia é um tratamento eficaz contra o câncer de próstata?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim, principalmente em casos de doença localizada.

  3. José Botelho de Souza

    PARABÉNS DOUTOR PEDRO, FOI EXTREMAMENTE ÚTEIS AS SUA INFORMAÇÕES. VOU TE PEDIR CONSENTIMENTO PARA USAR PARTE DELAS AO MEUS ALUNOS E NAS MINHA PALESTRAS. KKKK PEGAR UM CARONINHA. ABRAÇOS, SAÚDE DOUTOR.

  4. Luiz Gonzaga Fonseca Coelho

    obrigado pelas informações eu adorei pois não sabia nada sobre isso me deu uma boa ajuda obrigado do luiz gonzaga pra ti ai

  5. Dinando Carramos

    Estou com 53 anos e não estou conseguindo ejacular, chega na hora H, não está saindo nada de esperma, o que pode ser isto doutor?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Você está tomando algum medicamento?

  6. malquias

    quando tenho relaçoes sexuais as vezes sinto uma forte dor no anus,isso está relacionado a próstata?

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      Pode ter.

  7. Eversonweb

    Bom dia, tenho 30 anos e estou com prostatite a 3 meses, tive relações sexuais com minha parceira sem proteção e contrai algum tipo de bactéria que não foi identificado no espermograma. A 3 meses tomo antibióticos e não tenho percebido nenhuma melhora. Alguem tem alguma informação, estou passando por um dos momentos mais difíceis da minha vida e gostaria de uma ajuda.

  8. Marcos

    fiz o psa e deu 3,32 é preocupante tenho 47 anos. obrigado

    1. Dinando Carramos

      cara isso é extremamente preocupante, vc precisa urgentemente procurar um urologista, o mais rápido possível, vai por mim, seu PSA está extremamente alto…

      1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
        Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

        Tá um pouquinho elevado pra idade, mas não é extremamente alto, não. De qualquer forma, pela idade, vale a pena ter uma consulta com o urologista, sim.

  9. Vitor Araújo

    Dr. Pinheiro, Boa Tarde!

    É verdade que o câncer de próstata é mais incidente em homens negros? Se for verdade, poderia explicar o por quê dessa prevalência.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Sim, ocorre mais e surge mais cedo nos negros. As causas são desconhecidas.