Herpes genital: contágio, sintomas e tratamento

Dr. Pedro Pinheiro

comment 93 Comentários


O que é herpes genital?

O herpes genital é uma doença sexualmente transmissível (DST) causada pelo vírus herpes simplex, que se caracteriza pelo surgimento de pequenas bolhas e úlceras dolorosas na região genital.

Apesar de serem semelhantes, o vírus do herpes que provoca lesão labial é diferente do vírus que provoca lesão genital. Por isso, eles são classificados como herpes simplex vírus 1 (VHS-1), causador do herpes labial, e herpes simplex vírus 2 (VHS-2), causador do herpes genital. Eventualmente, o VHS-1 pode provocar lesão genital e o VHS-2 lesão nos lábios.

Estima-se que 20 a 30% da população adulta esteja contaminada com VHS-2, apesar de muitos destes não apresentarem sintomas e não saberem que estão contaminados. Um estudo realizado na cidade de Nova York em 2004 mostrou que 28% dos adultos estavam infectados pelo herpes simplex vírus 2, mas apenas 12% sabiam que tinham sido contaminados.

Apesar de ser uma infecção que pode ser tratada e controlada, não existe cura para o herpes genital. Quem teve contato com o herpes simplex vírus 2 ficará contaminado pelo resto da vida, podendo ou não ter sintomas recorrentes da infecção.

Nesse artigo falaremos exclusivamente do herpes genital. Se você procura informações sobre o herpes labial, acesse o seguinte link:  Herpes labial: transmissão, sintomas e tratamento.

Formas de transmissão

O vírus herpes simplex tipo 2 é transmitido pela via sexual, sendo altamente contagioso nos momentos em que o paciente apresenta lesões ativas na genitália. O grande problema do herpes genital é que a transmissão pode ocorrer mesmo nas fases em que o paciente está assintomático. Portanto, mesmo fora das crises, o paciente continua eliminando o vírus de forma intermitente, podendo transmitir o herpes genital para o seu parceiro(a). Habitualmente, em um período de 100 dias, o paciente passa 2 ou 3 eliminando o vírus de forma assintomática.

A frequência de eliminação do vírus vai se tornando menor conforme os anos passam em relação à primeira aparição do herpes. A eliminação fora das crises é maior nos primeiros três meses após a infecção primária. Após 10 anos de infecção, a transmissão fora das crises vai se tornando cada vez menos comum. Um estudo selecionou cerca de 400 pacientes com herpes genital há mais de 10 anos e colheu amostras dos seus órgãos genitais fora das crises por um período de 30 dias consecutivos. Apenas 9% apresentavam o vírus detectável para transmissão.

Toda vez que o paciente apresenta uma crise, a sua taxa de transmissão assintomática se eleva novamente, voltando a cair conforme a última crise vai ficando mais antiga. 70% das transmissões do herpes genital ocorrem na fase assintomática, já que durante as crises o paciente costuma evitar ter relações sexuais.

Pacientes HIV positivos que também tenham herpes genital são grupo que mais apresentam transmissão durante a fase assintomática.

O vírus herpes simplex tipo 1 costuma causar lesão apenas na boca, mas pode se transmitido para os órgãos genitais em caso de sexo oral. Uma vez contaminados, os pacientes com herpes genital pelo tipo 1 transmitem a doença do mesmo modo que os pacientes contaminados pelo tipo 2. A diferença é que as crises pelo tipo 1 costumam ser mais brandas e menos frequentes, e a transmissão fora das crises é menos comum.

O vírus herpes simplex tipo 2 sobrevive muito pouco tempo no ambiente, sendo incomum a transmissão através de roupas ou toalhas. Não é habitual haver transmissão do herpes genital em piscinas ou banheiros.

O uso de camisinha reduz a chance de transmissão, mas não a elimina completamente, dado que as lesões do herpes podem surgir em áreas da região genital que não ficam cobertas pelo preservativo. Por exemplo, uma lesão de herpes na bolsa escrotal continua exposta mesmo com o uso apropriado da camisinha.

Sinais e Sintomas

A maioria dos pacientes que se infecta com o vírus herpes simplex tipo 2 não desenvolve doença, permanecendo assintomáticos e sem ter conhecimento do contágio. Há estudos que sugerem que até 80% dos pacientes contaminados não desenvolvem sintomas.

Nos pacientes que desenvolvem sintomas, o quadro clínico é dividido em duas situações: infecção primária e recorrência.

Infecção primária do herpes genital

A primeira vez que as lesões do herpes genital surgem após o paciente ter sido infectado é chamada de infecção primária.

Os sintomas do herpes genital tendem a se desenvolver dentro de três a sete dias após a relação sexual responsável pela infecção, mas em alguns casos pode demorar até duas semanas.

O principal sinal do herpes genital são pequenas bolhas agrupadas nos órgãos genitais. Normalmente, as bolhas surgem e, logo em seguida, se rompem formando úlceras. Na infecção primária estas lesões tendem a ser muito dolorosas. Pode haver também coceira no local.

Bolhas e úlceras do herpes genital
Vesículas (bolhas) e úlceras do herpes genital

Além da lesão típica do herpes, a infecção primária costuma vir acompanhada de outros sintomas, como febre, mal-estar e dores pelo corpo. Podem surgir linfonodos na região da virilha e, se as úlceras estiverem próximas à saída uretra, pode haver intensa dor ao urinar.

Bolhas do herpes genital
Fase inicial: bolhas do herpes genital

Nos homens, as feridas de herpes genital geralmente aparecem no pênis ou próximo ao mesmo. Nas mulheres, as lesões podem ser visíveis fora da vagina, mas elas geralmente ocorrem no seu interior, onde ficam escondidas. No caos de lesões internas, os únicos sinais de doença podem ser corrimento vaginal e/ou desconforto durante o ato sexual.

As lesões do herpes genital também podem surgir em qualquer ponto do períneo e em torno do ânus dos pacientes que praticam sexo anal.

Fase das úlceras do herpes genital
Fase das úlceras do herpes genital

As lesões na infecção primária do herpes genital costumam demorar em média 20 dias para desaparecer.

Para ver mais imagens do herpes genital acesse: Fotos de Herpes Genital em Homens.

Recorrências do herpes genital

Após a infecção primária, as lesões do herpes genital desaparecem, permanecendo silenciosas por vários meses.

Na maioria dos pacientes, a infecção ressurge de tempos em tempos, em alguns casos, mais de uma vez por ano. 90% dos pacientes apresentam a primeira recorrência em um intervalo de 18 meses após a infecção primária. Alguns podem ter mais de 10 recorrências no intervalo de um ano.

Os pacientes que costumam ter recorrências frequentes são aqueles que tiveram uma infecção primária prolongada, com lesões iniciais do herpes durando mais de 1 mês.

As lesões recorrentes tendem a ser menos dolorosas e duram cerca de 10 dias, metade do tempo da infecção primária. Não é comum haver outros sintomas, como mal-estar ou febre. Com o passar dos anos, as recorrências vão ficando mais fracas e menos frequentes.

As recorrências do herpes genital costumam surgir após algum evento estressante para o organismo. Entre os mais comuns estão o esforço físico exagerado, estresse emocional, doença, cirurgia recente, exposição solar em excesso e imunossupressão. Em algumas mulheres o período menstrual pode ser o gatilho. Todavia, há casos de recorrências em que não é possível identificar nenhum fator desencadeante.

Dias antes das lesões recorrerem, o paciente pode sentir alguns sintomas de aviso, como uma coceira nos grandes lábios, uma dormência no pênis ou formigamento na região genital.  Muitos pacientes conseguem identificar que uma recorrência do herpes genital está a caminho.

Em alguns casos o paciente pode não desenvolver sintomas de infecção primária logo após a contaminação, apesentando as úlceras apenas anos depois, após algum evento que reduza sua imunidade. Nestes casos, apesar de ser a primeira aparição das feridas, a doença se comporta mais como uma recorrência do que como infecção primária, sendo mais curta e menos dolorosa. Também não são comuns sintomas como febre e mal-estar.

O problema é que, como é a primeira aparição das feridas, o paciente tende a achar que foi contaminado recentemente, e isso costuma causar problemas em casais com relacionamento estável há anos. Nestas situações é muito difícil estabelecer com precisão quando o paciente foi infectado e quem o infectou.

Herpes genital na gravidez

O herpes genital se comporta de forma semelhante nas mulheres grávidas e não grávidas. O grande problema do herpes na gravidez é o risco de transmissão para o bebê.

Habitualmente, a transmissão só ocorre durante o parto, quando o bebê ao passar pelo canal vaginal entra em contato com as secreções contaminadas da genitália feminina. Mesmo quando a mãe encontra-se assintomática e sem lesões, há risco de transmissão. O maior risco ocorre quando a mulher se contamina perto da data do parto, ou seja, quando a infecção primária surge nas últimas semanas de gravidez.

Apenas raramente o herpes pode ser transmitido dentro do útero, durante a gravidez, não sendo, portanto, uma infecção que costuma causar problemas de má-formações para o feto.

A cesariana diminui muito o risco de transmissão do herpes, sendo esta a forma mais indicada de parto nas mulheres sabidamente contaminadas. É bom destacar que o parto cesário diminui, mas não elimina totalmente o risco de contágio do bebê.

As mulheres com sintomas de herpes genital durante a gravidez podem ser tratadas com aciclovir, não importa o trimestre de gestação que estejam (ver tratamento mais adiante).

Diagnóstico

As lesões do herpes genital são típicas e durante as crises são facilmente reconhecidas por médicos experientes.

Se houver necessidade de confirmação laboratorial, ou se a lesão não for muito típica, o médico pode colher amostras das úlceras para identificação do vírus.

Nas fases assintomáticas é possível investigar a infecção pelo herpes através das sorologias, que podem identificar tanto o vírus herpes simplex tipo 1 quanto o tipo 2. As sorologias também são importantes para o rastreio de parceiros(as) de pacientes infectados.

Os exames conseguem identificar o vírus, mas não fornecem informação sobre quando o paciente foi infectado.

Tratamento

Embora não exista cura para o herpes genital, a infecção pode ser controlada com terapia antiviral. O tratamento com antivirais serve para acelerar a cura das lesões, aliviar os sintomas, impedir complicações e reduzir o risco de transmissão para outros.

Três medicamentos antivirais podem ser utilizados para o tratamento de herpes genital:

  • Aciclovir (Zovirax ®).
  • Famciclovir (Famvir ®).
  • Valaciclovir (Valtrex ®).

Nas grávidas, o fármaco de escolha é o aciclovir, por ser uma substância segura em qualquer momento da gravidez.

O primeiro episódio de herpes genital é geralmente tratado por 7 a 10 dias por via oral. Se não houver melhora das úlceras, o tratamento pode ser estendido por mais uma semana. O tratamento funciona melhor se iniciado nas primeiras 72 horas de sintomas.

Nas recorrências, o tratamento pode ser feito por apenas 5 dias. Pessoas com história de herpes genital recorrente são frequentemente aconselhadas a manter um estoque de medicação antiviral em casa, de modo a iniciar o tratamento assim que surgirem os primeiros sinais de uma recorrência.

Se o paciente apresenta raras recorrências e a faz com poucos sintomas, pode não haver necessidade de tratamento com antivirais, principalmente se o(a) mesmo(a) não tiver um parceiro(a) sexual no momento que possa ser infectado(a).

Nos pacientes que apresentam mais de 6 surtos por ano, pode estar indicada a terapia supressiva, que consiste no uso diário e contínuo de um antiviral em doses baixas para evitar as recorrências. A vantagem de terapia supressiva é que ela reduz a frequência e a duração das recidivas, podendo também reduzir o risco de transmissão de vírus do herpes para um(a) parceiro(a) não infectado(a).

Não está claro por quanto tempo a terapia supressiva deverá ser mantida. Alguns especialistas recomendam fazer uma pausa do tratamento periodicamente (a cada poucos anos) para determinar se a terapia supressiva ainda é necessária. Se os surtos retornarem, a terapia supressiva pode ser reiniciada.

A terapia supressiva pode ser indicada também em casos de parceiros sexuais com sorologias discordantes, ou seja, um deles infectado pelo herpes e o outro não. A terapia supressiva reduz em mais de 50% o risco de transmissão. Quando associada ao uso de camisinha, o risco de transmissão do herpes genital torna-se pequeno.

Cuidados pessoais

Além dos medicamentos antivirais, alguns tratamentos caseiros podem ser usados para aliviar os sintomas de um surto de herpes genital. Banho de assento com água fria pode diminuir temporariamente a dor das feridas. As mulheres que estão tendo dor para urinar podem sentir menos desconforto urinando durante o banho de assento ou em um chuveiro com água morna.

Sabões e banhos de espuma deve ser evitados. Também é importante manter a área genital limpa e seca, e evitar roupa interior apertada. Cremes e pomadas geralmente não são recomendados. Se a dor estiver muito incômoda, analgésicos ou anti-inflamatórios podem ser usados.

Dúvidas comuns

Existe vacina para o herpes genital?

Não, ainda não existe vacina nem para o herpes genital, nem para o labial (VHS-2 e VHS-1).

É possível que em breve surjam vacinas contra o herpes, dado que a tecnologia das vacinas por mRNA usada para criar as vacinas contra Covid-19 tem sido utilizado nas novas pesquisas.

Pomadas de aciclovir servem para tratar o herpes genital?

Em geral, não se indica terapia antiviral tópica (cremes ou pomada) no tratamento do herpes genital. Embora as pomadas aciclovir estejam disponíveis no mercado, elas apresentam pouco benefício e são muito menos eficazes que o tratamento por via oral. Além disso, não parece haver vantagem em adicionar terapia tópica a quem já está fazendo a terapia oral.

O herpes genital tem cura?

Não, o herpes genital tem tratamento, mas não tem cura. Quem tem o vírus permanece com ele por toda vida, podendo ou não ter sintomas recorrentes.

Quanto tempo demora para o herpes genital desaparecer?

Sem tratamento, a lesão primária costuma durar de 2 a 4 semanas e as lesões recorrentes cerca de 1 a 2 semanas. Se o tratamento antiviral for iniciado precocemente, o tempo de doença costuma ser 4 a 7 dias mais curto, além de o paciente ficar menos tempo contagioso e ter menos tempo de dor.


Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


93 respostas para “Herpes genital: contágio, sintomas e tratamento”

  1. Guilherme

    Aliás, excelente artigo. O melhor que encontrei. Muito obrigado.

    Um adendo à pergunta: durante o banho, é absolutamente necessário evitar passar o sabonete na região? Pois eu ficaria “desconfortável” de não lavar a região.
    Não há nenhum tipo de sabonete que poderia ser utilizado?
    (tentei responder à minha própria pergunta anterior para fins de organização, mas respostas a perguntas não aprovadas não são permitidas. Então escrevi numa nova pergunta).

    Obrigado novamente desde já.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Guilherme você pode tentar usar sabão neutro líquido para limpar a região genital. Evite só ficar esfregando as lesões ou deixar o sabão por muito tempo em contato com as úlceras.

  2. Pedro

    Boa noite Dr. Pedro

    Fui infetado com HSV 2 (herpes genital) há um ano atrás, mesmo com o uso do preservativo (as úlceras aparecem onde o preservativo não protegia).
    Aos 10 meses após exposição, testei negativo para anticorpos IGG no teste Elisa para HSV 2. Só testei positivo no teste de recolha de amostra da ferida.
    É normal obter resultado falso negativo para anticorpos IGG no teste Elisa específico do tipo após 10 meses da exposição? Sem qualquer tipo de relação sexual nesses 10 meses.

    Obrigado

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Com 10 meses de infecção, o esperado era que o IgG para HSV 2 viesse positivo. Provavelmente foi um falso negativo. Outra possibilidade é você pode ter um herpes genital pelo HSV-1.

  3. Nilson Godoi

    Dr. Sou HIV positivo. Me trato a 1 ano. Meu CD4 quando descobri que estava doente.. era de 14. Hoje meu CD4 está em 581. A cerca de 3 dias.. observei umas pequenas bolhas (que parecem ser herpes) no meu anus. Porém.. tem mais de 2 anos que NÃO tenho nenhuma relação sexual com ninguém. Pode ser herpes?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Poder, pode. Mas era mais provável que a doença tivesse surgido na fase de imunossupressão.

  4. Juliana

    Depilação com cera é liberado para quem tem herpes genital?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Pode fazer se não existir nenhuma lesão visível no momento.

  5. kauana

    ual. e o site mais completo que ja vi. parabens obrigado nunca vi essas informaçoes em outros sites e ja procurei muitos

  6. Raquel

    Dr. Tive relações com uma pessoa em novembro(2018)que me causou uma inflamação, depois só vim ter relações em agosto(2019), mas não ocorreu nada, aparentemente tudo certo. Em dezembro(2019)apareceu umas bolhas nas minhas partes íntimas, sumiram e agora voltaram a aparecer(bolhas rosada e ardência)

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Pode ser herpes. O ideal é que sua ginecologista possa examiná-la.

  7. Veronica orrana

    Dr a herpes é transmitida apenas sexualmente ou quando a baixa resistência??

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      A transmissão do herpes é por via sexual. As recorrências é que surgem em períodos de menor imunidade.

  8. Airto

    A injeção bezetacil ajuda na cura da herpes

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não. Benzetacil não trata herpes.

  9. S

    Pessoa sem manifestações clínicas, com só igg reativo, sendo que teve há uns 2 anos uma manifestação de herpes na pele na região lombar poderia passar a forma genital? Conversei com minha professora de infecto e minha ginecologista e elas disseram que não era pra se preocupar, q passa se tem lesão

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Se você nunca teve lesão na região genital, e está assintomática há 2 anos, é muito pouco provável que haja transmissão do vírus por via sexual.

  10. Fernanda

    A lesão de herpes pode ser única e indolor. Semelhante com uma afta.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não é habitual. Se for uma única úlcera genital, é preciso pensar em sífilis ou cancro mole. Úlcera indolor é típica de sífilis.

  11. Thay

    Dr. Quem tem herpes genital tem no útero ou só na vagina ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      É só na região genital.

  12. Marta

    Minha ginecologista afirmou que a transmissão só ocorre em caso de feridas, mas vejo vários artigos citando que tb na fase assintomática. Em relação mulher x mulher posso transmitir mesmo sem apresentar sintomas há 10 anos? Existe algum exame para checar o citado estado de eliminação do vírus? Grata

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      1- A transmissão sem feridas é possível, mas é bem menos provável.
      2- Se você não tem sintomas há 10 anos, é pouquíssimo provável que possa contagiar alguém fora das crises.
      3- Não.

  13. Marcelo

    Boa tarde!
    É possível que a herpes genital possa demorar mais de 15 anos para se manifestar?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não costuma ser assim.

  14. Stefany

    Dr. Tem como me mandar a bibliografia, referências! Gostei da forma que abordou o assunto! Preciso pro meu trabalho! Por favor, agradecerei a atenção!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Stefany, mande-me um email solicitando essas referências que eu te passo.

  15. Camilly Cristina

    Olá Dr, sou Camilly e queria saber por que a primeira crise é a mais intensa

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Pela falta de imunidade.

  16. Paulo Henrique Silva

    Boa tarde Doutor, é possível a transmissão do virus da herpes genital mesmo que o portador do vírus esteja assintomático? Nesse caso para o homem transmitir para uma mulher teroricamente deve ter ejaculação dentro durante o ato, correto? Se ejacular fora o risco seria menor teoricamente? obrigado!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      A transmissão do herpes não depende exclusivamente da ejaculação. É pelo contato com a pele. Quando o paciente está assintomático, o risco de transmissão é bem mais baixo, mas ele não é totalmente nulo.

  17. PSPN

    É possível ter contraído herpes em banheiro público ou sabonetes e toalhas de alguém infectado?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      É pouco provável.

  18. José

    Boa noite dr estou com uma ardência pra urinar já vai fazer um mês mas não tenho nenhuma ferida será que pode ser hepes?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se não há ferida, não deve ser herpes. O mais provável é que a lesão esteja na uretra, ou seja, você deve ter uma uretrite.

  19. Mi

    Fiquei gravida em 2014 e no meu exame de papanicolau não deu nenhuma alteração para herpes. Porém agora em 2016 tive uma crise com muitas ulceras e bastante doloridas. Gostaria de saber se é possível que não tenha sido detectado no exame por não estar em uma crise ou se contrai esse vírus após a realização do mesmo. Meu diagnostico para herpes foi feito apenas com o médico olhando as ulceras. Existe alguma outra doença parecida que cause essas feridas?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se você não estava com crise, o Papanicolau não tem como mostrar mesmo. Porém, se essa foi a primeira vez que surgiram as úlceras, que são bem típicas, é possível que a infecção tenha sido adquirida só mesmo em 2016.

  20. Sam

    Estou no USA e aqui tem a opçao de comprar o remedio para o tipo 1 mas parece que para o tipo 2 somente com receita local, o que se torna muito caro.
    Posso usar a mesma pomada indicada para uso labial, no herpes genital?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      O herpes tipo 1 é habitualmente tratado com pomadas. Porém, pomadas não funcionam para o herpes genital. Tem que ser antiviral em comprimido.

  21. Ailton

    No meu exame deu IgG nao reagente e IgM não reagente. Isso pode acontecer? Quer dizer entao q não tenho herpes ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Isso indica que você não tem herpes.

  22. Ruben Martins

    Como posso beijar a minha namorada sem apanhar o vírus?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se ela estiver com uma lesão aguda, não tem jeito. Só pode beijá-la quando ela não tiver mais ferida nenhuma aparente.

  23. Ricardo Lima

    Doutor, tenho herpes genital, se uma parceira fizer sexo oral em mim ela pode ser infectada?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim.

  24. luana

    Doutor meu namorado tem herpes ,e tomou o medicamento a 10 dias sumiu as bolas.
    corro o risco de pegar herpes nesse período, se transarmos sem camisinha?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se ele já não lesão algum, o risco de transmissão é mais baixo (mesmo sem lesões o risco nunca é zero).

  25. Ana

    Bom dia Dr. eu sempre fiz exames preventivos e nunca acusou herpes , porém surgi essas bolas dolorosas depois igual a da foto perto do anus depois elas estoura e depois some e essa semana surgiu perto da vagina . As aparições ocorre mais quando vou ficar menstruada. Eu posso estar com com o vírus ? o exame preventivo acusa quando se tem essa doença ? ou somente com um exame especifico posso descobrir ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      1- Sim.
      2- Pode acusar, basta o médico suspeitar e pesquisar por herpes.

  26. Diego Duarte

    Oi doutor , Debaixo da cabeça do meu pénis está cheio de bolinhas pequenas o que eu faço? Tenho 14 anos e sou virgem

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Procure no Google por pápulas peroladas. Veja se é isso que você tem.

  27. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
    Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

    O citomegalovirus não é o vírus que causa herpes. O título do artigo está equivocado. Além disso, a técnica descrita ainda é muito experimental, está longe de se tornar disponível pra população.

  28. Lívia

    Bom dia!!
    Dr e possível pegar Herpes genital no acento sánitario ou qualquer outro acento ou toalhas usada pela pessoa contaminada??

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pouco provável.

  29. Azurea Ramos Rosa Bonifácio

    É possível contrair herpes genital ou labial através de alicates ou outros objetos cortantes?? Portadores do virus podem daor sangue?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      1- Sim, é possível.
      2- Sim.

  30. Raiane

    Quando o vírus estar na mulher, é normal ter bolhas no anus também?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pode ter.

  31. Leandro Laurindo

    Boa Noite, estava fazendo uma pesquisa e me dei de cara com essa descrição “As feridas características do herpes genital surgem imediatamente quando o vírus entra no organismo.” é regra que após o primeiro contato com o vírus surjam bolhas nos primeiros dias?
    Obrigado

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não é imediatamente, não. Você lembra a fonte dessa informação?

  32. mari santana

    infecção de urina pode dar bolhas no pênis ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não.

  33. Bernardo Brasil

    Doutor, o resultado negativo de um exame para herpes simples (igg e igm) pode afastar por completo a suspeita do vírus?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim, a não ser que a contaminação seja tão recente que ainda não tenha dado tempo do organismo produzir os anticorpos IgM e IgG. O IgM surge em poucos dias após o primeiro contato com o vírus.

  34. Artur França Germanotta

    Doutor, caso o rapaz tenha a doença, o esperma pode conter o vírus da Herpes Genital ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pode.

  35. Francisca Maria

    Equinacea ajuda a previnir os surtos de herpes

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não há evidências científicas.

  36. pedro henrique

    dr se eu tiver esse virus de herpes ele acusa em um exame de sangue?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se se for um exame específico para pesquisar anticorpos contra herpes.

  37. karol

    Doutor, é possível ter pego a herpes genital e ela mostrar o sintomas depois de anos? Ou os sintomas sempre aparecem logo após ter pego?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim, é possível que demore muito tempo entre a contaminação e os primeiros sintomas.

  38. Hebert

    Dr. Tenho varios episodios por ano como devo tratar, chegando ate dois por mes

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Talvez tenha que fazer tratamento supressor. O ideal é você procurar um infectologista.

  39. Hebert

    Dr. Herpes genital tem cura ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não, mas tem tratamento.

  40. Adriana

    Doutor minha irma e casada a 4 anos e pegou herpes do marido sera q tenha a ver q ele traiu ela ou nada ve isso

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Herpes genital é uma doença sexualmente transmissível. O marido pegou de alguém. Agora, a contaminação pode ser antiga, ela pode ter ocorrido antes do casamento. É uma possibilidade, mas
      não dá para afirmar que houve uma traição.

  41. marcelo

    Doutor
    Pode nao haver dor nas ulceracoes??

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não é o mais comum, mas se você tem a doença há anos, a tendência é que as crises fiquem mais brandas.

  42. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
    Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

    Sim.

  43. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
    Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

    Não, se a pessoa tem herpes, ela terá anticorpos. Senão ela morreria pela infecção.

  44. carlos

    Qual nome da pomada que voce usa ?

  45. Leandro

    Boa noite, tive relação sexual e dias depois começou ardência em urinar e uma pequena ferida na glande, pode ser herpes?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Podem ser muitas coisas. O ideal é que você vá a um urologista para ele poder examinar. Sem ver a lesão é impossível opinar.

  46. Elisa

    Dr. Meu esposo tem herpes labial, que se manifesta uma duas vezes ao ano. Depois de 5 anos juntos, agora tive a primeira crise de herpes genital. Pergunto: Herpes labial passa para a genital durante sexo oral?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pode passar.

      1. Flávia Vicente

        Mas nesse caso Dr, a pessoa que pegaria o Herpes na genitália, teria o tipo 1 ou o tipo 2?

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
          Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

          O tipo que o parceiro tem na boca, que habitualmente é o tipo 1.

  47. Cris

    Dr. o herpes genital pode ser transmitido através do beijo??

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Beijo na boca, não. Beijo na região genital, sim.

  48. tati

    Doutor, apareceram bolinhas igual as da foto e depois vivaram feridas,
    elas ardem muito e coçam , eu posso ta com herpes genital ? se for, eu fui
    contaminada pelo meu parceiro ?
    l

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Tem que ir no seu ginecologista para confirmar se é mesmo herpes genital. Se for, a transmissão é mesmo por via sexual.