Vasectomia (Como é feita? Dói? É reversível?)

Dr. Pedro Pinheiro

Atualizado em

comment 18 Comentários

Tempo de leitura estimado do artigo: 3 minutos

O que é a vasectomia?

A vasectomia é modo mais efetivo de contracepção masculina, com taxa de sucesso bem próxima a 100%.

A vasectomia é uma cirurgia simples que resulta em esterilização permanente do homem por impedir a liberação de espermatozoides no líquido ejaculado.

Neste texto falaremos somente da vasectomia, método de esterilização masculina. Para saber sobre a laqueadura tubária, método de esterilização feminina, leia: LAQUEADURA | Ligadura de trompas

O que é o ducto deferente?

Para entendermos como funciona a cirurgia de vasectomia, precisamos antes dar uma olhada na anatomia do sistema reprodutivo masculino. Acompanhe o texto junto com a ilustração fornecida abaixo.

Os espermatozoides são produzidos em nossos testículos e armazenados até ficarem maduros no epidídimo, um estrutura localizada na parte superior de cada testículo. O epidídimo liga-se à vesícula seminal por dois finos tubos chamados de canal deferente (ducto deferente). A vesícula seminal junto com a próstata são as responsáveis pela produção do líquido conhecido como sêmen ou esperma, que é ejaculado durante o orgasmo masculino.

Vasectomia
Anatomia geniturinária

A lógica da cirurgia de vasectomia é muito simples, basta causar uma interrupção no ducto deferente, que os espermatozódes armazenados no epidídimo não mais conseguirão chegar à vesícula seminal. Deste modo, o esperma ejaculado passa a sair sem um único espermatozoide presente.

Como é feita a cirurgia?

A vasectomia é um procedimento cirúrgico tão simples que não precisa ser feito em ambiente hospitalar. O urologista faz uma pequena anestesia local na pele da bolsa escrotal e com um pequeno corte exterioriza o ducto deferente. A partir daí, basta cortá-lo e depois suturar cada uma das pontas. A cirurgia dura cerca de 15-20 minutos.

O paciente recebe alta alguns minutos após o término do procedimento e deve se manter em repouso por dois ou três dias. Banho só após 24-48h, retorno ao trabalho após cinco dias e exercícios físicos somente após uma semana, no mínimo. É sempre seguro confirmar esses prazos com o médico que realizou a operação.

Nos dois ou três primeiros dias é possível haver dor e desconforto na região escrotal. Essa dor, entretanto costuma ser fraca e ceder com analgésicos comuns.

O paciente pode voltar a ter relações sexuais após uma semana, mas neste período ainda podem haver espermatozoides viáveis no esperma. São precisos em média 20 ejaculações para se limpar todo o ducto. Após três meses indica-se uma avaliação do sêmen à procura de espermatozoides. Se já não houver mais nenhum, o paciente pode ser considerado estéril. A taxa de sucesso da vasectomia é de 99,8%.

Complicações

A vasectomia é um cirurgia simples com baixa taxa de complicações. Nos primeiros dias do pós-operatório é comum haver sangue no esperma, inchaço na bolsa escrotal e dor local.

É possível nas primeiras semanas haver através da incisão dos ductos deferentes um pequeno vazamento de espermatozoides para dentro da bolsa escrotal. Este vazamento pode desencadear uma reação inflamatória e a formação de granulomas do esperma, que podem ser notados como pequenos nódulos dolorosos no trajeto do ducto deferente. O granuloma é uma massa formada pela mistura de espermatozoides e células de defesa do nosso sistema imune.

Outra complicação possível é a sensação de peso, plenitude ou dor na bolsa escrotal causado pelo acúmulo de espermatozoides no epidídimo. Após algumas semanas o testículo começa a diminuir a produção de espermatozoides e o organismo começa a absorver os já que existem, resultando em uma melhora da congestão. São raros os casos onde não há melhora do desconforto e o paciente precisa ser avaliado novamente pelo urologista (leia: DOR NOS TESTÍCULOS | Principais causas).

Mitos

Existem muitas informações falsas sobre a vasectomia circulando entre os pacientes. Podemos afirmar que:

  • Vasectomia NÃO causa impotência sexual.
  • Vasectomia NÃO causa perda da libido.
  • Vasectomia NÃO aumenta o risco de nenhum tipo de câncer.
  • Vasectomia NÃO aumenta o risco de nenhuma doença cardíaca.

Também é importante destacar que a vasectomia é um método contraceptivo que não diminui a chance de transmissão ou contaminação por qualquer doença sexualmente transmissível (DST). O homem continua a ejacular normalmente, a diferença é que não haverá mais espermatozoides no meio do esperma.Se o paciente vasectomizado tiver alguma DST, o risco de transmissão permanece o mesmo.

Reversão da vasectomia

A vasectomia em alguns casos pode ser reversível, mas a cirurgia de reversão é bem mais complexa. Quanto maior o tempo de vasectomia, menores as chances da reversão ter sucesso. Após 15 anos de vasectomia, menos de um terço das reversões são efetivas.

Vantagens da vasectomia

A vasectomia é um método contraceptivo muito eficaz, prático e permanente. Suas principais vantagens são:

  • Elevada taxa de eficácia, acima de 99%.
  • É um procedimento único, uma vez realizada a cirurgia, já não precisa mais se preocupar com nenhum outro método contraceptivo para o resto da vida.
  • A vasectomia não afeta os hormônios sexuais nem a libido.
  • A vasectomia libera a sua parceira da preocupação de ter que evitar uma gravidez.

Desvantagens da vasectomia

ENtre as desvantagens da vasectomia, podemos citar:

  • É um método praticamente irreversível. Não há espaço para arrependimentos. Uma vez feita, é bem mais complicado voltar atrás.
  • É feita por cirurgia, o que sempre acarreta algum risco de complicação, apesar de complicações graves serem raras.
  • A vasectomia não previne doenças sexualmente transmissíveis. Para tal, a camisinha continua sendo necessária.

Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


18 respostas para “Vasectomia (Como é feita? Dói? É reversível?)”

  1. Cristiane Alves de Alcântara

    Meu marido foi fazer a cirurgia de vasectomia e o médico disse que não podia por que o canal dele era dentro do testículo, não entendi muito bem ,mais gostaria de saber se pode fazer ou não a cirurgia mesmo assim?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Cristiane, não consigo opinar, pois não sei que tipo de defeito anatômico o seu marido tem. O que eu sugiro, é procurar uma segunda opinião de outro urologista.

  2. Marta Cristina

    meu namorado já fez a vasectomia a 13 anos. Qual a chance que tem a reversão.

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      Já tem muito tempo. É possível não haver reversão.

  3. Reversão de Vasectomia Rio de Janeiro

    Parabéns pelo artigo! É bastante interessante e esclarecedor para qualquer pessoa que tenha dúvida sobre tratamentos de reversão de vasectomia. Obrigado!

  4. anonimouns

    Doutor tenho vasectomia a 13 anos, agora quero ter um filho, o Sr. consegue religar pra mim? Por favor, se existir possibilidade me responda em meu e-mail de cadastro.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não sou urologista.

  5. Galti Loja Virtual

    Olá , faz mais de 5 meses que fiz a vasectomia e agora eventualmente estou sentindo dor do lado direito do escroto durante as relações sexuais e percebi que estou com um pequeno caroço do lado direito, infelizmente eu não tenho mais convenio medico e terei que aguardar até fevereiro de 2013
    para fazer uma consulta com um urologista. Por favor me deem informações sobre este problema.

  6. Nalva_mendonca

    Doutor,bom dia gostaria de saber quais as possibilidade de meu filho ter filhosele fez reversao de testiculos aos 17 anos de idade, ele tem 19 anos e teve que perde um testiculos. obrigada pela ajuda

  7. Usgv

    Dr. tenho 28 anos fiz minha cirurgia ah 6 meses desde então sinto muitas dores, pensei que seria causada pela cirurgia o medico disse que não e me passou remédios que não melhorou, cheguei a pensar que seria pelas cuecas ou calcas jeans apertadas, tb não e o caso, para dormir fico em uma posição ou com travesseiros entre as pernas, a dor fica no testículo direito, fica inchado sinto que ele cresce e as veias tb.. confesso que me arrependi de ter feito a cirurgia pois antes dela tudo era uma maravilha..O que devo fazer agora? Grato

  8. Veronicasilicani

    dotor meu marido fez vasectomia a 1 meis e 7 dias e esta saido sangue au ejacular e normal

  9. Nine

    Doutor, gostaria de saber quais são as regras para conseguir fazer uma vasectomia. É necessário já ter tido filhos, como no caso das mulheres, ou ter uma certa idade? Meu noivo está interessado, já que eu não posso realizar nenhum procedimento de esterilização… Obrigada desde já.

  10. Ilda

    Dr. meu marido fez uma cirurgia de vasectomia à seis anos atrás.Durante um bom período de tempo ele esteve ótimo!Mas agora,ele está com alguns problemas,tda vz q vamos ter relação sexual,ele não consegue ter ereção completa,em uma semana ocorreu 4 vzs.Por favor,me responda se isso tem a ver com a cirurgia ou é psicológico?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não faz sentido culpar a cirurgia.

  11. Patricia Moreira

    Dr. Pedro boa noite! Meu marido pretende fazer a cirurgia de vasectomia no fim do ano, estamos procurando clínica e médico com referência para tal procedimento. E se possível que aceitasse nosso plano de saúde Bradesco.  O sr. poderia nos orientar, indicar, meu email é: pty2005@gmail.com         Desde já agradeço sua atenção…Patricia

  12. Rogerio santos

    fiz vasectomia a 7 dias e minha bolsa escrotal está com uma mancha roxa do meio até o começo do pênis, isso é normal?

  13. Brunno

    Doutor, fiz vasectomia há 2 anos e ontem comecei a sentir uma dor nos testículos similar à que fui acometido no período pós cirúrgico. É normal ? Devo procurar um médico ? Obrigado ! Bruno

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Sim, procure um urologista.