Sarcoma de Kaposi – Câncer do HIV

Dr. Pedro Pinheiro

Atualizado em

comment 14 Comentários

Tempo de leitura estimado do artigo: 3 minutos

O que é sarcoma de Kaposi?

O Sarcoma de Kaposi é um tipo incomum de câncer, muito raro há algumas décadas, mas que passou a ser visto na prática médica com alguma frequência após o surgimento da pandemia da AIDS e do aumento da incidência de  tratamentos que envolvem drogas imunossupressoras, como é o caso dos transplantes de órgãos.

O sarcoma de Kaposi é um câncer indolente que surge dos tecidos dos vasos sanguíneos e linfáticos. As células cancerígenas formam tumores que normalmente se apresentam como nódulos arroxeados ou amarronzados na pele.

Causas

O sarcoma de Kaposi é causado por um subtipo de vírus da família do Herpesvírus, chamado de HHV 8 ou KSHV (Kaposi sarcoma herpes vírus).

Apesar de serem da mesma família, o HHV 8, que causa o sarcoma de Kaposi, nada tem a ver com os HHV 1 e HHV 2, que causam os herpes labial e herpes genital.

Apesar do vírus HHV 8 ser o responsável pelo surgimento deste tumor, somente a sua infecção não é suficiente para o desenvolvimento da doença.

Na verdade, apenas 0,03% das pessoas saudáveis contaminadas pelo HHV 8 desenvolvem o sarcoma de Kaposi. Essa baixíssima taxa de adoecimento se deve ao fato do nosso sistema imune ser capaz de controlar o vírus, o que fez com que durante séculos o sarcoma de Kaposi fosse um tumor muito raro.

Porém, desde o surgimento da pandemia de AIDS na década de 1980 e do desenvolvimento de tratamentos que envolvem drogas imunossupressoras, como são os casos dos transplantes de órgãos e das doenças auto-imunes, o número de pessoas vivendo com o seu sistema imune comprometido têm aumentado progressivamente, trazendo consigo uma gama de novas doenças que antes eram raras, entre elas, o sarcoma de Kaposi.

Entre as drogas imunossupressoras mais associadas ao surgimento do Kaposi estão a Ciclosporina e os corticoides.

Não se sabe bem como é feita a transmissão do HHV 8 de uma pessoa para outra, porém, parece que o sexo e a transmissão através da saliva são as principais vias.

Neste texto vamos dar ênfase ao sarcoma de Kaposi relacionado a infecção pelo HIV, porém, vale a pena gastarmos algumas linhas falando sobre o sarcoma de Kaposi clássico, que surge em pacientes saudáveis e com sistema imune intacto.

Sarcoma de Kaposi clássico

Chamamos de sarcoma de Kaposi clássico aquele que não tem relação com a AIDS. Esse tipo de sarcoma de Kaposi é um tumor muito raro, de curso indolente, que surge em pessoas saudáveis, habitualmente idosos etnicamente ligados aos povos do mediterrâneo e do oriente médio.

Existe ainda uma segunda forma chamada de sarcoma de Kaposi africano, também raro e não relacionado à imunossupressão, que ocorre em pessoas da África equatorial. Essa forma difere do Kaposi clássico por ser mais agressivo e acometer preferencialmente jovens e crianças.

Sarcoma de Kaposi relacionado à AIDS

Apesar de ser um tipo de câncer conhecido desde o século XIX, o sarcoma de Kaposi tornou-se relativamente comum apenas a partir da década de 1980, com a explosão da AIDS.

O Kaposi é um tumor tipicamente de homens, sendo 15 vezes mais comum no sexo masculino.

Não se sabe por que, mas a doença acomete preferencialmente homens homossexuais, sendo menos comum em homens soropositivos que adquiriram o HIV através de transfusão sanguínea, drogas injetáveis ou por sexo com mulheres.

Sintomas na AIDS

Ao contrário da forma clássica, o sarcoma de Kaposi na AIDS pode ser uma doença disseminada e de rápida evolução, causando significativa mortalidade.

Atualmente, porém, devido a elevada eficácia dos anti-retrovirais no controle do HIV, o Kaposi não costuma mais ser um tumor tão agressivo como era nas décadas de 80 e 90.

O envolvimento da pele é o sintoma mais característico e comum, acometendo principalmente membros inferiores, face, mucosa oral e genitália.

Sarcoma de Kaposi

As lesões variam entre manchas e pequenos nódulos de formato arredondado. As cores podem variar entre roxo, vermelho e marrom. As lesões costumam ser assintomáticas, não doem e não causam comichão.

Além das típicas lesões na pele, o sarcoma de Kaposi também é muito comum na mucosa oral, acometendo cerca de 30% dos pacientes. O palato (céu da boca) e a gengiva são os locais mais afetados.

Nos pacientes com grave imunossupressão, o sarcoma de Kaposi pode se desenvolver em órgãos internos, sendo o trato respiratório e gastrointestinal os mais comuns. Nesses casos, os sintomas são semelhantes ao de qualquer outro tumor nesses locais, como falta de ar, tosse (que pode ter expectoração sanguinolenta), dor torácica, sangramento nas fezes, obstrução intestinal e diarreia.

Sarcoma de Kaposi

O tumor pode surgir em qualquer órgão do corpo, incluindo linfonodos, ossos, pâncreas, testículos, fígado, coração e músculos.

Diagnóstico

O diagnóstico do Kaposi costuma ser simples, sendo obtido através de uma biópsia de pele.

Após o estabelecimento do diagnóstico, o próximo passo é avaliar o estágio da doença, definindo se a mesma encontra-se restrita a pele, ou já acometeu órgãos internos.

Quanto maior for o grau de imunossupressão, e no HIV isto é definido pela contagem de CD4+ e pela carga viral, maior é o risco de haver doença difusa.

A confirmação do sarcoma de Kaposi é um dos critérios para se classificar um portador do HIV como portador de AIDS.

Tratamento

No sarcoma de Kaposi clássico o tratamento inclui quimioterapia e radioterapia de acordo com o estágio e a localização do tumor.

No Sarcoma de Kaposi relacionado à AIDS ou à imunossupressão, o principal objetivo é tentar restabelecer o sistema imune.

Nos pacientes com AIDS está indicado o início do coquetel de anti-retrovirais. Nos pacientes medicados com imunossupressores, deve-se suspender essas drogas, ou pelo menos reduzir as doses para tentar reduzir o grau de imunossupressão. Se a doença for extensa, a quimioterapia pode ser indicada.

Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


14 respostas para “Sarcoma de Kaposi – Câncer do HIV”

  1. Maria Amélia C. Cabral

    pessoas com lesões na pele e tenham dormido na cama de alguém que tenha o sarcoma de kaposi edêmico (decorrente da SIDA), pode se contaminar com o vírus HIV? Só pelo fato de ter usado os mesmos lençois (exemplo o filho que costuma dormir na cama dos pais). Nesse caso é indicado que toda a família faça exame de HIV e observe possíveis lesões de pele semelhantes?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não, não se transmite assim.

  2. Jeronimo Mungoi

    Muito Obrigado!

  3. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
    Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

    Não é simples. O ideal é que você peça uma orientação a um dermatologista. Ele irá lhe ajudar a amenizar as lesões.

    1. Delma Pires Pires

      muito obrigado Dr. Pinheiro

  4. Delma Pires Pires

    em 2011 foi me diagnosticado sarcoma de kaposi fiz vários testes de HIV que deu negativo no entanto fiz 8 sessões de quimioterapia por causa das lesões escuras que tinha por quase todo corpo. meu noivo também fez vários testes com resultado negativado, ate o momento as lesões não desapareceram por completo. sei q este tipo de câncer é mas frequente a pessoas seropositivas em julho de 2013 fizemos novamente o teste negativou outra vez. gostaria de saber se existe um anti cicatrizante que possa me ajudar a remover as manchas que tenho. meu noivo não tem nenhum problema de saúde ambos somos de pele negra. brigado.

  5. ritadecassiaaraujo

    doutor eu tenho aides e fiquei com meu namodo sem camisinha ele corre ris co e pq eu descobri em 2009 que tinha agora eu arumei alguen e nao tenho coragen de dizer

    1. Claudio Santos Oliveira

      Bem Rita, infelizmente, seu namorado corre risco de contrair a doença. Recomendo reportar para ele, para evitar a proliferação

  6. domingas caculo

    gostava de saber xta doença tem cura

  7. rosana

    tenho uma pessoa da minha familia que esta assim .. com essas manchas vermelhas !! qual é o medicamento pra esse tipo de doença ????

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Tratar a AIDS e quimioterapia em casos mais extensos.

  8. Diego_turcao

    se a pessoa teve contato com a mão no anus da outra pessoa e depois colocou n o penis,tem algum risco?

  9. Carlinharebelde1210

    é  verdade  se  a mulher  tranzar  com  o  pano  quakquer  ela  pode  pega  ainds ?

  10. hugo almeida

    uma pessoa que já  teve sifilis pode transmitir para alguem.