Labirintite: o que é, sintomas, causas e tratamento

Dr. Pedro Pinheiro

comment 73 Comentários


O que é labirintite?

A labirintite, também conhecida como neurite vestibular, neurolabirintite ou vestibulopatia periférica aguda, é uma doença benigna e autolimitada que causa intensas vertigens.

Chamamos de vertigem a tontura que tem característica rotatória, ou seja, aquela em que temos a impressão de que nós ou o ambiente ao redor está girando.

Apesar de ser uma doença benigna e com recuperação completa na maioria dos casos, durante as crises, os sintomas de labirintite, como tontura, náusea, vômito e desequilíbrio, podem ser bastante incapacitantes.

A labirintite é provocada por uma inflamação do ouvido interno, região na qual fica localizada uma estrutura chamada labirinto, responsável pelo nosso equilibro. Dentre todas as causas de tonturas, a labirintite é uma das mais comuns.

Para entender o que é a labirintite é preciso primeiro saber o que é o labirinto e como funciona o ouvido interno.

Labirinto e ouvido interno

O labirinto é a estrutura responsável tanto pela audição quanto pelo equilíbrio. O labirinto consiste em duas partes principais:

  • Cóclea: é uma pequena estrutura em forma de caracol que converte vibrações sonoras em impulsos nervosos que viajam até o cérebro.
  • Sistema vestibular: consiste em uma rede complexa de canais semicirculares que desempenham um papel importante na manutenção do equilíbrio, fornecendo informações sobre a orientação espacial do corpo.
Labirinto - Ouvido interno
Labirinto – Ouvido interno

O interior do labirinto é preenchido por líquido. O cérebro usa a movimentação desses líquidos para identificar movimentos, saber a posição do corpo e nos manter em equilíbrio.

As informações passadas pelo labirinto através da movimentação destes líquidos ajudam o cérebro a interpretar movimentos angulares, acelerações lineares e forças gravitacionais.

Quem “sente” e leva esses movimentos dos líquidos para serem interpretados pelo cérebro é o nervo vestibulococlear, também chamado de nervo auditivo.

O nervo auditivo possui dois ramos, cada um responsável por uma das funções básicas do ouvido: o ramo coclear informa o cérebro sobre os sons captados pelo ouvido, enquanto o ramo vestibular informa sobre os movimentos do nosso corpo captados pelo aparelho vestibular.

Apenas como curiosidade: você sabe por que ficamos tontos depois de rodarmos várias vezes? Porque quando paramos de rodar, apesar de já estarmos parados, os líquidos dentro do nosso ouvido interno ainda ficam em movimento rotacional por alguns segundos, fazendo com que o cérebro interprete que ainda estamos rodando. Se fecharmos os olhos, a tontura aumenta ainda mais, pois de olhos abertos, a visão avisa o cérebro que estamos parados, atenuando assim a mensagem errada que o nervo auditivo está enviando.

O termo labirintite tem sido usado erroneamente para designar qualquer doença do labirinto. Na verdade, labirintite é a inflamação do labirinto e/ou da porção vestibular do nervo auditivo, responsável pela inervação do labirinto. Nem toda labirintopatia (doença do labirinto) é uma labirintite.

Causas

A inflamação do labirinto afeta suas estruturas, interfere com a movimentação dos líquidos no seu interior e ainda atrapalha a transmissão dos impulsos nervosos para o cérebro. Com isso, o cérebro passa a interpretar de forma equivocada os sinais do ouvido interno, resultando em sintomas como tontura, desequilíbrio, enjoos e até mesmo perda auditiva.

Labirintite viral

A inflamação do labirinto é na maioria das vezes causada por uma infecção viral. Em pelo menos 50% dos casos, o paciente refere ter tido uma virose recente, como gripe, resfriado, síndrome mão-pé-boca ou gastroenterite viral.

Os vírus mais relacionados ao surgimento da labirintite são:

  • Influenza (resfriado).
  • Parainfluenza (resfriado).
  • Adenovírus (resfriado e gastroenterite).
  • Vírus sincicial respiratório (resfriado).
  • Citomegalovírus (citomegalovirose)
  • Paramixovírus (caxumba).
  • Varicela-zoster (catapora e herpes zoster)
  • Vírus de rubéola.
  • Herpes simplex 1 (herpes labial)
  • Coxsackievirus (síndrome mão-pé-boca).

Uma forma distinta de labirintite pode ser surgir em pacientes com herpes zoster. O quadro é chamado de síndrome de Ramsay-Hunt e seus sintomas habituais são: vertigem, perda de audição, lesões dermatológicas e paralisia facial.

Labirintite bacteriana

Mais raramente, a labirintite pode ser causada por uma infecção bacteriana, ocorrendo geralmente após um quadro de otite média ou meningite bacteriana.

A labirintite de origem bacteriana é um caso mais grave que a labirintite viral, podendo evoluir com surdez permanente e infecção generalizada.

As bactérias mais relacionadas ao surgimento de labirintite bacteriana são:

  • Streptococcus pneumoniae.
  • Haemophilus influenzae.
  • Moraxella catarrhalis.
  • Neisseria meningitidis.
  • Streptococcus sp.
  • Staphylococcus sp.
  • Proteus sp.
  • Bacteroides sp.
  • Mycobacterium tuberculosis.

Fatores de risco

Alguns fatores aumentam o risco de você desenvolver labirintite. Os principais são:

  • Consumo frequente e exagerado de bebidas alcoólicas.
  • Cansaço.
  • História de alergias
  • Tabagismo.
  • Estresse
  • Consumo excessivo de café.

Sintomas

O principal sintoma da labirintite é uma súbita e intensa vertigem, comumente associada a náuseas, vômitos e desequilíbrio ao andar.

O quadro de vertigens costuma ser tão forte que o paciente procura ficar deitado, pois o desequilíbrio torna impossível ficar de pé.

Um sinal importante de vertigem é a presença do nistagmo: involuntários, rápidos e curtos movimento dos olhos, geralmente em direção lateral. O nistagmo ocorre na labirintite e em todas as outras doenças que cursam com vertigens.

As tonturas do tipo vertigem também têm como característica o fato de apresentar períodos de melhora e piora ao longo dos dias. As vertigens costumam piorar sempre que há movimentos bruscos da cabeça.

Quando a labirintite é causada pela inflamação de todo o labirinto, também está presente a perda auditiva do ouvido acometido.

O quadro de perda auditiva geralmente é de leve a moderada intensidade, sendo mais evidente para sons de alta frequência. Também é comum a presença de zumbidos nos ouvidos.

Quando a labirintite ataca apenas o ramo vestibular do nervo auditivo, caracterizando uma neurite vestibular pura, há apenas tonturas sem que haja perda auditiva, pois o ramo coclear está intacto.

Alguns médicos fazem a distinção entre a labirintite e a neurite vestibular, chamando de labirintite apenas os casos nos quais há perda auditiva, indicando inflamação de todo labirinto e não somente do ramo vestibular do nervo auditivo.

Resumindo, os principais sintomas da labirintite são:

  • Vertigens.
  • Enjoos com ou sem vômitos.
  • Desequilíbrio.
  • Perda de audição.
  • Zumbidos.
  • Nistagmo (movimentos laterais e involuntários dos olhos).

Na labirintite, outros sinais e sintomas neurológicos, como alteração da fala, dificuldade para engolir, desorientação, perda de força nos membros, perda da sensação e forte do de cabeça não estão presentes.

Se o paciente tiver um ou mais desses sintomas neurológicos, é preciso pensar na hipótese de um AVC (leia também: 7 sintomas do AVC – derrame cerebral).

Duração dos sintomas

A labirintite é uma doença autolimitada que melhora espontaneamente, mas em alguns casos os sintomas podem durar semanas.

Via de regra, os dois ou três primeiros dias são os piores, com o quadro apresentando melhora progressiva ao longo dos próximos dias. Uma tontura residual, principalmente após movimentos bruscos da cabeça, pode persistir por vários meses.

Apenas 1% ou 2% dos pacientes que tiveram labirintite apresentam recorrência da doença, geralmente no ouvido que não havia sido acometido.

Diagnóstico

Não existe um exame específico que aponte para o diagnóstico da labirintite.

O diagnóstico é feito baseado nos sintomas, no exame físico e na história clínica do paciente.

Um exame que o médico pode fazer no consultório é o chamado teste do impulso cefálico, que encontra-se positivo em cerca de 80% dos pacientes com labirintite.

Esse teste é feito da seguinte forma: o paciente deve estar em repouso e com o olhar fixado em algum ponto à sua frente. O médico, então, faz uma rotação lateral da cabeça para cada lado e pede para o paciente tentar manter o olhar fixo à frente.

Teste do impulso cefálico.
Teste do impulso cefálico sugestivo de lesão no ouvido direito: olhar desvia-se junto com a cabeça para direita e só depois retorna ao ponto fixo.

Os pacientes com labirintite não conseguem manter o olhar fixo, ele desvia os olhos junto com a cabeça para o lado em que o ouvido interno está inflamado. Os olhos vão juntos com a cabeça, mas segundos depois o paciente voluntariamente os corrige, voltando o olhar para o ponto fixado anteriormente. A ilustração acima mostra o teste em uma paciente com labirintite no ouvido direito.

Exames de imagem, como a tomografia computadorizada ou a ressonância magnética, estão indicados quando o médico suspeitar que as vertigens tenham origem em uma lesão no sistema nervoso central e não no ouvido interno. Pacientes idosos com fatores de risco para AVC são o grupo que mais se beneficiam dos exames de imagem.

Tratamento

Como já foi dito, a labirintite é um quadro autolimitado que melhora sozinho com o tempo. Entretanto, os sintomas costumam ser muito intensos, incômodos e, por vezes, prolongados, o que justifica a prescrição de medicação sintomática.

Repouso e hidratação estão indicados para todos os casos.

O uso de corticoides parece acelerar a cura da labirintite de origem viral. O esquema mais comum é um curso de 10 dias de prednisona na seguinte posologia:

  • 60 mg por dia nos dias 1 a 5.
  • 40 mg no dia 6.
  • 30 mg no dia 7.
  • 20 mg no dia 8.
  • 10 mg no dia 9.
  • 5 mg no dia 10.

Sintomáticos

O uso de medicamentos direcionados para o alívio rápido dos sintomas também está indicado, os mais usados são:

  • Antieméticos (contra enjoos), como a metoclopramida, domperidona, ondansetrona ou prometazina.
  • Anti-histamínicos (antialérgicos) de primeira geração, como difenidramina ou dimenidrinato.
  • Benzodiazepinas (ansiolíticos), alprazolam, clonazepam, lorazepam ou diazepam.

Apesar de fornecerem alívio sintomático, os medicamentos sintomáticos listados acima devem ser utilizados somente nas primeiras 48 horas. Ao suprimir a atividade do sistema vestibular, acredita-se que eles prejudicam a resposta de compensação do sistema nervoso central, atrasando, assim, a recuperação completa do quadro.

Labirintite bacteriana

A labirintite bacteriana deve ser tratada com antibióticos de acordo com a bactéria causadora da infecção.

Dúvidas comuns

Quem é mais propenso a ter labirintite?

Resposta: Pessoas de qualquer idade podem desenvolver labirintite, mas ela é mais comum em adultos acima de 40 anos. Fatores de risco incluem infecções no ouvido, alergias, uso de certos medicamentos, tabagismo, consumo excessivo de álcool ou café e histórico familiar de problemas de equilíbrio ou de ouvido.

A labirintite pode causar dor de cabeça?

Resposta: Sim, apesar de não tão comum, a labirintite pode causar dor de cabeça em alguns casos. Isso ocorre devido à inflamação no ouvido interno, que pode afetar os nervos e causar dor de cabeça, juntamente com outros sintomas como tontura e perda de equilíbrio.

Dor no ouvido e tontura são sintomas de labirintite?

Resposta: Sim, dor no ouvido e tontura são sintomas possíveis de labirintite. A tontura, em particular, é um dos principais sintomas e ocorre devido ao comprometimento do equilíbrio pelo ouvido interno. A dor no ouvido pode não ser tão comum, mas pode ocorrer dependendo da causa subjacente da labirintite.

Existe uma relação entre sinusite e labirintite?

Resposta: Sim, existe uma relação entre sinusite e labirintite. A sinusite, que é a inflamação dos seios nasais, pode, em alguns casos, levar à labirintite, especialmente se a infecção se espalhar para o ouvido interno. No entanto, isso não é muito comum e outras causas para labirintite são mais frequentes.

Labirintite pode causar zumbido no ouvido?

Resposta: Sim, a labirintite pode causar zumbido no ouvido. O zumbido é um sintoma frequente quando há distúrbios no ouvido interno, como no caso da labirintite. O zumbido pode ser temporário ou persistir por um período mais longo, dependendo da gravidade e do tratamento da condição subjacente.

Como curar a labirintite rapidamente?

Não existe cura rápida para labirintite. No entanto, algumas medidas ajudam a acelerar a resolução dos sintomas:
Medicamentos: conforme discutido anteriormente no artigo.
Hidratação e descanso: mantenha-se hidratado e descanse, especialmente se a labirintite for causada por uma infecção viral.
Exercícios de reabilitação vestibular: realizados sob orientação profissional, para melhorar o equilíbrio e reduzir a vertigem.
Movimentos cautelosos: evite movimentos bruscos da cabeça para diminuir a vertigem.
Reduzir estímulos agravantes: diminuir exposição a luzes fortes, ler menos e limitar o tempo de tela.
Dieta e estilo de vida: diminuir consumo de cafeína, álcool, sal e açúcar; parar de fumar.
Controle do estresse: práticas como meditação ou ioga podem ajudar no manejo dos sintomas.


Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


73 respostas para “Labirintite: o que é, sintomas, causas e tratamento”

  1. Sebastião leite Alves filho

    Boa tarde, eu sinto muitas tonturas, e as vezes e tão forte que eu caio no chão. Em outros casos eu vejo tudo rodando, e vomito muito. Também eu ouço pouco do ouvido direito e muito barulho. Estou tomando Labirin 24mg, 2x ao dia.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Você tem sido seguido por um otorrinolaringologista? Esses sintomas parecem muito ser do ouvido interno.

  2. Gustavo Damião Vaz

    Foi ótimo estudar sobre Labirintite, pois estou com sintomas fisiopatologia cos.

    Começarei a cuidar-me, para a inflamação não progredir.

  3. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
    Dr. Pedro Pinheiro

    Dependendo da localização do AVC os sintomas podem ser parecidos com os uma labirintite, principalmente o desequilíbrio. Mas um médico consegue facilmente diferenciá-los

  4. Elisabete 41 anos

    boa noite , primeira crise, vomitos,. segunda crise um ano após, vomitos fui ao proto socorro, sai de la sem poder deitar do lado esquerdo e olhar para cima.Porém tenho uns ameaços de crise meio q constante, quando acontece ja entro com o dramim b6, mas fico sem poder deitar do lado esquerdo por uns 15 dias, o que faço?otorrino não resolveu

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      O otorrino é o médico especialista em labirintite. Se ele não der jeito, é pouco provável que outro especialista dê. Você já tentou trocar de otorrino?

  5. Jonatjan

    Boa noite doutor tenho zumbido no meu ouvido e me sinto aéreo o tempo todo. Pode ser labirintite?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      O zumbido indica algum problema do ouvido interno. Labirintite é uma opção, mas sem tontura não é comum.

  6. Sabrina Sperb

    Boa noite, Dr. Pela primeira vez em 30 anos (minha idade) tive uma crise de labirintite. Na verdade, estou passando por ela ainda, estou no terceiro dia. Percebi q a calma e a paciência são grandes aliadas no “tratamento”, pois cada dia que passa venho melhorando progressivamente. Minha pergunta é: O fato de eu ter essa labirintite significa que vou ter pro resto da vida ou pode ser que eu não tenha nunca mais?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pode ser que não tenha nunca mais, principalmente se a origem for uma virose.

  7. Marcela Nats

    Boa noite Dr.Quando deito, quando levanto e quando mexo a cabeça tudo fica rodando e essa sensação dura mais ou menos 30 segundos em média e já tem uns 3 dias isso. O que pode ser? Obrigada

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
  8. Guilherme Matiussi

    Olá Doutor, estava ouvindo zumbido no ouvido, resolvi consultar um médico ele me disse parar tomar Vertix, mas alguns dizem que Vertix pode causar alzheimer e tenho histórico na minha familia com essa doença, como devo proceder devo tomar Vertix ou Labirin?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Desconheço essa informação de que o Vertix possa causar Alzheimer.

  9. Vanessa Pedro

    Dr. Pedro, estive constipada á pouco tempo, as minhas constipações são sempre garganta. Agora sinto tonturas quando levanto rapidamente e no ginasio a fazer exercicios. Doi-me o ouvido e tenho a visão ligeiramente turva. Pode ser labirintite?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não é assim a tontura da labirintite. Isso provavelmente ainda é da sua constipação.

  10. Danielle

    Dr., eu tomo regularmente citalopram de 20mg (2 comprimidos por dia), e estou sem ele a 4 dias, porque consegui marcar minha consulta somente para amanhã. Desses 4 dias até hoje, tenho sentido muita tontura e vertigens, associados a náusea, dor de cabeça e nos olhos e calafrios. Pode ser por falta do medicamento ou pode ser labirintite?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      A primeira hipótese é pela falta do medicamento.

  11. samantha

    Dr estou em uma crise ja tem uma semana, fui ao pronto socorro 3 vezes e procurei um Otorrino me pediu exames e ainda não foram feitos, e normal eu sentir essa crise mesmo tomando Vertix por mais de 6 dias não senti resultado, estou ficando realmente preoculpada.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Em crises fortes, o vertix sozinho pode não ser suficiente.

  12. MARCOS

    Depois que tomo café fica zuando meu ouvido e meio desequilibrado, é normal?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não, isso não é normal.

  13. Ivana

    Drº, Bom dia! Minha mãe há alguns dias vem sentindo tonturas que causam desequilíbrio ao caminhar; desconforto no ouvido, segundo ela não chega a ser classificado como dor e sim como algo estranho em seu ouvido. Será se pd ser labirintite. O que o Srº me orienta além de procurar um médico, pois ela já passou pelo médico e não recebeu diagnóstico. Desde já, muito obrigada!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pode ser algo do ouvido interno. Labirintite é uma opção. Mas também pode ser uma rolha de cerúmen. Ela tem que ir ao otorrinolaringologista. Alguém tem que examinar o ouvido dela.

  14. Rafela Magalhaes

    Tive uma amidalite fortíssima e tomei muitos remédios para dor e febre alem do antibiótico e estava muitíssimo stressada e na tpm, não tinha nem acabado de tomar o antibiótico comecei a ter tonturas e ânsias de vômitos e dor de cabeça e no ouvido e na nuca ,não estava saindo da cama de tanto mau e zonzeiraaaa horríveis.Dr pode ser labirintite?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pode.

  15. Professora Margarete

    minha amiga está com labirintite. gostaríamos de marcar viagens, mas agora estamos com medo que ela tenha uma crise durante a viagem ou antes dela… pode-se prever uma crise dessas? Uma pessoa com labirintite fica limitada quanto a saídas, quanto a dirigir automóveis… marcar viagens?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Se tiver um adequado acompanhamento com um otorrinolaringologista, ela pode ser medicada de forma a minimizar esses problemas.

  16. lidiany

    Tenho 15 anos e o Medico me disse qe posso estar com suspeita de labirintite .. Tenho os Seios fartos e estou tomando remédio pois minhas costar andam doendo muito essa pode ser a causa da labirintite? ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Que remédios?

  17. fabiana

    ola a uns 4 anos atras eu tive paralisia facial mas voltou ao normal sozinho..e a umas 2 semanas venho tendo tonturas,dores de cabeça constante e muito sono!!ando preocupada pois tenho uma bebe de 5 meses e tem dias que nao consigo nem atender ela direito..o sera isso ??

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pode ser algo de origem viral. Justifica a paralisia e a tontura. De qualquer forma, sugiro que você procure um neurologista.

  18. claudio rodrigues

    bati a cabeça com muita força, isto causa labirintite?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim, pode.

  19. Michel Cruz

    Boa noite Dr.

    Minha mãe antigamente apresentava uma labirintite diária média onde ela conseguia fazer suas coisas sozinha. A um ano atrás ela teve uma crise muito forte e a mesma não melhorou até hoje.
    Já passei ela em vários especialistas da área neurológica e otorrino e nenhum conseguiu diagnosticar o problema dela, eles receitaram vários medicamentos, reabilitação, e ela já realizou todos enxames possíveis e nenhum deu nada.
    Dr ela esta sofrendo muito com esse problema você poderia me ajudar com esse caso ?

    Atenciosamente
    Michel

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Michel, lamento, mas além de estar longe, eu não sou especialista nesta área. Não tenho como ajudar.

  20. Vinicius Gonçalves

    Dr. meu nome e vinicius moro em salvador bahia …. bem, fiz exame de sangue, fiz um ultrasson do abdomen total, fiz varios tipos de exame de fezes kato katz e baerwman.. esses exames era pra saber se era verme , pois ja tive shistosoma mansoni mas deram negativos…. Os sintomas que sinto sao… TONTEIRA, VONTADE DE VOMITAR, QUEIMACAO NO ESTOMAGO, DIARREIA, E ZUMBIDO NO OUVIDO HORAS… ISSO PODE SER LABIRINTITE….

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Pode ser alguma coisa relacionada ao ouvido interno. Labirintite é uma das hipóteses.

  21. Leandro L De Souza

    Desde o dia 10 de maio 2014 venho sentindo tonturas. primeiro de uma semana para outra. aconteceu subitamente e time medo de “apagar”, tentava por vezes ficar sentado ou deitado,mas a sensação era de desconforto, respirava fundo e tentava me acalmar, o batimento cardíaco subia durante isso, mas a pressão era normal. isso no espaço de tempo entre um sábado e outro, e na primeira sexta-feira senti dor de cabeça leve(não sei se tem relação)

    fui a um médico clinico que passou exames laboratoriais e um eletrocardiograma e um eco cardiograma
    (todos os exames deram normais) durante a primeira consulta ele passou um remédio para tirar cera do ouvido (oticerin) pois estava com os ouvidos entupidos de cera. na segunda consulta após fazer os exames ele passou vertizine D, e pediu que eu tomasse e se não não melhorasse que buscasse outros exames para investigar melhor.

    bem desses tempos pra cá a tontura permanece (fraca), mas permanece. e tenho muito medo de sair pois não me sinto confiante e a medida que ando na rua, sinto medo e a tontura aumenta (não sei se é por causa do movimento natural do corpo).

    NÃO SEI SE PROCURO UM OTORRINO OU UM NEUROLOGISTA . senti durante esse tempo alguns dias de dores de cabeça (leves) que passam com 1 comprimido.

    nesse 1 mês e 10 dias, mais ou menos que venho tontura tive dor de cabeça uns 6 ou 7 dias.
    em que médico devo ir? (não tive convulsão, nem vômito)

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      O melhor é começar pelo otorrino, pois as tonturas causadas pelo ouvido interno são mais simples.

  22. Hellen Patricia

    Doutor Pedro

    bom dia,
    Eu tenho tontura ao levantar,medo de ficar só nos lugares ,tenho
    fraqueza no corpo,quando eu tor num lugar as vezes eu penso (sera se eu sou
    doida)o meu corpo ta no lugar eu penso que eu não to,de uns meses pra ca doutor
    começei a de longe não enchergar muito bem,e eu to muito chorona (sentida) essa
    e a palavra,eu estou gravida de 2 meses e a tontura a fraqueza pioro na
    gravidez,eu queria saber o que fazer doutor ?

    GRATA….

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Procure um psiquiatra. Isso tem toda cara de problemas emocionais, tipo ansiedade ou depressão.

  23. Wagner Martins

    Dr. labirintite pode ter como sintoma formigamento no corpo?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não costuma dar.

  24. jussara

    Estou sofrendo com essa labirintite, até saber o que era eu achei que estava ficando louca, aconteceu logo depois que tive meu filho, e dois meses após perder meu marido pra morte, ouvia um zumbido que me enlouquecia, não entendo a causa, fazem 3 anos que estou assim, depois que parei com o álcool que bebia socialmente( a um mês) amenizou, porém ainda tenho crises terríveis, teria vindo de uma crise de stress profundo, meio a depressão pós parto que o médico disse q eu estava?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      É difícil opinar à distância, mas a parte emocional realmente pode provocar muitos sintomas diferentes. O ideal é você ser avaliada por um otorrinolaringologista para tentar encontrar uma causa.

  25. Marina Bonfim

    Site fantástico!!! Informações coerentes!!!

  26. karine fonseca

    dr eu tomo rémedio controlado,e fui tomar um genérico desse remédio e me deu tontura do lado direito…fui a um clinico geral e ele me receitor
    tomar vertix 5 mg mas só vendia nas farmácias de 10mg,tomei mas acordei tonta,será que deve tomar novamente ou voltar ao médico? Tem alguns dias que estou com essa tontura o que devo fazer…..no ouvido só sinto uma coceira….obrigada karine

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      Não basta tomar um comprimido só e achar que vai ficar boa. Tem que ir tomando pelo tempo que o médico prescreveu.

  27. luana

    gosaria de saber se uma pessoa q tem labirintite pode fazer viagens normalmente em avioes.

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      A princípio, sim. Mas o melhor é tratar da labirintite primeiro.

  28. p123tell@hotmail.com

    Sensacional esse site, conseguir sanar minhas dúvidas. Parabéns!!!!!!

  29. maria moura

    seu site é show, obrigada pelas infirmações

  30. Leandro Carva

    Muito bom esse site, consegui tirar varias duvidas.

  31. Avatar de Pedro Pinheiro
    Pedro Pinheiro

    Esses seus sintomas podem ser só do dumping. Agora, para se ter certeza é preciso uma avaliação do seu sistema vestibular por um otorrino.

  32. veramaris

    tenho muita dor d cabeça e tontura, sou estudante e estou fazendo vestibulares, um colega falou para eu tomar buscopan e profenid, ele acha q eu tenho labirintite viral. ele pode estar correto? pelo o q eu li aqui não acredito q eu tenha isso. o q eu deveria fazer para confirmar ou não este parecer? sabe como é o atendimento pelo sus…. devo tomar estes remédios?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Nunca tome remédios sem orientação médica! Já vi muita desgraça por conta de automedicação errada.

  33. Fábio

    Alguém sabe me dizer, qual o nome da especialidade médica que trata da labirintite?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Otorrinolaringologia.

      1. Vanessa Nogueira Belo

        dr bom dia me chamo vanessa tenho 24 anos e a 4 dias estou sentindo os seguintes sintomas, enjoo,tontura,e vistas turvas oq sera?

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
          Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

          Vanessa, podem ser várias coisas. Sem examinar é impossível opinar. Se as tonturas são fortes, sugiro que você procure um otorrinolaringologista.

  34. Lylyany_santana

    minlha mae tem labirintiti e tem muita dor de cabeça isso e normal?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      É comum.

  35. Maiara.

    Ola Dr. Sempre tive tonturas, mas a três semanas elas começaram a vir mais forte que de costume, e também tenho a impressão que estou enxergando menos, isso seria um sintoma desta doença?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não é habitual.

  36. Maria Vasconcelos

    Bom dia, Doutor Pedro!

    Moro em Portugal e estou muito aflita com uma situação passada por um irmão aí no Brasil.
    Na última quarta-feira, dia 29/02, ele teve uma crise de tontura seguida de vômito. Ele tava deitado, pois trabalha durante a noite. Ele saiu da cama para o chão e continuou vomitando muito, em seguida ficou paralisado no chão, sem movimentos como se tivesse desacordado. O socorro foi feito com a ajuda do SAMU. No hospital foi diagnosticado Labirintite. Ele ficou por 3 dias com os olhos vendados e somente recebeu alta quando os vômitos sessaram. Agora está se tratando em casa, foi retirado os tampões dos olhos, mas ele não consegue olhar de frente e ainda tem tonturas. Hoje ele voltará ao especialista (otorrino) para outra avaliação. 
    Minhas dúvidas: é possível esse quadro de perda de movimentos em casos de labirintite? Há algum exame específico que deveríamos pedir ao médico para requerer? O que pode diferenciar este quadro de um AVC?Desde já agradeço vossa atenção.Maria Vasconcelos

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não é o habitual ter paralisias causadas pela labirintite. Se há suspeita de AVC, o ideal é uma avaliação por um neurologista.

  37. Edilce Maria Fantin Gimenez

    Olá, Doutor,

    Meu pai (um senhor de 73 anos) está com todos os sintomas indicados no texto acima. Ficou internado e medicado conforme o problema. Ele afirma que os sintomas tornaram-se mais fortes no último dia três de janeiro, quando ingeriu pílulas Almeida Prado (por erro), o que provocou muito vômito e diarreia. Ficou com tonturas e desequilibro intenso.
    O fato da ingestão do medicamento pode ter ocasionado um aumento nos sintomas da labirintite?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Pode.

  38. Daniela Rebelo

    Dr Pedro,

    Há cerca de um mês eu tive uma tontura, bastante forte, com perda de equilíbrio e seguida de vómito que acabou por passar em menos de 10 minutos. Nunca mais tive um episódio desses, tem a ver com labirintite? Eu tenho sinusite, pode ter a ver com isso? Todas as vezes que tive perdas de audição (momentâneas e nunca completas) o médico associou à sinusite…

    Obrigada!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Pode estar relacionada à sinusite.