Toxoplasmose: transmissão, sintomas e tratamento

Dr. Pedro Pinheiro

comment 66 Comentários


O que é a toxoplasmose?

A toxoplasmose é uma doença causada pelo Toxoplasma gondii, um parasito presente em todo o planeta e com elevada prevalência na população mundial.

Para se ter ideia do quão comum é a infecção pela toxoplasmose, estima-se que cerca de 1/3 da população mundial já tenha entrado em contato com este parasito. E a toxoplasmose não é uma doença restrita apenas a países em desenvolvimento; cerca de 80% da população de Paris e 70% dos americanos apresentam sorologia positiva para este protozoário.

Mas se a toxoplasmose é uma doença tão comum, por que ouvimos falar tão pouco nela? Na verdade, o sistema imunológico da maioria das pessoas é forte o suficiente para impedir que o Toxoplasma gondii consiga nos fazer algum mal. Este fato explica o porquê de grande parte da população ter anticorpos IgG contra a toxoplasmose (explico o que é IgG toxoplasmose mais abaixo), sem nunca sequer suspeitar ter tido contato com o parasito.

A grande preocupação em relação a toxoplasmose está nas mulheres grávidas e nos pacientes imunossuprimidos, ou seja, com sistema imune debilitado como transplantados, HIV positivo, pacientes em quimioterapia ou em uso de drogas imunossupressoras.

Para saber mais sobre toxoplasmose na gravidez, leia: TOXOPLASMOSE NA GRAVIDEZ | TOXOPLASMOSE CONGÊNITA. Sugiro, porém, a leitura completa deste texto antes, pois alguns conceitos importantes serão aprendidos aqui.

Transmissão

O parasito Toxoplasma gondii pode contaminar qualquer animal de sangue quente, incluindo os seres humanos, porém, é apenas nos gatos que ele consegue completar seu ciclo reprodutivo.

Em outras palavras, qualquer mamífero ou ave pode ter toxoplasmose, mas o parasito só produz ovos (chamados de oocistos) dentro dos intestinos dos gatos. Os felinos são chamados de hospedeiros primários; todos os outros animais são hospedeiros intermediários, pois só possuem o parasito adulto em seu organismo.

O ciclo de transmissão da toxoplasmose ocorre da seguinte maneira: um gato ingere o Toxoplasma gondii; este que se aloja em seus intestinos e passa a se reproduzir, liberando ovos (oocistos) de toxoplasma pelas fezes. Estes ovos ficam no solo até que algum animal os ingira. No caso dos humanos, a ingestão destes ovos costuma de dar pela contaminação das mãos no solo, seguido pelo contato destas com a boca. Na verdade, todas as doenças causadas pela via fecal-oral, como, por exemplo, hepatite A (leia: HEPATITE A | Sintomas, tratamento e vacina) e H. pylori (leia: H.PYLORI (Helicobacter pylori) | Sintomas e tratamento), costumam ser transmitidas por mãos inadvertidamente contaminadas por fezes.

Comer alimentos como frutas e verduras originários de solo contaminado por fezes de gatos também é uma via de transmissão. Lavar bem os alimentos antes de comê-los é uma medida eficaz para se reduzir a transmissão da toxoplasmose

O parasito toxoplasma gondii parece também ser transportado por moscas e baratas que, ao terem contato com fezes de gatos contaminados, conseguem transportar os oócitos por longas distâncias.

Um dado importante é fato do oócito só se tornar infectante após 24-48 horas no solo. Por isso, é importante limpar diariamente as caixas de areia dos gatos a fim de evitar que os ovos do toxoplasma se tornem viáveis para transmissão.

Os outros animais, apesar de não disseminarem ovos de toxoplasma pelo ambiente como os gatos, também podem ser vias de transmissão da toxoplasmose.

Uma vez que o parasito se aloja nos tecidos dos animais contaminados, basta comermos carnes mal passadas destes para que o toxoplasma entre em nosso organismo. As principais carnes com risco de transmissão são as de porco, carneiro e veado.

É importante ressaltar que o animal não precisa estar doente para ter o toxoplasma em seus tecidos. Assim como ocorre em nós humanos, havendo um sistema imune intacto, o toxoplasma fica presente nos animais sem causar doença, apenas adormecido em seus tecidos. Se sua carne não for bem cozida, o parasito pode sobreviver e contaminar o trato digestivo de quem o está ingerindo.

O simples ato de manusear carne crua com toxoplasma é suficiente para contaminar mãos e utensílios de cozinha como facas e pratos. Um cozinheiro que prepara uma carne com toxoplasma, se não lavar as mãos, pode contaminar a si próprio e também outros pratos que venha a preparar.

O terceiro modo de transmissão da toxoplasmose é pela transfusão de sangue (leia: DOAÇÃO DE SANGUE | informações para doadores para saber como é feita a triagem dos sangues para transfusão) ou pelo transplante de órgãos de doadores contaminados para receptores não contaminados.

Ainda existe a via de transmissão durante a gravidez, mas desta falaremos separadamente em outro texto a ser publicado brevemente.

Sintomas

Até 90% das pessoas sadias que se contaminam com o toxoplasma gondii, independentemente da via de transmissão, permanecerão assintomáticas indefinidamente.

Nas aquelas poucas pessoas imunocompetentes, ou seja, com sistema imune sadio, que venham a desenvolver a doença toxoplasmose, o quadro clínico costuma ser brando, com sintomas semelhantes a um quadro gripal inespecífico com febre, dor muscular, cansaço, dor de cabeça e rash cutâneo.

O sintoma mais característico é um aumento dos linfonodos (gânglios) do pescoço. Até 30% dos casos sintomáticos costumam ter linfonodos aumentados por todo o corpo. Alguns casos apresentam também dor de garganta, ficando muito semelhante à mononucleose.

Ao contrário de quadros virais comuns, a toxoplasmose sintomática costuma durar algumas semanas, em alguns casos, até meses.

Raramente a toxoplasmose pode causar problemas mais graves em pacientes sadios como lesões nos pulmões, coração e nos olhos, chamados respectivamente de pneumonite, miocardite e coriorretinite.

Independente de haver sintomas sintomas ou não logo após a contaminação, o paciente imunocompetente que adquire o parasito permanece com ele adormecido nos tecidos do corpo, geralmente músculos e tecidos nervosos, pelo resto da vida. O toxoplasma permanece anos inativado, controlado pelo sistema imune, somente à espera de qualquer problema que reduza nossas defesas naturais para voltar a atacar nosso corpo.

Sintomas da toxoplasmose em pacientes imunocomprometidos

Pacientes imunocomprometidos são aqueles que apresentam um sistema imune fraco, como nos seguintes casos:

Neste grupo de pacientes, a toxoplasmose é uma doença muito grave, uma vez que o sistema imune é deficiente e incapaz de impedir a proliferação do parasito.

Nos imunodeprimidos, a toxoplasmose pode ser uma doença recentemente adquirida, mas é na maioria das vezes uma reativação de uma infecção crônica que passou anos em silêncio enquanto o sistema imune ainda estava intacto, e agora, aproveita-se da baixa imunológica para atacar o organismo.

A lesão cerebral pelo toxoplasma é das mais comuns em pacientes imunodeprimidos. Os sintomas da toxoplasmose cerebral incluem convulsões, alterações na marcha, na fala, nos movimentos dos membros e no estado mental, podendo, muitas vezes, ser confundido com um AVC. O paciente pode também apresentar demência e até evoluir para o coma.

Outras lesões comuns da toxoplasmose em pacientes imunossuprimidos é a coriorretinite, que causa dor ocular e perda da visão; pneumonite, que cursa com febre, falta de ar e tosse seca; miocardite, com sintomas de insuficiência cardíaca. Se não tratada, a toxoplasmose pode levar os imunossuprimidos ao óbito.

Para mais detalhes sobre os sintomas da toxoplasmose, leia: SINTOMAS DA TOXOPLASMOSE.

Diagnóstico sorológico

O diagnóstico da toxoplasmose é normalmente feito pela sorologia, ou seja, pela dosagem de anticorpos contra o toxoplasma gondii.

Abro aqui uma rápido parêntese para explicar como funciona a sorologia da toxoplasmose (e de várias outras doenças infecciosas). O raciocínio é o seguinte: o nosso corpo só cria anticorpos contra um determinado germe se formos expostos ao mesmo. Portanto, ter anticorpos contra toxoplasmose significa ter sido contaminado pelo parasito.

Para resumir um processo extremamente complexo, podemos dizer que nosso corpo trabalha basicamente com dois anticorpos, chamados de IgM e IgG.

Assim que um germe novo entra em nosso corpo, nosso sistema imune começa a produzir o anticorpo IgM, que é chamado de anticorpo de fase aguda. Ter IgM positivo para toxoplasmose significa que a doença foi adquirida muito recentemente (o IgM surge com apenas 1 semana de contaminação). Depois de mais ou menos 4 semanas, o corpo substitui o anticorpo IgM pelo anticorpo IgG, que é mais forte e mais específico contra a doença pretendida.

ortanto, depois de 4 semanas, o paciente deixa de ter IgM positivo e passa a ter apenas IgG positivo para toxoplasmose. Esta IgG para toxoplasmose ficará positiva pelo resto da vida.

Resumindo, um paciente com toxoplasmose aguda tem IgM positivo, enquanto que um paciente que possui o parasito inativo no corpo apresentará IgG positivo. Quem nunca foi exposto ao toxoplasma tem IgM e IgG negativos.

Como a toxoplasmose não causa doença em 90% das pessoas, o único modo de saber se o paciente já foi exposto ao toxoplasma é através da dosagem do IgG para toxoplasmose. Saber se a pessoa já teve toxoplasmose, mesmo que assintomática, é uma informação muito importante no caso das grávidas .

Falamos sobre os riscos da toxoplasmose na gravidez no artigo:TOXOPLASMOSE NA GRAVIDEZ | TOXOPLASMOSE CONGÊNITA.

Tratamento

Obviamente, pessoas com toxoplasmose assintomática não precisam de nenhum tipo de tratamento. Ter o toxoplasma inativo no corpo não significa estar doente. O tratamento também não está indicado naqueles com sintomas discretos, tipo gripe fraca, que duram poucas semanas.

O tratamento está indicado apenas nos casos sintomáticos, nos imunossuprimidos e nas grávidas. O esquema de primeira linha é feito com Pirimetamina + Sulfadiazina ou Pirimetamina + Clindamicina por 4 a 6 semanas.

Pacientes imunossuprimidos graves devem fazer profilaxia para impedir a reativação do toxoplasma. O esquema é o mesmo, apenas com doses mais baixas.


Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


66 respostas para “Toxoplasmose: transmissão, sintomas e tratamento”

  1. Gina Maria Madi Martins

    E qdo a paciente tem a IgM e IgG positivo?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Antes do IgM negativar costuma haver uma fase em que os dois estão positivos. O IgM pode levar meses para desaparecer.

  2. Renata

    Fica calma eu tive Toxoplasmose na gravidez tomei o Rovamicina os 9 meses de gestação e meu filho ao nascer tomou 1 mês e fazia ultrassom duas vezes ao mês na época entrei em pânico tmb pq ao realizar o último ultrassom, o resultado dizia que havia afetado o rim e o cérebro do bebê mas graças Deus não estava certo esse resultado não sei se os exames foram trocados. Ou como tenho muita fé acredito que foi um milagre mesmo, ele está super bem saudável fará 19 anos o mês que vem lindo perfeito.

  3. Jessika Alves

    Meu nome é Jessika, sou portadora de doença respiratoria grave, faço uso de grandes doses de corticoides e por isso me enquadro no perfil de paciente imunodeprimido. Ha 1 mês comecei a perceber alterações visuais da qual mal consigo enxergar. O oftalmo me garantiu que é toxoplasmose, devido á lesão e cicatriz no olho e disse que foi uma reativação do vírus, pediu o exame que deu IGG reagente para toxoplasmose superior a 650 e IGG reagente para Citomegalovirus superior á 500. Neste caso, pode haver complicações?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Que tipo de complicações você se refere?

  4. Flávio Catão Maceió

    O povo ou não leu…ou não sabe ler só pode! igG positivo vc teve contato …igM negativo vc foi curado.Leiam pelo amor de Deus.

  5. Jrbolsas Naldoe Greici

    Olá Meu Igg deu reagente e igm não reagente..corro o risco de ter toxoplasmose novamente?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não, isso é sinal de imunidade.

      1. Larissa

        Dr Pedro, exame de toxoplasmose IGG 521.3 e IGM não reativo, significa o quê? Poderia me retornar o quanto antes? Obrigada!

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
          Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

          IgG positivo com IgM negativo significa que você tem imunidade contra o toxoplasma.

  6. Patrícia

    Bom dia Dr. meu exame deu IGg >495 e IGM deu 0,98 eu já tive toxoplasmose e fiz tratamento há 12 anos, corro risco de contrair novamente?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não.

  7. Thaciane Silva

    boa terde DR.pedro estou gravida de 2 meses ….e fiz o exame de toxoplasmose IGG e resutado foi positivo dil. 125! eu ee meu bebe corremos algum risco?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      O risco ocorre se tiver um IgM positivo.

  8. Claudiana Dos Anjos Cruz

    Boa tarde Doutor,

    Estou gravida de 6 semanas e o resultado do meu exame de SOROLOGIA PARA TOXOPLASMOSE IGG deu Reagente>650.0 UI/mL. O que faço??

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não precisa fazer nada. Se o IgM for negativo, isso é uma boa notícia, significa imunidade à doença.

  9. Diego Boldrini

    Boa tarde! Estou preocupado! Meu IGG para toxoplasmose deu 11 UI/ML

    Método:Imunoensaio Quimioluminescente de Micropartículas – CMIA
    POSITIVO ACIMA DE 3 UI/ML

    Porem mesmo positivo achei um pouco baixo, pois a maioria que tem igg positivo tem acima de 200 UI/ML

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      IgG positivo significa infecção antiga e curada. Quanto mais antiga ela for, mais baixos são os valores.

  10. Nicole Alves

    Boom dia Dr:Pedro estou gestante de 27 semanas meu Exame de 121,2 UI/ml (Rubeola Ig G ) fiquei um pouco assustada quer dizer algo ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      O IgG é um marcador de doença antiga. O que importa na gravidez é o IgM.

  11. isabel

    Boa tarde fiz exames a 2 semanas e tudo está bem mas deu me negativi no anti toxoplasma gondi lgG e no lgM e nos valores de referência está que devia ser positivo em ambos…pode me ajudar? Estou doente? Tem cura?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não, você interpretou errado, o normal é ser negativo.
      Se o IgG e o IGM são negativos, significa que você não tem nem nunca teve toxoplasmose.

  12. Moises Da Silva Silva

    Meu nome é Moises da Silva, tenho 57 anos, tenho toxoplasmose, venho tratando com um infectologista e uma oftalmologista, desde Março deste ano, já se passaram 6 meses, e a coisa vem piorando
    tomo DARAPRIM , SULFADIASINA, ÁCIDO FÓLICO, para toxoplasmose, e para a vista estou tomando METRICORTEN, porém sinto que estou piorando.eu gostaria de saber o que devo fazer? a quem procurar?
    grato pela atenção
    MOISES

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      O especialista é mesmo o infectologista. É o médico mais indicado para tratar toxoplasmose.

  13. Talita

    Ola Doutor, após quantos dias de uma suposta contaminação por toxoplasmose, posso realizar o exame para confirmar se ocorreu ou não a contaminação?obrigada

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Geralmente são necessários 2 a 3 semanas para os primeiros anticorpos surgirem.

      1. Talita

        Doutor obrigada ! Uma dúvida para o IGM também é esse tempo , para verificar se teve uma contaminação recente?

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
          Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

          O IgM surge antes do IgG, mas dentro desse prazo que eu disse.

  14. Na

    Olá, Doutor
    Toxoplasmose IgG, Inferior a 0,25 UI/ML
    Valor referente:
    Não Reagente: Inferior a 1,6
    Meu esta baixo?

    Toxoplasmose IgM, Inferior a 0,5 Index
    Não Reagente: Inferior a 0,5 Index
    Esse esta normal.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não existe baixo, o resultado ou é positivo ou é negativo. Valores baixos significam negativo (não reagente).

  15. alessandra alves

    oi,doutor meu exame deu toxoplasmose igg,anticorpos 251,5 ui ml,gostaria de saber se o meu resultado e positivo ou negativo

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Eu não sei o valor de referência do laboratório para ter certeza, mas esse valor de 251 costuma ser positivo.

  16. Maiara Araújo

    Olá doutor meu exame deu o seguinte resultado.
    SOROL TOXOPLASMOSE ( IGG) 373,3 UI/mL
    Material:Soro – Método: Elfa

    Valor Referência…: Reagente: Maior ou ingual a 8 UI/mL
    Não reagente: Menor que 4 UI/mL
    —————————————————————————————–
    Oq significa?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      IgG positivo significa que você em algum momento da vida foi exposta ao parasito da toxoplasmose.

  17. Eliane Dantas Sales

    Dr,
    igg positivo/igm negativo significa que o parasita está no corpo? Estando inativo, pode voltar a ficar ativo a qualquer momento ou somente se for novamente infectado?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Se o igM é negativo, isso é sinal de cura.

  18. Renata Morais

    Dr. Pedro Pinheiro,
    estou gestante de 5 meses e fiz o exame de toxoplasmose IGG e o resultado deu Reagente.
    valores de referência 8,8 ul/ml reagente.
    Devo me preocupar. Obrigado.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Anticorpo do tipo IgG indica apenas infecção antiga. O problema é ter o igM reagente.

  19. Daniel Cardoso

    Dr. meu exame deu resultado reagente para os dois IgG 650,0 Ul/mL e IgM 1,62 isso é ruim?

  20. Crislaine

    Dr. meu exame deu Rubéola IgG reagente 70,6 e estou com 23 semanas de gestação. Devo mi preocupar?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      O IgG não é o problema. O problema é o IgM.

  21. Roberta Santo

    Boa noite, estou muita assustada estou com 24 semanas e meu exame de sangue deu Toxoplasma IGG 121 UI/ ml ( reagente) e IGM 8,2 (reagente), o que isso quer dizer Drº? meu bebê corre algum risco? Muito angustiada!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      IgM positivo pode ser preocupante. O seu obstetra já viu esse resultado?

  22. Priscilaprazeres

    Como a medicação age no organismo? Ele destrói os parasitas ou apenas impede a sua reprodução? Gostaria de saber mais sobre a sua ação.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Ela mata o toxoplasma.

  23. glayson

    Boa noite Dr!
    queria saber se toxoplasmose(igg) é contagiosa se passa de uma pessoa para outra?
    desde já agradeço.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não, não há transmissão direta de uma pessoa contaminada para outra.

  24. Krystianelly

    Olá Dr. Estou com 10 semanas de gestação e meus exames deram o igg para toxoplasmose 615,6 e igm 0,94 indeterminado. Para igg entendo o resultado, mas o valor indeterminado para igm não compreendo.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Indeterminado é um resultado em que não se pode afirmar nada. Possivelmente é negativo.

  25. Luiz alberto Alban

    Recebi um diagnóstico com IGG positivo em índice 71. Tenho dois gatos no sítio e minha mulher é muito apegada aos mesmos pois estão sempre dentro de casa e muitas vezes sobem junto às camas de dormir e ali vão ficando…. devo afastá-los e não mais conviver com eles???

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não, mas eles devem ser avaliados pelo veterinário.

  26. Fernanda F.Souza

    Onde fica o consultorio do dr . Pedro Pinheiro, e o telefone para marcar consulta? Em Sp, Capital ?
    Não sou gestante, estou com os sintomas há mais de 8 meses, e há 15 dias fiz exames e o igG está alterado , muito alterado, e também o antitireoglobulina anticorpos pesquisas, está 200% mais que o normal.Agradeço resposta .
    Fernanda F.Souza

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não moro no Brasil.

  27. Robertaknowsen

    Oi, tenho igg positivo e igm negativo! Não enxergo direito do olho esquerdo por causa da toxoplasmose! É possível que eu recupere a visão perdida que a infecção causou?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Provavelmente não, mas seu oftalmologista é quem te examinou e só ele pode dizer com certeza.

  28. Lexsandrarsantos

    fiz exames de rubeola deu + o igg 172 e o toxoplasmose igg também 348,5ui os igm todos negativos será q estou com a doença ou ja tive e estou imune

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      IgG positivo com IgM negativo indicam doença passada.

  29. Marcia Regina

    Li com muito interesse e foi ótimo  ficar a par de uma doença que pouco é falada. Meu marido descobriu que está com toxoplasmose há mais ou menos duas semanas, tem muito cansaço, dores musculares e febre constante.Na mesma época tb descobriram (médicos) que ele estava com pneumonia. Foi tratado só a pneumonia e ñ foi dado nenhum tratamento p. a toxoplasmose, mas ele sofre com os sintomas citado  acima… qual o melhor procedimento p. este caso?  Um infectologista seria o caminho? Grata

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Infectologista é o melhor especialista.

  30. Denise

    Olha muito interessante o site, gostei muito. Abraços!!

  31. Sonia Roberta

    Olá Dr. Pedro! parabéns pelas informações!! infelismente tive a toxo ocular em 2009, e a três semanas tenho tido muita cefaleia, enjoo e vomito, fiz mapeamento ocular e a medica relata que o protozoário não esta ativo no olho, assim pediu avaliação neurológica, gostaria de mais informações sobre o tratamento da toxo cerebral, grata!

  32. Vanessaaguiarbicho

    Olá estou gestante e meu resultado deu toxoplasmose igm não reagente e igg 650,quando li o resultado entrei em pânico,meu médico me tranquilizou e disse q não há problema,mas gostaria de saber se a  doença pode vir aparecer no restante do período de minha gravidez e se haveria problema para o bebê,lembrando q já sou com 4 meses?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      O IgG positivo e IgM negativo indica que você teve a doença no passado. Significa apenas que ficou curada e desenvolveu anticorpos.

      1. Mcrisgo_1

        Dr.estou gravida de 2 meses e os resultados do exame deu toxoplasmose igG reagente o que significa ? estou em panico…

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
          Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

          Se o IgG é positivo e o IgM negativo, significa que a pessoa já teve toxoplasmose no passado.