Cocaína e crack: efeitos e complicações

Dr. Pedro Pinheiro

comment 24 Comentários


Introdução

A cocaína, cujo nome químico é benzoilmetilecgonina ou éster do ácido benzóico, é uma substância alcalóide (de caráter alcalino, ou seja, o oposto de ácido) extraída das folhas da Erythroxylum coca, um arbusto muito comum nas montanhas das regiões andinas da América do Sul. Os três países que mais produzem cocaína no mundo são, em ordem decrescente, Colômbia, Peru e Bolívia.

O que é a cocaína?

As folhas de coca são usadas pelos povos indígenas destas regiões há mais de 2000 anos. O ato de mastigar folhas de coca não causa nem os efeitos, nem os problemas de saúde do consumo da cocaína, uma vez que a concentração de benzoilmetilecgonina nas folhas é menor que 1%. Através da mastigação ou através de chás da folha, a absorção do alcalóide cocaína é muito baixo.

Durante boa parte do período colonial, o cultivo e o comércio das folhas de coca não só era permitido, como sofria taxação oficial por parte da Espanha, que lucrava com a atividade.

A cocaína, droga que todos conhecemos, é obtida através do isolamento da benzoilmetilecgonina da folha, fato alcançado pela primeira vez em 1860, época em que a substância começou a ganhar popularidade mundial.

Para se ter ideia da popularidade da droga, a Coca-Cola, lançada em 1886, apresentou cocaína em sua fórmula até o ano de 1903; os romances ingleses sobre o detetive Sherlock Holmes, escritos no final do século XIX, apresentavam relatos do uso intravenoso de cocaína pela personagem; também era possível encontrar cocaína em diversos produtos, desde vinho até medicamentos. Seu uso era legalizado até 1914 quando a substância passou a ser de uso médico controlado nos EUA.

Apesar de proibida, atualmente 14 milhões de pessoas em todo o mundo são consumidores de cocaína. Um mercado ilegal que movimenta bilhões de dólares anualmente. Um quilo de cocaína chega a ser vendido por 90.000 dólares nos EUA.

Cerca de 1/3 dos atendimentos em emergência provocados pelo consumo de drogas ilícitas, é devido ao consumo de cocaína. Só nos EUA são cerca de 450.000 atendimentos por ano por complicações relacionadas a esta droga.

Vias de administração e tipos

A cocaína é administrada principalmente por 4 vias: oral, intranasal, intravenosa ou inalatória através do fumo.

A cocaína é uma substância rapidamente absorvida quando em contato com qualquer mucosa, seja nasal, oral, gastrointestinal, e até retal. Quando fumada, a droga é absorvida pelos alvéolos do pulmão, caindo rapidamente na circulação sanguínea.

A cocaína exerce uma grande efeito vasoconstrictor quando em contato com as mucosas, fazendo com que o fluxo sanguíneo destas regiões fique reduzido. Deste modo, a absorção da droga para a circulação sanguínea é mais lenta e duradoura. A via intravenosa e inalatória (através do fumo) não dependem de mucosa para atingir a circulação sanguínea, sendo, assim, as vias de mais rápido efeito.

Cocaína – via intravenosa
Início da ação: menos de 1 minuto
Pico da ação: 1- 5 minutos
tempo de duração dos efeito: 30-60 minutos

Cocaína – via inalatória (fumo)
Início da ação: menos de 1 minuto
Pico da ação: 1- 5 minutos
tempo de duração dos efeito: 30-60 minutos

Cocaína – via nasal
Início da ação: 1-5 minutos
Pico da ação: 20-30 minutos
tempo de duração dos efeito: 1-2 horas

Cocaína – via oral
Início da ação: 30-60 minutos
Pico da ação: 60-90 minutos
tempo de duração dos efeito: desconhecido

Cocaína – Crack

O crack é normalmente produzido pela mistura da cocaína com água e bicarbonato de sódio. Esta mistura é fervida, formando uma pedra. O crack só pode ser usado para o fumo uma vez que é pouco solúvel para ser dissolvido para via intravenosa.

O consumo do crack suplantou o uso injetável da cocaína por apresentar efeitos semelhantes e não necessitar de seringa nem da punção de uma veia. É muito mais fácil consumir o crack.

Efeitos da cocaína

Uma vez na corrente sanguínea a cocaína espalha-se pelo organismo, exercendo efeitos em diversos órgãos. Em poucos segundos a cocaína atinge o cérebro, provocando os efeitos prazerosos desejados pelo usuário. Entre eles estão a euforia, aumento da sociabilidade, do estado de alerta, da sensação de energia e da confiança; redução do cansaço, da necessidade de dormir e do apetite. A sensação prazerosa é tão intensa que é descrita como orgasmo do corpo inteiro.

Imediatamente após o início dos efeitos o usuário, além dos efeitos psicogênicos, também apresenta elevação da pressão arterial, aceleração dos batimentos cardíacos, pupilas dilatadas e aumento da temperatura corporal.

O efeito da euforia e prazer ocorrem pela ação da cocaína em inibir a desativação de neurotransmissores relacionados ao prazer, mantendo-os em grande quantidade e ativos no sistema nervoso central por prolongados períodos. Assim que termina seu efeito, o sistema nervoso encontra-se depletado de neurotransmissores excitatórios, sendo responsável pela depressão e falta de ânimo.

Conforme o uso torna-se repetitivo e as doses vão sendo cada vez maiores, surgem os efeitos indesejados da droga que incluem agressividade, ataques de pânico, paranóia, alucinações, insônia e falta de apetite.

Complicações

Complicações cardiovasculares da cocaína

A cocaína causa aumento da pressão arterial, da frequência cardíaca e do consumo de oxigênio do coração, além de ser um vasoconstrictor, diminuindo o aporte de sangue pelas artérias coronárias. Estes efeitos ocorrem agudamente após o seu consumo e podem desencadear arritmias e isquemia, levando a dor no peito (angina), a infarto do miocárdio e até morte súbita (leia: SINTOMAS DO INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO E ANGINA). A principal causa de infartos em jovens é o consumo de cocaína.

O uso de cocaína também favorece o infarto por estar associado a um maior depósito de gordura nas artérias. Portanto, o consumo de cocaína leva a lesão no coração tanto forma aguda com isquemia ocorrendo logo após o seu consumo, como de forma lenta e gradual por estimular a obstrução das coronárias.

A insuficiência cardíaca é outra complicação do uso crônico de cocaína (leia: INSUFICIÊNCIA CARDÍACA | CAUSAS E SINTOMAS)

Complicações neurológicas da cocaína

Além do sintomas neurológicos já descritos, o consumo de cocaína também pode causar crise convulsiva (leia: EPILEPSIA | CRISE CONVULSIVA | Sintomas, tipos e como agir), agitação, hemorragia intracraniana e AVC (leia: AVC | ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL | DERRAME CEREBRAL) e cefaleia (dor de cabeça) crônica (leia: DOR DE CABEÇA – ENXAQUECA, CEFALEIA TENSIONAL E SINAIS DE GRAVIDADE).

O uso contínuo de cocaína pode levar a síndromes neurológicas com movimentos involuntários dos membros, tremores, e comportamentos estereotipados, com repetições de movimentos.

O uso crônico de cocaína está associado a taxas mais altas de suicídio.

Complicações respiratórias da cocaína

o consumo intranasal de cocaína leva a rinite crônica, sinusite (leia: SINUSITE | RINOSSINUSITE | Sintomas e tratamento), perfuração do septo nasal, úlceras de orofaringe e necrose da mucosa nasal.

A cocaína quando consuma por fumo (crack) pode causar queimaduras das vias aéreas superiores, além de lesões pulmonares como asma, pneumotórax (leia: PNEUMOTÓRAX | Causas, sintomas e tratamento), embolia pulmonar (EMBOLIA PULMONAR | Sintomas e tratamento) e hemorragia pulmonar (leia: TOSSE E ESCARRO COM SANGUE | Principais causas).

Pulmão do crack

O pulmão do crack é uma síndrome que ocorre devido a hemorragia nos alvéolos pulmonares causada pelo fumo de crack (para entender o que são os alvéolos, leia: PNEUMONIA | Sintomas e tratamento). Os pacientes se apresentam com tosse, muitas vezes com escarro sanguinolento, falta de ar, febre e Às vezes, insuficiência respiratória, necessitando intubação e ventilação mecânica.

Complicações gastrointestinais da cocaína

Usuários de cocaína apresentam um taxa elevada de úlceras gástricas e perfurações. A cocaína também é causa de infarto intestinal e colite isquêmica. Também são mais comuns a isquemia do pâncreas e do baço.

Botulismo

O uso de cocaína por via nasal tem sido descrito como uma potencial causa de botulismo (leia: BOTULISMO | Causas e Sintomas).

Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


24 respostas para “Cocaína e crack: efeitos e complicações”

  1. marcos

    usei cocaina pó 3 meses de o uma tosse seca e uma dor nos peitos e um pouco de falta de ar e tbm escarando cataro duro amarelado muitas vezes com pingo de sangue já tem 3 semanas que tô com essa tosse que nao passa

  2. Geysa

    Usei cocaina constantemente durante 1 mes inteiro e minha menstruação não veio…. Porque ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Provavelmente por interferência com o seu ciclo hormonal.

      1. Karol Oliveira

        Dr., Tenho essa mesma duvida.. Isso acontece com usuárias de cocaína ? Porque acontece?

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
          Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

          Drogas podem causar alterações no ciclo hormonal.

  3. Maria

    Dr Pedro é verdade que a folha de coca é rica em vitaminas, minerais e antioxidantes que poderia ser utilizada em uma dieta balanceada?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Durante a revisão bibliográfica que fiz não encontrei essa informação.

  4. Marcelo Braganceiro

    Se não parar, Guilhermer, infelizmente você morrerá mesmo. Sinto muito.

  5. Marcelo Braganceiro

    Angela: de pelo menos O DOBRO em relação ao uso do Crack sozinho. As fagulhas produzidas pela palha de aço (Bombril), são extremamente tóxicas e podem causar doença pulmonar restritiva.

  6. Marcelo Braganceiro

    Se você suspender o uso, naturalmente os sintomas irão se dissipar. Muito cuidado com esse conceito de que “não é viciado”. O Vício é algo insidioso… e quando você percebe, já está em estágio bastante avançado de consumo do entorpecente. Pare o quanto antes o uso, que a sintomatologia tente a desaparecer.

  7. Cristiani Balbino

    ola sou usuaria de crack ha mais ou menos um ano!e gostaria de saber se
    essas bolinhas qe tenho no corpo todo é por causa do crack

    1. Marcelo Braganceiro

      Cristiani. Que “tipo” de bolinhas estão em seu corpo? e em quais partes (regiões) corporais? Sem ter esses parâmetros, fica bastante difícil te orientar adequadamente.

  8. Wilson delmiro

    mecanismo da ação da cocaína

    1. Marcelo Braganceiro

      Que tipo de mecanismo em específico, Wilson? Administração-metabolismo-excreção?

  9. Wilsondelmiro

    gostaria de informação sobre mecanismo de ação da cocaina

  10. Angela Sutil

    oi meu nome e angela e quero te pergunta meu marido e osuario d crake e agora se ja não bastase este vicio agora de 2 anos pra ca ele tem usado o crake cm bombril quais os risco de saude dele

  11. Dani

    Já usei coca por um tempo e crack por quase 2 anos, dificil de parar é, mas não impossível. Agora meu namorado que não consegue sair dessa, mas lhe fiz uma proposta, se ele quer ficar comigo vai ter que ir para uma comunidade e ficar la pra se recuperar, pois clinica nao funciona mais pra ele, ele fica 15 dias, 1 mes e qdo sai ja recai. É só ter força de vontade e querer mesmo parar. Já vendi moveis de meu apartamento pra comprar essa porcaria e até minha faculdade tive que trancar pq não conseguia estudar, só pensando nessa m…. e no que me levou, a nada. Hj trabalho e vou retornar minha faculdade ano que vem.
    Quem quiser realmente consegue parar.

  12. daniele

    Olá, eu usei coca por um tempo, mas como meu namorado era usuário de crack comecei com ele tbm, usei essa porcaria por quase 2 anos, e crack é mto pior que coca, mas eu consegui parar ja faz uns 8 meses e to mto bem. Ja meu namorado não, ele ja vendeu td o q tinha, nem roupa pra usar ele tem mais, fiz uma proposta pra ele, se ele quer ficar comigo ele vai ficar em uma comunidade caso contrario eu desisto, se eu consegui sair ele tbm pode e assim todos que queirão, mas tem que ter mta força de vontade, evitar lugares que vc sabe que vai encontrar. Temos uma filha de 1 ano e eu não quero que ela chega nem perto disso, quero que ela seje feliz. Todo sacrificio vale a pena.

    1. Marcelo Braganceiro

      Nesse caso, a parceria é fundamental. Não basta ser marido-mulher: tem que ser companheiros e muito mais do que simplesmente “cônjuges”. Lembre-se que estão juntos para um fortalecer ao outro, principalmente nesses momentos difíceis de serem superados. Mas acredite que uma vez os dois se dedicando à cura, certamente ela virá. Basta ter muita fé, companheirismo, compreensão e buscar o tratamento adequado. Boa Sorte.

  13. Andaluz

    Perdi vários amigos via o uso dessa porcaria, no início pode parecer “engraçado” mas  quem usa essa bosta sabe que ela não tem uma vantagem em usar isso, é só mazela e desgraça uma atras da outra.  Nao tenho duvidas que sempre teremos problemas na vida, como lidar com eles  é que fara a diferença, usar uma droga quase sempre é a fuga de alguma realidade, mesmo que não pareça mas , é …  então, quanto mesmo amor próprio, amor ao próximo, força de vontade, senso de realidade, essa droga ai tera domínio sobre a pessoa.  
    Seja forte, seja guerreiro, isso acaba  com a saúde, e não precisa vc morrer pra ta com a saúde acabada nao, isso acaba aos poucos, é uma droga egoísta, te levara ao fracasso de tudo e fara vc crer que so ela te dar alivio…..  
    agora quer sair dela, seja radical, mude de ciclo di vida por enquanto, encare mesmo isso, tenho certeza que certas amizades so subtrai a gente, ne por que ta todo mundo “bonito” cara de  rico e super “descolado” que estejam mesmo…..    lembre  vc  é o seu bem maior.

    Falo por experiencia própria, perdi amigos, pois essa  droga ai mais cedo ou mais tarde  vai de dar uma porrada, quem ja teve um a Bad  de  deliriun tremes sabe que é quase impossível escapar dela sem se matar, a droga te engana, mas  nao seja fraco, acredite, vc nao tem dependência física , é tudo psicológico, o que vc tem ou tera é mazela física, nao deixe essa porcaria  que nao trás nada acabar sua vida.  

    tem muita coisa boa na vida para vc se resumir a isso.

    NNao precisei mudar  os meus gosto, por arte, rock por nada nao  diante as drogas, precisei ser forte e  ter amor a minha família, que graças a deus, consegui sair disso sem precisar dar desgosto a ela…  peguei uma  sinusite bacteriana … que  me deixou  doente  por  mais de um mês,  com catarro  do  diafragma, precisei fazer intervenção cirúrgica e tudo, raspagem na mucosa do nariz que tava completamente obstruído  e ulcerado por causa dessa porcaria, quase tive uma parada respiratória, sem falar o numero de vezes que quase morri de  algo, ja que vc  cheira essa merda e nao consegue comer, fica bebendo tem diarréias, isso er o caos, lixo,  e fora que  ainda vc precisa rasgar dinheiro, nem todo dinheiro do mundo sera suficiente para manter o vicio, que vem juntos  com  tudo de  nao saudável, promiscuidade, doenças, mazelas, bebedeiras e etc…..

    se salvem .. se salvem.

  14. Dede_18caragua

    nossa fique impressionada com tudo o que li agora, e vejo que realmente não vale apena arriscar a vida assim por um instante de prazer!!. por mais que pareça bom essa droga só acaba com a gente lentamente.

  15. linda

    nao tem como para eu uso ha 2 anos toda semana … e vo opera daqui 3 dias e usei ha 3 dias nao consegui fica um mes sem e to indo pra mesa de cirurgia com o cu na mao literalmente de medo de morre ….. é foda para

    1. Marcelo Braganceiro

      Espero que tu tenhas sobrevivido.

  16. Guilhermer Dafiel

    uso cocaina a mais de 6 anos por mais problemas que ela traga é dificil parar com o uso, aonde eu vou bares casas noturnas tem essa porcaria muito facil  , depois de umas cervejadas é muito dificil nao usar . um dia eu morro disso