Hordéolo (Terçol)

Dr. Pedro Pinheiro & Dr. Renato Oliveira

Atualizado em

comment 71 Comentários

Tempo de leitura estimado do artigo: 4 minutos

O que é o terçol?

O hordéolo, chamado popularmente de terçol, treçol, terçolho, treçolho, viúva no olho ou bonitinho no olho, é uma infecção de origem bacteriana que surge nas glândulas presentes nas pálpebras superiores ou inferiores.

Dependendo da glândula acometida, o terçol pode surgir na parte interna da pálpebra, sendo chamado neste caso de hordéolo interno, ou na parte externa, quando recebe o nome de hordéolo externo.

O terçol manifesta-se como um nódulo vermelho e doloroso, que fica localizado próximo à borda da pálpebra. Em muitos casos, ele pode se parecer com uma espinha, pois frequentemente apresenta um ponto de drenagem do pus interior, como na imagem abaixo.

Terçol - hordéolo
Terçol: bolinha no olho, que costuma estar inflamada, com pálpebra inchada e ponto de pus no centro.

Causas

Todos possuímos glândulas sebáceas na pele, cuja ação é secretar uma substância oleosa, chamada sebo, cujo objetivo é evitar o ressecamento da pele.

Nas pálpebras essas glândulas sebáceas ficam próximas aos cílios e recebem o nome de glândulas de Zeiss e glândulas meibomianas, como ilustrado abaixo.

O terçol ocorre quando há obstrução e contaminação destas glândulas, geralmente pela bactéria Staphylococcus aureus. O processo é muito semelhante ao que ocorre na formação da acne comum (espinhas) na pele, com obstrução de uma glândula sebácea e contaminação da mesma por uma bactéria.

Terçol no olho - como surge
Glândulas de Zeiss e glândulas meibomianas

Quando a infecção se dá na glândula de meibômio, o paciente desenvolve um hordéolo interno. Quando a infecção ocorre na glândula de Zeiss, o que surge é um hordéolo externo.

Um dos principais fatores de risco para o surgimento do terçol é a blefarite, uma condição na qual há inflamação na margem das pálpebras e aumento da secreção gordurosa, o que resulta em uma aparência de caspa nos cílios. Essa inflamação associada à grande produção de gordura facilita a obstrução das glândulas e a proliferação de bactérias no seu interior.

Além da blefarite, outros fatores de risco para o aparecimento do terçol incluem:

  • Esfregar os olhos com as mãos sujas.
  • Inserir lentes de contato sem lavar as mãos antes.
  • Não lavar o rosto à noite para retirar a maquiagem antes de dormir.
  • Use produtos cosméticos na face com validade expirada.
  • Rosácea.
  • Estresse.
  • Flutuações hormonais.

O terçol não é contagioso, não havendo, portanto, necessidade de isolamento do paciente nem do uso de óculos escuros, como é o caso da conjuntivite, por exemplo.

Sintomas do terçol

O terçol é uma coleção de pus que surge dentro das glândulas sebáceas do olho. Clinicamente ele se caracteriza por um pequeno nódulo doloroso e avermelhado que surge na parte interior ou exterior das pálpebras.

Hordéolo interno e externo
Tipos de terçol

Frequentemente há um ponto branco no meio da inflamação, o que dá ao terçol a aparência de uma espinha. Em muitos casos, pode ocorrer rotura e drenagem espontânea do pus nessa região.

Além da dor, outros sintomas comuns são: pálpebra inchada, coceira, secreção (remelas), lacrimejamento, inchaço do olho, sensação de corpo estranho, visão borrada e fotofobia (aumento da sensibilidade dos olhos à luz).

É possível haver mais de um hordéolo em cada pálpebra e mais de uma pálpebra acometida ao mesmo tempo.

Sinais de gravidade

Na imensa maioria dos casos, o terçol é uma infecção branda, que se resolve espontaneamente ou com alguns cuidados simples, explicamos mais abaixo, na parte do tratamento.

No entanto, a infecção do terçol pode ser tonar mais agressiva, necessitando de apoio de um médico oftalmologista. Os sinais e sintomas que podem indicar o surgimento de complicações do hordéolo são:

  • Febre.
  • Exuberante inchaço da pálpebra, provocando fechamento do olho.
  • Extensão da área ruborizada para além das pálpebras.
  • Queda dos cílios.
  • Intensa vermelhidão da conjuntiva (parte branca dos olhos).
  • Visão dupla.
  • Terçol que não melhora após 3 semanas.
  • Intensa dor nos olhos.

Diferenças entre calázio e terçol

O calázio também surge devido a uma obstrução das glândulas sebáceas das pálpebras. A diferença mais importante para o terçol é a ausência de infecção bacteriana.

O calázio forma um nódulo endurecido nas pálpebras, que não costuma ser doloroso nem tão inflamado quanto o terçol. A lesão evolui lentamente e costuma drenar ou ser reabsorvida entre 2 e 8 semanas.

Calázio

A tabela abaixo resume as principais diferenças entre o calázio e o terçol.

CaracterísticasTerçol (Hordéolo)Calázio
Localização e CausaInflamação aguda das glândulas de Zeiss ou meibomianas, geralmente causada por infecção bacteriana.Inflamação crônica das glândulas meibomianas, causando bloqueio e inchaço, mas sem infecção bacteriana.
SintomasDoloroso, avermelhado, inchado, sensibilidade ao toque, desconforto ao piscar.Menos doloroso, inchaço firme e arredondado, desconforto leve ou irritação.
DuraçãoResolve-se em uma a duas semanas.Desenvolve-se lentamente, podendo levar semanas a meses para resolver.
TratamentoCompressas quentes, higiene palpebral, antibióticos em alguns casos.Compressas quentes, massagem da pálpebra, procedimentos médicos para drenagem em alguns casos.

Tratamento do terçol

A maioria dos terçóis desaparece sozinho após 5 ou 7 dias. Alguns cuidados aceleram esse processo, entre eles:

  • Higiene adequada dos olho e da pele ao seu redor.
  • Aplicação de calor local, que pode ser feito com compressas umedecidas de gaze ou algodão por 15 minutos, quatro vezes por dia. O calor ajuda a drenar o terçol e reduz o inchaço.
  • Massagens leves do nódulo com as mãos limpas para ajudar na drenagem do pus.
  • Não espremer o terçol.
  • Evitar o uso de lentes de contato durante a infecção.
  • Evitar o uso de maquiagem.

Medicação para terçol

Há poucas evidências de que o tratamento com antibióticos tópicos (pomadas ou colírios) ou sistêmicos (comprimidos) ou corticoides promova a cicatrização. No entanto, pacientes que apresentam terçóis frequentes em contexto de blefarite associada à rosácea ou que não obtenham melhora adequada com compressas quentes podem responder a uma combinação de pomada antibiótica/corticosteroide tópica.

Tais pacientes devem ser acompanhados por um oftalmologista devido às potenciais complicações oculares associadas ao uso de glucocorticoides tópicos.

Para aliviar a dor e o desconforto, podem ser utilizados medicamentos anti-inflamatórios não esteroides, como ibuprofeno.

É importante lembrar que a automedicação, especialmente com antibióticos e corticosteroides, não é recomendada. O tratamento adequado deve ser orientado por um profissional de saúde, que pode avaliar cada caso individualmente e prescrever a medicação mais apropriada.

Nos casos mais complicados, quando há inflamação crônica ou grande coleção de pus, uma pequena incisão na pálpebra para drenagem do abscesso pode ser necessária.

Medidas de autocuidado para prevenção

Algumas medidas que ajudam a prevenir a recorrência de terçóis são:

  1. Higiene das mãos: lave as mãos frequentemente com água e sabão, especialmente antes de tocar nos olhos ou no rosto.
  2. Limpeza das pálpebras: limpe as pálpebras diariamente com água morna e um sabão suave ou com soluções específicas de limpeza palpebral, para remover resíduos e bactérias.
  3. Evitar esfregar os olhos: tente não esfregar os olhos, especialmente com as mãos sujas, pois isso pode transferir bactérias para as pálpebras.
  4. Remoção de maquiagem: remova completamente a maquiagem dos olhos antes de dormir, para evitar o bloqueio das glândulas palpebrais.
  5. Evite maquiagem pesada nos olhos: se você tem terçol frequentemente, evite maquiagem pesada nas pálpebras
  6. Cuidado com produtos cosméticos: troque regularmente os produtos de maquiagem para os olhos e evite compartilhá-los, pois podem ser fontes de contaminação bacteriana.
  7. Cuidados com lentes de contato: se você usa lentes de contato, siga as orientações de higiene e manutenção recomendadas, incluindo lavar as mãos antes de manuseá-las e usar soluções de limpeza apropriadas.
  8. Controle das doenças associadas: se você tem condições que podem aumentar o risco de terçol, como blefarite ou rosácea, é importante controlar essas condições com a ajuda de um profissional de saúde.
  9. Evitar uso de produtos irritantes: evite o uso de produtos irritantes perto dos olhos, como sprays de cabelo ou certos tipos de colírios sem prescrição médica.

Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

O Dr. Renato Oliveira é medico oftalmologista graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com especialização em Córnea e Doenças Externas Oculares pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Faz parte do Conselho Brasileiro de Oftalmologia e da Sociedade Brasileira de Catarata e Cirurgia Refrativa

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


71 respostas para “Hordéolo (Terçol)”

  1. Lucimari

    Gostei muito da explicação pois meu olho começou a ficar dolorido e dois dias depois surgiu uma bolinha igual uma espinha na pálpebra externa ,e eu não sabia oque estava acontecendo ..

  2. Osmar Dos Santos Franco

    O tercol causa febre? Adquiri um hj que colírio ajuda no tratamento mais rápido para seu desinchamento..obg

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não costuma causar febre, não.

  3. Ester Fausto

    Estou com terçol e surgiu algumas manchas pretas, é normal?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não. Terçol não costuma provocar manchas pretas.

  4. Claudeti Andriatto

    Minha filha já sarou mais ficou um nódulo em cima do olho

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não deveria ficar.

  5. Julia

    Eu tenho um tercol no meu olho direito mais nunca saiu e nem saro, já faz 2 anos e ele continua no msm lugar e um pouco maior , corsa muito as vezes

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Provavelmente não é terçol, Julia. Você já foi vista por um oftalmologista?

  6. Serjão

    Fala professor. Ótimo conteúdo. Só uma correção: “Temos glândulas sebáceas por toda a pele. Nas pálpebras elas recebem o nome de glândulas de Zeiss e glândulas de Mol (clique na imagem ao lado para ampliá-la)” . Na verdade, as glândulas sebáceas do tecido palpebral são as glândulas de Meibomius e de Zeiss. A glândula de Mol é uma glândula sudorípara apócrina. O hordéolo externo é quando há infecção das glândulas de Zeiss ou de Moll, já o hordéolo interno é quando há infecção da glândula de Meibomius.

  7. Jessy'C Santos

    Estou com uma bolinha faz tempinho e estou gestante afeta

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não afeta diretamente o bebê, mas pode causar problemas no seu olho. Procure um oftalmologista.

  8. Stephany Oliveira

    Estou com uma bolinha amarela no canto interno do meu olho direito ! Oq isso é?
    Sinto dores no local e um pequeno encomodo tem tipo um pus no meu olho direito !

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Deve ser terçol.

  9. Carol Nakamura

    Estava com apenas um simples terçol no olho, de repente estou com 6 ao redor do mesmo olho. O que eu posso fazer? Isso é normal?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não é normal, você precisa ser vista por um oftalmologista.

  10. Kim

    Doutor, terçol pode ser causado por ficar muito tempo no computador? Não né?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não.

  11. Ricardo Reis

    fala doutor tudo bom ?
    nao entendi o processo do algodao ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Molhe um pedacinho de algodão em água quente (não é fervendo) e faça uma compressa com ele no olho afetado. Quando esfriar, repita o processo.

  12. Emanuel Gleydson

    Doutor terçol pode ser causado por baixa imunidade

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pode facilitar.

  13. bruna

    Boa noite doutor
    estou com terçol a quase7 meses no olho esquerdo, ele nao doi mais as vezes incha e arde os meus olhos
    meu oftalmo me pediu que fizesse essa drenagen
    Mais gostaria de saber se essa drenagem é perigosa? E se corre o risco de aparecer novamente?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      A drenagem não é perigosa e pode resolver de vez o seu problema.

  14. ivam kaihara

    Bom dia doutor! Estou com terçol. Posso transmitir para meus filhos?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Terçol não é contagioso.

  15. Mayara Vasconcelos

    Dr. Já está com um mês que estava com essa inflamação no olho, usei as compressas mornas, porém sem efeito! Fui ao oftalmologista, e ele prescreveu um shampoo neutro e uma pomada que contém ciprofloxacino, e já estou no quarto uso dessa pomada e continuo sem efeito, e percebo que o outro está ficando da mesma forma que o primeiro, ele primeiro incha e sinto dor no local, depois de alguns dias fica só uma “bolina” no canto da pálpebra! Gostaria de saber sua opinião! Obrigada

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      De longe é difícil opinar. O que eu sugiro é que, se não está havendo melhora do terçol com o o tratamento proposto, você volte no oftalmologia.

  16. thauana

    boa noite dr minha filha está com terçol constantemente, desaparece e uns meses depois volta. o que eu faço?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Tem que conversar com o pediatra ou oftalmologista para descobrir a causa. Ela pode ter, por exemplo, blefarite.

  17. Airles de Fátima

    o surgimento do terçol também pode ser por falta de vitamina C ou baixa resistência?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não tem a ver.

  18. Aline karla

    Dr minha filha tem 6 ano ela esta com uma glândula no olho e vem aumentando o que eu faço

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      A única coisa sensata a fazer é levá-la ao oftalmologista.

  19. Avatar de Pedro Pinheiro
    Pedro Pinheiro

    Procure um oftalmologista.

  20. Sabrina

    Hoje cedo vi que nasceu uma ”bolinha”vermelha na minha pálpebra inferior, e depois de pesquisar percebi que era a famosa terçou.
    Comecei a um mês e meio a utilização de um anticoncepcional e gostaria de saber se o causador dessa infecção (terçol) pode ser por conta da utilização dessa medicação.
    Obrigada

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      Acho que não.

      1. Esther

        como assim acha que não????

        1. Avatar de Pedro Pinheiro
          Pedro Pinheiro

          Não entendi a surpresa. Não conheço a paciente, não sei que antecendetes ela possui, não vi a sua lesão, não sei que outros medicamentos ela toma, não sei quais os fatores de risco para terçol que ela apresenta… Mantenho minha resposta, acho que não. Para ter certeza, eu precisaria de muitos mais dados clínicos e, no mínimo, poder examiná-la.

  21. LAIZA MAILNE C DE FREITAS FREI

    Dr. estou com uma espinha na parte interior da borda do meu olho direito o que faço?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Procure um oftalmologista.

  22. Bruna Oliveira

    Dr. Eu uso lentes de contato e saiu um terçol na pálpebra inferior do olho esquerdo, qual procedimento devo tomar?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Pare de usar a lente temporariamente e vá a um oftalmologista.

  23. fabio moreira rodrigues

    olaa dr. saiu um terçol na palpebra superior, ficou um pouco vermelho no inicio e depois ficou normal, mas nao veio a vazar e ficou tipo um carocinho q as vezes aumenta e diminui. oq devo fazer primeiro pra evitar a cortar ????

  24. maria silva

    terçol tem no cílios de baixo?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Pode haver.

  25. Josi Barbosa

    ola doutor estou gravida e desdo inicio da minha gravidez apareceu um terçol e ñ sumil mais ai passei no oftalmologista e ele passou uma pomada e um colirio mais não melhorou e agora esta qrendo sair mais outro no mesmo olho mais sendo na parte de cima e um outro no outro olho, o que faço para melhorar?

  26. Shayenealmeida

    Doutor, existe terçol dentro do olho? Há alguns meses tive uma conjuntivite que evoluiu para herpes ocular, tratei com a medicação indicada pelo oftamologista e fiquei boa. Mas essa semana me apareceram dois terçóis na parte superior da pálpebra e depois de dois dias sumiram, quando sumiram eu acordei com muita dor no canto externo do olho e estava inchado, quando ergui a pápebra vi que tem uma bolinha, pode ser terçol ou pode ser outras coisas?? Por favor me ajude pois não estou conseguindo atendimento na rede pública e não estou com condições de pagar uma consulta. Caso o senhor possa me dar uma luz eu ficarei eternamente agradecida. Muito obrigada, Shayene.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Difícil opinar à distância. Você tem que ser revista pelo oftalmologista.

  27. Eduardo Freitas

    Doutor,
    Estou com uma dúvida. Num espaço de 2 meses, estou com um 3.º treçol. No 1.º passou com as pomadas que vendem nas farmacias, mas o 2.º tive que ir a um médico oftalmologista em que tomei anti-inflamatório, anti-biotico e gotas… Passou. Agora no outro olho tenho outro treçol… Devo recorrer novamente ao médico? Mas que especialidade? Oftalmologia ou dermatologia? E já agora eu nestes meses tive dois furunculos nos cotovelos e gastroentrite (reparei que a bactéria que causa treçol também pode causar gastroentrite). O que devo fazer?
    Muito obrigado por toda ajuda e amabilidade.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Oftalmologia.

  28. Thais

    Olá, a alguns anos eu tive terçol, e ele nao saiu, ficou uma bolinha pequena… E sempre me perguntavam se eu estava cm viuvo… mas de uns tempos pra ca, ela anda bem vermelha e inchada, oq devo fazer?

  29. LILIAN

    dotor queria saber se agua quente e soro resolve?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Em casos leves, compressas de soro ou água morna podem resolver.

  30. luis alberto

    tenho terçol constantemente em espaço de tempo muito curto, qual o tratamento ideal

  31. Gabriela

    estou gravida e nasceu um terçol na parte de baixo do meu olho não sei como tratar
    ja fiz compressas com agua morna e ja passei colirio não resolveu até agora oque faço?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      vá a um oftalmologista

  32. Cinthiasantolaia

    Muito obrigada!

  33. Cleytonsenna

    estou com terçol gostaria de saber se tem alguma restrição alimenta

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não

  34. Neideane cardoso

    no meu ollho da muito isso porque e doi minha cabeça

  35. marcus vinicius

    boa noite tudo bom dr
    bem eu estou com o olho direito inxado parecendo um terçol so que estou indo pra 2 semanas e nada de melhorar e pra piorar o meu olho esquerdo esta vermelho e coçando
    bem doutor nao sei o que eu faço,pois ja fiz compressa de tudo e nada de melhorar ate colirio coloquei e nada no meu olho direito esta criando tipo de uma casquinha que incomoda muito
    por favor me ajude pois nao sei mais o que faço nao consigo dormir por causa disso
    ja fui aqui na santa casa de santos,mais o oftalmo de la disse que era conjutivite mais doutor estou com todos os sintomas do terçol como pode ele nao saber
    me ajude por favor
    grato se me ajudar

    marcus vinicius

  36. Pattricialopes

    Olá queria tirar uma duvida,Todo ano eu pego terçol, e sempre era uma bolinha, peguei terçol ha 3 dias e esta muito enxado meu olho, é a primeira vez que isso acontece de ficar muito enxado, isso é normal? 

  37. Yanepinheiro12

    estou com Terçol nos 2 olhos, já faz mais de 3 meses. já fui em oftalmologista e eles me passaram um colírio.Usei mas não teve nenhum efeito, fiz compressas de águe morna durante os 3 meses, mas tambem não adiantou.Pessoas próximas me indicaram uma pomada com o nome Epitezan, mas tambem não adiantou de nada até agora! ainda tenho algo a fazer??

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Tem, procurar outro oftalmologista. É dever do especialista resolver o seu problema. Sozinho, em casa, é que vc não terá solução.

  38. fernanda savi

    muito obrigada!

  39. André Luis

    Todos os Oftalmologistas que eu vou nem meche .. só olha de longe e ja diagnostica isso é mt chato viu … os pacientes ficam com akela incerteza .
     

  40. Heliana Vieira

    Minha filha de 14anos esta com terçol,ha trez meses ,ja levei em varios especialista,ja tomou varios antibioticos,colirios ,pomadas,ja drenou, e nada de melhora, agora indicou que sera preciso fazer uma biopcia.Sera que é coisa grave?

  41. Raul Cézar

    Em min demora a sair o terçol mas quando sai, sai nuitas vezes e quando fica bom de um olho sai en outro, isso ocorre frequente mente, pode ser normal ou nao é normal. Preciso procurar um oftamologista? Obrigado e agaurdo resposta.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Seria bom.