PERÍODO FÉRTIL PARA ENGRAVIDAR

Saber identificar o período fértil não é uma tarefa simples. Em geral, a mulher só fica fértil uma vez a cada mês e o óvulo liberado tem uma janela de tempo muito curta para ser fertilizado, ao redor de 24 horas.

172

Muitas mulheres que estão à procura de engravidar têm dúvidas sobre quando é o seu período fértil e quando é melhor momento para ter relações sexuais visando uma gravidez.

Ao contrário dos homens, que são férteis o tempo inteiro, a mulher só pode engravidar durante um período muito curto em cada mês. Na verdade, cada óvulo liberado pelo ovário só fica viável por cerca de 24 horas. Se não for fecundado nesta curta janela, ele degenera e termina o período fértil daquele mês.

Portanto, saber reconhecer o seu período fértil é essencial não só para facilitar, como também para evitar uma gravidez, dependendo de qual é o seu desejo.

Neste texto iremos responder as seguintes questões sobre o período fértil:

  • Como funciona o ciclo ovulatório normal?
  • Quando ocorre o período fértil?
  • Como aumentar as chances de engravidar?
  • Quais são os melhores dias do ciclo menstrual para ter relações sexuais?
  • Como saber se está ovulando?
  • É possível engravidar estando menstruada?

Este artigo é uma versão simplificada do texto CICLO MENSTRUAL | PERÍODO FÉRTIL, mais completo e com maiores explicações sobre as alterações hormonais que regem o ciclo ovulatório. Neste texto vamos abordar o ciclo menstrual de modo mais superficial, dando mais ênfase ao período fértil e fornecendo dicas de como reconhecer a ovulação.

Ciclo menstrual normal

Para que você entenda o que é o período fértil, vamos antes fazer uma breve e simples revisão sobre o aparelho reprodutor feminino, ciclo menstrual e ação dos hormônios sobre a ovulação. Não se assuste, vamos tentar escrever de forma bem simples e didática para que todos possam entender.

O ciclo menstrual é um processo natural que ocorre de modo cíclico em todas as mulheres férteis. Todo ciclo em que ocorre uma ovulação inicia-se e termina com a menstruação. A menstruação é um sinal que mostra que a mulher ovulou, mas este óvulo não foi fecundado.

A primeira menstruação da vida da mulher chama-se menarca. A última chama-se menopausa.

Componentes do sistema reprodutor feminino
Sistema reprodutor feminino

Por convenção, o ciclo menstrual (ciclo ovulatório) inicia-se no primeiro dia da menstruação, durando, em média, 28 dias e terminando no primeiro dia da menstruação seguinte. Algumas mulheres têm períodos mais curtos de até 21 dias, enquanto outras possuem períodos mais longos, indo até 35 dias. Mulheres adolescentes com menarca recente podem ter ciclos de até 45 dias, uma vez que seu sistema reprodutor ainda está amadurecendo. O mesmo prolongamento pode ocorrer com mulheres próximas da menopausa, quando já começam a haver sinais de falência dos ovários (leia: SINTOMAS DA MENOPAUSA).

Ao contrário dos homens que produzem seus espermatozoides continuamente ao longo de toda a vida, as mulheres nascem com um número contado de óvulos. São cerca de 450.000 e eles ficam estocados nos ovários, sendo liberados, na maioria das vezes, apenas um por ciclo. Enquanto os homens são férteis por toda a vida, as mulheres só podem engravidar entre o período de anos que compreende a menarca e a menopausa.

Os órgãos reprodutores das mulheres consistem em dois ovários, duas trompas, um útero e a vagina.

Para facilitar o entendimento, vamos considerar o ciclo normal aquele com 28 dias, começando e terminando sempre no primeiro dia da menstruação.

O ciclo menstrual é regido pelos hormônios TSH e LH, produzidos na hipófise, glândula localizada no cérebro, e pelos hormônios estrogênio e progesterona, produzidos pelos ovários.

Todo o processo hormonal têm duas funções: provocar a ovulação e preparar o útero para receber o feto, caso óvulo seja fecundado.

Resumidamente, o que ocorre é o seguinte:

1- Durante os primeiros dias do ciclo, o cérebro produz o hormônio FSH que provoca o amadurecimento dos óvulos, que por sua vez, passam a produzir estrogênio.

2- Enquanto os óvulos vão ficando maduros, o estrogênio age no útero, fazendo com sua parede (endométrio) cresça e se torne um local propício para a implantação do óvulo, caso este seja fecundado.

3- 14 dias antes da próxima menstruação, quando pelo menos um dos óvulos já encontra-se suficientemente maduro, a hipófise lança na corrente sanguínea um outro hormônio, chamado LH, que dentro de 36 horas provocará a ovulação.

4- Quando a mulher ovula, lança seu óvulo em direção as trompas e o ovário começa a produzir um novo hormônio, a progesterona, que será responsável em manter o útero rico em nutrientes e circulação de sangue, à espera do feto.

5- Se o óvulo não for fecundado, ele se degenera e a concentração de todos estes hormônios começa a cair. Sem hormônios, a parede espessa do útero não tem como se manter, e ela desaba. Isto é a menstruação. Agora, um novo ciclo se reinicia.

Como saber se estou no período fértil?

A menstruação ocorre sempre cerca de 14 dias após a ovulação. Não há como prever quando a mulher vai ovular, mas é possível saber retrospectivamente quando ela ovulou. Basta contar 14 antes do primeiro dia da menstruação. Isto significa que se o primeiro dia da nova menstruação foi no dia 20, a ovulação ocorreu ao redor do dia 6.

Mais uma vez, não é possível prever o dia da próxima ovulação com certeza, mas as mulheres com ciclos muito regulares, que conseguem prever com alguma exatidão o dia que a próxima menstruação virá, podem estimar o dia da ovulação com razoável eficiência. Portanto, vamos imaginar que o seu ciclo menstrual tenha 28 dias e funcione como um relógio. Você prevê que a próxima menstruação irá descer no próximo dia 24 deste mês. Se você estiver certa, isso significa que a sua ovulação ocorrerá por volta do dia 10. Infelizmente são poucas as mulheres que têm a sorte de ter um ciclo tão regular, que permita esse tipo de previsão. Na maioria dos casos, não é tão simples prever o dia da ovulação.

Mais à frente neste artigo explicaremos quais são os sintomas do período fértil e como saber se a mulher está ovulando.

Por Quantos dias a mulher permanece fértil?

O óvulo, após a ovulação, tem uma vida útil muito curta, cerca de 12-24 horas. Por isso, se a mulher ovular hoje, o espermatozoide tem uma prazo máximo de 24 horas até encontrá-lo. Como o espermatozoide tem uma vida muito mais longa, cerca de 3 a 7 dias, as maiores chances de fecundação ocorrem quando a relação sexual acontece 24 a 48 horas antes da ovulação. O ideal é que, quando o óvulo chegue nas trompas, já exista uma grande quantidade de espermatozoides à sua espera.

Levando-se em conta a vida média do óvulo e dos espermatozoides, na prática, o período fértil acaba por compreender, em média, os 5 a 6 dias antes da ovulação até o dia seguinte à mesma.

Para aprender a calcular o período fértil, leia: COMO CALCULAR O PERÍODO FÉRTIL.

É possível engravidar fora do período fértil?

Existem duas forma de interpretar essa pergunta. Se você considera período fértil apenas o momento em que o óvulo encontra-se viável, ou seja, dentro das 24 horas que se seguem após a ovulação, sim, é possível engravidar tendo relações fora do período fértil. Na verdade, a maioria das gravidezes ocorre quando a mulher tem relações sexuais 1 ou 2 dias antes de ovular, fora, portanto, do período fértil segundo esta interpretação.

Agora, se você considera período fértil o período de 5 ou 6 dias que antecedem a ovulação mais as 24 horas seguintes, neste caso, é impossível engravidar fora do período fértil. Para que a mulher engravide são necessários dois fatores: um óvulo viável é uma grande quantidade de espermatozoides viáveis. Se a relação sexual ocorrer mais de 24 horas depois da ovulação ou mais de 7 dias antes, não há como esses dois fatores estarem presentes o mesmo tempo.

Dicas de como engravidar

Trabalhos atuais mostram que a qualidade do sêmen é maior quando ocorre intervalo de 2 a 3 dias entre as ejaculações. Por isso, para quem deseja engravidar, indica-se o coito dia sim, dia não, ou pelo menos, a cada 2 dias.

Quando não é fácil prever o dia da ovulação, sugerimos aos casais que queiram engravidar ter relações sexuais 3 vezes por semana, iniciando-as logo após o fim da menstruação. Deste modo garante-se pelo menos 3 relações dentro do período fértil, com um sêmen de boa qualidade.

A posição em que se pratica o sexo e a presença ou não de orgasmo na mulher não influenciam na probabilidade de concepção. Do mesmo modo, ficar com as pernas para o alto ou qualquer outro tipo de posição ao final da relação sexual também não têm influência nenhuma. Nada indica que ocorra diminuição das chances de fecundação se a mulher retomar suas atividades logo após o fim do coito. Não é por falta de acrobacias ou devido a sua posição sexual favorita que você vai deixar de engravidar.

O uso de alguns lubrificantes vaginais como KY e Astroglide inibem a motilidade dos espermatozoides e podem reduzir as chances de fecundação. Para casais com dificuldade em engravidar, sugere-se evitá-los.

Para saber mais dicas sobre como aumentar as chances de engravidar, leia: COMO ENGRAVIDAR?

Como saber se estou ovulando?

Existem algumas maneiras de se estimar o momento da ovulação. Como já foi dito, nas mulheres com ciclo menstrual muito regular é possível prever a data da próxima menstruação, prevendo, assim, que aproximadamente 14 dias antes será o dia da ovulação. O problema é que a maioria das mulheres não possui ciclos tão regulares que permitam utilizar essa técnica tão bem.

Logo após o pico de LH que induz a ovulação, a temperatura corporal da mulheres se eleva discretamente, cerca de 0,5ºC, permanecendo assim por mais 10 dias. Infelizmente esse método é pouco útil na prática. A medição da temperatura é um método bom para saber retrospectivamente se a mulher ovulou recentemente, mas essa subida costuma ocorrer tardiamente em relação a ovulação, não servindo para indicar o momento certo da relação sexual. Como o óvulo tem vida muito curta, quando se identifica a subida da temperatura, este praticamente já não está mais viável.

Outro modo pesquisar a ovulação é através do muco vaginal. Alguns dias antes da ovulação, o muco produzido pelo útero se altera, tornando-se mais espesso e elástico. Este muco é chamado de muco fértil, pois favorece a mobilidade dos espermatozoides em direção ao útero e às trompas.

Muitas mulheres conseguem detectar essa alteração nas características do seu muco, sendo uma indicação de que a ovulação está próxima de acontecer.

Algumas mulheres apresentam dor no momento da ovulação. A ruptura do folículo ovariano para liberar o óvulo, pode causar uma discreta irritação do peritônio, causando dor no lado onde está o ovário que ovulou. Esta síndrome é chamada de mittelschmerz, que significa dor no meio (do ciclo) em alemão.

Na prática, o modo mais simples para se identificar o período fértil é a dosagem do LH, uma vez que este se eleva 36 horas antes da ovulação. Já existem testes de urina, que podem ser adquiridos em farmácias, para detecção dos picos do LH pré-ovulatórios. É preciso salientar, porém, que existem falsos positivos.

Se você tem dificuldade em engravidar, o ideal é que este processo de acompanhamento da ovulação seja feito por um médico em uma consulta de infertilidade. Através da ultrassonografia o médico consegue visualizar diretamente os seus ovários e descobrir se há algum folículo maduro, pronto para romper-se e liberar um óvulo. O médico também pode estimular a ovulação com medicamentos, tornando o período fértil bastante previsível.

É possível engravidar durante a menstruação?

Possível é, mas é muito pouco comum. Os raros casos costumam acontecer em mulheres com ciclos ovulatórios curtos e período de menstruação longo. Na verdade, ninguém engravida durante a menstruação, o que pode acontecer é a relação sexual se dar durante a menstruação e o espermatozoide sobreviver tempo suficiente para encontrar um óvulo.

Por exemplo: imaginemos que uma mulher no 7º dia de menstruação, ou seja, 7 dias de ciclo, já com uma perda muito pequena de sangue, resolve ter relações sexuais desprotegidas imaginando não haver perigo por ainda estar menstruada. Se esta mulher tiver ciclos ovulatórios muito curtos ela pode ovular poucos dias após o início da menstruação. Como o espermatozoide pode sobreviver no sistema reprodutor feminino até 5 a 7 dias, existe a chance deste encontrar um óvulo e fecundá-lo. A relação sexual ocorreu durante a menstruação, mas fecundação se deu alguns dias depois.

Entretanto, ainda há outras questões que dificultam a gravidez durante a menstruação. Primeiro, o ambiente vaginal cheio de sangue menstrual é pouco amigável ao espermatozoide, diminuindo sua viabilidade. Segundo, o útero acabou de descamar, não estando pronto para receber um óvulo fecundado, diminuindo as chances de progressão da gravidez.

Portanto, quando se pergunta: é possível engravidar estando menstruada? A resposta é: sim, possível é, mas é pouco provável que uma relação sexual ocorrida durante a menstruação resulte em uma gravidez.

Se você quiser mais informações sobre o assunto: engravidar durante a menstruação, leia o seguinte artigo: É POSSÍVEL ENGRAVIDAR ESTANDO MENSTRUADA?.

Se você está na dúvida quanto a possibilidade de estar grávida, leia: POSSO ESTAR GRÁVIDA?.

Se você quer engravidar e está tendo dificuldades, temos uma gama de artigos no site que podem ajudá-la a entender melhor a sua situação. Acesse os links ao longo desta página e vá procurando pelos assuntos que mais lhe interessam.

Este artigo foi útil?  
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, Total: 4,67 de 5)
Loading...
VEJA OUTROS ARTIGOS SEMELHANTES
172 Comentários
  1. Marisa

    É muito possivel engravidar na menstruacao porque EU estou gravida e apenas fazemos sexo sem precaucao quando estava menstruada. O meu ciclo é de 28 Dias e a duracao do periodo apenas 2 a 3 Dias.

    1. Dr. Pedro Pinheiro

      Sim, é possível engravidar estando menstruada, mas para isso acontecer, o seu ciclo naquele mês não deve ter sido de 28 dias. Ele precisa ser mais curto para a ovulação ocorra quando os espermatozoides daquela relação ainda estão viáveis.

  2. Maria

    Boa noite Dr. Sou laqueada a 7 anos, posso engrávidar ainda? Tenho 38 anos e tenho vontade de ter mais um filho, já pensei até em reverter a laqueadura, mais nem sei se o sus faz isso… pode me esclarecer por favor? Obg.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se a reversão da laqueação não for possível, a única chance de você engravidar é através da fertilização invitro.

  3. Layella Collat

    Transei sem camisinha no segundo dia da minha menstruaçao.Posso estar gravida?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não é impossível, mas é pouco provável.

  4. kele cristina

    Tem cono esta gravida e estando mestruando todos os meses

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não, menstruação e gravidez são eventos incompatíveis.

  5. Lucas Lucatto

    Minha namorada esta no periodo fertil alto dela, e mesmo assim tivemos relaçao sexual, mais depois ela tomou a pílula do dia seguinte, ela pode engravidar ???

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pode, a pílula do dia seguinte não é 100% eficaz.

  6. Luziane Valdeci

    Boa noite Dr., li um comentário em que a menina diz que retirou uma trompa e vem tenta há 5 meses e nada.Não entendi, cada mês o óvulo vem de uma lado, ou pode repetir do mesmo lado várias vezes.estou ansiosa, pois venho de 2 anembrionárias , um aborto de 1º trimestre, uma tubária.Constatdo a incompatibilidade, acabei de terminar o tratamento da vacina de linfócito e estou liberada para engravidar, acho que estou no pe´riodo fértil, ah minha trompa que restou foi a esquerda e está pervia.Um abraço, agradeço sua atenção.

    1. É aleatório. Não existe um ordem previsível de qual ovário irá ovular a cada mês.

  7. Leandro

    Dr. Pedro por favor tenho umas duvidas, minha esposa ficou sem menstruar do mês de abril até final de maio, ou seja 2 meses sem menstruação, nesse periodo ela teve varios sintomas, aumento e sensibilidade dos seios, inchaço abdominal, cólicas leves, ganhou peso, dor lombar e leve corrimento/sangramento vaginal, quase todos os sintomas de uma gravides que eu vi em outro tópico”
    20 PRIMEIROS SINTOMAS DE GRAVIDEZ”, todos nós achavamos que ela estava grávida, no entanto no final do mês de maio fizemos 2 testes de farmacia e os 2 deram negativos, e agora no começo de junho ela teve menstruação, é possivél os 2 testes terem dado resultados falsos, ou ela pode ter tido um aborto espontaneo ou gravides psicológica, por favor espero sua resposta e desde já agradeço a atenção, o Sr. faz um excelente trabalho.

    1. O mais provável é que ela não tenha engravidado em momento algum.

  8. Natalia

    Bom tive uma gravidez ectópica tive que retirar uma das trompas e desde a cirurgia não consigo engravidar já faz 1 ano que retirei a trompa e 5 meses que tento engravidar , a minha dúvida é o ovulo vai pra uma das trompas no meu caso que hoje só tenho uma trompa o ovulo vai todo o mês pra essa trompa , pois quero muito ter um bebe mas não consigo .

    1. Só há chance de engravidar quando o ovário que tem trompa libera o óvulo.

  9. Renata

    Olá …quero engravidar e parei de tomar anticoncepcional em Abril , já tenho chances de engravidar, ou é verdade que quem toma muito tempo anticoncepcional demora mais ?
    Tomava YAS …

    1. A maioria das mulheres volta a ovular normalmente nos primeiros 3 meses após a suspensão da pílula. Tem muita mulher que já consegue engravidar no mês seguinte.

  10. ze

    Dr Pedro se a menstruação da mulher começar no dia 28 de cada mês quando começa o período fértil, e quando é que podem o casal fazer relações sexuais para poder engravidar

    1. Ze, esse texto aqui explica com detalhes como calcular o período fértil: https://www.mdsaude.com/2013/01/calcular-periodo-fertil.html

  11. Tayna

    Olá Doutor Pedro Estou querendo engravida e tenho anemia falciforme posso ter dificuldade para engravida?

  12. Melyssa

    Doutor Pedro, existiria alguma relação direta entre “tipo de fluxo menstrual” e “qualidade do endometrio”? Ex.: fluxo menor, sangue escuro, de curta duração = endometrio não atingiu a espessura propícia para uma possível nidacao.
    Obrigada .

  13. Hellen, leia este artigo que esclarece como calcular o período fértil: https://www.mdsaude.com/2013/01/calcular-periodo-fertil.html

  14. Magda,um caso cheio de variáveis como esse não dá para ser avaliado á distância. Não tenho como opinar sobre as suas chances de engravidar.

  15. Simone Queiroz

    Olá Dr. transei 15 dias antes te menstruar, no caso dia 22 de Nov. e minha menstruação veio normal dia 6 de Dez, mas no mês seguinte ñ veio mas mas mantive relações normal com meu marido. Posso ter engravidado antes ou depois que menstruei??

    1. Se você menstruou em Dezembro é porque não engravidou em Novembro. É impossível engravidar antes de ter menstruado. A menstruação só ocorre quando a mulher não engravida.

  16. michele

    Outra coisa Dr esses chás que falam UXI AMARELO E UNHA DE GATO! é verdade que tem a função de ajudar a engravidar?

  17. moninha

    resposta a todas as perguntas: vá á um ginecologista 🙂

    1. É o mais sensato a fazer.

  18. Jon

    Bom dia! Tive relações com minha namorada sem preservativo por menos de cinco minutos e sem ejacular dia 22/09. Depois coloquei a camisinha e continuamos. A última menstruação dela foi dia 13/09. Dessa forma, esse mês ainda não desceu. Fizemos teste de farmácia no dia 15/10 dando negativo.Existe grandes possibilidades de gravidez?
    Obs.: Ela possui ovário policístico.

    1. Existir, até existe, mas sem ejaculação é pouco provável.

  19. Ivanete

    Olá tive relações faltando 3 dias para eu menstruar, de qualquer maneira, 3 horas após o ato sexual tomei a pilula do dia seguinte, 3 dias apos comecei a menstruar, primeiro começou a vir bem pouquinho e escura, depois de uns 2 dias a cor já estava normal e o fluxo também. Será que engravidei?

    1. Não me parece.

  20. Clarice

    Olá, eu gostei muito do site estão de parabéns.
    Mais tenho uma grande duvida, ontem eu transei com o meu namorado sem camisinha e hj pela manha minha menstruação desceu, meio fraca esta vindo de pouquinho em pouquinho. Queria saber se corro o risco de estar gravida? e se é normal… obrigada

    1. Pedro Pinheiro

      Se você menstruou hoje, não há risco de ter engravidado na relação de ontem.

  21. Cristiane

    Olá, me chamo Cristiane, gostaria de saber sobre o muco… eu senti meu muco no dia 13 e 14 tive relacoes no dia 13 e 14 so q hoje nao sinto mais o meu muco, gostaria de saber se e
    u ja engravidei?

    1. Pedro Pinheiro

      Impossível saber desta forma. Tem que fazer o exame do BhCG pra saber.

  22. clau

    ola doutor estou tomado anticoncepcional ha 6 anos e agora quero engravidar gostaria de saber qual é a melhor idade pra engraviadar estou 25 anos.

    1. Pedro Pinheiro

      Abaixo dos 30 anos é sempre melhor. Mas na nossa sociedade, nem todas as mulheres estão preparadas profissionalmente e financeiramente para terem filhos antes desta idade.

  23. pricila

    boa noite gostaria de saber se depois de dez anos tomando comprimido tenho chance de em gravidar depois da mestruacao nao tomei meu remedio e tive relacao com meu marido.

    1. Pedro Pinheiro

      Que comprimido que você está falando? É o anticoncepcional? Se sim, a tendência é você voltar a ovular dentro de 3 meses. O uso prolongado da pílula não faz ninguém ficar infértil.

  24. daniela

    ola dr é o seguinte eu não tomei a pilula este mês a minha menstruação veio no dia 24 de junho tive relações desprotegidas sempre há probabilidade de eu estar gravida?

    1. Pedro Pinheiro

      Sim, com certeza.

      1. vanessa

        Dr. Eu uso pílula a 3 anos se eu para de usau por dois meses eu engravido

        1. É possível.

  25. juliana

    Ola..boa tarde.minha menstruacao veio no dia 27/06/13 sendo no dia eu calculei o dia q era meu perido fertil q e no dia 06/06/1 a 12/06/13 mais no dia da ovulacao q era no dia 10/06/13 meu marido gozou dentro de mi eu posso estar gravida???

    1. Pedro Pinheiro

      Claro que pode.

  26. jaqueline

    Estou tentando engravida a 1ano e nao consigo qual e o medodo mais facil me ajuda

    1. Quando se tenta engravidar por mais de um ano sem sucesso, isso pode indicar infertilidade. O ideal é procurar um médico especializado em fertilidade para ver se há algum problema por trás.

  27. Thamires

    Transei sem camisinha no ultimo dia da menstruação, meu namorado ejaculou dentro da minha vagina. Mesmo que seja pouco provável engravidar, tomei a pilula do dia seguinte. As chances de engravidar reduziu ainda mais? Com a pilula devo menstruar em pouco tempo?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Sim e sim

  28. Catarina

    Se tivermos com o muco vaginal podemos engravidar? Ou não?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Muco vaginal toda mulher tem. O que ocorre, conforme explicado no texto, é uma mudança nas características do muco no período fértil.

  29. jefferson

    sim

  30. marcelo

    gostaria onde agente v as respostas das peguntas q sao feitas aqui

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Leia as regras do site, por favor.

  31. Bruna

    Eu sou virgem, e masturbei um “amigo” e ele enjaculou na minha mão, e assim q cheguei em casa lavei a mão, e no dia seguinte antes de tomar banho lavei novamente, e tomei banho.. Isso no dia 22 de março, e vem sempre p mim dia 29/30. E já é 03/04 e ainda não veio p mim, estou preocupada, posso estar gravida ?? ): me ajudem pfvr.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Deste modo que você conta não há risco.

  32. nataliasantos

    Olá Dr. eu quero engravidar, não tomo anticoncepcionais e nem uso camisinha, porem, meu marido faz o coito interrompido, pois ele não quer tentar ter filhos agora, mais se vier vai ser bem vindo. Nesse coito interrompido posso engravidar?

    1. A taxa de falha do coito interrompido é muito alta.

  33. alini

    e nornal meu muco fertil ser fora do periodo fertil quero muito engravidar de novo

    1. Se é fora do período fértil, não é muco fértil.

  34. Viviane

    Olá me chamo Viviane acho que estou gravida mas estou com um corrimento muito forte,corrimento prejudica a gravidez?

    1. Depende da causa. É preciso que o seu obstetra lhe examine.

  35. andre alexandre costa neto

    ola meu nome e cleony gostaria de saber se tendo miomas no ovario posso engravidar

    1. Ou você tem mioma no útero ou cistos no ovário. Mioma no ovário não existe.

  36. Elisreginapaz

    sou elis tomei remedio por 10 anos e a 2 meses não tomo remedio e quero engravidar minha mentruaçaõ veio dia 28-10-2012 que dia vou ovular

    1. Só com essas informações é impossível prever.

  37. Danyella

    Bom dia Dr. Pedro, meu nome é Daniela e tenho 18 anos, tenho uma vida sexual ativa com meu namorado e planejamos ter um filho, pois já faz muito tempo que namoramos e somos muito parceiros, gostaria de saber como saber o meu periodo fertil já que tenho ciclo irregular, geralmente de 35 dias,porem o ultimo foi de 40 e poucos dias. Como posso saber?

    1. Se o ciclo é irregular não há como prever.

  38. Gla2010

    A 5 anos atrás tomei citotec e abortei, por consequencia tive que fazer uma curetagem. Será que irá atrapalhar engravidar de novo?

    1. Pode atrapalhar.

  39. keu

    oi dr gostaria de saber se uma pessoa que fez aborto com citotex e buxa paulista pode ter se tornado infertil.A menstruação sempre foi normal com variação de 30 a 37 dias.

    1. Dependendo de como o aborto foi feito, pode haver lesão grave do útero. Você deve ser avaliada por um ginecologista.

  40. maria

    Ola dr. Gostaria de saber se tendo relaçoes no ultimo dia da minha menstruaçao, seria possivel eu engravidar? Sendo q meu ciclo e de 28 dias. Agradeço!

    1. Possível é, mas é pouco provável.

  41. Heni Soares

    transei com meu namorado no terceiro dia depois da mestruacao,estou comedo de esta gravida.e possivel?

    1. Qualquer relação sexual, em qualquer momento do ciclo, pode resultar em gravidez.

  42. É pouco sangue.

  43. Chandely

    A mulher ele sempre vai ovular apos a mestruação? independente de quantas vezes ele mestruou no mês ou independente?

    1. A menstruação é resultado de uma ovulação que não resultou em gravidez. Dificilmente o ciclo da mulher é tão pequeno que ela consiga menstruar 2x em um mês. O que pode acontecer são anovulatórios, que se caracterizam por ausência de ovulação e de menstruação neste mês.

  44. Arthurdossantos

    viu eu tive relaçoes com o meu namorado, e uso camisinha.. mais eu estou com varios sintomas de gravides antes de eu menstruar e depois, é possivel eu estar gravida?

    1. Só fazendo o exame para saber.

  45. Priscila Sâmyla

    Dr. Pedro Pinheiro tenho chance de engravidar com o coito interrompido?????
    nao importa a quantidade de esperma que possa ter ficado posso engravidar?
    Obs.: Aguardo resposta… obg !

    1. Sim, coito interrompido apresenta uma taxa de falha elevada.

  46. marli

    e,gostaria de saber mais ou menos o dia que engravidei,minha ultima menstraçao foi dia 16 de março de 2012 tive relaçoes nos dias 27 com meu namorado e dia 31 com o meu ex.estou gravida de 27 semanas e a data prevista pr´parto é dia 21 de dezembro.tem riscos de ser do meu ex namorado..me ajuda por favor estou muito nervosa..me responda doutor por favor.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Com apenas 4 dias de intervalo entre um e outro é impossível saber. Vai ter que ser na base do DNA quando a criança nascer.

  47. Ursula Soares

    Bom dia,
    Tive uma relação sexual sem proteção, no dia 15 deste mês, estando no meu 5º dia da menstruação ( que veio no dia 11). Tenho um ciclo de 28 dias aproximadamente, pois quando veio a última menstruação, estava no 29º dia do ciclo. Posso estar grávida? obrigada

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Poder, sempre pode. Não existe um momento do ciclo que seja 100% seguro. Durante a menstruação é pouco provável, mas não é impossível.

  48. Tatiane

    Oi Boa Noite !
    Usei diu durante 2 anos, tirei ele a 1 ano pq estou tentando engravidar mais não consigo.
    Minha menstruação desceu dia 13/09 e acabo dia 19/09 como posso contar meu periodo fertil ??

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      O seu dia da ovulação foi mais ou menos 14 dias antes do início da menstruação, ou seja ao redor do dia 31/08.

  49. Mafaldasao

    boa noite eu utilizei o diu nova t380 durante 2 anos e tirei dia 4 de junho desde entao tento engravidar e nao consigo terei ficado infertil?ja agora o meu marido em criança levou uma dentada no penis isso tera influencai para engravidar?obrigada

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Provavelmente não, mas na dúvida, peça para ele ir a um urologista.

  50. Lucianaklb

    ciana santos
    fiquei 1ano sem tomar remédio,e voltei a tomar novamente e com 3 dias tive relações tomando remédio,tem algum rico de engravidar?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Sim, o ideal é usar caminha no primeiro mês.

  51. Nina

    muito bom seu site!!!! tirei todas as minhas duvidas. sem ao menos fazer perguntas….
    muito obrigada!!!!!!!

  52. Rose preis

    ola doutor meu nome e rose e gostaria de saber qal sao as xanses de engravidar tomando anticonsepsional .e q eu troco de ves enquando mas sinseramente axo q sou falhada hehehhe

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Se tomados de modo correto, o risco de gravidez é muito baixo.

  53. Elayne

    É verdade que pra mulher ela deve apenas ter relação sexual apos o cinco dias uteis da sua mestruação?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não entendi, explique-se melhor.

  54. Priscila

    Dr, Gostaria de sabe, seu posso esta gravida? Eu tive relação dois dia sem preservativo e meu parceiro gozou dentro, depois de 48h eu tomei a pilula do dia seguinte, e tambem descobrir que estava no meu Período fértil. Posso esta gravida?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Até pode, mas a pilula deve impedir.

  55. Isadora Reis

    Boa noie Dr. Estou com uma dúvida .Mestruei no mês passado na semana do dia 20 aà 27/08 e começei a tomar meu anticoncepcional dia 28.08 normalmente . Tive relação sexual sem preservativo no dia 06.09 e ele gozou dentro e nesse dia eu havia esquecido de tomar a pilula, tomando no outro dia 2 pilulas proximo do horario que eu sempre tomei. Há algum risco deu estar grávida?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Se não for a minipilula, um dia isolado de esquecimento não costuma dar problemas

  56. Marta

    É a ultima vez que acesso este site. Por que tem espaço pra gente perguntar, se a gente não tem resposta? É melhor não liberar a publicação do comentário da gente.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Que tal ler as regras do site antes de criticar? É de graça e não dói.
      Só como dado, nos últimos 6 meses eu respondi a mais de 3000 perguntas de leitores. Infelizmente a maioria não lê as regras do site e faz perguntas pessoais, querendo opinião médica pela internet, o que ilegal. Estas eu não respondo.

  57. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

    Não entendi a pergunta. Como assim “esse ano”?

  58. Aline

    O preservativo estourou, logo tomei a pílula do dia seguinte, e após 16 hrs o preservativo estourou de novo, devo tomar outra pílula do dia seguinte? Obs: A primeira pílula foi tomada no 4 dia de menstruação.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Com intervalo tão pequeno não é necessário.
      obs: vcs têm que aprender a usar a camisinha de modo correto, não é possível que o preservativo estoure 2 vezes.

  59. Da Silva

    Tive relações sem camisinha na sexta e no sábado. No domingo menstruei, é possível uma gravidez, Doutor?
    OBS:. Na quinta-feira tomei um pílula de emergência.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Se vc menstruou, não.

  60. Edivania

    eu ja tive infecçao urinaria posso ter filhs

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      A princípio, sim.

  61. Mf....

    oi queria saber  se e mais facil de engravidar de volta  qundo agente ja tem o primero filho ::??

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Sim.

  62. Lsi

    Boa tarde Dr. estou tentando a engravidar há 1 ano e 6 meses, fui amo médico e está tudo certinho comigo e com meu marido, será que a minha ansiedade está atrapalhando? 

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Pode estar. Às vezes o estresse é o único fator que atrapalha a fertilidade.

  63. Zullay

    Amei o artigo! Este mês estou tentando engravidar, pois perdi um bebê em fevereiro, estava com 21 semanas de gestação… ai tive que dar um tempo de pausa que a minha médica mandou, acredito por foi por causa da curetagem…mas tô muito animada, minha menstruação veio no dia 06 de julho, e pelas minhas contas meu período fértil  começou + ou – no dia 17, mas minha menstruação é bastante irregular, só começou a modificar o muco dia 19, acredito que talvez esteja ovulando, pois além do muco estou com dores no ovário esquerdo, se der tudo certo esse mês eu engravido. Mas tenho uma duvida, mesmo tendo relações no dia da ovulação, qual é a chance de engravidar?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não consigo te dar um número, mas é alta. Porém, nas 48h antes o chance é maior.

  64. tatiane

    eu gostaria d saber se uma mulher consegue engravidar sem útero e sem os ovarios

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não.

  65. adriana

    dr tneho ciclos irregulares os ultimos meus foram ,jan 21-01,fev 28-02,mar 28-03,mai 19-05-jun 14-06, ,jul 10-07 quando poderia estar no meu periodo fertil…::;

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Basta vc estimar o dia da próxima menstruação e subtrair 14.

  66. Bruna

    Boa noite! É possivel a mulher deixar de menstruar por um mês e no mês seguinte menstruar por mais de 1 semana, com fluxo intenso? E mesmo assim estar grávida? Ou o teste HCG pode ter haviado algum engano?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      O HCG deu positivo ou negativo?

  67. tatiane

    Qual é o exame que posso fazer pra saber se sou fertil?

    1. Não há um exame único para isso. Na verdade o conceito de fertilidade é clínico. Você é fértil se consegue engravidar de forma natural. Leia esse texto que você entenderá melhor: https://www.mdsaude.com/2012/06/como-engravidar.html

  68. nubia

    Oi Dr Pedro, gostaria de saber quando seu passiro gozar nu anus,ai depois ela vai tomar banho e se limpa tem como escorer o esperma e ela pode vir engravidar?

    1. Não. Nunca ouvi nenhum caso de alguém que engravidou tendo apenas relação anal.

  69. Karinawallner

    podemos ficar fertil mais q uma vez no ciclo.

  70. Denise

    Dr já tive uma gravidez tubária,a uns dez anos,tenho 31 anos,e deixeide tomar a pilula tem um ano e não consigo engravidar…me da uma dica..posso tomar algum medicamento q facilite mais a ovulação…
    Carolina

    1. Você tem que procurar um ginecologista especialista em fertilidade.

  71. Almeidaramiropaula

    Doutores adoro o site sou louca por medicina já li todos os textos que escreveu. Tenho sop quero engravidar , mas não consigo . Escreva algo útil sobre a sop,! Valeu doc.

    1. Deve um dos temas das próximas semanas.

  72. Yasmin

    Quero engravidar, menstruei hoje, quando acabar minha menstruação posso ter relações todos os dias até menstruar de novo? ou quando acabar minha menstruação é melhor eu ter relações de 3 em 3 dias?

    1. A cada 3 dias é melhor que diariamente.

  73. Vani

    Minha mestruação veio no dia 10 e acabou no dia 15 .. tive relação sexual dia 20 é possivel eu está gravida ?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Qualquer relação sexual desprotegida pode terminar em gravidez. A questão é que em alguns momentos do ciclo o risco é maior e em outros é menor.

  74. Cleciajaq

    minha menstruaçao vem sempre dia 30 qual o meu periodo fertil qual o dia melhor para eu ingravidar

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Se vem sempre no dia 30, a ovulação ocorre ao redor do dia 16.

  75. Geane

    minha mestruaçao veio dia 16 de abril e terminou dia 19 qual eo meu periodo fertil

    1. Sua última ovulação foi 14 dias antes da menstruação, ou seja, ao redor do dia 2 de Abril.

  76. Felipe

    Dois dias após o ultimo dia da Menstruação a mulher esta fertil pra engravidar ?

    1. Habitualmente não.

  77. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

    Não, a gente só sabe o período fértil para trás, que foi 14 dias antes da mestruação, ou seja, ao redor do dia 15 de Março. A não ser q seu ciclo seja muito regular e que vc consiga prever o início da próxima menstruação, não há como adivinhar o dia da próxima ovulação.

  78. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

    Sim, é possível que isso ocorra. Existem testes de farmácia para saber quando se está ovulando.

  79. Eliana

    No meu caso tenho ciclos regulares de 31 dias, isso significa que ovulo no 17° dia do ciclo? aguardo resposta. Obrigada! Eliana

    1. Sim, ao redor do 17ª dia do ciclo. Se quiser engravidar, tenha 3 a 4 relações sexuais entre o 15º e o 20º dia.

  80. Tata__h-ta

    doutor eu queria saber si posso estar gravida meu namorado gozou dentro mais ainda falta mais de duas semanas pra mim menstruar e ele gozou dentro duas vezes no mesmo dia a chance deu engravidar sem ta ainda no meu período fértil ? Thaysa

    1. O espermatozoide pode sobreviver até 7 dias dentro do seu sistema reprodutivo. Se você ovular neste período há chances de engravidar.

  81. Ma Carvalho17

    eu mentruo super desregularmente, digamos que dia 20 eu menstrue… então o dia fértil são os dias 6, 7 e 8? Aguardo respostas, por favor me responde por e-mail se possível, muito obrigada mesmo!

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Se você menstruou no dia 20 significa que o período fértil foi ao redor do dia 6.

  82. Ma Carvalho17

    Não entendi direito, o período fértil é 14 dias antes da menstruação ou depois dela?

    E são quantos dias?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      14 dias antes da menstruação. Dura em média 2 a 3 dias.

  83. Thyna

    Oi , minha mestruação vem todo dia 4 de cada mês . Contei como no texto 14 dias antes , e deu no dia

    21 o começo do meu período fértil ! Um dia antes , e no dia em questão fiz sexo com meu namorado sem camisinha ! Mais ele não gozou dentro . Falei com meu genecologista e ele disse que a chances de eu estar gravida são grandes por eu ter feito mais de 2 vezes sem camisinha . E por ter feito ates e durante do meu período fértil , e me aconselhou a fazer o teste depois do dia 4 . Assim se atrasar . Mas como sabendo que ainda estou no período fértil e querendo um filho , fomos sem camisinha mais uma vez , as  chances de gravidez continuam as mesmas ou posso estar realmente gravida ? Obrigado . Thyna ><'

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Qualquer relação sexual próxima do período fértil pode resulttar em gravidez. Quanto mais dias forem cobertos, melhor.

  84. Andrea Mendonça

    Tive relação sem camisinha e meu namorado gozou dentro, porém 2 dias depois eu menstruei e a menstruação só durou 3 dias, sendo que geralmente dura de 5 a 7 dias. Tenho possibilidade de ter engravidado? Queria muitooooo!!!! Obrigada, aguardo resposta.

    PS. Minha menstruação é bastante regular.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      É pouco provável.

  85. convidado

    Tive a mestruaçao à 24 dias, já posso fazer o teste?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Depende do tamanho do seu ciclo. O ideal é fazer o teste somente após haver atraso na menstruação.

  86. Andreiaverissimosudal

    ter relação sexual cinco dias antes da menstruação pode engravidar

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Muito pouco provável.

  87. Jheyse-laysla

    Qria engravidar,so q tomo a ingeçao de tres meses,ela vai fazer com q eu dmore a conseguir engravidar?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Pelo menos três meses

  88. Ana

    doutor nao sei o q acontece… pq é muito raro aparecer o muco cervical… o q será?? nao ovulo todo mes??

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Nem todo mundo acha fácil reconhecê-lo.

  89. Vgolfeto

    doutor quantos dias antes  da  ovulaçao, aparece o muco cervical? obrigado valéria!

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Depende de caso a caso, pode surgir somente no dia da ovulação ou até 5 dias antes. Mas em geral surge na véspera.

Deixe um Comentário

Antes de comentar, leia as REGRAS PARA COMENTÁRIOS.

Seu email não será publicado.