Remédios Para Hipertensão – IECA e ARA II

Dr. Pedro Pinheiro

Atualizado em

comment 121 Comentários

Tempo de leitura estimado do artigo: 4 minutos

O que são os medicamentos IECA e ARA II?

O medicamentos anti-hipertensivos das classes dos inibidores da enzima de conversão da angiotensina (IECA) e os antagonistas do receptor da angiotensina II (ARA II) estão entre os mais utilizados para o tratamento da hipertensão arterial.

Entre os medicamentos que fazem parte de ambas as classes podemos citar:

1. Inibidores da enzima de conversão da angiotensina (IECA):

  • Captopril (Capoten®, Capotril®, Catoprol®, Capril®, Hipotensil®).
  • Cilazapril (Vascase®, Cardiopril®, Inibace®).
  • Enalapril (Renitec®, Eupressin®, Pressotec®, Vasopril®, Atens®, Enaprotec®, Angiopril®).
  • Lisinopril (Zestril®, Prinivil®, Ecapril®, Lipril®).
  • Perindopril (Coversyl®).
  • Ramipril (Triatec®, Verzatec®).
  • Trandolapril (Gopten®, Odrik®).

2. Antagonistas do receptor da angiotensina II (ARA II):

  • Candesartana (Atacand®, Blopress®).
  • Irbesartana (Ávapro®, Aprovel®).
  • Losartana (Aradois®, Cozaar®, Losartec®, Losatal®, Redupress®, Zartens®).
  • Olmesartana (Olsar®, Olmetec®).
  • Telmisartana (Micardis®, Pritor®).
  • Valsartana (Diovan®, Tareg®).

Neste artigo, vamos fazer um resumo sobre as principais ações e efeitos dos IECA e ARA II. Se você procura informações específicas sobre o enalapril, acesse o seguinte link: MALEATO DE ENALAPRIL – Para Que Serve e Posologia.

Como agem os IECA e ARA II?

Os IECA e os ARA II são classes diferentes de drogas, porém com mecanismo de ação na redução da pressão arterial semelhante. Vale a pena gastar algumas linhas falando da farmacologia básica destas duas classes para que, à frente, seja fácil entender por que elas estão indicadas em outras doenças além da hipertensão e o porquê de alguns efeitos colaterais e contraindicações.

Tanto os IECA quanto os ARA II têm como objetivo impedir a ação de um hormônio chamado angiotensina II. Os IECA impedem a sua formação, enquanto os ARA II impedem o seu funcionamento.

A principal ação da angiotensina II está no controle da pressão arterial. Este hormônio, quando presente, liga-se às paredes dos vasos e faz com que estes se contraiam, provocando, assim, um aumento da pressão arterial. A angiotensina II também age nos rins, estimulando uma maior absorção de sódio (sal), o que também acaba por colaborar para o aumento da pressão arterial.

Portanto, se a angiotensina II é um hormônio que causa aumento da pressão, impedir a sua produção ou impedir que ela se ligue nos vasos é uma boa estratégia para controlar a hipertensão.

O problema é que nem todos os pacientes com pressão alta têm angiotensina II elevada. Cerca de 25% dos pacientes hipertensos apresentam níveis baixos. Nestes casos, o uso de medicamentos que agem contra a angiotensina II acaba sendo pouco efetivo. Esta informação é importante porque sabemos que alguns grupos, como idosos e afrodescendentes costumam ter uma hipertensão com níveis baixos de angiotensina II. Ou seja, neste grupo, os IECA e ARA II não são a classe de anti-hipertensivos mais efetiva.

Outras indicações dos IECA E ARA II além da hipertensão arterial

A angiotensina II não tem como única ação a regulação da pressão arterial. Por isso, os IECA e ARA II podem ser indicados em outras patologias, principalmente nas doenças cardíacas e renais.

– Doenças cardíacas: Além da própria pressão alta, a simples presença de níveis elevados de angiotensina II está relacionada a uma maior incidência de hipertrofia do ventrículo esquerdo e insuficiência cardíaca (leia: INSUFICIÊNCIA CARDÍACA – CAUSAS E SINTOMAS), tornando estas duas doenças indicações para a prescrição de um IECA ou ARA II.

Os IECA e ARA II também protegem o músculo cardíaco e melhoram a sobrevida dos pacientes com doença isquêmica cardíaca (leia: SINTOMAS DO INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO E ANGINA).

– Doenças renais – Os IECA e ARA II diminuem a incidência de lesão renal causada pela hipertensão. Quando comparadas com outras classes de drogas que também reduzem a pressão arterial de modo equivalente, os pacientes que usavam ARA II ou IECA apresentavam menos lesões renais, o que mostra que seu efeito de proteção dos rins não está relacionado somente com sua ação anti-hipertensiva.

Este achado tornou estas duas classes as mais indicadas para doentes com hipertensão e insuficiência renal (leia: INSUFICIÊNCIA RENAL CRÔNICA – SINTOMAS).

IECA e ARA II também apresentam a capacidade de reduzir a perda de proteínas pela urina, chamada de proteinúria (leia: PROTEINÚRIA, URINA ESPUMOSA E SÍNDROME NEFRÓTICA). A redução da proteinúria retarda a perda de função renal, principalmente nos pacientes com diabetes mellitus (leia: DIABETES MELLITUS – DIAGNÓSTICO E SINTOMAS).

Portanto, na hora de se escolher o anti-hipertensivo ideal, se o paciente apresentar diabetes, proteinúria, insuficiência renal, insuficiência cardíaca, hipertrofia do ventrículo esquerdo, angina ou passado de infarto, o IECA ou o ARA II devem ser a primeira opção.

Para uma melhor eficácia desses medicamentos, o paciente precisa reduzir o consumo de sal, uma vez que esta substância é capaz de cortar o efeitos destas drogas.

Efeitos colaterais dos IECA E ARA II

Se em relação aos efeitos anti-hipertensivos e de proteção cardíaca e renal os IECA e ARA II se equivalem, no quesito efeitos colaterais há algumas diferenças. Abordarei primeiro os efeitos adversos comuns às duas classes. Em seguida falarei dos casos particulares.

É importante lembrar que qualquer droga apresenta efeitos colaterais. Os IECA e ARA II são medicamentos seguros e com percentual baixo de efeitos adversos, porém, estes existem e devem ser de conhecimento dos pacientes.

a. Hipotensão

Qualquer anti-hipertensivo pode causar uma queda da pressão arterial maior do que o desejado. Porém, os IECA e ARA II costumam causar a chamada hipotensão da primeira dose, que surge logo após a primeira vez que o paciente toma o fármaco. Este efeito é particularmente comum nos idosos e pode ser contornado quando iniciamos o tratamento com uma dosagem baixa, aumentando-a gradativamente ao longo de semanas.

b. Agravamento da função renal

Apesar dos IECA e dos ARA II serem drogas benéficas para os rins, nos pacientes com insuficiência renal crônica, nos primeiros dias de uso, é possível haver uma pequena piora da função renal, caracterizada pela elevação da creatinina (leia: O QUE É CREATININA?). Esta piora é transitória em 99% dos casos, não sendo motivo para suspensão do tratamento, mesmo nos pacientes com insuficiência renal crônica.

Não se deve usar IECA ou ARA II em pacientes com função renal instável ou com insuficiência renal aguda.

c. Aumento do potássio sanguíneo (hipercalemia)

Um dos efeitos da angiotensina II é aumentar a excreção de potássio pelos rins. Quando este hormônio é bloqueado por um IECA ou ARA II, uma das consequências possíveis é a elevação do potássio sanguíneo, chamada de hipercalemia. Este efeito colateral ocorre em menos de 3% dos casos, porém, são mais comuns em pacientes com insuficiência renal, diabetes ou insuficiência cardíaca.

Níveis de potássio elevados são perigosos pois podem levar a arritmias cardíacas graves. Todo paciente que usa IECA ou ARA II deve ter seu potássio monitorizado com alguma frequência. O uso concomitante de anti-inflamatórios aumenta o risco de hipercalemia (leia: ANTI-INFLAMATÓRIOS – AÇÃO E EFEITOS COLATERAIS).

d. Tosse

A tosse é um dos efeitos colaterais que ocorrem com frequência com os IECA, mas não com os ARA II. A tosse provocada pelo IECA apresenta algumas características:

– Tosse seca, com sensação de algo incomodando na garganta.
– Costuma começar após 1 semana de uso e melhora após 4 dias da sua interrupção. Existem, entretanto, casos de tosse iniciada somente após 6 meses de uso ou que demoram mais de 1 mês para desaparecer após suspensão da droga
– Não adianta trocar um IECA por outro (enalapril por captopril, por exemplo), mas a troca por um ARA II costuma funcionar.

e. Angioedema e anafilaxia (leia: CAUSAS E SINTOMAS DO CHOQUE ANAFILÁTICO)

Angioedema e o choque anafilático são complicações graves do uso de IECA, porém, são raros, acontecendo em aproximadamente 0,3% dos pacientes. O angioedema também pode ocorrer com ARA II, mas é ainda mais incomum do que com os IECA, ocorrendo em 0,1% dos pacientes.

f. Gravidez

Tanto os IECA como os ARA II são contraindicados na gravidez por estarem associados a má-formação fetal

O que é melhor para hipertensão: IECA ou ARA II?

Não há nenhuma evidência de superioridade entre qualquer IECA ou ARA II. Um trabalho realizado em 2008 com mais de 25.000 pacientes não conseguiu demonstrar nenhuma diferença relevante em termos de eficácia e diminuição de mortalidade. A única diferença ocorreu nos efeitos colaterais por conta da incidência de tosse e angioedema já citados acima.

Portanto, a escolha entre qual IECA ou ARA II é o mais indicado deve ser individualizada para cada paciente. Questões de preço e comodidade posológica devem ser levados em conta.

É errado tomar IECA e ARA II ao mesmo tempo?

Sim, atualmente não se indica mais a associação de IECA com ARA II, pois não benefícios comprovados e o risco de efeitos colaterais eleva-se muito.

Posologias mais comuns

1. IECA

Captopril (Capoten®, Capotril®, Catoprol®, Capril®, Hipotensil®)
Intervalo: 12/12h ou 8/8h
Dose máxima: 150 mg/dia

Cilazapril (Vascase®, Cardiopril®, Inibace®)
Intervalo:1x por dia
Dose máxima:10 mg/dia

Enalapril (Renitec®, Eupressin®, Pressotec®, Vasopril®, Atens®, Enaprotec®, Angiopril®)
Intervalo: 1 ou 2x por dia
Dose máxima: 40 mg/dia

Para mais informações sobre o enalapril, leia: MALEATO DE ENALAPRIL – Para Que Serve e Posologia.

Lisinopril (Zestril®, Prinivil®, Ecapril®, Lipril®)
Intervalo: 1x por dia
Dose máxima: 40 mg/dia

Perindopril (Coversyl®)
Intervalo: 1x por dia
Dose máxima: 16 mg/dia

Ramipril (Triatec®, Verzatec®)
Intervalo: 1 ou 2x por dia
Dose máxima: 20 mg/dia

Trandolapril (Gopten®, Odrik®)
Intervalo:1x por dia
Dose máxima: 4 mg/dia

2. ARA II

Candesartan (Atacand®, Blopress®)
Intervalo: 1x por dia
Dose máxima: 32 mg/dia

Irbesartan (Ávapro®, Aprovel®)
Intervalo:1x por dia
Dose máxima: 300 mg/dia

Losartan (Aradois®, Cozaar®, Losartec®, Losatal®, Redupress®, Zartens®)
Intervalo: 1 ou 2x por dia
Dose máxima: 100 mg/dia

Para mais informações sobre o losartan, leia: LOSARTANA POTÁSSICA – Para que Serve, Doses e Efeitos

Olmesartan (Olsar®, Olmetec®)
Intervalo: 1x por dia
Dose máxima: 40 mg/dia

Telmisartan (Micardis®, Pritor®)
Intervalo:1x por dia
Dose máxima: 80 mg/dia

Valsartan (Diovan®, Tareg®)
Intervalo:1 a 2x por dia
Dose máxima: 320 mg/dia

Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


121 respostas para “Remédios Para Hipertensão – IECA e ARA II”

  1. renato

    estou tomando o remédio perindopril argenina (acertil 10mg), devo suspender o uso por causa do coronavirus?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não, não há indicação de suspender. Não há qualquer evidência de que ele faça mal.

  2. Márcio

    E normal tomar vasopril e carvedilol pra sempre?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Às vezes é necessário.

  3. Rayane Thais

    Por que o uso do captopril costuma ser substituído pela losartana potássia no tratamento da hipertensão ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      São substâncias com mecanismo de ação semelhantes. A vantagem da losartana é a sua posologia mais simples.

  4. Silvia Ragonesi

    Gostaria de saber se posso tomar losartan e furosemida juntos? Sempre tomei losartan e hidrocloriotizida, porém continuo com muita retenção de liquidos.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não há problemas, desde que tenha sido indicado por um médico.

  5. Arnaldo

    Boa noite, parabéns pelo site. Dr, faço uso de atenolol para taquicardia a mais de 8 anos e sinto que este medicamento agora me compromete algumas funções, como circulação periférica, bem como ereção etc, seria o caso de mudar para amiodarona ou similar? obrigado.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Depende da causa da taquicardia. Mas se os efeitos adversos do atenolol estão lhe incomodando, vale a pena conversar com o cardiologista sobre uma possível troca.

  6. Maria Tereza

    Minha mãe usa losartan e anlodipino e sente fadiga e fraqueza. Isso pode ter relação com esse último medicamento? Somente o losartan não seria suficiente para controlar a pressão arterial?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Às vezes são necessários 2 ou mais medicamentos para controlar a pressão. A fraqueza e a fadiga só podem ser atribuídas aos anti-hipertensivos caso a sua mãe esteja tendo hipotensão. Se a pressão estiver normal ou alta, o mais provável é que os medicamentos não sejam os culpados.

  7. Dejinha

    Minha mãe usa os seguintes medicamentos: hidroclorotiazida, propanolol, captopril e isordil. Ela pode suplementar com Coenzima Q10 100mg 2 ou 1x ao dia?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se tiver sido prescrito por um médico, sim.

  8. Marcos

    Tomei remédio para hipertensão e estou tendo disfunção erétil, se eu parar de tomar volto ao normal?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      O ideal não é parar, mas sim trocar o medicamento.

  9. jaqueline

    boa noite!eu tomava losartana e atenolol mas minha pressão continuava alta! hj meu médico me passou enalapril pra tomar junto com os outros! vc acha que está certo?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Atualmente não se indica mais a associação de um ARA2 com um IECA, que no seu caso são a losartana e o enalapril.

  10. Moni

    Parabéns..você não sabe o quanto contribui para a vida das pessoas.. A caracteristica que define um sábio é saber/querer compartilhar seus conhecimentos..Muito grata!

  11. José Orlando Rocha

    Olá Dr. Pedro!
    Venho tomando um comprimido de ENALAPRIL de 20mg/dia e 1/2 comprimido de MONOCORDIL 20mg/manhã e tarde há algum tempo. Acontece que de uns dias pra cá minha presão descontrola chegando a 180/100 sem que nada de especial aconteça. Não consegui consulta com um cardiologista, ainda. Por isso eu pergunto: será que um comprimido de LOSARTAN/50mg/dia faria um efeito mais satisfatório? Essa troca é possível?

  12. Flavio Mello

    Eu tomei atensina 0,200 por 1 ano e meio, passei por alguns clinicos e todos assustavam quando eu falava que tomava esta atensina, dizem que ninguem receita, é muito antigo e da efeito rebote. Fui no cardio e ele me falou que este remédio não controla a pressão, fiz o mapa na ocasião e estava legal. Ele queria tirar a atensina mas eu fiquei meio receoso e ele resolveu manter. Minha pressão está subindo. Esta atensina é ou não é para controlar a pressao ? Eu não vejo ninguém falar que toma atensina para controlar pressão e o medico que receitou não está mais na minha cidade.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      A atensina é um medicamento cuja substância ativa chama-se clonidina. Ela é sim um medicamento que pode ser usado para hipertensão. Eu tenho pacientes que usam. A questão é que ela não costuma ser nem a primeira nem a segunda nem a terceira opção de tratamento da hipertensão. Em geral, a clonidina é usada em casos de hipertensão de difícil tratamento, quando o paciente já usa 3 ou 4 drogas e, mesmo assim, não consegue controlar os sintomas.
      Se a clonidina é a única droga que você toma para hipertensão, realmente é um esquema não recomendado. Se você não tem hipertensão grave, pode substitui-la por outra droga. A chance de você fazer um rebote grave é pequena. Basta que a troca seja monitorizada por um médico.

  13. Paulo

    Boa tarde Dr Pedro!
    Lozartana + hidroclorotiazida, angiopril, trayeta e metformina, provocam a disfunção erétil ou impotência sexual no homem?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Medicamentos pra hipertensão podem causar impotência.

  14. Uilfla

    Bom dia, estou tomando losartana + hidroclorotiazida e a pressão está muito baixa agora 11/7 10/8 11/6 resultado fico tonto, qual medicação pode substituir essa atual.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Esses valores são normais, não são baixos, ainda mais para pessoas jovens. Esses valores são mais ou menos os que eu tenho. Não justificam as tonturas.

      O que pode estar acontecendo é que, se você tinha pressão muito alta, na casa dos 180/90 mmHg, e a controlou recentemente com remédios, o seu corpo pode estar tendo dificuldade de se adaptar aos valores normais. Mas isso é apenas uma questão de tempo.

      1. Uilfla

        Vixe será isso mesmo? Hoje bateu 10/6.

        Uma farmacêutica falou para testar tomar meio comprimido, mas agora você falando isso de adaptação do corpo, alguém já tinha falado isso pra mim também.

        Só que já tomei uma caixa que tem 30 comprimidos isso é um mês certinho e já estou na segunda caixa, acabou 15 e vou para os outros 15, vai fazer 2 meses, é normal esse tempo para adaptação do corpo?

        Obrigado pela atenção, isso é muito útil.

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
          Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

          2 meses já é mais que tempo para adaptação. Além disso, 100/60 mmHg é diferente de 110/70 mmHg. Esse valor já começa a ficar meio baixo. Talvez a dose esteja realmente em excesso. Se você tem ficado tonto e acha que é da pressão, passe pra meio comprimido e entre em contato com o seu médico para ele reavaliar o tratamento anti-hipertensivo.

  15. Eduardo Duran Rojas

    Dr.Pedro Pinheiro indique a um paciente Captopril 25 mg 1 cp vo 12/12 + Losartana 50 mg 1 cp vo 12/12 e foi cuestionado por un colega local que voce recomienda Dr.Eduardo Duran Rojas Pilar do Sul Sao Paulo

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      A associação de um IECA com um ARA2 já não é mais recomendada na grande maioria dos casos. Não há benefícios comprovados e o risco de efeitos colaterais é mais alto.

  16. augusto

    Oi Boa noite tenho pressao alta tomo atenolol+clortalidona eu fiz o exame de urina 24 horas deu alterado perdendo proteínas uma medica optou que eu tomasse lozartana para proteger os rins más não ta fazendo efeito . gostaria de saber tem outros medicamentos junto com lozartana?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se você está perdendo proteínas na urina mesmo com o uso do losartan, o ideal é que seja avaliado por um nefrologista.

  17. Drika MC

    Boa tarde, Doutor! Minha médica mandou reduzir a dosagem de Enalapril, cortando ao meio o comprimido de 5 mg. Não poderia substituir por Cilazaplril 2,5 mg?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não dá pra fazer troca simples. 2,5 mg de cilazapril é uma dose mais forte do que 2,5 mg de enalapril.

  18. bruno rodrigues

    Doutor, posso substituir o atenol por outro medicamento, pois está me deixando com uma disfunção erétil?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Tem que pedir para o seu médico substitui-lo. O motivo é mais do que justo.

  19. José

    Boa noite doutor;
    Gostaria de saber qual a maior possibilidade de diminuição da libido e/ou impotência, com losartana 50mg ou 100mg ou com atenolol 50mg ou 100mg.
    Desde já agradeço;
    José

  20. Giba TS

    Doutor, mesmo tomando Losartan 50mg x 2 + Atenolol 25mg x 1 (e muito eventualmente HCT 25mg, pq isto me provoca dinfunção erétil grave), minha pressão fica em torno de 14×9. Por este ser ARA2, o resultado não seria mais eficaz se usasse Losartan em cjto com Captopril (q é IECA)?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não está mais indicada a associação de um ARA2 com um IECA. Os estudos mostram que não há benefícios e a incidência de efeitos colaterais aumenta muito.

  21. Felipe

    Naprix e Atenolol são da mesma classe? Pode-se tomar os dois juntos?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      São drogas diferentes. Podem ser tomadas juntas, sim.

  22. Fernanda Nunes

    Doutor estou tomando ao Losartano ha dois dias, so achei estranho que o medico receitou duas vezes por dia é isso mesmo???

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não é errado dividir em 2 tomadas diárias.

      1. Fernanda Nunes

        Sim somente achei estranho pq esta dizendo que a dose máxima diária é de 100mg e o remédio ja é de 100mg

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
          Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

          Mas a dose máxima é mesmo 100 mg por dia. Ou se toma 100 mg em dose única ou 50 mg 2x.

    2. Dr. Sérgio R Cardoso

      Fernanda, Não é errada desde que não exeda a dosagem maxima diária que é de 100mg Dia

  23. Paulo Gil

    doutor minha mãe toma enalapril de 10m ela pode tomar captopril de 25m ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Tomar junto ou substituir um pelo outro?

  24. silvioluiz

    Doutor…..eu tomo Press Pluss 5/20 pela manhã e Coversyl de noite…me falaram que eles são da mesma classe….estaria errada a prescrição ??? obrigado !!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      O Benazepril (Press plus) e o perindopril (Coversyl) são da mesma classe. Não faz muito sentido misturar os dois.

      1. silvioluiz

        puxa…meu último cardiologista receitou isso. Vou marcar um outro. Muito agradecido dr. Pedro.

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
          Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

          Antes de julgá-lo, questione ele sobre isso. Ele pode ter alguma boa razão para ter optado por uma prescrição pouco habitual.

        2. silvioluiz

          Dr. Pedro…bom dia. Não consegui contato com o cardiologista que me receitou o Press Plus e o Coversyl…desisti, pois ele não atende mais o meu plano…e olha que tomei durante uns 5 anos. Sei que uma vez ele mudou minha medicação, pois eu tomava Higroton e ele estava me causando taquicardia, daí ele mudou pro Press Plus. (Também tenho asma) No entanto, o novo cardiologista me receitou Aldazida (meio comprimido pela manhã)…e Aradois 50 mg…um pela manhã e outro de noite. Acha que agora está certo doutor ?..obrigado…abs

        3. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
          Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

          Não sei se no seu caso específico essa é a melhor combinação, mas com certeza é melhor que a anterior.

  25. Luciana F.

    Meu noivo tem 28 anos e está tomando Captopril + Hidroclorotiazida, e tem tido taquicardias com 120 bpm em repouso. Pode ser efeito colateral? Ele deve suspender essa medicação? Sua PA estava em torno de 9×15 e foi um clínico geral quem prescreveu.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Essa medicação não costuma causar taquicardias desta monta.

  26. Anderson pereira Marques

    O perindopril aumenta o TGP?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não costuma, mas não é impossível que ele seja o responsável.

  27. antonio marcos

    olá, o losartana pode ser substituído pelo valsartana?

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      São drogas semelhantes, mas a valsartana costuma ser mais cara.

  28. Rubens linnecke

    Dr, tomo diovan 320/5, só que tenho muita tosse, tem haver com o medicamento?

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      A Valsartana não costuma causar tosse.

  29. jose

    Boa noite;

    Gostaria de saber qual a porcentagem da ocorrência do efeito colateral impotência com atenolol com a dose de 50mg ao dia.

    Grato;

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      É baixo, em torno de 0,5%.

  30. Aparecido

    Olá boa tarde existe tratamento diferenciado na cardiomiopatia dilatada na raça negra pois faço tratamento há três anos e ainda não consegui ver melhora obrigado

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      Não há diferença. A resposta depende de diversos fatores, incluindo a causa da doença e o grau de dilatação que o coração já alcançou.

  31. carlos

    dr. Os medicamentos para hipertensão, losartana em questão..pode trazer algum tipo de infcçào cutânea, pois estou com inflamação nas 2 pernas e tomo 2 losartanas por dia. Agradeço muito a atenção..

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      Não, losartan não causa infecções.

  32. Morisze

    Também aconteceu comigo, tomava anlodipina e perdi a libido aí comecei a tomar losartana e aumentou novamente, mas com ela sinto dores nas mamas

  33. Katia

    Boa noite Dr. meu marido toma Aradois e Besilato de Anlodipino e percebemos que está tendo problemas de ereção ele tem consulta dia 15/02 no Cardiologista, até lá tem algum outro medicamento que ele pode tomar no lugar. Não sei se estou certa mas vi somente na bula do Anlodipino que causa esse efeito. Obrigada pela atenção. Kátia

  34. Ismael Azevedo

    Parabéns pelo artigo. Muito claro e objetivo.

  35. teresopolis

    Olá LOSARTAN 50mg ele afeta o sexo do homem

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Você se refere à impotência? Se sim, qualquer anti-hipertensivo pode ter efeitos na ereção.

      1. teresopolis

        Boa tarde obrigado pela resposta
        Subject: [mdsaude] Re: TRATAMENTO DA HIPERTENSテグ | Captopril, Enalapril, Losartan

  36. Fábio Queiroz

    Olá eu tomo losartana 100mg conjugado com o atenolol 50 e clortalidona 25 diaríamente
    as vzs sinto muita tontura..isso é normal?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      É preciso medir sua pressão arterial nos momentos de tontura para saber se isso não é sintoma de hipotensão.

  37. roselaine alves gonçalves

    sinto dor taraxica e por causa da losartana oque fazer

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Losartan não causa dor torácica.

  38. Lilian

    Olá, faço uso de losartana 50mg e atenolol 50mg para tratamento da hipertensão e gostaria de saber se eu posso tomar sibutramina para me ajudar no processo de emagrecimento.

  39. Giovanni cardone

    Gostaria de saber a respeito de genericos. Eu tomava para a minha pressâo diovan 160 hct 12.5. O problema e que: desde que passei a usar o generico, estou notando que aumentou muito a vontade de urinar. Ó que pode ser?
    agradeço a atenção.

  40. Jaqueline

    Olá.. Gostaria de saber se pode ingerir na mesma hora o Losartana, Etanolol e Mevilip.. Meu avô tem q tomar esses tres remédios no período da noite, será q pode ocorrer algum problema ou alterar o efeito um do outro, se for ingerido os três no mesmo momento? Desde já agradeço.

  41. Vitor pinatti

    se tamar o captopril a noite o efeito e´de dia ou o efeito e´a noite mesmo

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      O efeito é igual, mas durante o sono a pressão arterial costuma baixar sozinha, daí a tomada de dia ser mais indicada na maioria dos casos.

  42. Vera Lene

    Gosto de ler os artigos do Dr. Pedro, pois é de uma linguagem clara e objetiva. A maneira como ele descreve o assunto facilita o entendimento. Sempre o adiciono aos meus favoritos. Obrigado por aju –
    dar-me.
    Farmacêutica,
    João Pessoa-PB

  43. Elédio Fernandes Machado

    Olá.meu nome é Elédio,sou catarinense ,cuido do meu pai á cinco anos e ele é hipertenso ,no começo ele tomava Captopril ,um médico nos orientou q as crises de tosse e espirros fortes e a presença de um secreção na garganta era do uso deste medicamento,passamos então a usar o Atenalol 25mg,no começo resolveu ,porém voltou tudo de novo,trocamos agora para a Losartana 50mg,ai lhes pergunto acertamos ou existe outro medicamento melhor,espero sua resposta ,um abração!!!!!!

  44. rene

    estou com muita duvidas sobre o inalapril e o atenolol eu tomei inalapril por minha conta guando minha pressão subiu eu passei por um estres muito forte bem mais a pressão subia ai meu batimento cardiaco aumentou ai fui no pronto socorro o medico passou atenolol tambem então eu fico confuso tome 10mg de inalapril e um pedacinho do atenolol ate calmante um pedaçinho tambem mais sinto muita tontura isso e horrivel estou fazendo exames para ver afinal o que eu vou tomar ou mudar o remedio apesar que eu sinto mais que seja emocional mais do pressão mesmo se for e pouco mais tem hora que ela sobe com tudo fica totalmente descontrolada o que e isso afinal ai eu tomo o dobro e os dois de preferencia ja tentei tomar so um mais fica bem um dia ou dois depois derrepente altera tudo ai fico me sentindo muito mal mesmo e horrivel sentir isso

  45. Rolandbrookscooke

    Dr, após uma crise hipertensiva há três anos, até então desconhecida, consultei cardiologista. Apóes examies (que detectaram apenas aumento da PAD, que girava sempre em torno de 10, ele receitou Micardis HCT 80/12,5. Venho tomando desde então, com bom resultado no controle da pressão (alguns eventos de hipotensão foram percebidos, entretanto). Porém, nos últimos exames (holter) apareceram arritmias como extrassístoles supraventiculares bigeminadas (1975 em 24h). Mais ocorrência de taquicardia e bradicardia durante o período de monitoração. Tudo assintomático. Na prova de esforço o resultado foi 100% normal, nem mesmo as tais arritmias apareceram – só em repouso. Pergunto: 1) Isso pode ser efeito adverso do medicamento? Na bula esse efeito está relatado. 2) Caso positivo, devo sugerir mudar o fármaco? 3) Qual a gravidade desses efeitos adversos, que são assintomáticos? Forte abraço.

  46. Clarice

    Tomo há um ano  Aradois H (Losartana Potássica + Hidroclorotiazida) e observei que minha língua e lábios estão muito ressecados. Pode ser um efeito colateral da medicação?

  47. luiz cláudio

    tomo um comprimido de losartana pela manhã, posso tomar cerveja, ou não tomo o remedio no dia que vou tomar cerveja

  48. Cacilda Kristal

    Dr. medi minha pressao hoje e constatou que estou 13/9 tenho 39 anos esta alta ou baixa? O que devo fazer?

  49. Nivaldo

    Dr. parabens pela ajuda que nos da pelo seu site….gostaria de uma opinião..atualmente tomo Lotensin 15 mg (1 de 10 e mais metade), devido ao alto preço deste medicamento, o Sr. poderia me indicar outro remedio que poderia pegar na farmacia popular, que faça o mesmo efeito do Lotensin, e com o mesmo tipo de reações adversass…muito obrtigado desde ja…Nivaldo  (Ribeirão Preto/SP)

  50. Elizabeth Marine

    Minha pressão está sofrendo algumas alterações no decorrer do dia.Fiz eletro e M.A.P.A, começei um tratamento tomando um comprimido de enalapril 20mg durante o dia e não fez efeito.Então fez a troca por losartan dois comprimidos de 50mg ao dia mas parece que também não está fazendo efeito.O que devo fazer?

  51. joao paulo

    boa noite, tenho 30 anos sou obeso,e minha PA e de 14×90 a 15×10,sempre tomei atenolol 100 +clortalidona 25,mais minha medica me mandou tomar losartana potássica 50mg,enalapril10mg e b.anlodipino 2,5,mais tomei 2 dias e minha PA ficou em 11,74,mais os batimentos cardíacos aumentaram de 88 p/ 105 bpm,isso é normal e me mandou fazer isso 12/12 hs e estou com medo de tomar esse combinado posso tomar tranquilo? um abraço

  52. Ana Lucia Modesto

    Dr. posso fazer uso do clortadilona com metformina de 500mg, fiquei uma semana sem tomar a clortadilona e fiquei toda inchada da cabeça aos pés e com muita dor no peito e falta de ar. Ja faço uso de a 3 anos e a metformina a dois meses.

  53. Leonor

    Tomo losartana 50 mg e passei num concurso publico. Estou pensando em fazer atividades fisicas, dominuir o sal pára parar de tomar o medicamento e não correr o risco de ser reprovada. No exame de sangue vai dar para perceber que tomo ou tomei losartana? Até qto tempo após parar?

  54. Marco Aurelio

    Doutor, em fevereiro tive crises de tonturas e procurei um pronto socorro. Lá observaram que minha pressão estava em 14×10. Me deram captopril e minha pressão aumentou mais ainda (16×11). O médico me disse que eu posso ter algum problema renal pois o captopril age na arteria renal. Me solicitou uma série de exames e deu tudo dentro do normal. Agora essa crise voltou, fui novamente ao pronto socorro e me deram captopril novamente e tudo se repetiu. O médico me indicou procurar um cardiologista pos não sabia que remedio me indicar. Não consigo marcar consultas particulares, todos os médicos de minha cidade estão com suas agendas todas lotadas. Resumindo: estou sem medicação e minha pressão continua alta todos os dias. Oque eu faço?

  55. René

    Muito didático vosso artigo. Claro, conciso e preciso. Parabéns, Doutor!

  56. Roberto

    Dr. Sinvastatina serve para abaixar a creatinina?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não.

  57. Medeiros

    Dr. meu pai sofre de arritimia cardiaca, hipertensão arterial,atualmente esta fazendo eesames para investigar um efizema pulmonar tbm, ele toma captopril , marevan,losartan que me lembro agora fora os outros, acontece que ele tem tido sérias crises de falta de ar, tem os pés inchadosm tb, então o dr. acha que um desses medicamentos pode estar aumentando o potassio do sangue e consequentemente a arritimia dele pode estar aumentada por conta disso, o inchasso nos pés tbm ? não seria o caso de investigar num exame e sangue? Devo comentar isso com o cardiologista dele??? Muito obrigada. Glauce.

  58. alexandre madade

    dr vivo nos usa , sou hipertenco , os medicos aqui adoram fazer testes , eu treino tdos os dias , e minha alimentacao e balanciada , o medico aprincipio receitou lisinopril , depois de um tempo veio a tosse ai ele trocou para losartan e um diuretico , essa comb acabou e voltei a tmar lisinopril , o sr ve algum problema

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Você provavelmente voltará a ter tosse.

  59. Dudadf40

    Dr. Pedro Pinheiro, os efeitos colaterais do lozartan ou captopril mexem com a libido do paciente? 

  60. Leo Macambira

    Que trabalho abençoado Doutor ! Só Deus para te recompensar !!!!

  61. Adilson Rocha Valente

    Adilson Rocha
    Fantástica as explicações do senhor doutor, muito obrigado pela sua dedicação.

  62. Rafael Zangtol

    Dr, e atenolol combinado com losartan, estou tendo alguns problemas com essa combinação, ela é recomendada, sou hipertenso, nunca tive nenhum quadro cardíaco “propriamento dito” podes me responder por email? pema.zangtol@gmail.com

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      A princípio não há nenhum problema com esta combinação.

  63. Luciano

    Excelente matéria. Pode a losartan causar fadiga em seu paciente? Em caso positivo resolveria se fosse substituída pela valsartan?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Losartan não costuma causar fadiga.

  64. Paula Borger

    Olá, tentei achar alguma resposta para oque eu procurava no site, confudi um medicamento que eu tomava para emagrecer com um de hipertensão do meu pai, tomei 6 comprimidos, oque isso pode me causar, se eu não tenho hipertensão? Muito obrigado

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Pode causar hipotensão. Acho que vale a pena ir a um hospital para ser avaliada.

  65. marina alves moreira

    quais os efeitos colaterais do medicamento cloridato de mettormina 850mg

  66. Mariangel_oliveira

    gostaria de saber se o remedio enalamed e para hipertensão ou é diurético?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Enalamed é o enalapril. Não é diurético.

  67. Ma-strocezare

    Quero saber porque os medicos receitam benicar  para pressao alta?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      O benicar (olmesartana) é um remédio para hipertensão.