Hepatite B – Sintomas, Transmissão e Vacina

70% dos casos de hepatite B são transmitidos pela via sexual.

179

A hepatite B é uma doença infecciosa causada por um vírus chamado HBV, sigla para vírus da hepatite B, em inglês.

A hepatite B é uma pandemia que acomete cerca de 350 milhões de pessoas no mundo. Em algumas regiões da Ásia, cerca de 20% da população é portadora do vírus.

Hepatite é um termo que significa inflamação do fígado. Ela pode ser causada por vírus, por álcool, por drogas, por acúmulo de gordura no fígado, etc. (leia: AS DIFERENÇAS ENTRE AS HEPATITES para entender melhor as principais causas de hepatite e suas diferenças).

Existem 5 hepatites diferentes causadas por vírus:

HEPATITE A.
– Hepatite B.
HEPATITE C.
– Hepatite D.
– Hepatite E.

Na prática médica, quase todos os casos de hepatite são causados pelos vírus A, B ou C. As hepatites D e E são raras.

É importante saber que os vírus que causam cada uma dessas hepatites são completamente diferentes entre si. O vírus da hepatite C, por exemplo, é geneticamente muito mais próximo dos vírus da dengue e da febre amarela do que do vírus da hepatite B. Portanto, entre os 5 tipos de hepatite viral, as formas de transmissão, a evolução da doença, o tratamento e as vacinas também são diferentes. A única coisa em comum é o fato desses vírus terem preferência pelo fígado.

O vírus da hepatite D apresenta uma particularidade, ele só ataca aqueles já contaminados com hepatite B. Portanto, todo paciente com hepatite D, obrigatoriamente também tem hepatite B. Pacientes com hepatite B+D apresentam um quadro bem mais agressivo de lesão do fígado.

Transmissão da hepatite B

A hepatite B é uma DST – doença sexualmente transmissível. Cerca de 70% dos casos são transmitidos pela via sexual, em torno de 2/3 por relações heterossexuais e 1/3 por relações homossexuais.

Outras vias de transmissão do HBV incluem a vertical (da mãe para feto), transfusões de sangue e compartilhamento ou acidentes com agulhas ou outros materiais hospitalares infectados.

Outra maneira de se contrair hepatite B é através do uso comum de escovas de dentes e lâminas de barbear. Esta via é rara, mas torna-se possível se o objeto compartilhado tiver tido contato com sangue.

Também existem casos relatados de transmissão através da acupuntura, tatuagens e body piercing, realizados com material não descartável.

Não se pega hepatite B em piscinas, através de copos ou talheres, com beijos (a não ser que haja contato direto com sangue), abraços, tosse, espirro ou pela amamentação. O uso de preservativos (camisinha) é indicado para prevenir a transmissão sexual.

O vírus da hepatite B consegue sobreviver por até 7 dias fora do organismo.

Sintomas da hepatite B

icteríciaA hepatite B é dividida em duas fases: infecção aguda e infecção crônica.

a) Hepatite B aguda

O período de incubação, ou seja, do momento da contaminação até o surgimento dos primeiros sintomas, costuma ser de 1 a 4 meses.

Cerca de 70% dos pacientes contaminados com o vírus da hepatite B apresentam sintomas leves e inespecíficos da infeção. Muitas vezes a fase aguda pode ser confundida com um quadro gripal. Não é nada incomum os pacientes só descobrirem que tiveram hepatite anos depois fazendo exames de sangue. Apenas 30% desenvolvem um quadro clínico típico de hepatite, chamada forma ictérica da hepatite B aguda.

A icterícia é uma coloração amarelada da pele e das mucosas, devido à inflamação do fígado e acúmulo de bilirrubinas no sangue. Junto com a icterícia também costumam surgir uma urina escura e fezes de cor muito clara. Para saber mais detalhes sobre a icterícia, leia: ICTERÍCIA NO ADULTO E ICTERÍCIA NEONATAL.

Outros sintomas da hepatite B aguda incluem:
– Cansaço.
– Náuseas e vômitos.
– Dores articulares.
– Dor abdominal, principalmente na região superior direita.
– Febre.
– Perda do apetite.

A insuficiência hepática fulminante é rara e ocorre em menos de 0,5% dos casos.

Durante a fase aguda, nas análises de sangue, os marcadores de lesão hepática costumam estar muito elevados. TGO (AST) e TGP (ALT) normalmente estão acima de 1000 UI/L.

95% dos adultos que contraem hepatite se recuperam de forma espontânea e ficam completamente curados dentro de 6 meses. Apenas 5% evoluem para forma crônica da hepatite. Quanto mais jovem for o paciente, maior é o risco de evoluir para forma crônica, a ponto de até 50% das crianças menores de 5 anos e 90% dos recém-nascidos não conseguirem atingir a cura.

Para saber mais sobre os sintomas da hepatite agudam leia: 8 Sintomas de Hepatite Aguda.

b) Hepatite B crônica

A hepatite crônica ocorre quando o nosso sistema imune não consegue eliminar o HBV até um prazo de 6 meses. Estes pacientes permanecem indefinidamente com o vírus no organismo, destruindo lentamente seu fígado, e podendo contaminar outras pessoas através das vias citadas no início deste texto.

O fato de ter tido uma hepatite aguda com poucos ou muitos sintomas, não parece ter influencia na evolução para forma crônica.

A hepatite B crônica costuma ser assintomática por muitos anos. Mesmo aqueles que tiveram sintomas típicos de hepatite aguda, melhoram espontaneamente do quadro, apesar de não estarem livres do vírus B. Os valores de TGO e TGP caem, ficando apenas de leve a moderadamente elevados, comprovando uma lenta e progressiva destruição do fígado.

10 a 20% dos paciente com hepatite B desenvolvem doenças extra-hepáticas. As duas principais são:
– Uma vasculite chamada poliarterite nodosa.
– Uma doença renal chamada nefropatia membranosa.

Entre as complicações hepáticas da hepatite B crônica estão a cirrose e o câncer de fígado. A maioria dos pacientes com a forma crônica não evoluem para esses dois quadros, e quando o fazem, isto costuma ocorrer vários anos, às vezes décadas, depois.

Os paciente com hepatite B adquirida ao nascimento, costumam chegar até os 30 anos de idade sem maiores complicações da doença. Na doença adquirida quando adulto, cerca de 10 a 20% desenvolvem sinais de cirrose após 5 anos de doença.

Vários fatores influenciam na chance de evolução para cirrose, entre eles, a carga viral (contagem de vírus no sangue), a taxa de atividade do vírus, consumo de bebidas alcoólicas, co-infecção com outras hepatites virais como hepatite C e hepatite D, etc.

Cerca de 10% dos pacientes com cirrose por hepatite B, desenvolvem câncer do fígado.

Diagnóstico da hepatite aguda e crônica

O diagnóstico da hepatite é confirmado através da sorologia de sangue. A interpretação sorológica é complexa e não cabe aqui explicá-la com detalhes. Porém, algumas informações podem ser passadas:

HBsAg = é uma proteína existente na superfície do vírus. Se o HBsAg for positivo, indica que o vírus está presente na circulação. Pacientes com hepatite B crônica permanecem com HBsAg positivo para sempre já que nunca se livram do vírus. Pacientes curados têm HbsAg negativo.

Anti-HBs = É o anticorpo produzido contra o vírus. Normalmente ele aparece quando a infecção está curada ou quando o paciente foi vacinado. Pacientes com hepatite B crônica nunca apresentam anti-HBs positivo. Pacientes com anti-HBs positivo e HBsAg negativo são aqueles que estão imunes a hepatite, seja por vacinação, ou por já terem tido a doença antes.

HBeAg e Anti-HBe = o HBeAg é uma proteína do núcleo do vírus e costuma estar presente quando o mesmo encontra-se em grande atividade. O HBeAg costuma estar positivo na fase aguda e nos casos de hepatite B crônica com alta replicação viral.

O anti-HBe é um anticorpo que surge quando o paciente cura-se ou quando sua infecção crônica está adormecida e o vírus não está multiplicando-se.

Anti-HBc = É um outro anticorpo contra o vírus B. O anti-HBc IgM está positivo nos casos agudos. O anti-HBc IgG é um anticorpo que está presente em todos que já tiveram hepatite ou a tem cronicamente. Quem, por exemplo, foi vacinado apresenta anti-HBs positivo, mas não apresenta anti-HBc.

Veja no quadro abaixo, alguns exemplos de sorologia e suas interpretações:

Sorologia hepatite B

Vacina para hepatite B

A vacina para hepatite é muito segura e apresenta eficácia acima de 95%. A hepatite B é um doença potencialmente erradicável se houver campanhas efetivas de vacinação em massa. No Brasil e em Portugal a vacinação para hepatite B já faz parte do calendário básico de vacinação para crianças.

O atual esquema é feito em 3 doses, sendo as 2º e 3º doses administradas após 1 mês e após 6 meses, respectivamente. Ex: primeira dose em 10.01.2010, segunda dose em 10.02.2010 e terceira dose em 10.07.2010.

Se entre a primeira e a terceira doses houver alguma falha, não é preciso recomeçar todo esquema, porém, a chance de se criar anticorpos (anti-HBs) é maior se o esquema for respeitado.

Dois meses após o término do esquema de vacinação pode-se realizar a sorologia para determinação da presença do anti-HBs, que traduz o sucesso da vacina. Como na população geral essa taxa de sucesso é muito elevada, a maioria dos médicos só indica a sorologia quando a comprovação é essencial, como em profissionais da área de saúde, parceiros de pessoas infectadas, pacientes em hemodiálise, etc.

Como a vacina demora vários meses para criar proteção contra a hepatite, ela não serve para ser usada em casos de acidentes com agulhas contaminadas, por exemplo. Neste caso, se a pessoa que se feriu não tiver sido vacinada ou nunca tiver tido hepatite B, indica-se a administração da imunoglobulina para hepatite B, um coquetel de anticorpos contra o vírus. A imunoglobulina deve ser administrada o quanto antes, de preferência nas primeiras 24h após o acidente, para se evitar a contaminação. Após 7 dias da contaminação, a imunoglobulina é ineficaz.

Tratamento da hepatite B

O tratamento para hepatite B está indicado apenas nos casos de hepatite B crônica com sinais de atividade, seja por haver HBeAg positivo, elevações na TGO e TGP e/ou uma elevada carga viral.

Na hepatite aguda indica-se apenas repouso, hidratação e evitar álcool e medicamentos que possam prejudicar o fígado. Não existe dieta especial e não há tratamentos alternativos que comprovadamente ofereçam alguma melhora. Evite os remédios ditos naturais, pois além de haver nenhuma comprovação de eficácia, eles podem piorar o quadro.

Uma vez indicado o tratamento, existem várias drogas disponíveis como lamivudine, adefovir, entecavir, telbivudine, interferon e tenofovir. O tratamento costuma ser longo e com taxas de sucesso que variam entre 20 e 70% dependendo da situação. O objetivo da terapia é impedir a multiplicação do vírus e prevenir complicações futuras como cirrose e câncer hepático.

Nos casos mais graves, com sinais de cirrose e falência hepática, pode-se indicar o transplante de fígado.

ARTIGOS SEMELHANTES
179 Comentários
  1. Rochelle

    Dr.,
    Precisarei fazer transplante renal e minha nefrologista passou uma bateria de exames, dentre eles, os de hepatite (todos os tipos). Todos deram não reagente. Assim, ela pediu p/ que eu tomasse a vacina. O problema é que não terei tempo de tomar essas três doses da maneira explicada no texto.
    Há algum prejuízo tomar as 3 doses num dia só? ou num intervalo de 1 semana cada? Farei o transplante no final do mês de maio/2010.
    Obrigada!

  2. Dr. Pedro Pinheiro

    Rochelle, vc não precisa ter todas as doses antes do transplante. Tomas as primeiras antes e completa a vacinação após o transplante.

  3. André

    Olá Dr Pedro, meu nome é André.

    Com relação à hepatite B, tenho duas dúvidas:

    1. Já tomei 2 das 3 doses da vacina (março e abril de 2010), a próxima dose será em setembro. Essas duas doses já podem trazer imunização contra o vírus? Como posso confirmar se estou imunizado?

    2. Durante o beijo na boca, é preciso que as duas pessoas tenham sangramento ou feridas para haver a transmissão do vírus ou a simples ingestão de sangue contaminado da outra pessoa pode transmitir a hepatite B?

    Desde já agradeço a atenção.

    Um abraço, e parabéns pelo trabalho realizado no blog.

    André

  4. Dr. Pedro Pinheiro

    André,
    1- Sim, porém, o ideal é sempre tomar a terceira dose para que a imunização seja mais forte. Vc pode confirmar a criação de anticorpos através da sorologia para hepatite B

    2- Se uma pessoa estiver com a boca sangrando, isso já é suficiente.

  5. Dr. Pedro Pinheiro

    Taís,
    Se a hepatite é assintomática, uma bebida alcoólica em pequena quantidade dificilmente fará algum mal maior. Se der para evitar , melhor, mas nestes casos as pessoas sequer sabem que estão com hepatite.

  6. Dr. Pedro Pinheiro

    Patria,
    Não necessariamente o tempo muda, mas a chance de complicações é maior.

  7. Dr. Pedro Pinheiro

    Cataryna,
    existe maior risco de hepatite fulminante e a hepatite aguda é grave.

  8. Dr. Pedro Pinheiro

    Cataryna,
    sim, toda hepatite grave é sintomática.

  9. Dr. Pedro Pinheiro

    Janete,
    Sim.

  10. Dr. Pedro Pinheiro

    Paulo,
    não. São exames completamente diferentes.

  11. Dr. Pedro Pinheiro

    Jeinnifer,
    não.

  12. Dr. Pedro Pinheiro

    Amanda, não, é preciso fazer a sorologia, que é um exame específico.

  13. Dr. Pedro Pinheiro

    Amanda, sim, a TGO e a TGP costumam estar elevadas em qualquer doença que agrida o fígado. Mas é preciso solicitar essa dosagem e ela apenas indica injúria hepática, não sendo possível determinar a causa.

  14. Silvio WS

    Doutor, boa noite.

    Recentemente fiz doação de sangue e no exame acusou reagente para Anti HBS. No exame, informam que não é para ter preocupação, porém não posso mais ser doador de sangue e de órgãos.

    Estou preocupado com este laudo, por que, futuramente irei prestar exames para admissão ao concurso da PRF.

    Posso ser reprovado no concurso por ter o anti HBs reagente?

    Isso pode trazer limitação a função de Policial Rodoviário?

    No aguardo,

    Obrigado

  15. Dr. Pedro Pinheiro

    @Silvio WS
    anti-HBs positivo significa que vc teve hepatite B ou foi vacinado para hepatite B. Isso não é motivo para reprovar ninguém em concurso.

  16. ITAN

    dr, se uma pessoa tem hiv, e hepatit b coinfecçao, os exames podem da falsos negativos tanto no hiv como no hbsag?
    obrigado
    ANDRÉ

  17. Dr. Pedro Pinheiro

    @ANDRÉ
    Se a sorologia é negativa é porque a pessoa não tem a doença.

  18. Dr. Pedro Pinheiro

    @ANDRÉ
    Não. Um não interfere com o outro.

  19. joana

    se existe suspeita de contaminação com o vírus o que se deve fazer? ficar acompanhando resultados nos exames laboratorias? de quanto em quanto tempo devo repetir?

  20. Dr. Pedro Pinheiro

    @André
    Pode.

  21. Dr. Pedro Pinheiro

    @joana
    Se há suspeita de contaminação deve-se procurar uma médico para fazer imunoglobulina, se for indicado.

  22. Dr. Pedro Pinheiro

    @Frank
    o HBsAg pode demorar até 10 semanas para ficar positivo, apesar de normalmente ficar positivo antes.

  23. Dr. Pedro Pinheiro

    @André
    Geralmente se faz a pesquisa do HDVag e do Anti-HDV. Também pode ser feita a pesquisa do RNA do vírus com PCR.

  24. Roseli

    Olá Dr porque para se vacinar tem idades especificas.

    Rose

  25. Dr. Pedro Pinheiro

    @Roseli
    A idade da vacina leva em conta vários fatores: eficácia na criação de anticorpos, frequência de efeitos colaterais, necessidade de imunização até certa idade, tempo que dura a imunização, números de doses necessárias, etc…

  26. Neia & Paulo Alexandre

    Olá,
    se eu me vacinar no tempo certo contra as hepatites estarei imune? ou se por acaso deixei de tomar uma vacina corro riscos?

  27. Neia & Paulo Alexandre

    Olá,
    se eu me vacinar no tempo certo contra as hepatites estarei imune? ou se por acaso deixei de tomar uma vacina corro riscos?

  28. Neia & Paulo Alexandre

    Olá,
    se eu me vacinar no tempo certo contra as hepatites estarei imune? ou se por acaso deixei de tomar uma vacina corro riscos?

  29. Dr. Pedro Pinheiro

    @Neia
    Sim a vacinação correta lhe deixa imune. Se vc não fez as 3 doses, pode não haver uma proteção correta.

  30. Dr. Pedro Pinheiro

    Rosana,
    a maioria das pessoas não obtém imunização só com duas doses. O ideal é você tomar a terceira dose e depois fazer um exame de sangue para confirmar a imunização.

  31. Dany

    Olá Doutor! Estou com meus exames em mãos, ainda vai demorar levar à minha médica…gostaria de saber se o resultado 1.000 UI/L é positivo ou não?
    Desde já, muito obrigada!

  32. Pessoa_alexandra

    Fiquei curiosa em saber mais sobre a hepatite, inclusive irei fazer exames por precaucão. As informações são muito interessantes e se as pessoas se cuidarem vão ficar curadas. Muito obrigada pelas informações.

  33. Marcela

    Boa Noite Doutor,
    já tomei 2 doses da vacina , só que meu gama GT sempre foi 200 ou um pouco mais, não bebo alcool…tem algum problema as vacinas. Desde já obrigada…

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não.

  34. valdirene nunes

    gostei aprendi muito, gostaria mesmo era de saber o que eu devo fazer pois nunca tive hepatite nenhuma e tnho uma grande quatidade de anticorpos que me empediram de continuar a doar sangue coisa que fazia com tanto carinho.

  35. valdirene nunes

    gostei aprendi muito, gostaria mesmo era de saber o que eu devo fazer pois nunca tive hepatite nenhuma e tnho uma grande quatidade de anticorpos que me empediram de continuar a doar sangue coisa que fazia com tanto carinho.

  36. lebazialves

    Dr. tomei a 2ª dose da vacina de Hepatite B no dia 06/03 e no dia 09/03 fiz um exame Bhcg e deu positivo. Minha gestação corre risco por isso? Em quê essa vacina poderá afetar o feto?
    Desde Já agradeço.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não tem problema.

  37. PAULO

    OLA DR!
     Como uma pessoa pode saber que esta com hepatite délta, se seus exames se encontam com, HBSAG negativo e ANTI HDV  total negativo ?
    muito obrigado!

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Se a sorologia está negativa, o paciente não tem hepatite delta.

  38. Maria Celia Ladeira

    Minha filha, 30 anos tomou a 1ª dose da vacina contra hepatite B  e desmaiou logo em seguida. Qdo foi tomar a 2ª dose teve um novo desmaio. Não estava nervosa, e inclusive no espaço de tempo tomou a anti tetânica e nada aconteceu. Nunca desmaiou antes na vida. Será que essa vacina pode trazer esse efeito colateral? Obrigada.
    Marina

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não conheço este efeito colateral. Mas a história parece bem convincente.

  39. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

    Não conheço este efeito colateral. Mas a história parece bem convincente.

  40. lena

    dr.pedro pinheiro,quem tem a hepatiti B pode ter filhos? 

    meu nome e marci.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Poder pode, mas há o risco de transmissão para o feto. Tem que discutir o caso com seu médico.

  41. Debora

    olá dr.Pedro tem como a interpretação do quadro sorológico da hepatite confirmar a doença…porq meus exames deram não reagentes mas este quadro de interpretação deram resultados + e -.
    é possivel dectar a doença somente pela interpretação do quadro?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Um médico é quem deve interpretar a sorologia. Há detalhes q uma pessoa leiga não tem como saber.

  42. Fatima_rediling

    Boa tarde! Meu filho tem 17 anos e acabou de tomar a vacina, pois teve de fazer alguns exames de sangue ha um mes atrás e descobrimos q não estava imune a doença, foi vacinado quando pequeno.Ele tem uma a lergia que ainda não descobrimos a causa, por isso toma anti alergico. Gostaria de saber se o anti alergico vai deixar a vacina fazer efeito.

  43. Alines Oliver

    Olá Dr.Pedro gostaria de saber o que significa quando o exame de Anticorpos Anti HBS da 52,0, pois o meu deu esse resultado.

  44. Jocilene

    tenho 32 anos, ja sou imunizada contra a hepatite B feito por um exama que fiz, mas mesmo assim ja tomei a 1º dose da hepatite B novamente e depois vou tomar a segunda  e a terceira dose tem algum problema? pois minha mãe é casada com um portador dessa doença.

  45. janny

    Estou gravida e tomei a vacina com um mes e meio de gestaçao,porem meu resultado do exame deu negativo,meu bebe corre algum risco??

  46. Katiamourao68

    flor
    tenho 43 anos e descobrir que tenho o vírus da hepatite B cronica, gostaria de saber se vou levar uma vida mornal como trabalhar etc. Não sei como peguei mas meu pai teve a doença e faleceu. Nossa família está quase toda contaminada. Gostaria de receber algum tipo de apoio onde procurar? o que fazer?

  47. Billi

    doutor meu resultado de hepatite b deu o seguinte HEPATITE B, ANTICORPOS ANTI-HBc TOTAL e ANTICORPOS ANTI-HBe deu reagentes e ANTICORPOS ANTI-HBS Superior a 1.000,00 mUI/mL o que poderia ser…
    billijota@hotmail.com

  48. Leandro

    Bom dia! Tenho 46 anos, tive hepatite tipo B pela transfusão de sangue quando bebê. Fiz exames e foi constatado que meu organismo criou anticorpos e não precisei tomar vacina. Agora, minha dúvida é a seguinte, posso ter relação sexual tranquila com minha namorada sem uso de camizinha que não irei contaminá-la ou corro o risco de transmitir o virus da hepatite tipo B a ela? O que devo fazer? E caso tenhamos um filho, este também irá contaminar por via da mãe? Leandro.
    E-mail: lecostafonseca@ibest.com.br

  49. Leandro

    Bom dia! Tenho 46 anos, tive hepatite tipo B pela transfusão de sangue quando bebê. Fiz exames e foi constatado que meu organismo criou anticorpos e não precisei tomar vacina. Agora, minha dúvida é a seguinte, posso ter relação sexual tranquila com minha namorada sem uso de camizinha que não irei contaminá-la ou corro o risco de transmitir o virus da hepatite tipo B a ela? O que devo fazer? E caso tenhamos um filho, este também irá contaminar por via da mãe? Leandro.
    E-mail: lecostafonseca@ibest.com.br

  50. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

    Depende do seu estado sorológico. Uma coisa é ter tido hepatite B e se curado, outra é ter tido hepatite B e permanecer com o vírus no corpo. Você tem que perguntar para o seu médico qual é a sua situação. Você teve hepatite ou ainda tem hepatite?

  51. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

    Depende do seu estado sorológico. Uma coisa é ter tido hepatite B e se curado, outra é ter tido hepatite B e permanecer com o vírus no corpo. Você tem que perguntar para o seu médico qual é a sua situação. Você teve hepatite ou ainda tem hepatite?

  52. Priscilaanhaia

    Boa tarde,sou cirurgiã dentista,teria que tomar a terceira dose da vacina para hepatite B no dia 16/07/2012, fui surpeendida com a doenca de minha mãe,ela está em quimioterapia terminando na segunda semana de agosto,posso atrasar a terceira dose,em um mês ? Obrigada Priscila. 
        Meu email é: priscilaanhaia@gmail.com
     

  53. Gustavo

    DR, após contrair hepatite b e hepatite c quanto tempo tenho que esperar  para  para fazer os exames para que seja possivel detctar o virus?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      A janela imunológica e de cerca de 30 dias.

  54. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

    Um médico é quem deve interpretar a sorologia. Há detalhes q uma pessoa leiga não tem como saber.

  55. Mari

    Dr. fiz os exames e todos deram negativos, apenas o anti-hbe deu positivo, meu medico disse que é porque devo ser vacinada? é isso mesmo?

  56. esmeralda

    uma criança com calendario vacinal em atrazo,pode tomar varias vacinas de uma so vez?qual o intervalo ideal para vainas diferentes

  57. valeria

    ola.gostaria de saber como faco pra saber se estou enfctada e se demora sair o resultado

  58. Maria Ferreira

    Boa tarde.Os meus resultados foram: antigénio HBs negativo; anticorpo HBC negativo; anticorpo HBc-IgM <0,10. Na tabela onde diz infeção Aguda HBV aparece positivo na AgHBs, Ag HBe, Ac HBc e Ac HBc IgM.Poderia ajudar na interpretação?Muito obrigada!

  59. Tl Ruano

    Olá Dr. Pedro. Fiz o exame de sorologia do sangue e deu reagente: 481 UI/L. O que isto significa? Pois hoje tenho 20 anos, e quando fui tomar a vacina de 15 anos a enfermeira me informou que eu não havia tomado a vacina de hepatite quando criança. Então tomei aos 15 anos. Mas estou muito confusa.

    Obrigada
    Talita

  60. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

    A janela imunológica e de cerca de 30 dias.

  61. Maria Celia Ladeira

    Minha filha, 30 anos tomou a 1ª dose da vacina contra hepatite B  e desmaiou logo em seguida. Qdo foi tomar a 2ª dose teve um novo desmaio. Não estava nervosa, e inclusive no espaço de tempo tomou a anti tetânica e nada aconteceu. Nunca desmaiou antes na vida. Será que essa vacina pode trazer esse efeito colateral? Obrigada.
    Marina

  62. Manoel

    Dr. já realizei o exame anti Hbs uma vez, tomei todas as vacinas corretamente, so que meu teste deu negativo duas vezes, estou repedindo a vacina novamente, tomei uma agora, a outra será daqui a um mês e outra daqui a 05 meses, qual será o procedimento se apos o novo exame de negativo novamente. desde já agradeço.

  63. Adilsonmendes

    Dr. eu tenho e patiti B ha mais de 15 anos estou com a barriga enchada sinto dores abdominal articulaçoes , febre, falta de aptiti perda de peso,pele amarelada oq tem a dizer ?

  64. Melmscaputo

    Dr. Pedro, tomei vacina para Hepatite B há 4 anos e meu exame de sorologia recente deu não reagente. Devo repetir as doses?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Se não houve seroconversão é preciso tomar novamente a vacina (não necessariamente as três doses de novo).

  65. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

    Se não houve seroconversão é preciso tomar novamente a vacina (não necessariamente as três doses de novo).

  66. Astracdti

    fiz um teste ao HBsAG e deu 4,3 (positivo), após o qual fiz o teste do HBV DNA que deu negativo. Dois meses depois fiz outra vez o HBsAG que deu novamente 4,6 (positivo). O que isto significa?

  67. Paulo

    Dr. Pedro, meu filho tem quatro meses e tomou a primeira dose da vacina da hepatite B ao nascer e a segunda tose um mês depois. Agora, lançaram a vacina penta e não existe mais nos postos a vacina (tetra), portanto ele tomou a penta com 3 meses, irá tomar outra penta com 4 meses e outra penta com 6 meses. Neste caso não existe o risco de uma super dosagem da vacina de hepatite b ?

  68. Paulo

    Dr. Pedro, meu filho tem quatro meses e tomou a primeira dose da vacina da hepatite B ao nascer e a segunda tose um mês depois. Agora, lançaram a vacina penta e não existe mais nos postos a vacina (tetra), portanto ele tomou a penta com 3 meses, irá tomar outra penta com 4 meses e outra penta com 6 meses. Neste caso não existe o risco de uma super dosagem da vacina de hepatite b ?

  69. marcelo dos santos

    Doutor Pedro após da regularização dos exames ( Hbsag negativo e anti-Hbs, anti_Hbe , anti Hbc M positivos) lembrando tambem que os niveis de Tgo e Tgp voltaram ao normal posso me considerar curado da hepatite B? Quando posso voltar a vida normal em relação ao o uso do alcool

  70. Leila

    Dr. o meu exame deu anti hbc reativo,e o medico falou pra mim que eu tenho IMUNIDADE e não podia ser doadora de sangue,eu não entedi nada da sua explicação o que eu devo fazer.porque doe 1 vez sangue em 2006 ou 2007 e meu nome estava no cardastro do HEMOAM,ai voltei em setembro de 2008 deu isso.leila lima

  71. Eliana

    Boa Tarde Doutor!! meu exame de sangue deu assim ANTICORPOS ANTI-HBsAg > 1000 UI/L por favor o que significa?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Que você tem imunidade contra hepatite B.

  72. Eliana

    Boa Tarde Doutor!! meu exame de sangue deu assim ANTICORPOS ANTI-HBsAg > 1000 UI/L por favor o que significa?

  73. ROBERT FERREIRA DA SILVA

    Boa Torde, Doutor!!!
    Senhor poderia dar-me alguns esclarecimentos?

    Meu exame de Hepatite B apresentou os seguintes resultados^

    HBSAG – nâo reativo
    IGM – Anti-HBC – não reativo
    Anti-HBC total – reativo
    Anti-HBE – reativo
    Anti-HBS – reativo com 108,8

    Grato!!!

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Isso é padrão de infecção antiga e curada.

  74. xandepereira

    Doutor fiz teste de hepatite b e deu reagente, tive contato a dois meses gostaria de saber se posso tomar a vacina para ajudar ou e melhor não??

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Vacina não adianta mais nesta fase.

  75. Ramon Miranda

    Passei no Concurso da UFPB e precisei fazer exames de Hepatite B, deu o seguinte: anti HBs reagente; HBsAg reagente 0,05 ( referencia de reagente maior ou igual a 0,05 e nao reagente menor que 0,05); Anti HBc nao reagente e HBc Igm nao reagente. Lembrando que eu tomei pela segunda vez as doses da vacina contra Hepatite B, onde a 3ª dose foi em AGOSTO de 2012 e esse exame foi feito dia 20 de dezembro de 2012, refiz hoje o exame de HBsAg, mas ainda nao sei o resultado. Pode ter havido alguma anormalidade devido eu ter tomado a vacina ?? A vacina H1N1 pode ter interferido no HBsAg?? Esse resuktadi FALSO POSITIVO pode esta alterado?? Aguardo explicaçoes sobre o assunto. Desde ja agradeço.

  76. Lety12345Lety

    Doutor, tomei uma vacina contra Hepatite B e uma vacina antitetânica ontem aproximadamente às 6 horas da tarde, e hoje de manhã às 9:00 da manhã fiz um exame de sangue admissional para um novo emprego. Hoje à tarde me ligaram do laboratório falando que meu exame de sangue deu alterado para Hep. B, e falaram que deve ser por causa da vacina que eu havia tomado ontem. Após quanto tempo receber a vacina de Hep. B posso fazer tranquilamente o exame de sangue sem risco de interferência no resultado????? Estou muito preocupada. Se possível, gostaria de ter a resposta com a maior urgência. Muito obrigada!

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      É preciso esperar pelo menos algumas semanas após o fim de todo o esquema de 3 doses. Não faz sentido solicitar um exame para hepatite B antes da vacinação estar completa.

  77. Janaina Barros

    Por favor esclareça me algumas duvidas. Sou vacinada desde 2008 contr hepatite b e fiz recentemente exame e apresentou o seguinte: antígeno Hbe( Hbe-ag) negativo, TGO 27 u/l, TGP 34 u/l, hepatite a – HAV total IGg anti : reagente, hepatite a HAV total igm anti : negativo, hepatite b- anti Hbc IgG : reagente, anti HBc IgM : negativo, anti- Hbs : reagente 373. 0 UI/ L, hepatite B – HBsAg: não reagente, hepatite B – anti HBe negativo. Gostaria de saber em que grau esta a doença ou se já estou curada. E quais os riscos pois estou gravida de três meses. Obrigada

    1. Pedro Pinheiro

      Isso é um padrão de hepatite B e hepatite A antigas e já curadas.

  78. Maria

    Doutor Pedro, por favor, me tire uma dúvida:
    – HbsAg: negativo

    – Anti-HBc IgM: negativo

    >>>>>>>>>>>>>> Anti-HBc Total (IgG): positivo
    <<<<<<<<<<<<<<<<
    .
    Uma vez constatado isso, o Anti-HBc Total (IgG): POSITIVO, como posso solicitar ao médico novo (ou OUTRO) exame para que esclareça que esse resultado deve-se apenas ao fato de já ter sido imunizada através de VACINA.
    .
    Pergunto isso porque, a nível de concurso público, ter Anti-HBc Total (IgG) positivo pode ser interpretado como "portador da doença". Por isso, por favor, gostaria de saber que outro exame devo solicitar para provar a imunidade induzida (vacina).
    Obs: Não tenho meu cartão de vacinação.

    Parabéns pelo blog.
    Maria

  79. Maria

    Doutor Pedro, pesquisei algumas de suas respostas e encontrei algo que interessa à minha indagação:
    .
    “anti-HBs positivo significa que vc teve hepatite B ou foi vacinado para
    hepatite B. Isso não é motivo para reprovar ninguém em concurso.”
    .
    Pois é, exatamente. Porém, assim sendo, reforço minha pergunta: qual exame devo solicitar para PROVAR que tomei a vacina? Existe algum que comprove? Ou é melhor eu tomar as vacinas de novo e “guardar o cartão”? Posso tomar de novo as vacinas?Tem problema? (como ainda tenho muitos meses até os exames, pensei em tomar tudo de novo).

    Novamente, obrigada!
    Maria

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      O seu padrão sugere uma infecção antiga e curada por hepatite B. Na vacina, o anti-HBs é positivo, mas os Anti-HBc IgM e IgG são negativos. Isso é que distingue vacinação de infecção antiga. De qualquer modo, não há motivo para reprovação em concurso, pois o seu HBsAg e o Anti-HBc-IgM são negativos.

      1. Maria

        Doutor, agradeço a atenção!
        O padrão exemplificado é de um amigo. Queria ajudá-lo a tirar a dúvida. Graças ao senhor, consegui. Obrigada!

        Agora, gostaria de um esclarecimento para mim. Fiz exames e detectei os seguintes resultados:

        Antígeno HBsAg: NÃO REAGENTE
        Anticorpo Anti-HBc: NÃO REAGENTE
        Anticorpo Anti – HBs: NÃO REAGENTE
        Anticorpo Anti-HCV: REAGENTE

        “Anticorpo Anti-HCV: Reagente” significa portador de hepatite C?

        Seria possível concluir algo com essas informações? Quais exames devo pedir para obter um resuldado conclusivo?

        Mais uma vez, muito obrigada.
        Maria

  80. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

    Sim, é um exame positivo para hepatite C. É preciso procurar um hepatologista para maiores esclarecimentos.

  81. Neide

    Bom dia! gostaria de tirar uma duvida, fiz exames alguns dias atrás e o resultados foram esses.
    HBsAg: NÃO REAGENTE
    Anti-HBc: NÃO REAGENTE
    Anti – HBs: NÃO REAGENTE

    Isso significa que não estou imune a hepatite B e tenho que fazer o esquema de vacinas novamente? pois eu tomei as 3 doses da vacina em 2007, desde já agradeço atenção, tenha um ótimo dia.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Sim, você não desenvolveu imunidade. O anti-HBs tem que ficar positivo.

  82. ana

    bom dia Doutor, gostaria de tirar uma imensa duvida pois meus médicos cada um fala uma coisa me ajude por favor,

    anti- HBs- INFERIOR a 2,0
    HBsAg- REAGENTE
    Anti- HBc total- REAGENTE

    me ajude tenho ou não a hepatite, Obrigada…

    1. andrea

      Falsos positivos sao comuns no exame de HBsAg?

      1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

        Não.

  83. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

    É um exame positivo para hepatite B.

  84. Thiago

    Bom dia Doutor Pedro, realizei alguns exames e os resultados foram esses:

    HBsAG: Não Reagente
    ANTI HBC IgG: Reagente
    ANTI HBC IgM: Não Reagente 0,43
    ANTÍGENO HBe: Não Reagente 0,37 IU/ml
    ANTICORPOS ANTI HBe: Reagente 0,28
    ANTICORPOS ANTI HBS: Não Reagente 3,02 mUI/mL

    Tenho consulta no médico somente no dia 18/01/2014, e ficaria agradecido por uma opinião sua sobre os resultados.

    Obrigado, Thiago.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Tem certeza que o anticorpo anti-HBs é negativo?

      1. Thiago

        Sim. Realizei outro exame a 1 mês atrás e o anticorpos anti-HBS era Não Reagente 2,77 mUI/mL. Esse aumento dos anticorpos significa algo ?

        Obrigado, Thiago.

  85. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

    Vou tentar explicar o que eu imagino ser:

    1- O achado de anti-HBc positivo sem anti-HBs ou HBsAg positivos é muito raro. Ocorre em menos de 1% das sorologias. Não é uma situação trivial.
    2- Como o seu anti-HBe e anti-HBc são positivos, isso indica que você já foi contaminado pela hepatite B. Esse é o primeiro ponto.
    3- O anti-HBc IgG positivo indica infecção antiga. Se fosse Anti-HBc IgM positivo indicaria infecção recente.
    4- Se você também tivesse anti-HBs positivo, isso indicaria infecção curada.
    5- Se você tivesse HBsAg positivo, isso indicaria infecção crônica e não curada.

    Mas você não tem nenhum dos dois positivos. Como o seu anti-HBs e o HBsAg são negativos, isso provavelmente indica uma infecção muito, muito antiga, a ponto do nível desses anticorpos terem caído tanto, que se tornaram negativos na sorologia. Deste modo, não conseguimos saber se se trata de uma infecção curada muito antiga ou uma infecção crônica muito antiga. Outros dados são necessários.

    Se você não tiver nenhuma alteração ao nível do fígado, provavelmente é cura. Se tiver exames hepáticos alterados, o provável é uma infecção crônica de muitos anos. Existe um exame e sangue que pesquisa o DNA do vírus da hepatite B. Ele pode ser usado para tirar essa dúvida. O ideal é você ser visto por um hepatologista para confirmar o meu raciocínio.

  86. maria costa

    Doutor meu marido fez analises e estavam todas descontroladas a medica mandou fazer testes a hepatite e o resultado foi, antigénio Hbs – não reativo e anticorpo Anti-HCV não reativo . o que significa isto? afinal não tem hepatite

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não reativo é negativo.

  87. Angelita Laitz Garcia

    Boa Noite Doutor! Gostaria de saber se eu passar por uma imunossupressão, o vírus reativa no meu organismo?? , tenho Anti-Hbc positivo e Anti Hbs positivos

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Se for uma infecção curada não tem problema.

  88. Luana

    Doutor, fiz um exame de sangue e o resultado relativo à
    Anti-Hbs deu Reagente 114.0 UI/L. O que significa? Grata desde já.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Um anti-HBs positivo significa que você já teve contato com o vírus da hepatite B, seja por doença ou por vacinação.

  89. Eder Candiotto

    Doutor, o que significa o resultado do exame “HEPATITE B (ANTI- HBsAg) Resultado: Superior a 1000?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Significa que você tem imunidade contra hepatite B, seja por vacinação ou porque já teve a doença antes.

  90. Priscila

    Dr no meu exame de Anti-UBs está assim
    RESULTADO VALOR DE REFERÊNCIA
    REAGENTE: 77 UI/L Não reagente

    Tenho Hepatite B?

  91. Priscila

    Dr no meu exame de Anti-UBs está assim
    RESULTADO VALOR DE REFERÊNCIA
    REAGENTE: 77 UI/L Não reagente

    Tenho Hepatite B?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      O anti-HBs sozinho não dá para dizer se o paciente tem hepatite. Ele serve para dizer se o paciente já teve contato com vírus ou se for vacinado. Para saber se há doença ativa, é preciso ver o HBs-Ag e o Anti-HBc.

    2. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      O anti-HBs sozinho não dá para dizer se o paciente tem hepatite. Ele serve para dizer se o paciente já teve contato com vírus ou se for vacinado. Para saber se há doença ativa, é preciso ver o HBs-Ag e o Anti-HBc.

  92. Isa

    Boa noite, mulheres que nunca foram vacinas e estão grávidas devem ser vacinadas? como funciona o calendário nesse caso ?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      A vacina para hepatite B é segura na gravidez e o calendário é igual.
      Sobre outras vacinas na gravidez: https://www.mdsaude.com/2012/03/vacinas-na-gravidez.html

  93. Elcione F. Nascimento

    Minha esposa esta com 459,7 do anti-hbs ela tem hepatite B

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Isso é uma pergunta ou uma afirmação?

  94. marcia

    ola doutor, gostaria de saber se tenho hepatite b. no meu exame saiu
    Anti-HBe reagente e HBeAg nao reagente.

    1. Pedro Pinheiro

      Essa informação é insuficiente para interpretar uma sorologia de hepatite B.

  95. Maricélia sousa

    Boa tarde!
    Estou muito preocupada pois fui doar sangue e meu exame: teste anti HBC resultado: reagente. Não podendo doar sangue. Não entendi nada,quero saber o que isso significa. Espero ansiosa pela resposta, obrigada.

    1. Pedro Pinheiro

      Tem que fazer a sorologia completa, mas o mais provável é que você já tenha tido hepatite B sem saber.

  96. Rudi

    Olá, doutor! Meu exame HEPATITE B – Anti-HBs deu como resultado “Superior a 1000”. É um resultado bom ou ruim?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      É um resultado positivo. Para dizer se é bom ou ruim, eu preciso de mais informações. Pode ser, por exemplo, resultado de vacinação contra hepatite B.

  97. Fernanda

    E eu nunca vacinei contra hepatite B

  98. paula

    boa tarde doutor,estou muito preocupada pq meu exame hepatite B resultado ANTICORPO ANTI_HBs inferior a 2 ui/l.por favor me ajuda.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Isso só significa que você nunca teve a doença, por isso não tem anticorpos.

  99. Aroldo

    O resultado do exame do meu filho de apenas 1 ano de idade de HBs-Ag deu positivo o que significa Drº?
    Grato , Aroldo

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Que ele pode ter hepatite B. Tem que conversar com o pediatra para confirmar esse resultado.

  100. Paulo Guerra

    Boa tarde, Doutor. Uma pessoa que está imune por contacto com o vírus de hepatite b ainda pode contagiar?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Só se ela tiver a forma crônica da doença. Se ficou curada, não há risco de contágio.

Qual é a sua dúvida?

Antes de comentar, leia as REGRAS PARA COMENTÁRIOS.

Seu email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. OkSaiba mais