Creatina: para que serve, como tomar, efeitos e qual é a melhor

Dr. Pedro Pinheiro

Atualizado em

comment 141 Comentários

Tempo de leitura estimado do artigo: 6 minutos

Introdução à creatina

Suplementos de creatina começaram a ser usados por desportistas no início da década de 1980, ganhando grande popularidade na década seguinte após extensa divulgação na mídia do seu uso por atletas ganhadores da medalha de ouro nas Olimpíadas de Barcelona em 1992.

A creatina é provavelmente o suplemento nutricional para melhorar desempenho mais popular no mundo. Estudos mostram que a substância é eficaz e o melhora o treinamento e o desempenho de exercícios de curta duração e alta intensidade.

Atualmente, nos E.U.A, cerca de 50% dos atletas universitários, 25% dos jogadores de basquetebol da NBA e 50% dos profissionais do futebol americano referem consumir creatina regularmente para otimização do desempenho esportivo.

É sempre bom deixar claro que a creatina não é um esteroide anabolizante, popularmente conhecido como “bomba” ou “suco”. Ela também não é considerada doping por nenhuma organização esportiva, incluindo o comitê olímpico internacional.

Neste artigo explicaremos o que é a creatina, quais são os seus possíveis efeitos colaterais e qual é a lógica por trás do seu uso, seja na academia do seu bairro ou por desportistas em competições internacionais.

Atenção: creatina e creatinina são coisas diferentes. Se você procura informações sobre o exame de sangue creatinina, que serve para avaliar o grau de funcionamento dos rins, o seu texto é esse: O que são creatinina e ureia?

O que é a creatina?

A creatina é uma substância produzida a partir de três aminoácidos, estando presente em todos os animais vertebrados. Nosso corpo, sejamos atletas ou não, produz creatina através de proteínas consumidas na alimentação. Ela é sintetizada nos rins e no fígado e armazenada quase que inteiramente nos músculos.

A principal função da creatina é fornecer energia para a contração dos músculos. Nas próximas linhas tentarei simplificar um mecanismo fisiológico complexo. É importante ler com calma a próxima parte para poder entender por que a creatina funciona para alguns atletas e não para outros.

Como funciona?

Como todo mundo sabe, os nossos músculos precisam de energia para funcionar. Esforços explosivos com demanda de força máxima do músculo, como no levantamento de peso ou na corrida de 100 metros rasos, são feitos através de um sistema energético chamado fosfagênio.

A energia para os esforços explosivos é fornecida após uma reação química na qual um nucleotídio (compostos ricos em energia) chamado adenosina trifosfato (ATP) perde uma molécula de fósforo, virando adenosina difosfato (ADP). Toda vez que um ATP é transformado em um ADP, há liberação de uma quantidade de energia que é usada pelo músculo para se contrair.

Transformação de ATP em ADP para geração de energia
Transformação de ATP em ADP para geração de energia

Imagine-se agora em uma academia de musculação. Você está em repouso e seu músculo está repleto de ATP. Você então, começa a fazer um exercício muscular com algum peso. O seu ATP muscular começa a ser quebrado rapidamente em ADP, liberando energia para que o seu músculo aguente o peso. O seu esforço é tão grande que em poucos segundos você consome todo o seu ATP e, a partir de então, já não consegue mais levantar o peso proposto. Você agora precisa descansar um pouco e esperar que os músculos voltem a ficar repletos de ATP.

Mas onde entra a creatina nesta história? Ela é a substância que mais rapidamente consegue fornecer de volta a molécula de fósforo, transformando o ADP novamente em ATP.

O nome correto da creatina é fosfocreatina. Nesse processo de restauração do ATP, a fosfocreatina perde sua molécula de fósforo sendo posteriormente transformada em creatinina, uma molécula sem função que acaba sendo eliminada na urina.

Como a creatinina é completamente eliminada pelos rins, ela serve como um marcador da função renal. Quando a creatinina começa a se acumular no sangue, isso significa que os rins não estão filtrando o sangue adequadamente. Por isso, a dosagem da creatinina sanguínea é um exame utilizado para avaliar o funcionamento dos rins.

Em esforços grandes e explosivos, todo o ATP muscular é consumido em cerca de 3 segundos. Graças à creatina, o músculo consegue prolongar seus estoques de ATP por pelo menos 10 segundos. Após esse tempo, toda a creatina disponível é convertida em creatinina, e o ADP já não é mais imediatamente convertido em ATP.

Surge, então, o segundo modo de se produzir ATP: através do consumo dos estoques de glicose muscular (glicogênio) sem oxigênio.

Esse modo não restaura o ATP rápido o suficiente para exercícios de máxima utilização muscular que gastam ATP em ritmo frenético. Porém, para exercícios do tipo jogar futebol, nadar ou corridas de média distância, ele é mais que suficiente.

O terceiro e último modo de se criar energia é através do consumo de glicose com oxigênio. Esse é o modo utilizado nas atividades aeróbicas, como correr, pedalar ou nadar em ritmo cadenciado. Nessas modalidades, o consumo de ATP é bem mais lento e, por isso, sua reposição também pode ser mais lenta.

Na verdade, sempre existe uma interposição entre os três sistemas. Quando se joga futebol, por exemplo, acabamos por utilizar os três mecanismos em momentos diferentes da partida. Porém, essa é uma atividade que usa predominantemente o consumo de glicose como modo de se gerar ATP. Na musculação, onde os exercícios duram poucos segundos, usamos basicamente o sistema da creatina.

Suplementos de creatina funcionam?

Baseado no que foi explicado acima, é fácil entender a lógica por trás da suplementação de creatina. Se houver mais creatina disponível no corpo, maior será o tempo em que o sistema fosfagênio (ATP + creatina) consegue manter a geração de energia para atividades esportivas explosivas.

A história da creatina é muito bonita e faz todo o sentido, mas a ciência é feita com comprovação prática das teorias. E aí surgem as primeiras controvérsias.

Os primeiros trabalhos apresentavam resultados conflitantes. Enquanto alguns pesquisadores conseguiam demonstrar ganhos efetivos de massa muscular e rendimento com os suplementos de creatina, outros não conseguiam apresentar os mesmos resultados. Na verdade, esses resultados discrepantes ocorriam porque existiam muitas diferenças entre os grupos analisados, seja na idade, tempo de treinamento, tipo de esporte praticado, etc.

Atualmente, após mais de 20 anos de investigação, já há algum consenso entre os pesquisadores. A creatina parece, sim, proporcionar real ganho de massa muscular quando associado a um programa rotineiro de musculação.

Além da melhora atlética e do exercício, estudos também mostram que a suplementação de creatina pode melhorar a recuperação pós-exercício e ajuda a prevenir lesões.

O aumento da massa corporal é tipicamente de um a dois quilos maior em quem utiliza creatina comparado com o grupo controle durante 4 a 12 semanas de treinamento.

Os ganhos de massa muscular da suplementação de creatina parecem ser o resultado de uma maior capacidade de realizar exercícios de alta intensidade, permitindo que o atleta treine mais e com maior potência.

Entretanto, até 30% das pessoas, não se sabe bem o porquê, apresentam pouco benefício com esse suplemento. Os efeitos em mulheres e homens mais velhos também são menos evidentes.

Entre os pacientes que respondem bem à creatina, seus efeitos começam a ser sentidos após cerca de 1 a 2 semanas em quem fez a fase de carga rápida e em 3 a 5 semanas em quem fez a fase de carga lenta (mais adiante explicamos como se deve tomar a creatina).

Também não há evidências claras de benefícios para atividades que não usam predominantemente o sistema fosfagênio (ATP + creatina). Entre elas podemos citar: corrida (exceto 100 e 200 metros rasos), natação e ciclismo.

Tipos de creatina

A creatina é normalmente vendida sob a forma de creatina monohidratada. Essa é a forma clássica, mais estudada, mais barata e com mais evidências de segurança e eficácia.

Outras formas de creatina que podem ser encontradas são:

  • Creatina micronizada: é basicamente a creatina monohidratada, mas com partículas menores. Isso pode melhorar a solubilidade e a absorção pelo corpo. Não há, porém, estudos que mostrem que essa forma é superior.
  • Creatina Etil Ester: foi desenvolvida para melhorar a absorção pelo corpo, mas os estudos não mostram vantagens claras sobre a creatina monohidratada.
  • Creatina hidroclorídrica (HCl): acredita-se que essa forma seja mais solúvel e, portanto, necessite de doses menores. No entanto, mais pesquisas são necessárias para confirmar seus benefícios.
  • Creatina alcalina (Buffered Creatine): é produzida ao adicionar um pH alcalino, o que supostamente torna a creatina mais estável no estômago. No entanto, os estudos não mostraram benefícios claros sobre a forma monohidratada.
  • Creatina líquida: a creatina pode se degradar em creatinina, um subproduto, quando dissolvida em água por períodos prolongados. Portanto, a eficácia da forma líquida pode ser questionável.

Efeitos colaterais

Um dos grandes atrativos da creatina é o rápido efeito visual do produto. Em uma semana já há ganho de peso e algumas pessoas realmente parecem apresentar algum grau de hipertrofia muscular. Porém, um ganho tão rápido costuma indicar apenas retenção de líquidos, o que pode ocorrer em suplementos de creatina que possuem elevado teor de sódio.

Apesar de ainda não haver estudos definitivos, os suplementos de creatina, quando de boa qualidade e usados na dose recomendada, não parecem estar associados a nenhum efeito colateral importante em indivíduos saudáveis, mesmo após mais de 5 anos seguidos de uso.

Já é comprovado que excesso de aminoácidos e proteínas causam aceleração da perda de função dos rins em pacientes com insuficiência renal crônica, por isso, o uso de creatina nestes pacientes é contraindicado. Na verdade, como ainda existem poucos estudos sobre a segurança dos suplementos de creatina, seu uso é desaconselhado em pessoas que não sejam completamente saudáveis.

Os efeitos colaterais mais comuns da creatina são náuseas, dor abdominal, diarreia, câimbras e desidratação. Existe ainda a hipótese de uma relação entre o consumo de creatina e aumento na incidência de cálculos renais, porém isso não está comprovado.

Em pessoas com asma, alguns estudos, principalmente em modelos animais, sugerem que creatina pode causar exacerbações da doença. Quem tem asma leve não costuma notar problemas, principalmente se fizerem atividades aeróbicas com frequência. Já os pacientes com asma grave devem consultar seu pneumologista antes do início da creatina.

Formulações de baixa qualidade e pouco controle técnico podem apresentar impurezas potencialmente danosas ao organismo.

Como tomar

A suplementação é feita em duas fases: carga e manutenção.

Uma fase de carga rápida do suplemento em um período de cinco dias é provavelmente menos benéfica do que a carga lenta em um período de 28 dias, mas a longo prazo não há grande diferença. O maior empecilho à carga rápida é uma maior incidência de efeitos colaterais gastrointestinais com doses mais altas de creatina.

A carga rápida é obtida tomando 20 a 25 g (0,3 mg / kg por dia) em quatro doses divididas por cinco dias (por exemplo, 5 g quatro vezes por dia durante cinco dias). Já a carga lenta envolve o consumo de 3 a 5 g por dia durante 28 dias.

Após a fase de carga, as reservas elevadas de creatina muscular são mantidas por suplementação contínua com doses de 2 a 3 g por dia.

Creatina em idosos

Nos últimos anos, há um número crescente de estudos mostrando que a suplementação de creatina desempenha um papel terapêutico em uma variedade de condições clínicas, principalmente naquelas relacionadas ao envelhecimento.

Talvez uma das condições mais promissoras que poderiam se beneficiar da suplementação de creatina seja a sarcopenia relacionada à idade.

A sarcopenia é uma diminuição generalizada da massa, força e funcionalidade dos músculos, que ocorre naturalmente com a idade e está associada ao aumento do risco de quedas, fraturas, incapacidade física e mortalidade.

A suplementação de creatina pode aumentar a funcionalidade (por exemplo, força, atividades da vida diária, retardar a fadiga) e a massa muscular em idosos. No entanto, a literatura indica que a creatina sozinha, sem um programa de treinamento de resistência concomitante, não resulta em ganhos substanciais de força muscular nem desempenho funcional.

Perguntas e respostas

A creatina provoca retenção de água?

Assim como os carboidratos, a creatina monohidratada possui propriedades osmóticas que ajudam a reter uma pequena quantidade de água. Estudos relatam que a carga de creatina promove uma retenção de líquidos a curto prazo, cerca de 0,5 a1,0 L, que costuma ser proporcional ao ganho de peso agudo observado.

Este aumento intracelular de água parece ter um efeito benéfico durante exercícios praticados no calor, aumentando a tolerância, reduzindo a perda de líquidos pelo suor e melhorando a resposta cardiovascular.

A creatina é um esteroide anabolizante?

Esteroides anabolizantes são uma versão sintética da testosterona, hormônio androgênico produzido em grande quantidade nos homens e em pequena quantidade nas mulheres.

Embora os resultados fisiológicos e de desempenho dos esteroides anabolizantes e da creatina possam ser semelhantes, seus mecanismos de ação e categorização legal são bem diferentes.

A creatina é um suplemento legal e com uso autorizado nos atletas, enquanto os esteroides são proibidos nos esportes e só podem ser prescritos por médicos para situações clínicas específicas.

A creatina provoca lesão nos rins?

Dúvidas envolvendo suplementação de creatina e dano renal são comuns. Porém, após mais de 20 anos de estudos e de uso difundido da substância, não existem evidências de que em pessoas com rins saudáveis, e nas doses preconizadas, ela seja danosa.

Creatina causa queda de cabelo?

Não há evidências de que a suplementação com creatina cause queda de cabelo ou aumente o risco de calvície.

Essa relação surgiu após um único estudo em 2009 com jogadores de rugby no qual foi sugerido um aumento na concentração sanguínea de diidrotestosterona (DHT), um metabólito da testosterona, após uso da creatina. A DHT está relacionada a alguns tipos de calvície.

Pelo menos outros 12 estudos feitos posteriormente não conseguiram replicar os achados desse trabalho de 2009 e nenhum estudo até hoje mostrou haver qualquer aumento na queda de cabelo com uso da creatina.

A creatina engorda?

A creatina provoca aumento de peso por promover ganho de massa muscular e uma pequena retenção de água. Não há, porém, ganho de gordura com o seu uso. Pelo contrário, a tendência é de redução do tecido gorduroso.

A creatina deve ser toma pré-treino ou pós-treino?

Não há consenso ainda. Os estudos clínicos sobre a melhor hora para tomar a creatina apresentam resultados variados, mas tendem a sugerir que a suplementação pós-treino pode ser ligeiramente mais benéfica. No entanto, se não for prático para você tomar a creatina pós-treino, o consumo antes do treino não será menos efetivo. O que importa mesmo é tomar pelo menos 3 a 5 gramas de creatina por dia.


Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


141 respostas para “Creatina: para que serve, como tomar, efeitos e qual é a melhor”

  1. Irene tomazi
    Eu quero tomar creatina pra fraqueza mental. Mas não quero ganhar massa muscular, eu não faço academia. Só tenho esquecimento. E não quero ganhar pesso. É positivo eu tomar a creatina pra mim ter uma memória boa
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Não existem evidências fortes de que a creatina seja realmente eficaz para “fraqueza mental”. Seu uso é comprovadamente eficaz par melhorar desempenho em exercícios de explosão e força. Qualquer outra indicação carece de evidências fortes.
  2. Wellington
    Obrigado pelo excelente artigo. Leitura simples, mesmo para leigos como eu, didática e esclarecedora das principais dúvidas sobre a creatina.
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Obrigado.
  3. Zuleide Fernandes da Silva
    Quem tem diabetes tipo 2 é hipertensão moderada e obesidade, pode fazer uso de creatina
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Em princípio, sim. Mas você tem 3 fatores de risco para doença renal. O ideal é ser avaliada da parte renal antes de começar o suplemento.
  4. Su
    Dr.
    Tomei 5g por 45 dias e meu cabelo começou a cair faz 15 dias e nao para. Estou preocupada. Já parei a creatina desde que percebi e ainda assim segue caindo
    O que devo fazer?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Não há evidências conclusivas que liguem diretamente a suplementação de creatina à queda de cabelo. O ideal é você procurar um dermatologista para ele poder investigar a causa.
  5. Mércia
    A Creatina pode tomar sempre ou tem que dá um pausa?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Não há evidências de que tomar ininterruptamente faça mal. Eu às vezes faço pausas apenas para comparar e ver se continua havendo alguma diferença, tanto em tamanho dos músculos quanto em desempenho nos treinos, afinal, creatina custa dinheiro. Estou há 4 meses sem tomar e pretendo voltar mês que vem para comparar. Mas é perfeitamente aceitável tomar sem pausas.
  6. Lidia
    Quem tem cardiopatia grave pode consumir creatina?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Cardiopatia é um termo muito abrangente, engloba várias doenças diferentes, em vários graus de gravidade. Mas de forma geral, não há muitos estudos da creatina em pacientes com doenças cardíacas. Teoricamente, poderia ajudar a pessoas com insuficiência cardíaca, mas ainda não temos dados suficientes sobre isso. Outro problema é que a creatina é utilizada para aumentar desempenho de quem já treina de forma intensa. Dificilmente um cardiopata consegue treinar intensamente, a ponto de extrair tudo de seus músculos, precisando de suplementos de creatin para melhorar desempenho.
  7. Elinalva
    Creatina faz bem para os olhos?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Em que sentido? Em olhos saudáveis ou em alguma doença específica?
  8. Ederson
    A creatina faz mal pra quem é hipertenso??
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Se a creatina for de boa qualidade, não há evidências de que agrave a hipertensão.
  9. Clarice pequito

    A creatina faz mal a quem tem colite ulcerosa?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Nunca vi nenhum relato sobre isso.
  10. Paulo Assunção Pereira

    Outra questão De Pedro, pratico jejum intermitente, normalmente, devido a minha rotina diária, pratico actividade física em jejum, qual seria a melhor forma de tomar a Creatina. Obrigado.

    Paulo.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Ainda não há um consenso sobre o melhor horário de tomar creatina. Não há provas definitivas de que a creatina seja mais eficaz de manhã ou à noite, antes ou depois do treino. O importante é tomar todos os dias.
  11. Paulo Assunção Pereira

    Dr Pedro,

    Posso tomar creatina sofrendo de Síndrome Intestino Irritado?

    Qual a melhor creatina?

    Obrigado

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Em geral, não faz mal. Mas você pode testar e ver se há alguma reação com a sua SII. Procure um fabricante de renome para creatina mono-hidratada. Essas são as melhores.
  12. Naria de Fátima Mariá

    Creatina aumenta o batimento cardíacos

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Não.
  13. Pyetro

    Creatina deixa broxa???

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Não.
  14. Lessandro

    Olá, posso faze uso continuo da creatina ou é necessário intervalos?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Pode ser contínuo. Os estudos não mostram nenhum efeito adverso com uso contínuo da creatina, mesmo após vários anos.
  15. Gustavo

    “Em pessoas com asma, a creatina pode causar exacerbações da doença”

    Depois o senhor doutor Pedro Pinheiro responde a pergunta do senhor Rogean que, ” a creatina não é contraindicada na asma”.

    Não estou a entender, é maligna para a asma ou não?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Os esfeitos da creatina nas vias áreas foi identificado em estudos em animais. Em humanos, essa relação ainda não está bem estabelecida, apesar de alguns estudos mostrarem aumento da atividade inflamatória nas vias respiratórias de asmáticos. Portanto, a creatina não é contra-indicada em asmáticos, mas o seu uso neste grupo deve ser avaliado caso a caso. Pode-se testar e ver se há algum efeito. Atualizei o texto para as informações não ficarem dúbias.

  16. PATRICIA GUIMARÃES

    Passei a ter dores de cabeça após começar uso da creatina. Será q tem relação com desidratação? Já aumentei a ingesta de água. Já estava sentindo um pouco de dor de cabeça usando esses cafés “turbinados”, mas depois da creatina a dor aumentou.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      A creatina melhora a hidratação, pois aumenta a quantidade água nos tecidos, principalmente nos músculos. Suspenda os outros suplementos, principalmente aqueles com muita cafeína e veja se a dor de cabeça melhora.
  17. Fabio

    Dr tomar creatina pode causar algum problema para pessoas hipertensa ?

    Obrigado

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Isso é um tópico ainda controverso. Alguns médicos sugerem não utilizar creatina em pacientes hipertensos, mas não há nenhuma evidência clara de que a creatinina seja danosa a hipertensos, principalmente se a função renal for normal. Se o paciente hipertenso optar por tomar a creatina, o ideal é observar a pressão arterial com mais atenção nos primeiros meses para ver se há alguma alteração relevante.
  18. Daniele

    Dr. Pedro, para ser efetiva, devo tomar a creatina todos os dias? Ela terá o mesmo efeito de tomada em dias alternados?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      O correto é todos os dias.
  19. Rogean

    Quem tem problema de asma pode toma creatina de boa ou vai surtir efeito?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Pode, a creatina não é contraindicada na asma. Porém, alguns asmáticos referem piora da sua doença. É preciso avaliar caso a caso.

  20. Aneres Tereza Borges Machado

    Sempre pratiquei treinos, mas hj com 65 anos, vi a diferença que faz ao usar creatina, fico com mais desposição, e meus treinos rendem mais, a dúvida, se minha musculatura irá se desenvolver ou conservar nos meus desempenho dos treinos..como fica meu resultado..

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      A tendência é melhorar os resultados, conseguindo ganhar mais massa muscular, principalmente se houver ingestão adequada de proteínas.
  21. Carlos

    Obg por sua úteis informações. Espero receber mais.

  22. Ercilia

    Tomei creatina pela primeira vez a médica mandou tomar 4 gramas tomei 4 copinho de creatina faz mal

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Mal não costuma fazer, mas dependendo do tamanho do copinho, você pode ter tomado uma dose maior que a necessária.
  23. Gustavo

    Quem tem hiperplasia de próstata pode tomar creatina

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Pode, não há relação.
  24. Veronica Martins de Lima

    Boa noite. Tenho 67 anos. Há 11 anos fui diagnosticada com um câncer de mama, fiz a cirurgia e todos os tratamentos. Obtive alta Há pouco mais de 1 ano mas tenho cálculos renais (2) há muitos anos. O uso de creatina pode me causar problemas?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      O ideal é você primeiro descobrir a causa dos seus cálculos renais. Apesar de não ser ainda uma relação comprovada, há suspeita de que a creatina possa aumentar o risco de cálculo renal.
  25. Amir

    Dr. Pedro, o Sr. mencionou uma hipótese de aumento de incidência de cálculo renal pelo uso de creatina. Devemos ter isso em mente como preocupação ou dá para usar tranquilo?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      A não ser que você tenha histórico de cálculo renal de repetição, isso não é motivo para evitar a creatina. Não é uma relação comprovada. Basta você se manter bem hidratado.
  26. Giordano

    Olá, o artigo foi muito útil para meus estudos. Muito obrigado!

  27. Adriana

    Bom dia Dr, a minha filha teve câncer há um ano. Agora começou tomar creatina e passa mal com queda de pressão.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Não é uma reação comum. O fato dela ter tido câncer não muda nada nesse caso. Há pacientes com câncer ativo que usam creatinina para amenizar a perda de massa muscular.
  28. Cesar Augusto Batista de Souza

    Após um AVC a creatina é recomendável ou pode ser prejudicial

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Ter tido um AVC não contraindica o uso de creatina.
  29. Fernanda Batista

    Olá gostaria de saber se a creatina resseca?pois tenho intestino preso, já faço toda a alimentação e água para funcionar corretamente.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Não, creatina não interfere com o trânsito intestinal.
  30. Larissa

    O uso de creatina pode causar acne? Direto ou indiretamente? Com o ganho de musculatura, devido ao uso da creatina, aumenta a testosterona no corpo? E com esse aumento de texto a acne poderia surgir? Isso em mulheres, que é o meu caso.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Teoricamente sim, mas na prática não é o que se observa. Não há evidências de que a creatina aumente a incidência de acne nem em mulheres, nem em homens.
  31. Getúlio porto

    Tenho 64 anos,comecei a malhar a um ano atrás,e estou tomando creatina

    Mono hidratada,pergunta:pode haver queda de cabelos,prejudicar os rins e queda de cabelo?tomo só uma vez por dia uma quantia de meia colher de chá.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Não, a creatina não me parece ser a causa.
  32. Lina Menezes

    Malho há uns 20 anos. Faço eventualmente suplementação com whey protein ou BCCA. Tive cálculos renais e uma infecção renal em 2018. Ñ tenho mais os cálculos e procuro ingerir bastante líquidos por recomendação médica. Agora gostaria de usar a creatina por saber de seus benefícios, porém nunca fiz uso pelo medo de cálculos ou problemas renais. Então é seguro e confiável para meu uso?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Sim, é seguro em quem tem função renal normal. Mais até que whey protein ou BCCA. Mas saiba que pode haver um maior risco de você voltar a formar cálculos (assim como também há com os outros suplementos de proteína que você toma ocasionalmente).
  33. Sandra Silva

    Os adolescentes de 15 anos podem tomar Creatina para ajudar no desenvolvimento de músculos associados à prática de desporto? Ou os efeitos colaterais são piores que os benefícios? Ajudam a crescer, ou isso é mito?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Não há evidências de que a creatina faça mal aos adolescentes, mas a orientação geral costuma ser de não utilizar o suplemento em menores de 18 anos. A International Society of Sports Nutrition (ISSN) sugere que a creatina seja usada em adolescentes apenas quando estes estejam praticando alguma atividade esportiva competitiva sob supervisão de um profissional. Em relação ao crescimento, não há evidências de que influencie.
  34. Fran Targino

    Gostaria de saber se o uso da creatina causa calvície?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Não parece. Há apenas um estudo, de 2009, que levantou essa hipótese, mas que nunca foi comprovada por estudos subsequentes. As evidências atuais não sugerem que o uso de creatina cause queda de cabelo.
  35. Carlos luiz

    Tenho 54 anos e já estou na academia há três meses e já vejo efeito na parte bíceps e tríceps do treino intenso acompanhado ,será que posso aumentar mais rápido com o uso da creatina e se eu parar o que acontece com os músculos adquiridos se eu parar de usa?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      A creatina só faz você ter mais força e energia para treinar. Se você parar de tomar, mas continuar com o exercício, vai manter a musculatura.
  36. Valquiria pereira de Souza Aleixo

    Boa noite. Dr. Pedro:Meu nome é Valquíria. Passei por uma cirurgia na cabeça 2018 p remover um tumor,mas não podi tirar ele todo. Tive recomendações do médico p não consumir hormônios p ele não crescer e usar química no cabelo. Não usei nada disso p evitar o crescimento dele. Mas tive o retorno semana passada e infelizmente tive a notícia pelo médico que terei que operar novamente pq o tumor cresceu. Tomo creatina tem 2meses. Tem alguma possibilidade do tumor ter desenvolvido com o uso da creatina. Lê os efeitos colaterais e vi que ela desenvolve o tumor. Isso podi acontecer. Obrigada…

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Valquiria, eu desconheço essa associação entre uso de suplemento de creatina e aumento do tamanho de tumores. Na verdade, há estudos sobre o uso de creatina em pacientes oncológicos como forma de melhorar a perda de massa muscular provocada pela doença. Há um risco teórico da creatina aumentar o risco do surgimento de cânceres, mas isso nunca foi comprovado por estudos e não parece ser algo real.
  37. Marcos
    ótima explicação,simples e totalmente correta,segundo também outros doutores, parabéns e obrigado tirou minhas dúvidas.
  38. Esequiel Gimilaki
    Muito obrigado foi a melhor explicação
    q ja encontrei
  39. Marcio Talevio
    Parabéns pelo texto. Excelente. Linguagem de fácil entendimento.
  40. Gustavo Santos
    Boa noite Dr.Pedro, eu tenho epilepsia e tou querendo ganhar massa nas coxas por conta de um desgaste nos joelhos na patela, o uso de creatina é indicado ou contra indicado pra mim
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Epilepsia não é contra-indicação ao uso da creatina. De qualquer forma, o ideal é perguntar diretamente ao seu neurologista antes de iniciar qualquer produto que possa ter interação com seus medicamentos.
  41. Danilo
    Ao ingerir a creatina pode deixar a garganta inflamada ?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Não é um efeito colateral esperado.
  42. Rodrigo Freitas
    Doutor tenho policísto renal
    Meus rins funcionam 90%
    Faço academia todo dia e bebo muita água
    Eu posso tomar a creatina ou vai prejudicar meus policísto renal ?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Eu não conheço nenhum estudo sobre o uso de creatina nos pacientes com doença policística renal. Também não existe indicação pra restringir proteína em pacientes com taxa de filtração glomerular acima de 60 ml/min, como é o seu caso. Acho que você deveria discutir o caso com um Nefrologista antes, pois não há literatura médica que dê uma resposta definitiva.
  43. valdecir carlotto
    homens com mais de 40 anos podem tomar suplementos tipo creatina? devem antes procurar orientação medica específica? ou tem uma dose indicada para esses casos? obrigado se tiver uma resposta…
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Pode, mas o ideal é ter antes sua função renal avaliada por um nefrologista.
  44. Gustavo
    Há alguma contra indicação em virtude de um único cisto renal simples no terço superior esquerdo medindo 0,5 cm (Bosniak I)? Sou um indivíduo completamente saudável e pratico atividade física regular de alta intensidade.
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Não, esse cisto não muda nada sua vida.
      1. Gustavo
        Estou pedindo esta segunda opinião, pois, meu nefrologista recomendou fortemente que eu não utilize creatina, pois entende que pode trazer lesões aos rins, mesmo eu sendo completamente saudável e apenas tendo esse cisto mencionado acima.
        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
          Dr. Pedro Pinheiro
          Não sei o porquê dele ter contra-indicado, deve haver algum motivo, mas o cisto em si nada tem a ver.
  45. sky
    a suplementação com creatina pode ser feita por quem possui o virus da herpes?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Sim.
  46. Katia Cilene
    Olá Dr.Pedro,tudo bem? Não tenho problema algum nos rins mas,sofro há 19 anos com uma infecção urinária crônica. A creatina pode piorar esse problema fazendo com que futuramente tenha problemas nos rins?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Se essas cistites que você costuma ter se transformarem frequentemente em pielonefrite, há, sim, risco de lesão renal.
  47. Rafael
    Existe alguma relação entre a creatina e efeitos negativos no coração?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Não que eu tenha conhecimento.
      1. Lucas
        Doutor a creatina pode causar inchaço na barriga ?
        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
          Dr. Pedro Pinheiro
          Creatina provoca retenção de líquidos, mas não costuma ser o suficiente para causar inchaço abdominal. De qualquer forma, você pode fazer o teste, suspendendo o medicamento pra ver se o quadro melhora.
  48. Cido
    Quem tem gastrite pode tomar creatina?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Sim.
  49. JCTL
    Ola, doutor Pedro, já fui diagnosticado com glomerulonefrite, fiz tratamento hoje estou bem, porém, pratico ciclismo, além de água, o que mais posso usar para me hidratar?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Em princípio, não há nenhuma restrição em especial.
  50. Thais Pereira
    Olá doutor , quem já fez cirurgia pode tomar creatina ?
    Fiz cirurgia no pulmão .
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Em princípio, sim.
  51. Hugo Barreto
    Olá, Dr Pedro!
    Gostaria de saber se há alguma contra-indicação no que se refere ao uso de creatina para pessoas atualmente saudáveis, mas que possuem histórico de doença hematológica, mais especificamente Linfoma de Hodgkin?

    Desde já, agradeço à atenção!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Não.
  52. Boa Tarde Dr Pedro uma duvida.. estou tomando creatina, mas preciso fazer em exame de creatinina serica p um concurso… o uso da creatina altera o resultado da creatinina?
    e se altera eh positivo ou negativo essa alteracao
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Sim, pode aumentar um pouco o valor da creatinina.
  53. Luana Delevatti
    Boa tarde, Dr.Pedro
    Pessoas saudaveis, sem insuficiencia renal,que fazem suplementacao com creatina e whey protein podem ter um aumento da creatinina serica?Se Sim, qual seria o aumento do valor de creatinina mais ou menos permitido para pessoas que fazem a suplementacao com essas substancias.
    E mais uma duvida: Pessoas que fazem musculacao devem fazer restricao de exercicio fisico antes de dosar creatinina?
    Agradeço
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      1- A creatina pode causar um aumento discreto da creatinina, coisa de 0,1 ou 0,2 mg/dl. Elevações acima de 0,3 mg/dl podem indicar lesão renal.

      2- Não.

  54. THIAGO ALVES SILVA
    Existem estudos sobre uso de creatina para portadores de distrofia musculares?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Encontrei esse artigo de revisão sobre o tema: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23740606
  55. Junior
    A creatina no futuro pode causar infarto , já que o coração também é um músculo
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Não há relatos sobre esse risco.
  56. Leandro Oliiver'a
    tem perigo de dar pedra nos rins?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Parece que sim.
  57. Maria Eliza Flausino
    Boa Tarde.. quem teve hipertiroidismo e toma remédio (Levoid), pode tomar a creatina? Obrigada
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Não há contra-indicação direta, mas sugiro que você não tome o produto antes de conversar com o seu endocrinologista.
  58. Luciana Carla Santos
    Bom dia quem tem lupus eritamatoso sistemico pode tomar creatina …presciso que me oriente por favor…
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Não há estudos sobre o uso de creatina em pacientes lúpicos, mas, teoricamente, não é o ideal.
  59. Ana Nardi
    Boa noite Dr. meu filho de 17 anos sempre fez sport, agora ele esta fazendo musculação e me apareceu com uns suplemento fiquei preocupada, ele esta tomando Creatine Way 3g, BCAA 25000, e uma creatine em pó, e mai um pó que le disse que é enegetico qual o mal que isso pode lhe causar estou para passar ele com médico mas essa idade é um pouco difícil por mais que eu controle, por favor me oriente.
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      São suplementos de creatina, aminoácidos e proteínas. Se ele fosse a um nutricionista esportivo seria melhor, pois poderia tomar esses suplementos de forma mais controlada. Seria até mais efetivo para ganhar massa muscular.
  60. humorjean
    Por um período breve de anos, a creatina teve o seu uso proibido em vários países, inclusive no Brasil. Depois da legalização, todas as embalagens, independente da marca, alertam sobre possíveis malefícios na ingestão acima de 3 gramas por dia. Você( Dr. Pedro Pinheiro) possui algum parecer sobre esta informação de alerta, ou isto seria apenas uma medida de precaução máxima por parte das empresas do ramo esportivo, precavendo possíveis mínimos danos diferenciais entre os consumidores?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Não sei se é só por isso, mas há descrição de casos de nefrite intersticial e insuficiência renal aguda em indivíduos que estavam tomando doses de creatina acima desta.
    2. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro
      Não sei se é só por isso, mas há descrição de casos de nefrite intersticial e insuficiência renal aguda em indivíduos que estavam tomando doses de creatina acima desta.
  61. humorjean
    Aliás, excelente site. Entrou na minha lista de passatempos educativos.
  62. Andressa
    pode sim ,3 litros de agua ao dia
  63. consuelo
    Boa tarde!
    meu filho que tomar creatina , porem antes de deixar gostaria de saber se faz mal ja que ele faz uso de carbamazepina. por favor me ajude a tirar esta duvida.
    obrigada.
    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro
      Não conheço interação entre as duas drogas.
  64. Clodoaldo Aparecido
    treino apoco tenpo mais tenho medo de tomar criatina
  65. Nutricionistafranciscooliveira
    Dr. Parabéns pelo post, muito bom mesmo.. Só pecou no penultimo paragrafo,A creatina deve preferencialmente ser tomada com supervisão de um médico especializado em atividades esportivas e um Nutricionista de preferencia esportivo e não Educador Físico,rsrsr.. 
  66. elisangela
    Não entendi muito bem, o que li sobre a creatina, me responda por favor, a creatina engorda ou so  é um aumento de massa muscular?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Engordar significa ganhar gordura. A creatina não faz isso.
  67. Gabriel Vilaca
    1° eu tenho 16 anos e entrei na academia a 1 semana atras é verdade q eu vou parar desenvolver o meu crescimento ? 
    2° e se eu tomar creatina ela pode desenvolver o meu crescimento ?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      1. Só se vc malhar pesado. O problema é pegar muito peso e causar estresse às epífises dos ossos.
      2. Não.
  68. Sebastião
    prefiro continuar vivendo bem com o meus 78 kilos do que me matar pra ficar bombado,saúde em primeiro lugar sempre.
     
  69. Golmini09
    Se eu parar de fazer academia, eu perco o que eu ganhei com a creatina ou nao?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Sim, perde.
  70. Leonaldo Gregol
    Tenho Hepatite B adquirida de forma hereditária, tomar creatina pode agravar minha doença?
    Há algum suplemento que eu possa ingerir?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      A principio, não há contraindicações.
  71. Luiz_55fernando
    se um dia eu para de tomar creatina possa fazer mal p mim
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Não
  72. Doglas
    Olá sou  praticante de atividade física e to pensando em tomar creatina,mas sou epilético…
    Fazem 2 anos que ñ tenho crises,tomo fenitoína e fenobarbital…
    Existe evidencias de que a suplementação com creatina possa aumentar as crises epiléticas? 
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Não.
  73. seven
    excelente comentário e de bom nivel to um tempo na academia e esta tentando entender sobre creatina e agora ja estou claro disso mas nao pretendo usar no momento valeu
  74. Leandro
    que bom saber que só as pessoas que já tem algum problema nos ruins que não estão aptas a ingerir a creatina. pois eu sou uma pessoa saudável graças a deus, estou tomando-a e estou vendo resultados rapidos