Câncer de mama: autoexame, rastreio e diagnóstico

Dr. Pedro Pinheiro

Atualizado em

comment 48 Comentários

Tempo de leitura estimado do artigo: 4 minutos

Introdução

No Brasil, o câncer de mama é o mais comum e o que mais leva à morte no sexo feminino. Nos E.U.A mais de 40.000 mulheres falecem todo ano devido a esta doença.

O câncer de mama é raro antes dos 35 anos, mas é a principal causa de mortalidade entre mulheres de 45 a 55 anos.

Apesar do número de casos estar em crescimento desde a década de 1960, nos últimos anos a mortalidade caiu cerca de 20%. Isto só foi possível devido aos avanços nas técnicas de rastreio e na divulgação para a população da importância do diagnóstico precoce.

Quanto mais cedo o câncer de mama for detectado e tratado, maiores são as chances de cura completa.

Sintomas do câncer de mama

O primeiro sinal ou sintoma do câncer de mama para a maioria das mulheres é o aparecimento de um nódulo (caroço) em uma das mamas. Um nódulo maligno costuma ser duro, de formato irregular e bem aderido aos planos profundos. Um nódulo benigno é normalmente arredondado, de consistência mais elástica e móvel à palpação.

É bom lembrar que a imensa maioria dos caroços na mama são benignos e não indicam câncer, porém, só uma avaliação médica é capaz de distingui-los.

Além dos nódulos, outros achados são importantes na avaliação de uma mama e podem sugerir a presença de uma doença maligna:

  • O mamilo pode-se tornar mais sensível, mudar de características, ficando maior, mudando de forma, invertendo-se para dentro da pele ou ficando avermelhado e inchado. A secreção de líquidos, sejam sanguinolentos ou não, também devem despertar a atenção, principalmente se ocorrer em apenas uma das mamas.
  • Presença de linfonodos (gânglios) palpáveis ao redor da mama e nas axilas.
  • Aparecimento de veias salientes ao redor dos mamilos
  • Alterações no tamanho e na forma de uma das mamas, tornando-as assimétricas
  • Alterações na textura da pele das mamas, às vezes ficando mais ásperas e com aparência de casca de laranja.
  • Um tipo raro de câncer de mama, chamado de doença de Paget da mama, se manifesta como uma grande inflamação da mama, deixando-a avermelhada, inchada e muito dolorosa. A doença de Paget pode iniciar-se como uma pequena lesão ao redor do mamilo, às vezes dolorosa, às vezes com comichão, semelhante a uma espinha ou picada de mosquito que em vez de melhorar, passa a crescer com o tempo.

Todos os sinais e sintomas descritos anteriormente podem ser manifestações do câncer de mama, porém, na maioria dos casos, não o são.

Entretanto, assim como ocorre com os nódulos, só uma avaliação médica criteriosa pode descartar a presença de uma doença maligna. A existência de mais de um desses achados ao mesmo tempo, principalmente em mulheres acima dos 35 anos, aumenta o risco de tratar-se de câncer.

Autoexame da mama

Quanto mais precoce for o diagnóstico, maiores são as chances de sucesso do tratamento.

O autoexame das mamas costumava ser indicado todos os meses para que pequenas anormalidades pudessem ser detectadas o mais rápido possível e a paciente se sentisse compelida a procurar atendimento médico.

câncer de mama

A importância do autoexame da mama tem vindo a diminuir e cada vez menos médicos indicam a sua prática frequente, pois estudos têm demonstrado que a realização regular de autoexames não diminui a chance de morrer de câncer de mama, pois são pouco capazes de detectar tumores nas fases em que eles têm maior chance de cura.

De qualquer forma, o autoexame é simples de ser feito e se a mulher não faz o rastreio adequado, ele pode identificar lesões suspeitas nas mamas. O procedimento pode ser realizado por todas as mulheres acima dos 20 anos. Nesta idade é raro haver câncer e, por isso mesmo, é a época ideal para se iniciar o hábito de se auto examinar. As mamas não são órgãos homogêneos e apresentam pequenas alterações na textura e no formato que variam de mulher para mulher.

Nas primeiras vezes, o autoexame pode ser frustrante pela falta de entendimento do que estruturas estão sendo palpadas, mas iniciar o exame quando ainda jovem e fazê-lo com frequência ao longo do tempo torna a paciente plenamente familiarizada com as particularidades de suas mamas, facilitando a detecção de quaisquer anormalidades quando estas surgirem.

A presença de próteses de silicone em nada altera a rotina do auto-exame.

O melhor momento para se realizar o exame é uma semana depois da menstruação, quando as mamas estão menos inchadas e sensíveis. Nas mulheres após a menopausa, o ideal é se estabelecer aleatoriamente um dia fixo do mês para se realizar o auto-exame.

Passos para a realização do auto-exame das mamas:

  1. Ponha-se de pé, de frente a um espelho, com as mãos na cintura. Observe suas mamas. Repare na cor, tamanho, textura e formato das mesmas.
  2. Levante os braços e observe as mamas de frente e de lado. Se estas forem volumosas, deve-se levantá-las para que a região escondida pela pele possa ser observada.
  3. Deite-se de barriga para cima, e com a ponta dos dedos aperte a mama gentilmente. Faça pequenos movimentos circulares. Alterne a pressão que faz com os dedos sobre a mama. Use a mão esquerda para examinar a mama direita e a mão direita para examinar a esquerda.
  4. Realize movimentos de cima para baixo e de baixo para cima, em zigue-zague, de modo a cobrir toda a extensão da mama.
  5. Este exame também pode ser repetido em pé, enquanto se toma banho, pois a pele molhada torna-o mais fácil de ser realizado.

Reforçando: a realização do auto-exame das mamas de modo algum descarta a necessidade de avaliação médica periódica. Por mais que se você esteja acostumada com a textura das suas mamas, um exame de imagem, como mamografia, ultrassonografia ou a ressonância magnética, são capazes de detectar tumores muito antes deles se tornarem perceptíveis ao autoexame.

Diagnóstico e rastreio

O autoexame da mama ou o exame clínico realizado pelo seu médico conseguem diagnosticar menos de 10% dos cânceres de mama. Por isso, indica-se a realização de exames preventivos periódicos, mesmo quando o exame clínico é completamente normal.

Esses exames são chamados de screening ou exames de rastreio do câncer de mama.

Mamografia

A mamografia é um exame usado há mais de 40 anos para a prevenção e diagnóstico do câncer de mama. É um procedimento simples, basicamente uma radiografia das mamas.

Para o rastreio do câncer de mama, indica-se a realização de uma mamografia em todas as mulheres entre os 40 e 70 anos. A idade mínima e a frequência depende de cada fonte.

No Brasil, atualmente, o Ministério da Saúde recomenda a mamografia a cada 2 anos a partir dos 50 anos. Já o colégio Americano de Ginecologia e Obstetrícia recomenda mamografia anual a partir dos 40 anos. Por outro lado, na Inglaterra, o NHS recomenda mamografia a cada 3 anos a partir dos 47 anos. Portanto, não há um consenso.

Nas mulheres com história familiar positiva, principalmente em familiar de 1º grau, a mamografia de rastreio deve ser iniciada a partir dos 30 anos.

Sempre que possível, procure agendar sua mamografia para depois do fim da sua menstruação, uma vez que o exame pode causar algum desconforto quando realizado no período pré-menstrual ou nos seus primeiros dias.

A mamografia digital é ligeiramente superior a mamografia convencional em mulheres com menos de 50 anos. Naquelas com mais de 50 anos, não há diferenças relevantes na taxa de detecção de lesões malignas.

Apesar de ser um excelente exame, a mamografia não é 100% sensível e pode deixar passar cerca de 15% dos tumores. Quando o câncer já provoca alguma alteração ao exame clínico, como por exemplo, um nódulo papável, a mamografia consegue identificá-lo em mais de 95% dos casos.

Ultrassonografia

Conforme a mulher vai envelhecendo, o tecido das suas mamas, rico em glândulas mamárias, vai sendo substituído por gordura. Uma mulher jovem apresenta uma mama muito mais densa que uma mulher idosa. Mamas densas não são bem avaliadas pela mamografia. Por este motivo, todas as mulheres abaixo dos 35 anos que detectem alguma massa suspeita palpável devem realizar a mamografia mais um exame de ultrassom das mamas.

Ressonância magnética nuclear (RMN)

A RMN é um exame reservado às mulheres com elevado risco de câncer de mama, entre elas passado de câncer mamário, presença da mutação genética do BRCA1 e BRCA2 (explico mais abaixo) ou exposição a radiação durante a juventude.

A RMN é muito sensível mas apresenta elevada taxa de falso positivo, ou seja, detecta lesões suspeitas que no final não são lesões malignas.

Biopsia da mama

Uma vez identificada pelos exames de imagem, a lesão suspeita deve ser abordada para confirmação histológica avaliação do tecido por microscopia). Para se conseguir uma amostra da lesão, recorremos a biópsia da mesma.

Existem várias modalidades de biópsia que vão desde a introdução de uma fina agulha para aspiração do conteúdo do nódulo, até uma pequena cirurgia com a realização de uma incisão na mama, sob anestesia local, para se chegar até a lesão suspeita, retirando-se um pedaço da mesma.

A biópsia é considerado o exame padrão ouro para o diagnóstico do câncer de mama.

Teste genético para o câncer de mama

Existe uma clara influencia genética para o desenvolvimento do câncer de mama. Até 1/3 das mulheres com a doença apresentam história familiar positiva.

Pelo menos 2 genes já foram identificados como responsáveis pelo câncer de mama hereditário. Cerca de 10% dos casos são causados por mutações nos genes chamados BRC1 e BRC2.

20% das mulheres portadoras de mutações no BRC1 desenvolvem câncer de mama antes dos 40 anos, e 50% antes dos 50. Mulheres com BRC1 têm 65% de risco de desenvolverem tumores de mama durante a vida. No BRC2 o risco é de 50%.

Já existem testes genéticos para identificação destes genes defeituosos. Algumas das indicações para tipagem genética são:

  • Pacientes com câncer de mama antes dos 30
  • Mais de um parente de 1º ou 2º grau com câncer de mama
  • Câncer de mama associado a câncer de ovário
  • História pessoal ou familiar de câncer de mama bilateral
  • Câncer de mama em parente do sexo masculino

Para saber mais sobre os genes BRCA1 e BRCA2, leia: CÂNCER DE MAMA | Genes BRCA1 e BRCA2.

Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


48 respostas para “Câncer de mama: autoexame, rastreio e diagnóstico”

  1. Marilena Carvalho Marins

    Tô preocupada com uma protuberância avermelhada em torno da auréola do meu seio direito é dolorida, apareceu há 3 dias. Pode ser um câncer? Não têm nenhum caso na família.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Poder até pode, mas primeiro é importante avaliar se não é uma infecção na pele da mama. Procure a sua ginecologista.
  2. Diana
    Obrigado pelos esclarecimento
  3. Patrícia Reis
    Excelente artigo, parabéns! Esclarecedor. Tenho 42 anos, estou com um nódulo na mama esquerda classificação BIHADS III. Sinto dor, desconforto e queimação. Será que vou ter que fazer biopsia?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      BI-RADS III é um nódulo com risco muito baixo de malignidade. Geralmente não é feito biópsia, só acompanhamento. Nas próximas semanas devo escrever um artigo explicando a classificação BI-RADS.
  4. Simone Vieira de Sousa
    A mamografia e cancerígena, segundo o doutor Lai Ribeiro e doutora Lucy Kerr. trás mas malefícios do que benefícios.
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Não é bem assim. A imensa maioria dos estudos mostra que com a dose de radiação atualmente preconizada e respeitando-se as idades e as frequências recomendas para o rastreio, o benefício da mamografia é maior que os seus riscos. O problema surge quando mulheres jovens, abaixo de 40 anos são submetidas a mamografias anuais.
      https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed?term=21081671
      https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed?term=16136033
  5. Monalisa Nanaina
    O ministério da saúde não recomenda mais a realização da mamografia de rastreio antes dos 50 anos.
    Novas diretrizes sobre o rastreio (2015): Mamografia a cada 2 anos em mulheres entre 50 e 69 anos.
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Olá, Monalisa, eu não estava usando o Ministério da Saúde do Brasil como referência. Mas aproveitei o seu comentário para deixar isso mais claro no artigo. Obrigado.
  6. moacir alves
    Tenho estes sintomas: dor no bico do peito ao tocar; mudança no formato do seio(bicudo / pontudo); sinto algo dentro do peito; uma veia tb apareceu. Isso tudo acontece com o seio esquerdo só. E começou depois que eu fiz um auto exame…só por fazer. Mexi e dei umas apertadas porque senti uma bolinha, mas não sei ao certo o que era. Tenho 22 anos. Obs. Sou mulher é que to usando a conta do meu marido.
  7. vvvvvvvvvvvvvv
    tenho um cisto complexo na mama esquerda , o medico pediu para mim fazer a cigurgia e depois a biopsia , mas enquanto estou aguardando senti outro nodulo na mesma mama mas nao muito perto um nodulo com menos de um centimentro .pode ser cancer ja em estadio invasivo? obrigado se responder
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Não costuma ser rápido assim. Esse outro nódulo não apareceu na mamografia?
      1. vvvvvvvvvvvvvv
        dr . tinha feito a ultra e consto um nodulo irregular de quase dois cm .o mastologista mandou eu tirar este nodulo .enquanto estou esperando na fila para operar ,fiz o toque senti outro nodulo na mama mas pequeno.ja faz 4 meses eu descobri o primeiro nodulo .obs o primeiro nodulo é um cisto complexo . Entao doutor pode ser cancer ?
        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
          Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
          Poder pode, mas a maioria dos cistos complexos da mama não são câncer.
  8. kely passos
    Bom Dia ?
    faz 2 dias que levei uma joelhada do meu filho de 3 anos no seio, estavamos brincando, na hora doeu mais deichei pra lá quando foi no outro dia amanheceu enchado e dolorido so na parte da pancada,dei compressa de gelo melhorou mais ainda doi e estar enchado… devo me precupa? pode causa algum mais grave?
    grata kely
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Não costuma provocar nada além do trauma. Pode doer durante alguns dias, mas depois tende a sumir. Não há risco de virar câncer.
  9. vvvvvvvvvvvv
    Cisto complexo na mama é perigoso pode ser cancer ?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Pode, tem que investigar melhor.
  10. marcia
    tenho uma conhada que esta com cancêr ja quaze quatro meses nao esta fazendo tratamento a mama ja esta vermlha ela corre risco de morte
    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro
      Se ela tem câncer e não faz tratamento, sim. Aliás, mesmo com tratamento já haveria risco, imagina sem.
  11. drica723 .
    Olá , Dr

    A 4 anos fiz uma cirurgia para retirar um nódulo benigno no seio direito , que era uma fibroadenoma . Hoje tenho 31 anos e novamente surgiu um novo nódulo no mesmo seio com aparência normal na ultrassom, estou amamentando meu bb tem 5 meses. Tive um inicio de mastite neste mesmo seio estou fazendo tratamento. Realizei a pulsão no dia 29/05 a médica achou a aparencia do nódulo bem definida, mas porém quando retirou os pedações achou a consistencia endurecida . Eu quando apalpo não tenho essa sensação to desesperada. Dr atualmente , a mortalidade ainda é grande? pq é inicio não sei se é cancer, mas se for quero iniciar tratamente imediatamente meu termo não é tratar e sim falecer tenho um bb de 5 meses que precisa de mim . Agora to esperando o resultado em 20 dias to achando demoraadoo o processooo ., O que façoo??

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Tenha calma, o mais provável é que não seja câncer. E se for, provavelmente ainda estará em uma fase tratável.
  12. Isabel
    Ola, hoje fiz um ultrassom da mama e o resultado só vai sair dia 20/05 mais fiquei bastante assustada por que na axila esquerda dava pra ver nítido 2 manchas uma com cerca de 5cm e outra mais afastada com cerca de 2cm o profissional que me atendeu não respondeu minha pergunta quando indaguei se era normal só disse pra eu me vestir que o exame estava concluído e quando voltei a sala ele não estava mais, ficou somente a angustia e a ansiedade aguardando o dia 20 Dr. Pedro e mancha na axila é normal aparecer em ultrassom?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Como assim uma macha? Explique-se melhor.
  13. Waldenia Costa
    Ola, eu estou muito preocupada, pois meu seio direito estava dolorido, quando reparei estava saindo um liquido esbranquicado dele, verifiquei que era dos dois. Depois começou a sair do direito transparente,, agora esse meu seio dolorido criou tipo como se fosse uma espinha inflamada e doi ao ser tocada.O liquido ja parou de sair, mas essa espinha parece que vai sair pra fora do bico. Isso pode ser Cancer.?? Ah eu tenho 23 anos e nunca engravidei, e tomo anticoncepcional injetavel.
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Sem ver a lesão é difícil opinar. De qualquer forma, você já deveria ter ido ao seu ginecologista desde o momento que iniciou a secreção pelo mamilo.
  14. Caroline
    esta saindo uma secreçãobem escura, do meu peito direito isso pode ser um sinal?? sinto tbm umas agulhadas , estou apavorada..
    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro
      Pode. Procure um ginecologista ou mastologista.
  15. Ilza Vicente Pessoa
    quero informaçâes:quando a pessoa tem lìnfonodos em umas da axilas pode ser câncer.
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Pode. Mas também podem ser várias outras coisas.
  16. josiane ferreira
    ola. gostaria de saber se uma batida, uma pancada no seios ou algo dessa forma pode causar cancer de mama..??
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Não há provas científicas de que traumas nas mamas possa levar ao câncer.
  17. Silvana Almeida
    Boa tarde Dr,estou curada a 1 ano de câncer de tireóide ,meu medico pediu para eu fazer exame das mamas, e na época deu 2 nódulos em uma mama e 1 nódulo na outra, porém deu benigno,não precisou operar, ele passou um remédio chamado Gamaline V para eu tomar e disse que sumiria,porém ao invés de sumir apareceu mais três na mama esquerda,e dois na mama direita, já fiz uma nova punção para saber,Dr existe chance de um nódulo benigno na mama se tornar maligno? estou preocupada pois de novo ele não quis tirar,só passou remédio, e como já tive um câncer,morro de medo!
  18. nanda
    se o resultad da mamografia for de número 4 significa que é o câncer de mama?
  19. Tânia
    Tânia
    Estou tendo secressões sanguenolenta na mama esquerda, fiz a citologia oncologica deu negativo mas na mamomgrafia deu suspeita estou em fase pré-operatório pode ser cancer?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Pode, a citologia do líquido não descarta totalmente.
  20. Luciana
    Bom dia Dr. já estou com médico marcado, só que estou com muito medo, há um bom tempo eu reparei que na minha mama vem saindo um liquido como se fosse água, não tem perigo de gravidez, pois até mesmo com minha preocupação fiz o exame. Só que agora notem que na outra mama também esta saindo essa água, não com a mesma quantidade. De um lado chega a espirrar e do outro só fica umas gotinhas que não chega a escorre. Teria perigo de ser câncer, já que em minha família existe um grande índice desse problema. Aguardo resposta. Obrigada
    1. Heliana Veloso
      minha mãe está com os mesmo sintomas por isso que estou lendo sobre o assunto.
  21. Solange
    Dói me o peito do lado esquerdo nao e bem dor e mais dorido! E ao mexer o braço sinto dorido uma dor mínima e ao mexer no peito sinto dor mas meus peitos estão normais nao acho diferente! O que sera isto?
  22. juliete bonfim
    eu tenho dois nódulos em uma da mamas fui ao mastologista,fiz uma ultrassonogarfia,e estava tudo certo para fazer a cirurgia para remover os nódulos,mas fiquei com medo do diagnóstico e não fiz a cirurgia,desde os meus 15 anos que tenho estes nódulos,hoje tenho 23 anos,e ainda morro de medo de procurar a solução,tenho as mamas muito grandes isso tem alguma ligação aos nódulos???
  23. valquiria da silva
    oi…eu quiria saber pq eu sinto tanta dores no
    meu peito…..
  24. s a
    Parabéns.  Reportagem esclarecedora e sempre oportuna!
  25. s a
    Dionesilvasilva

    Não fique nervosa.  Acalme-se e leve os resultados ao mastologista.  Também já tive secreção numa das mamas e os exames foram negativos.  
    Boa sorte!

  26. Dionesilvaesilva
    acabei de fazer uma mamografia e estou morrendo de medo de levar ao medico.
    minha mama direita esta com secressão … estou nervosa, com medo… nao sei o
    que fazer.
  27. sil
    fantastico,muito bem explicado adorei e e por essa´razao, vou mais rapido fazer exames pois me identifiquei com um dos sintomas obrigada  valeu o alerta
  28. Keilladias_ramos
    oi eu ainda nao fis o esame mas estou bem preocupada com minha situaçao mas gostei do artigo mas confio em deus ?
       
  29. Socorro Afonso
    gostaria que todos possam ler essa materia.Obrigada!