Ascite (barriga d’água): causas e tratamento

Dr. Pedro Pinheiro

Atualizado em

comment 56 Comentários

Tempo de leitura estimado do artigo: 3 minutos

Introdução

A ascite, chamada popularmente de barriga d’água, é o nome que se dá ao acúmulo de líquidos dentro da cavidade abdominal. 

A ascite não é uma doença, mas sim um sinal de doença, habitualmente do fígado, mas também pode ter origem em problemas dos rins, coração ou tumores malignos.

O líquido ascítico fica no interior da barriga, na cavidade peritonial, ao redor dos órgãos intra-abdominais. Quando o volume de líquido é muito grande, os intestinos ficam literalmente boiando dentro do abdômen e o paciente apresenta perceptível aumento do volume abdominal.

Em algumas doenças, a ascite pode ser tão volumosa, que o paciente apresenta uma distensão do abdominal semelhante às grávidas em fase final de gestação (como na imagem acima)

Neste artigo explicaremos o que é a ascite, por que ela surge, quais são os seus sintomas e quais as formas de tratamento disponíveis.

O que é ascite?

Chamamos de edema os inchaços provocados pelo acúmulo de líquido na pele. Se as suas pernas incham, é porque há retenção de líquido no tecido subcutâneo dos membros inferiores. Quando esse acúmulo de líquido ocorre não na pele, mas sim dentro da cavidade abdominal, o nome que damos é ascite.  Porém, apesar de terem nomes diferentes, o mecanismo de formação da ascite é basicamente o mesmo dos edemas da pele (leia: INCHAÇOS E EDEMAS).

Resumidamente, podemos dizer que a ascite forma-se pelo extravasamento de líquido dos vasos sanguíneos que irrigam o peritônio para dentro da cavidade peritonial. Na maioria dos casos, essa incapacidade dos vasos sanguíneos de reter os líquidos dentro de si mesmos ocorre por uma das 3 situações abaixo:

  • Aumento na pressão hidrostática dentro dos vasos, como a que ocorre quando há uma obstrução ao fluxo sanguíneo normal, como nos casos de varizes ou por um trombo, por exemplo.
  • Quando o paciente apresenta alguma doença que leve à retenção de sal e água pelos rins, fazendo com que o volume de água na circulação sanguínea se eleve consideravelmente.
  • Quando o paciente apresenta um redução na concentração de proteínas do sangue, já que as proteínas, como a albumina, exercem efeito osmótico (chamada pressão oncótica), que ajuda a segurar água dentro dos vasos.
Ascite
Ascite

Em situações normais, a quantidade de líquido dentro da cavidade abdominal é nula. Algumas mulheres, contudo, podem ter pequenos volumes de líquido livre, ao redor de 10 a 20 ml, em algumas fases do ciclo menstrual, sem que isso signifique qualquer problema. Nada que se compare aos vários litros de ascite que os pacientes com cirrose, por exemplo, podem desenvolver.

Causas

A principal causa de ascite é a cirrose hepática. A cirrose causa as três alterações descritas acima (obstrução do fluxo sanguíneo, retenção de água e sal, e perda de proteínas do sangue) e pode cursar com ascites volumosas, frequentemente com mais de 10 litros de líquido na cavidade abdominal.

A cirrose hepática, normalmente secundária à hepatite viral ou por abuso de bebidas alcoólicas, é responsável por até 85% dos casos de ascite. Os outros 15% são divididos entre as seguintes doenças:

Sintomas

A ascite volumosa, principalmente em pessoas magras, é facilmente reconhecida, e até leigos conseguem notar a sua presença. Como já referido, o paciente com ascite apresenta um nítido aumento do volume abdominal.

Nos doentes obesos ou nos casos em que o acumulo de líquido não seja muito grande, podem haver dúvidas no diagnóstico. Nestes casos, um exame de ultra-sonografia ajuda a esclarecer se há ou não líquido livre dentro da cavidade abdominal.

O que habitualmente ajuda na identificação da ascite é o fato desta vir com frequência acompanhada de outros sintomas de doença hepática, tais como a icterícia, aumento do volume do fígado, presença de circulação colateral na barriga, etc.

Uma das complicações da ascite é a infecção da mesma. O líquido ascítico é um ótimo meio de cultura e, frequentemente, as bactérias dos intestinos conseguem deslocar-se para a cavidade peritonial, infectar a ascite e provocar um quadro chamado peritonite.

A ascite, quando muito volumosa, causa intenso desconforto ao paciente. Muitas vezes, a quantidade de líquido é tão grande que distende a parede do abdômen, provocando hérnias umbilicais, dor abdominal e dificuldade respiratória por restrição à movimentação do diafragma.

Tratamento

O melhor meio de retirar o excesso de líquido do abdômen é através de um procedimento chamado paracentese, que consiste na introdução de uma agulha ligada a uma bolsa coletora para drenagem do líquido ascítico. A paracentese é um procedimento simples, realizado com anestesia local e praticamente indolor.

Além da possibilidade da drenagem de vários litros de ascite para alívio sintomático do paciente, a paracentese também serve como procedimento diagnóstico, uma vez que podemos aproveitar amostras da ascite para avaliação bioquímica e para pesquisa de infecções e de células cancerígenas.

Assim como nos edemas dos membros inferiores, o uso de diuréticos, tais como Furosemida (lasix®) ou espironolactona, também ajuda a impedir o acúmulo de água dentro da cavidade peritonial. Porém, em casos de cirrose avançada, essas drogas são pouco efetivas e a única opção é mesmo a realização de paracenteses de forma regular, sempre que o abdômen estiver muito distendido.

Paracentese
Paracentese

O líquido ascítico normal é amarelo-claro transparente, semelhante à urina. Em casos de infecção da ascite, o líquido torna-se turvo e, por vezes, nitidamente purulento. Nas ascites secundárias a neoplasias do peritônio, a ascite pode ser sanguinolenta.

Nos casos de infecção do líquido ascítico, o paciente deve permanecer internado para tratamento com antibióticos. A não erradicação da infecção pode levar à sepse e consequentemente ao óbito.

A paracentese ajuda na drenagem da ascite e na investigação diagnóstica, porém, não age na causa central da formação da ascite. Se nada for feito para controlar o acumulo de líquido intra-abdominal, a paracentese torna-se apenas um procedimento paliativo, já que o líquido estará todo de volta em questão de dias ou semanas.

O tratamento definitivo da ascite consiste no tratamento da doença de base. A restrição do consumo de sal e o uso de diuréticos são duas medidas essenciais para tentar impedir a formação de ascite enquanto não se consegue controlar a doença primária.


Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


56 respostas para “Ascite (barriga d’água): causas e tratamento”

  1. jose aristeu

    As informações no site são muitas importantes. Onde encontrar tratamento para a ascite?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      O tratamento da ascite depende da causa. Em geral, diuréticos e dieta com baixo sal são a base. Se a ascite for muito volumosa, costuma ser necessária a paracentese (drenagem do líquido através de um procedimento médico).

  2. Luis Gustavo lorena

    Boa noite
    Doutor meu pai esta com esta doença mais esta toda semana tirando o líquido da barriga mais não esta melhorando .

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Isso é um sinal de gravidade da doença que está provocando a ascite.

  3. Gilberto Francisco Da Silva

    qual o remedio ideal pra tirar agua da barriga, pra nao chegar esse ponto de fazer procedimento medico?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Os mais usados são os diuréticos.

  4. Enock

    Doutor tenho fibrose hepática com ascite volumosa estou tomando espironolactona e furosemida e estou sentindo cãibras, é normal?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim, é comum nesse contexto.

  5. Cleber dorneles cohen

    Não tem cura, é esperar a morte certo doutor:

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Pode ter cura dependendo da causa da ascite.

  6. Vera Braga

    Vim pesquisar sobre o assunto, porque sinto que minha barriga está cheia de água, minha barriga cresceu muito,nem consegui murchar, estou com dificuldade para respirar,por onde começar o tratamento?,qual médico procurar? Estou com medo!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Se você suspeita estar com uma ascite tão grande a ponto de atrapalhar a respiração, o ideal é procurar um serviço de urgência. Caso contrário, o ideal é iniciar com um clínico geral.

  7. Fernanda Ferreira Rodrigues

    De quanto em quanto tempo o paciente com ascite pode fazer paracentese

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sempre que o paciente tiver uma ascite muito volumosa. Há casos em que é preciso fazer toda semana.

  8. Helena Maciel Pereira

    O fígado pode voltar a ser normal?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Depende da doença. Se for cirrose, por exemplo, não.

  9. Aldria Araujo e silva

    Porque o líquido que saiu da minha mãe era preto e com mau cheiro?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      O líquido ascítico dela era mesmo preto? Ascite assim bem escura é rara. Difícil dizer qual é a causa à distância, sem saber nada do caso dela, mas algumas das causas possíveis de ascite preta são: melanoma metastático, perfuração do intestino com fuga de matéria fecal, peritonite fúngica, carcinoma primário dos ovários e ascite pancreática.

  10. SIDONIO ALEXANDRE MORAES

    Boa noite Doutor,

    Fui diagnosticado com cirrose hepática. Fui a três médicos hepatologistas diferentes, com espaço de tempo, sendo que os três afirmaram a mesma coisa após tomarem ciência dos exames de prache. Tudo começou com uma hérnia umbilical repentina e os demais problemas foram aparecendo. Estava todo inchado, barriga e membros inferiores, dor forte no abdome, pintas pelos braços de côr avermelhada e perdendo massa muscular, entre outras coisas. Faço uso de diurético, carvedilol para veia porta, vitaminas e frequento academia,pois como disse, estava perdendo massa muscular. Me sinto bem melhor, nem pareço o mesmo. Já ia me esquecendo, também surgiu ginecomastia em ambas aréolas, também melhorando disso sem tomar anti-inflamatório, pois não é recomendado. Entretanto, ainda permanece as vistas queimando de sono durante o dia e um ronco na barriga, chegando a ser constrangedor.

    Gostei muito do seu texto,

    Grande abraço,

    SIDONIO ALEXANDRE.

  11. Luciana Ferreira de Oliveira

    Foi muito esclarecedor e de forma muito clara parabéns

  12. Luciana Ferreira de Oliveira

    Eu li seu artigo na verdade por causa do meu cachorrinho que estou com a impressão dele estar retendo líquido.Mas foi muito esclarecedor e de forma muito clara.

    Parabéns

  13. Eliane

    Meu pai teve água na barriga mas os médicos não descobriram da onde vinha a água quase 2 meses internado acabou vindo a óbito

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Lamento pela sua perda, Eliane. Ascite tem várias causas, algumas são simples de identificar, outras não.

  14. Francisca

    Quantas vezes pode tira água da barriga da água porq meu irmão tirou 3 vezes já foi duas vezes tira médico não tirou porque ele não pode tá só tirando ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não há limite. A questão só é que o intervalo entre as paracenteses não pode ser muito curto para não haver risco de hipotensão. Mas sempre que a ascite estiver grande, ela pode ser drenada.

  15. Vanderlei

    Quem tem esse acumulo de agua no abdómen e ñ sente incomodo depois de retirar pode sofrer reações ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Só o volume retirado for muito grande, tipo mais de 5-6 litros de uma só vez.

  16. Rogério Valentim

    Meu pai tem 75 anos com tosse seca, a vários anos, com diagnóstico de fígado bem dilacerado, com duas hernias na barriga . Qual tratamento já que tira entorno de 5 litros dágua na barriga e não consegue retirar as hernias.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      As hérnias são provocadas pela grande ascite. A musculatura do abdômen dele está muito fraca e não conseguem mais conter as alças intestinais. Antes de pensar em corrigir as hérnias, ele precisa ficar mais compensado da doença hepática.

  17. HILÁRIO MENDES

    Parabéns pelo artigo.
    E na sequência de e cito; “…líquido dentro da cavidade abdominal é nula … contudo, podem ter … líq…a 20 ml…”
    Pergunto: Qual a quantidade máxima de liquido (água ou sangue) que pode acumular a cavidade abdominal sem que haja distensão dos músculos abdominais?
    Obrigado.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Isso é individual, depende de vários fatores, como tamanho, peso, força da musculatura, etc. Em geral, a partir de 0,5 a 1 litro, a ascite já pode ser detectada pelo exame físico.

  18. Coxinha com celulite

    Ok gostei da reportagem.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Obrigado!

  19. joão batista da silva

    gostaria de saber se a ascite tem relação pedras na vesícula?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não.

  20. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
    Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

    Renata, eu vivo em Portugal, lamento, mas não tenho como lhe ajudar.

  21. Tatiane Lino

    Oi doutor meu nome e Tatiane eu tenho uma pessoa da minha familia que tem cirrose hepatica descobriu tem 6 meses que a gente descobriu ele estava com a barriga bem grandona agora nao esta mais o pe dele que voltar a enchar eu estou preocupada

  22. Cauê Veiga Pereira Pontes

    Existe sim, você pode procurar ajuda com um nutricionista que ele vai resolver seu problema.

  23. marcio

    Bom dia Doutor!!!
    Minha mãe tem esse problema de Ascite gostaria que o sr me indicasse uma clínica que realizasse o procedimento para a retirada do líquido no abdomem -Paracentese . aguardo resposta . grato!!! moro no rio de janeiro.

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      A paracentese é geralmente feita em hospital. Se ela tem ascite é porque tem alguma doença que a provoca. E se ela tem uma doença, ela tem que ter um médico responsável para tomar esse tipo de decisão.

    2. LAIR D HAMESTER

      meu tem ascite cirose nunca bebeu nem fumou ja tirou 8 litros de liquido e esta cheio de novo como vai ser o fim dele

  24. Diego Mattos

    Dr. Bom dia. Meu pai está com ascite. Nunca bebeu durante a vida dele. Porém, ele fez 5 quimioterapias devido a um mesotelioma. A quimioterapia pode ter causado algum dano ao fígado dele que gerou esta ascite?…

    Obs: O ultimo exame dele constou “alteração dos tecidos dos rins”…

    Grato desde já Dr.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Tem que saber se ele tem rins e fígado saudáveis. Tem é importante ver se o mesotelioma não atingiu o peritônio.

  25. Marta barbosa

    Boa noite !meu esposo fez uma apendicectonia de urgencia,dois dias apos receber alta ,teve que votatar para o hospital ,pois apresentou um quadro de acite(Barriga com liquidos),e peritonite,o medico colocou o dreno,logo apos quase 15 dias hospitalizado o medico falou que estava tudo bem e deu alta,mas sua barriga ainda estava dolorida .Apos 1 mes ele retorna ao medico e faz a utrasonografia e anida com dores leves .o medico fala que aida tem liquidos na parete de baixo do abdomem?O que fazer nesse caso?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Tudo indica que vá reabsorver sozinho com o tempo.

  26. Evaldo Resende

    Dr. existe uma vitamina ou comida que possa nutrir um pessoa que tem ascite e não esta conseguindo alimentar ou seja esta anêmico?

  27. Manuelvav

    prezado dr, minha esposa teve ascite,a cinco anos, nao consegue conseber ate hoje, ha alguma ligacao da ascite e os orgaos reprodutivos? fes uma cirurgias para desobstruir as trompas segundo o medico ela so pode conseber atravez do processo de IVF, e possivel?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Depende da causa da ascite.

  28. Nayde

    olá meu nome é nayde minha tem shistosoma e está na crise ela pode tomar o remédio na crise,qual o melhor tratamento.

  29. Eliziete Valeria

    Quem tem ascite Dr o risco de vida é grande?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      A ascite por si só não causa grande risco. O problema é a doença que está provocando a ascite.

  30. Eliziete Valeria

    Olá, meu nome é Valéria, Dr Pedro minha mãe tem um caso de ascite bem volumosa, o caso da ascite dela é insuficiência cardíaca, ela tem muinto disconforto,fez uma cirurgia do coração, hoje ela usa um aparelho no coração…mais mesmo depois da cirurgia o ascite dela continua volumosa, esse ascite dela pode acabar um dia? E o que podemos fazer para ajudar nesse tratamento?

    Obrigado!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se o coração voltar a funcionam de forma adequada, a tendência é a ascite desaparecer.

  31. Jaciara

    Parabéns por poder esclarecer os sintomas do ascite, espero que cada dia mais estudos como estes podem nos ajudar atirar duvidas daquilo que a gente não sabe, obrigada. Jaciara Moraes Gaudio

  32. Karlacomim

    Parabéns pelo conteúdo, o site é maravilhoso!!!!

  33. Leduardojoaquimching

    obrigado por terem publicado os sintomas da ascite….