O que é anafilaxia (reação anafilática)?

Dr. Pedro Pinheiro

comment 24 Comentários


O que é uma reação anafilática?

Anafilaxia ou reação anafilática é uma reação alérgica intensa e potencialmente fatal que tem início súbito e evolução rápida.

O quadro pode ser desencadeada por vários fatores, mas alimentos, medicamentos e picadas de insetos são as causas mais comuns.

A anafilaxia é uma reação alérgica exagerada, que é basicamente uma reação inapropriada do sistema imunológico a determinadas substâncias.

Quando um paciente é alérgico a alguma comida, por exemplo, o que acontece é que o seu sistema imunológico não reconhece uma determinada proteína da comida como componente do alimento, mas sim como um agente invasor. Sendo assim, quando essa proteína chega ao trato digestivo, os anticorpos do tipo IgE “pensam” equivocadamente que esta substância é nociva ao organismo e desencadeiam uma cascata de reações que têm como objetivo final destruir este suposto invasor.

Os sintomas comuns das alergias, portanto, não são provocados diretamente por comidas, picadas de insetos, pólen, drogas ou qualquer outra substância alérgica; os sintomas são causados pela equivocada ação de anticorpos IgE, que estimulam células de defesa, como os mastócitos e os basófilos, a produzirem uma grande quantidade de uma substância chamada histamina.

A histamina é a responsável pelo rash na pele, coceira, inchaço, secreção nasal e todos os outros sintomas de alergia.

A anafilaxia surge quando a reação alérgica é muito intensa. Em caso extremos, o paciente pode evoluir pra choque anafilático, que é um colapso circulatório provocado por uma intensa reação alérgica.

Causas

Várias substâncias podem ser o fator desencadeador de uma reação anafilática. Os mais comuns são:

  • Comidas: derivados de leite, ovos, peixes e frutos do mar, soja, amêndoas e amendoim são os mais descritos.
  • Picadas de insetos.
  • Antibióticos: derivados da penicilina são os mais comuns.
  • Anti-inflamatórios: quem tem alergia a um tipo costuma ter a todos, inclusive aspirina e dipirona (metamizol) que não são propriamente do mesmo grupo
  • Anti-hipertensivos: Inibidores da ECA (ex: captopril e enalapril).
  • Látex.
  • Iodo: incluindo contrastes para exames radiológicos e anti-sépticos para pele.

Ainda existe a anafilaxia idiopática, que é uma forma de reação alérgica grave que ocorre sem causa definida.

Sintomas

A anafilaxia costuma ocorrer em pacientes com histórico prévio de alergias a alguma substância, mas pode também acometer pessoas que nunca tiveram episódios alérgicos.

O quadro é imprevisível. Os sintomas costumam iniciar poucos minutos após o contato com a substância alérgena, mas podem demorar até 1 hora.

Os dois sintomas mais comuns e que ocorrem em até 90% dos casos são:

Urticária: é uma erupção cutânea, muito pruriginosa, caracterizada por placas avermelhadas distribuídas pelo corpo (leia: URTICÁRIA | Sintomas e tratamento).

Angioedema: Inchaço da pele ou mucosa. Os mais comuns são os edemas em volta dos olhos, nos lábios, na língua. O mais perigoso é o edema da laringe, também conhecido como edema de glote.

Outros sintomas que também podem ocorrer são:

É importante salientar que nem toda urticária ou angioedema significa necessariamente um episódio de anafilaxia. Um quadro de urticária, mesmo que generalizada, sem angioedema ou alguns dos sintomas descritos acima, não se caracteriza como anafilaxia. Do mesmo modo, um angioedema isolado, também não. Quadros de alergia são comuns, mas anafilaxia ou choque anafilático propriamente ditos são eventos raros.

Nos casos mais graves, no qual o paciente desenvolve dificuldade respiratória e choque circulatório, a grave crise alérgica pode evoluir rapidamente para o óbito se não for tratado a tempo. Esses casos mais sérios de choque anafilático normalmente ocorrem após infusão de medicamentos por via venosa ou picadas de insetos.

Muitas vezes, a reação anafilática é bifásica, ou seja, dá sinais de melhora para depois apresentar uma recaída dentro de 48-72 horas do primeiro episódio.

Não conseguimos prever quando uma pessoa vai desenvolver um choque anafilático. Entretanto, algumas pessoas apresentam mais riscos que outras, como são os casos dos pacientes com antecedentes de asma ou com episódio anterior de alergia à alguma substância.

Doentes com histórico de insuficiência cardíaca ou DPOC (bronquite crônica / enfisema pulmonar), correm maiores riscos de morte quando apresentam um quadro de anafilaxia.

Tratamento

O paciente com sintomas de anafilaxia deve ser imediatamente levado para um hospital. Quadros novos de angioedema ou urticárias também devem ser avaliados por um médico, pois não há como prever se eles evoluirão para choque anafilático ou não. A evolução costuma ser rápida e, por isso, não se deve perder tempo.

O tratamento é feito com adrenalina, corticóides (leia: INDICAÇÕES E EFEITOS DA PREDNISONA E CORTICÓIDES), broncodilatadores e anti-histamínicos.

Alguns pacientes com história conhecida de reação anafilática carregam consigo uma seringa automática de adrenalina para auto-administração em casos de urgência.

Todo mundo que já tenha apresentado algum reação anafilática deve ser consultado por um alergologista. É importante também andar com alguma identificação da doença, como uma pulseira, para o caso do paciente estar inconsciente e não poder fornecer história no momento do atendimento médico.


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


24 respostas para “O que é anafilaxia (reação anafilática)?”

  1. Mariana felix

    Meu filho tem alegia a cefalexina ele pode tomar amoxilina?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      São antibióticos parecidos, existe o risco de reação cruzada.

  2. joyce

    muito bom gostei muito esclareceu muito as minhas duvidas

  3. Rose

    Dr.primeiro parabéns por publicar algo com tamanho importância!!a seis anos atrás fiz uma cirurgia nos olhos e sofri com uma alergia que não sei qual foi até hoje!!o médico havia me dito que incharia um pouco,então começou o inchaço e eu pensei que fosse normal,mas não era!!passado a crise depois de dois anos mais ou menos fiz uma cirurgia bariátrica e ai a tive um choque anafilático de difícil reversão,guardo a carta comigo, gostaria de saber se posso fazer outra cirurgia e repetir??quais as causa possíveis??já fiz vários testes e nenhum acusou algo!!estou muito preocupada!!espero resposta!!

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      Só um alergologista pode te responder. Assim, à distância, não faço ideia da droga que possa estar lhe causando alergia. Tem que fazer um histórico médico detalhando, incluindo todas as drogas administradas nas duas cirurgias.

  4. luciene de s. santos

    boa tarde ! dr esto com infeção de urina a 10 dias o medico me receitou ciplofloxacina 500mg tomei 20 minutos depois tive uma reação anafilático com tremores e minha gargata estava fechando me levaram pra um pronto socorro lá quase morri a outra dr me receitou cefalexina 500mg mas estou com medo de tomar qualquer tipo de remedio e as dores esta aumentando o que eu faço me ajude por favor obrigada.

  5. 260321

    tive uma reação apois ter tomamado uma enjesão,por nome perlutan.teve falta de ar e dores na caixa toraquisa.foi mais ou menos uns quese minutos.passou.,no outro dia teve uma emoragia,eu tever um choque anáfiladico?

  6. Zandor Z

    Tomei suco de babosa aloe vera e comecei a ter ponto com comichão nas partes sensíveis do corpo região abdominal e próximo à boca lá bio infeiror , ma snunca fui alégico a nenhuma substância até agora que eu tenha tido contato, tenho 52 anos e para minha surpresa a aloe vera me caiu mal, SUSPENDI o tratamento que fazia a 3 dias …tomando suco Aloevita … antes disso me deu uma indisposição generalizada no aparelho digestivo parecia que tinha braza dentro do abdômen , agora parou …

  7. Fernanda

    ola DR.Pedro gostaria de saber uma coisa ,a minha bebe de 4 meses esta tomando penicilina para a garganta assim o medico receitou ,hj e o segundo dia ,e apareceu nela umas bolinhas vermelhas nas perninhas sera alergia a medicacao ??? e ela esta dormindo muito . obrigado

  8. Danielpauluk

    Pessoal meu IgE esta em 700 sou alérgico a tudo fungos do ar , e a quase todos os tipos de comida. o que poço comer e frango arroz e peixe e alguns tipos de saladas.
    Estou aqui para responder e ajuda los Peço que todos procurem um medico especialista dermatologista. e façam o tratamento enquanto jovens tenho 25 anos acho que eu não vou me curar mais por causa da minha idade vou ter que conviver com isso. porem se vcs tem filhos, netos. PROCUREM ajuda. Não e brincadeira.
    Tomo o seguinte medicamento que me ajuda a controlar hidroxizine.

  9. Dilza Souza gama

    doutor ele esta com o corpo todo cheios de manchas avermelhadas e seu corpo esta inchando

  10. Dilza Souza gama

    doutor meu neto esta a quatro dia em um hospital com alergia alimenta e os medicos n chegaram a um diagnostico qual providencias devemos toma mudamos de ospital..

  11. Rose_kps

    Boa noite Dr. Pedro.
    Ja faz uns 8 anos que venho tendo choque anafilatico. Não descobri do que vem essa alergia, só sei que sempre me dá no horário da manhã quando levanto, as vezes antes do café e as vezes depois. Sou levada as pressas para o pronto socorro. Ja consultei 3 alergistas, me receitam anti-alérgicos, mas mesmo assim continua me dando o choque. Uma curiosidade que eu tenho é que, assim como vem do nada essa alergia
    ela tambem vai embora sem precisar tomar medicação.Algumas vezes me deu mais fraca, só alergia e não choque anafilatico, então não fui para o pronto socorro, fiquei em casa, em questão de 30 minutos ela some.
    Obs. Fiz os testes da picada no braço e deu que não sou alérgica a nada. Estou apavorada, porque sei que é perigoso e que posso morrer por causa desse maldito choque anafilatico. Será que o Dr. pode me ajudar?

  12. Livia

    É possível a pessoa ter alergia de “Cloridrato de fexofenadina 60 mg com Cloridrato de pseudoefedrina 120 mg” ? Se a pessoa tivesse acabado de sair de uma crise de urticária por causa de um antibiótico, poderia desenvolver uma alergia de alguma substancia que já tomou por algum tempo, como a Sibutramina?

  13. Maria

    Boa Tarde Dr.
    Ontem a noite tomei uma capsula e ibuprofeno líquido para obter um efeito imediato para uma dor de cabeça, mais o que consegui foi uma falta de ar horrível, dor na garganta, boca e olhos inchados, só que a dor na garganta e os olhos e bocas inchados permanecem até hoje o dia seguinte na parte da tarde. Sendo que já estou com urticária por todo o corpo e tomando anti-alérgico. Posso ter tido mais uma crise alégica?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Pode.

  14. Thaina Leme Curátolo

    Boa Tarde, quando espirro tenho falta de ar por mais de 15 minutos, o que pode ser ? 

  15. Laís

    Bom dia Dr. Pedro.
    Dei um banho de brilho no meu cabelo pela primeira vez. À noite tive urticária e minha respiração faltou. Pensei que ia morrer. Foi horrível. Gostaria de saber se sou alérgica a tinta para cabelos, há tratamento? Nunca poderei pintar os cabelos? Existe tinta específica para alérgicos? Gostaria de uma orientação, pois os primeiros brancos já chegaram.
    Desde já, muito obrigada.
    Laís – Várzea Alegre- CE.

  16. Rosangela

    Bom dia,domingo apareci com uma vermelhidão na testa e inchaço,com 2 furinhos bem pequenos,passei tomar anti inflamatorios dai os furinhos se trasformaram em feridas fui ao hospital na quarta -feira porque ainda estava inchado e vista inchando e as feridas doendo latejando, e o médico me deu uma injeção de corticoíde e tomar um comprimido de alegra mas ainda continua doendo e coçando e inchado será que devo voltar no médico.

  17. Guilherme Leite

    Obrigado

  18. Rose

    olá Dr, tomei bupropiona 150 mg 1 cp/dia durante 7 dias e  2 cp/dia  por mais 3 dias e ai surgirão vergões no meu corpo, minhas juntas das mãos e tornozelo ficaram avermelhados e inchados, dai suspendi a medicação e tomei fenergan 2 cp/dia por 7 dias então sumiram as manchas. Gostaria de saber pq demorou 10 dias para apresentar reação alérgica?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      A alergia não necessariamente surge no primeiro dia.

  19. Joana barboza

    meu nome é joana e gostaria de saber quanto tempo depoisde ter tomado bensetacil pode ocorrer um choque anafilatico pois meu sposo tomou uma bensetacil e veio a obto apos 3:50horas apos ter tomado esta injeçao e gostaria de saber se pode ter sido dainjeçao pois ele so estava com a garganta infeccionada e o medico receitou injeçao de dipirona diclofenaco e a bensetacile 3:50 hras depois ele teve uma parada respiratoria vindo aobto
    desde jameu muito obrigada.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Tanto a dipirona quanto o benzetacil podem provocar choque anafilático se o paciente for alérgico.