30 Mitos Sobre Saúde Que Você Provavelmente Acredita

Nem tudo que os seus amigos publicam no Facebook ou que sua mãe dizia quando você era pequeno(a) são verdades...

327

A Internet é uma ferramente fabulosa, que nos permite ter acesso a virtualmente toda produção do conhecimento humano. Infelizmente, a Internet também é um meio poderoso de propagação de mentiras, informações falsas e pseudociência.

Quem é que nunca publicou uma informação errada nas redes sociais? Quem é que nunca compartilhou uma notícia bombástica ou surpreendente sem antes conferir se a fonte era confiável?

Na área da ciência, principalmente na saúde, a quantidade de mitos e informações erradas divulgadas nas redes sociais é tão grande, que, às vezes, parece ser maior até que a propagação de informações reais e úteis.

Este artigo tem como intuito derrubar alguns dos mitos sobre saúde que circulam pela Internet, muitos deles repetidos tantas vezes que eu aposto que o leitor jurava que eles eram verdadeiros.

Obs: todos os mitos descritos a seguir serão contestados pela ótica do método científico, que diz que toda afirmação precisa ser observada, testada e comprovada.

MITO 1: “O ser humano só usa 10% da capacidade do cérebro”

Este é um mito muito antigo, anterior à Internet, que se parece ter origem no início do século XX, quando ainda entendíamos muito pouco sobre as funções do cérebro. Trata-se de uma afirmação que nunca teve o mínimo embasamento científico, mas que ao longo das décadas tem se mostrado bastante resistente às centenas de desmentidos já emitidos por toda comunidade científica.

Sabemos atualmente que não só somos capazes de utilizar todo o potencial do nosso cérebro, como o fazemos diariamente sem esforço algum. Todos os trabalhos atuais de neuroimagem, análise estrutural e metabolismo cerebral sugerem que usamos ao longo dia praticamente 100% das capacidades cerebrais o tempo todo. Não há nenhum indício de que existam áreas inativas ou hipofuncionantes no cérebro humano.

O cérebro é responsável por apenas 3% do nosso peso, mas consome mais de 20% de toda energia gasta pelo organismo. Do ponto de vista evolutivo, não faria nenhum sentido termos um cérebro tão grande e que consumisse tanta energia se usássemos apenas uma pequena fração da sua capacidade.

MITO 2: “Devemos beber no mínimo 2 litros de água por dia”

Ingerir líquidos é essencial para a manutenção da hidratação adequada do corpo, mas não existe nenhum estudo científico que aponte para uma quantidade específica de água diária.

Na verdade, a quantidade de água que cada indivíduo necessita ingerir ao longo do dia depende de vários fatores, tais como o tamanho da sua superfície corporal, a temperatura ambiente, o grau de atividade física, o tipo de roupa que o indivíduo usa ao longo do dia, a existência ou não de doenças, consumo diário de sal, etc.

Em dias quentes precisamos beber mais água, às vezes mais que 2 litros. Em dias frios, talvez não seja necessário chegar a tanto. É importante ressaltar que praticamente todos os alimentos que ingerimos contêm água. O consumo de líquidos ao longo do dia não se restringe apenas à quantidade de água livre que bebemos.

Na prática, o melhor modo de se controlar a hidratação corporal é através da cor da urina e da sensação de sede. O ideal é que o indivíduo evite ter uma urina concentrada e com odor forte e que não sinta sede com frequência (leia mais em: URINA COM CHEIRO FORTE).

Falamos especificamente sobre esse assunto em um artigo à parte, que pode ser acessado através do seguinte link: Quantos litros de água devemos beber por dia?

MITO 3: “Raspar o cabelo faz com que ele cresça mais grosso”

Apesar de ser uma teoria famosa, ela não passa de um mito. Cortar o cabelo ou o pelo com uma tesoura, com uma lâmina de barbear ou com um barbeador elétrico não faz diferença alguma, pois em nenhum desses três modos conseguimos atingir a raiz do cabelo ou do pelo, de forma a induzir alguma mudança nas característica dos mesmos.

Realmente, a princípio, a impressão que passa é de que o pelo/cabelo após ser raspado volta a nascer mais grosso e escuro, mas isso não passa de uma falsa impressão inicial. São 3 os fatores que costumam provocar essa confusão:

1- A barba dos adultos, em geral, é mais encorpada que a dos adolescentes por fatores hormonais. Como o homem começa a se barbear na adolescência, e ao longo dos anos a barba vai ganhando mais volume, a impressão que se passa é que o pelo engrossou por causa das sucessivas raspagens. Não foi. A sua barba aos 40 anos não é mais volumosa que aos 16 porque você você passou 25 anos raspando-a, mas sim porque essa é a evolução natural dos pelos faciais no sexo masculino.

2- Os pelos do corpo têm volumes diferentes ao londo do seu comprimento. Ele é sempre mais grosso nas bases e vai ficando mais fino nas pontas. Quanto mais deixamos o pelo crescer, mais fino ele fica. Quando o cabelo é raspado bem rente à pele, a única parte que sobra é a sua base mais grossa, que ao longo das próximas semanas fará com que o pelo realmente tenha aparência de estar mais volumoso. Mas conforme o pelo cresce, as extremidades vão novamente se afinando. Explicamos as diferentes fases dos cabelos no seguinte artigo: QUEDA DE CABELO – CALVÍCIE – Causas e Tratamento.

3- Conforme o pelo cresce, mais tempo ele fica exposto à luz solar e a substâncias químicas que o fazem ficar mais claro. Quando raspamos, deixamos apenas a pequena parte mais escura que ainda não teve tempo de se descorar.

MITO 4: “O açúcar mascavo é mais saudável que o açúcar branco”

A única diferença relevante entre o açúcar mascavo e o açúcar branco refinado é a adição de melaço, que é o responsável pela cor acastanhada do açúcar mascavo.

Normalmente, o melaço é separado e removido quando o açúcar é obtido e refinado a partir da cana-de-açúcar. O açúcar mascavo pode ser meramente um açúcar que não foi completamente refinada. Na maioria dos casos, porém, os fabricantes preferem refinar o açúcar e depois reintroduzir melaço, criando uma forma de açúcar que possui cerca de 5 a 10% de melaço na sua composição. Desta forma eles conseguem controlar melhor a quantidade de melaço, a cor e o tamanho dos cristais do açúcar mascavo.

MITO 5: “Doar sangue faz engordar”

Não consigo nem imaginar qual seria a explicação para tal teoria. Doar sangue não engorda nem emagrece. Da mesma forma, receber sangue também não faz ninguém emagrecer ou engordar.

Aproveitando a deixa, doar sangue não afina nem engrossa o sangue. Doar sangue não causa leucemia e não é fator de risco para contrair HIV ou qualquer outra doença transmitida pela transfusão sanguínea. Doar sangue não vicia e não causa alergia. (leia: DOAÇÃO DE SANGUE | informações para doadores).

MITO 6: “Fumar maconha não faz mal à saúde”

A maconha é a droga ilícita mais consumida em todo mundo. Boa parte da sua popularidade advém do fato dela ser uma droga proibida, porém com fama de ser inofensiva à saúde.

É muito comum ouvirmos dizer que fumar maconha é melhor que fumar cigarro. É muito difícil comparar os efeitos de uma droga lícita, utilizada amplamente há décadas e cujos diversos malefícios já foram amplamente estudados, com a maconha, que é uma droga proibida na maioria dos países e, portanto, mais difícil de ser estudada em grandes populações por um relevante intervalo de tempo. Além disso, a associação entre o consumo de cigarro e de maconha é altíssima. Estudos mostram que cerca de 70% dos usuários de maconha também fumam cigarros comuns. Se a maioria dos usuários fuma os dois tipos de cigarro, é mais difícil distinguir os malefícios de cada um.

Cigarro e maconha possuem substâncias que fazem mal à saúde. Um cigarro de maconha apresenta 4 vezes mais alcatrão e 50% mais substâncias cancerígenas que um cigarro comum. Todavia, a quantidade de maconha que um indivíduo costuma consumir ao longo da sua vida é muito menor que a de tabaco. Enquanto é extremamente comum encontrarmos pessoas que fumam 20 a 40 cigarros por dia, é raro achar alguém que fume mais de 5 cigarros de maconha todos os dias por vários anos.

Um fato que a torna a maconha menos nociva que o cigarro é a sua capacidade de viciar. Apenas 1 em cada 10 usuários (10%) de maconha torna-se viciado após 2 anos de consumo regular. Com a nicotina, essa taxa é de praticamente 100%.

Se quiser saber mais sobre os efeitos e malefícios da maconha, leia: EFEITOS DA MACONHA NO ORGANISMO.

MITO 7: “Anticoncepcional engorda”

Não há evidências científicas que confirmem um aumento substancial de peso nas mulheres que tomam pílulas anticoncepcionais. Nenhum trabalho conseguiu comprovar diferença maior que 0,5 kg no ganho de peso entre mulheres que tomam pílulas e as que não tomam pílula. O resultado independe do tipo e da dosagem dos hormônios.

Apesar de muitas mulheres referirem que ganharam peso ao iniciar a pílula, há várias outras que emagrecem com o anticoncepcional. O que os estudos mostram é que a taxa de ganho e perda de peso ao longo de 6 meses ou 1 ano são semelhantes entre as mulheres que tomam e que não tomam o anticoncepcional hormonal.

Se você quiser ler sobre o assunto com mais detalhes, acesse: TOMAR ANTICONCEPCIONAL ENGORDA?

MITO 8: “Antibiótico corta o efeito dos anticoncepcionais”

A imensa maioria dos antibióticos não corta o efeito da pílula anticoncepcional. A Rifampicina, usada principalmente na hanseníase e na tuberculose, é um das poucas exceções.

Entre os antibióticos mais prescritos, tais como penicilina, ciprofloxacino, cefalexina, claritromicina, metronidazol, etc., não há nenhum estudo científico que mostre redução da eficácia dos anticoncepcionais.

Para saber mais sobre esse assunto, leia: Antibióticos Cortam o Efeito dos Anticoncepcionais?

MITO 9: “Hipotireoidismo causa obesidade”

Muitas pessoas com excesso de peso e com hipotireoidismo culpam a doença pela sua obesidade. O fato é que o ganho de peso causado pelo mau funcionamento da tireoide não é suficiente para causar um ganho de peso a ponto de tornar alguém obeso. Na verdade, a medicina atualmente questiona se a obesidade, principalmente em crianças, pode provocar hipotireoidismo, e não o contrário.

Para saber mais sobre o hipotireoidismo: SINTOMAS DO HIPOTIREOIDISMO.

MITO 10: “Comer cenoura melhora a visão”

A cenoura é rica em vitamina A, e a deficiência desta vitamina é uma das causas de cegueira. Agora, pessoas que se alimentam normalmente, não são desnutridas e apresentam níveis normais de vitamina A não obtêm nenhum benefício extra na performance visual se ingerirem mais cenouras. Um carro precisa de gasolina para andar, mas ele não anda melhor quando o seu tanque está completamente cheio.

Portanto, vitamina A só melhora a visão naqueles que têm deficiência de vitamina A.

Leia: VERDADES E MITOS SOBRE AS VITAMINAS.

MITO 11: “Masturbação causa acne”

Masturbação não causa acne, assim como não causa ginecomastia masculina (seios nos homens), não faz crescer pelos nas mãos, não causa cegueira, não faz aumentar o pênis e não vicia.

Resumindo, a masturbação não causa nenhum problema para a saúde.

MITO 12: “Camisinha não protege contra AIDS”

Infelizmente esse é um mito que até a Igreja de vez em quando ajuda a propagar. A camisinha realmente não protege 100%, mas as suas falhas estão muito relacionadas ao seu uso errado, o que pode fazer com que ela se rompa, vaze ou saia do pênis durante a penetração. O uso de preservativo, quando feito de forma correta, é extremamente eficaz na prevenção da transmissão do HIV.

Leia: CAMISINHA – Tudo o que você precisa saber.
Leia: SAIBA COMO SE TRANSMITE O HIV.

MITO 13: “Beber água em jejum emagrece”

Não há nenhuma indicação de que isso seja verdade. Essa é apenas mais uma daquelas teorias que não têm nenhum embasamento científico.

MITO 14: “Homeopatia funciona tão bem quanto a medicina tradicional”

A homeopatia até o momento não conseguiu apresentar nenhum trabalho científico relevante que consiga comprovar a sua eficácia. Todos os estudos já publicados em revistas científicas de renome mostram que a homeopatia é inferior à medicina tradicional e apresenta a mesma taxa de sucesso do placebo.

Se nos casos de acne, gripe e outras infecções respiratórias podemos até aceitar o tratamento homeopático por serem doenças benignas ou autolimitadas, o uso de homeopatia, em vez da medicina tradicional, para doenças graves como a AIDS, câncer, insuficiência renal, lúpus, infartos do miocárdio e infecções graves com sepse, é perigoso e contraindicado.

MITO 15: “Comer bananas impede as câimbras”

Não é bem assim. Em alguns casos a banana pode diminuir a incidência de câimbras por ser rica em potássio, carboidratos e água. Mas na maioria das pessoas com câimbras recorrentes, a banana pouco ajuda se não forem tomadas outras medidas.

Leia mais em: TUDO SOBRE CÂIMBRAS.

MITO 16: “Estresse causa úlcera no estômago”

Quase todas as úlceras gástricas são causadas pela bactéria H.pylori ou pelo uso frequente de anti-inflamatórios (leia: H.PYLORI (Helicobacter pylori) | Sintomas e tratamento).

O estresse pode causar o que chamamos de dispepsia funcional, que são sintomas de queimação estomacal e azia, que se assemelham aos sintomas das gastrites e úlceras. Muitas vezes esses pacientes são submetidos a endoscopias que não revelam nenhum tipo de lesão no estômago.

Portanto, o estresse costuma causar sintomas parecidos com os de úlceras, porém não as realmente causa.

Para saber mais sobre a dispepsia funcional, leia: DOR DE ESTÔMAGO – DISPEPSIA.

MITO 17: “Urina alivia dor de queimaduras por água viva”

Esse mito é muito comum nos E.U.A e acaba por se alastrar no mundo através dos programas de TV.

Não há nenhuma evidência de que a urina possa ser benéfica nestes casos. Pelo contrário, existe o risco de piora do quadro por um maior estímulo à liberação de toxinas por restos da água viva que permanecem grudadas na pele após o contato inicial.

O tratamento das queimaduras deve ser feito com limpeza local com água quente. Se você procura um remédio caseiro, vinagre e creme de barbear podem ser opções para retirar restos aderidos a pele.

MITO 18: “Chá de quebra pedras para cálculo renal”

Muito pacientes com crise de cólica renal começam a tomar chá de quebra pedras na esperança de se verem livres da maldita pedra nos rins. Infelizmente o chá, de quebra pedras, só quebra pedras no nome.

Não é que o chá seja completamente inútil, mas, na verdade, ele funciona tanto quanto água. O fato de ser um líquido faz com que a quantidade de urina produzida aumente, facilitando a expulsão de pedras pequenas. Todavia, esse raciocínio vale para qualquer líquido.

Alguns trabalhos sugerem que o chá possa impedir o aparecimento de novos cálculos, porém, os que já existem não sofrem nenhuma alteração.

Leia: CÁLCULO RENAL (PEDRA NOS RINS)

MITO 19: “Manteiga é bom para queimaduras”

Queimaduras leves devem ser tratadas apenas com água fria. Não se deve passar nenhuma outra substância, devido ao risco de infecção da ferida e atraso na cicatrização. Isso vale para manteiga, gelo, ovo, óleo de cozinha, etc.

Nunca estoure as bolhas. Mantenha a ferida sempre limpa e proteja-a com um pequeno curativo.

Se quiser saber mais sobre queimaduras: QUEIMADURAS SIMPLES – Tratamento e cuidados básicos.

MITO 20: “Café melhora a intoxicação alcoólica”

Por ser um estimulante, o café é muitas vezes usado para melhorar os sintomas da bebedeira e da ressaca. Não funciona, além de poder piorar a ressaca, uma vez que a cafeína é um diurético e pode aumentar a desidratação, que é uma das causas do mal-estar da ressaca.

Se quiser saber mais sobre ressaca leia: RESSACA E INTOXICAÇÃO PELO ÁLCOOL

MITO 21: “Entrar na água após as refeições faz mal”

Quem é que nunca ouviu dos pais este alerta? Mas por que entrar na água depois de comer faz mal? Na verdade, não faz. Tomar banho ou mergulhar em piscina após comer não trás nenhum risco.

Porém, é bom abrir um parêntese aqui. Quando comemos, o corpo desvia boa parte do débito sanguíneo em direção ao trato digestivo para facilitar a digestão. Se fizermos algum exercício como correr ou nadar, parte deste sangue vai para os músculos e prejudica o processo de digestão. Banho quente também pode ter efeito semelhante por causar dilatação dos vasos da pele e desviar o débito sanguíneo.

Logo, o problema não é a água em si, e sim o fato de que, quem entra em uma piscina, costuma fazê-lo para nadar ou se exercitar. Se for apenas um banho refrescante, não há problema algum.

MITO 22: “Pegar frio causa gripe”

Esse é outro mito extremamente difundido pelos pais. Gripes e resfriados são doenças infecciosas, causadas pelos vírus Influenza e rinovírus, respectivamente (leia: DIFERENÇAS ENTRE GRIPE E RESFRIADO). Portanto, para ser pegar um dos dois, é preciso contato com alguém doente. Sua geladeira, por exemplo, não transmite gripe.

No inverno, principalmente nos países de clima temperado, realmente ocorrem mais casos de gripe. Isto acontece devido a dois motivos. Um é a variação sazonal natural do vírus, que é maior nos meses de Outubro, Novembro e Dezembro, outono e inverno no hemisfério norte. Segundo porque em dias frios, as pessoas tendem a ficar mais reunidas em locais fechados, favorecendo a transmissão do vírus.

MITO 23: “Tomar leite quando se está gripado faz mal”

Há um velho mito que diz que o consumo de leite, ou de lacticínios em geral, aumenta a produção de muco pelas vias respiratórias, o que teoricamente poderia agravar quadros de infecção respiratória. Os estudos sobre o assunto, porém, não conseguiram mostrar nenhuma relação entre o consumo de leite e o aumento de produção de muco ou agravamento de quadros respiratórios por qualquer outro motivo.

MITO 24:“Tomar sorvete piora a gripe ou resfriado”

Esse mito é na verdade uma mistura entre os dois mitos anteriores. Ele junta o consumo de lacticínios com exposição ao frio. Felizmente, isso também não é verdade.  Não há nenhuma evidência de que tomar sorvete gripado vá ter qualquer interferência na evolução da doença.

Uma observação precisa ser feita, algumas pessoas têm intolerância a alimentos gelados quando estão com a garganta inflamada. Nestes casos, o consumo de sorvete poderia agravar a dor de garganta, mas isso não necessariamente indica que a doença em si poderia se agravar.

Leia: DIFERENÇAS ENTRE GRIPE E RESFRIADO.

MITO 25: “Vitamina c previne gripe”

O uso de vitamina C para combater gripes e resfriados ganhou popularidade na década de 1970, quando o famoso bioquímico Linus Pauling (1901-1994), vencedor do prêmio Nobel de química em 1954, passou a propagar a ideia que altas doses de vitamina C ajudariam a combater e prevenir as infecções respiratórias virais. O problema é que as afirmações de Linus Pauling foram baseadas em opiniões pessoais e não eram amparadas por estudos controlados, motivo pelo qual hoje sabemos que ele estava errado na maioria das suas afirmações.

Recentemente, todos os estudos científicos sobre a relação gripe e vitamina C publicados desde 1966 até 2012 foram revisados, e não se conseguiu comprovar que a suplementação de vitamina C seja realmente eficaz na prevenção de gripe na população em geral.

Para saber mais sobre a vitamina C, leia: VITAMINA C – Importância, efeitos e alimentos ricos.

MITO 26: “Comer muito doce causa diabetes”

Vários fatores podem levar ao diabetes mellitus, porém comer doces ou açúcar, principalmente se de forma parcimoniosa, não é um deles. Do mesmo modo, comer chocolate, por si só, também não leva ao diabetes.

Mas é preciso ter atenção, o consumo exagerado de doces pode provocar doenças, tais como a síndrome metabólica e a obesidade, estas sim, fatores de risco para o diabetes. Portanto, comer doce só tem risco de provocar diabetes se ele for feito de forma exagerada e levar a um grande ganho de peso.

Leia: OBESIDADE E SÍNDROME METABÓLICA e DIABETES MELLITUS

MITO 27: “Comer chocolate causa acne”

Não há nenhum estudo que consiga comprovar que comer chocolate cause acne ou piore uma quadro já existente de acne.

O interessante é que esse mito é tão antigo, que em 1969, a prestigiosa revista médica JAMA (Journal of the American Medical Association) publicou um estudo sobre o assunto. Pacientes com acne foram divididos em dois grupos: um deles foi submetido a uma dieta com 10 vezes mais chocolate que o habitual, enquanto o outro foi submetido a uma dieta sem chocolate algum. Ao final de 1 mês, não foi possível identificar nenhuma diferença, nem na quantidade nem na gravidade da acne, em ambos grupos.

O fato é que este não foi nem o primeiro nem o último estudo sobre o assunto. Há vários estudos publicados ao longo dos últimos 50 anos, e nenhum deles conseguiu comprovar qualquer relação entre consumo de chocolate e o surgimento da acne.

MITO 28: “Açúcar deixa as crianças hiperativas”

Esse é um daqueles mitos que todo mundo já viu representado em filmes ou programas de televisão. Diversos estudos já tentaram comprovar esse associação, mas nenhum deles teve sucesso.

O excesso de açúcar deve ser evitado nas crianças, pois ele está associado a um maior risco de obesidade infantil, mas em relação á hiperatividade, não existem evidências científicas.

É importante destacar que alguns estudos apontam para um pequeno aumento da excitação nas crianças que consomem muitas guloseimas com aditivos e corantes artificiais. O possível problema dos doces, portanto, não é o açúcar, mas sim essas duas substâncias.

MITO 29: “Um chiclete engolido leva 7 anos para ser digerido”

Esse é mais um daqueles mitos que a maioria das pessoas ouve dos seus pais. A goma em si é uma substância artificial, que nosso organismo não é capaz de digerir, nem em 7 nem em 70 anos. A questão é que se uma substância não pode ser digerida, ela passa por todo o trato gastrointestinal de forma inalterada e é eliminada nas fezes dentro de 24 a 48 horas.

Engolir um chiclete só seria um problema grave se ele fosse grande o suficiente para ficar impactado em algum ponto do trato digestivo. Na verdade, os poucos casos na literatura científica de obstrução intestinal por chiclete ocorreram em crianças que engoliram várias gomas de mascar ao mesmo tempo ou engoliram chicletes com outros objetos junto, como moedas.

MITO 30: “Telefone celular pode causar tumor cerebral”

Não há nenhuma evidência de que as ondas de radiofrequência dos telefones celulares aumentem os risco de neoplasia do cérebro.

Um grande estudo dinamarquês seguiu 420.000 usuários de celular por 20 anos e não demonstrou nenhum aumento na incidência de tumores, independente da quantidade de horas expostas ao telefone.

Este artigo foi útil?  
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, Total: 5,00 de 5)
Loading...
VEJA OUTROS ARTIGOS SEMELHANTES
327 Comentários
  1. gilmar

    manga com leite faz mal, kkk mais um mito…

  2. igor

    Abrir geladeira ao acordar faz algum mal?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não.

  3. Ricardo

    Comer manga e depois tomar leite faz mal, minha mãe diz que é um veneno, e verdade?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      É mito.

  4. Michelle

    Comer chocolate quando esta´tomando antibiótico corta o efeito da medicação?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não.

  5. Mateus

    o sol piora a gripe?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Em excesso, pode piorar.

  6. Gustavo Pekim

    Tomar água/suco muito gelado em tempo frio causa alguma irritação na garganta ou ajuda/promove a abaixar a imunidade?
    Meu pai me perturba com isso…

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não, mas algumas pessoas realmente ficam com a garganta irritada com bebidas geladas. É uma reação individual.

  7. Felipe Scheffer

    Duas perguntas: 1: Tomar leite estando com febre faz mal? 2:Tomar leite tendo tomado remedio pra febre faz mal?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não e não.

  8. Joyce

    Comer chocolate quando esta com dor na garganta faz mal ?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não.

  9. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

    Não. Eu faço isso o tempo inteiro.

  10. adalberto

    Doutor, comer chocolate e em seguida beber água, faz mal.

  11. Renato Coelho Belarmino

    Doutor quem está com febre pode fazer natação?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      O ideal é ficar em repouso.

  12. Matheus Ricardo Pereira

    Doutor, tomar água gelada com dor de garganta faz mal? E pode piorar a dor de garganta?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não piora a faringite em si, mas pode ser desconfortável. Bebidas mornas ou quentes ajudam a aliviar a dor.

  13. Ivanildo

    Doutor, a acne não tem relação com o excesso de alimentos gordurosos ou com muito carboidratos?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não há evidências disso. O que alguns estudos sugerem é que o consumo de leite e derivados possa ter alguma influência. Mas isso ainda não foi comprovado.

  14. Raimundo Aquino

    O senso comum, o conhecimento do povo no dia a dia, de acordo com o que acontece e é observado deve ser muito levado em conta. Não adianta acreditarmos somente se a ciência comprovar. A ciência é muito lenta em pesquisas e a maioria das vezes não houve nenhuma pesquisa e apenas comentam: “NÃO TEM COMPROVAÇÃO CIENTÍFICA”. Na minha opinião, se a pessoa não quer correr o risco, é seguir o famoso lema: “é melhor prevenir que remediar”. Por exemplo, se comer uma salada de frutas não terá nenhum problema em tomar banho depois, mas, se tomar um café quente, ou um outro tipo de comida quente e for tomar banho já é uma outra situação. Eu, particularmente, não vou correr esse risco. Eu procuro tomar banho antes ou então dar um intervalo suficiente para que ocorra a digestão.

  15. Genival

    Come melancia Com febre faz mal?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não.

  16. Gustavo

    Uma Febre pode voltar após 4/5 dias sem sintomas?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim, se a doença não estiver curada.

  17. Helíssia Coimbra

    Abençoada terça! Gostaria da confirmação de mito dessas duas teorias ouvidas constantemente por minha mãe:
    1) A gripe, resfriado ou inflamação/dor na garganta pioram instantaneamente ao lavar os cabelos. Ficar com ele úmido piora, e segundo ela, a própria umidade justificaria. O secador traz piora semelhante, pois o vapor quente traz calor em grande quantidade, e ainda de forma artificial para o organismo.
    2) Se todos esses casos citados acima estiverem bem estabilizados, em fase final, vale lavar a cabeça com água natural (quebra da frieza) e dar “batidinhas” na cabeça para desobstruir o nariz.

    Obrigada pela disponibilidade!

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Nenhuma dessas orientações tem base científica. Pode lavar a cabeça, pode usar secador e pode usar água comum.

      Em tempo: um quadro de gripe ou resfriado pode durar vários dias, é anti-higiênico ficar tanto tempo sem tomar banho ou lavar a cabeça.

  18. Vinicius

    Boa Tarde, comer bolacha e tomar refrigerante quando se está com sintomas de febre faz ela piorar?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não.

  19. tatyana

    Olá doutor. há alguma contra-indicação de comer ovo enquanto está com dor de garganta?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não

  20. Vivi.

    Boa Tarde, Doutor chocolate faz mal para garganta inflamada?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não.

  21. Betania Borges

    Boa tarde, Dr frutos do mar e coca cola atrapalha na cicatrização ?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não.

  22. Fabiano Gomes

    Ola doutor? ! Faz mal comer banana quando a pessoa está com febre? ??

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não.

  23. Thiago Rodrigues

    Ola doutor estou com alguns pontos no pe(sutura) posso fazer a barba? Ou isso pode inflamar

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não tem nada a ver uma coisa com a outra.

      1. Thiago Rodrigues

        E sexo faz mal?

        1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

          Também não, contanto que você tome cuidado com o local da sutura.

  24. jadiel

    Comer bananas e imediatamente tomar água faz mal?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não.

  25. estefany

    quem tem cachumba pode molhar o cabelo?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Pode.

  26. oie

    o vírus da dor de garganta ,também pode causar conjuntivite ?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim, vários vírus que causam infecção nas vias respiratórias podem também provocar conjuntivite.

  27. oie

    comer banana com dor de garganta, piora a dor ?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não.

  28. ANA

    dormir com o cabelo molhado dá dor de ouvido?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não.

  29. ANA

    Dr Bom dia , minha filha pode entrar na piscina após ter tido uma crise de laringite ?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se ela já estiver bem, sim.

  30. Matheus

    Beber alguma coisa fria após beber alguma coisa quente faz mal?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não.

  31. Aécio Neves

    Comer banana pela noite faz mal? Minha vó diz muito isso…

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não.

  32. Silvestre monte

    Berber café e logo após comer banana pode acontecer alguma reação indesejada no estomago ou gerar doenças?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não.

  33. Carla Mendes

    Quando a mãe dizia: não deixa a comida esfriar! Comer a comida fria fax mal menina!!! Verdade isso?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não.

  34. Alice Oliveira

    comer banana com febre faz mal?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não.

  35. Midian Lopes

    comer melancia piora a gripe??

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não.

  36. Dijarlan Fernandes

    Bater ou apertar o bumbum da namorada causa estria?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não.

      1. Paulo

        Dr diz uma cirurgia de apendicite a 8 dias, fa mal tirar a barba?

        1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

          Não.

  37. Tallis Fagundes

    Minha mãe fala que devo evitar carne de porco e chocolate quando estou com a garganta inflamada. Isso é verdade?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não.

      1. Pedro Jhonata

        Tem certeza, doutor?

        E quanto as gorduras saturadas, não complicam os casos inflamatórios?

        1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

          Não produz nenhuma alteração relevante clinicamente.

  38. Dijarlan Fernandes

    Comer melancia com febre fz mal? E alguns peixes como sardinha sao prejudiciais qnd o individuo possue alguma inflamaçao podendo se agravar??

    1. Não e não.

  39. Ficou confuso, tem razão. O correto seria dizer que a mortalidade de ambas é semelhante. De qualquer forma, apaguei esse tópico pois ele está desatualizado. A gripe H1N1 atualmente já faz parte da gripe sazonal, não faz mais sentido falar sobre isso.

  40. Ficou confuso, tem razão. O correto seria dizer que a mortalidade de ambas é semelhante. De qualquer forma, apaguei esse tópico pois ele está desatualizado. A gripe H1N1 atualmente já faz parte da gripe sazonal, não faz mais sentido falar sobre isso.

  41. Renato Freire Leandro

    Fiquei confuso neste tópico! Se ela apresenta uma “mortalidade menor” então porque ela “é tao perigosa quanto a gripe comum” em pessoas saudáveis? parece incoerente, ainda mais com o uso “apesar de já ser uma pandemia”
    Não faltou o adverbio (não) ali no meio da frase? “a gripe suína não é tão perigosa quanto a gripe comum em pessoas saudáveis”

    Ou então o problema da mortalidade alta da gripe comum se justifica com esta frase “O problema está em idosos, grávidas, bebês e imunossuprimidos”.

    26.) A GRIPE SUÍNA (GRIPE A) É UMA DOENÇA MUITO GRAVE

    Na verdade a gripe suína apresenta uma mortalidade menor que a gripe comum.

    Apesar de já ser uma pandemia, a gripe suína é tão perigosa quanto a gripe comum em pessoas saudáveis. O problema está em idosos, grávidas, bebês e imunossuprimidos.

  42. micheli

    Tomar banho gelado com o corpo quente faz mal?

    1. Só se a água estiver realmente muito, muito gelada. Se for só fria, não tem problema.

  43. micheli

    Tomar café quente na frente do ventilador faz mal?

  44. Ana Júlia

    comer carne de porco gripado faz mal ?

  45. douglas pivet

    Doutor o que cura ressaca ?

    1. Água, descanso, boa alimentação… e mais água.

  46. Phillipe Amaral

    Doutor, fazer sexo é remoso?

    1. Não, a não ser que o parceiro(a) tenha alguma doença venérea.

  47. amadeu

    refrigerantes como coca cola pode tirar o ferro dos alimentos quando ingerimos junto com a refeição ?

    1. Não. Se fosse assim, teríamos uma epidemia de pessoas com anemia por falta de ferro.

      1. Vivi

        Tenho problemas de visão como miopia e astigmatismo. Comer frutos do mar tem relação com a piora desse quadro? Obrigada

        1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

          Nada a ver.

  48. Gilmar

    Estou gripado e quero tira minha barba que esta grande..tem algum problema ?

  49. morganna

    quem tá com sinusite pode comer camarão?

  50. sabrina

    tomei pilula do dia seguinte, logo em seguida tomei coca cola isso corta o efeito?????

  51. Joao

    Dr.Pedro se eu estiver meio resfriado com a Sinusite atacada faz mal se eu entrar em uma piscina que a aguá esteja morna ?

  52. ana

    tomar leite quando esta com febre faz mal???

  53. wallas junior

    come melancia e depois tomar coca cola faz mal???

    1. Não, isso é mito.

  54. Fernando

    Gostei bastante, parabéns pelo site.

  55. Mariana

    Dr. Parabéns pela sua iniciativa, minha mãe diz que ingerir comidas gordurosas gera colesterol. Isso é verdade?
    Eu estava gripada 3 dias atrás, hoje já estou com dor na garganta o que isso quer dizer? Obrigado, Mariana.

    1. Pedro Pinheiro

      Sim, alimentos gordurosos aumentam o colesterol.

  56. isadora

    comer doce e logo após beber agua faz mal? o que ocorre no organismo?

    1. Pedro Pinheiro

      Mal nenhum. É mito.

  57. Consórcio Projel Esteio

    DR eu cortei a mão e atingiu a artéria. a ferida já fechou, mas ainda quando apertto doe um pouco por dentro. posso comer carne de porco ou faz mal, podendo inflamar?

  58. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

    Não tenho como explicar uma teoria que não tem nenhum fundamento científico. Também não faço a menor ideia de como esse mito surgiu. Beber água após doce não dá diabetes porque não dá. Do mesmo jeito que beber leite, suco, refrigerante, mate, milkshake depois de comer doce também não dá. O diabetes é uma doença complexa causada por múltiplos fatores. Ela não surge assim do nada.

  59. Maysa Alves ⋆

    O sr. poderia me explicar melhor porque beber água depois de comer doce não dá diabetes? E uma hipótese de como as pessoas (principalmente as mais velhas) chegaram nessa conclusão.
    Obrigada

    1. Não tenho como explicar uma teoria que não tem nenhum fundamento científico. Também não faço a menor ideia de como esse mito surgiu. Beber água após doce não dá diabetes porque não dá. Do mesmo jeito que não dá AVC, infarto, hipertensão, câncer ou qualquer outro problema de saúde. O diabetes é uma doença complexa causada por múltiplos fatores. Ela não surge assim do nada.

  60. Maysa Alves ⋆

    O sr. poderia me explicar melhor porque beber água depois de comer doce não dá diabetes? E uma hipótese de como as pessoas (principalmente as mais velhas) chegaram nessa conclusão.
    Obrigada

  61. Kárley Santos

    Olá!
    Comer comida gelada faz mal a saúde?
    Obrigado

  62. Kárley Santos

    Olá!
    Comer comida gelada faz mal a saúde?
    Obrigado

  63. Sebastião FTC

    Bom Dia, dor torácica ao tossir, sem febre, intensificando-se ao tomar gelado, o que pode indicar?
    (dor concentrada só na região do tórax mesmo)

  64. Gustavo

    sei gripe ou resfriado não se pega por contato com a chuva, pois o mesmo é viral, mas por que os médicos recomendam que é bom evitá-la?

    1. Água da chuva não faz mal.

  65. Gustavo

    sei gripe ou resfriado não se pega por contato com a chuva, pois o mesmo é viral, mas por que os médicos recomendam que é bom evitá-la?

  66. Marcelo Pirata

    Dr fazer a barba depois de comer faz mal?

  67. Marcelo Pirata

    Dr fazer a barba depois de comer faz mal?

  68. jose carlos

    Dr.eu estou com a ganganta em flamada faz mal andar no sol?

  69. Jonathan Santos

    Dr essa história que cortar o cabelo depois que come é verdade ? pra mim parece mito

  70. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

    Excesso de sol pode baixar a imunidade. Se for uma exposição rápida, de alguns minutos, não faz mal.

  71. jose carlos

    Dr.eu estou com a ganganta em flamada faz mal andar no sol?

    1. Excesso de sol pode baixar a imunidade. Se for uma exposição rápida, de alguns minutos, não faz mal.

  72. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

    Não.

  73. Christiano Ferreira

    Dr., dizem que faz mal tomar banho ou beber água quente do sol, mas não faz mal tomar banho com água esquentada no fogão. Existe alguma diferença? Água quente do sol faz adoecer mesmo?

  74. Christiano Ferreira

    Dr., dizem que faz mal tomar banho ou beber água quente do sol, mas não faz mal tomar banho com água esquentada no fogão. Existe alguma diferença? Água quente do sol faz adoecer mesmo?

  75. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

    Não.

  76. Pedro26

    Minha garganta fica dolorida e coçando quando tomo água gelada. Me disseram que sorvete é bom, é verdade?

  77. Oigrés Esuqram

    Oi galera, gostaria de uma ajuda, eu adquirir um pacote de TV HD no PC no site http://www.tvhd.com.br tenho acesso a vários canais através de um painel de controle que eu visualizo no próprio navegador, como eu faço para gravar os programas e série de TV no meu PC, lembrando que não tem nem um programa instalado no meu PC é todo pelo próprio navegador 100% online.

  78. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

    Sexo não atrapalha cicatrização. Mas se o paciente tiver sido operado recentemente ele deve evitar esforços.

  79. Barbara Sena

    Dr. pessoas falam que o sexo é remoso, ou seja atrapalha na cicatrização de machucados. Isso é verdade ou mito?

    1. Sexo não atrapalha cicatrização. Mas se o paciente tiver sido operado recentemente ele deve evitar esforços.

  80. kelly Oliveira

    Doutor tomar banho com água quente do SOL, pode irritar a garganta de uma pessoa que já tem problema com garganta?

  81. Victorlucas

    Quais os tipos de alimentos ajuda na cicatrização de um ferimento?

  82. Victorlucas

    Quais os tipos de alimentos ajuda na cicatrização de um ferimento?

    1. Nenhum específico. Basta se alimentar bem.

  83. Daniel Almeida

    Ficar no sol, com febre faz mal ?

    1. Sim. Quem está doente deve evitar exposição solar prolongada pois a mesma interfere com o sistema imunológico, além de poder causar desidratação com mais facilidade.

  84. Arinesoares

    comer doce com as amidalas inflamadas pode piorar ?

  85. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

    Se já estiver plenamente curado, não.

  86. Fiscal1

    Nadar apos uma pneumonia é prejudicial?

    1. Se já estiver plenamente curado, não.

  87. Messias

    Muitas vezes, quando chego da rua, costumo ir direto tomar banho para me refrescar, esfriar meu corpo que, com o sol quente e a ladeira que subo antes de chegar em casa, esquentam me corpo. Um amigo soube dessa minha “mania” e disse pra eu tomar cuidado, pois posso ter um AVC ou coisa semelhante devido ao choque térmico. Ele está certo?

  88. Adriano o. Fontenelle

    Dr. faz mal fazer a barba quando se estar com faringite ou gripe.

  89. Alexfitpro

    Comer ovo estando com febre, faz mal?

  90. Alexfitpro

    Comer ovo estando com febre, faz mal?

  91. Adriano o. Fontenelle

    Dr. faz mal fazer a barba quando se estar com faringite ou gripe.

  92. leomar

    me diz ai…refrigerante COCA COLA corta o efeito dos remedios???

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não

  93. A M Lauramatilde

    quero saber quem tem feridas nas pernas tipo feridas varicose  pode comer ovos cozido

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Pode.

  94. Edmundo

    fazer sexo apos uma cirugia de osso na mao tem algum risco ??? ( sexo atrapalha algo na cicatrização ? )

    1. Carlos Henrique

      O Sexo não atrapalha na cicatrização em sí, ele é um ótimo relaxante muscular. Mas se o individuo passou por alguma cirurgia se deve evitar esforços nos próximos dias.

  95. Edmundo

    fazer sexo apos uma cirugia de osso na mao tem algum risco ??? ( sexo atrapalha algo na cicatrização ? )

  96. Edy_mundo

    fazer sexo 

  97. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

    Não sei da onde surgem esses mitos. Não pesquisei a origem de cada um. Até porque isso é irrelevante na maioria dos casos. O fato é que essa dúvida surge com frequência nos bancos de sangue.
    Em relação à camisinha, o próprio Papa em 2009 disse que a mesma era ineficaz contra a AIDS. Além disso, eu pessoalmente já ouvi esta mesma afirmação da boca de um padre.

  98. andre

    olá quero saber se pode comer melancia quando esta coma  garganta inflamada?

  99. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

    Pode.

  100. Messias

    Muitas vezes, quando chego da rua, costumo ir direto tomar banho para me refrescar, esfriar meu corpo que, com o sol quente e a ladeira que subo antes de chegar em casa, esquentam me corpo. Um amigo soube dessa minha “mania” e disse pra eu tomar cuidado, pois posso ter um AVC ou coisa semelhante devido ao choque térmico. Ele está certo?

  101. Messias

    Muitas vezes, quando chego da rua, costumo ir direto tomar banho para me refrescar, esfriar meu corpo que, com o sol quente e a ladeira que subo antes de chegar em casa, esquentam me corpo. Um amigo soube dessa minha “mania” e disse pra eu tomar cuidado, pois posso ter um AVC ou coisa semelhante devido ao choque térmico. Ele está certo?

    1. Carlos Henrique

      Mito. Você está apenas se refrescando, o que não recomendo fazer é tomar banho quente e sair pra lugar muuito frio pois essa mudança brusca de temperatura pode lhe causar um resfriado.

      1. Luiz Picanço

        Choque termico causa resfriado? Nao e o virus?

        1. Quem causa resfriado é vírus. Choque térmico pode desencadear reações respiratórias semelhantes à alergia.

  102. andre

    olá quero saber se pode comer melancia quando esta coma  garganta inflamada?

  103. andre

    olá quero saber se pode comer melancia quando esta coma  garganta inflamada?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Pode.

  104. Virginia Zaia

    Dr.Pedro,
    Parabéns pela iniciativa de acabar com os mitos que entram na cabeça da gente e não saem mais.
    Virginia

    1. Carlos Henrique

      Também adorei o espaço para que possamos tirar as dúvidas 🙂

  105. Guilherme

    Bom dia Dr. Pedro, primeiramente parabéns pelo artigo.
    Estou com uma dúvida; tive uma dor de garganta forte a 3 dias atrás, a 1 dia atrás senti dores no corpo, fui ao médico e ele me receitou um anti-inflamatório e um antibiótico para tomar durante 5 dias. Hoje acordei e não estou sentindo nenhuma dor no corpo, apenas a garganta “cheia” mas não doendo.
    Gostaria de saber se posso praticar atividades físicas do tipo aeróbicos e/ou anaeróbicos(musculação), somente aeróbicos ou anaeróbicos ou nenhuma delas.
    Grato desde já.

  106. Guilherme

    Bom dia Dr. Pedro, primeiramente parabéns pelo artigo.
    Estou com uma dúvida; tive uma dor de garganta forte a 3 dias atrás, a 1 dia atrás senti dores no corpo, fui ao médico e ele me receitou um anti-inflamatório e um antibiótico para tomar durante 5 dias. Hoje acordei e não estou sentindo nenhuma dor no corpo, apenas a garganta “cheia” mas não doendo.
    Gostaria de saber se posso praticar atividades físicas do tipo aeróbicos e/ou anaeróbicos(musculação), somente aeróbicos ou anaeróbicos ou nenhuma delas.
    Grato desde já.

  107. maria

    Sempre que tenho contato com agua quente do sol minha garganta inflama. Meu medico diz que é mito, então porque acontece isso?

  108. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

    Como assim água quente do sol?

  109. Cecília de Almeida

    Chocolate causa espinhas em quem tem intolerância ou quem já tem tendência a tê-las. 

  110. Ricardo D

    Nunca ouvi falar de quase metade das afirmações. ” DOAR SANGUE FAZ ENGORDAR”? De onde tiraram isso?
    E me mostrem quem da igreja diz que CAMISINHA NÃO PROTEGE CONTRA DSTs E SIDA? Isso é mentira de vocês. A Igreja nunca disse isso.

  111. Pctrader84

    olá

    ha cerca um 1 mes deitei sangue nas fezes durante 3 vez que fui ao wc e fiz uma dieta comendo sopa fruta e beber muita agua.
    Hoje fui ha casa de banho e fiz as necessidades reparei nas fezes que na ponta tinha um pouco de sangue outra vez.
    sangue vivo e pouca quantidade.
    Agora estou muito preocupado e faço logo filmes de doentes…..
    alguem me pode ajudar?

  112. Sérgio

    Grato pela resposta. O alcatrão e as substâncias cancerígenas podem ser encontradas apenas na maconha que é vendida nas ruas, a maconha vinda do narcotráfico. E isso varia muito. Entenda que o problema não é a cannabis sativa pura, e sim a maconha prensada com alcatrão, folhas, terra, pedaços de inseto e sabe deus o que mais, vinda do narcotráfico.
    A planta cannabis sativa no seu estado puro (que é o ideal para consumo) não contém alcatrão e muito menos substâncias cancerígenas. 

    Grande parte dos artigos na sua referência bibliográfica são de antes de 2002, alguns até dos anos 70. Muita coisa mudou desde então. Um estudo recente provou que a maconha não se relaciona nem mesmo com câncer de pulmão (http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI1020621-EI298,00.html)

    Veja bem, as propriedades medicinais da cannabis sativa vem amplamente estudadas para uso no combate a n doenças, em países onde há uma política mais tolerante em relação a esta planta. Entre os problemas que a maconha pode ajudar a tratar estão: depressão, desnutrição, glaucoma, câncer, esclerose multipla, nausea, alzheimer, vício em drogas mais pesadas (como crack e opiacios), e a lista continua. Sim, a maconha pode ajudar na luta contra o vício em drogas. Se quiser se aprofundar mais no tema, procure informar-se sobre os trabalhos do psiquiatra Dartiu Xavier com viciados em crack. 
    Hoje em dia sabe-se que os malefícios da maconha são infinitamente superados pelos seus benefícios medicinais. Eu indicaria dois livros muito interessantes sobre esta planta: Maconha, Cérebro e Saúde (dos neurocientistas Renato Malcher e Sidarta Ribeiro)Maconha: Mitos e Fatos (Lynn Zimmer e John P. Morgan)

  113. Miriam

    posso lavar meus cabelos grepada eu tenha sinuzite.

  114. Welington

    Boa noite meu nome e Welington dr comer bebendo agua dilata o estômago ?

  115. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

    Não.

  116. Welington

    Boa noite meu nome e Welington dr comer bebendo agua dilata o estômago ?

  117. Vagneri

    Ovo com banana faz mal?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não.

  118. Santosdenis72

    gastrite e esta tomando o remedio pariet podem alterar o resultado de um teste de hiv    ?

  119. Junior

    eu cai de moto e machuquei minha perna deu alguns pontos mais ja faz uma semana. parei d tomar remédio a uns dois dias. eu posso ingerir bebida alcolica? cerveja, vinho….? obrigado.

  120. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

    Não.

  121. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

    Não.

  122. Samuel

    Então Dr. o que realmente provoca Faringite e Amigdalite ? Eu li o seu artigo sobre, mas não encontrei uma resposta clara, estou com Amigdalite e tomando os remédios que meu medico receitou, mas quero prevenir pois ta tive Faringite a um tempo atrás.

  123. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

    Não.

    1. Samuel

      Então Dr. o que realmente provoca Faringite e Amigdalite ? Eu li o seu artigo sobre, mas não encontrei uma resposta clara, estou com Amigdalite e tomando os remédios que meu medico receitou, mas quero prevenir pois ta tive Faringite a um tempo atrás.

      1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

        Depende, mas geralmente é uma infecção por uma bactéria ou vírus.

  124. Samuel

    Dr. Pedro Pinheiro, 

    1 – Tomar água gelada depois de praticar esportes no sol provoca dores de garganta como faringite Amigdalite ?

  125. Samuel

    Dr. Pedro Pinheiro, 

    1 – Tomar água gelada depois de praticar esportes no sol provoca dores de garganta como faringite Amigdalite ?

  126. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

    Mito
    Mito
    O frio ou calor são ruins para quem está doente, independente de ser gripe ou não.

  127. Matheus Dias

     Dr. Pedro Pinheiro, gostaria de tirar uma dúvida com você que é a seguinte.

    Aqui em minha região dizem que:

    1° A pessoa gripada, se tomar banho todos os dias e molhar o cabelo (a
    gripe piora) o correto é tomar banho sem lavar o cabelo(lavar o cabelo
    dia sim, dia não)

    2° a pessoa gripada, não pode ficar se molhando (lavando pratos, lavando
    roupa…), enfim, não pode ficar se molhando, pois a gripe não melhora e
    se fizer muito isso, faz ate piorar.

    3° Sereno e frieza, faz com o que a gripe piore.

    Pois Dr.

    Essas posições que te disse, são mito ou verdade?

  128. Matheus Dias

    Dr. Pedro Pinheiro, gostaria de tirar uma dúvida com você que é a seguinte.
    Aqui em minha região dizem que:

    1° A pessoa gripada, se tomar banho todos os dias e molhar o cabelo (a gripe piora) o correto é tomar banho sem lavar o cabelo(lavar o cabelo dia sim, dia não)
    2° a pessoa gripada, não pode ficar se molhando (lavando pratos, lavando roupa…), enfim, não pode ficar se molhando, pois a gripe não melhora e se fizer muito isso, faz ate piorar.
    3° Sereno e frieza, faz com o que a gripe piore.

    Pois Dr.
    Essas posições que te disse, são mito ou verdade?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Mito
      Mito
      O frio ou calor são ruins para quem está doente, independente de ser gripe ou não.

  129. Matheus Dias

     Dr. Pedro Pinheiro, gostaria de tirar uma dúvida com você que é a seguinte.

    Aqui em minha região dizem que:

    1° A pessoa gripada, se tomar banho todos os dias e molhar o cabelo (a
    gripe piora) o correto é tomar banho sem lavar o cabelo(lavar o cabelo
    dia sim, dia não)

    2° a pessoa gripada, não pode ficar se molhando (lavando pratos, lavando
    roupa…), enfim, não pode ficar se molhando, pois a gripe não melhora e
    se fizer muito isso, faz ate piorar.

    3° Sereno e frieza, faz com o que a gripe piore.

    Pois Dr.

    Essas posições que te disse, são mito ou verdade?

  130. Matheus Dias

    Dr. Pedro Pinheiro, gostaria de tirar uma dúvida com você que é a seguinte.
    Aqui em minha região dizem que:

    1° A pessoa gripada, se tomar banho todos os dias e molhar o cabelo (a gripe piora) o correto é tomar banho sem lavar o cabelo(lavar o cabelo dia sim, dia não)
    2° a pessoa gripada, não pode ficar se molhando (lavando pratos, lavando roupa…), enfim, não pode ficar se molhando, pois a gripe não melhora e se fizer muito isso, faz ate piorar.
    3° Sereno e frieza, faz com o que a gripe piore.

    Pois Dr.
    Essas posições que te disse, são mito ou verdade?

  131. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

    Sérgio, isso não não são referências científicas. Me mostre trabalhos científicos publicados em revistas médicas conceituadas. Não adianta ficar me indicando livros para ler ou noticias de portal de internet. Desde quando jornalista é fonte confiável para assuntos médicos? Você diz que a maconha tem potencial para curar câncer, então me mostre qual foi o estudo que apresentou este resultado. É simples assim.

    Além disso, no meu texto de maconha (você o leu?) eu digo que o THC pode ter uso medicinal em alguns casos. Mas é tratamento paliativo e auxiliar. Daí achar que fumar maconha não traz malefícios à saúde é uma interpretação pessoal sem base científica.

    1. Wel

      Dr. Pedro Pinheiro o Senhor Esta verdadeiramente falando a
      verdade, revistas Cientificas mostram em suas pesquisas que a maconha é usada
      como um anestésico aliviando a dor do câncer, não como substancia curadora do câncer.
      (Para esse Sergio cheio de dor defendendo ervas que contem substancias
      cancerígenas), desejo que ele nunca sofra com uma pessoa que ele ama muito…
      Morrendo de dor de um câncer causado pelo fumo. Dr. Pedro Pinheiro o Senhor É
      um exemplo entre os homens, continue assim.

      Obs: O Grande cantor, guitarrista e compositor Bob Marley
      morreu de câncer no cérebro e ele fumava muita maconha.

  132. Sérgio

    Alcatrão na maconha? 50% mais substâncias cancerígenas do que o cigarro? De onde você tirou essas informações, Dr. Pedro Pinheiro? Pois elas não condizem nem um pouco com a realidade. 
    Maconha tem potencial para CURAR câncer, não o contrário. Os seus colegas médicos vêm fazendo consistentes pesquisas sobre isso a anos. As informações passadas no seu artigo estão muito equivocadas, Dr. Pedro.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Bom, eu mostrei uma extensa lista de estudos científicos que foram a base deste texto. Se você não concorda, está na sua vez de apontar suas referências. É assim que se discute o conhecimento científico.

      1. Sérgio

        Grato pela resposta. O alcatrão e as substâncias cancerígenas podem ser encontradas apenas na maconha que é vendida nas ruas, a maconha vinda do narcotráfico. E isso varia muito. Entenda que o problema não é a cannabis sativa pura, e sim a maconha prensada com alcatrão, folhas, terra, pedaços de inseto e sabe deus o que mais, vinda do narcotráfico.
        A planta cannabis sativa no seu estado puro (que é o ideal para consumo) não contém alcatrão e muito menos substâncias cancerígenas. 

        Grande parte dos artigos na sua referência bibliográfica são de antes de 2002, alguns até dos anos 70. Muita coisa mudou desde então. Um estudo recente provou que a maconha não se relaciona nem mesmo com câncer de pulmão (http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI1020621-EI298,00.html)

        Veja bem, as propriedades medicinais da cannabis sativa vem amplamente estudadas para uso no combate a n doenças, em países onde há uma política mais tolerante em relação a esta planta. Entre os problemas que a maconha pode ajudar a tratar estão: depressão, desnutrição, glaucoma, câncer, esclerose multipla, nausea, alzheimer, vício em drogas mais pesadas (como crack e opiacios), e a lista continua. Sim, a maconha pode ajudar na luta contra o vício em drogas. Se quiser se aprofundar mais no tema, procure informar-se sobre os trabalhos do psiquiatra Dartiu Xavier com viciados em crack. 
        Hoje em dia sabe-se que os malefícios da maconha são infinitamente superados pelos seus benefícios medicinais. Eu indicaria dois livros muito interessantes sobre esta planta: Maconha, Cérebro e Saúde (dos neurocientistas Renato Malcher e Sidarta Ribeiro)Maconha: Mitos e Fatos (Lynn Zimmer e John P. Morgan)

  133. Pedro Farias

    Camisinha de um amigo, sempre o amigo kkk estorou numa relação com o grupo de risco isso deve ter uns 6 a 8 meses, ele não sente nada, oq ele deve fazer?

  134. Rafaela

    pessoa idosa com pneumonia pode tomar banho mornal

  135. Rafaela

    pessoa idosa com pneumonia pode tomar banho mornal

    1. Se tiver condições para tal, sim.

  136. Anderson

    Recentemente ouvi dizer que comer chocolate e tomar água em seguida causa diabetes. Isso é verdade?

  137. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

    Não.

  138. Miguel Afonso

    Então, mas no caso de irmos ter um teste ou exame, irá ajudar à absorção da glicose certo?

  139. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

    Não entendi a pergunta. Teste ou exame de que?

  140. Victor

    Muito bons estes artigos, Pedro! Parabéns.

  141. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

    Não.

  142. Junior

    eu cai de moto e machuquei minha perna deu alguns pontos mais ja faz uma semana. parei d tomar remédio a uns dois dias. eu posso ingerir bebida alcolica? cerveja, vinho….? obrigado.

  143. Santosdenis72

    gastrite e esta tomando o remedio pariet podem alterar o resultado de um teste de hiv    ?

  144. Cecilia

    Depois de baixar a febre, pode-se ingerir sorvete?

    1. Sorvete não interfere na febre.

  145. Luciana Ribeiro

    Muito bom o seu blog, esclareci muitas dúvidas aqui. 

    Eu tenho dor de garganta frequentemente, meu médico disse que é uma “massinha” causada por restos de comida
    e que depois infeccionam. 
    O que eu poderia fazer para não ter tantas dores e/ou inflamações? 
    Obrigada.

  146. Anderson

    Recentemente ouvi dizer que comer chocolate e tomar água em seguida causa diabetes. Isso é verdade?

      1. Miguel Afonso

        Então, mas no caso de irmos ter um teste ou exame, irá ajudar à absorção da glicose certo?

        1. Não entendi a pergunta. Teste ou exame de que?

  147. maria

    Sempre que tenho contato com agua quente do sol minha garganta inflama. Meu medico diz que é mito, então porque acontece isso?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Como assim água quente do sol?

  148. Cecília de Almeida

    Chocolate causa espinhas em quem tem intolerância ou quem já tem tendência a tê-las. 

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Chocolate não causa espinhas.

  149. Ricardo D

    Nunca ouvi falar de quase metade das afirmações. ” DOAR SANGUE FAZ ENGORDAR”? De onde tiraram isso?
    E me mostrem quem da igreja diz que CAMISINHA NÃO PROTEGE CONTRA DSTs E SIDA? Isso é mentira de vocês. A Igreja nunca disse isso.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não sei da onde surgem esses mitos. Não pesquisei a origem de cada um. Até porque isso é irrelevante na maioria dos casos. O fato é que essa dúvida surge com frequência nos bancos de sangue.
      Em relação à camisinha, o próprio Papa em 2009 disse que a mesma era ineficaz contra a AIDS. Além disso, eu pessoalmente já ouvi esta mesma afirmação da boca de um padre.

    2. Bianca

      eu ja ouvi diversas vezess isso nas missas que eu vou, os padres condenam o uso de camisinha e usam isso como pretesto….que fique bem claro que sou catolica!

  150. Karla Midori

    Indicação do Yakult (um tipo de banho de assento?) para melhora da candidíase? Já ouvi falar também de mulheres que morando em pequenas comunidades com falta de recursos, tratavam corrimento com a introdução de alho em região vaginal?

  151. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

    Não.

  152. Marcelo Alves

    cortar cabelo apos uma cirurgia  faz mal?

  153. Marcelo Alves da costa

    fiz uma cirurgia , se eu cortar o cabelo faz mal

  154. Marcelo Alves da costa

    fiz uma cirurgia , se eu cortar o cabelo faz mal

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não.

  155. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

    Que médicos?

  156. Alones 91

    Se comer carne de porco não prejudica na cicatrização nem no efeito de antibióticos, por que os médicos proíbem a ingestão da mesma em períodos pós cirurgicos?

  157. Alones 91

    Se comer carne de porco não prejudica na cicatrização nem no efeito de antibióticos, por que os médicos proíbem a ingestão da mesma em períodos pós cirurgicos?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não conheço nenhum médico, nem estudos científicos que afirmem que carne de porco atrapalha cicatrização ou efeito de antibióticos.

  158. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

    Não, carne de porco não atrapalha cicatrização. Lavar cabelo também não faz mal, a não ser que a cirurgia tenha sido na cabeça. Sexo é uma atividade física, depois de uma cirurgia devemos repousar por alguns dias e não fazer esforços.

  159. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

    Não, carne de porco não atrapalha cicatrização. Lavar cabelo também não faz mal, a não ser que a cirurgia tenha sido na cabeça. Sexo é uma atividade física, depois de uma cirurgia devemos repousar por alguns dias e não fazer esforços.

  160. Jéssica

    Carne de porco prejudica a cicatrização ?
    E quero saber se depois de feito uma curetagem eu preciso ficar realmente sem comer carne de porco, lavar os cabelos e sem sexo por vários dias?

  161. Jéssica

    Carne de porco prejudica a cicatrização ?
    E quero saber se depois de feito uma curetagem eu preciso ficar realmente sem comer carne de porco, lavar os cabelos e sem sexo por vários dias?

  162. Fernanda Leal

    muitoooo bomm, adoreiiiiiiiiiiiiiiii.

  163. Rachellfalcao

    gostaria de saber se o comer carne de porco interfere no efeito dos antibioticos

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não.

  164. Dr. Pedro Pinheiro

    @williames oliveira
    Não, não é verdade.

  165. williames oliveira

    e verdade que comer queijo e depois comer manga faz mau

  166. Anonymous

    muito legal

  167. Dr. Pedro Pinheiro

    @Flávia
    O frio e o calor são sensações, ou seja reações do corpo a estímulos externos. Quando vc toma algo gelado, está temporariamente esfriando seu trato digestivo superior e pode sentir uma sensação temporária de mais frio. O mesmo ocorre com substâncias quentes

  168. Anonymous

    Boa Tarde Dr,
    Meu nome é Flávia, e eu gostaria de saber se quando bebemos algo gelado no frio, sentimos mais frio ? Ou quando bebemos algo quente, por um tempo não sentimos tanto frio assim ? Porque almoçando uma vez, eu bebi um copo de Coca – Cola gelado, e eu comecei a sentir mais frio, e comentei com o meu namorado, e ele disse que não, que é impressão minha, que isso seria um mito… Então eu gostaria de saber a verdade !

    Obrigada desde já Dr.

  169. Dr. Pedro Pinheiro

    @Angel
    É mito.

  170. Anonymous

    Olá, parabéns Dr, pelo blog !

    Um dia ouvi dizer que, estando com a garganta inflamada, o ideal é tomar água bem gelada, que irá “imobilizar” temporariamente as bactérias na garganta, e em seguida tomar anti-inflamatório, assim o efeito será imediato.

    Obrigada desde já,
    Angel.

  171. Dr. Pedro Pinheiro
  172. Interação Lan House

    Ingerir bebidas alcoólicas corta o efeito de medicamentos?

    Parabens pelo post!

  173. Dr. Pedro Pinheiro

    Nelson,
    É mito.
    A sua pergunta me inspirou a escrever sobre paralisia facial temporária.

  174. Dr. Pedro Pinheiro

    Scheilla,
    1- mito
    2- mito

  175. Anonymous

    Boa tarde Drs.
    Meu nome eh Nelson e gostaria de saber se apos um banho quente no inverno, faz mal a saude sair no vento gelado? Dizem q eh perigoso por causa da paralisia facial? Eh mito?
    Abs

  176. Scheilla Mariana

    Dr. Pedro achei fantástico o seu blog e os artigos! Em especial esse sobre os mitos tão populares que vão passando de geração pra geração sem cabimento! rs

    Gostaria de saber se é verdade que leite e derivados fazem mal para quem tem rinite alérgica , mito ou verdade? E o chocolate também é ruim pra quem tem rinite alérgica e sinusite?

    Agradeço desde já!

    E parabéns novamente pela iniciativa de ajudar a todos com seus esclarecimentos, li tudo inclusive os posts e repostas! Muito bom!

    Abs!
    Scheilla

  177. Dr. Pedro Pinheiro

    Rosemberg,
    Não é verdade. O único perigo é tirar sua fome.

  178. Dr. Pedro Pinheiro

    Amanda,
    não.
    Mas vc deve evitar de expô-la ao frio.

  179. Dr. Pedro Pinheiro

    Patrícia,
    sim.

  180. Rosem

    Oi boa tarde!
    Meu nome é rosemberg.
    eu estava fasezdo almoço, quando eu abrí uma lata de condençado até que um amigo me disse que faz mal comer doce antes do almuço.Gostaria de saber se é realmente verdade da parte dele ou se eu estou certo pois não vejo nemhun poblema em comer antes ou depois.

  181. Rafael

    Lavar os cabelos de criança com pneumonia piora o
    quadro? A minha mãe jura que sim!

    Adorei o blog! Parabéns

    OBRIGADA,

    AMANDA

  182. Anonymous

    Boa Noite!!!

    Dr, mas se ele tivesse alguma intolerância ao leite ele também não teria aos seus derivados? Ele come queijo sem problema.

    Obrigada,

    Patrícia

  183. Dr. Pedro Pinheiro

    Patricia,
    Tudo mito.

    Algumas observações, apenas:
    – Comer comida muito quente realmente não é indicado pois pode queimar a mucosa da cavidade oral.
    – Ele realmente pode ter alguma intolerância ao leite.

  184. Anonymous

    Boa Tarde!!!

    Gostei muito desse post. Meu pai é o rei dos mitos, repete vários dos que foram esclarecidos aqui pelo sr, principalmente o tomar banho depois de comer diz q pode dar trombose, sempre me dá bronca quando faço isso. Outros famosos dele são:

    1-Comer manga c/ leite, tomar café depois de ter comido frutas, tomar água depois de ter tomado café, comer comida muito quente tudo isso p/ ele faz mal.

    2- Cortar o cabelo na fase minguate da lua prejudica o crescimento do cabelo.

    3-Tomar banho quando está c/ febre então a briga é feia (esse fiquei na dúvida por muito tempo, mas hoje acho que não tem problema).

    4- Tomar sopa a noite é pior do que comer
    arroz, feijão e carne, diz q estômago fica “pesado”

    5- E o mais engraçado ele tem gastrite (pelo menos ele diz que tem)se tomar leite passa o dia reclamamdo que “atacou o estômago dele” agora coca-cola e café forte ele toma todo dia e diz que não faz mal, pode? Por isso dúvido que ele de fato tenha gastrite.

    Bem como o sr. pode ver se for falar todos os mitos do meu pai vai faltar espaço. rrsss Algum desses tem alguma lógica? Vou mostrar seus comentários p/ ele.

    Gosto muito do seu blog
    Obrigada

    Patrícia

  185. SERAPH

    O que é estranho é que sempre que como chocolates no dia seguinte estou cheio de espinhas. Sem brincadeira, já contei 16 de um dia para o outro pequenas e inflamadas, todas muito próximas umas das outras, e sempre após comer chocolate. Tenho 31 anos e eventualmente tenho espinhas, mas várias ocorrendo ao mesmo tempo somente acontecem após comer chocolate. Portanto, tenho de deixar o conhecimento científico um pouco de lado e me valer do senso comum neste caso, até que um dia, quem sabe, mais uma vez a ciência prove a exatidão do senso comum, que em muitas situações se origina também da observação, embora esta não seja feita com emprego de método científico.

  186. Dr. Pedro Pinheiro

    Rodolfo,
    1- Não
    2- sim. Mas engasgar com qualquer coisa pode levar ao óbito.
    3- Não

  187. Anonymous

    Olá Dr. Pedro

    Gostaria de também sanar dúvidas que tenho em mente e que ouço falar muito por minha família:

    1- Beber água ou qualquer outro tipo de líquido após a ingestão de mel pode causar convulsão ou algum outro tipo de mal ?

    2- Engasgar-se com mel pode levar a óbito ?

    3- Caminhar ao sol ardente e logo após (ainda com o corpo quente) ingerir algo gelado como sorvete, suco ou água faz mal ?

    Obrigado

    Rodolfo

  188. Anonymous

    Dr. Pedro Pinheiro, encontrei seu blog por um acaso no google. Mas quase fiquei a noite inteira lendo cada post e cada esclarecimento seu. Você apresenta seu blog de forma didática, simples e acessível! Parabéns!
    Luzinete

  189. Dr. Pedro Pinheiro

    Danyel,
    1- Não é verdade, mas ler em movimento pode causar náuseas e tonturas

    2- teoricamente, sim. Na prática, faz pouca diferença. Quando vc come já mastiga o suficiente e a chegada de alimento ao estômago também estimula a secreção. Não é preciso uma estimulo extra com pastilhas.

  190. Danyel

    Dr. Pedro:

    – Fixar um ponto e os objectos á volta estarem em movimento pode provocar disturbios na visão (como danos na visão perisférica e etc)? Minha profª de Biologia jura que ler no carro faz mal porque o nosso cerebro está processando varias imagens ao mesmo tempo.

    -Mascar pastilha após as refeições estimula a produção de saliva e de suco gástrico e por conseguinte existe uma melhor digestão dos produtos?

  191. Dr. Pedro Pinheiro

    Carlos,
    Teoricamente quando vc bebe muitos líquidos durante a refeição, vc estaria diluindo o suco gástrico e atrapalhando a digestão. Porém, na prática isso não atrapalha muito, não.
    Beber um copo de 200 ml de líquido nas refeições não faz mal algum.

  192. Anonymous

    Dr. Pedro, parabéns pelo blog.
    Uma pergunta: é verdade que ingerir liquidos durante as refeições faz mal prejudica a digestão?

    Carlos

  193. Dr. Pedro Pinheiro

    Ronaldo,
    Isso não e fato inegável. Moro em um país que chega a fazer temperaturas próximas de zero no inverno, e eu não fico resfriado. E olha que pego frio por uns 5 meses seguidos.

    O frio diminui a resistência do organismo e faz com as pessoas se aglomerem. Mas pegar frio e ficar resfriado não é uma regra.

  194. Ronaldo

    Olá!…
    Parabéns pelo site!… É muito bom!
    Gostaria de saber sobre o mito em torno do frio e gripe/resfriado.

    O fato é inegavel! Quando andamos descalço em um piso gelado, ficamos expostos a ventos frios, ou qualquer outra exposição, prolongada, ao frio… Ficamos gripados ou resfriados (como o proprio nome diz) sim!…
    O que será que acasiona isso? Será que nosso corpo se fragiliza com o frio e ficamos vulnerais a esses virus?..

    Abraço

  195. Dr. Pedro Pinheiro

    Fabrício,
    isso não faz o menor sentido

  196. Fabricio

    porque recomendam evitar leites e derivados,chocolates,carne de porco e alimentos gordurosos após a colocação de piercing?

    Fabrício

  197. Dr. Pedro Pinheiro

    Deise,
    Não

  198. Deise20

    Já ouvi dizer que comer muito queijo dá prisão de ventre. É verdade?

  199. Dr. Pedro Pinheiro

    Adrial,
    nada a ver.

  200. adrii

    gostaria de saber se comer uva ou melancia,e logo após tomar leite da ma digestão??

  201. Dr. Pedro Pinheiro

    Rafael,
    existem mil motivos para não se comer chocolate, mas nenhum deles está relacionado à gripe. Mostre minha resposta para sua mãe e boa Páscoa.

  202. Rafael

    Dr. Comer chocolate gripado faz mal? Minha mãe jura que sim e não quer me deixar comer agora na Páscoa.

  203. fernando

    Gostei do blog. Forma e informa a população tão carente por informações na área médica. É uma verdadeira utilidade pública.

    Parabéns pelo excelente trabalho.

    Fernando.

  204. Dra. Renata Campos

    Sunamita, trata-se de mais um mito.

  205. Sunamita

    Gostaria de saber se é mito: após qualquer refeição fazer uma leitura faz mal a visão. Como diz muitos “apurar a vista”.

  206. Dr. Pedro Pinheiro

    Olá Luis,
    Na verdade, os títulos dos textos são escolhidos pensando no Google. Se eu coloco somente “como se pega HIV”, quem procura por “como se pega AIDS” não encontra meu blog como opção.

    Mas também não está errado falar como se pega SIDA. SIDA não é um sintoma como espirro, é uma doença. É como se eu falasse “como se pega o bacilo de Koch” e “como se pega tuberculose” ou “como se pega o H1N1” e como se pega “Gripe A”. Pode até ser redundante, mas não está errado.

    abraços

  207. Anonymous

    Olá! Primeiramente gostaria de dizer que foi um ótimo post. Cheguei a este blog quando minha namorada mostrou-me hoje dois e-mails, um dizendo que há um “novo” (já ouço falar nessa lenda desde criança) de que, na boate, lhe dopam e roubam seus rins. Sei que isso é irreal, pois conheço muito bem noções de transplante, compatibilidade sanguínea e tecidual (moléculas HLA). Outro, dizendo que Tamiflu é uma vacina (é um antiviral, se não me engano!) que foi feita para matar em três doses. Enfim, é um terrorismo virtual para os leigos não tomarem vacina.

    Lendo este post, vi um link que remetia à matéria “Saiba como se pega e transmite HIV e SIDA (AIDS)”. Descordo em parte do título, afinal SIDA é um fenômeno crônico secundário à infecção pelo HIV e, dizer que se pega ou transmite AIDS é como dizer que se pega ou transmite espirros.

    Luis Alex de C. Wanderley
    Acadêmico de Biomedicina.

  208. Minefield

    Valeu pelo retorno. Depois vou ler e ver qual a proposta do cara.

    Não sou da área de saúde, sou engenheiro de telecom e acompanho também esse tipo de trabalho multidisciplinar.

    Apesar de saber que esses aparelhinhos trabalham com baixíssima potência, não arrisco a dizer nada até que um trabalho maior seja concluído. Todos que vi até agora ainda não apontaram nada muito concreto.

    Bom, valeu pelo retorno.

    Abraços!

  209. Dr. Pedro Pinheiro

    Minefield,

    O trabalho o qual faço referÊncia é este.

    Cellular telephone use and cancer risk: update of a nationwide danish cohort.

    Schuz J; Jacobsen R; Olsen JH; Boice JD Jr; McLaughlin JK; Johansen C

    J Natl Cancer Inst. 2006 Dec 6;98(23):1707-13.

  210. Cesar

    Simplesmente super essa ideia de Criar um blog, com conteudo tao interessante para leigos, parabens…

  211. Minefield

    Em relação ao mito 4, que trabalho dinamarquês é esse?

    Pergunto isso pois esses dias li um artigo que saiu no IEEE Antennas and Propagation Magazine, vol. 51, no. 1, em Fevereiro de 2009 (bem atual). O nome do trabalho é INTERPHONE Study of Brain Tumors in Cell-Phone Users’.

    Basicamente ele faz um resumo dos trabalhos já existentes, que muitos não apontam indícios enquanto outros apontam, ou seja, que ainda não é muito conclusivo. Diz também que o trabalho mais atual na área é o INTERPHONE, realizado pelo IARC (http://www.iarc.fr/en/research-groups/RAD/current-topics.php, no link está embaixo, ver radiação não ionizante) e que estavam esperando sair os resultados finais desse trabalho, que foi feito em cooperação com vários países e com um acompanhamento muito longo.

    Entrei agora no site ) e lá fala que o resultado final saiu para publicação.

    É interessante ver também o texto que saiu em outubro de 2008:

  212. Dr. Pedro Pinheiro

    Uma dos médicos que mais estuda cefaléia no mundo, é o Dr. Maurice Vincent, neurologista da UFRJ. Ele foi meu professor e sempre afirmou que vícios de refração não são causas de cafaléia.

    Mas realmente é um tema muito polêmico. Já ouvi oftalmologistas dizem que sim. Eu não o coloquei como um tópico exatamente por não ser ainda algo completamnte estabelecido.

    Em geral, o ideal é não ficar satisfeito com esse diagnóstico e procurar sempre outras causas para a cefaléia.

  213. Anonymous

    Dr. Pedro,
    Gostaria que vc falasse sobre o mito de que vicios de refraçao causam cefaleia. Esse mito é polemico até entre médicos…

  214. Dr. Pedro Pinheiro

    Daniel,
    Realmente não piora, mas se tiveres com dor de garganta, pode incomodar um pouco.

  215. Daniel D'Elboux

    Dr Pedro,

    Tenho uma outra no tema da gripe.

    Tomar gelado quando está com gripe piora a gripe ?

  216. Anonymous

    Dr Pedro,

    Eu não creio que não aja alguma relação entre o frio e o corpo molhado, e pegar gripe. Não que eu acredite em abiogênese, mas creio que em temperaturas baixas nosso corpo necessita produzir mais calor diminuindo a eficiência do nosso sistema imunológico a fim de sustentar a transiência de temperatura. Creio que muitas vezes somos infectados por estes virus, porém como nosso sistema imunológico está equilibrado não apresentamos sintomas. Além disso acredito que o calor afeta o virus mesmo em seu estado de latência, e que de alguma forma nosso corpo produz mais secreções no frio o que poderia aumentar as chances de pegarmos gripe.

    Carlos eduardo

  217. Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Aléxia,

    Eu ouço muito a afirmação que comer doce causa diabetes. Vai virar o Nº 24

    Agora, essa da água e do chocolate eu não conhecia. Óbviamente é mito

    abs

  218. Anonymous

    RETIFICANDO…

    Tem aquele que diz que come chocolate e depois beber água causa diabetes!!!

    Att,

    Alexia
    Salvador/Ba

  219. Anonymous

    E aquela que diz que comer chocolate e depois dá diabete??? Achava que era verdade até que minha professora que é endocrinologista me esclareceu esse mito…

    abs

    Alexia
    Salvador/Ba

  220. marcos

    Ótima iniciativa, a gente não encontra isso em lugar nenhum.

  221. Anonymous

    Dr. Pedro,
    E abrir a geladeira com o corpo molhado ? Acho que é mito não é?
    abraços e parabéns pelo blog

    Ricardo

  222. Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Ricardo,
    Essa é famosa.
    Vai virar o tópico número 22.
    Inclusive me lembrou da história da vitamina C e gripe, que vai ser o nº 23

    abs

  223. Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Rafael,
    o pH ácido da urina depende da secreção de ions de hidrogênio e da absorção de bicarbonato nos túbulos renais. A quantidade de ácido úrico na urina é pequena e ele é excretado na sua forma aniônica de urato (sem o H+). Logo, o ácido úrico não é importante na acidificação da urina.

    O objetivo no tratamento das lesões pela água viva é retirar os nematocistos aderidos a pele que continuam a liberar toxinas.

    O uso de substâncias ácidas em nada vai diminuir a ação toxinas que já estão dentro da pele. A irritação não é causada pelo pH alcalino do mesmo. Pelo contrário, o ácido pode irritar os nematocistos e aumentar a secreção das toxinas, piorando o quadro.

    abs

  224. Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Sueli,
    Em pessoas sem doença renal, a cor da urina é diretamente proporcional ao nosso estado de hidratação. Portanto,basta beber mais líquidos para a urina ficar mais clara.
    abs

  225. Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Pedro,
    Nenhuma das duas afirmações é real.
    2 mitos.

    abs

  226. Rafael

    Dr. Pedro, tenho que discordar de um mito, um único. Nossa urina possui ácido úrico, correto? A secreção urticante liberada por células de defesa chamadas cnidócitos da água-viva são de pH alcalino. Portanto, a irrigação com urina poderia aliviar o ardor. Por favor, me corrija caso esteja errado. Sds

  227. Sueli - Porto Alegre

    Dr. como manter uma urina clara ?????

    Abraço no blog !

  228. Pedro

    Muito bom post.
    Várias coisas que foram desmisiticadas.
    já agora: é verdade que dormir com os membros inferiores masi elevados e lavar o cabelo com água mais quente melhoram a queda de cabelo?

    Um obrigado por todo este trabalho que tem vindo a publicar.

Deixe um Comentário

Antes de comentar, leia as REGRAS PARA COMENTÁRIOS.

Seu email não será publicado.